12785 resultados encontrados com uma busca vazia
- Ipiranga do Sul: academia ao ar livre será construída na cidade
Na última semana, o governo de Ipiranga do Sul recebeu a notícia do empenho de emenda parlamentar junto ao Orçamento Geral da União (OGU) no valor de R$ 90 mil indicado para construção da academia de saúde ao ar livre em Ipiranga do Sul. Conforme o prefeito de Ipiranga do Sul e presidente da Amau, Mario Luiz Ceron, o recurso que chega ao município, por meio da emenda parlamentar, reforça o prestígio de Ipiranga do Sul perante os deputados em Brasília. “Este valor, garantido pelo Ministério da Saúde, só foi possível através da parceria do deputado federal Ronaldo Santini, juntamente com o deputado Dirceu Franciscon, além da administração municipal e dos vereadores”, destacou Ceron.
- Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 29 milhões
Ninguém acertou as seis dezenas da Mega-Sena sorteadas no sábado (18) à noite no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo. Os números sorteados no Concurso 2.281 foram 14, 27, 35, 40, 50 e 55. A quina teve 43 acertadores e cada um vai receber o prêmio de R$ 52.989,08. Os 2.462 ganhadores da quadra terão o prêmio individual de R$ 1.322,11. A estimativa de prêmio do próximo concurso, na quarta-feira (22), é de R$ 29 milhões. As apostas na Mega-Sena podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio em lotéricas ou pela internet. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.
- Matrículas para a primeira chamada do Sisu terminam nesta terça-feira (21)
Termina nesta terça-feira (21) o período de matrícula dos candidatos selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020.2. Terça também é o último dia para os candidatos que não foram convocados para nenhuma das duas opções de curso selecionadas declararem interesse na lista de espera das vagas remanescentes. Para a lista de espera serão adotados os mesmos critérios anteriores de classificação da primeira chamada. O resultado será no dia 24 de julho. A segunda edição do Sisu recebeu 814.476 inscritos. Esta é a primeira vez que há vagas pelo programa em cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EaD). Os candidatos que participaram da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastraram no sistema disputaram 51.924 vagas, ofertadas em 57 instituições públicas de educação superior do país. Lista de espera Para participar, o processo é simples, mas não automático. O estudante interessado deve acessar o Boletim do Candidato, no site do Sisu, e na tela da primeira opção de curso, clicar em “participar da lista de espera”. Em seguida, uma mensagem de confirmação será emitida pelo sistema. A partir daí, basta acompanhar as convocações feitas pelas universidades para preenchimento das vagas restantes, observando prazos, procedimentos e documentos exigidos para matrícula ou para registro acadêmico estabelecidos no próprio edital da instituição.
- Registro de ocorrências via Delegacia Online cresce 49% no primeiro semestre
Polícia Civil lançou campanha e ampliou número de fatos permitidos na ferramenta em razão da pandemia A Delegacia Online (DOL) da Polícia Civil teve um aumento de 49% no número de registros realizados no primeiro semestre de 2020, comparado com o mesmo período do ano passado. É o que mostra o balanço divulgado pela instituição no final de sexta-feira (17). No total, entre janeiro e junho, foram realizados 188.027 registros online, o que comprova a efetividade da ferramenta disponibilizada pela Polícia Civil para facilitar a vida da população. Nos primeiros seis meses do ano passado, foram 125.870 ocorrências registras por meio da DOL. Em agosto de 2019, a Polícia Civil lançou uma campanha para estimular o uso da Delegacia Online. Em março deste ano, em razão das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, a instituição reforçou a campanha e ampliou a possibilidade de registros para fatos criminais em geral pela ferramenta, evitando deslocamentos de pessoas e contribuindo para a prevenção contra o novo coronavírus. Além disso, no início de junho, a Polícia Civil lançou uma cartilha com o passo a passo para que as mulheres vítimas de violência registrem ocorrência na DOL. A publicação instrui as vítimas a utilizarem o padrão simplificado de registro de ocorrências, dentro da Delegacia Online, por meio do botão “Registre sua ocorrência”. Este padrão oferece mais segurança