top of page

12798 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Clima de inverno com chuva e frio na segunda metade de junho

    A segunda quinzena do mês de junho será marcada pelo predomínio de chuva ou frio, mas haverá dias em que tanto a chuva como o frio estarão presentes numa segunda metade de mês com muita cara de inverno. O mapa abaixo, mostra a projeção de anomalia de temperatura no Sul do Brasil durante a segunda quinzena de deste mês, de acordo com o modelo climático norte-americano CFS (Climate Fotecast System). O começo desta segunda metade do mês já é marcado pelo frio e clima de inverno com a atuação de uma massa de ar polar nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul e que chegou ao Estado hoje junto com uma frente fria. Esta incursão de ar frio traz temperatura baixa em todo o território gaúcho ao longo desta quarta-feira, mesmo durante a tarde e com sol. Muitas cidades em regiões de maior altitude e na Campanha vão ter máximas pouco acima dos 10ºC. Justamente a Metade Sul, a fronteira com o Uruguai e a Campanha terão o frio mais intenso durante esta segunda metade da semana, inclusive porque se espera que um reforço de ar polar alcance áreas mais ao Sul gaúcho entre amanhã e a sexta-feira. Cidades da Serra Gaúcha e dos Aparados também terão muito frio entre esta quarta e a quinta. No fim de semana, o tempo estará instável na maioria das regiões gaúchas e a instabilidade se concentrará na Metade Norte, onde devem ser esperados os mais altos volumes de chuva. Será frio úmido com nevoeiro e neblina em regiões serranas. Durante a primeira metade da próxima semana o frio prosseguirá no Rio Grande do Sul, entretanto com menor intensidade e tardes mais agradáveis. Já na segunda metade da semana que vem a tendência é de a instabilidade retornar ao estado gaúcho com chance de evento de chuva mais ampla próximo ao dia 24, mas que poderia persistir em algumas áreas ainda nos dias 25 e 26. Esta chuva no começo da última semana do mês precederá uma nova massa de ar polar que vai alcançar o Rio Grande do Sul na sequência com madrugadas muito frias e provável formação de geada. Assim, a tendência é de uma segunda quinzena de junho de temperatura próxima ou abaixo da média histórica na maior parte do Estado. Grande parte dos dias será marcado pelo frio que tende a ser mais intenso no período no Oeste e no Sul gaúcho. Por sua vez, a chuva não será abundante em todas as regiões e os maiores volumes tendem a se concentrar na Metade Norte. *Fonte: Metsul

  • Seminário alerta para aumento da violência contra a pessoa idosa

    O Seminário Estadual - Violência Financeira contra as Pessoas Idosas e as Fake News, realizado nesta terça-feira (15/06), fez um alerta sobre o crescimento da violência praticada contra idosos (pessoas acima dos 60 anos). Para coibir a violência, os especialistas mencionaram a importância do diagnóstico, o fortalecimento da rede de proteção ao idoso e a quebra do silêncio, que pode levar à denúncia e punição dos responsáveis. O evento se insere na agenda do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta terça-feira. "É fundamental este debate, paramos para refletir, para avaliar e também para agir e proteger as pessoas que necessitam", disse o presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri. O evento virtual, promovido pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI/RS), teve realização das secretarias Estaduais da Saúde e do Meio Ambiente e Infraestrutura, Emater/RS-Ascar, Sesc/RS e Federação de Clubes da Terceira Idade (Fectirgs). NÚMEROS O Disque 100, serviço oferecido pelo Governo Federal, registrou crescimento de 59% no número de denúncias de casos envolvendo violência contra idosos no país, durante o período da pandemia causada pela Covid-19. "Não é falta de legislação", disse a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, ao citar a Constituição Federal, Estatuto do Idoso, Código Civil, Lei Orgânica de Assistência Social, Programa Nacional e Direitos Humanos. Contudo, há imprecisão nos números, pois a violência é subdiagnosticada e subnotificada. “O desafio é fortalecer a rede de proteção e defesa da pessoa idosa", sugeriu a representante da Secretaria Estadual da Saúde, Joana Veras. FAKE NEWS A Defensoria Pública Estadual registrou, no período de maio de 2020 a maio deste ano, 18 mil novos idosos que buscaram os serviços oferecidos pela defensoria. Em média, 1,5 mil novos casos ao mês. Dentre esses casos, se destacam denúncias contra posturas irregulares de parte de financeiras e golpistas que se utilizam das redes sociais para se apropriar de informações sigilosas dos idosos com a intenção de tomar posse do patrimônio das vítimas. "É necessário quebrar o silêncio e procurar ajuda", disse a defensora Pública Estadual Aline Guimarães. Uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em 2019 revelou que 4 milhões de idosos tiveram seus nomes registrados na instituição, correspondente a 27% da população desta faixa etária. Metade dos credores destes idosos são os bancos. BOA NOTÍCIA Representando o Procon/RS, Diego Azevedo, lembrou que o Senado Federal aprovou o projeto de lei do Superendividamento (PL nº 3515) que vai atualizar o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso com a finalidade de regulamentar a questão do crédito. O objetivo é enfrentar o problema do endividamento. “Não é uma lei que vai fazer a diferença, mas o que acontece é que o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto do Idoso são grandes leis e termos isso positivado, estabelecido em lei, facilita demais. Dá para ter um pouco de esperança com isso”, finalizou Azevedo.

