top of page

FAÇA SUA BUSCA PELO SITE

7680 itens encontrados

  • Escola Famurs comemora 20 anos e anuncia mudanças

    A instituição de ensino voltada ao setor público lançou um selo comemorativo e pretende se tornar uma Escola de Governo A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS) realizou nos dias 28 e 29 de fevereiro a Assembleia de Verão, um evento que reuniu prefeitos, vereadores, secretários e lideranças municipais em Xangri-lá, no litoral norte do estado. Na ocasião, foi lançado o selo comemorativo aos 20 anos da Escola Famurs, que será celebrado no dia 19 de abril. A Escola Famurs é uma instituição de ensino que oferece cursos, palestras, seminários e capacitações para gestores e servidores públicos municipais, visando a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços prestados à população. Segundo o presidente da FAMURS, Luciano Orsi, a expectativa é anunciar na data do aniversário a transformação de Escola de Gestão Pública para uma Escola de Governo, ampliando o escopo e o público-alvo da escola. As mudanças foram apresentadas pela diretora da escola, Daniela Meller, pela coordenadora de Educação, Fátima Ehlert, e pela coordenadora de Comunicação e Marketing, Monique Mendes. Elas destacaram a importância da escola para o desenvolvimento do setor público e a valorização dos profissionais que atuam na área. O presidente da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Josiel Griseli, que é prefeito de Ponte Preta, afirmou que a Escola Famurs é uma inspiração para a Escola AMAU de Educação e Gestão, que foi criada em 25 de agosto de 2022, pelo então presidente da associação, Maurício Soligo, prefeito de Getúlio Vargas. A Escola AMAU tem o objetivo de proporcionar ações integradas de qualificação dos servidores e agentes públicos dos municípios associados, buscando a excelência na prestação de serviços públicos à população regional.

  • CRPO Norte divulga balanço de fevereiro

    A corporação atendeu mais de 8 mil pessoas e apreendeu 21 armas no mês passado O Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO) Norte, com sede em Erechim, divulgou o balanço do mês de fevereiro das ocorrências atendidas pela corporação. As ocorrências foram atendidas pelo 13º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e pela 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (Cia Ind). Segundo o balanço, foram 8.046 pessoas abordadas, 4.900 veículos fiscalizados, 21 armas apreendidas, 254 prisões em flagrante, 3 menores apreendidos, 4 veículos recuperados, 5 foragidos recapturados e 761 propriedades rurais visitadas. O CRPO Norte é responsável pelo policiamento ostensivo de 37 municípios da região norte do Rio Grande do Sul. São eles: Aratiba Áurea Barão de Cotegipe Barra do Rio Azul Benjamin Constant do Sul Campinas do Sul Carlos Gomes Centenário Cruzaltense Entre Rios do Sul Erebango Erechim Erval Grande Estação Faxinalzinho Floriano Peixoto Gaurama Getúlio Vargas Gramado dos Loureiros Ipiranga do Sul Itatiba do Sul Jacutinga Machadinho Marcelino Ramos Mariano Moro Maximiliano de Almeida Nonoai Paim Filho Paulo Bento Ponte Preta Quatro Irmãos Rio dos Índios São Valentim Severiano de Almeida Três Arroios Trindade do Sul Viadutos

  • Projeto Orquestra Sinfônica de Estação chega à terceira edição (Entrevista com Maestro Maurício Castelli | Olho Vivo - 1º/03/2024)

    Maestro Maurício Castelli detalha iniciativa que promove formação musical gratuita para crianças e adolescentes O maestro Maurício Castelli esteve nos estúdios da Rádio Sideral para discutir a terceira edição do projeto Orquestra Sinfônica de Estação, uma iniciativa de formação musical que visa beneficiar crianças e jovens do município. A entrevista abordou o desenvolvimento do projeto ao longo dos anos, suas inovações e a parceria com a Empresa Ampla. O projeto concentra-se na formação musical, com ênfase especial nas áreas de percussão e instrumentos de sopro. O maestro destacou a inclusão de atividades como canto coral infantil e a recente adição da orquestra de pianos na segunda edição. A terceira edição, financiada pela Lei Rouanet, mantém a continuidade do projeto, adaptando-se naturalmente às mudanças no grupo de participantes, que se renova anualmente devido à formatura de alguns alunos. As inscrições permanecem abertas para toda a cidade, proporcionando atividades gratuitas. A parceria com a empresa Ampla, sediada em Getúlio Vargas, representa um marco para o projeto, sendo a primeira vez que uma única empresa patrocina a iniciativa por completo. O maestro explicou que esse apoio é essencial, pois o recurso proveniente do patrocínio é fundamental para atender mais crianças com qualidade, ampliando o impacto positivo não apenas em Estação, mas em toda a região. O projeto Orquestra Sinfônica de Estação conta com uma equipe de professores especializados em diferentes áreas musicais, promovendo uma formação abrangente e diversificada. O maestro expressou sua gratidão pela parceria com a Empresa Ampla e a expectativa de manter essa colaboração em futuras edições, proporcionando benefícios duradouros à comunidade local e regional. Ouça a entrevista:

