top of page

12792 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Em Ipiranga do Sul, Atlântico goleia Russo Preto e mantém invencibilidade no Gaúcho Série Ouro

    Equipe erechinense venceu por 6 a 2 em partida com ginásio lotado O Atlântico venceu o Russo Preto por 6 a 2 e manteve os 100% de aproveitamento no Gauchão de Futsal Série Ouro. A partida, válida pela 3.ª rodada da primeira fase do estadual, reuniu grande público no Ginásio Municipal de Ipiranga do Sul. O confronto ocorreu fora de Erechim como parte do projeto de regionalização da marca do clube. Para assistir ao jogo, os torcedores doaram um quilo de alimento não perecível na entrada do ginásio. Os gols do jogo foram marcados em tempos distintos. No 1.º tempo, Dudu abriu o placar para o Atlântico aos 4min36. O empate do Russo Preto veio com Ivan, aos 10min29. Pouco depois, aos 12min03, Rodrigo finalizou de longa distância e a bola desviou na marcação antes de entrar para marcar o 2.º gol do time erechinense. O adversário empatou novamente com Moretto, aos 19min30. Na etapa final, o Atlântico dominou as ações. PL marcou 2 vezes, aos 2min30 e aos 11min40. Huguinho ampliou a vantagem aos 11min53 e Roni fechou o placar em 6 a 2 aos 16min16. O time volta à quadra nesta terça-feira (16), às 20h, contra a Associação Guaporé de Esportes (AGE), em Guaporé, pelo Gauchão Série A. Na sequência, o elenco joga no sábado (20), às 18h, contra o Pato, no Caldeirão do Galo, em Erechim, pela Liga Nacional de Futsal (LNF).

  • Fies: disparidade em descontos pressiona Ministério da Educação a rever regras para adimplentes

    Enquanto inadimplentes obtêm até 99% de abatimento em dívidas, quem paga o financiamento em dia acessa apenas 12% à vista; Ministério estuda contrapartidas para frear descontentamento Formados que pagam em dia as parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) cobram do governo federal a revisão das regras de descontos do programa. A queixa principal aponta para a disparidade gerada pelas regras da renegociação do Desenrola Fies, que oferece condições mais vantajosas para inadimplentes em comparação aos estudantes que mantêm o compromisso em dia. O Ministério da Educação (MEC) tenta readequar a narrativa em torno do programa após os critérios de equidade entrarem sob forte questionamento público. Segundo os estudantes, o novo programa governamental premia quem está inadimplente e apresenta propostas melhores para o pagamento em detrimento de quem honra o compromisso continuamente. Pelas diretrizes atuais, quem está com as parcelas regularizadas acessa um desconto fixado em apenas 12% sobre o saldo devedor. Esse benefício exige a quitação integral do montante à vista, o que representa um obstáculo financeiro para jovens profissionais em início de carreira. Em contrapartida, os devedores com contratos em atraso encontram na renegociação a possibilidade de parcelamento com abatimentos que chegam a 99% do valor devido. Os dados consolidados das renegociações emergenciais detalham a diferença financeira. O governo federal registrou um montante de R$ 3,7 bilhões renegociados por meio do programa emergencial. Desse montante, as dívidas despencaram de R$ 4 bilhões para R$ 940 milhões, consolidando um abatimento total de R$ 3,06 bilhões em favor dos inadimplentes. O volume desse perdão alimenta o descontentamento do grupo adimplente, que reivindica reparações ou bônus proporcionais. Em resposta oficial enviada à Folha de S. Paulo, a pasta defendeu a estrutura do programa, afirmando que o modelo foi planejado para abranger múltiplos perfis socioeconômicos e garantir condições específicas para cada situação, aplicando-se tanto a contratos regulares quanto em atraso. O órgão declarou que a meta prioritária é garantir o restabelecimento do potencial financeiro e a capacidade de crédito dos formados para inserção plena na atividade econômica. A pasta, contudo, evitou divulgar prazos para uma reforma estrutural no sistema de cobranças. Diante do desgaste político, a equipe econômica confirmou o planejamento de novas medidas de compensação para quem não atrasa os pagamentos. A renegociação do programa segue aberta para adesões até 31 de dezembro. "A pedido do presidente, o que estamos fazendo para frente é avaliar estímulos e prêmios para os adimplentes", declarou o ministro da Fazenda, Dario Durigan.