  • Divulgada lista de aprovados no Vestibular de Inverno da URI

    A URI divulgou na manhã desta terça-feira, 15, a lista dos aprovados no Vestibular de Inverno, realizado na tarde deste domingo, 13. A lista inclui os que decidiram realizar a prova de redação, feita de forma online, e também os que decidiram escolher a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Clique aqui e confira a lista dos que obtiveram aprovação. Os novos acadêmicos deverão realizar a matrícula, munidos de toda documentação exigida, junto ao Centro de Atendimento Acadêmico, localizado no prédio 1 do câmpus, já a partir desta terça-feira, 15, até sexta-feira, 18. O concurso selecionou candidatos para os Cursos de Odontologia e Direito para o período noturno, assim como para vagas remanescentes para os cursos de Agronomia, Ciência da Computação, Ciências Biológicas/Bacharelado, Educação Física, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina Veterinária e Pedagogia. Outras informações sobre as matrículas podem ser obtidas pelo site uricer.edu.br/vestibular.

  • Mais de 100 mudas de árvores estão sendo plantadas em Getúlio Vargas

    O Governo de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está plantando mais de 100 mudas de árvores na cidade, dentro do Projeto de Arborização Urbana. A ação, que iniciou nesta segunda-feira, 14, visa substituir algumas árvores que foram suprimidas por espécies mais adequadas para o contexto urbano, reduzindo interferências nas redes elétricas e aumentando a segurança para a população. O projeto Arborização Urbana tem como objetivo revitalizar a arborização do município e tornar a vegetação mais bem adaptada à convivência harmônica com a infraestrutura da cidade. As novas espécies - Figueira Chilena, Ipê Mirim, Ipê Amarelo, Calistemo Imperiales, Canellinha, Manaca da Serra, Tibouchina, Primavera e Quaresmeira – estão sendo plantadas na área central da cidade. Com a implantação do Projeto de Arborização Urbana de Getúlio Vargas, as árvores que oferecem riscos à segurança da população e à integridade das redes elétricas e outros equipamentos urbanos são identificadas e após criteriosa avaliação, esses exemplares são substituídos gradativamente por novas espécies de porte mais adequado com o contexto urbano.

  • Estado e GT Saúde emitem terceiro alerta seguido para a AMAU

    A secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e o GT Saúde classificaram pela terceira vez consecutiva a R16 - que inclui os municípios da AMAU + Nonoai e Rio dos Índios - em Alerta, conforme o Modelo de Monitoramento do executivo gaúcho, e cobrou ações imediatas para buscar melhorar os números da pandemia na região. Para discutir o tema, a secretária de Saúde Arita Bergmann convocou a R16 para uma reunião por vídeo conferência na manhã desta segunda-feira, 14, com a participação do procurador geral de Justiça do RS, Marcelo Dornelles, o secretário de Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, prefeitos da AMAU e representantes do Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus. Na oportunidade, Arita Bergmann fez considerações sobre o cenário da epidemia a nível regional, destacando que o Alto Uruguai vem apresentando um elevado número de casos ativos e crescimento acelerado nas últimas semanas - maior do que o próprio RS. Em sua manifestação, o representante do GT Saúde, Bruno Naundorf, apresentou os indicadores do boletim regional do Sistema 3As (aviso, alerta e ação), que apontam para um crescimento dos casos ativos na AMAU (aumento de 74,1% em uma semana), sobrecarga dos leitos hospitalares e elevação dos óbitos, quando comparado com boletins anteriores. Nesse sentido, os representantes do Estado chamaram a atenção dos prefeitos e representantes do comitê técnico indicando que é preciso ‘apertar o cerco’, a partir da adoção de novas medidas visando minimizar os indicadores e, também, reduzir a circulação das pessoas para diminuir a velocidade da transmissão do vírus. “Sabemos que a R16 já promoveu algumas ações efetivas, mas ainda é alto o número de casos ativos, ocupação de leitos de UTI e clínicos e o aumento nos óbitos. Por isso, novas medidas devem ser adotadas para o enfrentamento da doença’, resumiu o representante do GT Saúde, Bruno Naundorf. O presidente da AMAU e prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, apresentou durante a reunião com Arita Bergmann iniciativas adotadas pela R16 no sentido de reduzir os indicadores negativos, salientando que os números estão sendo monitorados diariamente para verificação da eficácia das ações. Contudo, ele não descartou a possibilidade de novas ações, desde que necessárias e embasadas em dados técnicos. Na tarde de ontem, a AMAU reuniu-se para discutir novos posicionamentos, que devem ser comunicados nos próximos dias. Conforme o membro do comitê regional, Jackson Arpini, lembrou que ações adicionais estão sendo esboçadas no sentido de atender à reivindicação do Estado, e também com o propósito de reduzir a velocidade de transmissão do vírus. “Nossos dados apontam que chegamos ao segundo maior pico de casos ativos (1.076 casos), desde março de 2020, quando surgiu o primeiro caso e podemos ultrapassar o maior pico caso não haja uma participação efetiva de toda a coletividade”, pontuou Arpini. Atualmente 14 das 21 regiões de saúde, sob a ótica do monitoramento da covid-19, estão em classificação de alerta. Testes A secretária de Saúde Arita Bergmann ainda informou que o governo do Estado deve enviar nos próximos dias 56 mil testes rápidos de antígeno às 14 regiões do RS em estado de Alerta. Com isso, a ideia é identificar os casos positivos da doença, permitindo que, não apenas os infectados sintomáticos, mas àquelas pessoas que tiveram contatos com eles, também possam ser monitoradas. Saiba mais Conforme o GT Saúde, na região de Erechim, a taxa de ocupação em leitos de UTIs no domingo (13) era de 87,7% – restando, ainda, sete leitos livres de UTI. A taxa de mortalidade acumulada nos últimos sete dias havia sido de seis óbitos a cada 100 mil habitantes. A incidência de novos casos confirmados para covid-19 na R16 revelou-se maior que a média estadual – 507,4 casos por 100 mil habitantes na última semana. No RS, essa incidência foi de 341,1 a cada 100 mil habitantes. R16 é quem mais vacina Apesar da gravidade do quadro, o governo do RS também reconheceu o trabalho de imunização na região, que deve, com o avançar da vacinação, apresentar reflexos positivos. Hoje, a R16 está na primeira posição das 21 regiões de saúde - em relação à aplicação da primeira dose da vacina (38,3%), e na segunda posição, com a segunda dose (16,9%). “Enquanto não tivermos a maioria das pessoas imunizadas, vacina é usar máscara, adotar medidas de isolamento dos casos sintomáticos positivos e dos contatantes, além de obedecermos os protocolo de etiqueta respiratória’, finalizou a secretária Arita Bergmann.