para a mulher registrar seu relato sem precisar comparecer a uma delegacia. A Delegacia Online foi criada em 2002 com a finalidade de facilitar para o cidadão o processo de registro de ocorrências. Por meio do site, é possível realizar a comunicação de inúmeros tipos de fato, sem a necessidade de deslocar-se até uma Delegacia de Polícia. O portal oferece agilidade, economicidade e prestação de serviço. Ao fazer o registro por meio da Delegacia Online, o usuário recebe, em até duas horas, acesso ao boletim de ocorrência, com a mesma validade do documento que seria entregue presencialmente em uma delegacia física. A ferramenta pode ser utilizada 24 horas por dia e de qualquer lugar, basta ter acesso à internet por meio de um computador, tablet ou smartphone. Dessa maneira, a Delegacia Online torna-se uma ferramenta de grande utilidade a favor da população, especialmente nessa época de pandemia, ao dar a possibilidade para que o cidadão evite sair de casa a fim de fazer o registro. COMO REGISTRAR Acesse o site da Delegacia Online, por meio de um computador, tablet ou smartphone (www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol); Tenha em mãos documento de identidade ou CPF. Também é necessário endereço de e-mail válido; Se o crime consta em uma das 29 opções específicas do site, o cidadão deve clicar no fato e seguir as instruções. Para outros fatos, clique no botão "Registro geral" para preencher o formulário disponível. É nele que o cidadão irá narrar os fatos e contar, na sua versão, o que aconteceu; A partir do início do registro já será gerado um número de protocolo com 15 dígitos, possibilitando a continuidade do preenchimento em outro momento, sendo gerado, portanto, um rascunho antes da finalização. Esse protocolo será enviado por e-mail ou mensagem de celular (o SMS é gerado apenas para quem tem Login Cidadão RS); Finalizado e enviado o registro, é necessário aguardar a validação por parte da Polícia Civil para que o registro tenha validade; Para acessar a ocorrência, basta consultar o protocolo no site da DOL. A partir daí, é possível visualizar a ocorrência por meio de um PDF, documento que tem a mesma validade do que seria entregue na Delegacia de Polícia; Você pode imprimir esse documento caso necessite apresentá-lo. Atendimento nas Delegacias de Polícia Os cidadãos que necessitam de atendimento presencial da Polícia Civil, em especial as vítimas de casos graves, não ficaram desassistidos. Todos são orientados à higienização das mãos com álcool em gel, disponível em todas as DPs, logo na entrada. Em locais onde não há barreira de vidro que separa o servidor do indivíduo, tem sido adotada uma distância mínima 1,5 metro para atendimento. Para quem apresenta sintoma respiratório (gripe, espirro, coriza, secreção nasal etc.), a realização do atendimento fica condicionado à proteção da saúde do servidor policial. Os responsáveis pelas delegacias também estão orientados a evitar a entrada simultânea ou a aglomeração de pessoas, principalmente nos plantões. Fonte: Ascom: Polícia Civil
- RS recebe 59 pedidos de reconsideração das bandeiras da 11ª rodada do Distanciamento Controlado
Mapa definitivo será divulgado em transmissão ao vivo nesta segunda-feira (20), às 17h Nas últimas 36 horas, o governo do Estado recebeu 59 pedidos de reconsideração da classificação preliminar da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Municípios e associações regionais tinham até as 6h deste domingo (19) para formalizar os recursos. A partir de agora, os dados e justificativas apresentados serão analisados para que, na segunda-feira (20), o Gabinete de Crise tome a decisão e divulgue o mapa definitivo vigente a partir de terça (21). Todas as reconsiderações encaminhadas são de municípios em área de bandeira vermelha. Nesta rodada, o Estado atingiu o maior número de bandeiras vermelhas desde o início do Distanciamento Controlado, em 10 de maio. Conforme o mapa divulgado na sexta-feira (17), 18 regiões foram classificadas com risco epidemiológico alto da Covid-19. As duas restantes – Bagé e Pelotas – ficaram com bandeira laranja (risco médio). Na semana passada, foram 63 pedidos de reconsideração após a divulgação do mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Em 5 de julho, 37 pedidos. No dia 28 de junho, o total chegou a 67 e, em 21 de junho, primeira vez que o Estado abriu a instância recursiva, foram 30 solicitações.
