12805 resultados encontrados com uma busca vazia
- Vacinas da Janssen chegam ao RS e serão distribuídas na segunda, dia 5
As 202.850 doses da vacina contra a Covid-19 da Janssen que chegaram ao Estado neste sábado (3/7) serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) na segunda-feira (5/7). O avião com o carregamento, vindo de Guarulhos (SP), pousou no aeroporto de Porto Alegre às 14h10. A definição sobre a distribuição foi pactuada entre gestores estaduais e municipais em reunião extraordinária e virtual da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) na manhã deste sábado (3), para dar agilidade à entrega das vacinas à população gaúcha. A distribuição será realizada juntamente com a remessa de Pfizer (136.890 doses), que chegou a Porto Alegre em avião que pousou à 0h10 deste sábado (3). Cada CRS deverá buscar os imunizantes na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. As 186.750 doses da Astrazeneca que chegaram em o avião que pousou às 19h10 deste sábado (3) não deverão ser distribuídas de imediato, uma vez que estão reservadas para a aplicação da segunda dose. O total enviado pelo Ministério da Saúde neste sábado (3) em três voos – desde a madrugada até o início da noite – somou 526.490 vacinas contra a covid-19. Acesse planilha com a distribuição das doses de Janssen por município Acesse planilha com a distribuição das doses de Pfizer por município Acompanhe a vacinação no Rio Grande do Sul pelo site vacina.saude.rs.gov.br Fonte: Ascom SES
- Erebango: vacinação contra a Covid-19 se estende a pessoas de 40 anos na quarta-feira (07)
A equipe de Imunização da Secretaria de Saúde de Erebango informa que, já está organizado mais um cronograma referente à Campanha de Vacinação contra a covid-19. As etapas e critérios seguem o Plano Municipal em conformidade com o Ministério da Saúde. A partir desta segunda-feira (5), podem receber a dose as pessoas de 45 e 44 anos, sem comorbidades; na terça-feira, os munícipes de 43 e 42 anos e na quarta-feira, quem tem 40 e 41 anos de idade. “Na metade da semana vamos verificar o número de doses e a possibilidade de abrirmos a imunização para mais públicos, sendo que há previsão do governo estadual de recebermos um novo quantitativo de doses nesta semana”, destaca a técnica de Enfermagem, Cristiane Dallanora de Vargas. Na manhã de sexta-feira (2) o município recebeu 103 doses para primeira aplicação e 95 para segunda (AstraZeneca/Oxford e Pfizer/BioNTech).
- Párocos de Getúlio Vargas visitam a prefeitura de Floriano Peixoto
Na tarde de de sexta-feira (02), o Prefeito de Floriano Peixoto, Orlei Giaretta, recebeu no gabinete municipal da Prefeitura a ilustre visita do Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Getúlio Vargas Padre Valtuir Bolzan acompanhado do Padre Giovani Momo. Momento em que os mesmos vieram estender o convite para o prefeito Orlei estar participando de uma Solene Celebração Eucarística dos 50 anos da Diocese de Erexim, a realizar-se dia 1° de Agosto, às 16 h, na Catedral São José. Devido às restrições sanitárias da prevenção à Covid-19, quem quiser acompanhar a celebração poderá estar fazendo pelas redes sociais do Santuário Nossa Senhora de Fátima.
- Prefeitura de Getúlio Vargas quita financiamento com o Badesul e dívida com a RGE
A contratação do empréstimo com o Badesul, que foi utilizado para asfaltamento de diversas ruas da cidade, aconteceu em 16 de junho de 2016, sendo o valor de R$ 831.855,52 liberado em três parcelas, sendo a primeira em janeiro de 2017, no valor de R$ 150.000,00; a segunda em março de 2017, no valor de R$ 156.128,81; e a terceira também em março de 2017, no valor de R$ 525.726,71. Houve uma amortização de juros a partir de março de 2017 e a amortização do débito a partir de julho de 2017, com término em junho de 2021, totalizando 48 parcelas. Este financiamento possibilitou o asfaltamento de 10 quadras da Rua Professor Francisco Stawinski, trecho compreendido entre as Ruas Pedro Toniolo e Rua Major Manoel Nunes da Costa. A dívida com a RGE, herdada de governos passados, foi integralmente quitada em dezembro de 2020. Foram pagas 120 parcelas, cujo início foi em 25 de fevereiro de 2011 e término em 25 de janeiro de 2021, porém o pagamento da parcela de janeiro deste ano foi antecipada para dezembro de 2020. O pagamento deste parcelamento foi feito integralmente com recursos próprios do Governo Municipal, do caixa da Prefeitura. Essa dívida foi oriunda do não pagamento das taxas mensais de iluminação pública da cidade de Getúlio Vargas, desde o ano 2000, cujo valor corrigido ultrapassava R$ 12 milhões. Após diversas propostas e contrapropostas acertou-se o valor de R$ 9.417.503,59, que foram pagas em parcelas de R$ 35.883,28, durante o período de 10 anos, mais uma parcela adicional por ano, referente a acréscimos. Na negociação foi concedido um desconto de R$ 5.111.509,99 ao município, havendo pontualidade no pagamento, o que ocorreu durante todo o período.
