top of page

12785 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Temperatura próxima de zero grau e geada: confira as imagens da manhã mais fria do ano na região

    A manhã desta quarta-feira (15) foi gelada em todo o Rio Grande do Sul. Com temperaturas negativas em algumas cidades, e sensação térmica congelante, o inverno mostrou a que veio e proporcionou belas paisagens para os corajosos que acordaram cedo. Confira, abaixo, uma galeria de imagens com registros dos nossos ouvintes. Publicou uma foto bacana no seu feed ou story do Instagram? Marca o @gruposideral.radios que vamos repostá-la ;)

  • Cursos online e gratuitos são ofertados pela escola de trânsito do DetranRS

    Plataforma online foi lançada como alternativa em tempo de isolamento social Com opções de cursos gratuitos para todos os públicos, o DetranRS lançou, nesta terça-feira (14), a Escola Pública de Trânsito Online. A criação da escola foi anunciada em setembro do ano passado pelo governador Eduardo Leite com o objetivo de ser um espaço físico completo. Em razão da pandemia e das medidas de distanciamento social, a autarquia oferece, neste primeiro momento, a versão online, que pode ser acessada em escola.detran.rs.gov.br. Inscrições abertas Neste 14 de julho, já estão abertas inscrições para três cursos, todos com certificação. São dois direcionados aos instrutores de trânsito dos centros de formação de condutores (CFCs) e um para o público em geral. O Mistureba tem duração de 30 horas e nasce a partir das ideias de Rubem Alves, que faz uma comparação entre o ato de ensinar e o de cozinhar. Assim foi preparada essa "refeição" que será compartilhada para auxiliar a tornar as aulas mais atrativas e significativas. O Embaralhando a Aula tem duração de 20 horas e se propõe a repensar a prática docente e o papel do educador e do aluno no processo de aprendizagem diante de toda evolução tecnológica, convidando o instrutor a conhecer algo novo em suas aulas. “A ideia de embaralhar a aula reforça a importância da aprendizagem significativa e apresenta algumas sugestões de metodologias ativas”, explica a diretora da Escola, Carla Badaraco Guglielmi. Para o público em geral, o curso de Educação e Cidadania no Trânsito (20 horas) tem como finalidade proporcionar a reflexão sobre a participação no trânsito, bem como ampliar percepções sobre os riscos para que as pessoas possam fazer melhores escolhas. Também se propõe a pensar sobre as possibilidades de atuação nas questões que envolvem as melhorias nesse espaço que é de todos. As inscrições são realizadas no site escola.detran.rs.gov.br/confira-todos-os-cursos/. O site levará para a página do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde o login é feito ou as contas são criadas, caso ainda não tenha. A Escola também está presente no Instagram. Na rede social, há conteúdos exclusivos sobre segurança no trânsito e informações sobre os cursos oferecidos.

  • Eleições municipais deste ano não necessitarão de identificação biométrica

    TSE decidiu excluir a obrigação de identificar a biometria na hora de votar O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, decidiu excluir a necessidade de identificação biométrica, por meio de impressão digital, nas eleições municipais deste ano, tendo em vista o risco de contágio por covid-19. A decisão foi tomada após uma primeira reunião de técnicos do tribunal com os médicos David Uip, do Hospital Sírio Libanês, Marília Santini, da Fundação Fiocruz, e Luís Fernando Aranha Camargo, do Hospital Albert Einstein. As três instituições firmaram parceria com o TSE para a elaboração de um protocolo de segurança que reduza o risco de contágio durante a votação. Segundo o tribunal, a consultoria sanitária é prestada sem custos. Dois fatores pesaram para excluir a biometria. Primeiro, o leitor de impressões digitais não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização. Também pesou o fato de que a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado do que a simples coleta de assinatura. Recesso judiciário A exclusão da biometria será incluída em resoluções para as eleições deste ano que devem ser apreciadas pelo plenário do TSE a partir de agosto, após a volta do recesso judiciário. A Justiça Eleitoral iniciou o cadastramento biométrico em 2008, e já colheu as impressões digitais de 119.717.190 eleitores, que estariam aptos a votar pelo novo sistema. O TSE planeja cadastrar todos o eleitorado de mais de 150,5 milhões de pessoas até 2022. O cadastramento biométrico é obrigatório. O eleitor que não comparecer ao cartório eleitoral para a revisão cadastral pode ter o título cancelado e ficará inapto a votar, caso perca o prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para cada município. Neste ano, porém, devido à pandemia, o TSE suspendeu o cancelamento de 2,5 milhões de documentos. Ainda em virtude da pandemia, o Congresso Nacional promulgou há duas semanas uma emenda à Constituição que adiou o primeiro turno das eleições municipais de 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno foi alterado de 25 de outubro para 29 de novembro. Fonte: Agência Brasil

