12792 resultados encontrados com uma busca vazia
- Segunda dose de reforço contra a poliomielite passa a integrar o Calendário Nacional de Vacinação a partir de agosto
Nova aplicação voltada a crianças de 4 anos de idade começa no dia 3 de agosto e amplia o esquema vacinal infantil contra a paralisia infantil para cinco doses A segunda dose de reforço contra a poliomielite fará parte do Calendário Nacional de Vacinação a partir do dia 3 de agosto. A dose, destinada a crianças de quatro anos de idade, será oferecida de forma gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do país pelo Ministério da Saúde. Com essa alteração, o ciclo completo de vacinação infantil contra a paralisia infantil passa a contar com cinco doses da vacina inativada poliomielite (VIP). O Brasil não registra casos de poliomielite há 37 anos (com o último caso identificado em 1989) e mantém desde 1994 o certificado de área livre de circulação do vírus. A inclusão desta nova dose tem como objetivo proteger as barreiras de imunidade coletiva e evitar que a doença volte ao território nacional. Atualmente, as doses contra a pólio ocorrem aos dois, quatro e seis meses de vida, com um primeiro reforço aos 15 meses. O novo reforço aos quatro anos serve para estender o tempo de proteção de forma coletiva. A medida foi definida em discussões com a Câmara Técnica Assessora em Imunizações (CTAI), com apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Quem deve tomar e onde encontrar a vacina O público-alvo para esta vacinação são crianças menores de cinco anos. O reforço é recomendado para as crianças que já completaram as três primeiras aplicações e tomaram o primeiro reforço aos 15 meses. As crianças que estão com o calendário atrasado também devem comparecer aos postos de saúde. Os profissionais de cada posto vão analisar o histórico de vacinas e indicar as doses que faltam. A vacina está liberada para aplicação até a idade limite de 4 anos, 11 meses e 29 dias. No caso de crianças imunocomprometidas, não há alteração nas regras: a dose de reforço já estava garantida nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE) e na Rede de Imunobiológicos Especiais (RIE). Os pais e responsáveis podem acompanhar as doses recebidas e conferir o histórico vacinal de forma digital por meio da Caderneta Digital da Criança. Fim das gotas e foco na vacina injetável Desde novembro de 2024, o Brasil adotou o uso exclusivo da vacina injetável contra a paralisia infantil. A decisão de retirar de circulação a vacina oral bivalente, conhecida popularmente como a vacina da "gotinha", seguiu recomendações científicas internacionais para garantir maior segurança na proteção das crianças brasileiras. Embora o país esteja livre da doença há décadas, a vacinação continua essencial por haver circulação do poliovírus em outras regiões do planeta. Atualmente, o Paquistão e o Afeganistão são os únicos países em que a poliomielite permanece endêmica. Manter altos índices de cobertura vacinal impede que o vírus seja reintroduzido no território brasileiro. Foto: Erasmo Salomão/MS
- Com transmissão da Rádio Sideral, Brasil enfrenta a Escócia hoje em Miami para decidir vaga na Copa
Partida define classificação para os 16 avos de final e a liderança do Grupo C, com provável retorno de Neymar ao time O Brasil enfrenta a Escócia nesta quarta-feira (24), às 19h, no estádio Hard Rock Stadium em Miami Gardens, nos Estados Unidos. O confronto, válido pela última rodada do Grupo C da Copa do Mundo, define a classificação para a próxima fase e a liderança da chave. O time brasileiro lidera com quatro pontos e saldo positivo de três gols, empatado em pontos com Marrocos, enquanto os escoceses somam três pontos. Se vencer os escoceses e mantiver o saldo de gols maior que o dos marroquinos, o Brasil avança na primeira posição do grupo. Esse resultado garante o jogo da próxima etapa contra o segundo colocado do Grupo F (Holanda, Suécia ou Japão), em partida realizada em Houston. Caso passe em segundo lugar, o time brasileiro enfrentará o líder da mesma chave na cidade de Monterrey, no México. Uma derrota deixa a equipe na terceira posição, dependendo de outras combinações para avançar. O técnico Carlo Ancelotti recebeu a confirmação de que o atacante Neymar está liberado pelo departamento médico. O jogador participou dos treinos com o elenco e deve iniciar a partida no banco de reservas. Para a vaga de Raphinha, lesionado na vitória por 3 a 0 contra o Haiti, o treinador escalará Rayan ou Gabriel Martinelli na ponta direita. Prováveis escalações e arbitragem Escócia: Gunn; Patterson, Hendry, Hanley, Tierney e Robertson; Christie, Ferguson, McGinn e McTominay; Adams. Técnico: Steve Clarke. Brasil: Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rayan (ou Luiz Henrique, ou Gabriel Martinelli), Vini Jr. e Matheus Cunha. Técnico: Carlo Ancelotti. Arbitragem: César Ramos (árbitro principal), auxiliado por Alberto Morin e Marco Bisguerra (trio mexicano). Foto: Mauro Pimentel / AFP
- IDEAU Futsal decide título da Copa RS Feminina neste sábado em Uruguaiana
Equipe de Getúlio Vargas joga por um empate contra a Celemaster para conquistar o campeonato estadual após vitória no jogo de ida A equipe feminina da IDEAU Futsal entra em quadra neste sábado, 27 de junho, às 20h, em Uruguaiana, para disputar o jogo de volta da final da Copa RS de Futsal Feminino. Com a vantagem construída na primeira partida, o time garante o troféu em caso de vitória ou empate no tempo normal. O confronto decisivo ocorre duas semanas após a partida de ida, realizada no dia 13 de junho, em Getúlio Vargas. Na ocasião, o time venceu a Celemaster pelo placar de 3 a 2 no Ginásio da UNIDEAU. No primeiro jogo, as redes só balançaram na segunda etapa. Após um primeiro tempo sem gols e com bola na trave, a definição do placar ficou para a reta final. O gol da vitória saiu a menos de um minuto do fim do jogo: a capitã Dara sofreu pênalti, realizou a cobrança e converteu, garantindo a vantagem do empate para o duelo deste fim de semana. Detalhes da grande final Data: 27 de junho (sábado); Horário: 20h; Local: Uruguaiana (Ginásio Municipal de Esportes Gilberto Oscar Miranda Schmitt).