- Prefeitura de Ipiranga do Sul antecipa 50% do 13º dos servidores
O governo de Ipiranga do Sul realizou a antecipação de 50% do 13° salário dos servidores municipais ativos e aposentados do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Marco Antonio Sana na manhã de quarta-feira, 30/06, e o pagamento já foi realizado junto com a remuneração do mês de junho de 2021. Para o prefeito Sana a antecipação está sendo possível diante do esforço realizado pelas Secretarias da Administração e das Finanças, no ajuste de contas e controle de gastos implementados e no trabalho da gestão. “Mesmo com a pandemia os servidores não pararam as suas atividades e merecem o nosso reconhecimento”, agradeceu. O vice-prefeito Fabiano Klein acredita que a iniciativa visa reconhecer o trabalho dos 155 funcionários e deve aquecer o mercado local diante de um período de crise agravada pela pandemia. Conforme o secretário de Finanças, Dinamar Folle, será adiantado R$ 241.942,07 (duzentos e quarenta e um mil novecentos e quarenta e dois reais e sete centavos) que serão injetados na economia local e regional. “É o resultado do esforço conjunto das secretarias em favor do controle dos gastos e da preservação do patrimônio público”, enfatizou o secretário Folle.
- Execução de obras na Transbrasiliana deve custar R$ 300 milhões
A execução das obras de pavimentação dos 68,4 quilômetros da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, no trecho que liga Passo Fundo a Erechim, está estimada em R$ 300 milhões, segundo afirmou o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Antônio Santos Filho, em reunião virtual com lideranças políticas e empresariais regionais na quarta-feira (30). Mesmo que, segundo ele, o Governo Federal tenha conhecimento da importância da rodovia para o desenvolvimento socioeconômico e para o escoamento da produção agrícola, uma questão “orçamentária crítica” impede que os recursos sejam liberados integralmente pelos cofres da União. Com isso, ponderou o presidente da Acisa, Cássio Gonçalves, será preciso concentrar esforços para conseguir a liberação de emendas parlamentares junto à bancada gaúcha na Câmara dos Deputados. “Precisamos trabalhar em buscar uma celeridade, pressionar o governo para que a conclusão do projeto seja realizada em 2022”, mencionou. Quarta maior rodovia do país, a Transbrasiliana se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200km. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho ainda não pavimentado da via e é uma reivindicação histórica da comunidade regional. “No entorno, temos 500 hectares de agrícolas com uma produção de 60 a 65 sacas por hectare. Estamos falando de R$ 4,5 bilhões de produção direta de grãos, sem considerar os insumos”, destacou Gonçalves. Com a rodovia deficitária em termos de infraestrutura, o custo para produtores e empresários acaba sendo elevado. Uma das alternativas consideradas, explicou o presidente da Acisa, é conseguir a liberação das emendas em parcelas durante três anos com a complementação do Governo Federal. Um pouco mais complexo, o outro estudo para assegurar as obras de pavimentação envolve a possibilidade de concessão da rodovia com pedageamento em um movimento de negociação que envolve as cidades da região. Uma demanda histórica Há 50 anos, as comunidades dos municípios de Paulo Bento, Jacutinga, Quatro Irmãos, Ipiranga do Sul, Estação, Getúlio Vargas, Sertão e Coxilha, que ficam às margens da BR-153, reivindicam o asfaltamento do trajeto pelo impacto direto no escoamento da produção regional agrícola e para o desenvolvimento econômico, agora limitados pela precariedade da infraestrutura logística do trecho. Em 2015, a Universidade de Passo Fundo (UPF), junto aos Coredes Produção e Norte e pela URI, criou o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR-153. Desde então, foram diversas mobilizações foram organizadas para sensibilizar as autoridades públicas para a conclusão da pavimentação desse corredor rodoviário. Em abril do ano passado, a Rudra Engenharia Ltda, empresa vencedora do processo licitatório, iniciou o trabalho de elaboração do projeto técnico para o asfaltamento do trecho. Fonte: Jornal O Nacional
- Floriano Peixoto: lotérica abre as suas portas
Na manhã da última quarta-feira (30/junho), o município de Floriano Peixoto passou a contar com um novo empreendimento, abriu as suas portas a Lotérica Floriano Peixoto. Ela está localizada na Rua Alfredo Johannes Ducker,n° 1643 (próxima a Comercial Variedades). A Lotérica ofertará muitos serviços aos munícipes florianenses, bem como: Pagamentos de Boletos da Caixa e de outros bancos no valor de até R$ 2.000,00 por boleto; Depósitos de até R$ 2.000,00; Saque de até R$ 3.000,00; Seguro amparo (seguro de vida que é pago somente uma vez por ano); Seguro de casas; Abertura de conta; Consignados; Cobrança da tarifa de telefone; Jogos; Pagamento da fatura avulsa do cartão de crédito; Xcap ; Licenciamento; IPVA; DPVAT; Pagamentos (FGTS, GPS, INSS, bolsa família, seguro desemprego, abono salarial, se tiver o cartão cidadão ou cartão da caixa). O horário de atendimento será, das: 8h30 ás 12h – 13h30 ás 18h. Na manhã da quinta-feira (1º/julho) o Governo Municipal de Floriano Peixoto, representado pelo Prefeito Orlei Giaretta e o Vice Odacir Malacarne, estiveram no novo empreendimento, momento em que deram as boas vindas à nova lotérica, colocando o município de Floriano Peixoto a disposição, para que o empreendimento perdure em nosso município. O vice-prefeito Odacir, agradeceu o munícipe Fiorindo P. Webber, proprietário da sala onde está instalada a lotérica, por ter aceitado o desafio e ter realizado as mudanças e reformas necessárias no local para que pudesse receber a lotérica. “Sem dúvidas é uma grande conquista para nossa cidade, facilitará a vida de muitos munícipes, pois a lotérica funcionará com muitos serviços, além disso, poderemos ainda exercitar o sonho de ser premiado em algum momento através de jogos como a Mega Sena e muitos outros”, destacou o prefeito Orlei.
