top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ação coletiva de Grêmio e clubes contra o Sport, no Brasileirão, avança no STJD


O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu continuidade à ação conjunta feita pelo Grêmio e outros oito clubes da Série A contra o Sport, por escalação supostamente irregular do zagueiro Pedro Henrique em jogos do Brasileirão. A etapa divulgada nesta segunda-feira (18) pela comunicação do colegiado consiste em pedir manifestações para o clube pernambucano e a CBF sobre a situação denunciada dentro de três dias. Assim que as manifestações forem recebidas pelo Tribunal, a procuradoria analisará se faz uma denúncia ou arquiva o caso.


A presença do jogador, emprestado pelo Inter, em súmulas como atleta do Sport, mesmo como reserva não utilizado, poderia acarretar na perda de pontos do clube de Recife. Pedro Henrique já havia participado de sete partidas pelo Colorado, limite individual por edição do Campeonato Brasileiro por cada equipe.


Em uma primeira manifestação extrajudicial, a CBF alegou, através de ofício assinado pelo presidente em exercício, no último dia 12, que o fato do zagueiro ter tomado dois cartões amarelos enquanto estava no banco de reservas não configura que ele tenha "entrado em campo" — fato que justifica a ação das equipes que alegam que ele teria participado de sete jogos pelo Inter. A nota, no entanto, deixa claro que em caso de alguma divergência de opinião entre a CBF e o STJD, prevalecerá a decisão do órgão da Justiça Desportiva.


O pedido feito por Grêmio, América-MG, Atlético-GO, Bahia, Ceará, Chapecoense, Cuiabá, Juventude e Santos foi encaminhado na noite da sexta-feira (8), e enviado no sábado (9) para análise da Procuradoria da Justiça Desportiva, que deu sequência ao processo nesta segunda, 10 dias depois.


O Sport, adversário do Grêmio na luta pelo rebaixamento, corre o risco de perder os pontos dos confrontos em que o zagueiro foi utilizado. Os pernambucanos somam 27 pontos e ocupam a 17ª posição da tabela, enquanto o Tricolor é 18º com um ponto a menos.


Considerando que o atleta foi relacionado em cinco jogos do Sport, os clubes pedem a perda de 12 pontos válidos nessas partidas mais a perda de dois pontos obtidos em dois empates, totalizando 17 pontos.


Fonte: GaúchaZH

VEJA TAMBÉM

bottom of page