12792 resultados encontrados com uma busca vazia
- Profissionais que atuam na rede municipal de ensino entram em férias de 1º a 15 de julho
Projeto de lei de antecipação do benefício foi aprovado pela Câmara de Vereadores A Prefeitura de Getúlio Vargas está concedendo férias antecipadas aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Serão cerca de 160 profissionais, envolvendo professores, auxiliares de desenvolvimento infantil, serventes, auxiliares de serviços gerais e monitores. Projeto de Lei foi aprovado na última sessão da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, realizada no dia 25 de junho. Segundo a Secretária Municipal de Educação, Sandra Betiatto, a antecipação das férias, concedida com fundamento na suspensão das atividades, levou em consideração o estado de calamidade pública declarado pela Lei Municipal nº 5.634 de 31/03/2020 em razão da pandemia do Coronavírus. A secretária reforça que é importante fazer uma pausa nas atividades remotas dos estudantes, de modo a preservar a saúde física e mental dos profissionais da educação, familiares e estudantes. Além disso, vivemos um período crítico em que os casos de COVID- 19 estão em elevação, portanto é preciso evitar aglomerações nas escolas no momento de as famílias, que não possuem acesso às mídias digitais, buscarem as atividades escolares para seus filhos. Os professores foram comunicados da decisão na manhã de sexta-feira, 26, pela secretária Sandra Betiatto e informados que o terço constitucional será pago juntamente com a remuneração do mês correspondente às férias.
- Caixa inicia hoje o pagamento do Saque Emergencial do FGTS
O total de recursos soma mais de R $ 3,1 bilhões A Caixa inicia, nesta segunda-feira (29), o pagamento do Saque Emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), para 4,9 milhões de trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados soma mais de R$ 3,1 bilhões. O novo saque tem como objetivo enfrentar o estado de calamidade pública em razão da pandemia da covid-19. No total, serão liberados, de acordo com todo o calendário, mais de R$ 37,8 bilhões, para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. O pagamento do Saque Emergencial será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Social Digital, aberto automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores. O valor do Saque Emergencial é de até R $ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas ou inativas com saldo no FGTS. O pagamento será realizado por meio de crédito em economia social digital aberto automaticamente pela Caixa em nome dos trabalhadores, conforme calendário a seguir: O calendário foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador e contém dados que correspondem a valores de crédito na conta de armazenamento digital social, quando os recursos podem ser usados em estatísticas eletrônicas, além de dados a partir de quando os recursos disponíveis estão disponíveis para saque em espécie ou transferência para outras contas. Caso não haja movimentação na conta de economia social digital até 30 de novembro deste ano, o valor será devolvido à conta do FGTS com devida remuneração do período, sem prejuízo para o trabalhador. Se após esse prazo, o trabalhador decidir fazer a emergência, poderá solicitar pelo Aplicativo FGTS até 31 de dezembro de 2020. A Caixa disponibiliza os seguintes canais de atendimento para informações sobre o Saque Emergencial do FGTS: site fgts.caixa.gov.br, Telefone 111 - opção 2, Internet Banking Caixa e APP FGTS. Fonte: Agência Brasil
- Voluntárias de Ipiranga do Sul confeccionam máscaras e jalecos aos funcionários da UBS
O governo de Ipiranga do Sul recebeu do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) todo material, inclusive com as marcações para o recorte correto e, consequentemente, confecção de 150 máscaras e 45 jalecos que serão destinados aos funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. De acordo com a secretária da Saúde, Paula G. Toldo, a partir da doação do Instituto, a Secretaria de Saúde buscou voluntárias para produzir as peças. “Duas voluntárias se dispuseram a costurar as máscaras e os jalecos de forma gratuita. Dessa forma, unindo esforços, temos a certeza que nosso município vai passar pela pandemia de uma maneira tranquila e com o povo ainda mais unido em prol do seu semelhante”, destacou a secretaria. O governo de Ipiranga do Sul e a Secretaria de Saúde agradecem ao IFRS e também as costureiras Ledy Toldo e Simara Beledelli pelo importante trabalho desempenhado neste momento da pandemia. Redação : Fonte Agência de Jornalismo
