12805 resultados encontrados com uma busca vazia
- Prefeitura de Estação divulga orientações para evitar contaminação por coronavírus
A Prefeitura de Estação, por meio da secretaria da Saúde, divulgou algumas orientações aos comerciantes do município de como trabalhar em tempos de pandemia. No texto, há recomendações de como os donos de estabelecimentos comerciais e funcionários devem agir para evitar o contágio e a proliferação de vírus, entre eles, o conoravírus, causador da Covid-19. Confira os itens destacados pela administração: Fornecer, em locais estratégicos, álcool gel a 70%; Evitar contato físico com clientes e outros funcionários; Os produtos saneantes utilizados devem estar notificados/registrados junto ao órgão competente. O modo de uso dos produtos saneantes deve obedecer às instruções recomendadas pelos fabricantes; Reforçar os procedimentos de higiene de todos os ambientes, como depósitos, sanitários e áreas de circulação de clientes; Higienizar balcões, bancadas, esteiras, caixas registradoras, calculadoras, máquinas de cartão, telefones fixos/móveis e outros itens de uso comum, com álcool 70% ou diluição de Hipoclorito de sódio a 2%, em intervalos mínimos de 30 minutos; Estabelecimentos que disponibilizam carrinhos ou cestos para os clientes deverão promover a limpeza das barras e alças com álcool 70% ou diluição de Hipoclorito de sódio a 2% em intervalos mínimos de 30 minutos. Organizar as filas nos balcões de caixa de modo a manter distância mínima de segurança de 1,5 metros entre os clientes.
- Saúde de Getúlio Vargas irá aplicar vacinas contra a gripe nas comunidades do interior
Nesta quarta é dia do Rio Toldo e na quinta serão imunizadas as pessoas de Souza Ramos A secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas informa a comunidade que nesta quarta (22) e quinta-feira (23), a vacinação da gripe estará ocorrendo nas comunidades do interior. Na tarde desta quarta-feira, a partir das 13h, as profissionais da saúde estarão na comunidade do Rio Toldo aplicando a imunização. Na quinta será a vez da comunidade de Souza Ramos receber as profissionais que irão aplicar as vacinas contra a gripe, também a partir das 13h. Idosos e doentes crônicos, além de caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo, indígenas e outros, são os alvos desta etapa da campanha.
- Simone e Simaria anunciam live na sexta-feira (24)
Simone e Simaria lançaram uma música com Padre Fábio de Melo na quarentena, mas as novidades não acabaram por aí! Na sexta-feira (24) Simone e Simaria anunciaram que farão uma live no canal do YouTube da dupla. A live será transmitida direto da casa de Simaria. Elas anunciaram que no repertório haverá canções como: “Regime Fechado”, “Loka” e “Meu violão e nosso cachorro”. “Nosso intuito nessa live é poder ajudar quem está precisando por meio de doações e, também, poder levar alegria para dentro de casa, já que não está sendo fácil para ninguém este momento. Mas, acreditamos que com música tudo fica mais leve. Faremos de todo coração para que as pessoas sejam tocadas pela nossa música e se sintam felizes em ver a gente cantar de dentro de suas casas”, dizem as irmãs.