- Floriano Peixoto lança programa 'Nota da Sorte'
Está aberto o Programa de estímulo à Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária Local e incremento à arrecadação, intitulado “Nota da Sorte”, serão aceitas todas as notas fiscais emitidas a partir de 1º de março de 2020. A cada R$ 50,00 em compras, o consumidor recebe um cupom, limitado ao máximo de 30 cupons por nota fiscal, permitido o acúmulo de cupons ou notas fiscais de valor menor ao limite acima para alcance da cautela. No caso de Talão de Produtor Rural, a cada nota válida apresentada no caso de venda à empresa ou consumidor do Município, com a respectiva contra-nota, o contribuinte receberá cinco cupons e um cupom no caso de venda a empresa ou consumidor de outro município do Estado ou fora do Estado. Em se tratando de guias de pagamento de IPTU e IPVA, a cada R$ 100,00 o contribuinte receberá um cupom. Os prêmios a serem conferidos aos portadores dos cupons sorteados, após a conferência da validade, são os seguintes: 20 vales-compra no valor de R$ 500,00. Os prêmios serão conferidos aos portadores dos cupons que forem sorteados e que apresentarem documentos que provem serem os titulares dos referidos cupons, cujo nome e documento de identidade estarão escritos no mesmo, vedado o acúmulo de dois prêmios à mesma pessoa no sorteio. A troca esta sendo realizada na Prefeitura Municipal de Floriano Peixoto, de segunda à sexta-feira das 07h às 13h.
- Covid-19: equipe da saúde de Getúlio Vargas realiza ações em supermercados e na rodoviária
Aferição da temperatura corporal, distribuição de máscaras e álcool em gel e repasse de informações foram realizados na última sexta-feira (17) Na última semana foram realizadas importantes ações de combate à Covid-19 em Getúlio Vargas. Equipes da secretaria da Saúde e Assistência Social foram, na sexta-feira (17), até a rodoviária do município onde realizaram alguns procedimentos com os passageiros que embarcavam nos ônibus. Além da medição da temperatura corporal, os servidores distribuíram álcool em em gel. A ação foi realizada em parceria com a empresa Unesul. Também na sexta-feira, equipes da secretaria estiveram em supermercados do município realizando esta importante ação de combate ao novo coronavírus.
- Comércio: Ipiranga do Sul e Floriano Peixoto lançam campanhas do Dia dos Pais
Campanhas visam fomentar a economia dos municípios incentivando a população a comprar no comércio local A Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS) participou do lançamento da Campanha do Dia dos Pais, realizada no dia 22 de junho, segunda-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Floriano Peixoto, através do Núcleo do Comércio. A ação consiste na premiação para a comunidade, mediante um sorteio a ser realizado no dia 10 de Agosto de 2020. Concorrerão aos prêmios da campanha, os contribuintes que realizarem compras nos estabelecimentos nucleados participantes, associados a ACCIAS, em Floriano Peixoto. Estão participando as seguintes empresas Ki Gelo Gerso Giaretta Giaretta Agronegócios Loja Variedades Loutec Maxi Posto Mercado Super Econômico Comercial Agrícola Vitali Giaretta Comércio de Materiais de Construção A cada R$ 50,00 (cinquenta reais) em compras, o consumidor recebe 01 (um) cupom, limitado ao máximo de 30 (trinta) cupons por nota fiscal. Os prêmios a serem sorteados e entregues aos consumidores, após a conferência da validade, serão os seguintes: Churrasqueira Portátil Vale Combustível R$ 150,00 Kit Facas para Churrasco Kit Churrasco (Carvão, 3kg de Carne e 12 Latão de Cerveja) Kit Chimarrão Ipiranga do Sul Em Ipiranga do Sul, o lançamento da campanha aconteceu no dia dois de julho no Centro de Multi Convivência. O sorteio dos prêmios será realizado no dia 11 de agosto. Concorrerão aos prêmios da campanha, os contribuintes que realizarem compras nos estabelecimentos nucleados participantes, associados a ACCIAS, em Ipiranga do Sul. Estão participando as seguintes empresas: Loja Espaço Intimo Mercado Ipiranga CJC Materiais de Construção Posto Ipiranga Exclusiva Materiais de Construção Loja Life Style Modas Restaurante Colonial Sbeghen A cada R$ 50,00 (cinquenta reais) em compras, o consumidor recebe 01 (um) cupom, limitado ao máximo de 30 (trinta) cupons por nota fiscal. Os prêmios a serem sorteados e entregues aos consumidores, após a conferência da validade, serão os seguintes: Furadeira Elétrica Kit Facas para Churrasco Kit Chimarrão + uma cadeira de praia Caixa Térmica Lanterna de Led As campanhas impulsionam as compras dos consumidores locais e estimulam a economia do município e das empresas que cada vez mais fidelizam seus clientes. O intuito da campanha é fomentar o desenvolvimento do comércio local, com o apoio da ACCIAS em parceria com a Prefeitura Municipal de Ipiranga do Sul, Cresol e Sicredi.