  • Senado aprova criação de certificado para vacinados contra covid-19

    O Senado aprovou na quinta-feira (10) um projeto de lei (PL) que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária (CSS). Esse certificado permitirá que pessoas vacinadas ou que testaram negativo para covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas circulem em espaços públicos ou privados onde há restrição de acesso. O texto vai à Câmara. Segundo o relator, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), a ideia do projeto é conciliar a adoção de medidas restritivas de contenção do coronavírus com a "preservação dos direitos individuais e sociais". Para ele, o CSS vai ajudar estados e municípios a administrar e balancear as medidas restritivas de locomoção ou de acesso de pessoas a serviços ou locais, públicos ou privados. Para Vital do Rêgo, o CSS traz como premissa o fato de que as pessoas imunizadas e as que testam negativo para a covid-19 representam baixo risco de propagação do vírus, desde que respeitadas as medidas profiláticas de distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos. Assim, na avaliação dele, não se justifica que essas pessoas permaneçam isoladas, impedidas de trabalhar, estudar e se locomover. O certificado poderá ser utilizado para autorizar a entrada em locais e eventos públicos, o ingresso em hotéis, cruzeiros, parques e reservas naturais, entre outras possibilidades. “Dessa forma, garantiremos não somente o direito de circulação da população, mas também a diminuição dos efeitos nocivos do isolamento social prolongado, bem como a manutenção das atividades econômicas que não puderam se adaptar a sistemas remotos de oferta de serviços e produtos”, disse o autor do projeto, senador Carlos Portinho (PL-RJ). Fonte: Agência Brasil

  • Anvisa autoriza aplicação da vacina da Pfizer contra Covid-19 em adolescentes a partir de 12 anos

    A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizou, na manhã desta sexta-feira (11), o uso da vacina da Pfizer contra o coronavírus em adolescentes a partir de 12 anos no Brasil. Agora, a bula do imunizante no País passará a indicar essa nova faixa etária. Antes, a vacina só podia ser aplicada em adolescentes a partir de 16 anos. Ela é a única que pode ser utilizada em menores de 18 anos no Brasil. Segundo a Anvisa, a ampliação da idade em adolescentes foi aprovada depois de a Pfizer apresentar estudos que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo. Os estudos foram desenvolvidos fora do Brasil e avaliados pela agência. Nos Estados Unidos e na Europa, a Pfizer está testando a sua vacina em bebês a partir de 6 meses de idade e em crianças com 11 anos ou menos. Fonte: O Sul

  • Chuva começa a dar lugar ao frio no RS a partir desta sexta-feira (11)

    Uma massa de ar seco e frio passa a agir no Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira. Assim, a chuva dá lugar ao frio, e o fim de semana deve ser gelado no Estado. Apesar da queda da temperatura, sol predomina. De acordo com a MetSul Meteorologia, há chance de garoa e chuva nas primeiras horas na Serra, onde a nebulosidade predomina. Ao longo do dia, no entanto, sol aparece. As temperaturas ainda ficam agradáveis. As mínimas são registradas à noite, quando começa a esfriar. Confira a previsão para Getúlio Vargas

