top of page

Temporal provoca rajadas acima de 100 km/h, estragos e falta de energia no RS

há 43 minutos
2 min de leitura

Defesa Civil mantém risco de tempestades e chuva intensa nesta segunda-feira (21), principalmente na metade norte; alerta vermelho do Inmet segue até 23h59

Temporais com chuva, granizo e ventos fortes atingiram diferentes regiões do Rio Grande do Sul durante a madrugada desta segunda-feira (21). Rajadas passaram dos 100 km/h, houve danos em municípios das regiões Sul e Metropolitana, bloqueios em rodovias e interrupções no fornecimento de energia. Às 5h50, mais de 930 mil unidades consumidoras estavam sem luz nas áreas atendidas pela RGE e pela CEEE Equatorial.

Entre os maiores registros de vento da madrugada, São Jerônimo chegou a 115,8 km/h, Rio Grande a 113,7 km/h e Cerrito a 104,1 km/h. Pelo menos 20 municípios tiveram rajadas superiores a 80 km/h. Em Pelotas, onde o vento alcançou 89 km/h por volta da 1h, um prédio desocupado desabou na Rua Marcílio Dias, na área central. Não houve feridos. Postes também caíram sobre a BR-116, provocando bloqueio da rodovia.

A Defesa Civil estadual enviou alertas severos durante a madrugada por meio do sistema Cell Broadcast. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta vermelho de grande perigo para tempestades até as 23h59 desta segunda-feira. O aviso indica possibilidade de mais de 60 milímetros de chuva em uma hora ou acima de 100 milímetros no dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

O risco não terminou com a passagem dos temporais da madrugada. A previsão da Defesa Civil do Rio Grande do Sul indica que as tempestades e a chuva intensa continuam durante a manhã e a tarde na metade norte do Estado. Nas áreas do Centro, Norte, Vales e Serra, os acumulados podem superar 120 milímetros em 12 horas, principalmente entre a madrugada e a manhã. O órgão também aponta risco de tornado durante o período.

A quantidade de chuva também exige atenção para alagamentos e elevação de rios. O monitoramento hidrológico da Defesa Civil aponta risco de alagamentos, enxurradas e cheias de arroios e pequenos rios em boa parte do Estado, com maior atenção para o Centro e a metade norte. Os rios das bacias do Uruguai, Guaíba e Litoral Norte podem apresentar elevações significativas. Há risco de inundação no Jacuí, em Dona Francisca; no Taquari, a partir de Lajeado; e no Caí, a partir de São Sebastião do Caí.

A instabilidade está associada a uma área de baixa pressão e ao avanço de uma frente fria. A tendência é de redução dos temporais a partir de terça-feira (22), quando uma massa de ar polar começa a avançar sobre o Rio Grande do Sul. A mudança deve provocar queda acentuada das temperaturas entre terça e quarta-feira (23), com valores próximos de dois graus nas áreas mais frias da Campanha e da Serra.


VEJA TAMBÉM

bottom of page