  • Expodireto Cotrijal 2024: Grupo Sideral de Rádios acompanha a feira do agronegócio

    A equipe de jornalismo do grupo fará reportagens, entrevistas e transmissões ao vivo do evento que ocorre de 4 a 8 de março em Não-Me-Toque De 4 a 8 de março, o Grupo Sideral de Rádios estará presente na Expodireto Cotrijal 2024, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, que acontece em Não-Me-Toque, no norte do Rio Grande do Sul. A equipe de jornalismo do grupo fará a cobertura completa do evento, com entradas ao vivo, boletins, entrevistas e publicações nas mídias digitais. A Expodireto Cotrijal é uma feira focada em tecnologia e negócios, que contribui para o desenvolvimento do setor rural como um todo. O principal objetivo é aproximar o produtor do conhecimento, das informações, da tecnologia e das oportunidades de negócios. A feira também promove importantes debates sobre temas ligados ao meio rural. A feira oferece diversos benefícios aos visitantes, como palestras, demonstrações, exposições e linhas de crédito. O parque onde acontece a feira conta com 131,2 hectares de infraestrutura completa, proporcionando aos expositores oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos e equipamentos para pequenas, médias e grandes propriedades. A entrada é gratuita. Realizada desde o ano 2000, a Expodireto Cotrijal atrai visitantes de mais de 70 países. São 250 mil pessoas que passam pelo parque em cinco dias, ávidas por ver o que os cerca de 500 expositores oferecem, nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo. Em sua 24ª edição, a exposição busca reunir agricultores, pecuaristas, autoridades, pesquisadores e imprensa. A cobertura do Grupo Sideral de Rádios conta com o patrocínio de Sicredi, Treviso e Cia, STR Power Chip - InjetCar Automotive Center e Augustin Massey Ferguson. Para conferir a programação da feira, acesse expodireto.cotrijal.com.br/programacao. Ouça a entrevista completa com Enio Schroeder, Vice-presidente da Cotrijal, no programa Olho Vivo da Rádio Sideral:

  • Torneio de voleibol arrecada fundos para hospital de Estação

    O evento, organizado pelo time Los Guerreros, acontece no dia 3 de março, no ginásio municipal, e conta com a participação da Prefeitura e do Hospital Santo Antônio O time de voleibol Los Guerreros, de Estação, está promovendo um Torneio Beneficente de Voleibol Misto, com o objetivo de arrecadar fundos para o Hospital Santo Antônio, que atende a população da região. O evento será realizado no dia 3 de março, domingo, a partir das 8h, no ginásio municipal de Estação. O torneio conta com o apoio da Prefeitura e do Hospital Santo Antônio, que também participam da organização. No dia, haverá venda de lanches e bebidas, cuja renda será revertida para o hospital. Além disso, os organizadores pedem que os participantes e o público em geral doem alimentos não perecíveis, produtos de higiene ou limpeza, que serão entregues ao hospital. Perfil do HSAE no Instagram; Perfil do Club de Voleibol Los Guerreros.

  • Feminicídios caem 21,1% no RS em 2023, aponta Polícia Civil

    Ações públicas, salas de acolhimento e monitoramento eletrônico contribuíram para a redução dos casos de violência contra a mulher A Polícia Civil do Rio Grande do Sul divulgou nesta quinta-feira (29) o Mapa dos Feminicídios de 2023, que mostra a queda de 21,1% nos casos de homicídio de mulheres por razões de gênero no estado. Em 2023, foram registrados 87 feminicídios em 62 municípios, enquanto em 2022 foram 110 casos em 77 municípios. O documento, elaborado pelo Observatório de Violência Doméstica da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP), também aponta a redução de 50,9% nas tentativas de feminicídio e de 27,7% nos feminicídios consumados nos meses de novembro e dezembro, comparando os anos de 2022 e 2023. Segundo a Polícia Civil, a diminuição dos casos é resultado das ações públicas realizadas pela SSP e suas instituições vinculadas, como a Polícia Civil, a Brigada Militar, o Instituto-Geral de Perícias, o Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento Estadual de Trânsito. Entre as ações, destacam-se a criação de Salas das Margaridas, espaços especializados no acolhimento de vítimas de violência doméstica, familiar e de gênero, instalados em Delegacias de Polícia que não são especializadas. Em todo o estado, existem 81 Salas das Margaridas, que são uma das principais políticas públicas da Polícia Civil pelo fim da violência contra a mulher. Em 2022, eram 59 Salas. A Polícia Civil também conta com 21 Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) e Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV), que atendem as mulheres vítimas de violência. Até o final de 2023, 78,2% dos inquéritos policiais que apuram crimes no âmbito da violência doméstica haviam sido remetidos ao Judiciário. Outra estratégia da Polícia Civil é a Delegacia Online da Mulher, uma página exclusiva para tratar da violência doméstica e de gênero contra a mulher, disponível desde o final de 2022. O serviço pode ser acessado 24 horas por qualquer tipo de dispositivo, como celulares, tablets e computadores. O Rio Grande do Sul também é pioneiro na implementação de monitoramento eletrônico de agressores, que usam tornozeleiras eletrônicas para evitar que se aproximem das vítimas amparadas por Medidas Protetivas de Urgência. Nesse programa, as mulheres recebem um aparelho telefônico que as alerta caso o agressor se aproxime, e podem entrar em contato diretamente com a central de monitoramento. Além disso, a Polícia Civil realiza diversas ações preventivas, como palestras, atividades pedagógicas, distribuição de panfletos e campanhas informativas, para instruir a população sobre o combate à violência doméstica e de gênero, as formas de denúncia, solicitação de Medidas Protetivas de Urgência e demais encaminhamentos da Lei Maria da Penha. O Mapa dos Feminicídios de 2023 e a análise dos dados podem ser acessados no link: Mapa dos Feminicidios 2023.