- Região de Passo Fundo está com 73,2% dos leitos de UTI ocupados
Os dados mais recentes sobre internações hospitalares no Rio Grande do Sul mostram que o Norte do Estado é a região com maior ocupação de leitos de UTI. Os números, apresentados pelo governador Eduardo Leite, indicam que a região de Passo Fundo e cidades vizinhas está com 73,2% dos leitos públicos e privados de UTI ocupados — seja pela covid-19, seja por outras doenças. Na segunda posição está a Serra, com 68,2% de ocupação dos leitos intensivos, seguida pela região metropolitana de Porto Alegre, com 64,9% de ocupação. A região com maior percentual de leitos disponíveis é o Centro do Estado. Em Santa Maria e entorno, há 27,6% de UTIs ocupadas. Na Região dos Vales, a ocupação é de 38,4%; na Região de Ijuí, 50%; e, no Sul, 42,8%. Ainda conforme os dados obtidos pelo governo do Estado, o Rio Grande do Sul tem, hoje, 1.630 leitos de UTI, dos quais 951 estão ocupados, o que representa 58,3% de taxa de ocupação. Ocupação de UTIs para covid-19 é de 15% De acordo com o levantamento, o Estado tem atualmente 54 pacientes com confirmação de covid-19 internados em UTIs. Outros 96 pacientes internados nos leitos intensivos ainda são casos suspeitos. Os 150 pacientes internados por covid-19 representam uma ocupação de 15,7% dos leitos de UTI no Estado. Estudo indica que Estado evitará quase 300 mortes até o fim de abril Durante a transmissão ao vivo, nesta segunda , Eduardo Leite também apresentou o resultado de um estudo com projeções de casos de covid-19 no RS. O cálculo projeta que, até o fim de abril, com as medidas restritivas que vêm sendo adotadas, o Estado registre um total de 62 mortes por coronavírus. A projeção também aponta que, se não fossem adotadas medidas de distanciamento social, o coronavírus mataria 354 pessoas no Estado até o fim do mês. "Este modelo projeta que chegaremos ao final do mês de abril com 62 mortes, enquanto, sem mitigação, sem a redução de atividades, chegaríamos a 354 mortes. O que significa dizer que estamos falando em salvar quase 300 vidas no Rio Grande do Sul até o final deste mês, por termos adesão das pessoas às restrições de atividades", destacou Leite. Apesar de Getúlio Vargas não possuir leito de UTI, o Hospital São Roque tem a possibilidade de receber pacientes com Covid-19. O município possui seis respiradores e uma área isolada para atender as pessoas que apresentem os sintomas da doença e que aguardam pela confirmação do caso.
- Caixa vai antecipar segunda parcela do auxílio de R$ 600
Pagamentos começariam no dia 27, de acordo com o mês de nascimento, a passaram para a partir do dia 23, também conforme o nascimento Pagamentos começariam no dia 27, de acordo com o mês de nascimento, a passaram para a partir do dia 23, também conforme o nascimento. Guimarães deu a informação ao participar de uma entrevista coletiva no Palácio do Planalto com outros integrantes do governo. No calendário inicial, o pagamento começaria no próximo dia 27. Pelo novo calendário, a segunda parcela será paga nas seguintes datas: Segunda parcela do auxílio de R$ 600 Data do pagamento Mês de nascimento Quinta-feira (23/4) janeiro e fevereiro Sexta-feira (24/4) março e abril Sábado (25/4) maio e junho Segunda-feira (27/4) julho e agosto Terça-feira (28/4) setembro e outubro Quarta-feira (29/4) novembro e dezembro O auxílio de R$ 600 foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo governo para ajudar os trabalhadores informais em meio à pandemia do novo coronavírus. Com a pandemia, diversos setores além da saúde têm sido afetados e, com isso, a pandemia tem provocado efeitos também na economia.