  • Pagamento do abono salarial tem novo lote liberado nesta segunda-feira

    Trabalhadores nascidos em julho e agosto recebem valores que chegam a R$ 1.621 nas contas da Caixa e do Banco do Brasil Nesta segunda-feira (15), trabalhadores nascidos nos meses de julho e agosto têm acesso ao novo lote de pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Os recursos ficam disponíveis nas contas da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil para profissionais do Alto Uruguai e de todo o território nacional que atuaram com carteira assinada em 2024. A consulta de elegibilidade e do valor a ser recebido está aberta desde 5 de fevereiro na Carteira de Trabalho Digital ou no portal Emprega Brasil. O trabalhador também pode verificar as informações por ligação telefônica no número 158. O prazo final para efetuar o saque do montante se encerra em 30 de dezembro. O calendário definitivo, estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), prevê a distribuição dos pagamentos em sete lotes. Os nascidos em janeiro receberam a partir de 15 de fevereiro; nascidos em fevereiro, a partir de 15 de março; nascidos em março e abril, a partir de 15 de abril; nascidos em maio e junho, a partir de 15 de maio. Após o lote atual, os nascidos em setembro e outubro recebem a partir de 15 de julho, e os nascidos em novembro e dezembro sacam a partir de 15 de agosto. O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal a funcionários de empresas privadas, enquanto o PASEP é creditado pelo Banco do Brasil a servidores públicos. Têm direito ao benefício os cidadãos que trabalharam sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou como servidores públicos por no mínimo 30 dias no ano-base 2024, recebendo remuneração média mensal de até dois salários mínimos (limite atualizado para R$ 2.765,93). É necessário ainda estar cadastrado nos programas há pelo menos cinco anos e ter os dados declarados corretamente pelos empregadores na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial. O valor repassado varia de acordo com o tempo de serviço registrado em 2024. O cálculo estipula o pagamento de R$ 136 por mês trabalhado, alcançando o teto máximo de R$ 1.621 para quem atuou durante os 12 meses. No Portal do Banco do Brasil, os servidores públicos podem conferir a planilha oficial de depósitos. A faixa de enquadramento do benefício passa por uma alteração estrutural determinada pelo Congresso Nacional. A nova regra de transição prevê a correção do teto de renda pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em substituição ao salário mínimo. Essa medida reduzirá de forma gradativa a quantidade de trabalhadores atendidos até 2035, período em que o pagamento passará a ser restrito apenas a quem recebe até 1,5 salário mínimo.

  • Prorrogadas as inscrições para seleção de visitador em Getúlio Vargas

    Interessados em disputar duas vagas de contratação temporária têm até quinta-feira para se candidatar gratuitamente no município O prazo para se inscrever no Processo Seletivo Simplificado para a função de visitador em Getúlio Vargas foi prorrogado até quinta-feira (18 de junho). A prorrogação foi oficializada por meio do Edital 189, que altera o cronograma inicial definido pelo Edital 170 da Prefeitura de Getúlio Vargas. As inscrições gratuitas devem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Saúde e Assistência Social, na Prefeitura. A seleção é de duas vagas imediatas e formação de cadastro reserva para contratação temporária. Para concorrer, os candidatos devem possuir ensino médio completo, idade mínima de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B. O salário básico mensal para o cargo de visitador é de R$ 2.030,00 para uma carga horária de 40 horas semanais. De acordo com o novo cronograma oficial, a divulgação da lista de inscritos será realizada em 19 de junho. A homologação final das inscrições está prevista para 25 de junho, enquanto o resultado preliminar será divulgado em 29 de junho. A classificação final homologada será publicada em 3 de julho.

  • Seminário sobre inspeção municipal qualifica agroindústrias e produtores em Erechim