- Profissionais de saúde da Atenção Primária testam positivo para Covid 19 em Getúlio Vargas
Getúlio Vargas registrou, nesta semana, seis profissionais da Unidade Básica de Saúde São José infectados pelo novo coronavírus. Ressaltamos que todos mantêm os cuidados e uso adequado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Os profissionais estão afastados, cumprindo isolamento e sendo monitorados, assim como suas famílias. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, nas datas de 25 e 26 de junho, foram testados 19 profissionais de saúde, dos quais seis servidores testaram positivo para a doença (5 apresentam sintomas leves e um profissional está assintomático) e 13 profissionais testaram negativo. Devido ao grande fluxo de pessoas nas Unidades Básicas de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social recomenda à população em geral que procure as Unidades Básicas de Saúde se realmente houver necessidade. Consultas de rotina devem ser adiadas. As pessoas com sintomas de síndrome gripal e sintomas respiratórios devem se dirigir somente à UBS Santo André, que é referência para atendimento de pacientes suspeitos de novo coronavírus. O Objetivo desta ação é evitar a disseminação do vírus entre as pessoas e também entre os profissionais de saúde que, neste momento, estão trabalhando exaustivamente e estão, também, expostos ao vírus, podendo, de um momento para outro, passar para a situação de paciente, reduzindo o quadro de profissionais disponíveis para o atendimento da comunidade. Solicitamos à comunidade que procure uma UBS somente em caso de urgência. Em caso de emergência procure o Pronto Socorro do Hospital São Roque. Caso necessite de atendimento, primeiramente entre em contato telefônico com a UBS de referência, a fim de verificar realmente a necessidade do deslocamento até a UBS para atendimento médico/enfermagem presencial. Ressaltamos, ainda, que muitas das demandas e dúvidas podem ser resolvidas e sanadas pelo contato telefônico prévio das Unidades de Saúde: UBS São José 3341-4060, UBS Central 3341-1686 e 9 99092711, UBS Navegantes 3341-3941, UBS Santo André 3341-3481 e Secretaria de Saúde e Assistência Social 3341-1600 Ramal 217. A Administração Municipal agradece imensamente o trabalho e a atuação dos profissionais de saúde, seu empenho e dedicação, especialmente neste momento de crise provocada pela pandemia de coronavírus. Além de reconhecer aqueles que desempenham a atividade e destacar a relevância dos serviços de saúde no dia a dia da população, o Governo Municipal prima pelas condições adequadas e qualidade de trabalho dos seus colaboradores.
- Prefeitura de Estação informa primeiro óbito por Covid-19
Confira na íntegra, a nota divulgada pela Administração Municipal de Estação nas redes sociais: Com imensa tristeza comunicamos o primeiro óbito por Coronavírus do Município. Faleceu agora a noite, sexta-feira (26), o aposentado de 75 anos que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim com Covid-19 desde segunda-feira, dia 22, o mesmo apresentava comorbidades. A Administração Pública se solidariza com a família enlutada!
- Getúlio Vargas na Bandeira Vermelha - Amau entrará com recurso para reverter a situação
Prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, acredita ser um equívoco da Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, na análise dos dados, e que já entrou em contato com a AMAU, que informou que irá entrar com recurso para reverter a situação e voltar para a bandeira laranja. O prefeito Mauricio Soligo afirma que realmente houve um aumento no número de casos confirmados, entretanto, o número de recuperados também aumentou. Segundo ele, há fortes argumentos para manutenção da bandeira laranja, mas vai depender da análise do Comitê de Crise do Governo do Estado. O trabalho de defesa está sendo feito por meio da Amau, que está reunindo os dados de toda a região para fazer o recurso. “Estamos trabalhando para reverter essa situação, mas serve de alerta para toda a população, com relação à importância dos cuidados que devem ser tomados para evitar a disseminação do vírus evitando a aglomeração de pessoas e a manutenção do distanciamento social”, destaca Soligo. Pelos números de toda a região, o prefeito de Getúlio Vargas acredita que a região voltará para a Bandeira Laranja.