- Passarela da BR-153 em Erechim será substituída por nova estrutura
Trabalhos de demolição e reconstrução da travessia começam neste domingo e devem durar 75 dias; pedestres ficarão sem passagem e tráfego da rodovia será bloqueado temporariamente para retirada de concreto A passarela de pedestres localizada no km 48,8 da BR-153, no perímetro urbano de Erechim, será totalmente substituída por uma nova estrutura metálica moderna e adaptada às normas de acessibilidade. As obras começam neste domingo, 28 de junho, com prazo estimado de conclusão em 75 dias. Durante todo o período de execução dos serviços, a travessia atual permanecerá interditada para a circulação de pedestres. Para viabilizar a primeira etapa dos trabalhos, que consiste na demolição e remoção da antiga estrutura de concreto, a pista da rodovia federal terá bloqueio total neste domingo, das 8h às 12h. Durante este intervalo de quatro horas, motoristas de veículos leves deverão utilizar rotas alternativas por vias municipais sinalizadas. O projeto de reconstrução prevê a reforma completa das fundações atuais e a montagem de uma nova estrutura metálica projetada para garantir o deslocamento seguro de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Ao longo do período de interdição de mais de dois meses, os pedestres que necessitarem cruzar a rodovia deverão utilizar caminhos alternativos sinalizados nos arredores. A fiscalização das obras é realizada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
- Produtores de Floriano Peixoto devem devolver embalagens de agrotóxicos no dia 1º de julho
Ponto de coleta funcionará ao lado da Olfar, das 7h30 às 15h; descarte exige processo de tríplice lavagem e perfuração dos recipientes Os produtores rurais de Floriano Peixoto devem entregar as embalagens vazias de agrotóxicos na próxima quarta-feira, 1º de julho. O recebimento ocorre das 7h30 às 15h, na rua ao lado da Olfar. A ação é obrigatória para evitar a contaminação do solo e da água, sob risco de penalidades legais para quem abandonar os recipientes no campo. Descarte Para realizar a entrega, as embalagens devem ter passado pelo processo de tríplice lavagem e estar perfuradas. Esse procedimento impede o acúmulo de resíduos químicos nocivos ou inflamáveis e viabiliza a destinação final segura. Organização e apoiadores A campanha é realizada pela Emater/RS-Ascar e pela Prefeitura de Floriano Peixoto. A mobilização conta com o patrocínio das empresas e cooperativas locais: Cooperativa Santa Clara, Kesoja Sementes, Grupo Polo, Giaretta Agronegócios, Futura Agropecuária e Paludo Agronegócios. O descarte incorreto de recipientes vazios de agrotóxicos em áreas de lavoura ou de preservação ambiental não é apenas uma infração administrativa; é crime federal. No Brasil, o descarte desses resíduos é regido por regras severas que estabelecem responsabilidades compartilhadas entre produtores, comerciantes e indústrias. A nova lei nacional A antiga Lei de Agrotóxicos (Lei Federal nº 7.802/1989) e a lei que disciplinava a devolução de embalagens (Lei Federal nº 9.974/2000) foram revogadas e substituídas pela Lei nº 14.785, de 27 de dezembro de 2023. O texto prevê penalidades para quem descumprir o fluxo da logística reversa. As obrigações diretas do produtor rural Segundo o artigo 41, parágrafo 2º da nova lei, o agricultor tem deveres técnicos claros após o consumo do produto: Realizar a tríplice lavagem: as embalagens rígidas devem ser lavadas três vezes durante o preparo da calda. A água resultante da lavagem deve ser despejada no tanque do pulverizador para aproveitamento. Inutilizar o recipiente: o produtor deve perfurar o fundo da embalagem plástica ou metálica para impedir a reutilização do material. Devolver o material: o prazo para a entrega das embalagens vazias, tampas e resíduos é de até um ano, contado a partir da data de compra ou da data de vencimento do produto. Guardar o comprovante: o recibo emitido pela central ou posto de recolhimento deve ser conservado por, no mínimo, um ano para fins de fiscalização. Crime ambiental de perigo abstrato e pena de prisão A principal consequência para quem infringe as regras de descarte está no artigo 57 da Lei nº 14.785/2023. O texto é explícito: "Produzir, importar, comercializar ou dar destinação a resíduos e a embalagens vazias de agrotóxicos, de produtos de controle ambiental ou afins em desacordo com esta Lei: Pena: reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa." Do ponto de vista jurídico, essa infração é classificada como um crime de perigo abstrato. Isso significa que a Justiça não precisa comprovar a ocorrência de um dano ambiental efetivo (como a contaminação da água ou a morte de animais) para condenar o responsável. O simples ato de dar destinação inadequada às embalagens (como mantê-las guardadas sem lavar ou descartá-las no solo) já configura o crime completo. Além disso, o produtor que polui o solo ou cursos d'água pode ser enquadrado, ainda, na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998): Artigo 54 (Poluição): prevê pena de reclusão de um a quatro anos e multa para quem causa poluição em níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana ou destruição da flora e fauna. Artigo 56 (Substância tóxica em desacordo com as normas): pune o armazenamento, guarda ou uso de produto tóxico fora das especificações regulamentares com reclusão de um a quatro anos e multa. A responsabilidade compartilhada A lei divide o processo de descarte em três partes essenciais: Produtor: lava, perfura, armazena temporariamente de forma segura e devolve os recipientes no local indicado na nota fiscal de compra. Comerciante (revenda/cooperativa): indica na nota fiscal o local licenciado para a devolução, recebe as embalagens nas unidades de recebimento e emite o comprovante ao agricultor. Fabricante (indústria): retira as embalagens das unidades de recebimento e realiza a destinação final ambientalmente adequada (reciclagem ou incineração). No Brasil, essa etapa logística é gerida pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). O descumprimento por qualquer uma das partes gera sanções administrativas, civis (obrigação de reparar o dano causado de forma objetiva) e penais.