    Capacitação promovida no Espaço Cooperar Sicredi atualiza profissionais da região sobre normas sanitárias do SUSAF-RS, rotulagem e microbiologia de alimentos O seminário Capacitação Serviços de Inspeção Municipal reuniu médicos veterinários, produtores rurais, representantes de agroindústrias, técnicos e gestores públicos na terça-feira (9 de junho), no Espaço Cooperar Sicredi, em Erechim. O evento teve o objetivo de promover a atualização técnica de profissionais que trabalham com inspeção municipal e controle de qualidade dos alimentos, além de orientar os produtores regionais sobre as exigências legais para a comercialização de produtos de origem animal. Na programação da manhã, a fiscal estadual agropecuária Gisele Cristine Branco detalhou os requisitos fundamentais para a conformidade ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS). Em seguida, a nutricionista Raieli Segalla ministrou orientações práticas sobre a rotulagem de produtos de origem animal. No período da tarde, representantes da Ambios Laboratório debateram sobre coleta, acondicionamento, transporte de amostras e microbiologia dos alimentos. O encerramento do cronograma de palestras coube à representante da 11.ª Coordenadoria Regional de Saúde, Naiara Nava Rigo, que apresentou as exigências sanitárias para açougues. Durante a abertura do encontro, o presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e prefeito de Centenário, Genoir Florek, defendeu o fortalecimento da produção de origem local e o incentivo ao consumo de produtos da região. Segundo ele, o desenvolvimento do turismo regional ajuda a valorizar as particularidades da culinária regional e a movimentar a economia de cada município. "O gosto e os sabores são de cada região. Precisamos proporcionar, por meio do turismo, o consumo dos nossos municípios", afirmou Genoir Florek. O presidente da entidade também alertou para as mudanças em vigor no sistema de arrecadação de impostos municipais no Rio Grande do Sul, destacando que priorizar o consumo regional é fundamental para a manutenção de receitas públicas locais. De acordo com o gestor, as atividades agropecuárias voltadas à produção de frangos, leite e suínos geram impactos crescentes no orçamento municipal na medida em que a população consome alimentos produzidos de forma local.

  • Colisão frontal entre Saveiro e Fox causa incêndio de veículo e deixa dois feridos na ERS-135 em Coxilha

    Populares retiram motorista do veículo antes de o fogo consumir a cabine no trecho em direção a Sertão Uma colisão frontal entre uma Volkswagen Saveiro e um Volkswagen Fox deixou uma pessoa ferida e causou o incêndio de um dos veículos na tarde desta sexta-feira, 12, no km 24 da ERS-135, em Coxilha. O acidente aconteceu no trecho em direção a Sertão, nas proximidades da praça de pedágio da rodovia estadual. Condutores que passavam pela rodovia retiraram o motorista da Volkswagen Saveiro de dentro da cabine antes que as chamas consumissem o utilitário. O veículo pegou fogo logo após o impacto. O Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo combateu o incêndio e realizou o trabalho de rescaldo na estrutura. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Coxilha realizou o atendimento médico inicial com a equipe da Unidade de Suporte Básico. O paciente foi encaminhado para atendimento hospitalar em Passo Fundo. As autoridades de saúde não divulgaram o estado clínico da vítima. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também trabalhou na ocorrência para orientar os motoristas na pista. O trânsito opera no sistema de Pare e Siga no trecho da colisão, com registro de lentidão no fluxo. Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Passo Fundo

  • Caso suspeito de ebola no Rio Grande do Sul testa positivo para malária em Novo Hamburgo

    Paciente de 64 anos, vindo de Uganda, aguarda contraprova da Fiocruz no Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre O caso suspeito de ebola de um homem de 64 anos vindo de Uganda apresentou teste rápido positivo para malária no dia 10 de junho (quarta-feira) em Novo Hamburgo. O tratamento contra o protozoário Plasmodium falciparum, causador da malária, começou logo após o diagnóstico. O protocolo nacional exige o descarte definitivo do ebola, cuja análise laboratorial é realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, conforme as diretrizes acompanhadas pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. O paciente será transferido para o Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, unidade equipada com fluxo de isolamento. Os procedimentos municipais de acolhimento constam em detalhamento da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo. A diretora de atenção à saúde do GHC, Rosana Nothe, confirmou que o complexo receberá o paciente e enviará as amostras para análise. A estrutura para exames definitivos de nível máximo de biossegurança fica no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e no Instituto Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. As pessoas que mantiveram contato com o homem passarão por monitoramento sanitário por 30 dias. O virologista da Universidade Feevale, Fernando Spilki, declarou: "O que está sendo feito é, realmente, uma precaução de um nível mais alto por parte das autoridades sanitárias, o que está correto, mas não imaginamos de modo algum, pelo que se sabe, que esse vai ser o princípio da introdução do vírus no nosso horizonte". Ele explicou que os sintomas das duas doenças são parecidos e que a transmissão em Uganda ocorre de forma restrita a ambientes hospitalares. O chefe do Serviço de Infectologia da Santa Casa de Porto Alegre e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alessandro Pasqualotto, ressaltou: "No nosso meio, eu me preocuparia muito mais com a Influenza, vírus respiratório que está transmitindo agora e mata muita gente, como idosos que não se vacinaram, do que com o ebola". O ebola pertence à família Filoviridae, do gênero Ebolavirus. Diferente do Ebola Zaire, que tem vacina e tratamento definidos, a epidemia no leste da República Democrática do Congo (RDC) e em Uganda é provocada pela cepa vírus Bundibugyo, para a qual não há imunizante autorizado. O diretor do Centros Africanos de Controle e Prevenção de Doenças (Africa CDC), órgão da União Africana (UA), anunciou que um imunizante experimental contra a cepa deve ficar pronto até o final do ano. Em São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde e o Centro de Vigilância Epidemiológica Professor Alexandre Vranjac (CVE-SP) monitoram uma brasileira de 31 anos que trabalhou na província de Kivu do Norte, na RDC. Ela está isolada no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER), com teste negativo para malária. O 1.º caso suspeito paulista, de um homem de 37 anos, foi descartado. No Rio de Janeiro, o caso de um viajante belga vindo de Uganda também foi descartado pelo Instituto Oswaldo Cruz, com exames de urina e saliva negativos e confirmação de malária. Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de junho apontam 676 casos confirmados e 136 mortes causadas pela cepa vírus Bundibugyo na RDC. Foto: JOSPIN MWISHA / AFP