  • Polícia Civil lança nova versão do aplicativo

    Como parte das comemorações dos 180 anos da Polícia Civil gaúcha, a Instituição lança nesta quinta-feira, dia 10, a nova versão do aplicativo que inovou os serviços policiais no Rio Grande do Sul: o PC Alerta. O app - que é o primeiro da PCRS e o primeiro do tipo no estado - contempla agora os usuários do sistema iOS com uma ferramenta gratuita, leve e que traz informações relevantes para a segurança pessoal dos gaúchos. Com novo design e mais funcionalidades, o aplicativo que levou a cartilha de golpes virtuais da PCRS para os celulares (até então o documento estava disponível somente no site da Instituição) inova ao ofertar mais interatividade em comparação à versão anterior. Além dos golpes já descritos no aplicativo passado, o app disponibiliza links para a Delegacia Online (DOL), onde podem ser efetuados registros de ocorrências policiais, e para o WhatsApp/Telegram de denúncias anônimas da instituição (51 98444.0606) - ambos serviços disponíveis para todo o estado, 24 horas, 7 dias por semana. Também são disponibilizados em tempo real os episódios quinzenais do PCcast, o podcast da Polícia Civil, que está em sua segunda temporada e se dedica a explorar assuntos relacionados à segurança pública e a própria instituição. Para os usuários de Android que já haviam instalado o aplicativo, o qual teve sua primeira versão lançada em novembro de 2020, a atualização pode ser feita diretamente na Google Play. "A intenção sempre foi aumentar o alcance do aplicativo para o maior número de usuários possíveis. Essa nova fase só reafirma o nosso compromisso em servir e proteger a população gaúcha de todas as formas possíveis e nos mais diversos lugares, inclusive no espaço virtual", afirma a Chefe de Polícia, delegada Nadine Anflor. O PC Alerta é uma iniciativa da Divisão de Comunicação e Relações Institucionais (DSC), do Gabinete da Chefia de Polícia, e também está disponível pela Internet, por meio do endereço app.vc/pc_alerta. Fonte: Imprensa PC RS

  • Getúlio Vargas receberá mais de 1.000 doses de vacinas contra a Covid-19

    A Secretaria da Saúde (SES) distribuirá 402 mil doses de vacinas contra a Covid-19 às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) na sexta-feira (11/6). Desse total, 365.750 são da Pfizer, recebidas esta semana, e 36.250 da Astrazeneca, que estavam reservadas para a segunda dose na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Também haverá distribuição de diluentes de vacinas da Pfizer e kits de testes diagnósticos da doença, do tipo antígeno, doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Nesta distribuição, Getúlio Vargas receberá 620 doses de imunizantes (240 da Pfizer; e 380 da AstraZeneca). Anda estão previstas para o município 400 doses do imunizante da Janssen, da Johnson & Johnson. Essas doses devem chegar ao Estado na próxima semana. Confira a quantidade de doses por município da região: MUNICÍPIO JANSSEN PFIZER ASTRAZENECA Erebango 40 42 30 Estação 55 90 95 Floriano Peixoto 20 30 20 Getúlio Vargas 400 240 380 Ipiranga do Sul 25 36 25 Sertão 115 90 115 Ainda haverá a distribuição de 920 doses para a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, de Erechim, para aplicação de segundas doses. Seringas As seringas de 1 ml para aplicação das vacinas da Pfizer previstas inicialmente para serem entregues junto com a essas remessas chegarão ao Estado na sexta-feira (11/6), ainda sem horário confirmado. A entrega ocorrerá tão logo seja possível. Planilha de doses por municípios, incluindo as vacinas da farmacêutica Janssen, previstas para chegarem na próxima semana. Lista de distribuição de doses por município da doze 2 da Astrazeneca. Fonte: Ascom SES

