top of page

12785 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Romaria de Ibiaçá não terá a presença de fiéis pela primeira vez na história

    Uma reunião realizada nesta terça-feira (09), no gabinete do prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cecchin, definiu os procedimentos que serão adotados na 69ª Romaria de Nossa Senhora Consoladora. Considerando o atual cenário provocado pela Pandemia de Coronavírus, e a necessidade de adotar-se medidas de controle à disseminação da doença, ficou estabelecido que o evento religioso será realizado sem a presença de público. As missas serão transmitidos pelo Facebook do Santuário Diocesano N. Sra. Consoladora. O reitor do Santuário, Pe Edio Bresolin, membros da comissão que conduz as atividades da paróquia e integrantes do Poder Público Municipal participaram do encontro e chegaram a um consenso quanto a forma de realização da Romaria. Todas as celebrações da novena serão realizadas normalmente, mas sem a presença dos fiéis. As missas, que começam no próximo dia 19, terão transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário, enquanto as portas permanecerão fechadas. A Romaria de Ibiaçá acontece todos os anos, no último fim de semana de fevereiro. Esta será a primeira vez que o evento não contará com a presença dos devotos. As praças de alimentação e o camelódromo também estão vetados. A programação do evento religioso foi divulgada na página do Santuário nas redes sociais. Confira: 19/02 - Sexta-feira - 19:30hs: Mãe que caminha com os Servidores da Romaria 20/02 - Sábado - 19:30hs: Mãe que caminha com a Família 21/02 - Domingo - 19:30hs: Mãe que caminha em busca de Perdão e Conversão 22/02 - Segunda-feira - 19:30hs: Mãe que caminha na Fraternidade Diálogo: Compromisso de Amor (CF 2021) 23/02 - Terça-feira - 19:30hs: Mãe que caminha com os que Sofrem 24/02 - Quarta-feira - 19:30hs: Mãe que caminha com os Vocacionados 25/02 - Quinta-feira - 19:30hs: Mãe que caminha com os Movimentos e Pastorais 26/02 - Sexta-feira - 19:30hs: Mãe que caminha com os Romeiros 27/02 – Sábado - 18:00hs: Terço - 19:30hs: Consoladora: Mãe que Caminha com seu Povo (encerramento da novena e coroação de Nossa Senhora). 28/02 – Domingo - 12:00hs: Consoladora: Mãe que Caminha com seu Povo (celebração de encerramento da Romaria)

  • Mudança no uso dos faróis durante o dia entra em vigor em 2021 em todo o Brasil

    A lei que prevê as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro. Dentre as alterações previstas uma trata de uma modificação na lei que determinou o uso obrigatório de faróis acesos durante o dia nas rodovias do País. Ela permanecerá em vigor. Porém, a regra sofrerá uma alteração que deve ser observada pelos motoristas sob pena de multa. A obrigatoriedade de manter os faróis acesos durante o dia permanece, assim com em túneis, sob chuva, neblina ou cerração, e à noite. A diferença é que, nesta reformulação, o equipamento só precisará estar em uso nas rodovias de pista simples. E, também não será obrigatório, se essas vias estiverem em perímetros urbanos. As novas regras valem a partir de abril de 2021. A lei dos faróis acesos durante o dia entrou em vigor no País em julho de 2016, com multa de R$ 85,13, por infração leve, e quatro pontos na carteira de habilitação. O objetivo da medida foi o de aumentar a segurança nas estradas, reduzindo o número de acidentes frontais. Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis, mesmo durante o dia, nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos. Diferente do que previa o PL original enviado pelo Executivo, a infração e a multa continuam existindo para quem desrespeitar a regra. Ainda conforme a nova lei, as luzes de rodagem diurna serão incorporadas progressivamente aos novos veículos automotores, fabricados no País ou importados, na forma e nos prazos estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). DRL A DRL, sigla de Daytime Running Lamp (Luz de Rodagem Diurna), tem ganhado cada vez mais espaço na indústria automotiva, especialmente após a publicação da Resolução 667 do CONTRAN que, entre outras coisas, determina sua obrigatoriedade para novos projetos de veículos, produzidos a partir de 2021. Diferente do farol baixo, que precisa ser acionado pelo condutor, a DRL acende automaticamente assim que o veículo é ligado. Segurança De acordo com estudos internacionais, em países norte-americanos e europeus a adoção desta prática já salvou muitas vidas. Conforme o NHTSA (Administração Nacional de Segurança de Tráfego em Rodovias), o uso de farol baixo ligado durante o dia reduz em 12% os acidentes envolvendo pedestres e ciclistas, e em 5% as colisões entre veículos. Além disso, faróis ligados durante o dia aumentam em 60% a percepção visual periférica do pedestre — o que diminui o número de atropelamentos. No Canadá, pesquisas comprovaram que, nas retas, os faróis acesos são perceptíveis a até três quilômetros de distância. A partir desse dado, o governo passou a exigir que os veículos sejam equipados com sistema que aciona os faróis assim que o carro é ligado. Fonte: Audiência Brasil