  • Uso de inteligência artificial generativa em atividades acadêmicas é regulamentado pelo IFRS

    Instrução normativa proíbe a coautoria de ferramentas e define critérios éticos para estudantes e pesquisadores no Rio Grande do Sul Diretrizes para o uso de ferramentas de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) em atividades de ensino, pesquisa e extensão começaram a vigorar no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). A decisão consta na Instrução Normativa n.º 16/2026. A regulamentação estabelece que os sistemas de IAGen não podem ser listados como autores ou coautores de trabalhos acadêmicos, artigos, relatórios, dissertações ou teses. A autoria intelectual é exclusiva da pessoa física, que responde civil e academicamente por todo o conteúdo gerado. O estudante ou pesquisador deve revisar de forma crítica dados, textos, códigos e imagens, garantindo a correção factual, a coerência e o respeito aos direitos autorais. O uso das ferramentas de tecnologia serve como apoio e exige autorização prévia do docente ou orientador, com declaração obrigatória do autor. As atividades permitidas envolvem a busca de fontes bibliográficas (com validação individual), revisão gramatical, tradução de textos com revisão humana, transcrição de áudios, criação de gráficos ou tabelas referenciando o manual institucional e o desenvolvimento de códigos de programação. Também é permitida a elaboração parcial de seções textuais, como métodos e resultados, desde que revisadas de forma integral pelo autor. O documento veda o desenvolvimento de trabalhos de forma integral ou substancial por meio dessas tecnologias. É proibido inventar referências bibliográficas, usar imagens artificiais em artigos científicos sem descrição metodológica e utilizar inteligência artificial para avaliar trabalhos ou emitir pareceres sem supervisão de uma pessoa. O envio de informações pessoais, dados de saúde, biométricos ou pesquisas inéditas para plataformas externas sem garantia de privacidade é proibido, em respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é a Lei n.º 13.709/2018. A fiscalização e a revisão contínua das normas cabem à Pró-Reitoria de Ensino (PROEN), à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI). Os casos que não estiverem descritos na norma serão analisados por esses três órgãos técnicos no estado.

  • Concurso premia melhores vinhos artesanais em Sertão

    Jantar beneficente em prol da APAE no dia 20 de junho marcará a entrega dos troféus aos produtores locais A Degustação de Vinhos Artesanais de Sertão, realizada na noite de 10 de junho (quarta-feira), marcou a etapa decisiva do Concurso dos Melhores Vinhos Artesanais do Município, que terá a entrega de prêmios no dia 20 de junho. O evento busca valorizar a produção colonial dos viticultores sertanenses e incentivar o desenvolvimento da tradição vitivinícola regional. A iniciativa é organizada de forma conjunta pela Emater/RS-Ascar, pela Prefeitura de Sertão (por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria da Agricultura) e pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Na semana anterior ao encontro de degustação, as garrafas inscritas passaram por uma triagem e avaliação técnica rigorosa sob a condução do enólogo Thompsson Didoné. Os resultados finais e as respectivas distinções aos produtores serão entregues durante um jantar beneficente em prol da APAE, no dia 20 de junho. A cerimônia de degustação municipal foi aberta pelo chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Marcos Antônio Gobbo. O ato contou ainda com pronunciamentos do prefeito de Sertão, Homero Fochesatto, do vice-prefeito, Fernando Luis de Souza, da gerente regional da Emater/RS-Ascar, Fernanda Taca Angonese, da presidente da Câmara Municipal, Lucimar Verdi Auler, e do representante da cooperativa de crédito Sicredi, Ronaldo Zancanaro.