- Covid-19: RS tem maior índice de isolamento social, mas ainda está longe do recomendado pela OMS
Regiões em bandeira vermelha ficam acima da média estadual A segunda semana de julho recolocou o Rio Grande do Sul no topo do ranking nacional em termos de isolamento social no combate ao avanço do coronavírus. No período, entre os dias 5 e 11 de julho, chegou a 44,5% o índice de gaúchos que passaram a evitar aglomerações. O resultado é 1,5 ponto percentual acima do verificado na semana anterior e se aproximou um pouco mais do comportamento do início da pandemia com as medidas restritivas adotadas na metade de março. O aumento do número de regiões em bandeira vermelha estabelecido pelo modelo do Distanciamento Controlado é um dos fatores que vêm contribuindo para um maior isolamento social. A média no Brasil ficou em 40,9%, em um comportamento estável ao registrado nos primeiros sete dias do mês. O estudo desenvolvido pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 mostrou, também, as consequências no número de contágio pelo vírus sempre que o índice de isolamento apresenta quedas. Nos períodos em que o nível ficou acima de 50% ocorreu uma estabilidade de casos novos de Covid-19. Essa curva se inverte no RS a partir de junho, quando o isolamento ficou abaixo dos 45% e os registros da doença subiram rapidamente. OMS (A Organização Mundial da Saúde) recomenda isolamento mínimo de 50%. A partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco, o trabalho apontou que as melhores médias estão justamente nas regiões sob bandeira vermelha (risco alto). É o caso das áreas de Pelotas (46,7%), Capão da Canoa (45,8%) e Porto Alegre (45,7%). Os maiores alertas estão relacionados com as regiões de Bagé (38,6%), Lajeado (39,5%), Santa Rosa (40,2%) e Uruguaiana (40,3%). O estudo alerta, no entanto, para um comportamento diferente dos gaúchos entre os dias úteis e os fins de semana. No sábado e domingo (dias 11 e 12), o índice de isolamento registrou média de 51,4%, percentual que caiu para 41,4% entre segunda e sexta-feira. A equipe observou, ainda, que as condições climáticas seguem influenciando: dias de maior frio e presença de chuva significam menos circulação de pessoas. Fonte:O Sul
- Floriano Peixoto: profissionais da saúde realizam 'blitz' e orientam população sobre Covid-19
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano Peixoto, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Polícia Militar, realizaram, na tarde de quarta-feira (15), uma blitz educativa contra a pandemia do novo coronavírus, nas ruas da cidade de Floriano Peixoto. Na abordagem, além de passar orientações básicas de proteção, os profissionais de saúde mediram a temperatura das pessoas com um termômetro digital de testa, que não necessita de contato direto com a pele de quem utiliza, e fizeram perguntas sobre as condições de saúde de cada um.