  • Equipes de saúde de Getúlio Vargas vão às ruas contra o mosquito transmissor da Dengue

    A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas está promovendo, desde o início dessa semana, uma grande mobilização para o combate do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, o Aedes Aegypti. Para isso, as equipes de agentes de saúde e agentes de endemias e da Vigilância Ambiental estão saindo às ruas para dar orientações à população para ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar criadouros do mosquito. Nesta mobilização as equipes de saúde vão às ruas e, de porta em porta, visitam residências e estabelecimentos comerciais de suas áreas de abrangência, vistoriando e dando orientações de como evitar a criação e a proliferação do mosquito transmissor dessas doenças. “Com a mão na massa” viram baldes, potes e outros, e também orientam os moradores. Os principais depósitos de larva são lixo, brinquedos, vasos de plantas, floreiras e bebedouros. De acordo com a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, a ação junto com os moradores é importantíssima para que se possa reduzir o número de focos de Aedes Aegypti na cidade. Cuidados A Secretaria Municipal da Saúde reforça que é importante que os moradores continuem a combater o mosquito, evitando manter em suas residências qualquer recipiente que possa reter água, como brinquedos, baldes e latas. É importante esvaziar e escovar as paredes internas desses recipientes, manter cisternas, caixas d´água e reservatórios provisórios de água (como tambores e barris), sempre tampados. Pneus velhos devem ser furados e mantidos em lugar protegido de chuvas. As calhas devem ser limpas periodicamente, assim como as marquises.

  • Idosos acima de 85 anos receberão doses da vacina contra a Covid-19 em casa em Estação

    Seguindo o cronograma estruturado pelos órgãos de Saúde, iniciou nesta quarta-feira (10) a imunização contra Covid-19 para os idosos acamados, acima de 85 anos e cuidadores. Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde de Estação recebeu 110 doses da vacina contra o Coronavírus. Sendo 10 unidades destas destinadas aos profissionais da saúde que faltavam receber a aplicação e 100 doses para o grupo de idosos acamados e um cuidador por família. Após a imunização destes, os idosos acima de 85 anos estarão sendo imunizados, todos receberão a dose em casa, nossa equipe está se deslocando durante esta semana para realizar a aplicação. Salientamos que todos aguardem em suas residências, pois seguindo os critérios de idade, cada cidadão receberá sua dose. A Secretaria reforça que está seguindo a nota de recomendação da Secretaria Estadual de Saúde e o Plano Nacional Imunização.

  • Ipiranga do Sul: começou a reserva de mudas frutíferas e ornamentais

    A Secretaria do Meio Ambiente de Ipiranga do Sul comunica que, no período de 22/02 a 22/0,5 estará realizando reservas de eucaliptos, além de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. As reservas fazem parte do Programa Promure e podem ser feitas junto à Secretaria de Meio Ambiente. Outras informações pelo telefone 33361001.