  • Getúlio Vargas: quem andar sem máscara em ambientes públicos será multado

    Prefeitura anunciou que fiscalização será mais ostensiva a partir de sexta-feira (17) Pela terceira semana consecutiva, o governo do RS deferiu recurso e manteve a região de Erechim (a qual pertence Getúlio Vargas e os municípios da microrregião) em bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado. Com isso, a região não chegou a entrar, de fato, em bandeira vermelha (risco alto). Mas o sinal vermelho está ligado faz tempo. Entre as recomendações dos órgãos de saúde para evitar o contágio do novo coronavírus está o uso de máscara. Inclusive, o uso em ambientes públicos e comércio é obrigatório. Por isso, a Prefeitura de Getúlio Vargas alerta que é necessário redobrar os cuidados e cumprir com os decretos municipal e estadual, como uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel, etiqueta respiratória, distanciamento social e evitar aglomerações. Para reforçar os cuidados, a partir da próxima sexta-feira (17) iniciará uma fiscalização mais acirrada e a cobrança de multas para quem não cumprir com o uso de máscara e obedecer o horário de funcionamento de bares e restaurantes. Alertamos que antes da multa haverá advertência e, somente após, será aplicada a multa, cujo valor será revertido para o Fundo Municipal de Saúde. As medidas tomadas pelo Governo Municipal em conjunto com o Comitê de Atenção às Ações de Combate ao Covid-19 tem por objetivo evitar a propagação e contaminação em nosso município.

  • Banrisul anuncia recursos de R$ 4,1 bilhões para o Plano Safra 2020/2021no RS

    O Banrisul anunciou o seu Plano Safra 2020/2021, com dotação de R$ 4,1 bilhões em recursos para o agronegócio do Rio Grande do Sul. O valor é 26% superior ao disponibilizado no período anterior. Desse total, R$ 500 milhões serão destinados exclusivamente para o financiamento de investimentos e R$ 3,6 bilhões para as demais linhas do agronegócio, como custeio, comercialização e industrialização. O volume de recursos para a agricultura familiar é de R$ 800 milhões, aos médios produtores são R$ 635 milhões, e para os demais produtores, cooperativas e empresas do setor, é de R$ 2,67 bilhões. De acordo com o presidente do Banrisul, Cláudio Coutinho, os números refletem o direcionamento estratégico dado ao setor. “Nos últimos três anos, o Banrisul investiu, e continuará investindo, na modernização de sua atuação no agronegócio, com o aperfeiçoamento de processos internos, implementação de tecnologias para avaliação, contratação e acompanhamento de operações de financiamento, capacitação dos nossos colaboradores, desenvolvimento da oferta de produtos e serviços e o aprimoramento da atuação comercial e mercadológica do Banco no setor”, ressaltou. O dirigente destacou, ainda, que o Banrisul já iniciou o recebimento de propostas de financiamento nesta quarta-feira (01.07). “Para agilizar o acesso ao crédito rural, já temos uma parcela significativa de nossa carteira de clientes com limites pré-aprovados pelo Banco para financiarem o custeio agrícola e pecuário e para investimento, com as equipes das agências treinadas e preparadas para operacionalizarem os pedidos para a nova safra”, frisou. Recursos para investimentos a No Plano Safra 2020/2021, serão ampliados os recursos próprios disponíveis pelo Banrisul para R$ 450 milhões nas principais linhas de investimento para o agronegócio, como o Inovagro, Moderagro, Pronaf e Pronamp Investimentos. Para promover esse aumento, o Banco buscou equalização direta junto ao Tesouro Nacional, visando atender a demanda no Estado, mesmo que os recursos repassados pelo BNDES acabem, como tem ocorrido nos últimos anos. Nesta safra, a estratégia comercial para os financiamentos será voltada à irrigação das lavouras, conservação do solo e armazenagem de grãos e frutas e seus derivados. Outro destaque é a modalidade AgroInvest 4.0, linha de crédito que tem a finalidade de financiar novas tecnologias para a produção agropecuária, como drones e softwares de gestão e automação agrícola, acelerando a digitalização no campo. SEGURO RURAL Na última safra, diante da severa estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul, o Banrisul, utilizando um moderno sistema de análise e julgamento do seguro Proagro, juntamente com uma equipe especializada de analistas, possibilitou ao produtor rural receber o valor das indenizações com segurança e rapidez. Para a Safra 2020/2021, o Banrisul pretende trabalhar junto aos produtores para ampliar as áreas cobertas por seguro no Estado, contando com a parceria comercial de três seguradoras, todas habilitadas no Programa Seguro Rural do Governo Federal, para contratação de diversas modalidades de seguro para custeio agrícola. O valor relativo ao seguro poderá ser financiado na operação de crédito, facilitando o acesso ao produto pelo produtor. Atendimento ao produtor O Banrisul está presente por meio de agências ou postos bancários em 430 municípios gaúchos, que têm atuação em todas as 497 cidades do RS. Além da capilaridade da presença do Banrisul no Estado, o produtor rural também conta com uma equipe de gerentes especializados no agro, dedicados exclusivamente às demandas do setor. Neste momento de pandemia, o atendimento presencial ao agronegócio está sendo agendado pelo aplicativo Banrisul Digital ou no site banrisul.com.br, para garantir a segurança dos clientes e colaboradores do Banco. Confira a entrevista, no programa A Hora do Aviso, da Rádio Sideral, com o Gerente de Agronegócio da região de Passo Fundo, Baltazar Cardoso, a respeito do tema.

