Aposentadoria vai demorar mais? Entenda as novas regras que entram em vigor em janeiro
- Andrei Nardi

- há 7 minutos
- 2 min de leitura
Mudança automática nas regras de transição exige mais tempo de contribuição de quem já está no mercado
Quem planejava se aposentar em 2026 deve refazer as contas. A partir de janeiro, as regras de transição da Reforma da Previdência sofrem o reajuste automático anual, exigindo mais tempo de contribuição e idade dos trabalhadores que já estavam no mercado antes de novembro de 2019.
A mudança principal atinge a regra da idade mínima progressiva. A exigência sobe seis meses para ambos os sexos. As mulheres precisarão ter, no mínimo, 59 anos e seis meses. Para os homens, a idade mínima sobe para 64 anos e seis meses. O tempo de contribuição segue sendo de 30 anos (mulheres) e 35 anos (homens).
Sistema de pontos fica mais rigoroso
A "Regra dos Pontos", que soma a idade ao tempo de contribuição, também ficará mais difícil. A partir de 2026, a pontuação mínima sobe para:
Mulheres: 93 pontos
Homens: 103 pontos
Essa tabela sobe um ponto a cada ano e segue em ajuste até atingir o limite de 100 pontos para mulheres (em 2033) e 105 para homens (em 2028).
Pedágios e Regra Geral
Para quem não se enquadra nas transições progressivas, as opções de "Pedágio" permanecem como alternativas, exigindo o cumprimento de um período adicional de trabalho (50% ou 100% do tempo que faltava em 2019).
Já a regra geral (para quem começou a contribuir depois da reforma ou não usa a transição) exige idade mínima fixa de 62 anos para mulheres e 65 para homens, com tempo de contribuição de 15 e 20 anos, respectivamente.
Simulação oficial
O trabalhador pode verificar a situação exata e qual a regra mais vantajosa através da calculadora oficial do INSS. O sistema utiliza a base de dados do governo para projetar a data do benefício.
Como consultar:
Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
Faça login com CPF e senha gov.br;
Busque por "Simular Aposentadoria";
O sistema detalhará quanto tempo falta em cada uma das regras (pontos, idade, pedágio).