  • Trabalhador que recusar vacina pode ser demitido por justa causa, diz MPT

    Os trabalhadores que se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19 sem apresentar razões médicas documentadas poderão ser demitidos por justa causa, de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A orientação do órgão é para que as empresas invistam em conscientização e negociem com seus funcionários, mas o entendimento é de que a mera recusa individual e injustificada à imunização não poderá colocar em risco a saúde dos demais empregados. No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que, embora não possa forçar ninguém a se vacinar, o Estado pode impor medidas restritivas a quem se recusar a tomar o imunizante. Apesar de nenhum governo até o momento ter anunciado sanções aos negacionistas da vacina, essas medidas poderiam incluir multa, vedação a matrículas em escolas e o impedimento à entrada em determinados lugares. Um guia interno elaborado pela área técnica do MPT segue o mesmo critério. “Como o STF já se pronunciou em três ações, a recusa à vacina permite a imposição de consequências. Seguimos o princípio de que a vacina é uma proteção coletiva. O interesse coletivo sempre vai se sobrepor ao interesse individual. A solidariedade é um princípio fundante da Constituição”, diz o procurador-geral do MPT, Alberto Balazeiro. Ainda assim, a orientação do MPT é de que as demissões ocorram apenas como última alternativa após reiteradas tentativas de convencimento por parte do empregador da importância da imunização em massa. “Na questão trabalhista é preciso ter muita serenidade. A recusa em tomar vacina não pode ser automaticamente uma demissão por justa causa. Todos temos amigos e parentes que recebem diariamente fake news sobre vacinas. O primeiro papel do empregador é trabalhar com informação para os empregados”, diz o procurador-geral. Ele lembra que toda empresa precisa incluir em seu Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) o risco de contágio de covid-19 e considerar a vacina no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), a exemplo do uso de máscaras, que já se tornou obrigação básica no ambiente de trabalho desde o começo da pandemia. “Não são meros protocolos de papel, eles têm que ser levados a sério. É obrigação do empregador ter o fator covid-19 como risco ambiental e a vacina como meio de prevenção. Ter planejamento é fundamental e gera a simpatia dos órgãos de fiscalização”, recomenda. Balazeiro enfatiza que a exigência da vacina no trabalho deve seguir a disponibilidade dos imunizantes em cada região e o Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, que determina quais grupos têm prioridade na fila da vacinação. A partir da disponibilidade da vacina para cada grupo, caberá ao trabalhador comprovar a sua impossibilidade de receber o imunizante com a apresentação de laudo médico. Mulheres grávidas, pessoas alérgicas a componentes das vacinas ou portadoras de doenças que afetam o sistema imunológico, por exemplo, podem ser excluídas da vacinação. Nesses casos, a empresa precisará negociar para manter o funcionário em home office. “A saúde não se negocia quanto ao conteúdo, mas sim quanto à forma. Não posso negociar para que uma pessoa não use máscara, mas posso negociar se ela vai ficar em casa. O limite é a saúde, que é um bem coletivo”, acrescenta. Por isso, para proteger os demais funcionários, o empregador deve impedir a permanência no ambiente de trabalho de quem não se imunizar. “E sem uma recusa justificada, a empresa pode passar ao roteiro de sanções, que incluem advertência, suspensão, reiteração e demissão por justa causa. A justa causa é a última das hipóteses. O guia do MPT não é um convite à punição, mas à negociação e à informação. O que não pode é começar com justa causa nem obrigar ninguém a trabalhar em condições inseguras.” Na demissão por justa causa, o trabalhador fica sem vantagens da rescisão, com direito apenas ao recebimento do salário e das férias proporcionais ao tempo trabalhado. Por outro lado, fica impedido de receber o aviso prévio e 13.° salário proporcional. Além disso, o empregador não precisa pagar a multa rescisória de 40% do FGTS, enquanto o trabalhador fica barrado de habilitar o seguro-desemprego e sacar o Fundo. Fonte: Estadão via Isto É Dinheiro

  • Mais de 7,5 milhões podem sacar o PIS/Pasep nesta terça-feira (8)

    O direito a receber o Abono Salarial 2020/2021 está previsto para os trabalhadores inscritos no PIS há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019 Com a antecipação do pagamento do PIS/Pasep 2020/2021, os trabalhadores nascidos em maio e junho podem sacar o dinheiro a partir desta terça-feira, 9. O anúncio foi feito na última semana pelo governo federal e pela Caixa. Anteriormente, o dinheiro seria pago a partir do dia 17 de março. Segundo a Caixa, mais de 7,5 milhões de trabalhadores terão direito ao saque do benefício nessa etapa do calendário, totalizando mais de R$ 5,9 bilhões em recursos disponibilizados. Os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem. O direito a receber o Abono Salarial 2020/2021 é garantido aos trabalhadores inscritos no PIS há pelo menos cinco anos e que tenham trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou eSocial, conforme categoria da empresa. Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil. Como receber Os trabalhadores nascidos em março, abril, maio e junho, caso tenham contas na Caixa, poderão movimentar os valores com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking Caixa, pelo celular ou computador. Para quem não tem, foram abertas de forma automática e gratuita Contas Poupança Social Digital que são movimentadas pelo Caixa Tem. Nos casos em que o valor do abono salarial não possa ser creditado em conta existente ou em Conta Poupança Social Digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o cartão do cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui, bem como nas agências, a partir do dia 11 de fevereiro. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021. Veja os calendários Nas agências da Caixa NASCIDOS EM RECEBEM A PARTIR DE RECEBEM ATÉ JULHO 16/07/20 30/06/21 AGOSTO 18/08/20 30/06/21 SETEMBRO 15/09/20 30/06/21 OUTUBRO 14/10/20 30/06/21 NOVEMBRO 17/11/20 30/06/21 DEZEMBRO 15/12/20 30/06/21 JANEIRO 19/01/21 30/06/21 FEVEREIRO 19/01/21 30/06/21 MARÇO 11/02/21 30/06/21 ABRIL 11/02/21 30/06/21 MAIO 11/02/21 30/06/21 JUNHO 11/02/21 30/06/21 Nas agências do Banco do Brasil FINAL DA INSCRIÇÃO RECEBEM A PARTIR DE RECEBEM ATÉ 0 16/07/20 30/06/21 1 18/08/20 30/06/21 2 15/09/20 30/06/21 3 14/10/20 30/06/21 4 17/11/20 30/06/21 5 19/01/21 30/06/21 6 e 7 11/02/21 30/06/21 8 e 9 11/02/21 30/06/21 Fonte: Exame.com