  • Floriano Peixoto participa de projeto piloto para prestação de contas da assistência social

    Município é um dos 47 selecionados pelo FNAS para testar o novo sistema AgilizaSUAS Floriano Peixoto foi um dos dois municípios gaúchos escolhidos pelo Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) para participar do projeto piloto do novo sistema de prestação de contas da política de assistência social, chamado AgilizaSUAS. O município foi representado pela coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Andiara Vitali, e pela psicóloga Aline Bonez, técnica de referência do CRAS, em um evento e reunião de abertura do projeto, realizados em Brasília no dia 27 de fevereiro de 2024. O objetivo do projeto piloto é testar e aprimorar o novo sistema de prestação de contas, que visa simplificar e agilizar o processo de execução e comprovação dos recursos repassados pelo governo federal aos municípios, estados e Distrito Federal na modalidade fundo a fundo. O novo sistema, denominado AgilizaSUAS, utiliza a aplicação BB Gestão Ágil, do Banco do Brasil, para capturar as informações de forma mais intuitiva e reunir em um único ambiente os dados de recursos creditados e gastos, aplicações financeiras, documentos de despesas relacionados e categorização de despesas. O evento e a reunião de abertura do projeto piloto contaram com a presença do secretário nacional de assistência social, que destacou a importância e o esforço para a modernização dos instrumentos de prestação de contas no fortalecimento da política de assistência social em todas as esferas de governo. Além disso, os representantes dos 47 municípios selecionados receberam capacitação para o uso do novo sistema e puderam tirar dúvidas e dar sugestões. A seleção dos municípios participantes do projeto piloto levou em conta diversos aspectos, como o porte dos municípios, a experiência com o uso da aplicação BB Gestão Ágil e a distribuição territorial, buscando obter uma representatividade do universo dos municípios brasileiros, distribuídos nas cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O projeto piloto terá duração de três meses, período em que os municípios selecionados deverão utilizar o novo sistema e enviar feedbacks para o FNAS. Após essa fase, o sistema será avaliado e ajustado para posterior implantação em todo o país.

  • Getúlio Vargas recebe 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho

    Evento gratuito acontece de 15 a 17 de março no Centro Municipal de Esportes e conta com exposições, shows e workshop A cidade de Getúlio Vargas, reconhecida como a “Terra da Cerveja” por Lei Estadual, sediará o 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho, de 15 a 17 de março, no Centro Municipal de Esportes. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas (ACERVAGV). O patrocínio Diamante é do Sicredi. O festival tem como objetivo divulgar e valorizar a produção de cerveja artesanal na região, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar diferentes estilos e sabores da bebida. O evento também contará com exposições, shows musicais, workshop e espaço kids. Uma das atrações do festival será a exposição de carros do Automóvel Clube de Getúlio Vargas, que mostrará modelos antigos e raros de veículos. Outra exposição será a Exposição Histórica e de objetos antigos sobre a história da cerveja em Getúlio Vargas, que resgatará e valorizará a memória e a cultura cervejeira da cidade. Para quem quer aprender mais sobre a produção de cerveja artesanal, o festival oferece um workshop gratuito no sábado, dia 16, às 16h30. As inscrições podem ser feitas pelo direct no Instagram do festival: @festivalcervejas.gv. O festival também terá um espaço kids, com pinturinha de rosto e cabelo maluco com a Palhaça Bem Bolada para as crianças. O evento é gratuito e aberto ao público. Confira a programação completa do 2º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho: Sexta-feira, 15 de março de 2024 18h: Som ambiente 18h30: Quarteto Acordes 19h: Abertura Oficial 20h: Banda Vitrola Rock 22h: Vera Loca Sábado, 16 de março de 2024 16h: Som ambiente 16h30: Workshop - Produção de Cervejas Artesanais (inscrições pelo direct no Instagram do festival: @festivalcervejas.gv) 17h30: Disco Trio 19h: Banda Prado Show 20h30: Banda Rótulos 22h30: Comunidade Nin-Jitsu Pinturinha de rosto e cabelo maluco com a Palhaça Bem Bolada para as crianças e espaço kids Domingo, 17 de março de 2024 10h: Som ambiente 12h: Almoço de Domingo no Braseiro do Bem (venda antecipada de ingressos) 14h: Valkiria Rovani 15h: Melissa Rocker 16h30: Pagode Social 18h30: Banda Munique Pinturinha de rosto e cabelo maluco com a Palhaça Bem Bolada para as crianças e espaço kids

