top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Getúlio César Guimarães é o Patrono da Semana Farroupilha 2025 em Getúlio Vargas

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Tradicionalista foi escolhido pelo município por sua trajetória na preservação da cultura gaúcha

Getúlio César Guimarães foi confirmado como Patrono da Semana Farroupilha 2025 em Getúlio Vargas. A definição foi anunciada na última semana, quando ele recebeu o convite das mãos do prefeito Pedro Paulo Prezzotto, acompanhado da secretária de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, da secretária de Administração, Tatiane Giaretta, e da diretora do Departamento de Cultura, Maria Lurdes Scolari.

A escolha reconhece sua atuação como declamador, poeta e incentivador da cultura tradicionalista, com contribuições em diversas áreas que valorizam a identidade gaúcha no município e no estado.

“Getúlio representa com autenticidade e orgulho o espírito do povo gaúcho. Sua trajetória inspira gerações”, afirmou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto.

A secretária Luciane Spanhol Bordignon ressaltou o impacto da nomeação para a rede de ensino e as comunidades locais.

“Ter o Getúlio como Patrono é uma oportunidade de aproximação com a história viva do nosso povo.”

Guimarães agradeceu o reconhecimento e destacou a responsabilidade da função.

“Ser Patrono da Semana Farroupilha é um compromisso com a história, a memória e a alma gaúcha.”

História ligada ao tradicionalismo

Nascido em 05/06/1965 em Getúlio Vargas, filho de Darci e Adélia Guimarães, Getúlio César cresceu em meio às tradições campeiras. Desde os sete anos esteve envolvido com o CTG Tropilha Crioula, entidade onde atuou em danças, gineteadas e declamações.

Casado com Sandra Parolin Hermel, de Giruá, é pai de Débora e Victória. Ao longo da vida, participou de cavalgadas, gravações de poesia, desfiles e concursos culturais. Em Uruguaiana, onde residiu, destacou-se em competições e foi contemplado com uma bolsa de estudos na PUC local, que preferiu não seguir para continuar vinculado às atividades tradicionalistas.

Em Getúlio Vargas, idealizou o Acampamento Farroupilha e construiu o primeiro rancho do espaço, que serviu de modelo para os demais. Criou a primeira pista de moto vaca da região e estimulou a realização de oficinas para estudantes. Também foi cofundador do piquete da Severiano de Almeida e atuou por 16 anos no grupo Tronco Velho da Coxilha/RS.

Atualmente vive em seu sítio, onde se dedica à poesia, à coleção de facas gaúchas e à administração da página “Continente Pampa”, voltada à divulgação da cultura regional.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page