  • Órgãos de trânsito podem voltar a emitir documentos de veículos em papel

    Contran atendeu à decisão judicial; desde o início do ano, Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) é exclusivamente digital O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) suspendeu, nesta terça-feira (9), dois trechos de uma resolução de dezembro do ano passado que proibiam os órgãos de trânsito de emitirem o Certificado de Registro de Licenciamento (CRLV) em meio físico - isto é, de imprimir o documento do carro. Desde o início deste ano, todos os documentos dos veículos são exclusivamente digitais. A decisão do Contran atende a uma liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), no Rio Grande do Sul. A decisão é do dia 1º de fevereiro, divulgada nesta segunda-feira (8) pelo Tribunal e vale para todo o país. A desembargadora federal Marga Inge Barth Tessler reconheceu um recurso do Conselho Federal dos Despachantes Documentalistas do Brasil (CFDD/BR) e de mais três entidades de despachantes do estado de Santa Catarina. As entidades alegam que a emissão dos documentos de forma exclusivamente digital contraria a lei 14.071/2020, assinada em outubro no ano passado pelo governo federal, com previsão de 180 dias para entrar em vigor, o que acontece em 12 de abril. Um dos artigos da lei assegura a emissão dos documentos tanto por meio físico ou digital, de acordo com a preferência dos motoristas. Conforme lembram os autores da ação, cerca de 46 milhões de brasileiros sofrem com a exclusão digital e não têm acesso à internet. No entendimento da magistrada, o conselho "não estaria sendo razoável ao atuar em direção contrária a uma nova legislação prestes a entrar em vigência". “Cabe consignar que não se está contra a digitalização dos respectivos documentos - cuja finalidade é nobre -, mas apenas sensível em dar uma opção aos excluídos, como fez o legislador ao editar a Lei nº 14.071/2020. Os inclusos no universo digital poderão, e certamente o farão, se utilizar da nova sistemática”, concluiu a desembargadora. Fonte: G1 RS

  • Direções da AMAU e do Cirau visitam usina de asfalto em Ipiranga do Sul

    Com a perspectiva de incentivar o desenvolvimento e a integração gerando economia aos cofres dos municípios a partir da viabilização de pavimentação asfáltica, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Paulo Polis; o 1º vice-presidente da entidade, Neninho; e o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (Cirau) e 2º vice-presidente da AMAU, Beto Bordin; estiveram nesta segunda-feira (8) em Ipiranga do Sul a fim de conhecer o processo técnico e legal para viabilizar parceria que permita a utilização da usina de asfalto em funcionamento no município desde o fim de 2020. Na ocasião, os dirigentes foram recebidos pelo prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Sana, que explicou o funcionamento da unidade, que tem capacidade de produzir de 7 a 8 mil toneladas de asfalto quente por mês. Nos próximos dias, está prevista nova reunião com os jurídicos da AMAU, Cirau e prefeito de Ipiranga para o encaminhamento do tema. Segundo Paulo Polis, a visita foi bem sucedida, e representou um primeiro passo de muitos que virão. O coordenador administrativo do Cirau, Ivonir Santolin, o vice-prefeito de Ipiranga, Fabiano Klein, e o secretário Executivo da AMAU, Dino Tomazelli, também participaram do encontro. Saiba mais A usina de asfalto de Ipiranga do Sul já realizou serviços no próprio município (700 toneladas) e via termo de cooperação, com Quatro Irmãos (400 toneladas). O asfalto quente (CBUQ) gera mais eficiência na aplicação e qualidade à pavimentação. A usina de Ipiranga do Sul é uma ‘Ammann Prime 100’, com produção máxima de 80 a 100 toneladas por hora.