  • 10.ªs Conferências Municipais de Saúde de Ipiranga do Sul e Erebango serão realizadas em 25 de junho

    Evento conjunto na Casa da Cultura de Jacutinga debate melhorias no SUS e oferece transporte gratuito aos moradores As 10.ªs Conferências Municipais de Saúde de Ipiranga do Sul e de Erebango serão realizadas em 25 de junho (quinta-feira), com início às 13h30, na Casa da Cultura de Jacutinga. Os debates abrem espaço para que a comunidade de ambas as cidades colabore de maneira direta na elaboração de propostas destinadas a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). Para viabilizar a presença dos participantes, as administrações oferecem ônibus gratuito até o local do evento. Quem reside em Ipiranga do Sul e pretende utilizar o transporte deve se inscrever presencialmente na sede da Secretaria de Saúde, localizada na Rua Pedro Beledeli, 417, no Centro. Já os moradores de Erebango também precisam se inscrever na sede da Secretaria de Saúde local, situada na Rua Gregório Kruker, 52. Por causa do deslocamento dos profissionais para as reuniões regionais, o atendimento ao público sofrerá alterações na tarde de 25 de junho. Em Ipiranga do Sul, a Unidade Básica de Saúde (UBS) estará fechada no turno vespertino. Em Erebango, as atividades da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da própria Secretaria de Saúde serão suspensas no mesmo período.

  • Corpo de homem com marcas de violência é encontrado no interior de Aratiba

    Vítima estava a cerca de 500 metros do carro que havia sido visto fora da estrada na noite anterior O corpo de Carlos Roberto Buchi, de 56 anos, foi localizado na manhã de quarta-feira (10) em uma estrada na comunidade de Três Barras, no interior de Aratiba, a cerca de 70km de Getúlio Vargas. De acordo com a Brigada Militar (BM), um morador encontrou a vítima por volta das 7h30, caída a cerca de 500 metros do carro dele. O homem apresentava ferimentos pelo corpo e um corte na região do pescoço. A Polícia Civil investiga o caso inicialmente como homicídio. Existe a suspeita dos agentes de que o crime tenha ocorrido em outro local e o cadáver tenha sido abandonado na comunidade, na altura da área do Enjeitado. A vítima era natural de Xavantina, em Santa Catarina. Na noite de terça-feira (9), o automóvel havia sido avistado fora da estrada por moradores da região, mas a vítima não foi encontrada no momento. O trecho onde o corpo foi localizado não possui câmeras de monitoramento e fica distante de residências. Equipes do Instituto-Geral de Perícias (IGP) realizaram o levantamento técnico na área, e a confirmação das causas oficiais da morte depende dos laudos periciais da equipe de peritos, segundo o comandante da BM, coronel Aguiar.

  • Inscrições para o Enem terminam nesta sexta-feira

    Pagamento da taxa de R$ 85 deve ser efetuado até 17 de junho O prazo prorrogado de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina às 23h59 de 12 de junho (sexta-feira). Os interessados em participar devem realizar o cadastro exclusivamente pela internet, na Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O prazo limite de cadastro vale para todos os participantes do exame. Candidatos isentos da taxa de inscrição também precisam concluir o processo no sistema para confirmar a participação. Pela 1.ª vez, os estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas contam com a inscrição automática. Para esse público, é obrigatório apenas acessar a plataforma para confirmar a presença nas provas, selecionar o idioma estrangeiro de preferência (inglês ou espanhol) e preencher, caso seja necessário, o pedido de suporte de acessibilidade ou tratamento pelo nome social. O prazo para solicitar atendimento especializado e tratamento pelo nome social também se encerra em 12 de junho. O uso do nome social atende a pessoas trans que queiram ser reconhecidas em sala por sua identidade de gênero. Para o atendimento especializado, o Inep passou a aceitar diagnósticos de fibromialgia e transtornos mentais, como ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). O direito é assegurado ainda a pessoas com baixa visão, cegueira, deficiências física, auditiva ou intelectual, dislexia, transtorno do espectro autista (TEA), gestantes, lactantes, diabéticos, idosos e estudantes em classe hospitalar. O resultado preliminar dessas análises de perfil de acessibilidade será publicado em 26 de junho. Após a finalização do cadastro, o sistema gera a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) no valor de R$ 85. O pagamento da taxa correspondente deve ser efetuado no período de 25 de maio a 17 de junho, com suporte para Pix, cartão de crédito, débito ou boleto bancário em agências bancárias, casas lotéricas ou aplicativos financeiros. A validação definitiva da inscrição fica condicionada ao processamento da quitação. As provas serão aplicadas em todo o país nos domingos 8 e 15 de novembro. A meta do Inep é ampliar a aplicação do exame para cerca de 10 mil locais. Conforme estimativas do órgão técnico, cerca de 80% dos concluintes de escolas públicas devem realizar as provas na própria escola onde estudam para mitigar deslocamentos desnecessários. Para os casos de exames agendados em outros municípios, o Ministério da Educação (MEC) analisa o suporte logístico de transporte intermunicipal. O Enem avalia o desempenho escolar ao término da educação básica e constitui o principal mecanismo de ingresso no ensino superior no Brasil. Suas notas servem de critério para o preenchimento de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e em financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Desde a edição de 2025, o exame voltou a certificar a conclusão do ensino médio para candidatos com 18 anos completos na data do 1.º exame que atinjam a nota mínima exigida na redação e nas provas objetivas. Os resultados individuais também podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que mantêm convênio ativo com o Inep.

