12792 resultados encontrados com uma busca vazia
- Auxílio emergencial será prorrogado por mais dois meses
Ainda não há detalhes sobre o valor das parcelas; ministro da Economia, Paulo Guedes, também anunciou a unificação dos programas sociais e retomada da Carteira Verde e Amarela Segundo Paulo Guedes, ministro da Economia, o auxílio emergencial do Governo Federal será prorrogado por mais dois meses. A informação foi dada na reunião do Conselho de Governo, que ocorreu nesta terça-feira (9). O ministro não disse qual será o valor das duas parcelas adicionais. O benefício paga três parcelas de R$ 600 aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. O objetivo do programa é minimizar o impacto econômico durante a pandemia da Covid-19. Durante a reunião de ministros com o presidente Jair Bolsonaro, Paulo Guedes afirmou que o governo vai lançar o Renda Brasil, uma iniciativa que vai unificar os programas sociais. O ministro disse, também, que após a pandemia, o projeto Carteira Verde e Amarela vai ser retomado.
- Autorização de viagem para menores de idade será emitida pela internet
Novidade começa a valer em 60 dias Crianças e adolescentes de até 16 anos vão poder viajar desacompanhados em viagens nacionais e internacionais com uma autorização emitida pela internet. A novidade foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e entra em vigor em 60 dias. A autorização pode ser expedida pelo prazo a ser indicado pelos pais ou responsáveis e será válida por dois anos. Segundo o CNJ, o documento obedece o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e possui o mesmo valor da autorização física, podendo ser apresentada à Polícia Federal e às empresas de transporte rodoviário, marítimo ou aeroportuário. Ela vai conter a chave de acesso e QR Code para consulta.
- Novo modelo de dados da covid-19 garante “cenário preciso”, aponta Ministério da Saúde
Segundo o secretário-executivo da pasta, Elcio Franco, formato anterior com acúmulo de casos e mortes dificultava verificação de atualizações regionais O Ministério da Saúde alterou a metodologia de divulgação dos dados referentes à covid-19. A pasta deixa de lado o anúncio diário do acúmulo de casos, como vinha sendo feito, e aposta no método de divulgar casos e mortes por data de ocorrência. O governo acredita que a nova forma de abordagem trará um cenário mais preciso que auxiliará na resposta à pandemia do coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, a divulgação dos casos e mortes acumulados dificultava a verificação das mudanças dos cenários regionais, estaduais e municipais. “O nosso objetivo é a divulgação dos dados da covid em uma plataforma interativa. O novo modelo de divulgação abordará o cenário atual, um cenário mais preciso que auxiliará na resposta à pandemia, onde vamos definir, baseados nos dados atualizados em tempo real, como devemos proceder”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, em entrevista coletiva na segunda-feira (8). “[Pretendemos] tornar mais amigável o acesso às informações pelos gestores de saúde, profissionais de saúde e população em geral”, completou. Plataforma Segundo o Ministério da Saúde, a nova plataforma interativa, junto às informações já divulgadas anteriormente, apresenta também os óbitos em suas datas de ocorrência. Atualmente, são divulgados os resultados laboratoriais notificados diariamente, independentemente do dia do falecimento do paciente. Nos últimos dias, o governo havia deixado de apresentar alguns dados e mudado a forma de divulgação. Antes, o Ministério divulgava boletins atualizados entre 17h e 18h. Desde o dia 4 de junho, os dados consolidados vêm sendo apresentados por volta das 22h. A pasta afirma que os usuários da nova plataforma conseguirão visualizar quantas mortes foram notificadas no dia e a que data se refere cada óbito. Além disso, a nova metodologia, segundo Elcio Franco, vai permitir que o usuário pesquise a situação não só do país, regiões geográficas e estados – como ocorre na plataforma atual –, mas também de cidades do interior e regiões metropolitanas. O governo acredita ainda que mais dados sejam incluídos no sistema, como ocupação de leitos e a divisão dos casos confirmados em Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e síndrome gripal. Todas as informações são públicas e consolidadas pelas secretarias estaduais de saúde. Cabe ao Ministério da Saúde a consolidação das informações. Os dados estão à disposição através do site oficial da pasta.