  • Grêmio tem dois jogadores confirmados com Covid-19; atletas podem estar disponíveis para Gre-Nal

    Dos dois casos de coronavírus entre jogadores divulgados pelo Grêmio na segunda-feira, um deles não era novidade para o clube. Afastado desde a semana passada, o atleta teve o caminho do contágio investigado e tem mais chances de aparecer no Gre-Nal da semana que vem, na retomada do Gauchão. O outro passará por novo exame, mais completo. Na semana passada, durante questionário de rotina feito junto aos médicos do clube, um jogador revelou que seu pai apresentou sintomas da Covid-19. Foi prontamente afastado. "Um caso ocorreu na semana passada. (O jogador) Teve contato com um familiar, que fez o exame e deu positivo. (O atleta) Não chegou a entrar no grupo, falou para a gente e saiu. Quando chegam no CT, eles (jogadores) conversam com os médicos. Apresentou sintomas e aí testamos", conta o diretor médico do Grêmio Ciro Simoni ao GloboEsporte.com. O segundo jogador infectado passará por um teste mais completo para identificar a presença do vírus no corpo nesta terça-feira, mas já iniciou o período de isolamento. Se o resultado for negativo, ele será reintegrado. Se positivo, segue na quarentena de 14 dias. Ainda assim, o diretor médico gremista não confirma a dupla como ausência para o Gre-Nal. Os dois atletas têm os nomes mantidos em sigilo. O Grêmio recomeça nesta terça os treinamentos com contato no CT Luiz Carvalho. Na segunda, após os testes para Covid-19, a atividade foi apenas física. A última rodada de exames havia ocorrido no final de junho, sem nenhum resultado positivo. Os casos se somam a Diego Souza, que já havia contraído a Covid-19 antes de se reapresentar. Outros dois funcionários também apresentaram a doença em maio. Até o momento, o Grêmio realizou 487 testes para coronavírus no clube. O Tricolor terá um Gre-Nal pela frente logo na retomada do futebol, marcada para quarta ou quinta-feira, na quarta rodada do segundo turno do Gauchão. A equipe lidera o Grupo B, com nove pontos. Grêmio e Inter se enfrentam na quinta-fera (23).

  • Inscrições para o Prouni seguem até sexta-feira (17)

    Programa Universidade para Todos oferta vagas para instituições de ensino superior particulares com base na nota do ENEM As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) começaram nesta terça-feira (13) e vão até a sexta-feira (17). A iniciativa do governo federal oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas. Os interessados devem acessar o portal do Prouni e consultar as bolsas e cursos disponíveis. No site é possível buscar por instituição, município ou área de estudo. De acordo com o Ministério da Educação, neste segundo processo seletivo foram disponibilizadas 167.780 bolsas em 1.061 faculdades particulares. Destas, 60.551 são bolsas integrais e 107.229, parciais. Para inscrição, é preciso ter uma conta no portal de serviços do governo federal. Pelo Prouni, é possível obter bolsas integrais ou parciais, que custeiem todo o curso ou metade do valor.  As integrais são destinadas aos estudantes com renda familiar por pessoa de até 1,2 salário-mínimo. Já as parciais contemplam alunos cujas famílias possuem renda familiar por pessoa de até três salários mínimos. O Ministério da Educação estabelece como requisitos também o aluno ter conseguido nota de pelo menos 450 pontos de média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter diploma de ensino superior. O cronograma prevê, após o fim das inscrições, a divulgação do resultado da 1ª chamada no dia 21 de julho, a comprovação de informações da 1ª chamada até o dia 28 deste mês e o resultado da 2ª chamada no dia 4 de agosto. Fonte: Agência Brasil