- Petrobras reduz preços da gasolina em 8% e do diesel em 4%
Queda vale para combustíveis vendidos nas refinarias A Petrobras anunciou, na segunda-feira (20), uma nova redução nos preços médios dos combustíveis vendidos nas refinarias. A gasolina ficará 8% mais barata e o diesel terá queda de 4%. No acumulado do ano, o preço da gasolina já caiu 52,3% e o do diesel caiu 38%. Os preços valem a partir desta terça-feira (21) e são referentes ao valor vendido para as distribuidoras a partir das refinarias. O valor final ao motorista dependerá do mercado, já que cada posto tem sua própria política de preços, sobre os quais incidem impostos, custos operacionais e de mão de obra. Segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio para a gasolina nos postos do país, entre 12 e 18 de abril, era de R$ 4,095. O valor do diesel S-500, era de R$ 3,318. O do etanol, de R$ 2,796. O botijão de GLP, de 13 kg, está com o valor médio de R$ 69,96. “Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo. A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, explica, em nota, a estatal. Segundo a companhia, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A: gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo A misturados a biocombustíveis. Fonte: Agência Brasil
- Estação completa 32 anos de emancipação político-administrativa neste dia 21 de abril
Nesta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, a cidade de Estação completa 32 anos de emancipação político-administrativa. Confira um histórico do município e um áudio da prefeita em exercício, Maria Helena Tonin, parabenizando o município e os munícipes. O Município de Estação pertence à AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai) e FAMURS (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). A região onde se encontra o município de Estação começou a ser ocupada no final do século XIX. Como marco do início do desenvolvimento do município de Estação está a construção da estrada de ferro, pela qual aportaram os primeiros imigrantes colonizadores. Embora date de anos anteriores, a estrada de ferro só foi inaugurada em 03 de maio de 1910 e a localidade (hoje Estação) recebeu o nome de Estação Erexim, que teve inicialmente a extensão de 4.567 metros, 8 metros de largura e 12 metros de derrubada. Ainda em 1910 foi construída uma linha telefônica ligando a sede com a Estação Erexim, com uma extensão de 5.000 metros. A denominação Estação Erexim perdurou até o ano de “1935” quando recebeu o nome de Estação Getúlio Vargas. A riqueza florestal, as terras férteis, a estrada de ferro, a exportação do excedente em mão-de-obra das colônias velhas foram motivos para o rápido crescimento da colônia. A partir da devastação das matas mais colonos foram se instalando, ocorrendo a introdução da agropecuária diversificada com a suinocultura, a bovinocultura, bem como o cultivo da viticultura, do trigo, do milho e do feijão preto. O Senhor José Manduca foi um dos primeiros moradores do município de Estação, possivelmente no início deste século. Várias famílias foram pioneiras na colonização do antigo Bairro Estação Getúlio Vargas, dentre elas: Piccoli, Bordignon, Giacomazzi, Andriolli, Tagliari, Ribeiro da Silva e outras. Os munícipes estaçonenses sempre foram homens bravos e corajosos, participando ativamente de diversos movimentos, tanto de ordem política como outros, dentre eles na Revolução de 1923, a Revolução de 1930, a Revolução de 1932, e na legalidade, movimento ocorrido em 1961. Graças ao trabalho incansável dos colonizadores, cuja bagagem cultural serviu de alavanca motora do desenvolvimento da região, Estação prosperou. Em 1914 o povoado de Estação fazia parte do 2° distrito de Passo Fundo, possuía 21 prédios e 160 habitantes; em 1921 possuía 60 prédios e 300 habitantes. Com a criação do município de Getúlio Vargas, em 1934, Estação passou a ser um dos bairros da sede municipal, distante 5 Km da mesma e recebeu a denominação de Estação Getúlio Vargas. O Município de Estação é composto por descendentes de imigrantes italianos em sua maioria, destacamos a presença também de descendentes de alemães, poloneses e negros. Movimento emancipacionista O desejo de emancipação de Estação do município de Getúlio Vargas sempre esteve presente no seio das famílias de Estação. Os movimentos mais fortes foram registrados em 1967, 1977 e 1985. Naquela época, era evidente o desinteresse das autoridades municipais pelo desenvolvimento da área que pleiteava a emancipação. Porém, tal movimento permaneceu ativo até o momento em que surgiram reais condições para conseguir a implantação do município. Foram necessários árduos trabalhos no levantamento dos dados da potencialidade da área emancipada. Finalmente, com dados referentes à população, indústria, comércio, número de residências, agropecuária e outros, montou-se um processo, que foi encaminhado à Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Através da Lei nº 8.366, de 24 de setembro de 1987, foi autorizada a consulta plebiscitária na área, tendo a população manifestando-se favoravelmente à emancipação por uma maioria esmagadora. Em 21 de abril de 1988, através da Lei nº 8.572, o Governo do Estado criou o Município de Estação, desligando-o do Município de Getúlio Vargas. Fizeram parte da Comissão Executiva Emancipacionista os seguintes munícipes: Lido David Tagliari, João Tonin, Arthur Bortolini, Celso Fianco Santin, Dirceu Guollo, Octávio Ciro Boff, Hugo Mário Boff, além de outros inúmeros colaboradores que preferiram ficar no anonimato. - Fonte: Prefeitura de Estação Confira, aqui, o áudio da prefeita em exercício.