- Covid-19: morre residente do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas que testou positivo para a doença
A idosa estava internada no Hospital de Caridade, em Erechim Na manhã desta quarta-feira (10) uma residente do Lar dos Idosos de Getúlio Vargas veio à óbito. Ela estava internada no Hospital de Caridade de Erechim e testou positivo para Covid-19. As informações são do portal de notícias erechinense Atmosfera Online. A idosa, de 67 anos, era natural de Sertão. A secretaria de Saúde de Erechim ainda não divulgou informações sobre o falecimento da paciente. Portanto, ainda não se sabe se a morte foi em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus. Em nota, a prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da secretaria de Saúde e Assistência Social confirmou que a moradora estava residindo no Lar desde 30/7/2019 e apresentava outras comorbidades. Informou, ainda, que tanto os profissionais que trabalham no Lar dos Idosos, quanto os residentes, serão testados para Covid-19. Até o momento, ninguém do Lar apresentou sintomas da doença. [Atualizado às 18h27min para acréscimo de informações].
- Corpus Christi terá procissão motorizada em Getúlio Vargas
Rádio Sideral transmite missa de Corpus Christi às 14h desta quinta-feira (11) Devido à pandemia de Covid-19, as celebrações de Corpus Christi serão um pouco diferentes e adaptadas ao contexto atual. Seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, que restringiram a participação de fiéis em missas e celebrações, a Igreja Matriz Imaculada Conceição de Getúlio Vargas, realizará a missa de Corpus Christi às 14h desta quinta-feira (11). A celebração terá transmissão da Rádio Sideral (frequência 93.1 FM, ou pela internet). Após a missa, haverá uma procissão motorizada, com saída prevista para às 15h, em frente à Igreja Matriz.
- Ministro do STF, Alexandre de Moraes, manda governo retomar divulgação dos dados acumulados de Covid
Ministério informava dados acumulados, mas passou a divulgar somente números das últimas 24 horas, excluindo demais informações. Moraes ressaltou que publicidade é 'imprescindível' O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde retome a divulgação dos dados acumulados do coronavírus. Alexandre de Moraes tomou a decisão ao analisar uma ação apresentada pelos partidos Rede Sustentabilidade, PSOL e PCdoB. O ministro determinou que a Advocacia-Geral da União (AGU) preste as informações "que entender necessárias" no prazo de 48 horas. Antes, o Ministério da Saúde divulgava os dados totais de pessoas infectadas, mortes e curvas de infecção por região, por exemplo. Na semana passada, o governo mudou a forma. Decidiu excluir os dados totais e divulgar somente os dados referentes às últimas 24 horas. A decisão do governo gerou críticas de entidades de diversos setores da sociedade no Brasil e em outros países e também em diversos setores políticos e de especialistas em áreas da saúde. "[Decido] determinar ao ministro da Saúde que mantenha, em sua integralidade, a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à pandemia (Covid-19), inclusive no sítio do Ministério da Saúde e com os números acumulados de ocorrências, exatamente conforme realizado até o último dia 4 de junho", escreveu Moraes na decisão. A decisão Ao analisar a ação dos partidos, Alexandre de Moraes afirmou que a "gravidade" da pandemia exige que autoridades tomem todas as medidas possíveis de apoio e manutenção de atividades do SUS. "A gravidade da emergência causada pela pandemia do Covid-19 exige das autoridades brasileiras, em todos os níveis de governo, a efetivação concreta da proteção à saúde pública, com a adoção de todas as medidas possíveis para o apoio e manutenção das atividades do Sistema Único de Saúde", escreveu Moraes na decisão. "Caso não sejam adotadas medidas de efetividade internacionalmente reconhecidas, dentre elas, a colheita, análise, armazenamento e divulgação de relevantes dados epidemiológicos necessários, tanto ao planejamento do poder público para tomada de decisões e encaminhamento de políticas públicas, quanto do pleno acesso da população para efetivo conhecimento da situação vivenciada no país", acrescentou o