- Prefeitura de Getúlio Vargas firma parceria com o Projeto Brasil Sem Frestas
A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, firmou parceria com o Projeto Brasil sem Frestas e lança campanha de arrecadação de caixas de leite vazias para a construção de chapas para preencher frestas em moradias de famílias de baixa renda. As embalagens, que devem estar limpas para evitar contaminação, podem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente e também no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS -, que também é parceiro do Projeto e será responsável pela seleção das famílias a serem beneficiadas. Uma das incentivadoras do projeto em Getúlio Vargas é a Diretora do Centro Integrado Renascer (CIR), Ana Paula Lopes de Melo, entidade ligada à Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, igualmente parceira e envolvida no Projeto. O Projeto, que surgiu há mais de dez anos e foi criado pela química Maria Luisa Camozzatto, em Passo Fundo, está se espalhando pelo país. As embalagens Tetra Pak são um excelente isolante térmico, com camadas de plástico e alumínio. Além disso, o papelão, usado na exposição das marcas, permite a maleabilidade da embalagem. O material é resistente o bastante para amenizar temperaturas elevadas e as mínimas. Três princípios Segundo o coordenador do Projeto Brasil sem Frestas em Getúlio Vargas, Márcio Prado, o projeto tem três princípios básicos: a segurança das famílias, pois protege a saúde dessas pessoas, evitando que fiquem resfriadas por conta das da exposição às intempéries climáticas; o ambiental, pois eles estão retirando da natureza um material que leva 200 anos para se decompor, redirecionando assim a reutilização das caixas de leite; e, por fim, e o mais importante, o social, com um eficaz alcance na reestruturação das casas e a comodidade das famílias. Primeira beneficiada No dia 5 de junho, os voluntários do Projeto Brasil Sem Frestas, juntamente com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, estiveram no bairro Monte Claro para revestir as paredes da casa onde moram Sidiane da Silva, com os filhos Kauã Daniel Germano, 9 anos, e Lorenzo Castanha, 9 meses. Sidiane diz estar muito feliz com a casa, agora com as frestas fechadas, e passando menos frio. Comenta que ficou surpresa com a chegada dos voluntários em sua casa e com a rapidez com que tudo foi feito. “Nós passávamos muito frio dentro de casa, agora melhorou muito”, sentenciou. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Jackson Karpinski, explica que a embalagem cartonada dura cerca de 200 anos e usadas como matéria-prima para forrar as paredes, evita a entrada da chuva e passa a ser um isolante térmico. As caixas são compostas por seis camadas: uma camada de plástico, uma de papelão, outra camada de plástico, uma de alumínio e, por fim, mais duas folhas de plástico. “Essas características tornam as caixas impermeáveis e fazem delas um ótimo isolante térmico para aquecer no inverno e refrescar no verão”, explica. As caixas de leite devem ser lavadas para serem doadas. Elas podem ser entregues na Secretaria de Meio Ambiente e no CRAS.
- Covid-19: R-16 continua em 'Alerta'
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), vem observando com critério a evolução dos indicadores da Covid-19, no âmbito da Região R16, que além dos municípios da AMAU, engloba também Nonoai e Rio dos Índios. O Sistema 3As, do Governo do Estado, sinaliza pela sexta vez consecutiva “Alerta”, para a região, devido aos indicadores que continuam preocupantes. Segundo os dados da Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), os números de casos ativos vêm decaindo de forma gradativa. No dia 11/06 o sistema contabilizou 1.076 casos ativos e, o último boletim regional, de 30/06, contabilizou 694 casos ativos – uma redução de 382 casos em 19 dias. Além disso, é possível verificar uma redução expressiva nas taxas de ocupação das estruturas hospitalares, em especial dos leitos clínicos. No início do mês, foram registrados taxas superiores a 100% e, segundo o último levantamento, o patamar é de 30%. Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), as taxas de ocupação continuam superiores a 90%, o que preocupada a sobrecarga do sistema de saúde, considerando que a média da macrorregião (Passo Fundo, Palmeira das Missões e Erechim) está em 97,4%. Nesta quarta-feira (31), o Sistema 3As retirou o alerta de duas regiões (Santa Cruz e Santo Ângelo) e, atualmente, 12 regiões das 21 estão na segunda classificação, que disciplina aviso, alerta e ação. Conforme o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, é possível verificar que as medidas implementadas com relação a adoção de protocolos variáveis mais restritivos produziram efeitos. “Contudo precisamos manter o alerta máximo, pois estamos diante do novo coronavírus e a situação, a qualquer descuido ou negligência, poderá se alterar em rápida velocidade”, pontua o integrante do comitê, Jackson Arpini. Apesar desses dados, o surgimento de óbitos é considerado um indicador tardio. No início do mês foram contabilizamos 380 óbitos, e decorridos trinta dias, o número chega a 432, um incremento de 52 óbitos no mês de junho. Já a imunização na região continua avançando e está bem classificada no mapa estadual. “Somos a primeira região das 21 regiões do estado com relação a aplicação da primeira e segunda dose”, explica Arpini. Segundo a PRM a região já imunizou, com a primeira dose 115.245 habitantes (48,31%) e com a segunda dose 50.399 (21,13%). A faixa etária que mais vem se contaminado pelo contato com o coronavírus é a de 30 a 39 anos, seguida pela faixa de 40 a 49 anos, por isso o Comitê Regional reforça que essa população tem que redobrar os cuidados e observar com o máximo de rigor as medidas de prevenção e os protocolos sanitários. Fonte: Imprensa AMAU