  • Governador do RS sanciona lei que define 2021 como o Ano do Nativismo Gaúcho

    O governador Eduardo Leite sancionou, na tarde desta quinta-feira (10/6), o projeto de lei (PL) que institui 2021 como o Ano do Nativismo Gaúcho, em homenagem aos 50 anos do festival Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana. O PL é de autoria do deputado estadual Frederico Antunes, também líder do governo na Assembleia Legislativa. “Precisamos olhar para o futuro sem deixar de cultivar nossas raízes. Olhar para o passado, para nossa tradição, cultivá-las, não significa nos apegarmos sem a capacidade de construirmos coisas novas, e nos torna mais envolvidos com a nossa própria terra como certamente poucos Estados no Brasil têm a capacidade de se conectar por meio da cultura. Movimentamos esse sentimento em relação ao Estado por meio da cultura. E essa cultura é cultivada por meio de um festival reconhecido, que mobiliza milhares de pessoas, e que ganhou muito espaço nos últimos anos, nos trazendo orgulho de sermos gaúchos”, destacou o governador. Clique aqui e assista a íntegra do evento. A Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana é um evento artístico musical que ocorre no RS desde 1971. É um patrimônio cultural do Estado, por meio da Lei Estadual nº 12.226, de janeiro de 2005. O festival é o precursor do Movimento Nativista Gaúcho, que incentivou a realização de centenas de outros em várias cidades da região Sul do Brasil, que hoje ocorrem em todo o país. “O governo do Estado e a Secretaria da Cultura têm trabalhado incansavelmente para oferecer alternativas para que a cultura siga fazendo seu percurso, trazendo momentos de prazer e de alegria. Contem com a Sedac para o financiamento de projetos ligados a nossa Califórnia. Temos fortalecido o Pró-Cultura, temos aumentado ano a ano o limite de ICMS que permite o financiamento de projetos culturais, assim como temos fortalecido nosso apoio à cultura”, afirmou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. O limite global do Pró-Cultura vem sendo ampliado desde o início deste governo. Em 2019, era de R$ 35 milhões e, em 2020, saltou para R$ 41 milhões. Neste ano, com a sanção do projeto de lei 75/2021, os recursos do Pró-cultura chegarão a R$ 56 milhões. Até o final do governo, a meta é alcançar R$ 70 milhões. A Califórnia e similares constituem o aspecto musical do movimento regionalista gaúcho, que ganhou força a partir da segunda metade do século 20, buscando articular o culto e a preservação das tradições do povo gaúcho com o progresso. O movimento se organiza no Estado nas regiões tradicionalistas, com Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) espalhados por praticamente todos os outros Estados e inclusive em outros países. “A Califórnia é uma das mais importantes festas culturais do Estado e um dos festivais de música mais antigos do Brasil. Portanto, pela nossa Uruguaiana e pelas nossas tradições, é importante prestigiarmos todas as iniciativas que dignificam o orgulho da nossa terra. E sendo 2021 o ano do nativismo gaúcho, também significa a nossa retomada artística e cultural”, ressaltou o deputado Frederico Antunes. A lei determina que, durante o ano, podem ser realizados eventos alusivos e programações especiais que realcem a passagem do Jubileu de Ouro da Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana, bem como o Movimento Nativista Gaúcho. Fonte: Imprensa Governo do RS

  • População de 57 anos será vacinada contra a Covid-19 na segunda-feira (14) em Getúlio Vargas

    A secretaria da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas divulgou mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no município. Seguindo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), está sendo vacinada a população em geral, em ordem decrescente de idade. Na próxima segunda-feira (14), serão vacinadas as pessoas com 57 anos. A imunização acontece na UBS Central, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h. É necessário levar: Comprovante de residência; CPF; RG; Cartão SUS; e Carteira de Vacinação.

  • Grêmio estreará novo grupo de transição no Brasileirão de Aspirantes

    O Grêmio estreará, oficialmente, o seu novo gurpo de transição nesta quinta-feira contra o Fluminense, no primeiro jogo pelo Brasileirão de Aspirantes. O clube gaúcho reduziu a categoria da equipe, transformando o time sub-23 para sub-21. Na partida, no entanto, alguns nomes conhecidos estarão em campo, como o lateral Guilherme Guedes e o meia Rildo. O regulamento permite o uso de até quatro atletas acima dos 23 anos e também no máximo oito jogadores nascidos a partir de 2002. O Grêmio utilizará quatro jogadores nesse último quesito: o goleiro Lucas Guerra, o lateral Thomas Luciano, o volante Matheus Sarará e o atacante Emerson. Rildo participou recentemente de alguns treinos na equipe profissional, jogou pela Sul-Americana e iniciará a partida. Heitor, que também recebeu as primeiras chances em 2021, vive o mesmo cenário. Na lateral esquerda, Guilherme Guedes será usado para ganhar ritmo. Ele foi titular na vitória sobre o Santa Cruz-RS, no domingo, pela Recopa Gaúcha, depois de seis meses parado. Eles entendem que não importa a categoria, o Grêmio entra pelo título. Mas nosso foco é sempre na formação, que os atletas cheguem prontos no profissional. Desde 2018 no comando do time de transição, Thiago Gomes sempre busca espelhar o modelo e conceitos de jogo do técnico da equipe principal. Foi assim durante o trabalho do ex-técnico Renato Portaluppi. Gomes, inclusive, comandou o Grêmio em quatro jogos após a saída do antigo treinador. Agora, com Tiago Nunes, ele tem aplicado a mesma disposição de jogadores. Mas com uma ressalva: Rildo ou Thayllon atuam como atacantes de mobilidade. O time base tem: Felipe; Thomas, Heitor, Ericson (Calegari) e Guilherme Guedes; Jhonata Varela; Wesley (Emerson); Mateus Sarará, Bitello e Vini Paulista; Rildo Do atual elenco, há caras conhecidas como Da Silva. O centroavante estava emprestado ao Paraná, passou também por Caxias e atuou em 2019 no time principal. O zagueiro Heitor também integrava o grupo de Tiago Nunes, mas desceu para a equipe de transição no momento. Luís Fernando e Vitor Barreto devem ser dispensados, já que estão com o contrato por encerrar. Lesionados, Dudu e Adrian só retornam no final do ano. O atual grupo de transição do Grêmio: Goleiros: Felipe, Lucas Guerra e Vinicius Garcia. Laterais-direito: Thomas Luciano, Vitor Barreto, Luís Fernando e Ericson. Laterais-esquerdo: Vitinho, Gonçalves, Jefferson, Matheus Nunes. Zagueiros: Calegari, Heitor e Rafael Costa. Volantes: Sarará, Gazão, Jhonata Varela, Caíque e Bitello. Meias: Rildo, Dudu e Rafinha. Atacantes: Emerson, Guilherme Beléa, Juan Christian, Thayllon, Vini Paulista, Wesley, Adrian e Da Silva. A primeira fase contém 16 clubes em dois grupos de oito, onde os times da chave A enfrentam os da B. Se classificam os quatro melhores de cada grupo. Na segunda fase, são oito equipes divididas em dois grupos, que jogam entrei si, dentro de cada chave, em duelos de ida e volta. Nesta etapa, avançam os dois melhores times de cada grupo. Depois, haverá os jogos de ida e volta nas semifinais e na final. Jogos do Grêmio na 1ª fase do Aspirantes: 1ª rodada: 10/06 - Fluminense x Grêmio, na Laranjeiras 2ª rodada: 17/06 - Grêmio x Coritiba, no CT Hélio Dourado 3ª rodada: 24/06 - Fortaleza x Grêmio, no CT Ribamar Bezerra 4ª rodada: 01/07 - Grêmio x Bragantino, no CT Hélio Dourado 5ª rodada: 15/07 - Santos x Grêmio, a definir 6ª rodada: 22/07 - Grêmio x CRB, no CT Hélio Dourado Fonte: ge