  • Programa de práticas integrativas e de educação popular em saúde avança em Getúlio Vargas

    Iniciativa com base em lei municipal promove terapias naturais e cuidado preventivo na rede de saúde do município O Programa Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e de Educação Popular em Saúde (Município Sem Doença) será implantado de forma gradativa na rede de atendimento de Getúlio Vargas. O andamento da iniciativa, regida pela Lei n.º 6.467, aprovada em 16 de dezembro de 2025, foi debatido nesta semana (quinta-feira) em reunião no gabinete municipal entre a vereadora Suzi Teresinha dos Santos, autora do projeto de lei, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto e o secretário de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. A nova regulamentação local segue as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC), aprovada pelo Ministério da Saúde em 2006. As atividades das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) funcionam no município desde agosto de 2023 e reúnem modalidades como arteterapia, musicoterapia, yoga, aromaterapia e o uso de plantas medicinais na prevenção e reabilitação de enfermidades na Atenção Primária. "Este projeto nasceu da compreensão de que a saúde precisa olhar para a pessoa de forma integral. As Práticas Integrativas e Complementares vêm para somar ao atendimento já oferecido pelo SUS, fortalecendo o autocuidado, a prevenção e a qualidade de vida da nossa população", declarou a vereadora Suzi Teresinha dos Santos. O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, explicou que a nova legislação organiza e dá suporte técnico para as ações em andamento na rede pública. "As PICs representam um complemento importante às ações de saúde, pois estimulam hábitos saudáveis, fortalecem vínculos e ampliam as possibilidades de cuidado. O município já desenvolve atividades nessa área e a lei contribui para organizar e fortalecer esse trabalho", afirmou Elgido Pasa. Foto: Prefeitura de Getúlio Vargas

  • Finais do campeonato municipal de bocha masculina começam neste sábado em Getúlio Vargas

    Decisões das duas divisões reúnem quatro equipes tradicionais nas canchas do município com transmissão ao vivo pela internet As finais do 6.º Campeonato Municipal de Bocha Masculina de Getúlio Vargas começam em 13 de junho (sábado), às 14h15, com o jogo de ida da 2.ª Divisão entre Esportivo de Santa Catarina e Jaci’s Bar. A partida será realizada na cancha do Esportivo de Santa Catarina. O confronto de volta da categoria está agendado para o dia 27 de junho, no mesmo horário, na cancha do Jaci’s Bar. A decisão da 1.ª Divisão reunirá Igrejinha de Caravaggio e Bar do Marcelo. O primeiro jogo será realizado em 20 de junho (sábado), às 14h15, na Igrejinha de Caravaggio. O duelo de volta, que definirá o campeão da elite da bocha getuiense, será disputado em 4 de julho, também às 14h15, na cancha do Bar do Marcelo. Todos os confrontos que decidem as taças contarão com transmissão ao vivo pelo canal do PVE Transmissões (PVE) no YouTube. O campeonato é promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD).

  • [ÁUDIO] Escuta Aqui | 11/06/2026 - Alunos do quinto ano da Escola de Educação Básica IDEAU Santa Clara visitam Rádio Sideral e divulgam Mostra Científica e Festa Junina