- 10,3 milhões de trabalhadores estão afastados dos postos de trabalho em decorrência da pandemia
Entre os ocupados, 8,6 milhões trabalharam de forma remota, o que representa 12,4% de trabalhadores ocupados O Brasil tinha 10,3 milhões de pessoas afastadas do trabalho por causa da pandemia de coronavírus na quarta semana de junho, segundo a PNAD Covid19, divulgada nesta sexta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A quantidade representa 12,5% da população ocupada do país. No início de maio, eram 16,6 milhões afastados do trabalho. Na semana anterior, 11,1 milhões. Para a coordenador da pesquisa, Maria Lúcia Vieira, a queda não significa que todos continuam no mercado de trabalho. “Isso é resultado de pessoas que podem estar retornando ao trabalho, mas também devido a um possível desligamento dessas pessoas do trabalho que elas tinham”, afirmou. A estimativa da pesquisa é que, na quarta semana de junho, 82,5 milhões estavam ocupados, número menor do que os registrados na semana anterior (84 milhões) e em relação à semana de 3 a 9 de maio (83,9 milhões de pessoas). O desemprego cresceu e atingiu 12,4 milhões no período. Fonte: Correio do Povo
- Ministério da Saúde amplia campanha de vacinação contra sarampo
O alvo é a população de 20 a 49 anos Com apenas 4,2 % do público-alvo vacinado, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação contra o sarampo, da população de 20 a 49 anos, para até 31 de agosto, em todo o país. Desde o início da campanha, em 16 de março, até o dia 15 de julho, segundo dados das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, foram vacinadas 3,7 milhões de pessoas nessa faixa etária. Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a população alvo nesta faixa etária totaliza mais de 90 milhões de pessoas. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra, deve receber apenas uma dose da vacina. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade básica de saúde mais próxima levando o cartão de vacinação e um documento. Lá a situação vacinal será avaliada e atualizada conforme recomendações do calendário básico de vacinação. Para viabilizar a estratégia de vacinação, foram enviadas 4,3 milhões de doses extra da vacina, além do quantitativo para o atendimento de rotina. Também está em andamento a aquisição emergencial de 29 milhões de seringas e agulhas para apoiar os estados no andamento da operacionalização da vacinação. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra, deve receber apenas uma dose da vacina. Vacinação x pandemia O Ministério da Saúde tem alertado a população quanto à importância da vacinação contra o sarampo, mesmo com a pandemia da covid-19. O sarampo é uma doença grave e de alta transmissibilidade. Uma pessoa infectada pode transmitir para até outras 18 pessoas. A disseminação do vírus ocorre por via aérea ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Neste caso, não é necessário o contato direto porque o vírus pode se disseminar pelo ar a metros de distância da pessoa infectada. Números De acordo com o último Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde de 2020, até 27 de junho, foram confirmados 5.642 casos de sarampo em 21 estados. O Pará foi o estado que mais teve registros, foram 3.237 (57,4%), seguido do Rio de Janeiro com 1.192 casos ( 21,1%), São Paulo com 688 casos (12,2%); Paraná 248 casos (4,4%) e Santa Catarina que registrou 111 casos ( 2%). O Brasil permanece com surto de sarampo nas cinco regiões, com 11 estados com circulação ativa do vírus. No momento, o país registra cinco óbitos pela doença, sendo três no Pará, um no Rio de Janeiro e um em São Paulo. Sintomas Pessoas acometidas pela doença apresentam febre, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite (olhos vermelhos e lacrimejantes), fotofobia (sensibilidade à luz) e pequenas manchas brancas dentro da boca. Gestantes A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado, e a gestação tende a diminuir a imunidade da mulher. O Ministério da Saúde por meio do Programa Nacional de Imunizações recomenda que mulheres em idade fértil devem evitar gravidez até um mês após a vacinação. Fonte: Agência Brasil
- Conselho municipal de saúde de Estação elege nova diretoria
Na última segunda-feira (13) aconteceu, nas dependências da UBS1 de Estação, a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde. Eleitos por unanimidade, o presidente Cleber Luiz Migliorança e vice-presidente Lindomar Falkolski. 1ª Secretária: Patricia Dias Webber 2ª Secretária: Cátia Pilar Wustro Entregam a diretoria Gelson Antonio de Oliveira e Gilmar Roque Razzia. Atualmente o Conselho Municipal de Saúde é composto por 20 membros, sendo 50% destes representantes de entidades de usuários, 25% representantes de entidades dos trabalhadores da saúde e 25% representantes do governo.