ministro. Alexandre de Morares também ressaltou que a publicidade é a regra na administração pública, além de ser um dos "vetores imprescindíveis". Argumentos dos partidos Na ação apresentada ao STF, os partidos pediram que o governo federal fosse obrigado a divulgar os dados até as 19h30min. Também pediram que o Ministério da Saúde fosse obrigado a informar os seguintes dados: número de casos confirmados nas últimas 24 horas; números de óbitos em decorrência da Covid-19 nas últimas 24 horas; número de recuperados nas últimas 24 horas; número total de casos confirmados; número total de óbitos em decorrência da Covid-19; número total de recuperados; número de casos por dia de ocorrência; número de óbitos por dia de ocorrência; número total de recuperados por dia de ocorrência; número de hospitalizados com confirmação de Covid-19 e com SARS (síndrome respiratória aguda) em enfermaria e UTI por unidade de saúde, município e estado. Os partidos consideraram também que as medidas tomadas pelo governo em relação aos dados da pandemia violaram o direito à saúde e ao acesso à informação. "Na esfera do Estado, a informação é, verdadeiramente, um dever da administração pública e um direito consagrado do cidadão. De fato, no Estado Democrático de Direito, toda e qualquer atividade da administração deve se submeter ao processo amplo de justificação e fundamentação perante a sociedade", argumentaram os partidos. Fonte: G1
- Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2020 termina nesta quarta (10)
Termina nesta quarta-feira (10) o prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, no valor de R$ 85. O procedimento deve ser feito pelos participantes que não se enquadram nos critérios de isenção. A taxa pode ser quitada em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios. O estudante deverá gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça para que os participantes fiquem atentos ao horário e às regras dos correspondentes bancários. Devido às medidas restritivas impostas pela pandemia de covid-19, o Ministério da Educação garantiu a gratuidade da taxa de inscrição aos 4,8 milhões de participantes que se enquadraram nos requisitos para a isenção. O reconhecimento foi assegurado sem a necessidade de um pedido formal. A edição 2020 do Enem recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas. As datas das provas em modelo impresso e digital serão definidas após a consulta aos participantes por enquete a ser realizada no sistema do exame, mesmo ambiente virtual onde é feita a inscrição. Na sexta-feira (12), serão divulgados os resultados para as solicitações de atendimento especializado. A publicação é individual na Página do Participante e, para casos de indeferimento, o Inep abrirá o prazo de 15 a 19 de junho para interposição de recurso. Além dos canais de informação pela internet, os estudantes podem tirar dúvidas relativas ao processo de inscrição pelo Fale Conosco do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo). Fonte: Agência Brasil
- Polícia Civil do RS lança cartilha para mulheres vítimas de violência registrarem ocorrências online
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul desenvolveu uma Cartilha da Delegacia Online para auxiliar as mulheres a denunciarem de ocorrências de violência doméstica através da internet. Com um passo a passo, a iniciativa auxilia o atendimento sem a necessidade do comparecimento das mulheres à delegacia. "Essa é mais uma forma de instruir a vítima sobre a necessidade da ocorrência e de como fazê-la de forma simples, ainda mais agora, num período em que o isolamento social pode passar a falsa impressão aos agressores de que eles sairão impunes", reflete Nadine. Para fazer o registro de uma ocorrência a mulher deve acessar acessar o site Delegacia online RS e utilizar o botão “Registre sua ocorrência”. Este padrão oferece mais segurança para a mulher registrar seu relato sem precisar comparecer a uma delegacia. Após o preenchimento do formulário com dados pessoais, é no campo "Descreva o fato" que a mulher deve relatar o ocorrido com mais detalhes e solicitar, caso queira, medidas protetivas de urgência, as quais serão analisadas. Acesse a cartilha aqui.