- Estado tem nove regiões na bandeira vermelha na 8ª rodada do Distanciamento Controlado
No mapa preliminar, dos 301 municípios abrangidos pela bandeira vermelha, 185 poderão adotar protocolos de classificação laranja Além das quatro regiões que já estavam na bandeira vermelha, o mapa do Distanciamento Controlado apontou piora nos indicadores em outras cinco regiões: Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Santo Ângelo. Somadas a Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas, o Estado tem, portanto, nove regiões na bandeira vermelha na rodada preliminar do modelo, divulgada nesta sexta-feira (26/6). Somente as regiões de Taquara e Bagé se encontram em bandeira amarela (risco baixo). As regiões de Santa Maria, Uruguaiana, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Pelotas, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado estão em bandeira laranja (risco médio). A região de Santa Rosa, que se encontrava em bandeira amarela, passou para laranja nesta rodada. As regiões de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Capão da Canoa permanecem em bandeira vermelha pela segunda semana consecutiva. A região de Caxias do Sul, que esteve em bandeira vermelha na semana retrasada e em laranja na semana que se encerra, retorna à bandeira vermelha. Assim, as cinco regiões devem seguir a regra que diz que, se fossem classificadas na bandeira final vermelha por dois períodos consecutivos ou alternados dentro do prazo de 21 dias, só poderão ser reclassificadas para bandeira menos restritiva depois de preencherem os requisitos por, pelo menos, dois períodos consecutivos de mensuração. O Decreto 55.322 permite que municípios sob bandeira vermelha sem registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de algum morador nos últimos 14 dias e que mantenham rigorosamente atualizados os registros nos sistemas oficiais poderão adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja. No mapa preliminar da 8ª semana, de um total de 301 municípios abrangidos pela bandeira vermelha, 185 poderão adotar protocolos previstos na classificação laranja. Os municípios que quiserem apresentar recursos ao mapa preliminar podem preencher o formulário neste link: https://forms.gle/ce6aVKcB3txqixjJA. O prazo para o envio termina às 8h de domingo (28/6). Até a tarde da segunda-feira (29/6), o Gabinete de Crise analisará os dados enviados e rodará o mapa novamente, cuja definição final será divulgada na segunda à tarde. As bandeiras definitivas passam a valer, portanto, a partir de terça-feira (30/6). Situação geral O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19, nos últimos sete dias, comparado com a semana anterior, apresentou aumento de 20%, passando de 512 para 613. O mesmo se observa com o número de internados em leitos clínicos para Covid-19, que passou de 365 para 478 – crescimento de 31%. A quantidade de internados em UTI por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) passou de 366 para 459. O agravamento também é observado no número de casos ativos na última semana, que alcançou 3.340. Por fim, com relação ao número de leitos de UTI livres no último dia, o quantitativo reduziu de 587 para 264. Um dos principais fatores que levaram a consolidação das bandeiras vermelhas e laranja é o agravamento do indicador de capacidade de atendimento (número de leitos de UTI livres para cada leito ocupado por pacientes de Covid-19), mensurada no Estado como um todo. Até a rodada anterior, o indicador recebia a bandeira laranja, mas na rodada atual atingiu bandeira vermelha. Esse indicador permite acompanhar a capacidade de resposta da rede hospitalar para atender a população que necessita de atendimento neste nível de atenção. No entanto, é um indicador que também está diretamente relacionado ao avanço da doença no Estado, uma vez que, quanto maior o número de casos ativos, maior o número de pacientes que necessitarão de atendimento hospitalar e maior o risco de pressão no sistema de saúde. MACRORREGIÃO METROPOLITANA Após a definição de bandeira vermelha na última rodada para quatro das cinco regiões