top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Região do Alto Uruguai gaúcho passa a contar com 145 agroindústrias inclusas no Peaf

As agroindústrias na região do Alto Uruguai representam uma diversidade econômica culturalmente muito importante e neste ano tiveram um crescimento expressivo. Nesta semana, mais três agroindústrias receberam o certificado de inclusão no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf) “Sabor Gaúcho”, totalizando 145 empreendimentos inclusos no programa na região do Alto Uruguai. O programa da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) é executado pela Emater/RS-Ascar como uma política pública de estado.


A agroindústria Sabor do Campo, localizada na comunidade de Santo Antônio, município de Três Arroios, de propriedade de Nilson Vilmar Makijewski, foi uma delas. No empreendimento familiar, que teve início neste ano, são produzidas tortas, salgados, pizzas, pães, cucas e bolachas. A produção é comercializada em Três Arroios e em municípios próximos. Também participou da Chamada Pública do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) da Escola Estadual de Três Arroios e fornece ainda para duas escolas estaduais de Gaurama.


O ato de entrega do documento foi realizado na terça-feira (15/12) e contou com a participação do secretário municipal de agricultura Luiz Valdecir Pertuzatti, do gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim Marcos Gobbo, do engenheiro agrônomo e extensionsita Carlos Alberto Angonese, e da equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Três Arroios.


Em Itatiba do Sul, os certificados foram entregues às agroindústrias familiares Toniolo, com produção de queijo e outros derivados de leite, e para a Apicultura Trombeta Mel, voltada às atividades com mel. Também foi entregue o certificado de inclusão no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) por parte da Secretaria Municipal de Agricultura. Itatiba do Sul conta com três agroindústrias inclusas no Peaf e uma outra está em processo de formalização, entre outras em processo de formalização. A prefeitura possui um programa de apoio às agroindústrias com recursos financeiros que variam de R$ 2,5 mil a R$ 10 mil.


Além de Três Arroios e Itatiba do Sul, também receberam certificação de inclusão no Peaf em 2020 as agroindústrias de Getúlio Vargas, Marcelino Ramos e Áurea. De acordo com o engenheiro agrônomo e extensionista rural do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Carlos Alberto Angonese, houve um incremento de 12,3% em relação ao ano passado. “Nossa tradição no beneficiamento artesanal e a busca por agregar valor às matérias-primas são as justificativas pelo crescimento da atividade”, avalia Angonese.


A Emater/RS-Ascar assessora em todas as fases, desde a elaboração de projeto, instalação, no acesso ao projeto de Crédito, no assessoramento a elaboração de Manual de Boas Práticas e POPs, no Curso de Boas Práticas de Fabricação, orientação sobre acesso às Chamadas Públicas do Pnae, inscrição para participação de feiras como Expodireto e Expointer, entre outras ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters).


Fonte: Imprensa / Emater/RS-Ascar

VEJA TAMBÉM

bottom of page