- RS deve receber mais de 526 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias
O Rio Grande do Sul deve receber quase 526 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias. São mais de 200 mil doses da Janssen, quase 137 mil imunizantes da Pfizer e mais de 186 mil doses de AstraZeneca.. As 136.890 doses da Pfizer chegam em Porto Alegre na madrugada de sexta para sábado. Eles vêm no voo LA 4677, a 0h25min. À tarde, no voo das 17h, chegam 186.750 doses de AstraZeneca. Já a Janssen tem, no total, 202.850 doses de vacinas contra a Covid-19 para entregar. No entanto, a data e horário de chegadas desta remessa ainda não foi confirmada. Nesta quinta-feira (1º), o Brasil superou os 520 mil mortos por Covid-19. O Brasil é o segundo país com maior número de óbitos pela doença no mundo, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro em contagem de casos, abaixo de EUA e Índia. Fonte: Correio do Povo
- Inter chega a 7 jogos sem vencer no Beira-Rio e vive maior seca de vitórias em casa no século
Diego Aguirre vê o Inter chegar a um recorde negativo e ingrato após apenas três jogos sob seu comando. E graças à instabilidade que paira sobre o clube desde muito antes de sua chegada. A derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, nesta quarta-fera, pela 8ª rodada do Brasileirão, foi o sétimo jogo seguido sem vitória do Colorado no Beira-Rio. Já são 53 dias sem saber o que é vencer em casa. A seca é a maior enfrentada pelo Inter como mandante no século XXI. E supera até mesmo o maior jejum de 2016, ano do rebaixamento, quando a equipe chegou a seis jogos seguidos sem vitórias em casa. A última vez que o Inter ficou tanto tempo sem vencer no Beira-Rio foi na disputa da Copa João Havelange, em 2000. A equipe somou cinco empates e duas derrotas em sete partidas. Nesta quarta-feira, coube a Yuri Alberto conceder entrevista após a partida para explicar a derrota. O curioso é que o atacante de 20 anos sequer era nascido na última vez em que o Inter chegou a sete jogos sem vitórias em casa. O mesmo vale para Heitor, Pedro Henrique, Caio Vidal, Johnny e Vinicius Mello, que também estiveram em campo. "Infelizmente, nos detalhes a gente acaba tomando gols. Vamos trabalhar bastante nessa semana. Agora contra o Corinthians vamos conseguir essa vitória fora de casa, se Deus quiser, e quebrar esse tabu de não vencer em casa", disse o garoto. O Inter não vence uma partida no Beira-Rio desde 8 de maio, quando goleou o Juventude por 4 a 1 pela semifinal do Gauchão. Desde então, são quatro derrotas e três empates por quatro competições diferentes. Aguirre, por sua vez, evita falar do que veio antes de sua chegada ao clube. O uruguaio, aliás, fez sua reestreia no comando da equipe no Beira-Rio. As secas de vitórias do Inter no Beira-Rio 2021 2000 Inter 1 x 2 Grêmio (Gauchão) Inter 0 x 1 Goiás (João Havelange) Inter 0 x 0 Always Ready (Libertadores) Inter 1 x 1 Fluminense (João Havelange) Inter 2 x 2 Sport (Brasileirão) Inter 1 x 1 Atlético-MG (João Havelange) Inter 1 x 3 Vitória (Copa do Brasil) Inter 0 x 0 Guarani (João Havelange) Inter 0 x 1 Atlético-MG (Brasileirão) Inter 1 x 1 Coritiba (João Havelange) Inter 1 x 1 Ceará (Brasileirão) Inter 1 x 1 Santos (João Havelange) Inter 1 x 2 Palmeiras (Brasileirão) Inter 1 x 2 Grêmio (João Havelange) O técnico diz que é preciso "aprender com os erros" para a sequência que vem pela frente na temporada. São jogos contra Corinthians (fora), São Paulo (casa), Grêmio (fora) e depois o duelo de ida das oitavas de final da Libertadores, diante do Olimpia. "Não falarei para trás. Para mim, foi um sentimento muito bom voltar ao Beira-Rio. Claro que esperava outro resultado. fico triste porque imaginava uma vitória. É aprender com os erros. Temos uma sequência difícil e precisamos recuperar os jogadores para ganhar o próximo. Futebol é assim. Pensar no próximo e motivar para ganhar", diz Aguirre. Com a derrota, o Inter perde uma posição na tabela e é 14º, com nove pontos. O elenco colorado se reapresenta nesta quinta-feira e inicia a preparação para enfrentar o Corinthians. As duas equipes duelam no sábado, às 21h, na Neo Química Arena, pela 9ª rodada do Brasileirão. Fonte: ge
- Grêmio perde para o Juventude por 2 a 0 e segue na lanterna
O Grêmio continua sem vencer no Campeonato Brasileiro. Pela oitava rodada da competição, o Tricolor gaúcho perdeu para o Juventude por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Alfredo Jaconi. Com o resultado, a equipe do técnico Tiago Nunes permanece na lanterna. Os donos da casa abriram o placar aos 27 minutos do primeiro tempo, em um belo chute colocado de Paulinho Bóia. Aos 37 da segunda etapa, Matheus Peixoto aproveitou a falha de Paulo Miranda e deu números finais ao confronto. Com apenas dois pontos conquistados após seis partidas disputadas, o Grêmio é o lanterna do Brasileirão. O Juventude, por outro lado, tem 12 pontos em oito jogos e está em sexto lugar. As duas equipes voltam a campo no domingo, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 18h15 (de Brasília), o Juventude encara o Ceará no Castelão. Já às 20h30, o Grêmio recebe o Atlético-GO em Porto Alegre. Fonte: Terra
- RS recebe novos lotes de vacinas Pfizer e AstraZeneca com mais 352 mil doses