Covid da macrorregião Metropolitana, a situação de agravamento permaneceu, reflexo do tempo necessário entre ações de maiores restrições à circulação e a diminuição das hospitalizações. Com as hospitalizações e a ocupação de leitos clínicos e de UTI para confirmados Covid-19 aumentando, a macrorregião Metropolitana permaneceu quase totalmente em bandeira vermelha. Apenas a região de Taquara, que tem apresentado bons indicadores desde o início da pandemia, conseguiu se manter na bandeira amarela, também por reflexo da trava de três hospitalizações na semana. Os números de internados por SRAG em UTI, de pacientes Covid-19 em leitos clínicos (confirmados) e de pacientes Covid-19 em leitos de UTI (confirmados) tiveram aumentos entre as duas semanas. Com relação à SRAG, havia 186 internados há sete dias e, agora, a quantidade de pacientes subiu 34%, passando para 250. No caso de leitos clínicos, o número de pacientes passou de 194 para 284, um aumento de 46,4%. Ainda, com relação aos internados por Covid-19 em leitos de UTI, o aumento foi de 48%, passando de 121 para 179 pacientes. Não apenas os indicadores que mensuram a velocidade do avanço na macrorregião apresentaram piora, mas também o relacionado à capacidade de atendimento se agravou. Enquanto na semana passada havia 1,73 leito de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana, o indicador passou para 1,46. No comparativo do número de leitos livres de UTI entre as duas quintas-feiras, se verificou aumento na capacidade para atender Covid-19, passando de 215 para 262. Com isso, os indicadores de internados por SRAG e de pacientes Covid-19 em leitos clínicos obtiveram bandeira vermelha. Os indicadores de pacientes de Covid-19 em leitos de UTI e de capacidade de atendimento, mensurada pela macrorregião, obtiveram bandeira preta, mesmo com a ampliação de leitos nesta semana. PORTO ALEGRE Além da situação agravada pelos indicadores mensurados pela macrorregião, o número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registrado nos últimos sete dias apresentou um crescimento de 57% entre as duas semanas, passando de 130 para 204. Com isso, o indicador apresentou bandeira preta, sinalizando situação de elevada preocupação, principalmente se observado o aumento contínuo nas últimas três semanas. Observa-se crescimento tanto do número de internados em UTI por SRAG no último dia, que variou de 118 para 163 entre as duas semanas, quanto no de internados em UTI confirmados para Covid, passando de 80 para 124. Os indicadores de Estágio da Evolução na Região e de Incidência de Novos Casos sobre a População também pressionam a situação de bandeira final. O indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias por 100 mil habitantes atingiu bandeira preta nesta rodada. CANOAS Na Região de Canoas, os registros de hospitalizações confirmadas para Covid-19 cresceram 58% entre as duas semanas, passando de 26 para 41. O crescimento da última semana acompanha a tendência que levou a região à bandeira vermelha na rodada passada, pois se trata da velocidade do avanço da pandemia e dos efeitos que podem permanecer por mais semanas. Da mesma forma, na região, o número de internados em UTI por SRAG no último dia passou de 25 para 31 entre as duas semanas. Para o indicador de internados em UTI confirmados para Covid, o crescimento foi de 36%, variando de 14 para 19. Com relação ao número de pacientes Covid-19 em leitos clínicos, o aumento foi de 83%, (de 23 para 42 internados). Na razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias, o indicador se manteve em bandeira preta. No caso do número de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias para cada 100 mil habitantes, o indicador foi de bandeira vermelha para bandeira laranja. NOVO HAMBURGO Assim como nas demais regiões metropolitanas (com exceção de Taquara), a manutenção de bandeira vermelha também é observada na de Novo Hamburgo. Apesar de o número de hospitalizações ter crescido menos que as demais regiões metropolitanas, a dimensão, quando comparada por 100 mil habitantes, ainda é bastante elevada, indicando uma alta prevalência na região – indicador de maior valor entre todas as regiões. Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentam bandeira preta. No comparativo de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias, entre as duas últimas semanas, houve um aumento de 11% (as hospitalizações foram de 64 para 71) na região. A ocupação de leitos clínicos e de UTI, para SRAG ou confirmados para Covid-19, tiveram aumentos entre as duas semanas, contribuindo com o agravamento dos indicadores da macrorregião. CAPÃO DA CANOA Também sob efeito do agravamento na macrorregião Metropolitana, a região de Capão da Canoa apresentou crescimento em três variáveis utilizadas para mensurar o avanço da doença. As hospitalizações confirmadas para Covid-19 registrada nos últimos sete dias na região passou de 14 para 21 entre as duas semanas. Apesar de o aumento na ocupação de leitos clínicos ter sido de 183%, no quesito de velocidade de avanço, a região foi afetada conjuntamente pela deterioração da macrorregião. Os três indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População apresentaram situação de bandeira preta, demonstrando a gravidade tanto da macro quanto da região em si. MACRORREGIÃO NORTE Com o agravamento do indicador de Capacidade de Atendimento no Estado (que avalia o quantitativo de leitos de UTI livres sobre leitos de UTI ocupados por pacientes Covid), dos indicadores na macrorregião de internados por SRAG em UTI, internados em leitos clínicos e UTI por Covid e da Capacidade de Atendimento e da Mudança da Capacidade de Atendimento na macrorregião, as regiões de Palmeira das Missões, Erechim e Passo Fundo obtiveram bandeira final vermelha. Na última rodada de avaliação, a região de Palmeira das Missões já havia alcançado a situação de bandeira final vermelha. Entretanto, após as análises de recursos, o Gabinete de Crise reverteu a situação porque a média ponderada estava muito próxima do ponto de corte que define entre bandeiras laranja ou vermelha. Com relação às variáveis mensuradas para os indicadores de propagação da doença e da capacidade de atendimento, verifica-se a deterioração na região. As hospitalizações e as ocupações de leitos clínicos e de UTI para confirmados Covid-19 seguem aumentando. O número de hospitalizações confirmadas para Covid-19, registradas nos últimos sete dias, passou de 68 para 79 entre as duas semanas. No caso de internados por SRAG em UTI, o aumento foi de 11%, variando de 54 para 60. Para os internados em leitos clínicos e internados em UTI, confirmados para Covid, os aumentos foram de 26% e 13%, respectivamente (de 47 para 59 e de 32 para 36). Os indicadores relacionados à capacidade do sistema de saúde também se agravaram. Enquanto na semana passada havia 2 leitos de UTI livres para cada leito de UTI ocupado por paciente Covid-19, nesta semana, o indicador passou para 1,78, mesmo que a bandeira do indicador tenha se mantido a mesma entre as duas semanas. Porém, no caso da mudança da capacidade de atendimento o indicador teve a bandeira alterada de laranja para vermelha. No comparativo do número de leitos livres de UTI no último dia para atender Covid-19 entre as duas quintas-feiras, verifica-se a redução de leitos livres, passando de 70 para 64. PALMEIRA DAS MISSÕES Embora com apenas um paciente de Covid-19 em UTI, a região de Palmeira das Missões ingressa na classificação de alto risco pelo expressivo número de casos ativos pela doença na última semana. São 193 registros neste período, critério que comparado aos casos recuperados nos 50 dias anteriores recebeu, de maneira específica, a bandeira preta. A região registrou um número acumulado de 15 hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos sete dias, redução de apenas um caso na comparação do período anterior. Houve também um pequeno recuo nos casos de internação em UTI por síndromes respiratórias agudas graves, que agora são seis pacientes, ao passo que há uma semana eram oito casos. No indicador que apura o número de internados por Covid-19 no último dia do levantamento, Palmeiras das Missões teve um salto de seis para