  • RS alcança aumento de quase 75% no total de leitos de UTI para atendimento pelo SUS

    Novos leitos de UTI fazem parte do Plano de Contingência Hospitalar do RS Desde o início da pandemia de coronavírus, o Rio Grande do Sul adotou como prioridade o aumento da capacidade de atendimento do sistema público. Com a habilitação de 73 novos leitos pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (10/7), o Estado alcançou aumento de 74,7% nos leitos de UTI para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Esse aumento contribuiu para que o nosso índice de ocupação ficasse sempre nos 70%. Se não fosse isso, estaríamos com 100%, se não mais. A ampliação de leitos que fizemos em parceria com prefeituras e com apoio do governo federal é responsável por não termos, até aqui, o colapso do nosso sistema de saúde”, destacou o governador Eduardo Leite, ao anunciar, nesta segunda-feira (13/7), as novas habilitações. Antes da pandemia, o RS tinha 933 leitos UTI adulto SUS. A meta do governo estadual era ampliar em pelo menos 60% o número, que foi superada no começo de junho. Até agora, já foram habilitados 697 novos leitos, totalizando 1.630. Apesar de ter ultrapassado a meta, o Estado pretende seguir ampliando a rede pública hospitalar, com foco em atender os casos mais graves de Covid-19. O planejamento previsto é de fazer o pedido de habilitação de mais 279 leitos ainda neste mês de julho, para alcançar 1.909 – crescimento de 104,6%. Veja de onde são os 73 novos leitos habilitados: • Bento Gonçalves - Hospital Tacchini: 5 leitos; • Canoas - Hospital de Pronto Socorro: 5 leitos; • Carazinho - Hospital de Caridade de Carazinho: 6 leitos; • Caxias do Sul - Hospital Virvi Ramos: 5 leitos; • Esteio - Fundação São Camilo: 6 Leitos; • Santa Cruz do Sul - Hospital Santa Cruz: 10 leitos; • Santo Ângelo - Hospital Santo Ângelo: 5 leitos; • São Jerônimo - Hospital de Caridade São Jerônimo: 10 leitos; • São Leopoldo - Hospital Centenário de São Leopoldo: 5 leitos; • Uruguaiana - Hospital Santa Casa de Uruguaiana: 8 leitos; • Vacaria - Hospital Nossa Senhora da Oliveira: 8 leitos. Clique para ver o histórico completo de todos os novos leitos no RS.

  • Mapa definitivo da décima rodada do Distanciamento Controlado tem 10 regiões em vermelho