- Iniciada a elaboração do projeto técnico da BR-153, a Transbrasiliana
Uma das demandas históricas da região Norte do estado está mais próxima de ser atendida. Nesta segunda-feira (20) a empresa que venceu a licitação, Rudra Engenharia Ltda, iniciou o trabalho para elaborar o projeto técnico de pavimentação da BR 153, conhecida como Transbrasiliana, no trecho que liga Passo Fundo a Erechim. A Transbrasiliana é a quarta maior rodovia do Brasil e se estende de Marabá, no Pará, até Aceguá, no Rio Grande do Sul, com mais de 4.200km. Os 68,4 km entre Passo Fundo e Erechim constituem o único trecho não pavimentado da via. A conclusão dessa obra é uma demanda histórica da região, considerando que há municípios sem acesso asfáltico no trajeto, além da sua importância para o escoamento da produção agrícola e para a infraestrutura logística. Para intensificar o trabalho de mobilização, em 2015, foi constituído, pela Universidade de Passo Fundo (UPF), pelos Coredes Produção e Norte e pela URI, o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153. Desde então, foram organizadas diversas ações pautadas por essa temática visando à sensibilização das autoridades para a conclusão da pavimentação. O prefeito de Ipiranga do Sul, representante dos prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Mário Luiz Ceron, comemora o início do trabalho no dia em que o município completa 32 anos de emancipação política. "Esse é um momento histórico, não podemos comemorar festivamente, porque estamos em meio a uma pandemia. No entanto, tenho certeza que todos os corações estão alegres. Essa é uma conquista coletiva. Conseguimos chegar ao ponto necessário para materializar essa tão sonhada obra que não é apenas da nossa região de Ipiranga do Sul, mas é dos gaúchos e do Brasil, porque ela está entre as maiores rodovias do país. É um momento fantástico, gerações sonharam com essa obra e não conseguiram ver, mas agora estamos na condição que as gerações futuras poderão usufruir do que é necessário para se ter uma boa condição de desenvolvimento", afirmou.
- Prefeitura de Getúlio Vargas decreta Luto Oficial de três dias pela morte de Paulo Edgar da Silva
O Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo (PP), considerando o falecimento de Paulo Edgar da Silva, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (20) em Getúlio Vargas, e cumprindo o dever de prestar uma última homenagem a este eminente homem, que em sua trajetória pública foi engenheiro agrônomo do quadro da Emater-Ascar/RS, Vereador, vice-prefeito de Getúlio Vargas, secretário de Administração nesta Gestão, entre outros cargos já ocupados tanto na administração pública como em organizações não governamentais, decretou Luto Oficial no Município de Getúlio Vargas por três dias. Neste momento de dor, Administração Municipal e servidores públicos municipais transmitem as mais sentidas condolências à família enlutada pela perda irreparável.
- MEC prorroga prazo de aditamento do FIES até 30 de junho
Mudança abrange contratos concedidos até dezembro de 2017 pelo SisFIES; nova data também vale para quem pediu transferência integral de curso ou de instituição de ensino ou solicitou ampliar o prazo de utilização do financiamento O Ministério da Educação (MEC) anunciou a prorrogação do prazo para aditamento dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concedidos até dezembro de 2017. Pela nova data, os estudantes têm até 30 de junho para ajustar o procedimento pelo SisFIES. A data também é válida para a realização de transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para quem solicitou ampliar o prazo de utilização do financiamento. Os financiamentos do Novo Fies, firmados a partir de 2018, têm prazos definidos pela Caixa Econômica Federal. Os contratos devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito, inicialmente, pelas instituições de ensino e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas faculdades. Os procedimentos de manutenção do contrato do estudante firmado a partir do 1º semestre de 2018 deverão ser realizados no site sifesweb.caixa.gov.br.