O Rio Grande do Sul recebeu, no início da noite desta quarta-feira (30/06), novos lotes de vacinas contra a Covid-19. No total são 352.760 doses, sendo 62.010 doses da Pfizer e 290.750 doses da AstraZeneca. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as doses deve ser aplicadas como primeira dose para promover o avanço da vacinação por idade no estado. A distribuição dos lotes deve ocorrer ao longo desta quinta-feira (1º). Serão distribuídas também 356.885 doses de AstraZeneca para segunda dose e seringas liberadas para uso na aplicação das vacinas Pfizer. Com auxílio de um helicóptero da Polícia Civil, serão entregues, durante a tarde, em Santa Maria, as doses da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). As demais serão distribuídas por via terrestre. Na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, devem buscar também à tarde as seguintes coordenadorias: 1ª (Porto Alegre), 7ª (Bagé), 8ª (Cachoeira do Sul), 10ª (Alegrete), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório), além da Secretaria Municipal de Saúde da Capital. Durante o dia, sairão veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), com destino a Palmeira das Missões, com as cargas das 2ª (Frederico Westphalen) e 15ª (Palmeira das Missões) CRSs; Santo Ângelo, com as cargas das 9ª (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí) CRSs; Passo Fundo, com as cargas das 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim) CRSs; Pelotas, com as cargas das 3ª (Pelotas) e 7ª (Bagé) CRSs; e Caxias do Sul, com a carga da 5ª CRSs (Caxias). SES orienta busca ativa de atrasados A Secretaria da Saúde reforçou aos municípios, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), no final da tarde desta quarta, a necessidade de as cidades realizarem busca ativa de pessoas que receberam uma dose da vacina e ainda não retornaram para aplicação da 2ª dose. "Não temos falta de vacina no Estado. As doses estão disponíveis porque foram distribuídas, e estão esperando os cidadãos para completar o esquema vacinal. Não podemos deixar doses paradas", destaca a secretária adjunta da SES, Ana Costa. Em todo o estado, segundo a SES, são 199.358 pessoas atrasadas ou que não tiveram a aplicação da vacina registrada no sistema de informações do Plano Nacional de Imunizações (SI-PNI). Deste total, 121.908 são referentes a Coronavac, 77.357 da AstraZeneca e 21 da Pfizer. "Quem receber só uma dose de vacina que requer reforço não está ainda imunizado por completo. É como se tivesse tomado apenas metade de um medicamento", alerta Ana. Entre as estratégias sugeridas está a busca ativa por nome dos faltantes. A SES está enviando listas nominais atualizadas aos municípios, que devem fazer contato por meio de agentes comunitários, rádio e jornais locais ou associações comunitárias. Os relatórios sobre os faltantes são gerados com base em dados informados pelos próprios municípios ao SI-PNI. A maior parte das segundas doses não registradas está nos grupos prioritários das pessoas entre 65 a 69 anos (46.230) e dos trabalhadores da saúde (41.947), seguido pelo grupo das pessoas entre 60 e 64 anos (21.778) e do grupo das pessoas com 80 anos ou mais (21.414). Fonte: G1 RS
- Governador do RS sanciona decreto de auxílio emergencial a profissionais da cultura e do esporte
O governador Eduardo Leite assinou, nesta quarta-feira (30/6), o decreto que cria o auxílio emergencial para profissionais do esporte e da cultura do Rio Grande do Sul. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (Pró-Esporte), do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e de convênios com prefeituras. O evento foi transmitido pelas redes sociais do governo do Estado. Confira a transmissão na íntegra. “Ao longo desse período de enfrentamento à pandemia, muitas restrições se fizeram necessárias, restrições que o governo não tem nenhuma satisfação em fazer. Tudo o que queremos é uma população saudável e feliz, e cultura e esporte são determinantes para isso. Por sua própria natureza, as atividades de cultura e de esporte acabam gerando mais aglomeração e, por isso, foram duramente afetadas pela pandemia. O governo do Estado se coloca ao lado da população gaúcha e trabalhamos para que possamos o mais rapidamente possível liberar todas as atividades e deixar a população sem medo de circular, conforme avança a vacinação – e o Rio Grande do Sul está à frente nesse processo”, destacou o governador. Leite também agradeceu aos deputados da Assembleia Legislativa, que auxiliaram o Estado a aprovar reformas e alterações nas leis de incentivo fiscal. Além disso, cumprimentou as empresas envolvidas no auxílio emergencial à cultura. “Nossas leis de incentivo são renúncia fiscal, mas dependem de ação proativa das empresas para participarem, fazendo doações e entendendo a relevância dos projetos dos quais estamos tratando”, explicou. “Fizemos, em um primeiro momento, um programa de auxílio emergencial para empresas na área de alimentação, alojamento e eventos, além de mulheres chefes de família. Agora, apresentamos uma frente de trabalho na cultura e no esporte, que terá coparticipação dos municípios. São R$ 16 milhões que estão sendo viabilizados entre ações de cultura e esporte e que terão municípios como parceiros importantes. Então, é importante que os municípios estejam mobilizados no processo para cumprirmos com o propósito de chegarmos às pessoas que precisam desse auxílio”, enfatizou Leite. Cerca de 7,7 mil profissionais do esporte serão beneficiados com um auxílio de R$ 800, sendo que R$ 600, o equivalente a 75% do valor, resulta de repasse da Secretaria de Esporte e Lazer e R$ 200, das prefeituras. O pagamento do benefício ocorrerá em parcela única. O valor disponível para os profissionais do esporte é de cerca de R$ 6,1 