  • Secretaria de Finanças de Ipiranga do Sul convoca empresas para atualização cadastral

    Medida visa a implementação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) no município A Secretaria de Finanças de Ipiranga do Sul está convocando todas as empresas locais para uma atualização cadastral. O objetivo é a implementação da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) no município. A convocação ocorre em meio à implementação da regra de emissão da NFS-e, que será de forma automática e integrada ao pagamento para todos os prestadores de serviços do município. A medida, estabelecida pelo Decreto nº 1.601/23, será aplicada no município a partir de fevereiro de 2024. A atualização cadastral é necessária para garantir que as empresas estejam em conformidade com as novas regulamentações e possam operar de forma regular no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas. Segundo o Decreto nº 1.601/23, a NFS-e é um documento exclusivamente digital, com validade jurídica garantida por assinatura digital do emitente e autorização de uso fornecida pelo Setor de Tributos do Município. O Decreto também institui o Recibo Provisório de Serviços (RPS) e a Guia de Informação e Apuração do ISS (GIA/ISS) para efetuar a declaração mensal dos valores gerados do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para posterior recolhimento. Após a atualização de cadastro e de posse da senha da empresa, os interessados devem realizar a “SOLICITAÇÃO DE USO DA NFS-e” através do endereço eletrônico da Prefeitura: pirangadosul.rs.gov.br. É fundamental que as empresas cumpram essas etapas para garantir sua regularidade e continuidade de operações comerciais dentro dos parâmetros legais estabelecidos.

  • Prefeitura de Getúlio Vargas adquire nova ambulância com recursos próprios

    Veículo está equipado com todos os dispositivos necessários para o transporte seguro de pacientes e reforça a frota municipal de saúde A Prefeitura de Getúlio Vargas, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, anunciou a aquisição de uma nova ambulância, feita com recursos próprios. O veículo foi entregue oficialmente pela secretária de Saúde, Graciele Possenti, ao chefe do Setor de Transporte da Prefeitura, Itamar Zanelatto na quarta-feira (28). A nova ambulância custou R$ 379.000,00 e está equipada com desfibrilador, respirador, tubos de oxigênio e todos os dispositivos necessários para o transporte seguro de pacientes. Segundo a secretária de Saúde, Graciele Possenti, o investimento é importante para a comunidade de Getúlio Vargas, pois aumenta a capacidade de atendimento do município. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista. A nova ambulância será fundamental para os serviços de média e alta complexidade no município, além de contribuir significativamente para as transferências para hospitais”, declarou.

  • Expo Getúlio Vargas 2024 vai acontecer de 10 a 13 de outubro

    Evento terá feiras setoriais, shows, espaço Kids e novidades como o 1º Pavilhão da Indústria, Comércio e Serviços De 10 a 13 de outubro, a cidade de Getúlio Vargas sediará a Expo Getúlio Vargas 2024. A Comissão Organizadora, que é integrada pela Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Prefeitura de Getúlio Vargas, Câmara de Dirigentes Lojistas de Getúlio Vargas (CDL), Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Emater/RS/Ascar e Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU), está em pleno andamento com os preparativos para o evento, que visa impulsionar o desenvolvimento econômico local e regional. A Expo Getúlio Vargas 2024 – Feira Setorial - vai englobar a 5ª Mostra da Construção, a 3ª Moda Show, o 3º Feirão do Automóvel, o 2º Espaço Agro, o 2º Pavilhão da Agroindústria Familiar, o 2º Espaço Sustentável e o 1º Pavilhão da Indústria, Comércio e Serviços. O evento reunirá empresas, produtores e consumidores em uma atmosfera de negócios e networking, oferecendo oportunidades de divulgação, parcerias e vendas. Além das exposições setoriais, a Expo Getúlio Vargas 2024 oferecerá entretenimento para toda a família, com espaço Kids, ampla área de alimentação e shows gratuitos. A expectativa é que o evento atraia um grande público, superando a edição anterior, realizada em 2022, que contou com mais de 20 mil visitantes. A Comissão Organizadora do evento tem se reunido semanalmente para garantir o sucesso da Expo Getúlio Vargas 2024. Na última segunda-feira, 26 de fevereiro, aconteceu mais um encontro na ACCIAS, com a presença do prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, do presidente da ACCIAS, Roberto Paulo Galina, do vice-presidente Jurandir Antonio Benvenutti, e do 2º vice-presidente, Alceu Enricone; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos da Silva, do coordenador do SUTRAF-AU Getúlio Vargas, Nilton Scariot, do representante da Emater/RS/Ascar de Getúlio Vargas, Renato Mores, do responsável pela agência de publicidade do evento Jhones Duart, e da secretária executiva da Expo, Aline Perussolo.