- Passo Fundo decreta uso obrigatório de máscara
Em Getúlio Vargas, o uso de máscaras é recomendado pelos profissionais de saúde A Prefeitura de Passo Fundo publicou um decreto, neste domingo (19), que torna obrigatório o uso de máscara descartável ou reutilizável. O uso deve ser feito durante o deslocamento de pessoas em todo o território do município, para o atendimento em estabelecimentos com funcionamento autorizado. Compreende-se entre os locais descritos, dentre outros: ruas, praças, parques, meios de transporte coletivo e individual de passageiros, repartições públicas, hospitais, supermercados, farmácias, padarias, agências bancárias, além de outros estabelecimentos comerciais. Se necessário, a máscara poderá ser substituída por qualquer outro instrumento que proteja o nariz e a boca. A obrigatoriedade estende-se a todos os funcionários de empresas e estabelecimentos comerciais que se encontram em serviço. A fiscalização será feita pelo município e por todos os órgãos de controle. As medidas previstas no decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica da cidade. Atualmente, Passo Fundo possui 44 casos confirmados de coronavírus e 4 óbitos. Confira, aqui, o mapa interativo desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde do RS, com o número de casos no estado em tempo real. Fonte: Correio do Povo
- Ipiranga do Sul: 32 anos de emancipação político-administrativa
Em meio à pandemia de Covid-19, não será realizada nenhuma festividade, mas há boas notícias para a população O município de Ipiranga do Sul celebra, nesta segunda-feira (20), seus 32 anos de emancipação político-administrativa. Em um momento onde não é possível a realização de festividades, a fim de evitar aglomeração de público, o prefeito Mário Ceron divulgou, em primeira mão, à Rádio Sideral, uma informação de relevância regional. Segundo Ceron, uma equipe de técnicos da Rudra Engenharia, empresa do estado de Goiás, está em Ipiranga do Sul para dar o pontapé inicial da obra de pavimentação asfáltica da BR-153, a Transbrasiliana. Neste primeiro momento, será feito o levantamento topográfico da rodovia, coletando as informações técnicas necessárias para o início da obra
- Morre aos 65 anos o colaborador do Grupo Sideral Paulo Edgar da Silva
O Grupo Sideral de Rádios (Sideral 93.1 FM; Estação 103.1 FM; e 98 FM 98.1) vem a público externar o mais profundo pesar pelo falecimento do de seu amigo e colaborador Paulo Edgar da Silva. Paulo faleceu no começo desta segunda-feira (20) às 4h, no Hospital São Roque em Getúlio Vargas. Silva fazia parte da equipe há pouco mais de um ano, com comentários no programa Informativo Econômico, na Rádio Sideral. A direção e funcionários do Grupo Sideral de Rádios se solidariza com a família enlutada. Nossos sinceros sentimentos e orações aos familiares e amigos.
- Vítima de acidente na ERS-135 era catarinense e tinha 37 anos
O acidente deixou, ainda, seis pessoas feridas No início da noite de sábado (18) um acidente de trânsito deixou uma vítima fatal e seis pessoas feridas na ERS-135, em Getúlio Vargas, no km 51 da rodovia. De acordo com informações do portal Atmosfera Online, de Erechim, a vítima foi identificada como Roque Setembrino Ferreira, de 37 anos, e natural de Santa Catarina. Ele dirigia um Renaut Clio branco, com placas de Erechim quando, na altura da entrada para a linha Gramado, entre os trevos de acesso norte e sul de Getúlio Vargas, colidiu frontalmente com um GM Monza prata, também com placas de Erechim. O segundo veículo tinha seis pessoas a bordo e todas ficaram feridas. Todos os feridos são indígenas do Ventarra, que foram socorridas e encaminhadas ao Hospital São Roque, de Getúlio Vargas.