- CDL Getúlio Vargas lança campanha 'Legal é Comprar no Comércio Local 2026' com R$ 75 mil em prêmios
Tradicional iniciativa regional projeta quatro grandes sorteios a partir do segundo semestre, abrangendo Getúlio Vargas, Estação, Ipiranga do Sul, Erebango e Sertão. Distribuição de cupons começa em 1.º de julho A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Getúlio Vargas lançou, na noite de terça-feira (23 de junho), a campanha "Legal é Comprar no Comércio Local 2026". O evento aconteceu no F4 Centro de Eventos, reunindo lojistas, autoridades e a imprensa regional. Ao todo, a campanha contará com quatro sorteios até o fim do ano. Em entrevista à Rádio Sideral, o presidente da CDL Getúlio Vargas, Evandir Cecílio (Rolim), destacou o impacto positivo da mobilização na economia local. "Essa campanha engloba toda a nossa região. Nós convidamos a todos os lojistas a irem até a CDL ou ligarem para fazer a sua adesão. Fortalecer o nosso comércio é fortalecer a nossa economia local, e para isso acontecer, nós precisamos que o consumo seja realizado aqui", declarou o presidente. O cronograma de prêmios: R$ 75 mil distribuídos em quatro etapas A campanha foi planejada para aquecer as vendas nas principais datas comemorativas do comércio varejista. Os sorteios serão realizados ao longo do segundo semestre: 1º sorteio: Dia dos Pais Data do sorteio: 8 de agosto Prêmio: uma moto elétrica (avaliada em R$ 10.000) 2º sorteio: Dia das Crianças e Expo Getúlio Vargas Data do sorteio: 10 de outubro (durante a programação da Expo GV) Prêmios: R$ 10.000,00 no total, divididos em: Um PIX no valor de R$ 5.000; Dois patinetes elétricos (avaliados em R$ 2.500 cada). 3º sorteio: abertura do Natal em Estação Data do sorteio: novembro (durante a abertura oficial do Natal de Estação) Prêmios: R$ 5.000,00 no total, divididos em: 1º lugar: um PIX de R$ 3.000; 2º lugar: um vale-compras de R$ 1.000; 3º lugar: um vale-compras de R$ 1.000. 4º sorteio: Natal de Getúlio Vargas (grande final) Data do sorteio: dezembro (no encerramento das festividades natalinas de Getúlio Vargas) Prêmios: R$ 50.000 no total, divididos em: 1º prêmio: R$ 25.000 em dinheiro/PIX; 2º prêmio: R$ 15.000 em dinheiro/PIX; 3º e 4º prêmios: dois vales-compras de R$ 5.000 cada. Como participar: regras para os consumidores A distribuição oficial das cautelas e cupons começará no dia 1º de julho. Para participar, o consumidor deve seguir estas regras: Identificação das lojas: os estabelecimentos comerciais participantes estarão devidamente identificados com cartazes oficiais da campanha. Valor mínimo: A cada R$ 100 em compras nas lojas aderentes, o cliente terá direito a um cupom para preencher e depositar nas urnas de sorteio. Cupons cumulativos: os cupons depositados não são descartados após cada sorteio. Uma cautela preenchida para o primeiro sorteio continuará concorrendo nas apurações seguintes até a grande final de dezembro. Apoio e patrocínio A realização da campanha é de responsabilidade da CDL Getúlio Vargas e conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores institucionais: Patrocínio Ouro: Prefeitura de Getúlio Vargas; Patrocínio Prata: Prefeitura de Estação e Sicredi; Patrocínio Bronze: Cresol e Sicoob; Apoio: Grupo Construmil. Foto: Andrei Nardi / Grupo Sideral de Comunicação
- Lideranças debatem implantação de Porto Seco em Erechim para impulsionar logística regional
Com apoio de 32 prefeitos do Alto Uruguai, projeto visa otimizar o transporte de cargas e reduzir custos de importação e exportação para empresas locais A Comissão de Acompanhamento para Implantação do Porto Seco de Erechim reuniu lideranças políticas, empresariais e institucionais na última segunda-feira (22) para alinhar estratégias e viabilizar a estrutura na região do Alto Uruguai. O encontro, realizado na sede da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), teve como objetivo debater o impacto logístico e econômico da futura aduana regional. O deputado estadual Paparico Bacchi, autor da proposta de criação da comissão, lidera a iniciativa. O grupo tem como presidente José Gelso Miola, que preside o Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai (Sindilojas Alto Uruguai) e é vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS), e como vice-presidente o vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello. O encontro contou com a participação do especialista em comércio exterior Fábio Freitas Ciocca, diretor executivo (CEO) da Brasil Multivias Logística e Comércio Exterior. Ciocca, que preside o Sindicato das Empresas Comissárias de Despachos, Despachantes Aduaneiros, Agentes Transitários e de Logística em Comércio Internacional do Estado do Rio Grande do Sul (Sindacomex-RS) e a Câmara Empresarial Argentino-Brasileira do Rio Grande do Sul (CEAB-RS), apresentou dados técnicos sobre a viabilidade e os benefícios de uma estrutura aduaneira no município. José Gelso Miola defendeu que o projeto supera interesses individuais. "Os interesses da região se sobrepõem às diferenças. Estamos construindo um projeto coletivo, pensando no desenvolvimento econômico e sustentável de toda a nossa região", afirmou. Para o presidente da ACCIE, Darlan Della Rosa, a implantação exige planejamento de médio e longo prazo. "Quem não começa nunca termina. A iniciativa está muito bem conduzida e será um grande avanço para toda a região", disse. O vice-prefeito de Erechim, Flávio Tirello, ressaltou que o sucesso da pauta depende da cooperação coletiva. "Se não trabalharmos juntos, não conseguiremos avançar. Precisamos descobrir de que maneira seremos efetivos para transformar esse projeto em realidade", declarou. O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Centenário, Genoir Florek, apontou a melhoria logística como gargalo para o desenvolvimento local. "A AMAU foi protagonista na busca de melhorias de acessos asfálticos e ligações regionais, e o Porto Seco vem para dar um passo a mais na logística, diminuindo custos de importação e exportação", explicou. Florek exemplificou a demanda com o caso de um empresário de Centenário que necessitou deslocar equipes a Caxias do Sul para liberar cargas importadas, o que gerou custos extras. "Em nome dos 32 prefeitos do Alto Uruguai, estamos juntos para construir essa alternativa", acrescentou. De acordo com o deputado Paparico Bacchi, o Porto Seco aumentará a competitividade local. "Estamos falando de uma estrutura capaz de fortalecer as empresas, ampliar oportunidades de exportação, atrair investimentos e criar novas possibilidades de crescimento", afirmou. A reunião integra o cronograma de ações da comissão para reunir subsídios técnicos, ampliar apoios institucionais e estruturar a proposta de viabilidade econômica do empreendimento. O que é um Porto Seco? Um Porto Seco (tecnicamente classificado como Estação Aduaneira de Interior (EADI)) é um terminal alfandegado de uso público localizado em zona secundária (ou seja, no interior do país, fora dos portos marítimos e aeroportos tradicionais) ou em pontos de fronteira terrestre. Regulamentado pela Receita Federal do Brasil, o Porto Seco funciona como um terminal intermodal terrestre diretamente conectado a vias de transporte (rodoviárias, ferroviárias ou hidroviárias). Ele serve para intermediar o fluxo de mercadorias importadas ou destinadas à exportação por meio das seguintes atividades básicas sob controle aduaneiro: Despacho Aduaneiro: permite que a fiscalização e o desembaraço de cargas de importação ou exportação ocorram perto das empresas locais, desafogando os gargalos dos portos de entrada principais. Movimentação e Armazenagem: oferece serviços de estocagem sob regimes aduaneiros especiais (como entrepostamento aduaneiro, em que o pagamento de impostos é suspenso temporariamente até a nacionalização da carga). Serviços de Valor Agregado: atua na consolidação e desconsolidação de contêineres, pesagem, limpeza, desinfecção e vistorias de órgãos reguladores (como o Ministério da Agricultura e Pecuária). Benefícios Logísticos: Para as empresas regionais, a presença de um Porto Seco elimina a necessidade de enviar equipes ou despachantes até litorais e fronteiras distantes para liberação de mercadorias, barateando custos operacionais e acelerando significativamente a cadeia de distribuição. Foto: Divulgação / AMAU
- Eleitas representantes da AMAU para o Comitê Intermunicipal da Mulher
Representantes municipais integram nova estrutura de promoção e proteção aos direitos das mulheres no Rio Grande do Sul Representantes de prefeituras do Alto Uruguai elegeram, na tarde de segunda-feira, 22 de junho, as integrantes da região no Comitê Intermunicipal da Mulher (CIM Mulher). A escolha foi realizada na sede da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), em Erechim. A secretária administrativa da AMAU, Suélen Brum, conduziu o encontro com as representantes indicadas pelas prefeituras locais. Na reunião, ela apresentou as diretrizes, a estrutura e o funcionamento do novo colegiado. Por aclamação, as participantes elegeram a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres de Erechim, Joana Mattia, como titular da representação regional do CIM Mulher. A secretária de Assistência Social e primeira-dama de Quatro Irmãos, Carla Cardoso, assumiu a vaga de suplente. "Assumimos com o compromisso de fortalecer a articulação entre os municípios e o Estado. É um espaço estratégico para qualificar as políticas públicas e ampliar as redes de proteção às mulheres", afirmou Joana Mattia. "Agradeço à AMAU e a todos que confiaram em meu nome para essa importante missão. Assumo esse compromisso com responsabilidade, disposição para o diálogo e dedicação ao fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres", declarou Carla Cardoso. O Governo do Estado instituiu o CIM Mulher por meio do Decreto Estadual n.º 58.675, de 16 de março, como parte do Programa Estadual de Proteção e Promoção aos Direitos das Mulheres. O órgão tem caráter consultivo, propositivo e articulador para ampliar a cooperação mútua entre estado e prefeituras gaúchas. A estrutura atua na articulação intermunicipal, troca de experiências práticas, fortalecimento das redes locais de atendimento, incentivo à formação continuada de gestores e formulação de estratégias públicas direcionadas às demandas femininas. O comitê adota divisões regionais que acompanham a organização das associações municipais. Cada região indica uma titular e uma suplente para a Coordenação Colegiada Municipal, que desenvolve as atividades em conjunto com a Secretaria Estadual da Mulher.
- [ÁUDIO] Olho Vivo | 23/06/2026 - Integrantes da CPI da Água de Getúlio Vargas detalham andamento de investigações e fiscalização de contrato
Vereadores apresentam frentes de apuração e convocam comunidade para audiência pública em Getúlio Vargas Os vereadores integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Água de Getúlio Vargas detalharam, nesta terça-feira, 23 de junho, o andamento dos trabalhos e as frentes de investigação da comissão sobre o saneamento local. Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, os parlamentares abordaram a fiscalização do contrato de concessão, a análise do cumprimento de metas e os relatos da comunidade sobre a qualidade do abastecimento e faturas elevadas. A comissão de investigação parlamentar, instaurada em 22 de maio, constatou que a prefeitura assinou o contrato com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) — hoje gerida pela empresa privada Aegea — em novembro de 2009, com vigência até novembro de 2034. Faturas abusivas e falta de leitura O secretário da CPI, vereador Jean Mazzotti (PL), classificou as cobranças recentes como um problema que "sangra o bolso do cidadão". Ele relatou o caso de uma moradora que recebeu faturas consecutivas de R$ 1.300, valor incompatível com o consumo padrão de uma residência e muito próximo do salário mínimo nacional. Segundo os vereadores, o superfaturamento ocorre principalmente devido à falta de leituras físicas periódicas nos hidrômetros pela empresa concessionária, o que resulta em cobranças excessivas baseadas em estimativas de consumo imprecisas. Além disso, a população convive diariamente com a demora no reparo de vazamentos, buracos deixados abertos nas vias públicas após obras de manutenção e episódios frequentes de água turva, com alteração de cor, gosto e odor. A comissão realiza reuniões ordinárias todas as segundas-feiras, às 13h30, na Câmara de Vereadores. O presidente da CPI, vereador Ademar Rigon (PP), destacou que a equipe de investigação já ouviu secretários municipais e técnicos da Vigilância Sanitária, os quais admitiram dificuldades de comunicação direta com a concessionária e desconhecimento dos termos do contrato original de concessão. Perícia independente e convocação dos atingidos A relatora da comissão, vereadora Luana Lanfredi (MDB), explicou que os parlamentares estão contratando uma perícia técnica independente para atestar a real qualidade da água distribuída nas torneiras das residências. Para encorpar as investigações, a comissão convoca todos os moradores prejudicados a entregarem na secretaria do Poder Legislativo cópias das últimas três a cinco faturas de consumo e uma foto nítida do seu hidrômetro para embasar o relatório final. O próximo grande passo da investigação será uma audiência pública agendada para o dia 13 de julho, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores. Para o encontro, serão intimados a prestar esclarecimentos os diretores regionais da Aegea e o chefe do Poder Executivo municipal.
