top of page

APAE de Getúlio Vargas inicia Semana da Pessoa com Deficiência com programação até o dia 28

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 18 de ago.
  • 3 min de leitura

Eventos que se estendem por mais de uma semana buscam dar voz e visibilidade à causa da inclusão, com palestras, atividades culturais e engajamento comunitário

A programação da Semana da Pessoa com Deficiência foi detalhada pela equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Getúlio Vargas em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, na manhã desta segunda-feira (18). O evento, que tem como tema local "Inclua Nossa Voz", se alinha à campanha nacional, que ocorre oficialmente de 21 a 28 de agosto sob o lema "deficiência não define, oportunidade transforma". As atividades, que se estenderão até o dia 28, visam conscientizar a sociedade, mobilizar pela inclusão e, principalmente, dar protagonismo e escuta aos desejos e escolhas das pessoas com deficiência.

Conforme explicado pela equipe da entidade, a semana é um convite à reflexão sobre os direitos conquistados, como os previstos na Constituição de 1988 e na lei da deficiência de 2015, e sobre a importância de criar oportunidades. "A gente veio para falar um pouquinho da programação da nossa Semana especial", afirmou a diretora Daniela Esberci.

Programação detalhada

Os eventos envolvem a comunidade de Getúlio Vargas e municípios vizinhos, com uma agenda diversificada:

  • 18 e 19 de agosto: Divulgação da Semana Especial na Rádio Sideral (às 7h30) e Rádio Abaúna (às 10h30).

  • 20 de agosto: Palestra na APAE com a Defensora Pública Bia Makki Weinert sobre os direitos da pessoa com deficiência e uma conversa com a psicóloga e mãe atípica Regiane Lazzarotto, que compartilhará suas vivências e reflexões sobre o dia a dia e os desafios enfrentados pelas famílias de pessoas com deficiência.

  • 21 de agosto: Realização do "Pedágio do Carinho", com apoio da Escola Francisco de Assis (Estação), Escola Dom João Becker (Ipiranga do Sul), Escola 11 de Abril (Erebango), Escola Campos Salles (Floriano Peixoto) e da Secretaria de Educação, Assistência Social e Saúde de Charrua.

  • 22 de agosto: Sessão de cinema com o apoio do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, seguida por um lanche especial oferecido pelo Lions.

  • 23 e 24 de agosto: Período de gratidão em família e divulgação da semana nas entidades religiosas.

  • 25 de agosto: Caminhada pela conscientização da luta pela inclusão, com saída às 8h30 da frente da APAE. A ação, que foi uma sugestão dos próprios atendidos, contará com lanche da Casa da Amizade e Rotary.

  • 26 de agosto: Integração no Ginásio Municipal. Pela manhã, com a Escola Campo Salles de Floriano Peixoto, e à tarde, com a APAE de Barão de Cotegipe e atividades com a ADAU de Erechim.

  • 27 de agosto: Missa na Igreja Matriz Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, às 19h, com apresentação da banda da APAE.

  • 28 de agosto: Almoço especial de integração para todos os atendidos no salão da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, com show da banda Céu e Cantos.

Inclusão no mercado de trabalho

Um dos focos da APAE é o programa de inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho. A assistente social da entidade destacou que o objetivo é combater o estigma que atrela deficiência à incapacidade. "A gente procura, quando busca as empresas, conversa com as famílias, mostrar justamente o outro lado, que as pessoas com deficiência elas têm habilidades, têm potenciais e que elas podem, mas elas precisam de oportunidades", explicou. A entidade prepara os atendidos nas áreas de assistência, saúde e educação para o mercado. Atualmente, a APAE conta com parcerias de empresas como a MEPEL, Cacil, Lojas Becker, Peccin de Erechim e a própria APAE, que emprega uma atendida há mais de dez anos.

Um exemplo prático

Presente na entrevista, Matheus, atendido pela APAE, compartilhou sua experiência no mercado de trabalho. "Trabalho na MEPEL há três anos. Faço almoxarifado, sou estoquista", relatou. Ele contou que, com o próprio dinheiro, conquistou objetivos. "Eu comprei o meu note para fazer os cursos do curso em casa e coloquei um ar condicionado. É muito bom trabalhar e é bom ter o seu dinheiro. É muito bom saber que tem uma oportunidade para a vida da gente", disse Matheus.

Protagonismo e a voz dos atendidos

O tema da semana, "Inclua Nossa Voz", é refletido em ações práticas. A arte de divulgação da programação foi escolhida através de um concurso de desenhos entre os alunos, sendo os vencedores Nicolas, do 5º ano, e Janaína, do 4º ano. A professora Denise ressaltou que a escuta é fundamental. "Ouvir não só com as palavras, porque a gente sabe que muitos, às vezes, não se comunicam oralmente, mas através dos gestos, dos olhares, né, dos sentimentos", afirmou.

A APAE de Getúlio Vargas atende atualmente 192 pessoas nas áreas de saúde, assistência e educação, abrangendo os municípios de Charrua, Ipiranga do Sul, Erebango, Estação, Getúlio Vargas e Floriano Peixoto.

ree

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page