Governo do RS anuncia mudanças na divulgação das bandeiras do Distanciamento Controlado
- Andrei Nardi
- 18 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Estado vai rodar modelo na sexta e abrir prazo para municípios apresentarem recursos no caso de alguma contestação
Após uma série de conversas realizadas na segunda-feira (15) com prefeitos e de reuniões do Gabinete de Crise, o governador Eduardo Leite anunciou, em transmissão ao vivo pelas redes sociais na tarde desta terça-feira (16), algumas mudanças na sistemática de anúncio e confirmação das bandeiras do Distanciamento Controlado.
Antecipando o processo de coleta e divulgação dos dados, o governo abrirá um prazo para eventual questionamento pelas regiões. A fórmula do cálculo, entretanto, não será alterada.Para dar uma oportunidade de discussão sobre os dados e as consequentes bandeiras antes de entrarem em vigor, o governo decidiu antecipar a coleta de dados dos 11 indicadores de propagação de coronavírus e da capacidade de atendimento de saúde para quinta-feira e rodar os cálculos do modelo na sexta-feira. A partir disso, será aberto um prazo até às 8h de segunda-feira para que os municípios apresentem eventual divergência nos números.
Na sequência, a sistemática do modelo passa a incluir nova etapa: uma reunião do Gabinete de Crise, na segunda-feira pela manhã, para analisar os dados e decidir se o recurso é pertinente. No mesmo dia, à tarde, o governador fará o anúncio definitivo do mapa, que será vigente a partir de terça até a segunda-feira posterior.
DISTANCIAMENTO CONTROLADO
Novo calendário de divulgação e validade das bandeiras:
• QUINTA Coleta de dados.
• SEXTA Cálculo e divulgação das bandeiras.
• SEGUNDA Manhã: - Até 8h, prazo para municípios apresentarem divergência nos números. - Gabinete de Crise analisa recursos. Tarde: - Divulgação do mapa definitivo.
• TERÇA Início da vigência do novo mapa.
Até a última rodada do Distanciamento Controlado, as coletas de dados eram na sexta, os cálculos das bandeiras eram feitos e divulgados no sábado para entrarem em vigor na segunda-feira.
As mudanças anunciadas serão parcialmente incluídas na sétima rodada do modelo. As próximas bandeiras ainda serão divulgadas sábado (20), mas o prazo para que as regiões entrem com recurso já será aberto, até segunda-feira (22). Com isso, a atualização no mapa será válida somente a partir da terça-feira. Na semana posterior, a coleta de dados será antecipada para quinta, antecipando o cronograma de divulgação e ampliando o prazo de recurso.