- Finais do Campeonato Municipal de Bocha de Getúlio Vargas definem campeões nos dias 27 de junho e 4 de julho
Primeiros confrontos das decisões encaminham disputas pelos títulos municipais da modalidade As finais do 6.º Campeonato Municipal de Bocha Masculina de Getúlio Vargas entram na fase decisiva nos dias 27 de junho e 4 de julho, sempre às 14h15. Após conquistarem vitórias por 2 a 1 nos confrontos de ida, as equipes do Esportivo de Santa Catarina e da Igrejinha de Caravaggio jogam por novos triunfos simples nos duelos de volta para assegurar os títulos de suas respectivas divisões. Os jogos decisivos terão transmissão ao vivo na internet. Cada rodada decisiva é composta por três partidas disputadas na modalidade de trios. Cada jogo vencido confere um ponto para a equipe na rodada. Decisão na Segunda Divisão Pela 2.ª Divisão, o Esportivo de Santa Catarina garantiu a vantagem inicial na decisão realizada no dia 13 de junho. Atuando em sua própria cancha, o time bateu o Jaci's Bar pelo placar de 2 a 1, com parciais de 14 x 15, 15 x 0 e 15 x 9. O duelo de volta está agendado para o dia 27 de junho, às 14h15, na cancha do Jaci's Bar. Para levantar a taça, os donos da casa precisam vencer por 3 a 0. Caso o Jaci's Bar vença por 2 a 1, a disputa pelo título será decidida na soma total de pontos ao longo dos seis jogos das finais. Qualquer vitória do Esportivo de Santa Catarina garante o troféu aos visitantes. Duelo de pai e filho e equilíbrio na elite Na elite da 1.ª Divisão, a Igrejinha de Caravaggio deu um passo importante ao vencer o jogo de ida no dia 20 de junho por 2 a 1. Atuando sob seus domínios, a equipe de Caravaggio dominou as duas primeiras partidas do dia, com parciais de 15 x 14 e 15 x 10. A terceira partida da tarde reservou a grande atração da rodada: um confronto familiar direto entre o bochófilo Rudi, defendendo o trio da Igrejinha de Caravaggio, e seu filho Dudu, atleta do Bar do Marcelo. O filho levou a melhor no embate de trios, vencendo por 15x10. A finalíssima de volta da elite ocorre no dia 4 de julho, às 14h15, na cancha do Bar do Marcelo. O cenário é idêntico: uma vitória simples dá o título para a Igrejinha de Caravaggio. O Bar do Marcelo precisa de um placar de 3 a 0 para ser campeão de forma direta. Se os donos da casa vencerem por 2 a 1, a decisão da primeira divisão também irá para os critérios de desempate por soma total de bochas.
- Inscrições abertas para o Concurso de fotografia "Fragmentos de Estação"
Moradores e naturais do município concorrem a prêmios de R$ 200 e vaga no Calendário Oficial O 7.º Concurso Municipal de Fotografia "Fragmentos de Estação" está com inscrições abertas para moradores e naturais de Estação, até o dia 11 de setembro. A iniciativa da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo busca valorizar o patrimônio histórico, cultural, turístico e paisagístico local. Os autores das fotos vencedoras receberão premiação individual de R$ 200 e terão as imagens publicadas no Calendário Oficial do Município. O regulamento do Edital n.º 009/2026 permite a participação de pessoas de qualquer idade, sejam fotógrafos amadores ou profissionais. Estão impedidos de concorrer os integrantes da Comissão Julgadora, servidores municipais envolvidos diretamente na organização e seus respectivos parentes de até 2.º grau. Cada participante pode enviar até cinco fotografias autorais e inéditas no estado, enviadas nos formatos JPG ou PNG. O concurso proíbe expressamente imagens geradas por inteligência artificial ou que contenham marcas d'água, assinaturas e molduras. Os candidatos podem realizar apenas edições básicas nas imagens, como ajustes de brilho, contraste, saturação, nitidez, correção de cor e corte. Fotomontagens, colagens e alterações substanciais na cena original eliminam o concorrente. A organização sugere 12 pontos para fotografar: Rua Simão Flores Rua Erna Stumpf de Oliveira Rua Fiorelo Piazzetta Avenida Lido Tagliari Rua Heitor Borguetti Ciclovia Jamil Constantino Campo do Lutador Túmulo do Soldado Desconhecido Capitel Santo Antônio Praça Guido Giacomazzi Avenida Santana Rua João Bortolini Os interessados devem preencher o formulário eletrônico de inscrição para enviar os dados pessoais, as imagens e a autorização de uso de imagem. Caso a foto apresente pessoas identificáveis, o autor precisa providenciar a autorização de uso de imagem de terceiros, assinada pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Ao efetuar a inscrição, os candidatos cedem de forma gratuita e definitiva os direitos autorais das fotografias para fins institucionais, conforme as diretrizes da Lei Federal n.º 9.610/1998. O tratamento de dados pessoais dos concorrentes segue a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Uma Comissão Julgadora composta por, no mínimo, três profissionais das áreas de fotografia, artes ou patrimônio avaliará os materiais. O julgamento ocorre até 25 de setembro, e o resultado oficial sai até 30 de setembro.
- Obras na ERS-135 e em outras 10 rodovias estaduais alteram o trânsito a partir de 22 de junho
Intervenções em 15 frentes de trabalho buscam garantir mais segurança para quem viaja pelas estradas do estado O trecho da rodovia ERS-135 entre Sertão e Erechim recebe serviços de conservação até 26 de junho (sexta-feira). A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) executa trabalhos de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 40 ao 70 dessa rodovia, como parte de um cronograma de melhorias ativo em 11 estradas. Quem passa pelos locais de obras deve reduzir a velocidade e respeitar as placas. A presença de equipes de trabalho e de maquinários pesados nas pistas pode provocar bloqueios parciais e lentidão em pontos específicos, principalmente nos horários de maior tráfego de veículos. "As obras realizadas representam um investimento permanente na qualificação da malha rodoviária gaúcha. Nosso compromisso é oferecer estradas cada vez mais seguras", afirma o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr. Confira a lista completa de intervenções nas rodovias estaduais: ERS-135: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 40 ao 70, entre Sertão e Erechim ERS-129: obras de interseção no km 83, em Muçum ERS-130: obras de interseção no km 97, em Encantado, no acesso a Roca Sales ERS-239: reparos localizados do km 48 ao 54, em Taquara ERS-474: reparos localizados do km 9 ao 27, em Santo Antônio da Patrulha RSC-453: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 37 ao 50, entre Estrela e Teutônia ERS-128: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 13 ao 30, entre Fazenda Vilanova e Teutônia ERS-239: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 46 ao 52, entre Parobé e Taquara ERS-115: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 20 ao 40, entre Três Coroas e Gramado ERS-235: conserto de sarjeta do km 27 ao 28, em Gramado ERS-129: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 100 ao 126, entre Vespasiano Corrêa e Guaporé ERS-040: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 50 ao 94, entre Viamão e Balneário Pinhal ERS-466: serviços de roçada, tapa-buraco, limpeza, drenagem e poda do km 0 ao 7,22, em Canela ERS-129: pintura e sinalização do km 71,3 ao 107,6, entre Encantado e Dois Lajeados RSC-453: instalação de defensa metálica do km 88 ao 77, entre Garibaldi e Boa Vista do Sul