    Após analisar os 63 pedidos de reconsideração de municípios e associações regionais, o governo do Estado divulgou, nesta segunda-feira (13), o mapa definitivo da décima rodada do Distanciamento Controlado. São 10 regiões em bandeira vermelha (alto risco epidemiológico) e as outras 10 com laranja (risco médio), vigentes a partir da 0h desta terça (14) até as 23h59 da próxima segunda-feira (20). Das 15 regiões preliminarmente classificadas com a cor vermelha, 11 apresentaram recursos e, destas, cinco tiveram os pedidos acatados – Cruz Alta, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e Santo Ângelo – e permanecerão na laranja, ou seja, com menos restrições à circulação e atividades econômicas. As regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Taquara tiveram os pedidos de reconsideração indeferidos por apresentarem um quadro mais grave nos indicadores de propagação de coronavírus e capacidade de atendimento em saúde. Com isso, ficarão com bandeira vermelha nesta rodada. Somam-se a elas Porto Alegre, Canoas, Capão da Canoa e Pelotas, que já haviam sido classificadas com alto risco na semana anterior e não poderiam ter regressão na bandeira. O mapa com a classificação de todas as regiões e os respectivos protocolos recomendados podem ser acessados em distanciamentocontrolado.rs.gov.br. O governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta segunda-feira (13/7), lembrou que o governo do Estado, desde a implantação do Distanciamento Controlado, trabalha para equilibrar a proteção à vida e à saúde dos gaúchos e preservar ao máximo os empregos e a qualidade de vida da população. “Não há solução fácil, e temos sido pressionado de todos os lados por aqueles que acham que devemos fechar tudo e por aqueles que acham que devemos abrir tudo. Optamos pelo caminho de ponderação e temos segurança, e nossos números comprovam que o Estado poupa vidas e poupa ao máximo os gaúchos do desemprego, conciliando as duas frentes”, alertou Leite. Ao responder questionamentos da imprensa, o governador ainda falou sobre a possibilidade de o RS adotar lockdown, algo que vem sendo requisitado e rejeitado por diferentes setores, por diferentes motivos. “Só partimos para medidas mais restritivas à circulação de pessoas quando isso se apresentar como inevitável, mas não deixamos ou deixaremos de tomá-las quando se fizerem necessárias. Não temos medo de optar pelo lockdown, mas não o faremos, visto que estaríamos impondo um sacrifício maior do que o necessário aos gaúchos e gaúchas, que perderão muito se chegarmos a esse ponto”, afirmou Leite. A coordenadora do Comitê de Dados, Leany Lemos, acrescentou que o governo tem analisado as diferentes informações, tanto sobre o sistema de saúde, com relação ao aumento de casos, do contágio e das internações em cada região, mas também a questão da redução da atividade econômica, com impacto especialmente nos empregos. “O modelo do Distanciamento Controlado é um sistema que tenta conciliar essas duas áreas e é uma alternativa a soluções radicais, como o lockdown completo ou o abre tudo. Até o momento, o RS tem tido um bom resultado e tem uma situação menos dramática que os outros Estados. Se as restrições colocadas até agora, com várias regiões em bandeira vermelha, não funcionarem, aí sim teremos de partir para algo mais restritivo. Mas é importante reforçar que o que a gente faz importa, tanto individualmente quanto as empresas, para que a coletividade seja protegida”, afirmou Leany. Regra 0-0 Depois da análise de recursos, o Estado tem 10 regiões em bandeira vermelha, que somam 286 municípios, o que corresponde a 73% da população gaúcha (8.270.737 habitantes). Dessas 286 cidades, 149 não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento – equivalente a 8,4% da população gaúcha (948.002 habitantes). Esses municípios se adequam à chamada Regra 0-0 e podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja. Mudança nos protocolos A pedido de diversas regiões, foi feita uma mudança no protocolo da bandeira vermelha para o funcionamento do comércio varejista não essencial, passando a ser autorizado os formatos pegue e leve (take away) e o drive-thru, além do e-commerce que já estava permitido. Regiões classificadas previamente em vermelho que permanecerão na laranja • Cruz Alta: a região tem boa oferta de leitos, tem ainda números baixos e estáveis de hospitalizações, mantidas em nove como na semana anterior. Um dos pontos que havia levado Cruz Alta para bandeira vermelha foi o aumento de óbitos, que passou de zero para cinco. O número é preocupante, mas ao observar o contexto, considerando o número de leitos, de hospitalizações e a proporção de casos ativos e recuperados, que não sugere uma situação mais preocupante, foi decidido manter a bandeira laranja, embora haja um alerta para o número de óbitos. • Erechim: a região apresenta uma estabilização no número de hospitalizações, passando de 15 para 16; os registros de novos óbitos caíram de três para um; e uma estabilidade na proporção de casos ativos e recuperados. A macrorregião Norte havia sido a maior responsável pelo aumento da gravidade da região de Erechim, por isso a decisão foi por manter a bandeira laranja. • Santa Cruz do Sul: a região apresentou melhoria na situação das hospitalizações, passando de 11 para sete, e uma queda nos registros de novos óbitos, de três para um. O maior problema foi ter tido um aumento na proporção de casos ativos e recuperados, o que sugere cuidado e um alerta pelas autoridades locais. No geral, os indicadores permitiram que a região pudesse permanecer em bandeira laranja. • Santa Rosa: a região tem uma boa oferta de leitos e observou a diminuição de hospitalizações, de sete para seis. O número de óbitos também está estabilizado. • Santo Ângelo: a região apresentou estabilização no número de óbitos e melhoria da proporção de casos recuperados em relação aos casos ativos. Além disso, a região tem uma oferta de leitos ainda bastante positiva, com 63% de ocupação de UTI. Quando observada a macrorregião, onde Santo Ângelo está inserida, são 58% dos leitos de UTI utilizados, por isso, foi deferida a manutenção da bandeira laranja. Fonte: Imprensa governo RS

  • Número de casos confirmados de Covid-19 em Getúlio Vargas sobe para 57

    Destes, 14 estão ativos A secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas divulgou, na noite da última segunda-feira (13), mais um boletim epidemiológico com atualizações sobre o novo coronavírus na cidade. Segundo o informativo, Getúlio Vargas tem 57 casos confirmados. Destes, 43 já se recuperaram. Na segunda-feira (13), em transmissão ao vivo, o governador do RS, Eduardo Leite, anunciou o mapa definitivo da 10ª rodada do distanciamento controlado. Após revisão dos recursos, a região de Erechim, a qual Getúlio Vargas e os municípios da microrregião fazem parte, retornam à bandeira laranja (risco médio), que adota protocolos mais brandos que nas bandeiras vermelha e preta. Todas as sextas-feiras é divulgado o mapa preliminar do distanciamento controlado. A partir daí, os municípios podem enviar recursos contestando as decisões (de evolução da cor da bandeira, por exemplo).