  • Secretaria Municipal de Educação de Estação abre inscrições para Auxílio Transporte

    Estudantes universitários e secundaristas podem se inscrever de 29/02 à 08/03 A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Estação anunciou a abertura das inscrições para o Cadastro do Auxílio Transporte para Estudantes Universitários e Secundaristas. As inscrições estão abertas de 29/02 à 08/03. Os interessados devem comparecer à Biblioteca Pública Municipal de segunda à sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13h10 às 17h10. É necessário levar cópia dos seguintes documentos: Formulário de Inscrição preenchido (disponível no site da prefeitura); Comprovante de matrícula e dias da semana em que haverá aula; RG e CPF do estudante; Cartão da Família (frente e verso); Comprovante de residência atualizado; Comprovante da conta bancária em que o auxílio será depositado. Caso o titular da conta para depósito não seja o estudante beneficiário do auxílio, é necessário apresentar CPF e RG do titular da conta. A Secretaria informa que não serão aceitos documentos ou inscrições enviadas por e-mail ou WhatsApp.

  • Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho acontece em abril em Getúlio Vargas

    Evento reunirá especialistas e produtores para debater os desafios e oportunidades das culturas de trigo e milho na região No dia 26 de abril, o Centro Comunitário Centenário, em Getúlio Vargas, receberá a 11ª edição do Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho. O evento é uma iniciativa do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, a Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas, (ACCIAS) a Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai, (AEAMAU) a Emater Ascar/RS Getúlio Vargas e a Unideau. O objetivo do fórum é promover um espaço de troca de conhecimentos e experiências entre produtores rurais, agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes e demais interessados no universo agropecuário, abordando as principais questões que impactam a produção de trigo e milho na região. O evento contará com palestras e debates de destaque sobre as culturas de trigo e milho, com temas como doenças, pragas, clima, mercado, manejo e outros. A Comissão Organizadora do evento, formada por representantes das entidades promotoras, tem se reunido periodicamente para garantir o sucesso do fórum. Em mais uma dessas reuniões, realizada em 27 de fevereiro na sede do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, sob a coordenação do presidente Luiz Carlos da Silva, foram ajustados os últimos detalhes para proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes.

  • Emater/RS-Ascar lança Projeto ABC+ na Expodireto Cotrijal 2024

    Iniciativa busca difundir tecnologias para reduzir emissão de gases de efeito estufa A Emater/RS-Ascar, instituição de assistência técnica e extensão rural, lançará na próxima quinta-feira (07/03), às 14h, o Projeto ABC+. O evento ocorrerá na Casa da Família Rural, no espaço da instituição na Expodireto Cotrijal 2024, e será transmitido ao vivo pelo Youtube. O Projeto ABC+, alinhado às ações estaduais de agricultura de baixo carbono, tem como objetivo difundir tecnologias que mitiguem a emissão de gases de efeito estufa (GEE) provenientes das atividades agrícolas. A iniciativa também busca aumentar a produtividade e a renda dos agricultores. Para atingir esses objetivos, a Emater/RS-Ascar planeja capacitar seu quadro funcional para implementar nas unidades de produção familiar tecnologias mitigadoras de GEE. Isso será feito através da sensibilização de produtores, realização de eventos, constituição de unidades de referência técnica e prestação de assistência técnica para implantação de sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis. Elder Dal Prá, extensionista da Emater/RS-Ascar e coordenador do projeto, explica que a iniciativa é uma resposta à necessidade de reduzir as emissões de GEE e, ao mesmo tempo, aumentar a produtividade e a renda dos agricultores. Serviço O quê: lançamento do Projeto ABC+ da Emater/RS-Ascar Quando: quinta-feira (07/03), às 14h Onde: Casa da Família Rural da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2024 Link da transmissão: youtube.com/watch?v=akTQZ9LL7aM

  • Tiago Perez disputa sua primeira competição internacional de 2024

    Atleta busca vaga para o mundial de Ironman 70.3 em Punta del Este O atleta Tiago Perez, de Getúlio Vargas, participará de sua primeira competição internacional de 2024 no próximo domingo, 3 de março, em Punta del Este, no Uruguai. Ele disputará uma das etapas classificatórias para o VinFast Ironman World Championship 70.3, um dos maiores eventos de triathlon do mundo. O Ironman 70.3 é uma modalidade de triathlon que consiste em 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21,1 km de corrida. A prova em Punta del Este reunirá atletas de mais de 20 países, que buscarão uma das vagas para o mundial, que acontecerá em outubro, na África do Sul. Tiago Perez está confiante em seu desempenho. Ele disse que se sente na melhor forma física de sua vida e que tem expectativa de ficar entre os melhores da competição. O atleta contou que se recuperou de uma cirurgia no joelho, realizada em 2023, e que voltou às competições no segundo semestre do ano passado, conseguindo a classificação para os mundiais da World Triathlon, uma federação internacional de triathlon. Ele agradeceu o apoio de seus patrocinadores, apoiadores, amigos e familiares, que estão junto com ele nessa jornada. A prova em Punta del Este terá início às 7h, na praia central, onde os atletas farão a natação. Em seguida, eles seguirão de bicicleta pela costa da Mansa, passando por um dos lugares mais pitorescos do país, Punta Ballena. Por fim, eles correrão pela faixa costeira, em direção à Playa Brava, passando pela icônica escultura de La Mano.