- [ÁUDIO] Olho Vivo | 22/06/2026 - Getúlio Vargas elimina alvará físico e dispensa licenciamento prévio para 500 atividades de baixo risco
Com novo decreto, processos de abertura de empresas passam a ser 100% digitais via RedeSim; prefeitura também lança Refaz com descontos de até 100% em juros e multas Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, nesta segunda-feira (22), o secretário da Fazenda de Getúlio Vargas, Geferson Pavinato, e o fiscal tributário Mateus Rodighiero explicaram que mais de 500 atividades econômicas de baixo risco estão dispensadas de alvará prévio para iniciar suas operações na cidade, graças à implementação da nova sistemática da RedeSim. A mudança, amparada pelo Decreto Municipal nº 4.239, de 9 de junho, consolida a transição dos processos de licenciamento comercial para o ambiente digital, eliminando a antiga obrigação de apresentar pilhas de documentos físicos no balcão da prefeitura. Desburocratização na Prática A modernização do sistema altera o fluxo de abertura, alteração e regularização de negócios. A partir de agora, o empreendedor ou o profissional contábil insere os dados diretamente no sistema integrado da Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JucisRS). "A RedeSim já está implantada há algum tempo em Getúlio Vargas, mas agora passamos a utilizá-la de forma efetiva para desburocratizar a vida do contribuinte e otimizar os processos internos de licenciamento empresarial", detalhou o fiscal tributário Mateus Rodighiero. Ele explica que a integração elimina o retrabalho histórico enfrentado pelos escritórios de contabilidade. "Antigamente, o empresário constituía a empresa na Junta Comercial, reunia toda a documentação física e a trazia de novo para a prefeitura. Hoje, no momento em que os dados são inseridos na plataforma estadual, os nossos órgãos de fiscalização têm acesso imediato, tornando o processo automático." Com as novas regras, o tradicional "alvará de gaveta" deixa de existir para novos registros. A comprovação de regularidade passa a ser feita por meio do Extrato de Licenciamento Digital, disponível no portal da JucisRS, que pode ser consultado por qualquer cidadão e tem validade jurídica integral perante instituições financeiras e fiscalizatórias. As empresas antigas, que possuem o documento impresso anterior ao decreto, podem continuar utilizando-o normalmente até realizarem alguma alteração cadastral que force a migração para a nova plataforma. Classificação de Risco e Vistorias O decreto municipal reestruturou o controle de zoneamento e as dinâmicas de início de atividade a partir de três faixas de risco: Baixo Risco (Risco I ou Baixo Risco A): Engloba mais de 500 segmentos comerciais e de serviços (como escritórios, lojas de vestuário e consultórios de baixo impacto). Estão dispensados de qualquer licenciamento prévio na prefeitura. Médio Risco (Risco II ou Baixo Risco B): Permite a emissão de uma Licença Provisória de Funcionamento com validade de até 180 dias. O empresário pode começar a operar imediatamente assinando um Termo de Ciência e Responsabilidade, comprometendo-se a realizar as adequações apontadas posteriormente pelos fiscais. Alto Risco (Risco III): Abrange empreendimentos com impactos profundos ao meio ambiente, à saúde (vigilância sanitária) ou à segurança pública (incêndio). Exige licenciamento prévio integral e vistorias antes da abertura de portas. Para dinamizar as análises, as secretarias de Fazenda, Meio Ambiente, Obras e Vigilância Sanitária trabalharão de forma paralela. Se uma atividade for considerada de baixo risco sob a ótica sanitária e de obras, mas requerer análise ambiental, apenas o órgão do Meio Ambiente reterá o licenciamento até sua liberação, mantendo os demais liberados. A prefeitura estabeleceu um prazo máximo de 10 dias úteis para que seus departamentos analisem e concluam os pareceres internos. Pavinato ressalta que o foco mudou da punição para o incentivo: "Nossa prioridade é atuar em favor do contribuinte, modernizando e agilizando os sistemas municipais para tornar o ambiente de negócios mais amigável e desburocratizado. É muito difícil empreender no Brasil, e o poder público não pode criar entraves". A fiscalização municipal mantém o caráter orientador, aplicando a regra da dupla visita antes de emitir multas a micro e pequenas empresas, salvo em casos explícitos de fraude ou reincidência. Alerta para Microempreendedores Individuais (MEI) Embora o MEI conte com um sistema facilitado, no qual o registro pode ser feito de forma autônoma e gratuita no Portal do Empreendedor, os gestores alertam sobre as regras de localização e zoneamento municipal. "O MEI pode abrir sua empresa em casa pelo computador ou celular, mas isso não o dispensa de cumprir as regras locais", advertiu Mateus Rodighiero. Ele exemplifica que, se um MEI abrir uma atividade de lavagem de veículos em sua residência, a empresa será constituída instantaneamente na junta, mas posteriormente receberá a notificação da fiscalização de Meio Ambiente para adequar a estrutura de escoamento e contenção de resíduos. Portanto, a orientação é sempre consultar a prefeitura ou um contador antes de iniciar a operação prática. Oportunidade de Regularização Fiscal: Programa Refaz 2026 Além das atualizações estruturais para empresas, a Prefeitura de Getúlio Vargas está com adesões abertas para o programa Refaz 2026, focado na recuperação de créditos municipais. A iniciativa oferece uma oportunidade para contribuintes (pessoas físicas e jurídicas) que possuem tributos e taxas em atraso regularizarem suas contas com condições especiais. "O Refaz é uma excelente oportunidade para quem tem débitos municipais vencidos até dezembro de 2025 de acertar as contas sem o peso acumulado de juros e multas", explicou o secretário Geferson Pavinato. De acordo com as regras estabelecidas pelo Executivo, a anistia de juros e multas pode atingir 100% no pagamento à vista. Para os contribuintes que preferem parcelar, o município oferece opções de pagamento que podem se estender por até 24 parcelas mensais, adequando-se à realidade financeira de cada bolso. O único tributo municipal que não se enquadra nos benefícios do programa de recuperação é o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). As adesões ao Refaz 2026 se encerram em dezembro de 2026, diretamente no balcão de atendimento da prefeitura. Canais de Atendimento ao Contribuinte Para esclarecer dúvidas sobre os novos processos de licenciamento empresarial da RedeSim ou emitir guias de regularização do Refaz, a prefeitura disponibilizou os seguintes canais de atendimento direto: Dúvidas Gerais e Atendimento Refaz (Ligação/WhatsApp): (54) 9945-4984 (atendimento no balcão do Centro Administrativo). Setor de Fiscalização Tributária (ligação/WhatsApp): (54) 99928-5813. Portal da Prefeitura Municipal: pmgv.rs.gov.br.