  • Região de Passo Fundo não tem recurso aceito e permanece na bandeira vermelha

    O Governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou nesta segunda-feira (13) a decisão final referente as bandeiras do Modelo de Distanciamento Controlado. A região de Passo Fundo permanece na bandeira vermelha. Vale lembrar que, na sexta-feira (10) a região de Passo Fundo havia sido classificada na bandeira vermelha e a Prefeitura de Passo Fundo entrou com recurso contestando a decisão. Além de Passo Fundo, permanecem na bandeira vermelha Taquara, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Capão da Canoa, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Canoas, Pelotas e Palmeira das Missões. Fonte: Diário da Manhã

  • Distanciamento controlado: Getúlio Vargas retorna à bandeira laranja

    A cidade faz parte da região de Erechim e, após analise de recurso, houve o retorno para a bandeira laranja (risco médio) Em transmissão ao vivo, realizada no fim desta segunda-feira (13), o governador do RS, Eduardo Leite, divulgou dados e informações sobre as ações e números acerca do Covid-19 no estado. Em relação ao distanciamento controlado, a região de Erechim, onde fazem parte municípios da microrregião de Getúlio Vargas, retornou a bandeira laranja após o deferimento de recursos. A região havia se enquadrado, pela terceira semana consecutiva, na bandeira vermelha. Este anuncio havia sido feito na sexta-feira (10), na atualização semanal do Distanciamento Controlado. Acesse o site do Distanciamento Controlado.

  • Nota Fiscal Gaúcha volta a ter sorteios mensais após suspensão

    Após os sorteios de março, abril, maio e junho terem sido adiados com a suspensão das extrações da loteria federal em decorrência da pandemia de Covid-19, o programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) volta a realizar as premiações mensais. O novo calendário inclui data para a realização dos sorteios adiados e do mês vigente. A programação dos sorteios foi publicada no Diário Oficial do Estado na quinta-feira (9/7), por meio da Portaria Seção NFG nº 013. O adiamento das premiações do programa nos últimos quatro meses foi necessário porque a plataforma de sorteio do NFG usa como parâmetro o número, a data e os cinco prêmios da loteria federal do dia anterior para destinar os prêmios mensais. De julho a outubro, serão realizados dois sorteios em cada mês para regularizar os atrasos. Dessa forma, nesta segunda-feira (13/7) ocorre o sorteio relativo ao mês de março, com cerca de 19 milhões de bilhetes concorrendo a prêmios em dinheiro. No dia 27 de julho será realizado o sorteio regular referente ao mês vigente. Devido à pandemia de Covid-19, que fez com o Estado registrasse queda de arrecadação nos últimos meses, os valores mensais das premiações do NFG também precisaram passar por reavaliação. Atualmente, são R$ 225 mil mensais divididos em 251 prêmios. Nos sorteios regulares de julho até dezembro, o valor será reduzido para R$ 110 mil por mês, distribuído em 156 prêmios. Os sorteios adiados (março a junho) mantêm a premiação como já era prevista (R$ 225 mil e 251 prêmios). Os consumidores sorteados serão informados através do e-mail cadastrado, SMS, telefonema ou pelo cadastro do site Nota Fiscal Gaúcha. A lista com os nomes dos contemplados será publicada no dia do sorteio. Para resgatar os valores, os consumidores têm até 90 dias, a contar da divulgação dos resultados. Com mais de 1,8 milhão de pessoas cadastradas, o NFG gera pontos que são acumulados sempre que o consumidor solicitar a inclusão do seu CPF no documento fiscal. O pedido deve ser feito no momento da compra em todos os estabelecimentos varejistas e automaticamente estará participando do sorteio mensal. Receita da Sorte Além do sorteio mensal há também o Receita da Sorte, com a distribuição diária de 10 prêmios de R$ 500. É um prêmio instantâneo que possibilita que o consumidor, ao ser inscrito no NFG e solicitar CPF na nota fiscal, faça a leitura do QR-Code da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e seja premiado na hora da compra. A participação ocorre por meio do aplicativo do Nota Fiscal Gaúcha, disponível gratuitamente no Google Play e na App Store. O consumidor, com seu tablet ou smartphone, abre o aplicativo, seleciona o ícone Receita da Sorte, aponta a câmera do dispositivo móvel para o QR-Code e aguarda o resultado. Caso seja contemplado, a informação é imediata. A participação, contudo, depende de a NFC-e conter o CPF da pessoa logada no aplicativo. Fonte: Ascom secretaria da Fazenda do RS