milhões. As prefeituras que tiverem interesse na parceria deverão se cadastrar no site esporte.rs.gov.br/auxilio-emergencial (estará disponível depois da publicação do decreto e do edital no Diário Oficial), fazer o pré-cadastro, preencher a documentação e cumprir os critérios do Cadastro de Habilitação de Convênio do Estado. Os profissionais de educação física podem procurar a prefeitura da cidade para se inscrever no auxílio emergencial. Caberá ao município verificar a documentação necessária e conferir se o profissional está ativo junto ao conselho de classe. Para aderir ao benefício, os inscritos deverão comprovar ser profissional ativo no Conselho Regional de Educação Física do RS, apresentar comprovante de endereço e documento de identificação com foto, não estar recebendo outro auxílio estadual, não estar recebendo aposentadoria ou pensão, não ter vínculo empregatício ativo, residir em município conveniado e ter conta no Banrisul. Em contrapartida, os beneficiários deverão prestar serviço comunitário ligado ao esporte no município conveniado, totalizando carga horária de até 20 horas. “O fato de haver uma contrapartida também ajuda a elevar a autoestima, uma vez que eles trabalharão para receber o benefício. Sabemos que há muito a ser feito para que o Esporte retorne à normalidade. Por isso, seguiremos atuando na adoção de iniciativas que ajudem a dar novo impulso ao setor, ao mesmo tempo em que trabalhamos em medidas de longo prazo a fim de que, em um futuro próximo, o esporte gaúcho alcance o patamar que merece, com o talento e a dedicação de seus profissionais”, reforçou o secretário de Esporte e Lazer, Danrlei de Deus. Para os profissionais da cultura, será lançado, a partir da publicação do decreto, um edital para a abertura de inscrições, apresentação de propostas e habilitação dos municípios gaúchos interessados em aderir ao regime de coinvestimento para a concessão de auxílio emergencial. “É uma satisfação muito grande poder participar dessa assinatura do decreto que viabilizará a realização de um edital inédito, com coinvestimento de municípios e recursos do Fundo de Apoio à Cultura, que conta com a parceria de empresas. Além do valor de R$ 800,00 que será viabilizado para o auxílio emergencial dos trabalhadores da cultura, que seguem com imensa dificuldade de desenvolverem suas atividades, vamos disponibilizar, pelo RS Criativo, seis módulos de capacitação, e as pessoas poderão escolher de qual módulo preferem participar. Isso é para que, ao final deste período, essas pessoas tenham também a possibilidade de desenvolver atividades de forma mais facilitada”, detalhou a secretária da Cultura, Beatriz Araújo. O valor total disponível para a chamada pública é de R$ 10 milhões, provenientes do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), sendo que R$ 6 milhões são oriundos da captação realizada por meio da Chamada Pública Sedac 6/2020, que contou com o aporte das empresas RGE/Instituto CPFL Energia, Natura Cosméticos e Fras-le/Empresas Randon. Veja mais detalhes do edital lançado pela Sedac. Auxílio emergencial gaúcho Em abril, o governador Eduardo Leite sancionou o Projeto de Lei 65/2021, que criou o auxílio emergencial gaúcho. Além de trabalhadores e empresas dos setores de alimentação e alojamento e de mulheres chefes de família, uma emenda aprovada na Assembleia Legislativa acrescentou profissionais de atividades ligadas a eventos entre os beneficiados. Com isso, foram repassados até R$ 107 milhões na forma de subsídio. Fonte: Imprensa RS
- Projeto destaca cultura do sorgo na região Norte do Estado
Com o objetivo de apresentar aos produtores rurais uma cultivar como opção para o plantio de segunda safra, a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), está desenvolvendo um projeto na região Norte do Estado que destaca a cultura do sorgo. Dias de campo estão sendo realizados em municípios da região de Frederico Westphalen, trazendo aos agricultores informações e orientação quanto às diferentes cultivares de sorgo, manejo e resultados obtidos em áreas experimentais de plantio. No dia 23 de junho, a atividade foi realizada no município de Cristal do Sul. Nesta terça-feira (29/06), o dia de campo aconteceu no município de Pinheirinho do Vale. E hoje, quarta-feira (30/06), será realizado no município de Iraí. Os produtores e técnicos que participaram dos eventos, realizados de forma segura e observando todos os protocolos de prevenção à Covid-19, puderam observar as diferentes características das cultivares e as tecnologias para condução da cultura, sendo uma opção de cultivo para segunda safra. "Esse projeto que estamos desenvolvendo aqui na região tem como objetivo avaliar as diferentes cultivares de sorgo que sejam adaptadas às nossas condições de segunda safra. Devido à demanda dos cereais, principalmente daqueles que possam entrar no processo de substituição ou complementação ao milho, o sorgo vem como uma alternativa aos produtores e tem se adaptado bem à região, apresentando um excelente potencial produtivo e uma boa estabilidade e adaptação. Isso é importante, traz para o produtor mais uma ferramenta de manejo, uma opção de renda na propriedade rural, especialmente numa época em que temos algumas dificuldades na produção de outras culturas", comentou o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz. Ao todo, oito municípios da região Norte estão desenvolvendo o projeto, trabalhando com áreas experimentais de sorgo para análise da adaptação, manejo e produção da cultura. Ronda Alta também sediará um dia de campo sobre sorgo, com data a definir. Fonte: Imprensa Emater-RS/Ascar