  • ONG APASC de Getúlio Vargas atua na conscientização e proteção dos animais (Escuta Aqui - 28/02/2024)

    Trabalho voluntário de 10 anos busca enfrentar desafios de abandono e maus-tratos em Getúlio Vargas Na tarde de quarta-feira (28), a Associação de Proteção dos Animais São Chico (APASC) esteve presente nos estúdios da Rádio Sideral, no programa Escuta Aqui. Durante a conversa, representantes da APASC, Consuelo, Aline, Rosane e Nelice, compartilharam detalhes sobre o trabalho desenvolvido pela ONG ao longo de uma década. A APASC, registrada como ONG há 10 anos, concentra seus esforços na conscientização da comunidade sobre a importância do bem-estar animal. O grupo, composto por voluntários, enfrenta desafios relacionados ao alto índice de abandono e maus-tratos a animais em Getúlio Vargas. Ações como resgate de animais doentes, atropelados e fêmeas prenhas fazem parte do cotidiano da organização. Segundo Aline, uma das integrantes da APASC, o foco principal é promover a guarda responsável, destacando a importância da castração e instigando a comunidade a assumir um papel ativo na proteção dos animais que vivem nas ruas. O trabalho voluntário, realizado sem remuneração, visa proporcionar uma transição adequada para animais resgatados, muitas vezes demandando custos elevados. Consuelo complementa ressaltando a exaustiva natureza do trabalho voluntário, destacando que a maioria dos voluntários contribui financeiramente para a causa. Além disso, ela destaca a dificuldade enfrentada pela falta de um canil para abrigar animais resgatados, evidenciando a complexidade do cenário enfrentado pelos protetores de animais em Getúlio Vargas. As representantes da APASC também abordaram a necessidade de políticas públicas voltadas para a causa, enfatizando que existem leis federais e estaduais, mas a implementação efetiva dessas políticas é essencial para lidar com o problema de abandono e maus-tratos de animais de forma abrangente. A entrevista reforça a importância do trabalho desempenhado pela APASC e outras protetoras independentes no município, destacando a necessidade de conscientização da comunidade e a busca por apoio para enfrentar os desafios relacionados ao cuidado e proteção dos animais em Getúlio Vargas. Confira a entrevista completa:

  • TSE proíbe uso de inteligência artificial para criar e propagar conteúdos falsos nas eleições