- Presidente edita lei que permite Ministro da Educação nomear reitores de universidades federais
O presidente Jair Bolsonaro editou nesta quarta-feira (10) uma medida provisória (MP) que concede ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, o poder para nomear reitores e vice-reitores para universidades federais, institutos de ensino federais e para o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, durante o período da pandemia de covid-19. A lei também exclui a necessidade de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou a entrega de uma lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino, como é feito de praxe nas universidades, enquanto durar a pandemia. O ministro só não precisará designar reitores quando a instituição de ensino já tenha concluído esse processo de consulta tradicional para definição de reitores e vice-reitores antes da suspensão das aulas presenciais, determinadas em função do coronavírus. Fonte: Valor Econômico
- Empresa contratada está coletando amostragens de solo na Transbrasiliana
Na segunda-feira (8) o prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Luís Ceron, acompanhou os trabalhos da empresa Rudra Engenharia que está desenvolvendo o projeto técnico de pavimentação da rodovia federal, BR 153. De acordo com Ceron, a equipe está realizando a coleta de amostragens de solo. “A cada 100 metros a terra é perfurada a uma profundidade de 1,5 metros. As amostras são encaminhadas para o laboratório da empresa instalado em Ipiranga do Sul”, explicou o prefeito. A BR 153 está há cerca de cinco quilômetros da sede de Ipiranga do Sul. O trecho a ser pavimentado é de 68,4 Km, destes, cerca de 12 km passam por Ipiranga do Sul. Além de Ipiranga, a obra vai contemplar os municípios de Erechim, Quatro Irmãos, Erebango, Sertão, Coxilha e Passo Fundo.
- Sobe para 16 o número de confirmações de Covid-19 em Getúlio Vargas
Secretaria de Saúde e Assistência Social divulgou novo boletim epidemiológico na noite desta terça-feira (9) A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas atualizou o número de casos confirmados de Covid-19 no município. Segundo o informativo, desde a penúltima atualização, Getúlio Vargas teve acréscimo de dois casos confirmados e, até o momento, a cidade tem 16 confirmações da doença. O boletim ainda revela que 21 pessoas estão em isolamento preventivo e não há nenhum exame esperando resultado para Covid-19. 10 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus já se recuperaram. Getulio Vargas registra um óbito em decorrência de complicações ocasionadas pela doença.
- Dois homens são presos com trator furtado em Erebango
Na última segunda-feira (8) a Brigada Militar de Jacutinga recebeu o chamado de furto de um trator, em uma propriedade no interior do município. Após averiguações em diversos locais, os policiais avistaram o trator em deslocamento nas proximidades do Cemitério do Combate, em Erebango. Além do trator, com as características apontadas pela vítima do furto, a BM também avistou um VW Gol que trafegava à frente do mesmo a fim de avistar a presença de policiais. Os condutores de ambos os veículos foram abordados, presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Getúlio Vargas e, após, encaminhados ao Presídio Estadual de Erechim, onde permanecem à disposição da justiça.
- Presidente do TSE afirma que há “consenso médico” para adiamento das eleições municipais
Para mudança na data do pleito, Congresso Nacional precisa aprovar uma emenda constitucional; reuniões nas próximas semanas serão decisivas para uma decisão O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que há consenso médico sobre a necessidade de adiamento das eleições municipais este ano. A possibilidade foi ventilada em reunião do ministro com o vice-presidente do TSE, Luiz Edson Fachin, e os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre. O ministro Barroso disse que conversou com oito especialistas nas últimas semanas e de que há “consenso médico” pelo adiamento das eleições municipais. O primeiro turno seria realizado entre a segunda quinzena de novembro e o começo de dezembro. Apesar disso, o presidente do TSE afirmou que a decisão por mudar a data do pleito será “política”. Cabe ao Congresso Nacional alterar as datas das eleições por meio de uma emenda constitucional, já que a Constituição prevê o primeiro domingo de outubro como a data padrão. Está prevista para a semana que vem uma reunião entre os parlamentares e especialistas em saúde para debate de um possível adiamento. Segundo Barroso, há conversas para ampliar o horário da votação para 12 horas e campanhas para votação em horários, de acordo com as faixas etárias.