- Pix terá funcionalidade "offline" em breve, diz presidente do Banco Central
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou na quarta-feira (30/06) que está em desenvolvimento uma funcionalidade offline para que as transações via Pix possam ser feitas mesmo em locais que estejam sem conexão com a internet. A tecnologia será disponibilizada "em breve", afirmou ele. Segundo o presidente do BC, há três alternativas em estudo, sendo que a considerada mais segura até o momento é a utilização de um cartão por aproximação que poderá ser carregado pelo usuário. “Vai funcionar como um cartão de ônibus, com uma tecnologia supersegura", afirmou, durante um seminário sobre moedas digitais promovido pela banca Mattos Filhos Advogados. "Você vai poder usar o cartão no mundo offline e, quando voltar para o mundo online vai poder transferir seu saldo de volta", explicou Campos Neto. Ele destacou o alcance do Pix e apresentou dados que mostram que a nova forma de transferir dinheiro já é utilizada em 60% das transferências no Brasil. O Pix é um sistema lançado no ano passado pelo Banco Central que permite pagamentos e transferências instantâneas 24 horas, nos sete dias da semana, entre pessoas físicas e jurídicas, por meio de uma chave simples atribuída a cada conta bancária. Tal chave pode ser um número de telefone, CPF ou CNPJ, por exemplo. Segundo o presidente da instituição financeira, até o momento foram cadastradas mais de 125 milhões de chaves. Fonte: Agência Brasil
- Região de Erechim segue com Alerta no Sistema 3As de Monitoramento
O Gabinete de Crise optou, em reunião coordenada pelo vice-governador Ranolfo Vieira Júnior nesta quarta-feira (30/6), por manter o Alerta em 12 das 21 regiões Covid do Estado. As regiões de Bagé, Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santa Rosa e Uruguaiana seguem com Alerta dentro do Sistema 3As de Monitoramento. Nesta semana, novamente não foram emitidos novos Avisos. Por outro lado, a equipe técnica do GT Saúde e do GT Protocolos sugeriu a retirada dos Alertas de Santa Cruz do Sul e Santo Ângelo. Desde a implementação do novo sistema, em maio, ainda não havia ocorrido a retirada de um Alerta. "É importante ressaltar que a retirada dos alertas de Santo Ângelo e Santa Cruz do Sul não significa relaxamento nos cuidados. É fundamental que os municípios dessas regiões permaneçam com ações de controle e acompanhamento da pandemia, para evitar o aumento de casos e suas consequências. Reconhecemos a melhora, em não precisarmos emitir novos alertas e avisos e, ainda, recebermos essa sinalização do GT Saúde para a retirada dos alertas em duas das 14 regiões que integravam essa lista, mas seguimos atentos”, disse o vice-governador Ranolfo. A região de Santo Ângelo, ao longo de junho, apresentou quedas acentuadas nos números de casos confirmados, de óbitos e, principalmente, de internados em leitos clínicos. A queda de internados em UTI é mais recente, desde 20 de junho. Em Santa Cruz do Sul, a incidência de casos confirmados é bem similar à do Estado, e a de óbitos, menor que a do Estado. A região vem reduzindo o número de internados em leitos clínicos desde 8 de junho, o que colaborou para a definição de retirada do Alerta. As 12 regiões mantidas em Alerta receberam novos relatórios a respeito da situação da pandemia de cada uma. Todos os documentos estarão disponíveis ainda nesta quarta-feira no site do Sistema 3As de Monitoramento. Confira aqui o histórico de cada uma das 21 regiões Covid. As equipes técnicas do governo do Estado acompanham diariamente a evolução da pandemia de coronavírus nas regiões. Uma vez que o Sistema 3As de Monitoramento é de gestão compartilhada, o diálogo entre as equipes do governo e das regiões e municípios é constante. Quando os planos de Ação das regiões não estão condizentes com a situação da pandemia ou quando as regiões apresentam piora, o governo do Estado tem chamado prefeitos, associações regionais e membros dos comitês regionais para reuniões específicas. A mais recente foi realizada com a Covid de Cachoeira do Sul. Também já houve encontros, nas últimas três semanas, com as regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Passo Fundo, Santa Rosa e Palmeira das Missões. Todos foram conduzidos pela secretária Arita Bergmann (Saúde), com participação do secretário Luiz Carlos Busato (Articulação e Apoio aos Municípios) e do procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles. REGIÕES COM ALERTA Bagé Cachoeira do Sul Caxias do Sul Cruz Alta Erechim Ijuí Palmeira das Missões Passo Fundo Pelotas Santa Maria Santa Rosa Uruguaiana Fonte: Imprensa Governo do RS
- Prefeitura de Estação orienta cidadãos sobre descarte correto de óleo de cozinha
A Secretaria do Meio Ambiente de Estação convida a população para realizar o descarte correto do óleo de cozinha e assim colaborar com a preservação do meio ambiente. Você sabe que se o descarte ocorrer de forma inadequada, o resíduo pode poluir o meio ambiente e contaminar milhares de litros de água. O óleo de cozinha é muito utilizado no preparo diário dos alimentos e estamos preocupados com o correto descarte do mesmo. Para isso, a Secretaria do Meio Ambiente informa sobre como proceder para realizar o descarte correto do produto. Separe o óleo utilizado, armazene em um recipiente com tampa - como uma garrafa PET ou uma embalagem bem acondicionada - evitando o vazamento; E para que tenha o destino correto, a empresa que realiza a coleta seletiva de resíduos em nossa cidade, pede a colaboração de toda população para que o mesmo seja descartado nas terças e quintas, dias de coleta reciclável.