- Acidente de transito deixa um morto e seis feridos na ERS-135 em Getúlio Vargas
Colisão aconteceu no km 51 da via, entre os trevos norte e sul de acesso a cidade Um acidente de trânsito foi registrado no fim da tarde de sábado (18) na ERS-135, em Getúlio Vargas. A colisão, envolvendo dois veículos de passeio, deixou uma pessoa morta e seis feridas. A vítima fatal, não identificada, estava em um veiculo Renault Clio, de cor branca, placas ITB-3J01, da cidade de Erechim. O outro veículo envolvido é um Chevrolet Monza, de cor prata, placas LXM-6J24, também da cidade de Erechim. Os feridos, entre elas uma senhora que ficou presa às ferragens, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Getúlio Vargas e encaminhadas ao Hospital São Roque.
- Prefeito de Ipiranga do Sul disponibiliza professores para atendimento a domicílio
O prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron, preocupado com as consequências que a pandemia do Coronavirus causará em diferentes setores da sociedade, buscou manter os professores contratados da Secretaria de Educação e Cultura, fazendo com que esses exerçam suas atividades, devidamente protegidos, levando as tarefas escolares até a casa dos alunos. Conforme Ceron, a medida é inédita. “Buscamos gerenciar a crise que estamos vivendo através do seguinte posicionamento: levamos material à casa dos alunos, auxiliamos os estudantes que mais precisam de reforço nas atividades e, ao mesmo tempo, para realizar estas atividades resolvemos manter os professores contratados em nosso corpo funcional”, afimou o prefeito. De acordo com Ceron, com estas medidas, os alunos não deixam de aprender os conteúdos essenciais ao ano letivo que frequentam, podendo sanar possíveis dúvidas, pois tem o professor ao seu lado, e os professores continuam com seus contratos vigentes, realizando atividades a domicílio. “São algumas ações que entendemos auxiliar beneficiar a todos os envolvidos durante o enfrentamento desta pandemia”, enfatiza Ceron.
- AMAU repassa recursos ao Hospital Santa Terezinha, de Erechim
O valor é do fundo de reservas de enfrentamento ao Coronavírus A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, repassou o montante de R$ 69.825,00, para a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE). O fundo de reserva foi constituído com recursos repassados pelo Poder Judiciário da região e tem como finalidade subsidiar ações estratégicas de enfrentamento ao COVID 19, na área de abrangência da AMAU. O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, no âmbito da AMAU, constituído por secretários de Saúde e representantes de entidades da saúde e outras, emitiu mais de 50 orientações aos municípios e Secretarias de Saúde, no sentido de minimizar a transmissão do vírus através da prevenção e das ações preconizadas pelas autoridades de saúde, como Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Um dos assuntos debatidos nas reuniões semanais e que preocupa os gestores da área foi à escassez dos equipamentos de proteção individual (EPI), tendo em vista que são utensílios necessários e indispensáveis para o enfrentamento da pandemia. “Atualmente há uma carência expressiva de máscaras, aventais e outros equipamentos de proteção, bem como seus preços sofreram uma indexação significativa”, pontua Jackson Arpini, membro do comitê. Nesse sentido foi analisado o repasse desse valor ao hospital regional e referência para o Sistema Único de Saúde e para casos de COVID - 19, considerando que os estoques estão críticos, o que pode comprometer a assistência. O valor repassado será utilizado para confecção de 75 mil máscaras cirúrgicas e 12.650 aventais em material indicado e apropriado para essa finalidade e irá suprir a carência dos Hospitais. A produção a nível local, além de regularizar os estoques, possibilitará um enorme economia, considerando que os valores praticados no mercado apontam um crescimento absurdo. O presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, enaltece a iniciativa do Poder Judiciário que possibilitou, a partir dos repasses das Comarcas, a constituição do fundo de reserva. O repasse ao hospital de referência contou com a anuência da associação e vem ao encontro das necessidades atuais dos serviços de saúde. “Precisamos estar irmanados nesse momento para que as ações sejam efetivas, eficazes e eficientes. O cenário é preocupante e a união de esforços se mostra relevante nesse período em que atravessamos uma pandemia”, argumenta o presidente da AMAU, Mário.