  • Sociedade de Infectologia diz que lockdown é a saída para sistema de saúde do RS não colapsar

    Sociedade Rio-grandense de Infectologia divulgou nota ressaltando a "grave situação epidemiológica" da covid-19 no Estado Diante da "grave situação epidemiológica da covid-19 no Rio Grande do Sul", a Sociedade Rio-grandense de Infectologia divulgou nota afirmando considerar que as medidas adotadas até o momento serão insuficientes para conter a pandemia no Estado. A situação está evoluindo, de acordo com o texto, para um grave comprometimento do atendimento dos pacientes infectados pelo coronavírus. Em entrevista a GaúchaZH, de Porto Alegre, o infectologista Alexandre Zavascki, um dos profissionais que assina o alerta, considera o lockdown — o modelo mais severo de restrições para funcionamento de serviços e circulação de pessoas — como a forma capaz de se tentar evitar o colapso do sistema de saúde. "Entendemos que é a única maneira de mudar a direção da curva de forma mais rápida, e isso não significa que seja rápido", destaca Zavascki. "O alerta é no sentido de nos prepararmos, enquanto sociedade e governos, para o confinamento. Enquanto isso, temos de aceitar e cumprir medidas mais restritivas", completa o infectologista. Confira a nota na íntegra Porto Alegre, 12 de julho de 2020. • Conforme dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul atingiu mais de 35 mil casos de COVID-19 e mais de 800 pessoas perderam a vida; • Em Porto Alegre, foram confirmados mais de 4 mil casos e pelo menos 141 pessoas já morreram devido a COVID-19. No último mês houve um crescimento de 3 vezes do número de casos confirmados e mortes, sendo que o total de óbitos por COVID-19 duplicou nas duas últimas semanas; • A epidemia está em crescimento acelerado no Rio Grande do Sul, determinando impacto na capacidade de atendimento hospitalar, particularmente em Unidades de Terapia Intensiva; • A velocidade de propagação da epidemia gera demanda adicional ao sistema de saúde que já enfrentava sobrecarga prévia ao surgimento da epidemia, impactando na assistência a outras doenças. • A diminuição de recursos humanos por adoecimento de profissionais de saúde é uma realidade e agrava ainda mais a situação dos hospitais. Neste momento crítico da pandemia é essencial afirmar que: 1 – É preciso evitar exposições preveníveis à COVID-19, estabelecendo como prioridade a defesa incondicional da vida das pessoas; 2 – Entendemos que as medidas adotadas até o momento serão insuficientes para conter a pandemia que está evoluindo para um grave comprometimento do atendimento de pacientes com COVID-19 e daqueles que apresentam outras doenças; 3 – É essencial que todos setores da sociedade – gestores, setores empresariais e de trabalhadores – planejem, desde já, estratégias para que a população, sobretudo os grupos mais vulneráveis, consiga enfrentar medidas de isolamento mais rigorosas que serão necessárias para efetiva modificação da evolução da pandemia; 4 – Esperamos que medidas mais rigorosas sejam consideradas e organizadas antes do atingimento do colapso do sistema de saúde, cenário que acarretará diversas mortes evitáveis. Diretoria da Sociedade Rio-Grandense de lnfectologia Comitê ad hoc COVID-19 Comitê ad hoc COVID-19: Alexandre V. Schwarzbold, Alexandre Prehn Zavascki, Ronaldo Campos Hallal e Diego Rodrigues Falci. Fonte: GaúchaZH

  • Resultado do Sisu sai nesta terça, diz MEC

    Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seleciona estudantes à vagas em instituições de ensino superior por meio da nota do ENEM Em todo país, mais de 814 mil estudantes estão na expectativa pelo resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que sai na terça-feira (14). Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 50% desses estudantes - 424.991 mil - disputam 51.924 mil vagas ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. O período para matrícula da chamada regular será de 16 a 21 de julho. Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Além de terem feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, os interessados não podem ter zerado a redação. Estudantes que fizeram o exame na condição de treineiros também não podem participar. Seleção Segundo o Ministério da Educação, o Sisu foi desenvolvido para selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que usarão a nota do Enem como única fase de seu processo seletivo. De acordo com o edital do Sisu, a ordem dos critérios para a classificação de candidatos é a seguinte: maior nota na redação, maior nota na prova de linguagem, códigos e suas tecnologias; maior nota na prova de matemática e suas tecnologias; maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias e maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias. Lista de espera O candidato que não foi selecionado em uma das duas opções, em primeira chamada, deverá manifestar seu interesse em participar da lista de espera, por meio da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, inclusive horários e locais de atendimento por ela definidos. Fonte: Agência Brasil