- Inscrições para o Vestibular de Inverno Agendado das Faculdades IDEAU começam em 22 de junho
Processo seletivo oferece provas com datas flexíveis e formato totalmente remoto para candidatos que perderam o exame tradicional As inscrições para o Vestibular de Inverno Agendado das Faculdades IDEAU estão abertas para o preenchimento de vagas de graduação no segundo semestre letivo. O processo seletivo alternativo atende os estudantes que não realizaram a prova tradicional de 11 de junho nos campi de Getúlio Vargas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Bagé. O formato remoto oferece três vantagens práticas. A primeira é a data flexível, em que o estudante escolhe o dia e o horário para fazer a prova de acordo com a própria disponibilidade. A segunda é a agilidade na correção e na divulgação do resultado, o que acelera o prazo de matrícula. Por fim, o processo conta com suporte pelo aplicativo WhatsApp para orientar o candidato desde a inscrição até o ingresso definitivo. O candidato agenda o exame de forma remota no portal das Faculdades IDEAU. O estudante também realiza a inscrição pelo aplicativo WhatsApp. O candidato consulta informações sobre os cursos de graduação e a estrutura da instituição no perfil oficial @faculdadeideau no Instagram.
- Mais de 50 km de estradas do interior de Floriano Peixoto recebem britagem em projeto inédito
Serviços de alargamento, sarjetamento e remoção de pedras precedem a aplicação do material britado nas vias rurais Mais de 50 quilômetros de estradas do interior de Floriano Peixoto vão receber britagem em projeto inédito no município, executado pela Secretaria de Obras. O material britado confere maior resistência ao solo e reduz a formação de buracos e a necessidade de manutenções frequentes nas vias. Antes da aplicação do material, equipes realizam alargamento das vias, sarjetamento e remoção e rompimento de pedras e lajes maiores, etapas que garantem melhor execução do serviço e maior durabilidade das estradas. O material já foi adquirido pela Administração Municipal. A meta é cobrir mais de 50 quilômetros de vias rurais, beneficiando moradores, produtores rurais e demais usuários das estradas do interior. O prefeito Jair Ostrowski destacou o alcance da iniciativa: "Estamos investindo em melhorias que irão refletir diretamente na qualidade de vida da população e no desenvolvimento do nosso interior, garantindo estradas mais seguras e melhores condições de deslocamento durante todo o ano."
- Campeonato de Futsal de Ipiranga do Sul entra na 2.ª rodada nesta segunda-feira, 22 de junho
A competição, aberta a equipes locais e regionais em seis categorias, começou na quinta-feira, 18, no Centro Esportivo Municipal, com chute inicial da prefeita em exercício, Luciana Folle Seis categorias de futsal entram em quadra nesta segunda-feira, 22 de junho, em Ipiranga do Sul, com a 2.ª rodada do Campeonato Aberto e Municipal de Futsal, no Centro Esportivo Municipal. A competição, que reúne times locais e regionais, teve início na quinta-feira, 18. A prefeita em exercício, Luciana Folle, fez o chute inicial na abertura. Também estiveram presentes o prefeito Marco Antonio Sana e o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Giuvan Gorrosterazu Pietrobom. O campeonato é promovido pelo governo municipal por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, com organização da ACA Eventos Esportivos. Após a 2.ª rodada desta segunda-feira, os jogos seguem regularmente às terças e sextas-feiras no Centro Esportivo Municipal.
- Todas as 53 ovitrampas de Estação saem sem nenhum ovo do Aedes aegypti no último boletim da dengue
Com índice de positividade de ovitrampas zerado, cidade alcança o melhor resultado possível no monitoramento entomológico do mosquito Todas as 53 ovitrampas instaladas em Estação saíram sem nenhum ovo do Aedes aegypti no último boletim de monitoramento da dengue. O resultado zera os dois indicadores entomológicos do município: o Índice de Positividade de Ovitrampas (IPO) e o Índice de Densidade de Ovos (IDO), ambos em 0%. Ovitrampas inspecionadas: 53 Ovos coletados: 0 IPO — Índice de Positividade de Ovitrampas: 0% IDO — Índice de Densidade de Ovos: 0 A ovitrampa é uma armadilha de oviposição usada pela vigilância entomológica para detectar a presença do mosquito transmissor da dengue antes de qualquer caso humano aparecer. A ferramenta capta ovos depositados pela fêmea do Aedes aegypti e permite calcular o IPO (percentual de armadilhas com ovos) e o IDO (média de ovos por armadilha). Pela literatura científica, um IPO igual ou superior a 40% já sinaliza risco de transmissão de arboviroses. Estação registrou 0%. A Secretaria de Saúde de Estação atribui o resultado ao engajamento dos moradores nas rotinas de eliminação de criadouros do mosquito. Rotina semanal recomendada pela Secretaria de Saúde Eliminar qualquer tipo de água parada em recipientes diversos; Manter as caixas d'água bem fechadas e tratadas; Limpar e manter piscinas em dia; Descartar corretamente pneus, garrafas e objetos que acumulam água.
- Expo Getúlio Vargas 2026 leva comitiva a Tapejara em busca de patrocinadores regionais para outubro
Visita percorreu três empresas da cidade e incluiu reunião com o prefeito Evanir Wolff; feira acontece de 9 a 12 de outubro no Centro Comunitário Centenário Uma comitiva da Expo Getúlio Vargas 2026 percorreu Tapejara na manhã de sexta-feira, 19 de junho, com foco em captar novos patrocinadores e ampliar a participação regional na feira. A agenda incluiu visitas às empresas Adubos Coxilha, Agrodanieli e Plasbil. O grupo também se reuniu com o prefeito Evanir Wolff para reforçar o convite à participação do município no evento. Integravam a comitiva o presidente da Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços (ACCIAS) e da Expo Getúlio Vargas 2026, Roberto Paulo Galina; a executiva da ACCIAS e da Expo, Aline Perussolo; o presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos da Silva; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Rauliquênia Gradin; e o ex-prefeito de Getúlio Vargas e presidente do Lions Clube, Maurício Soligo. A feira já tem patrocinadores confirmados. O Sicredi integra o projeto na categoria diamante. Na prata estão Rio Grande On Line, Centro Universitário Ideau (Unideau), Unimed Erechim e Sicoob Crediauc. O Banrisul participa como bronze. A edição de 2026 conta com 6.ª Mostra da Construção, 4.ª Moda Show, 4.º Feirão do Automóvel, 3.º Espaço Agro, 3.º Pavilhão da Agroindústria Familiar, 2.º Pavilhão da Indústria, Comércio e Serviços, Espaço Sabores da Tradição, parque de diversões, arena de shows e programação técnica, cultural e de lazer.