  • Petrobras aumenta preço da gasolina em cerca de 8% nas refinarias

    A Petrobras anunciou na segunda-feira (8) um aumento de cerca de 8% no preço da gasolina a ser vendido pelas refinarias para as distribuidoras. Com isso, o preço médio do litro do combustível subiu R$ 0,17 e passará a ser de R$ 2,25 a partir de amanhã (9). Já o óleo diesel aumentou cerca de 6% (R$ 0,13 por litro) e passará a custar R$ 2,24 também a partir de amanhã (9). O GLP (gás liquefeito de petróleo), o gás de botijão, também terá aumento no preço: cerca de 5% (R$ 0,14 por kg). Com o reajuste do preço, o gás de botijão passará a custar 2,91 por kg (ou R$ 37,79 por 13 kg). “Importante ressaltar que os valores praticados nas refinarias pela Petrobras são diferentes dos percebidos pelo consumidor final no varejo. Até chegar ao consumidor, são acrescidos tributos federais e estaduais, custos para aquisição e mistura obrigatória de biocombustíveis pelas distribuidoras, no caso da gasolina e do diesel, além dos custos e margens das companhias distribuidoras e dos revendedores de combustíveis”, informa nota divulgada pela empresa. Fonte: Agência Brasil

  • Erebango: aulas presenciais estão previstas para começar no dia 17 de fevereiro

    A equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Erebango reforça os trabalhos na manutenção e adequação dos espaços escolares, tendo em vista o compromisso de deixá-los em perfeito funcionamento até o dia 17 deste mês, data prevista para o início da retomada das aulas. A equipe da Secretaria atua em conjunto com a pasta de Obras, está fazendo reparos nas estruturas e também com a Secretaria de Saúde, a fim de cumprir todas as exigências sanitárias que são essenciais para o retorno. De acordo com a secretária municipal de Educação, Milena Hoppen Zanata, a primeira preocupação está na acolhida segura de alunos e educadores. Em seguida serão realizadas avaliações diagnósticas. “A partir dessa pesquisa, os professores irão trabalhar com aulas de reforço e outras estratégias de recuperação e nivelamento”, destaca. Na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alma as atividades serão totalmente presenciais, porém, com 50% da capacidade de alunos. Já na Escola Municipal 11 de Abril, algumas turmas terão que adotar o modelo híbrido, sistema em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e práticas domiciliares, semanalmente. Planos de contingência e treinamento A secretária ressalta que foram criados planos de contingência e todos os profissionais envolvidos no processo educativo irão participar de treinamento quanto ao uso dos itens de proteção contra a covid-19. “Também foi providenciada a compra de equipamentos, máscaras, dispensers para álcool em gel que serão disponibilizados nas salas de aula, tapetes sanitizantes e termômetros digitais”, salienta. Do mesmo modo, as salas de aula bem como os demais espaços internos e externos estarão demarcados, respeitando o distanciamento exigido de 1,5 metro. “O início das aulas não será exatamente como pensamos, em razão da pandemia, mas precisamos dar esse pontapé inicial para, de forma gradual e ponderada, retomarmos o foco na educação e na formação de alunos e professores”, reitera Milena. Nesta semana será realizada mais uma reunião para ajustar os últimos detalhes para a volta dos trabalhos. Fonte: Imprensa Prefeitura de Erebango

  • Ipiranga do Sul: quem pagar IPTU em parcela única até 31 de março tem 10% de desconto

    O governo de Ipiranga do Sul informa que o vencimento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em parcela única, com desconto de 10%, vai até 31 de março. Quem preferir, poderá parcelar em quatro parcelas, com vencimento nas seguintes datas: 30 de abril 31 de maio 30 de junho 1º de agosto. Outras informações, pelo telefone 3336 1001.

  • MEC publica relação de aprovados na segunda chamada do Prouni

    O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (8) a relação de candidatos aprovados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2021. O prazo para que os selecionados comprovem as informações que foram prestadas na inscrição encerrará no dia 24 de fevereiro. A lista com o nome dos selecionados para o primeiro processo seletivo de 2021, bem como o cronograma do programa, pode ser acessada por meio do site do Prouni. Neste ano, o programa oferece bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. Mais de 162 mil bolsas estão sendo ofertadas nesta edição do Prouni. Desse total, 52.839 são para cursos na modalidade de educação à distância. Critérios Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). É necessário também que o interessado tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos. É preciso ainda que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Excepcionalmente neste ano, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019, uma vez que as provas do Enem 2020 foram adiadas em razão da pandemia da covid-19 e apenas o primeiro dia de provas foi realizado. Fonte: Agência Brasil