  • RS tem melhor resultado no índice de isolamento social da região sul do Brasil

    Ainda assim, o estado está longe do recomendado pela OMS, que é de um isolamento mínimo de 50% O último estudo divulgado pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 aponta que o percentual de gaúchos que passaram a adotar o isolamento social com mais intensidade ficou em 43%. A medida foi notada graças ao aumento de regiões com bandeira vermelha, ou seja, classificadas como de alto risco, associadas às condições climáticas mais adversas dos últimos dias, no estado, como o registro de temperaturas mais baixas. Apesar de continuar distante da recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), de um isolamento mínimo de 50%, o resultado mostra que o Rio Grande do Sul tem o melhor comportamento entre os demais estados da região Sul. No início da pandemia, a população do Rio Grande do Sul chegou a ter índices de isolamento próximos de 60%. No entanto, no mês de maio, a taxa caiu para 39,4% e, ao longo do último mês, o comportamento ficou sempre abaixo da média nacional.  Fonte: Brasil 61

  • Pagamento do IPTU em Getúlio Vargas em parcela única e com desconto pode ser realizado até quarta

    Quem optar por realizar o pagamento do imposto em parcela única o pode fazer e receber desconto de 5% ou 2,5% A secretaria da Fazenda de Getúlio Vargas informa que o vencimento da parcela única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) vence na próxima quarta-feira (15). Quem optar por essa modalidade de pagamento, terá 5% de desconto. Há outra opção de pagamento com redução, mas com uma porcentagem menor: 2,5% para quem realizar o pagamento, também em parcela única, até 15 de agosto. O pagamento do IPTU também pode ser realizado de forma parcelada, em cinco vezes. Quem escolher esta opção não terá desconto. As datas de vencimento são as seguintes: Parcela única (desconto de 5%) - 15 de julho; Parcela única (desconto de 2,5%) - 15 de agosto. Primeira parcela (sem desconto) - 15 de agosto; Segunda parcela (sem desconto) - 15 de setembro; Terceira parcela (sem desconto) - 16 de outubro. Quarta parcela (sem desconto) - 15 de novembro; Quinta parcela (sem desconto) - 17 de dezembro.

  • Getúlio Vargas: 70% dos casos confirmados de Covid-19 estão recuperados

    Apesar de as confirmações estarem aumentando em ritmo acelerado na região, o número de pessoas recuperadas da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, também aumenta. Em Getúlio Vargas, onde o primeiro caso foi confirmado no começo de junho, são 55 casos positivos, segundo o último boletim epidemiológico divulgado no sábado (11) pela secretaria de Saúde e Assistência Social. Destes, 16 estão ativos, ou seja, 39 pessoas já se recuperaram da doença. O informativo mais recente também expõe que há um exame aguardando resultado e 74 pessoas em isolamento preventivo. A cidade está na região de Erechim do modelo de Distanciamento Controlado, que chegou a sua 10ª rodada. Baseado no esquema de bandeiras, a região está enquadrada na bandeira vermelha, ou seja, apresenta alto risco de contágio. Na tarde desta segunda-feira (13) o governador, Eduardo Leite, divulgará o balanço final da 10ª rodada, após julgamento dos recursos apresentados pelos municípios. A expectativa é de que a região possa permanecer com bandeira laranja (risco médio). Caso contrário, avançará para bandeira vermelha, que adota protocolos mais rígidos. Getúlio Vargas tem duas mortes em decorrência da Covid-19.

  • Estação: terceira parcela do IPTU vence na próxima quarta

    Emissão da guia de pagamento é emitida de forma online A terceira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Estação vence na próxima quarta-feira (15). As parcelas seguintes vencem nos dias 17 de agosto e 15 de setembro. Para emissão da guia, basta clicar aqui.

  • 60% das pessoas que tiveram a Covid-19 no Brasil estão recuperadas

    Números atualizados do Ministério da Saúde apontam que total de infectados é de 1.755.779 O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde desta quinta-feira (9) aponta que 60% das pessoas que tiveram a Covid-19 estão recuperadas. O total de infectados no Brasil é de 1.755.779, sendo mais de 42 mil casos notificados no período de 24 horas. Desde o início da pandemia, pouco mais de 69 mil pessoas morreram em decorrência da infecção pelo coronavírus. Acre, Tocantins e Mato Grosso do Sul são os três estados menos afetados pela pandemia até o momento. Nas três primeiras posições de locais com maior incidência da Covid-19, estão São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, quatro mil mortes ainda são investigadas e 632 mil casos estão em acompanhamento. Fonte: Brasil 61

BUSCA PELO SITE

bottom of page