- Auxílio emergencial: Cadastro já pode ser feito nas agências dos Correios
Atendimento para pessoas sem acesso à internet já está sendo feito nas agências desde segunda (8) As pessoas podem procurar as agências dos Correios para fazer o cadastro e solicitar o auxílio emergencial de R$ 600. Em nota, a empresa informou que o atendimento será feito em mais de seis mil agências, a partir desta segunda-feira, gratuitamente. Os dados serão repassados à Dataprev para análise e posterior envio à Caixa Econômica Federal para efetuar o pagamento. A expectativa é que 27 milhões de pessoas com dificuldades de acessar à internet possam ser atendidas pelos funcionários dos Correios. A medida tinha sido anunciada pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, mas faltava oficializar a parceria com a direção dos Correios. O contrato foi assinado na última sexta-feira. Ficaram de fora as agências franqueadas, que são operadas por agentes privados. Para fazer o cadastro na agência dos Correios, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário; CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular. Para evitar aglomeração de pessoas nas agências dos Correios, foi elaborado um cronograma para o atendimento, conforme o mês de nascimento: Segunda-feira - nascidos em janeiro e fevereiro; Terça-feira - nascidos em março e abril; Quarta-feira - nascidos em maio e junho; Quinta-feira - nascidos em julho, agosto e setembro; Sexta-feira - nascidos em outubro, novembro e dezembro. Quem não tem conta em banco terá uma conta digital aberta em nome da pessoa pela Caixa Econômica Federal. Para isso, deverá ser apresentado um documento de identificação, como RG ou CNH. No final do atendimento, as pessoas receberão um protocolo. Elas poderão consultar o andamento do pedido em qualquer agência da empresa após o prazo determinado pela Dataprev para a conclusão da análise. Para isso, deverá retornar com o comprovante do atendimento de cadastro e o CPF. A agência dos Correios de Getúlio Vargas está localizada na Av. Borges de Medeiros, nº 523. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 9h às 17h. Para mais informações, o telefone é 3210 - 2196. Além dos Correios, as pessoas podem fazer o cadastro no aplicativo e site da Caixa. O prazo termina no dia 3 de julho. O cronograma de pagamento já está em andamento, mas quem fizer a solicitação dentro do prazo e for aprovado na análise da Dataprev receberá as três parcelas do auxílio. A terceira parcela do auxílio de quem já está cadastrado começa a ser paga em 17 de junho. Segundo último balanço da Caixa, o auxílio já foi pago a 58,6 milhões de pessoas, que receberam ao todo R$ 76,6 bilhões, considerando a primeira e a segunda parcelas. O pagamento começou em 09 de abril. Fonte: O Globo
- Erechim passa de 320 casos confirmados de Covid-19
Na tarde desta segunda-feira (8) o Comitê Municipal de Emergência para o Covid-19, acaba de atualizar o número de novos casos de coronavírus em Erechim. Com alta de 36 confirmações, o município chega aos 321 resultados positivos. São dois óbitos no município a cerca de 30km de Getúlio Vargas. Os casos de pacientes recuperados já totalizam 157 e, outras 536 pessoas seguem sendo monitoradas. Em relação aos pacientes internados no hospital Santa Terezinha e Caridade, no total são 21. Já o número de testes realizados chega a 2418 e o município aguarda o resultado de três exames.
- Consórcio CIRAU recebe doação de medicamentos
No início do mês de junho, o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) repassou mais de 100 mil reais em medicamentos de forma gratuita aos municípios associados e que manifestaram interesse e necessidade. Esses medicamentos foram doados ao CIRAU pela empresa, Centermedi, distribuidora de medicamentos do município de Barão de Cotegipe. Ao todo são mais de 30 tipos de medicamentos, que foram repassados aos municípios para distribuição gratuita a população regional, medicamentos estes de uso essencial nas farmácias das unidades de saúde. Segundo o presidente do CIRAU e prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin, "estas atitudes demonstram a responsabilidade social das empresas de medicamentos para com os municípios e população, ainda mais nesse momento crítico que todos estamos passando. E para o CIRAU que sempre busca alternativas que visam agregar qualidade de vida à nossa população essa distribuição parte de uma relação de parcerias com fornecedores e consórcio para atendimento das nossas necessidades", finalizou. O CIRAU é uma importante ferramenta para os municípios da região da AMAU, com a operacionalidade das licitações, na busca por preços mais vantajosos que os obtidos em compras individuais. Através do Consórcio, os municípios ganham na economia de recursos e oferta mais regular dos produtos. Fonte: Imprensa AMAU
- Getúlio Vargas: prefeitura realiza processo seletivo para contratação de Orientador Social
Inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho, no CRAS A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social – Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), informa que realizará Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público, para o Cargo de Orientador Social (40 horas), para 01 vaga e formação de cadastro reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, junto ao CRAS, localizado na Rua Antonio Balbinot, nº 901, Bairro São Pelegrino, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. O Edital na íntegra encontra-se divulgado no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e no site www.pmgv.rs.gov.br.