  • Pix terá mecanismo especial de devolução de dinheiro

    O Banco Central (BC) aprovou a criação do Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que entra em vigor dia 16 de novembro, quando o sistema de pagamento instantâneo completará um ano de funcionamento no país. De acordo com o BC, a criação do mecanismo é uma forma de padronizar as regras e os procedimentos para viabilizar a devolução de valores "nos casos em que exista suspeita de fraude ou nas situações em que se verifique falha operacional nos sistemas das instituições envolvidas na transação". A devolução poderá ser iniciada pelo prestador de serviço de pagamento (PSP) do usuário recebedor, por iniciativa própria ou por solicitação do PSP do usuário pagador. Desde o lançamento do Pix, está disponível a funcionalidade de devolução que permite que o usuário recebedor devolva, total ou parcialmente, os valores de uma transação. No entanto, não havia previsão de que a devolução fosse iniciada pela instituição de relacionamento do usuário recebedor.

  • Anvisa autoriza testes em humanos da vacina brasileira Butanvac

    A Anvisa autorizou, nessa quarta-feira (09), o Instituto Butantan a fazer os testes em humanos da vacina brasileira Butanvac. Agora, os pesquisadores devem apresentar algumas informações complementares e, em seguida, podem começar os estudos clínicos de fases 1 e 2 com voluntários. Cada uma dessas fases é dividida em três etapas. A primeira vai envolver 400 voluntários. E, ao fim das fases 1 e 2, cerca de seis mil pessoas devem ter participado do estudo. Todas elas devem ter 18 anos ou mais. A vacina Butanvac será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. O teste deve ser realizado em dois hospitais de Clínicas da Universidade de São Paulo: um na capital do estado e outro em Ribeirão Preto. Para autorizar o estudo clínico, a Anvisa analisou uma série de pesquisas apresentadas pelo Butantan. Elas precisaram deixar claros todos aspectos do estudo e garantir a segurança dos voluntários. Com a decisão da agência reguladora, o país passa a ter quatro vacinas em teste. No dia 8 de abril, a Anvisa autorizou estudos do imunizante fabricado pelas farmacêuticas Medicago, do Canadá, e GSK, do Reino Unido; em 19 de abril foi autorizada a pesquisa do laboratório chinês Sichuan Clover Biopharmaceuticals; e, no dia 13 de maio a Anvisa deu sinal verde para os testes da Covaxin, da empresa indiana Bharat Biotech. Outras duas vacinas estão na fila. Uma é a Versamune, desenvolvida pela startup brasileira Farmacore, e a UB-612, da também brasileira Intrials. A Anvisa ainda aguarda mais informações dos desenvolvedores para analisar o pedido e conduzir estudos em humanos. Fonte: Agência Brasil

  • RS recebe 219,5 mil vacinas da AstraZeneca contra a Covid-19

    O Rio Grande do Sul recebeu, no início da noite desta quarta-feira (9), um lote com 219,5 mil vacinas de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19. O avião, vindo do Rio de Janeiro, pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho às 19h16. Ainda não há uma definição por parte da Secretaria Estadual de Saúde (SES) sobre o público que será contemplado com as vacinas. As doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), localizada na Capital. O governo estadual também confirmou, nesta quarta-feira (9), que o RS receberá o primeiro lote da vacina Janssen, da Johnson&Johson, que deve chegar na próxima semana, com 171.600 doses. A data de vencimento desses imunizantes é 27 de junho, e segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, o estado tem condições de usá-las dentro do período, de cerca de 15 dias, uma vez que a logística de distribuição das doses acontece em até 24 horas para todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). “Os municípios que receberem essas vacinas terão que priorizar o uso delas. Pode-se fazer mutirão, drive-thrus ou outras estratégias para conseguir usar as doses em tempo hábil”, afirma a diretora. A vacina da Janssen é de dose única e possui eficácia de 85% para casos graves da doença. Será a quarta opção de imunizante contra a Covid aplicada no estado. Vacinação no RS O RS já recebeu aproximadamente 7 milhões de doses de imunizantes contra a doença. O vacinômetro do governo do estado afirma que pouco mais de 3,5 milhões de pessoas já receberam a primeira dose no RS. O número equivale a 31% da população, 39,3% dos grupos vacináveis (maiores de 18 anos) e 65,1% dos grupos prioritários. A segunda dose já chegou a 1,6 milhão de pessoas, sendo 14,2% da população, 17,9% dos vacináveis e 30,5% dos listados como prioritários. Fonte: G1 RS