- Tour Virtual Rally Estação arrecada 115 cestas básicas
Competição online, encontrada como alternativa durante a pandemia, irá doar arrecadações para entidades beneficentes da região Por 30 dias, o público pode votar em suas duplas favoritas no Tour Virtual Rally Estação. Em formato de copa, a cada dia uma dupla era eliminada e outra avançava de fase e assim foi até se chegar aos dois finalistas. Paulo Nobre/Gabriel Morales, vencedores do Rally de Estação em 2019, levaram a vitória na disputa virtual, que teve como objetivo manter a integração entre competidores, público e organizadores. Mas a ação foi além. Para participar, cada uma das 30 duplas teve que doar ao menos uma cesta básica de alimentos não perecíveis. No total, 115 cestas foram doadas. E estas doações acabaram beneficiando os municípios que integram o Rally de Estação, além da cidade sede, também Ipiranga do Sul e Erebango. As entregas foram realizadas pelos integrantes do Automóvel Clube de Estação (ACE), organizador da ação, durante a última semana. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Estação recebeu 48 cestas. Erebango recebeu 29 cestas e Ipiranga do Sul outras 26, também através do CRAS. Além disso, a Sogeasme Comunidade Terapêutica recebeu três cestas; o Lar da Menina outras quatro; e o Lar dos Idosos mais cinco. Estas últimas, todas de Getúlio Vargas. Elas também foram beneficiadas com fardos de papel higiênico. Com isso, o Clube encerra a entrega das doações realizadas. A votação do Tour Virtual Rally Estação teve mais de 50 mil votos durante as disputas, envolvendo duplas de vários estados brasileiros. Fotos: Imprensa ACE
- Cidades que tiveram estado de calamidade pública reconhecidos irão receber recursos
Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Floriano Peixoto e Quatro Irmãos irão receber verbas para a construção de poços e açudes e recuperação de estradas O Governo do Rio Grande do Sul anunciou, na manhã desta quarta-feira (15), R$ 55,1 milhões para ações que amenizem os problemas causados pela estiagem no estado. O recurso será usado para a perfuração de poços, abertura de açudes e recuperação de estradas. São R$ 29,1 milhões de emendas parlamentares da Bancada Federal Gaúcha, por meio da Fundação Nacional da Saúde (Funasa); R$ 6 milhões do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); R$ 10 milhões do tesouro do governo do estado; e outros R$ 10 milhões são do orçamento da Assembleia Legislativa. Segundo o governador Eduardo Leite, todos os 412 municípios que tiveram situação de emergência reconhecida receberão ao menos um poço ou açude. O recurso da Funasa será distribuído entre 211 municípios afetados pela seca, que receberão cerca de R$ 137,9 mil cada. Já os R$ 10 milhões do governo servirão para a perfuração de 50 poços e o pagamento de horas-máquinas em 53 cidades. Os outros R$ 10 milhões, oriundos da AL-RS, serão destinados à perfuração de 55 poços e à construção de 1.025 açudes em 102 municípios – cada um receberá 10. Os R$ 6 milhões do MDR serão destinados também à perfuração de poços em 85 municípios. Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Sertão, Floriano Peixoto e Quatro Irmãos receberão recurso da Funasa no valor de R$ 29.100.000 cada município. Estação recebe recurso da Assembleia Legislativa do Estado, de R$ 3.850.000 e Erebango, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e Ministério do Desenvolvimento Rural, no valor de R$ 6 mil reais. Confira a lista de municípios, valor e origem da veba aqui.
- Comissão do Jovem Advogado da OAB promove campanha de arrecadação de roupas de inverno
A Comissão do Jovem Advogado da OAB, subseção de Getúlio Vargas promove campanha para arrecadar roupas, calçados e cobertas. As doações podem ser realizadas até o dia 31 e os itens arrecadados serão doados à entidades e pessoas carentes do município. Para doar, basta se deslocar até um dos pontos de coleta relacionados a seguir Supermercados Karpinski e Sul Brasil; Posto Oliveira; Academia Bioritmopersonal; Loja Safira; Center 224 – Natação e Hidroginástica; Supermercado Criswan; Loja Originalliz; Posto Mello (Getúlio Vargas, Estação e Erebango); Farmácia Rede Líder Farma (Erebango); Ervateira Petry (Erebango); Agência Banrisul (Erebango); CT Funcional (Estação). Conforme o presidente da comissão, Michel Centofante, “nesse momento em que não podemos doar abraços, vamos doar agasalhos. Pequenos gestos solidários são valiosos. sua doação é muito importante: quanto mais gente, mais quente”, salienta.