    Entre as novidades da propaganda eleitoral deste ano, estão a proibição de "deepfakes" e aviso obrigatório de uso da IA em conteúdo divulgado O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou, nesta terça-feira (27), de maneira inédita, o uso da inteligência artificial (IA) na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos nas Eleições Municipais de 2024. A medida foi tomada pela Corte ao aprovar 12 resoluções, relatadas pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que disciplinam as regras que serão aplicadas no processo eleitoral deste ano. Ao alterar a Resolução nº 23.610/2019, que trata de propaganda eleitoral, o Tribunal incluiu diversas novidades que envolvem a inteligência artificial. São elas: proibição das deepfakes; obrigação de aviso sobre o uso de IA na propaganda eleitoral; restrição do emprego de robôs para intermediar contato com o eleitor (a campanha não pode simular diálogo com candidato ou qualquer outra pessoa); e responsabilização das big techs que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos com desinformação, discurso de ódio, antidemocráticos, racistas, homofóbicos, de ideologia nazista e fascista. Dois artigos acrescentados no texto trazem importante contribuição para coibir a desinformação e a propagação de notícias falsas durante as eleições. O artigo 9º-C proíbe a utilização, na propaganda eleitoral, “de conteúdo fabricado ou manipulado para difundir fatos notoriamente inverídicos ou descontextualizados com potencial para causar danos ao equilíbrio do pleito ou à integridade do processo eleitoral”, sob pena de caracterizar abuso de utilização dos meios de comunicação, acarretando a cassação do registro ou do mandato, bem como a apuração das responsabilidades nos termos do artigo 323 do Código Eleitoral. Já o artigo 9º-E estabelece a responsabilização solidária dos provedores, de forma civil e administrativa, caso não indisponibilizem, imediatamente, determinados conteúdos e contas, durante o período eleitoral. Uma das normas mais modernas do mundo Logo após o Plenário incluir os trechos sobre IA na resolução da propaganda eleitoral, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, destacou que o Tribunal aprovava, naquele instante, uma das normas mais modernas do mundo com relação ao combate à desinformação, às fake news e ao uso ilícito da inteligência artificial. O ministro afirmou que a resolução da propaganda eleitoral, com os acréscimos feitos, permitirá que a Justiça Eleitoral tenha “instrumentos eficazes para combater o desvirtuamento nas propagandas eleitorais, nos discursos de ódio, fascistas, antidemocráticos e na utilização de IA para colocar na fala de uma pessoa algo que ela não disse”. As resoluções aprovadas na sessão de terça vão orientar todos os envolvidos no processo eleitoral (partidos, coligações, federações, candidatos, eleitores, juízes eleitorais e TREs) sobre o que é permitido e vedado no pleito deste ano, previsto para o dia 6 de outubro (1º turno). As eleições deste ano definirão os novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do país para os próximos quatro anos. Aviso de utilização de IA Conforme aprovado, a inteligência artificial só poderá ser usada na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, com um aviso explícito de que o conteúdo foi gerado por meio de IA. Caso uma candidata ou um candidato use deepfake (conteúdo em áudio ou vídeo, digitalmente manipulado por IA), poderá ter o registro ou o mandato cassado, com apuração das responsabilidades conforme disposto no Código Eleitoral. Responsabilização de provedores A resolução sobre propaganda eleitoral também impõe uma série de obrigações aos provedores de internet e às plataformas digitais para combater a disseminação de fake news. O texto prevê a responsabilização das plataformas que não retirarem do ar, imediatamente, conteúdos que contenham discursos de ódio ou teor antidemocrático, entre outros. Segundo a norma, provedores e plataformas passam a ser considerados “solidariamente responsáveis, civil e administrativamente, quando não promoverem a indisponibilização imediata de conteúdos e contas durante o período eleitoral” nos casos descritos. As big techs deverão ainda adotar e divulgar medidas para impedir ou diminuir a circulação de “fatos notoriamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral”. Pela resolução, a Justiça Eleitoral poderá determinar que as empresas divulguem conteúdo informativo que esclareça o teor inverídico ou gravemente descontextualizado impulsionado. Além de coibir a desinformação, a determinação abrange conteúdo antidemocrático, racista, homofóbico, de ideologia nazista, fascista ou que apresente comportamento ou discurso de ódio. De acordo com o texto, será criado um repositório de decisões do TSE para dar agilidade a decisões judiciais de remoção de conteúdo falso. As empresas deverão, ainda, comprovar que cumpriram a determinação. Um compromisso permanente O combate à desinformação e às notícias falsas é um compromisso permanente do TSE. Desde a sua posse como presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes tem dito que “o que não pode ser feito no mundo real não pode ser feito no mundo virtual”. No dia de 25 de abril de 2023, o presidente do TSE entregou aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, propostas de emendas aditivas ao Projeto de Lei nº 2.630/2020, que trata da regulação das plataformas digitais e do combate às fake news. Na ocasião, o ministro destacou que as propostas foram elaboradas com base na experiência do Tribunal no enfrentamento da desinformação e a partir dos inquéritos em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF) que investigam o modus operandi da instrumentalização das redes sociais por milícias digitais. No dia 5 de dezembro de 2023, o TSE firmou um acordo de cooperação técnica com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para lidar com abusos cometidos na internet e dar rapidez à retirada de conteúdos digitais que disseminam fake news. Programa de Enfrentamento à Desinformação Em 2019, o TSE criou o Programa de Enfrentamento à Desinformação,  com o objetivo de reduzir os efeitos nocivos da desinformação contra a Justiça Eleitoral e seus representantes, o sistema eletrônico de votação e as diferentes fases do processo eleitoral. O programa também busca a ampliação do alcance de informações verdadeiras e de qualidade, além da capacitação da sociedade para que ela saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos. Atualmente, a iniciativa conta com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros integrantes. O programa se tornou uma ação permanente do TSE em 2021. Os parceiros dividem com a Justiça Eleitoral atribuições que incluem o monitoramento e a apuração de notícias falsas, assim como o combate à desinformação, com esclarecimentos sobre a questão abordada e com a informação correta sobre o assunto, por meio de notícias publicadas na página Fato ou Boato e nos diversos canais da instituição. Fonte: TSE

  • Inscrições prorrogadas: Senac oferece curso Técnico em Informática em Getúlio Vargas

    Oportunidade de qualificação para o mercado de trabalho em alta demanda O Senac Erechim está com matrículas abertas para vagas remanescentes no Curso Técnico em Informática em Getúlio Vargas. As aulas iniciam em 11 de março na Escola Municipal Pedro Herrerias. Alta demanda por profissionais: A área de tecnologia da informação está em constante crescimento, gerando uma grande demanda por profissionais qualificados. O curso Técnico em Informática do Senac prepara o aluno para atuar em diversas áreas do mercado de trabalho, como: Suporte técnico Desenvolvimento de software Administração de redes Segurança da informação Entre outras Benefícios do curso: Empregabilidade: A área de TI oferece diversas oportunidades de emprego em empresas de todos os portes e setores. Rápida inserção no mercado de trabalho: O curso tem duração de 1 ano e 8 meses, permitindo que o aluno ingresse no mercado de trabalho mais rapidamente. Aprendizado prático: O curso oferece aulas práticas em laboratórios modernos e equipados. Possibilidade de empreendedorismo: Com as habilidades adquiridas no curso, o aluno pode iniciar seu próprio negócio. Salários competitivos: Profissionais com formação em informática recebem salários competitivos no mercado de trabalho. Networking: O curso proporciona a oportunidade de interagir com profissionais da área e construir uma rede de contatos. Vagas remanescentes: As vagas são limitadas e as matrículas podem ser feitas nas Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Floriano Peixoto, Erebango, Ipiranga do Sul e Quatro Irmãos. Mais informações: Telefone: (54) 3522-2999 Site: senacrs.com.br