  • Região 9, Alto Uruguai e regiões próximas, deve ter investimento de R$ 220,7 milhões

    Parte de um dos eixos do programa transversal Avançar, o plano de obras do governo do Estado prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão em infraestrutura viária em diversas cidades do RS. Os recursos, em totalidade, são do Tesouro do Estado, fruto do processo de ajuste fiscal executado desde o início da gestão, que inclui as mais profundas reformas administrativa e previdenciária entre os Estados e uma cartela de privatizações. O investimento de R$ 1,3 bilhão é um dos maiores da história do Rio Grande do Sul na área da mobilidade. No total, o plano inclui a conclusão de 28 acessos municipais e 20 ligações regionais, além da elaboração de 39 projetos executivos, do pagamento de 39 convênios em vigor em diferentes cidades do Estado e da recuperação e conservação de rodovias. Para organizar o cronograma de investimentos e de execução dos trabalhos, o plano de obras se vale da divisão em nove regiões funcionais do Departamento Autônomo de Rodagem (Daer). A abrangência das regiões está detalhada com base nas regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Na R9, que abrange 130 municípios das regiões Corede no Nordeste, Alto da Serra do Botucaraí, Médio Alto Uruguai, Norte, Rio da Várzea, Nordeste e Produção, a previsão de investimento é de R$ 220,7 milhões. Algumas obras já foram entregues na R9. UMA DELAS é o o acesso ao município de Carlos Gomes. Os 14,5 quilômetros foram totalmente pavimentados, com investimento de mais de R$ 2,8 milhões. A obra foi concluída em setembro de 2020. A ligação asfáltica entre o município de Muliterno e a BRS-285, 462 também já está concluída. O investimento nos 13,4 quilômetros foi de cerca de R$ 1,8 milhão. Por fim, também já está finalizada a pavimentação dos 6,3 quilômetros de acesso a Santo Antônio do Palma, na ERS-458. Avançar O programa transversal Avançar, lançado pelo governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (9/6), tem o intuito de acelerar realizações e deixar um legado. O Avançar está baseado em três eixos que projetam estrategicamente um novo ambiente, com mais desenvolvimento e mais qualidade de vida para a população: Avançar no Crescimento, Avançar para as Pessoas e Avançar com Sustentabilidade. Dois dos primeiros projetos que fazem parte do Avançar foram apresentados nesta quarta (9). Ambos se encaixam no eixo Avançar no Crescimento e tratam do tema mobilidade. Além do plano de obras, foi apresentado o projeto de concessão de rodovias, pelo qual a iniciativa privada investirá, nos próximos 30 anos, o valor expressivo de cerca de R$ 10,6 bilhões. Confira o detalhamento das intervenções que serão feitas na R9: Acessos municipais Na R9, há previsão de conclusão, em 2022, de 11 obras de acessos municipais. O investimento nos 80 quilômetros será de R$ 116,8 milhões. Os acessos municipais são em Ametista do Sul, Benjamin Constant do Sul, Capão Bonito do Sul, Centenário, Cruzaltense, Mariano Moro, Novo Tiradentes, Pinheirinho do Vale, Ponte Preta, São José das Missões e São Pedro das Missões. Ligações regionais Serão investidos cerca de R$ 34,7 milhões na conclusão de três ligações regionais na R9. As obras devem ser finalizadas em 2022. São as ligações de Iraí a Planalto, na ERS-324, de Tapejara a Charrua, na ERS-430, e de Redentora a Dois Irmãos, na ERS-330, totalizando 23 quilômetros. Conservação e ampliação Na R9, serão aplicados R$ 57,3 milhões em obras de conservação e recuperação de trechos de rodovias, com extensão total de 523,2 quilômetros. Veja os trechos que serão contemplados: Contratos de apoio técnico e projetos Estão previstos investimentos de R$ 3,9 milhões na elaboração e readequação de 10 projetos executivos. São 10 acessos municipais que, somados, correspondem a 160,8 quilômetros: Barra do Rio Azul, Dois Irmãos das Missões, Engenho Velho, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho, Itatiba do Sul, Lagoão, Quatro Irmãos, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul. Convênios O plano de obras ainda prevê o investimento de R$ 7,1 milhões para o pagamento de convênios na ativa nas cidades de Barra do Rio Azul e de Barros Cassal. Fonte: Imprensa RS

  • Estudantes do Colégio Ipiranga participam do XVI Fórum de Meio Ambiente da Juventude