    Estudantes apresentaram detalhes da mostra científica de julho e convidaram a comunidade regional para a tradicional festa junina Estudantes do 5.º ano A e 5.º ano B da Escola de Educação Básica do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU) - Santa Clara visitaram os estúdios da Rádio Sideral, em entrevista nesta quinta-feira, 11 de junho. A atividade, acompanhada pelo diretor Ivonei Grolli e pelas professoras Juce e Eloísa, teve como objetivo apresentar a programação da Iniciação Científica Júnior e convidar os ouvintes para a tradicional Festa Junina da instituição. A visita prática aos estúdios integra um projeto de sala de aula focado no funcionamento dos meios de comunicação de massa. O estudante Enzo explicou que as turmas estudaram o gênero entrevista, entrevistaram colegas, gravaram as conversas e fizeram as transcrições para vivenciar a rotina dos profissionais de comunicação. "Ter a oportunidade de visitar esta emissora e conhecer de perto como funciona uma rádio nos permite ampliar nossos conhecimentos e compreender, na prática, tudo aquilo que estamos estudando em sala de aula", afirmou Enzo. A atividade serve de preparação para a Iniciação Científica Júnior da escola. A Mostra Científica será realizada no dia 8 de julho, com atendimento gratuito ao público regional das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Conforme a estudante Carolina, a exposição adota o tema "da pesquisa à ação: a Iniciação Científica como prática de protagonismo". O trabalho foca na área de linguagens nos anos iniciais, enquanto os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio desenvolvem pesquisas em 10 diferentes ramos de estudo. As equipes contam com professores mediadores, mas a execução direta cabe aos alunos. O diretor Ivonei Grolli pontuou que os projetos buscam gerar ações de extensão com impacto real na sociedade. "Eles vão atrás de muita investigação, de dados reais e, a partir daí, eles constroem o conhecimento que eles estão buscando", explicou o diretor. Ao mesmo tempo, a comunidade escolar trabalha nos preparativos da tradicional Festa Junina, que será realizada no sábado, dia 20 de junho. A estudante Martina anunciou que o evento começa às 13h10 e terá doces, cachorro-quente, churrasquinho, pipoca e quentão, além de jogos como pesca e árvore do segredo. As apresentações artísticas dos estudantes iniciam às 15h, seguidas por show musical da dupla Jerry e Leandro às 16h, com término previsto para as 18h. De acordo com o estudante Mateus, as turmas confeccionaram as bandeirinhas, decoraram a escola e organizaram as brincadeiras.

  • Suspeito de estupro e roubo em Erechim é preso

    Investigado rompeu tornozeleira eletrônica e cometeu crimes no bairro Esperança quando a vítima voltava de farmácia Um homem de 31 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (10), em Erechim. Ele é suspeito de estuprar e roubar uma mulher de 27 anos, no bairro Esperança. O crime aconteceu no início da noite de terça-feira (9 de junho), por volta das 18h, no momento em que a vítima retornava de uma farmácia onde buscara mantimentos para o filho. De acordo com a Polícia Civil, o agressor seguiu a mulher durante o percurso de ida e efetuou a abordagem nas proximidades da residência dela. Durante o ataque, ele também roubou o celular da vítima. O investigado era um apenado sob monitoramento e rompeu a tornozeleira eletrônica para praticar a infração. O histórico criminal do homem registra antecedentes por estelionato, roubo e outro caso de estupro. Os policiais encaminharam o preso ao Presídio Estadual de Erechim, onde ele permanece recolhido à disposição do Poder Judiciário. Para reportar casos de violência ou solicitar proteção, a população dispõe de canais de atendimento telefônicos e digitais. A Brigada Militar recebe chamados de emergência pelo número 190. Denúncias anônimas e orientações sobre direitos de defesa podem ser encaminhadas à Central de Atendimento à Mulher pelo Disque 180. O registro de boletins de ocorrência e pedidos de medidas protetivas de urgência podem ser realizados diretamente na Delegacia da Mulher local, em qualquer posto policial ou por meio da Delegacia Online. Casos também podem ser reportados às promotorias do Ministério Público do Rio Grande do Sul ou acompanhados pela Defensoria Pública pelo telefone 0800-644-5556. Denúncias gerais de violações de direitos humanos são acolhidas pelo Disque 100. ** Informações GZH

  • Dia 30 de junho é o prazo final para pagar o IPTU de Erebango com desconto de 10%

    Guias físicas já estão disponíveis para retirada e quitação na agência local do Sicredi O prazo final para garantir 10% de desconto na cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2026 termina no dia 30 de junho (terça-feira) em Erebango. Os moradores podem retirar as guias físicas diretamente na agência local do Sicredi. A Prefeitura de Erebango estabeleceu que tanto a retirada quanto a quitação das guias devem ocorrer na cooperativa de crédito parceira. A medida centraliza o atendimento para facilitar o fluxo de arrecadação do município do norte do Rio Grande do Sul. Os recursos obtidos com o imposto custeiam melhorias diretas em serviços públicos locais. A administração municipal orienta os contribuintes a realizarem a quitação dentro do prazo para evitar a perda do abatimento e a cobrança de juros posteriores.

  • Kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha são entregues a gestantes em Estação

    Secretaria de Assistência Social distribui cinco conjuntos de itens essenciais para recém-nascidos de famílias em situação de vulnerabilidade social A entrega de cinco kits de enxoval do Programa Mãe Gaúcha (3.ª Edição) beneficiou gestantes em situação de vulnerabilidade social em Estação, no dia 10 de junho (quarta-feira). A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social em cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é garantir itens básicos para os cuidados iniciais e o bem-estar do recém-nascido. O benefício atende gestantes que residem no município e que tenham atingido a 28.ª semana de gestação. Entre as regras exigidas para o recebimento estão a manutenção do pré-natal regular e a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). As moradoras também devem receber o benefício do Programa Bolsa Família, aguardar o deferimento da inscrição no programa federal ou receber 50% do valor da cota nacional. Cada enxoval do Programa Mãe Gaúcha é composto por um cobertor, uma toalha de banho com capuz, um casaquinho de moletom, macacões longos e curtos, bodies, culotes, meias, uma banheira, um trocador portátil, absorventes pós-parto, fraldas descartáveis, fraldas de pano e uma bolsa maternidade. A iniciativa do governo estadual está em conformidade com a Lei n.º 12.257/2016. Foto: Prefeitura de Estação

  • Inscrições de projetos culturais para verba federal de R$ 139 mil estão abertas em Getúlio Vargas

    Edital da Política Nacional Aldir Blanc apoia artistas e coletivos locais com prazos de envio até o dia 6 de julho O envio de projetos culturais para concorrer ao repasse de R$ 139.970,29 em recursos federais começou nesta quarta-feira, 10 de junho (quarta-feira), para trabalhadores do setor artístico que atuam em Getúlio Vargas. A iniciativa ocorre por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei nº 14.399/2022, que apoia produções locais com repasses continuados da União ao município. As inscrições devem ser feitas pela internet, no sistema 1Doc, ou presencialmente na Secretaria Geral do Centro Administrativo Municipal. O prazo termina em 6 de julho (segunda-feira). Podem participar artistas solo (pessoas físicas ou MEI), empresas, cooperativas, associações e grupos informais com um representante legal. Cada proponente pode enviar até dois projetos, mas só receberá recurso para um deles. Para explicar as regras e tirar dúvidas, uma sessão pública de esclarecimentos será realizada em 15 de junho (segunda-feira), às 14h, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal. A atividade presencial terá a assessoria técnica do consultor Dr. Henrique Freitas, especialista em gestão pública de cultura. Quem tiver dúvidas no dia a dia pode falar com a equipe de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, pelo telefone e WhatsApp 54 99984-6196 ou pelo e-mail mariascolari@smecd.pmgv.rs.gov.br. Mais informações na página oficial do Departamento Cultural de Getúlio Vargas ou no Edital nº 68/2026.

  • Navegantes A e Esportivo B conquistam títulos no campeonato de bocha de Getúlio Vargas

    Torneio reuniu 12 equipes e mobilizou cerca de 60 atletas em disputas divididas em duas categorias esportivas As equipes Navegantes A e Esportivo B conquistaram as taças das duas divisões do 6.º Campeonato Municipal de Bocha Feminino, que terminou em 5 de junho (sexta-feira) em Getúlio Vargas. A competição foi promovida pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), sob organização técnica do Departamento de Esportes. As disputas começaram em 26 de fevereiro e envolveram 12 equipes representativas de comunidades da cidade e do interior. Ao longo de pouco mais de 90 dias de competição, o campeonato registrou 12 rodadas e 71 partidas. A competição movimentou cerca de 60 bochófilas locais, distribuídas em duas chaves distintas para equilibrar o nível técnico das atletas. Na disputa da 1.ª Divisão, a equipe do Navegantes A confirmou o desempenho regular de sua trajetória e garantiu o primeiro lugar da categoria principal. O segundo lugar ficou com a equipe Navegantes B, enquanto o Esportivo A garantiu o 3.º lugar e o Caravaggio A terminou na 4.ª colocação. Pela 2.ª Divisão, o grupo do Esportivo B assegurou o troféu de campeão após jogos consistentes. O vice-campeonato foi conquistado pelo Recanto do Zé, seguido pelo Esportivo C na 3.ª posição e pelo Jaci's Bar A na 4.ª colocação.

BUSCA PELO SITE

bottom of page