- Motoristas entregam conteúdo escolar a domicílio em Ipiranga do Sul
O governo de Ipiranga do Sul adotou medidas que protegem a comunidade escolar, mantendo-os envolvidos com atividades pedagógicas, enquanto período escolar estiver suspenso. De acordo com a professora e secretária de Educação e Cultura, Stelamaris Schion Hann, a forma encontrada foi encaminhar os trabalhos escolares a domicílio. “Os professores organizam suas aulas e os motoristas do transporte escolar, devidamente protegidos, fazem a entrega do material nas residências”, destacou Stelamaris ao lembrar que o objetivo desta ação é fazer com que o aluno se mantenham vinculados ao processo de ensino-aprendizagem, dando sequência aos conteúdos vistos com o professor. Conforme a secretaria, os professores auxiliares e professores de alunos especiais fazem visitas semanais à casa dos estudantes. “A partir desta ação, conseguimos acompanhar os alunos, verificando e solucionando dificuldades encontradas durante o cumprimento das tarefas”, concluiu Stelamaris
- Novo decreto do Governo Municipal permite abertura do comércio em Getúlio Vargas
O Governo Municipal publicou, na manhã desta sexta-feira, 17, o Decreto Nº 3.482, permitindo a abertura do comércio em Getúlio Vargas, em conformidade com o Decreto Estadual e de acordo com a Portaria Nº 270, da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, elencando os requisitos necessários à abertura de estabelecimentos comerciais. São medidas indispensáveis à promoção e à preservação da saúde pública e de cumprimento obrigatório por todos os estabelecimentos comerciais, inclusive os essenciais. CONFIRA AS REGRAS QUE DEVERÃO SER CUMPRIDAS: • reduzir o número de funcionários em atendimento, com regime de revezamento; • higienizar as superfícies de toque (corrimão de escadas rolantes e de acessos, maçanetas, portas, inclusive de elevadores, trinco das portas de acesso de pessoas, carrinhos etc.), com álcool em gel 70% ou similares; • higienizar pisos, paredes e banheiro com álcool em gel 70% ou similares; • manter álcool em gel ou similares à disposição e em locais estratégicos do estabelecimento para utilização dos clientes e funcionários do local; • manter locais de circulação e áreas comuns com os sistemas de ar-condicionado limpos e manter pelo menos uma janela ou portão abertos; • proibir a prova de vestimentas em geral, acessórios, bijuterias e calçados, entre outros; • manter fechados e impossibilitados de uso os provadores, onde houver; • limitar o número de clientes dentro do estabelecimento a 30% da capacidade prevista no Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), podendo ser estabelecida regra mais restritiva, e atentar para que o ingresso no local seja proporcional à disponibilidade de atendimento, a fim de evitar aglomerações; • orientar que todos os produtos adquiridos pelos clientes sejam limpos previamente à entrega ao consumidor; • realizar a higienização de todos os produtos expostos em vitrine; • proibir estabelecimentos de cosméticos de disponibilizarem mostruário para prova de produtos; • exigir que os clientes, antes de manusear roupas ou produtos de mostruários, higienizem as mãos; • disponibilizar aos funcionários e obrigá-los a utilizar máscaras de tecido não tecido (TNT) ou tecido de algodão, que deverão ser trocadas de acordo com os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde; • adotar medidas relacionadas à saúde no trabalho, necessárias para evitar a transmissão do coronavírus; • limitar a utilização de veículos de fretamento para transporte de trabalhadores a 50% da capacidade de passageiros sentados; • caso a atividade comercial necessite de mais de um trabalhador ao mesmo tempo, deverá ser observada a distância mínima de 2 metros entre eles; • providenciar, na área externa dos estabelecimentos, o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, a organização das filas para que seja mantida a distância mínima de 2 metros entre cada pessoa; • manter todas as áreas ventiladas, inclusive os locais de alimentação e locais de descanso dos trabalhadores; • garantir a higienização contínua do estabelecimento e de objetos utilizados e manuseados pelos