- Prefeito de Erebango alinha contatos e busca recursos junto ao governo estadual
O Executivo de Erebango mantém a continuidade do trabalho intensivo na buscar por recursos que viabilizem a obra de pavimentação do trecho que liga o município de Erebango até a ERS 135 (ERS 9070). Após a audiência na semana passada com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, para buscar novos alinhamentos sobre as melhorias de estradas e acessos, o prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero (MDB) e o assessor de projetos e convênios, Marcelo Zancanaro, estiveram em Porto Alegre. Na ocasião, visitaram o secretário adjunto de Parcerias do RS, Marcelo Spilki e verificaram as possibilidades tanto de parcerias (município realiza parte da obra via concessão do pedágio, para que a via seja incluída em meio as obras complementares) como de convênios (governo repassa parte dos recursos). “Nesse momento, buscamos todo tipo de suporte que venha nos auxiliar no desenvolvimento desse importante e tão sonhado projeto que irá beneficiar os munícipes e toda a região”, ressalta o prefeito. Recuperação da Unidade de Britagem O roteiro também incluiu contatos para analisar a capacidade de recuperação da Unidade de Britagem localizada em Erebango. “Estamos em contato com algumas empresas para identificar a viabilidade de reformar ou substituir o equipamento. São investimentos altos, que podem superar a casa de R$ 300 mil. Por isso, é necessário observar a questão orçamentária e o custo benefício”, explica Tomelero. Programa Pavimenta O governo estadual anunciou a possibilidade de os municípios trabalharem com projetos de até R$ 1 milhão em melhorias de acessos em ruas e avenidas, investimentos inclusos no Programa Pavimenta. Nesse sentido, os membros do Executivo municipal conversaram com Guido Bamberg, chefe de gabinete do secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios do RS, Luís Carlos Busato. A meta é oficializar o recapeamento nas ruas Independência (459,75 metros); e José Demaman (237,65 metros). “Já estamos organizando os documentos e providenciando o encaminhamento”, acrescenta o prefeito, citando que aproveitou a viagem para manter contato com a equipe do Badesul. “Temos o valor de R$ 2 milhões aprovado e, antes de encaminharmos os projetos, negociamos um novo prazo, tendo em vista a busca por outras alternativas que podem viabilizar a obra até a ERS 135”, salientou. Secretaria de Agricultura A equipe esteve, ainda, na Secretaria Estadual da Agricultura, oportunidade em que protocolaram um ofício para a secretária Silvana Covatti, referente ao interesse em aderir ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade de compra e doação simultânea. O objetivo é ampliar o incentivo aos produtores rurais do município. Recursos para Saúde e Educação Em passagem pelo gabinete do deputado estadual, Ernani Polo, foi solicitada uma emenda parlamentar (via Secretaria Estadual de Saúde), para aquisição de uma ambulância no valor de R$ 200 mil e, também, por meio da Secretaria de Educação do RS, um repasse (cessão de uso) de um ônibus para o transporte escolar.
- Número de sócios do Inter cai para menos de 100 mil
Era setembro de 2019. O Inter se preparava para disputar – e perder – a final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR quando os dirigentes anunciaram um novo recorde. O quadro social colorado acabara de chegar a 126 mil associados. De lá para cá, porém, muitos sócios, afastados do Beira-Rio pela pandemia e insatisfeitos com o rendimento do time em campo, deixaram de pagar suas mensalidades. No momento, o quadro social do Inter tem 96 mil associados (com 19% de inadimplência), o que também é uma marca histórica. Desta vez negativa. Os números do Portal da Transparência mantido pelo clube na internet estão desatualizados. Há dados disponíveis somente entre julho de 2020, quando havia 118,9 mil associados (com inadimplência de 24,6%) e março de 2021, quando o quadro social já emagrecia e apresentava somente 102,4 mil colorados (com uma inadimplência na casa dos 21,7%). O número é especialmente trágico do ponto de vista financeiro, principalmente para uma diretoria que, durante a campanha, incluiu a meta de chegar a 200 mil associados como uma de suas bandeiras principais. A ideia era, e ainda é, oferecer planos para colorados que não são tão assíduos ao Beira-Rio em dias de jogos, mas podem pagar uma mensalidade de cerca de R$ 25 em troca de experiências, relacionamento com o clube e conteúdos dirigidos. Uma nova categoria social nesses moldes deve ser lançada, mas ainda não há data para isso. Já se passaram seis meses desde que Alessandro Barcellos e sua diretoria assumiram o comando do clube. A meta, de acordo com entrevistas concedidas pelo Barcellos candidato, era chegar a 200 mil associados em dezembro de 2022. Porém, em reunião do Conselho Deliberativo realizado há duas semanas, o CEO do Inter, Giovane Zanardo, apresentou o final de 2023 como prazo para atingir a meta. Para tanto, o setor de marketing do clube anunciou a criação de “uma cultura de máquina comercial, onde tenhamos uma postura ativa na busca incessante de trazer o nosso torcedor para se associar”, conforme mostra uma das lâminas apresentadas na reunião. “Vivemos um período complicado. Muitas famílias perderam renda e, neste momento, o nosso estádio, que ainda é a principal atração que oferecemos aos associados, está fechado, sem perspectiva de receber público no curto prazo. Acreditamos que os torcedores voltarão ao estádio, mas é impossível saber quando. De qualquer forma, o Inter está se preparando para quando isso ocorrer”, enfatiza o vice-presidente de patrimônio e administração, Victor Grunberg. Em resumo, um a cada cinco colorados que pagaram suas mensalidades em 2019 não está mais pagando. A diminuição do quadro social, que não é exclusividade do Inter, mas um problema que atinge todos os principais times do Brasil, tem como principal repercussão a queda das receitas. Antes da pandemia, os associados representavam quase um quarto das receitas totais no clube em um ano. Agora, a participação dos associados mostra queda. Receitas oriundas do quadro social nos quatro primeiros meses do ano (JAN-ABR): Realizado 2019 - R$ 25,2 milhões Realizado 2020 - R$ 22,4 milhões Orçado 2021 - R$ 23,1 milhões Realizado 2021 - R$ 19,5 milhões Fonte: Correio do Povo



