  • Getúlio Vargas vai receber 340 doses em nova remessa de vacinas da Coronavac

    Doses chegaram no domingo (7) ao RS; elas serão destinadas a vacinar profissionais da saúde e 43% de idosos com 85 anos ou mais O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã deste domingo (7/2), 193,2 mil doses da CoronaVac, do Instituto Butantan. O avião com os frascos chegou ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 10h50. Com esta quarta remessa de vacinas contra a Covid-19 enviada pelo Ministério da Saúde (MS), o governo do Estado iniciará a segunda fase de imunização, incluindo idosos acima de 85 anos, além de ampliar a cobertura dos profissionais da saúde. Do aeroporto, as doses seguiram para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). A distribuição para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) será realizada no início da manhã de segunda-feira (8), com a mesma logística utilizada nas outras vezes, com apoio aéreo e terrestre. Idosos e profissionais da saúde A expectativa, com a nova remessa, é vacinar 43% dos idosos com 85 anos ou mais (cerca de 150 mil pessoas) e, ainda, atingir 78% do grupo de profissionais da saúde (mais 44,3 mil doses para esses trabalhadores). A região do Litoral receberá a quantidade equivalente para vacinar 100% das pessoas da faixa-etária desta fase, levando em consideração um grande volume de idosos que está com residência na praia, até mesmo em função do verão e da pandemia, explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. Diferentemente da primeira remessa de vacinas recebidas, todas as 193,2 mil doses serão repassadas e utilizadas para a primeira aplicação, sem reserva pelo Estado. “Estamos seguros de receber doses suficientes em tempo hábil para a segunda aplicação de todos que receberem a primeira”, explicou a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Cynthia Molina Bastos. Cabem às prefeituras organizar a aplicação das doses e divulgar aos moradores como ocorrerá o processo em cada município, seja de forma presencial nas unidades de saúde, por drive-thru ou outro formato. A recomendação da Secretaria da Saúde (SES) é para que seja feito um pré-cadastro da população-alvo e, se possível, com agendamento prévio, de forma a evitar aglomeração nos locais de vacinação e também desperdício, já que cada frasco-ampola da CoronaVac contém dez doses que devem ser aplicadas de forma sequencial e imediata. Além disso, a SES reforça a necessidade de cadastrar cada dose aplicada no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e no formulário de controle do Estado. “É importante que todos estejam atentos à forma como o seu município se organiza para garantir a imunização dos idosos das suas famílias, e os municípios devem estar comprometidos a organizarem para que essa vacina chegue às pessoas que estão nessa faixa etária, mais de 85 anos, de forma adequada, sem gerar situações de aglomeração”, reforçou o governador Eduardo Leite durante transmissão ao vivo nas redes sociais na última sexta-feira (5/2). Painel de vacinas Com as 511,2 mil doses já recebidas, o Estado vacinou até agora quase 230 mil pessoas com ao menos a primeira dose. São 187 mil profissionais da saúde, 33,2 mil moradores de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), 7,8 mil indígenas e 1,4 mil pessoas portadoras de deficiência institucionalizadas. Esta é a quarta remessa de vacinas recebidas pelo Estado. O primeiro lote, com 341,8 mil vacinas CoronaVac, chegou em 18 de janeiro. Outras 116 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca foram recebidas em 24 de janeiro, e a terceira remessa, 224,2 mil doses da CoronaVac, no dia 1º de fevereiro. Acompanhe a atualização diária de vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no RS em vacina.saude.rs.gov.br. Lista de distribuição de vacinas por Coordenadoria Regional de Saúde. Lista de distribuição de vacinas por município. Município Novas doses Trab. Saúde 43% Idosos 85 anos ou mais Erebango 10 50 Erechim 330 1340 Estação 10 100 Floriano Peixoto 10 40 Get. Vargas 50 290 Ipiranga do Sul 10 40 Passo Fundo 1330 2170 Quatro Irmãos 10 30 Sertão 20 100 ** Fonte: Imprensa governo do RS

  • Getúlio Vargas e região estão na bandeira laranja no modelo de distanciamento controlado