funcionários e pelos clientes; • fornecer tapete úmido com água sanitária, hipoclorito de sódio ou amônia quaternária para higienização dos sapatos dos clientes previamente ao acesso aos estabelecimentos comerciais; • higienizar as máquinas para pagamento com cartão com álcool 70% (setenta por cento) ou similar após cada uso; • higienizar os caixas eletrônicos de autoatendimento ou qualquer outro equipamento que possua painel eletrônico de contato físico; • colocar cartazes informativos com orientações sobre a necessidade de higienização das mãos, uso de máscara, distanciamento entre as pessoas, limpeza de superfícies, ventilação e limpeza dos ambientes; • os locais destinados às refeições deverão ser utilizados com apenas 1/3 da capacidade por uso e com revezamento de frequentadores; • implementar horário diferenciado para o atendimento a clientes idosos e demais grupos de risco ao COVID-19, garantindo um fluxo ágil de maneira que estas pessoas permaneçam o mínimo de tempo possível no interior do estabelecimento • estabelecer limites quantitativos para aquisição de bens essenciais à saúde, a higiene e a alimentação, a fim de evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos; • comunicar imediatamente às autoridades de saúde quando proprietários, funcionários ou terceirizados do estabelecimento apresentarem sintomas de contaminação, e determinar o afastamento do trabalho pelo período mínimo de 14 dias ou conforme determinação médica. RESTAURANTES, BARES E LANCHERIAS Os Restaurantes, lancherias e bares poderão funcionar, utilizando a capacidade de 30% Do público máximo previsto no Plano de Prevenção contra Incêndio – PPCI, respeitando a distância de 2 metros entre as mesas. As lojas de conveniência dos postos de combustível poderão funcionar, em todo o território do município, com a vedação de permanência de clientes no interior dos ambientes e a proibição de aglomeração de pessoas nos espaços de circulação e nas dependências dos postos de combustíveis e suas lojas, abertos ou fechados. ACADEMIAS DE GINÁSTICA As academias de ginástica podem voltar a funcionar com o atendimento limitado à capacidade de 20% do público máximo previsto no PPCI, respeitando as medidas de higiene, bem como a proibição de evitar aglomerações. Os clubes sociais, salões comunitários e similares, permanecem com as suas atividades suspensas. Confira o decreto na íntegra aqui.
- Gusttavo Lima anuncia que não fará mais lives após receber advertência por beber demais
Cantor recebeu notificação do CONAR e avisou os fãs que não quer ser "censurado" Gusttavo Lima fez duas lives de muito sucesso no Youtube, mas nem tudo acabou saindo como planejado pelo cantor. Ele recebeu uma advertência do CONAR por "exibição de bebidas alcoólicas e seu consumo irresponsável" durante a segunda transmissão na plataforma de vídeos. Os fãs foram ao Twitter do cantor pedir por uma terceira live, mas ele foi sincero sobre a possibilidade de isso acontecer. "Acho que não rola mais", disse Gusttavo sem revelar o motivo. Porém, em seguida, ele escreveu sobre a sua decisão, que envolveu a notificação do CONAR. "Acho que uma Live engessada e politicamente correta não tem graça". Acho que o grande segredo da live é tirar o lençol do fantasma. Acho que uma live engessada e politicamente correta não tem graça. O bom são as brincadeiras, a vontade, levar alegria e alto astral para as pessoas que estão agoniadas neste momento. Não farei live para ser censurado“, desabafou o cantor no Twitter. “Juntos, ajudamos muitas pessoas. Foram toneladas de alimentos e arrecadações… Fizemos nosso papel. Deus abençoe a todos. O Conar abriu na terça-feira (14) uma representação ética contra as ações publicitárias realizadas nos shows “Live Gusttavo Lima — Buteco em Casa” e “Buteco Bohemia em Casa”, transmitidos nos dias 28 de março e 11 de abril em plataformas digitais. O processo foi aberto “a partir de denúncias recebidas de dezenas de consumidores”, explica o órgão, que consideram que as ações publicitárias realizadas pela Ambev “carecem de cuidados recomendados pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária para a publicidade de bebidas alcoólicas”.



