- Bolsonaro diz que novo teste manteve resultado positivo para covid-19
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (15), em uma transmissão nas redes sociais, que realizou um novo exame para covid-19 e o resultado se manteve positivo. O presidente está se tratando desde o último dia 7 de julho, quando teve a confirmação da doença. Ele segue em isolamento no Palácio da Alvorada, residência oficial, de onde tem se reunido com ministros por videoconferência. Na transmissão, que durou pouco mais de 4 minutos, Bolsonaro falou sobre os sintomas que teve e voltou a dizer que tem tomado a hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. O medicamento não tem eficácia científica comprovada contra a covid-19 e seu uso por pacientes no tratamento da doença gera controvérsias entre médicos. Fonte: Agência Brasil
- Clássico Gre-Nal não terá árbitro de vídeo
Partida marca a retomada do futebol no RS O Gre-Nal que marcará a volta do Campeonato Gaúcho não contará com o recurso do árbitro de vídeo (VAR). Segundo a Federação Gaúcha de Futebol, por enquanto, os protocolos elaborados pela entidade para a retomada do futebol no Rio Grande do Sul não contemplam o VAR, que necessita de uma sala onde vários árbitros analisam os lances da partida em tempo real. São muitas pessoas aglomeradas em um local fechado. No Gre-Nal realizado na semifinal do primeiro turno do Gauchão, houve VAR. O Grêmio venceu por 1 a 0 e classificou-se para disputar a decisão com o Caxias, que levou a melhor. Durante o jogo, o time tricolor teve um gol anulado corretamente após consulta ao VAR, que foi pago pelos dois clubes. O objetivo da FGF é contar com o VAR nos jogos finais do Gauchão, se eles ocorrerem. O Caxias, campeão do primeiro turno, já está na decisão, que será disputada contra o clube que acabar em primeiro o returno – se for o Caxias, ele é campeão direto. Faltam apenas três rodadas para o encerramento da fase classificatória. Fonte: Correio do Povo
- Internada há quatro meses em Porto Alegre, jovem erechinense pede ajuda para tratamento de leucemia
Aos 17 anos, a jovem Maitê Baretieri Alves dos Santos luta para vencer a Leucemia. A erechinense foi diagnostica com câncer em março desde ano e, desde então, está fazendo tratamento no Hospital Santo Antônio, em Porto Alegre. A família enfrenta dificuldades financeiras para custear as terapias. Por isso amigos, resolveram fazer uma campanha para arrecadar recursos que serão fundamentais para salvar a vida da jovem. Apesar do problema de saúde, Maitê não desanima. Sempre sorridente já ficou conhecida, na capital gaúcha, pela delicadeza e carisma. Inclusive entre os médicos. “Eu e minha mãe estamos aqui ha quatro meses. Como as quimioterapias não terem surtido o efeito esperado, precisarei realizar um transplante de medula óssea. O tratamento é delicado e caro e com essa pandemia as escolas estão fechadas, com isso meus pais, que trabalham com transporte escolar estão sem renda, por esse motivo estamos precisando de ajuda para custear esse tratamento de saúde. Se alguém poder colaborar, agradeço imensamente”, faz um apelo a menina. Como doar Qualquer quantia é bem vida e você pode estar ajudando a salvar a vida da Maitê que deseja agora voltar para casa em Erechim. “Tenho confiança. Tudo vai dar certo!”, declara a jovem. Titular da conta: Maitê Baretieri Alves dos Santos Sicredi Agência: 0217 Conta: 90014-3 Conta poupança CPF: 050.126.220-22 Fonte: Atmosfera Online
- Distanciamento Controlado: AMAU alerta municípios para que região permaneça na bandeira laranja
Modelo proposto pelo governo do RS divide regiões em bandeiras que, conforme a cor - e o risco de contágio - vão definir os protocolos e medidas adotadas O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai vem realizando um levantando regional, para traçar as estratégias e ações de enfrentamento a Covid-19. O comitê vem monitorando 34 municípios (32 da AMAU, e mais Nonoai e Rio dos Índios, da Região 16 – Alto Uruguai Gaúcho), mediante informações oriundas das próprias secretarias de saúde. Estão sendo alvo de análise, na periodicidade de três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira), os seguintes indicadores: casos positivos, recuperados, ativos, taxa de recuperação, óbitos, letalidade, disseminação per capita, municípios com casos e sem casos, surtos estabilizados, municípios