    Na classificação prévia divulgada na sexta (5), 13 regiões estão com alto risco epidemiológico Na semana em que completa nove meses, o modelo de Distanciamento Controlado, lançado no dia 10 de maio de 2020, indica que a maioria das regiões está com alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus no mapa preliminar da 40ª rodada. Divulgada nesta sexta-feira (5), a classificação prévia traz 13 regiões em bandeira vermelha – duas a mais do que na rodada anterior. As outras oito regiões receberam bandeira laranja. Veja a classificação prévia da 40ª rodada em distanciamentocontrolado.rs.gov.br. Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a redução no número de pacientes confirmados com coronavírus em leitos clínicos (-7%) e um leve aumento nos leitos de UTI (+3%). Contabilizando o pequeno aumento do total de leitos e também dos confirmados com Covid-19 em UTI, verifica-se estabilidade no número total de leitos de UTI ocupados em todo o Rio Grande do Sul. Na 40ª semana do Distanciamento Controlado, houve também redução nos registros de novas hospitalizações (-19%), de casos ativos (-17%) e de óbitos por Covid-19 (-15%). Embora os dados indiquem estabilização e a vacinação será ampliada com a expectativa de envio de novas doses ao Rio Grande do Sul neste final de semana, as cores do mapa preliminar alertam para a gravidade da situação no Estado. Com a proximidade do Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante, evitar aglomerações e uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras. R16: de vermelha para laranja Dentre as alterações mais significativas da região de Erechim, a qual pertence Getúlio Vargas, destacam se a redução de 67% no número de óbitos nos últimos sete dias (de três para um); queda de 53% no número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias (de 17 para oito casos) e número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 por 100 mil habitantes (de 7,08 para 3,33); bem como no aumento de 30% de leitos de UTI livres por leitos de UTI ocupados por pacientes Covid (de 0,55 para 0,72). Contribuiu para a região de Erechim vir a ser avaliada em bandeira de risco menor o fato de o indicador de incidência de hospitalização estar avaliado na cor laranja nesta semana, o que fez a salvaguarda da bandeira vermelha da macrorregião Norte não ser aplicada para a região. Clique aqui e acesse a nota técnica com as justificativas de classificação das regiões. Destaques da 40ª rodada O número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid reduziu 19% entre as duas últimas semanas (961 para 783); O número de internados em UTI por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) aumentou 4% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (931 para 970); O número de internados em leitos clínicos com Covid no RS reduziu 7% entre as duas últimas quintas-feiras (973 para 902); O número de internados em leitos de UTI com Covid no RS aumentou 3% entre as duas últimas quintas-feiras (793 para 813); O número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid no RS aumentou 1% entre as duas últimas quintas-feiras (de 687 para 697); O número de casos ativos reduziu 17% entre as últimas semanas consideradas (de 23.533 para 19.470); O número de registros de óbito por Covid reduziu 15% entre as duas últimas quintas-feiras (de 371 para 314); As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos 7 dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (151), Caxias do Sul (127), Passo Fundo (66) e Canoas (51). Comparativo: situação entre 7 de janeiro e 4 de fevereiro O número de novos registros semanais de hospitalizações confirmadas com Covid reduziu 50% no período (1.567 para 783); O número de internados em UTI por SRAG reduziu 4% no Estado no período (1.008 para 970); O número de internados em leitos clínicos com Covid no RS reduziu 21% no período (1.147 para 902); O número de internados em leitos de UTI com Covid no RS reduziu 6% no período (869 para 813); O número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid no RS aumentou 15% no período (de 605 para 697); O número de casos ativos reduziu 28% no período (de 27.200 para 19.470); O número de óbitos por Covid acumulados em 7 dias reduziu 25% no período (de 421 para 314). Fonte: Imprensa governo do RS

  • Preço da gasolina pode subir até 12% nos próximos 15 dias

    O preço da gasolina na bomba deve sofrer um reajuste de até 12% nos próximos 15 dias, influenciado pelo desempenho do custo do barril do petróleo nos mercados interno e externos. A previsão é da Ativa Investimentos que também estima que o aumento pode ser aplicado de forma fracionada, ou seja, parcelado em duas vezes. Desde que a Petrobras retomou a política de seguir os preços internacionais, em 2016, aumentou a previsibilidade de seus reajustes, diz Étore Sanchez, economista-chefe da Ativa Investimentos. A consultoria também estima que o reajuste na refinaria terá impacto no IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo) de março. Na sexta-feira (05), o barril do petróleo girava em torno de US$ 60 (R$ 323,02). Sanchez diz que a metodologia aplicada pela consultoria para o cálculo do reajuste vem permitindo uma margem constante de acertos desde setembro do ano passado. Para Adriano Pires, economista e diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), a política de reajuste da Petrobras está correta. “A companhia persegue a tendência do mercado internacional. Se lá aumentar, ela precisa reajustar aqui e certamente haverá reflexo na bomba”, comenta Pires. O especialista destaca que a elevação no preço do barril do petróleo refletirá no valor da gasolina e do diesel por causa da defasagem sofrida em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus. “O preço dos combustíveis deve subir mais no Brasil em 2021 com a retomada da economia mundial impulsionada pela chegada das vacinas.” Fonte: O Sul