    Os estudantes do Colégio Ipiranga, de Ipiranga do Sul, participam nesta semana do XVI Fórum de Meio Ambiente da Juventude promovido pela Universidade Regional Integrada, URI, Campus Erechim. O evento tem como objetivo despertar o protagonismo juvenil dos estudantes do Alto Uruguai Gaúcho fortalecendo a participação da juventude na arquitetura e implementação da Agenda 2030, em nível local, promovendo o engajamento ativo dos jovens para o alcance de sociedades sustentáveis, inclusivas e responsáveis. O evento aconteceu de 07 a 09 de junho e a participação ocorreu por meio de transmissão remota via Google meet e canal do YouTube. Tem como tema “Juventude na Arquitetura e Implementação da Agenda 2030”. Entre os principais assuntos debatidos estão: qual o papel do jovem, juventude e o enfrentamento da mudança do clima, produção e consumo responsável, agricultura sustentável, fome zero, saúde e meio ambiente e o enfrentamento às pandemias. Em preparação ao fórum, diversos encontros foram realizados e contaram com diversos representantes das escolas. Do Colégio Ipiranga, foram as estudantes do 3° Ano, Tauane Fogolari e Bianca Tonelo, que estiveram à frente da organização e que demonstram grande expectativa com a participação dos colegas e com os conhecimentos a serem adquiridos. A diretora do Colégio Ipiranga, Clari Comin, destaca a importância do envolvimento dos jovens neste evento que chama a atenção de toda sociedade para o futuro do planeta. “O fórum vem ao encontro da Semana do Meio Ambiente e possibilita a todos os estudantes e professores da 15ª Coordenadoria Regional de Educação de Erechim acompanharem uma programação diversa com minicursos e palestras sobre temas relevantes para a nossa sociedade e a natureza”, afirma.

  • Grêmio relaciona Maicon, Rafinha, Ferreira e Diego Souza para Copa do Brasil

    O Grêmio divulgou, nesta quarta-feira, a lista de relacionados para o jogo contra o Brasiliense na quinta, às 15h30, valendo uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. As novidades ficaram por conta de Maicon, Rafinha, Ferreira, Luiz Fernando e Diego Souza. O último treino ocorreu nesta manhã no CT Luiz Carvalho. Maicon não atua desde a final do Gauchão, no Gre-Nal do dia 23 de maio. Já Rafinha, Ferreira e Diego Souza, ficaram cerca de 10 dias afastados das atividades em recuperação da Covid-19, assim como Luiz Fernando. Escalação provável do Grêmio: Paulo Victor, Rafinha (Vanderson), Geromel, Kannemann e Cortez; Thiago Santos; Jhonata Robert, Maicon, Jean Pyerre e Ferreira; Diego Souza (Ricardinho). O elenco treinou na manhã desta quarta-feira, no CT Luiz Carvalho, e a partir das 16h30 embarca em voo fretado para Brasília. A chegada está prevista para às 19h. O elenco retornará para Porto Alegre após o jogo, desembarcando na noite de quinta. Rodrigues e Darlan voltam Nesta quarta-feira, o Tricolor viu mais dois atletas que se recuperaram de quadros de Covid-19 retornarem ao CT Luiz Carvalho. Darlan e Rodrigues voltaram ao complexo e fizeram avaliações físicas e clínicas, após apresentarem testes negativos. Como venceu o Brasiliense por 2 a 0 na Arena, na semana passada, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que se classifica às oitavas de final. O jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil ocorre a partir das 15h30 desta quinta-feira, no Estádio Boca do Jacaré. Veja os relacionados: Goleiros: Paulo Victor e Adriel. Laterais: Rafinha, Vanderson, Bruno Cortez e Diogo Barbosa. Zagueiros: Geromel, Kannemann e Paulo Miranda. Volantes: Thiago Santos, Lucas Silva, Maicon, Victor Bobsin e Fernando Henrique. Meias: Jean Pyerre Atacantes: Diego Souza, Ferreira, Guilherme Azevedo, Jhonata Robert, Léo Chú, Léo Pereira, Luiz Fernando e Ricardinho. Fonte: ge

  • RS recebeu 146.250 doses da Pfizer na tarde desta terça-feira (8/6)

    O Estado recebeu, nesta terça-feira (8/6), 146.250 novas doses da vacina do laboratório Pfizer para dar continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19. O avião com a remessa pousou em Porto Alegre às 14h48. Os imunizantes serão distribuídos às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) nos próximos dias. As vacinas serão usadas para a primeira dose, segui ndo o cronograma anunciado pelo governo do Estado na sexta-feira (4/6), que define datas para vacinar toda a população acima de 18 anos no Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde confirmou, na noite de segunda-feira (7/6), o envio de mais 219.500 doses da vacina Astrazeneca, com data a ainda ser confirmada. Esse lote também deverá ser usado para primeira dose. Na tarde desta quarta-feira (9/6), haverá reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representação do Estado e municípios, para decidir o público-alvo das doses da Pfizer e da Astrazeneca. Fonte: Ascom SES

BUSCA PELO SITE

bottom of page