- Acidentes e incêndios mobilizam socorristas no fim de semana no Alto Uruguai
Ocorrências na rodovia ERS-135 e incêndios nas cidades deixaram uma passageira ferida e causaram prejuízos materiais Dois acidentes de trânsito na ERS-135 e dois incêndios nas cidades mobilizaram equipes de emergência no fim de semana na região do Alto Uruguai. As ocorrências, registradas no domingo (21 de junho) em um intervalo de menos de 24 horas, deixaram uma passageira ferida, causaram prejuízos materiais e exigiram ações rápidas de socorristas em Erechim, Getúlio Vargas e Erebango. O primeiro acidente ocorreu de madrugada, por volta das 5h, no quilômetro 68 da rodovia ERS-135, no trevo de acesso a Capo-Erê. O motorista de um Renault Sandero com placas de Getúlio Vargas perdeu o controle da direção e capotou o veículo na margem da pista. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi até o trecho para prestar socorro, mas o motorista já havia sido levado a um hospital por populares que passavam pelo local. Ainda na mesma rodovia, no início da noite, uma colisão bloqueou parcialmente o trevo norte de Getúlio Vargas. Um Fiat Palio e um GM Corsa Classic bateram no cruzamento de acesso à cidade. O impacto feriu uma passageira do Palio. Socorristas do Corpo de Bombeiros Militar removeram a mulher do veículo e a encaminharam para o Hospital São Roque. Os ocupantes do Corsa não sofreram ferimentos. Fogo atinge residência e empresa Durante a tarde, o fogo destruiu uma casa de madeira no bairro Esperança, em Erebango. Pai e filho estavam no imóvel quando o incêndio começou, mas conseguiram sair sem ferimentos. O Corpo de Bombeiros trabalhou no local para apagar o incêndio e evitar que as chamas se alastrassem para as residências vizinhas. À noite, moradores de Erechim ouviram barulhos de explosão antes de um incêndio atingir uma empresa de suprimentos para escritório. O fogo destruiu parcialmente o estabelecimento comercial. Como não havia funcionários trabalhando no momento, ninguém ficou ferido. Equipes do Corpo de Bombeiros e voluntários da Força do Alto Uruguai controlaram o incêndio. As causas do fogo são desconhecidas. Foto: Corpo de Bombeiros
- Tecnologia de patrulha aérea autônoma passa por testes em Erechim
Nova ferramenta sob avaliação reduz tempo de resposta para chamados de emergência e fiscalização de trânsito na região do Alto Uruguai A tecnologia pioneira de Patrulhas Aéreas Autônomas passou por testes voltados à segurança pública e à gestão de trânsito em Erechim na sexta-feira (19 de junho). A Prefeitura de Erechim e a Brigada Militar apresentaram a Prova de Conceito do sistema, que visa qualificar o atendimento à população por meio de inovação e inteligência aérea. A iniciativa integra as Diretrizes Estratégicas da Brigada Militar para 2026 e foca no uso de estações automáticas para operar como primeiros respondedores em ocorrências. O projeto piloto prevê que as aeronaves operem de forma integrada diretamente ao Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) do 13.º Batalhão de Polícia Militar (13.º BPM) e ao Departamento Municipal de Trânsito. Com a integração, os equipamentos realizam o reconhecimento prévio do cenário, transmitem imagens em tempo real, monitoram rotas de fuga e apontam situações de risco antes que as equipes terrestres cheguem ao local do chamado. A coordenação dos testes envolveu o Comando de Aviação, o Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC), o Comando Regional de Polícia Ostensiva Norte (CRPO-Norte) e o 13.º BPM. O projeto conta com suporte da Prefeitura de Erechim e do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro). Durante a demonstração, o comandante do 13.º BPM, tenente-coronel Maurício Paraboni Detoni, destacou a agilidade operacional do sistema de patrulha aérea. O despacho da aeronave ocorre em 15 segundos após o acionamento da central de operações. Em um dos testes, o drone completou o trajeto entre a base operacional e o Bairro Progresso em menos de quatro minutos, marca inferior ao tempo médio de deslocamento das viaturas por terra, que varia de seis a sete minutos. As aeronaves possuem alto-falantes que permitem a interlocução remota com as pessoas envolvidas na ocorrência. O sistema possibilita que os operadores orientem os cidadãos diretamente do centro de controle, solicitem providências imediatas ou dispensem o envio de viaturas físicas, o que poupa recursos públicos e evita expor policiais a riscos desnecessários. O presidente da entidade e prefeito de Centenário, Genoir Florek, conhecido como Neninho, acompanhou a demonstração representando os 32 municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU). O representante regional frisou que o suporte tecnológico beneficia a segurança de todo o Alto Uruguai gaúcho e ajuda a atrair investimentos. "Os 32 municípios da região fazem parte desse processo de integração e desenvolvimento tecnológico voltado à segurança pública. Parabenizo o comandante do Comando Regional de Polícia Militar Norte (CRPM Norte), coronel Carlos Alberto Cardoso de Aguiar, e o comandante do 13.º BPM, tenente-coronel Maurício Paraboni Detoni, pela iniciativa inovadora hoje apresentada, e também pelas demais ações que garantem segurança a toda a população, entre elas o Projeto Sentinela", disse Neninho. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressaltou o caráter inovador do município e a importância das parcerias institucionais. O chefe do Executivo relembrou a relevância do Programa Sentinela na consolidação dessas melhorias de segurança. "Erechim, mais uma vez, demonstra sua vocação para a inovação e para a busca de soluções que melhorem a vida das pessoas. Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a segurança pública, utilizando tecnologia de ponta para tornar o atendimento mais ágil, eficiente e inteligente. A parceria entre a Prefeitura, a Brigada Militar e as demais instituições envolvidas mostra que, quando trabalhamos de forma integrada, conseguimos avançar e preparar nossa cidade para os desafios do futuro", declarou Paulo Polis. A iniciativa é uma das primeiras do gênero no Brasil








![[ÁUDIO] Olho Vivo | 23/06/2026 - Integrantes da CPI da Água de Getúlio Vargas detalham andamento de investigações e fiscalização de contrato](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_a3cdc7da0c69445fb53646579fab8e06~mv2.webp/v1/fit/w_176,h_124,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/1077ee_a3cdc7da0c69445fb53646579fab8e06~mv2.webp)



![[ÁUDIO] Olho Vivo | 22/06/2026 - Getúlio Vargas elimina alvará físico e dispensa licenciamento prévio para 500 atividades de baixo risco](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_3e0ebe94da714da78ca87b467449cf14~mv2.webp/v1/fit/w_176,h_124,q_80,usm_0.66_1.00_0.01,blur_3,enc_auto/1077ee_3e0ebe94da714da78ca87b467449cf14~mv2.webp)