sem internação e óbitos, entre outros. A partir do próximo boletim o comitê começa a sistematizar, também, dados de ocupação dos hospitais da Região 16, que possuem leitos clínicos habilitados para internação da Covid-19. Municípios Segundo o último levantamento, realizado na última segunda-feira (13), o mapa aponta que do total dos 34 municípios, 33 já apresentam casos positivos para o novo coronavírus. Também aponta que nove municípios não apresentam mais casos positivos há 14 dias, o que dá um percentual de 29,41%. “Os municípios estão fazendo a sua parte, considerando que vários conseguiram estabilizar a situação”, pontua o membro do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU, Jackson Arpini. Casos Segundo os últimos levantamentos os casos na região estão numa linha ascendente, partindo de 82 para 1.374 (13/07). A região possui 1.374 casos que testaram positivo para o novo coronavírus e, destes, 1.252 recuperados, estando com 106 casos ativos. Com relação aos óbitos a região contabiliza, infelizmente, 16 óbitos, em 10 cidades. A nossa taxa de recuperação está na ordem 91,12%, a maior aferição desde março de 2020. Com relação à letalidade o indicador aponta 1,164. Quando comparamos os indicadores com o Estado, verificamos que estamos em patamares aceitáveis, sendo 85% e 2,6 respectivamente. “Para o universo de 34 cidades e 240 mil habitantes, nosso indicador de casos ativos, na ordem de 106, é aceitável e demonstra que nossas ações regionais e integradas estão surtindo efeitos”, argumenta Arpini. Taxa de ocupação O comitê regional vem sistematizando a taxa de ocupação das alas Covid dos hospitais que possuem Unidade de Terapia Intensiva, sendo Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim e Hospital de Caridade. Até a presente data, a taxa de ocupação não ultrapassou o indicador de 50% e está previsto uma ampliação da capacidade de UTI do hospital público, em 50%, com mais cinco (05) leitos. Segundo dados de 13/07, a ocupação de UTI é de 47,83% e de leitos clínicos 29,27%. Próximas análises Para ampliar a base de dados, no sentido de estarmos mais fundamentados e preparados na mensuração dos dados, o comitê passará a monitorar, também, os leitos dos hospitais regionais habilitados para internação em Covid, sendo os hospitais dos municípios de: Aratiba, Severiano de Almeida, Viadutos, Gaurama, Campinas do Sul, Nonoai, Estação, Erval Grande, Marcelino Ramos e Getúlio Vargas. Segundo Arpini a leitura terá por finalidade avaliar a capacidade física instalada, considerando que já temos um razoável período para comparativos, considerando que o primeiro caso positivo para o Covid-19 foi confirmado em 19 de março de 2020, pela 11ª CRS. Com os novos indicadores permitirão avaliações e reflexões sobre a taxa de ocupação na região da AMAU e R 16 – Alto Uruguai Gaúcho e vem ao encontro de um dos itens avaliados pelo Modelo de Distanciamento Controlado, que diz respeito à capacidade de atendimento hospitalar. Cruzada regional O comitê regional está realizando uma “Cruzada Regional de Sensibilização e Conscientização” da população regional, com várias vinhetas que estão sendo veiculadas nas rádios da região, sobre as medidas de prevenção preconizadas para o momento, com o propósito de massificar a importância da prevenção nesse cenário pandêmico. Bandeira estado e ação da comunidade regional Conforme o grau de risco em saúde, cada região (20 regiões) recebe uma bandeira na cor amarela, laranja, vermelha ou preta, de acordo com o Modelo de Distanciamento Controlado do Governo Estado. O monitoramento é semanal e a divulgação da bandeira ocorre na sexta feira, com espaço para apresentação de pedido de reconsideração até domingo e divulgação do resultado na segunda feira. Nas últimas três semanas conseguimos acolher nossos pedidos de reconsideração, mas temos que ter presente, que a coloração da bandeira está atrelada a atuação, reação e adesão da comunidade as medidas de prevenção. “Só assim, atuando em sintonia e em equipe, teremos chance de permanecer na coloração laranja, que significa médio risco”, argumenta Arpini. A manutenção da bandeira laranja, que significa médio risco, permite um olhar prioritário para a Saúde, nosso bem maior, mas, também, para os setores produtivos, tendo em vista que essa cor permite flexibilização de alguns serviços.

