  • Curso de políticas integrativas em saúde é oferecido para mulheres agricultoras em Erebango (Entrevista com Rui Valença - Olho Vivo | 28/02/2024)

    O SUTRAF, em parceria com a CONTRAF Brasil, promove um curso de formação sobre homeopatia e outras práticas alternativas de prevenção e cuidado com a saúde O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul (SUTRAF), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (CONTRAF Brasil), está oferecendo um curso de formação sobre políticas integrativas em saúde para as mulheres agricultoras do município de Erebango. O curso tem como objetivo capacitar as participantes sobre as práticas alternativas de prevenção e cuidado com a saúde, como a homeopatia, que é um método terapêutico que utiliza doses mínimas de substâncias naturais para estimular a reação orgânica. O curso terá seis etapas, com um encontro a cada 50 dias, aproximadamente, durante o ano de 2024. O primeiro encontro será no dia 8 de março, e abordará a introdução às políticas integrativas em saúde e o tema da homeopatia. Os demais encontros tratarão do estudo, da apresentação e do preparo de medicamentos homeopáticos, bem como de outras práticas integrativas, como fitoterapia, aromaterapia, acupuntura, entre outras. O coordenador do SUTRAF no município de Erebango, Rui Valença, que também é integrante da CONTRAF Brasil, afirmou que ainda há algumas vagas disponíveis, mas o limite é de 30 a 35 participantes, para garantir a qualidade do curso. Valença explicou que o curso será ministrado por profissionais qualificados, como a Sandra Soares, que é especialista em homeopatia e mora no município de Jacutinga. Ele disse que a ideia é que as participantes do curso possam aprender e reproduzir algumas técnicas de homeopatia, e também conhecer outras formas de cuidar da saúde de forma natural e integrada. O curso de políticas integrativas em saúde é uma iniciativa do SUTRAF e da CONTRAF Brasil, que são entidades que representam e defendem os interesses dos agricultores e agricultoras familiares do Brasil, e que buscam fortalecer a agricultura familiar, os assentamentos da reforma agrária e os empreendimentos sustentáveis e solidários no campo. Confira a entrevista completa:

  • Erechim sedia encontro de meio ambiente com representantes da AMAU

    O evento abordará temas como reposição florestal, outorga de água e serviços ambientais, com palestras de profissionais da SEMA e da FEPAM No dia 22 de março, Erechim será palco do II Encontro das Secretarias de Meio Ambiente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), que reunirá técnicos e gestores municipais da área ambiental para discutir temas relevantes para a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais na região. O evento é uma realização da Secretaria de Meio Ambiente de Erechim, da AMAU e da Escola AMAU de Educação e Gestão, e acontecerá no Espaço Cooperar do Sicredi UniEstados, das 8h30min às 17h. A programação do encontro contará com a participação de profissionais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) e da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), que ministrarão palestras sobre diversos assuntos relacionados à gestão ambiental. A Engenheira Agrícola, Angélica Ritter, do Departamento de Biodiversidade da SEMA, falará sobre os termos de cooperação entre os municípios e o estado, a Reposição Florestal Obrigatória (RFO) e o Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que são instrumentos legais para a compensação e a restauração de áreas degradadas pela atividade humana. A Engenheira Agrícola, Giovana Rossato Santi, da FEPAM, abordará o manejo da vegetação nativa em zona rural e urbana, explicando as normas e os procedimentos para a supressão, o corte e a poda de árvores, bem como as medidas de proteção e conservação da flora. Na parte da tarde, o encontro terá como foco a gestão dos recursos hídricos, com palestras de profissionais do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA. O Engenheiro Agrícola, Francisco Antonello Marodin, falará sobre a outorga de uso de água superficial, que é a autorização concedida pelo poder público para o uso de águas de rios, lagos e reservatórios. O Engenheiro de Minas, Leandro Luiz Reinehr, falará sobre a outorga de uso de águas subterrâneas, que é a autorização concedida pelo poder público para o uso de águas de poços, fontes e nascentes. A Geógrafa, Sumirê da Silva Hinata, falará sobre os pagamentos por serviços ambientais, que são incentivos financeiros para quem preserva ou recupera os recursos naturais, como a água, o solo e a biodiversidade. Além das palestras, o encontro também terá espaço para a apresentação de relatos e experiências dos municípios da AMAU, que compartilharão as suas ações e os seus desafios na área ambiental. O objetivo do evento é capacitar e atualizar os participantes sobre as normas e os procedimentos ambientais vigentes, bem como promover a troca de conhecimentos e a integração entre as secretarias de meio ambiente da região. O evento é destinado aos servidores públicos municipais que atuam na área ambiental, mas também é aberto à comunidade interessada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (54) 3520 7007 ou pelo e-mail smma@erechim.rs.gov.br. As vagas são limitadas.

bottom of page