  • Campanha de coleta do lixo eletrônico acontece em maio em Estação

    A Prefeitura de Estação, através da Secretaria do Meio Ambiente, promove mais uma Campanha de Recolhimento do Lixo Eletrônico. Entrega: Parque de Máquinas Municipal, Nos dias:03 até 31 de maio. Confira, na imagem abaixo, os materiais que podem e não podem ser descartados nesta campanha:

  • Estação: secretaria orienta sobre poda de árvores e manutenção das áreas verdes

    Os procedimentos de manejo da arborização urbana, podas e supressões, fazem parte do cotidiano das pessoas. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Estação lembra que todas as árvores localizadas em áreas públicas, seja nas praças, nos parques, nos passeios das vias e nos canteiros, são de propriedade pública, ou seja, todas as pessoas possuem o dever de preservá-las. Porém, a responsabilidade pelo manejo das mesmas é do município, por meio da prefeitura. A prefeitura, por meio do Departamento de Meio Ambiente, poderá conceder as autorizações necessárias quando da necessidade de intervenção, seja na forma de poda, supressão, transplante e/ou plantio. Antes de executar qualquer intervenção, deve-se primeiramente consultar o Departamento de Meio Ambiente do Município, pois o corte sem autorização em áreas públicas é considerado crime de acordo com a Lei dos Crimes Ambientais, podendo acarretar em processo judicial e multas. As árvores necessitam de cuidados que podem ser realizados por meio de poda de manutenção e limpeza, evitando problemas futuros com galhos secos, que venham a cair, além da eliminação de focos de fungos e plantas parasitas, que enfraquecem os galhos. O que não é permitido é a poda drástica, ou seja, retirada de toda a copa da árvore adulta, que pode ocasionar em perda das condições vitais da planta. Nas áreas particulares, o manejo das árvores é de responsabilidade do proprietário e o Departamento de Meio Ambiente do Município presta orientações de como o cidadão deve proceder com esse manejo, inclusive por meio de vistorias e emissão de autorizações mediante preenchimento de formulário específico. A melhor época para fazer a poda, é em períodos mais secos, de maio a agosto, não devendo ultrapassar 30% do volume total da copa da árvore. Os períodos chuvosos podem contribuir com a contaminação por fungos e bactérias resultando no seu apodrecimento. A arborização urbana é de grande importância para a qualidade de vida de toda a população. Entre os benefícios das árvores podemos citar funções como filtrar o ar, absorver a água das chuvas, diminuir a poluição sonora, diminuir os efeitos das ilhas de calor, aliviar o estresse das pessoas e animais, absorvem gás carbônico, além de embelezar.

  • AMAU recebe doação de 250 protetores faciais

    A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) recebeu na sexta-feira (5) um reforço no enfrentamento ao Coronavírus. Por meio da Engie Brasil Energia, através da Usina Hidrelétrica Itá em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), foram doados 250 protetores faciais (Face Shields), que serão destinados aos municípios da Região de Saúde 16. Conforme a direção da AMAU, sem a solidariedade e o comprometimento dos parceiros, certamente, o combate à pandemia seria ainda mais difícil. Por isso, a entidade agradece a todos e diz seguir aberta a novas aproximações e ações que visem garantir a segurança e o bem-estar da população regional. Saiba mais Desde o início da pandemia, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU já repassou aos municípios alvo de monitoramento – via parcerias e doações – máscaras de proteção individual, testes rápidos, álcool glicerinado a 80% e etílico a 70%, termômetros infravermelho, cobertores (reserva indígena) e valores financeiros aos hospitais com alas Covid, para aquisição e confecção de EPIs.

  • Abertas inscrições para cursos à distância sobre Educação Financeira

    As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro no portal Defesa do Consumidor Estão abertas as inscrições para cursos à distância sobre Educação Financeira, que será realizado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), por meio da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Serão oferecidos os cursos: Planejar para realizar Sonhos; Dominando emoções e criando novos hábitos e Inteligência financeira; Saia do Sufoco; Práticas Abusivas; e Vício do Produto e do Serviço. Podem se inscrever nos cursos os membros do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor ou qualquer pessoa maior de 16 anos. Os participantes receberão certificado de extensão pela Universidade de Brasília (UnB). Todos os cursos terão carga horária de 20 horas semanais, com duração de quatro semanas. Além disso, todos ocorrerão na modalidade a distância e são divididos por módulos. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de fevereiro no portal Defesa do Consumidor

BUSCA PELO SITE

bottom of page