- Governo do RS homologa situação de emergência por causa da estiagem em Estação
Em busca de alternativas para minimizar os efeitos causados pela seca na área rural do município de Estação, foi decretada situação de emergência para tentar abrandar os prejuízos no meio agrícola, enviando decreto n° 1839/2020, em 18 de março de 2020 para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No aguardo há três meses, na última semana a prefeitura recebeu a publicação do Diário Oficial do Estado referente a homologação com o Decreto nº 55.294, de 4 de junho de 2020. O reconhecimento desta situação possibilitará uma série de ações por parte da comunidade rural, buscando assim minimizar os efeitos causados pela seca prolongada.
- Prefeitura de Floriano Peixoto decreta luto oficial de três dias pela morte de Jandir Montagner
Os dias 7, 8 e 9 de junho de 2020 são considerados dias de Luto Oficial no Município de Floriano Peixoto, em razão do falecimento do Senhor JANDIR MONTAGNER (Grande Líder Político do Município), ocorrido no dia 7 de Junho de 2020. Em decorrência do Luto Oficial, a Bandeira do Município estará hasteada a meio mastro. A Administração Municipal se solidariza com a família e amigos do sempre lembrado Jandir, que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município. Montagner foi líder político no município de Floriano Peixoto e ocupou o cargo de vereador (1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2009 a 2012) e presidente da Câmara Municipal (2000, 2003 e 2012).
- Plataforma online 'Momento de Aprender' prepara alunos para o ENEM
O projeto, online e gratuito, foi idealizado por um grupo de Faxinal do Soturno Jovens da cidade de Faxinal do Soturno, na região central do RS, criaram uma plataforma online e gratuita de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A plataforma Momento de Aprender reúne materiais das mais diversas áreas de conhecimento. Lançado no final do mês de maio, o projeto já conta com conteúdos de nove disciplinas, com mais de 20 módulos cada, e 440 alunos de diferentes estados brasileiros. O projeto foi idealizado, inicialmente, por seis jovens da cidade: Bruna Fernandes Ceolin, Eduardo Fernandes Ceolin, Lorenzo Estivallet, Júlia Chelotti, Luiza Chelotti e Julia Veber. A principal motivação para idealizar o projeto foi a decisão pela manutenção da data do Enem 2020, mesmo com o avanço da pandemia do Coronavírus. “Queríamos tornar essa situação menos prejudicial para os alunos oriundos de escolas públicas. Então, começamos a conversar sobre como poderíamos ajudar e surgiram algumas questões: possibilitar o acesso a quem não tem internet e encontrar voluntários para produzir os conteúdos”, conta Bruna. A equipe, que começou com seis jovens, hoje já conta com mais de 30 voluntários. Os colaboradores se dedicam para fazer resumos, mapas mentais sobre os conteúdos, podcasts, questionários e criam vídeos explicativos que são disponibilizados no YouTube. Hoje, a plataforma Momento de Aprender tem conteúdos de Biologia, História, Matemática, Física, Química e Sociologia. Qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma e consumir o conteúdo produzido. “Cada vez mais estamos aumentando o nível de conhecimento para que consigamos produzir conteúdos de maior qualidade”, conta a voluntária Bruna Ceolin. A ideia é que o sistema seja atualizado semanalmente, com conteúdos novos toda a segunda-feira. A plataforma é baseada em uma tecnologia livre de ensino à distância e possui todas as funcionalidades sugeridas pelo Estado. “Nossa ideia é conseguir criar algoritmos que direcionem o aluno para a sua melhor forma de aprendizagem. Acreditamos que a tecnologia seja o meio mais poderoso, sustentável e com baixo custo de implementação para contribuir na melhora da qualidade do ensino público”, finaliza Bruna. A projeção dos voluntários é que, futuramente, a ferramenta passe a ser um instrumento de utilização por parte das escolas do Estado. Conheça a ferramenta, clique aqui.



