nove pacientes. Em compensação, a região conseguiu ampliar de 20 para 23 os leitos de UTI livres. ERECHIM Sem conseguir reduzir o número de internados por Covid-19 em UTI de uma semana para outra (continuou com seis pacientes), os municípios que integram a região de Erechim tiveram um aumento de seis para oito casos por SRAG em leitos de tratamento intensivo. Além disso, a região teve 10 pessoas internadas por Covid-19 no último dia do levantamento, o dobro da semana anterior. Ao mesmo tempo, com o aumento no número de pacientes, a região de Erechim teve redução de 18 para 14 leitos de UTI disponíveis, um dos fatores que resultou na classificação final de bandeira vermelha. A região igualmente teve pequeno aumento dos casos confirmados de hospitalização por Covid-19 (de 9 para 10 registros) ao longo dos últimos sete dias. PASSO FUNDO Com o quadro se agravando em praticamente todos os indicadores do modelo, Passo Fundo ingressa na bandeira vermelha ao atingir 46 pacientes com SRAG ocupando leitos de UTI. Na semana anterior eram 36 casos. A mesma situação se verificou para diagnosticados com a Covid-19: o número de internados em UTI passou de 24 para 29 pessoas. Um dos reflexos para a região está na redução dos leitos de UTI disponíveis, que caiu de 32 para 27 unidades. Passo Fundo e municípios próximos somaram 377 casos ativos na última semana, o que ampliou o total de hospitalizações por Covid-19 no acumulado de sete dias: eram 43 e passou para 53 registros. Os casos de infecção pelo vírus no último dia do levantamento somaram 40 pacientes, quando na semana anterior eram 36. SANTO ÂNGELO A região de Santo Ângelo teve o grau de risco aumentado, sendo classificada com bandeira final vermelha. O fato que impulsionou essa mudança foi que todos os indicadores que são específicos para a região de saúde apresentaram a cor preta: variação semanal no número de novas hospitalizações por Covid-19 (houve crescimento de 90%, variando de 10 para 19); estágio da evolução (são 35 ativos na última semana frente a 45 recuperados nos 50 dias antes do início da semana); número de hospitalizações de confirmados por Covid-19 para cada 100.000 habitantes (foram 6,58 na última semana ante 2,77 na semana anterior) e projeção do número de óbitos (nas duas últimas semanas o número de óbitos cresceu de 1 para 10, e a projeção é de que o número de óbitos semanal seja de 7,7 em um prazo de duas semanas). Soma-se aos números acima o aumento de 41% de internados confirmados por Covid-19 em leitos clínicos, o que levou toda a macrorregião para a bandeira vermelha nesse indicador. Ainda que a macrorregião das Missões apresente uma aparente boa capacidade de atendimento (são 6,71 leitos livres para cada leito ocupado por confirmados Covid-19), além de ter diminuído de 8 para 7 o número de pacientes com a doença internados em UTI, foram os indicadores individuais da região de Santo Ângelo que impactaram em sua bandeira final. CAXIAS DO SUL A região de Caxias do Sul novamente retorna à situação de bandeira vermelha. Apesar de nenhum dos indicadores de velocidade do avanço ter obtido bandeira vermelha ou preta, a região foi agravada pelos dois indicadores de Incidência de Novos Casos sobre a População, pela Mudança da Capacidade de Atendimento da macrorregião e, assim como as demais regiões Covid, pelo impacto da alteração para bandeira vermelha no indicador de Capacidade de Atendimento mensurada pelo Estado como um todo. Conforme destacado, o indicador de hospitalizações confirmadas para Covid-19 registradas nos últimos sete dias reduziu 14% entre as duas semanas, passando de 88 na semana anterior para 76 na atual. Porém, mesmo que o avanço da doença tenha reduzido na velocidade, os números de internados por SRAG em UTI (de 50 para 62), de internados em leitos clínicos Covid (de 51 para 57) e de internados em leitos de UTI Covid (de 38 para 40) cresceram. Os indicadores de incidência de novos casos sobre a população – “hospitalizações confirmadas para Covid-19 em relação à população” e “Projeção de óbitos em relação à população” – mantiveram situação de maior risco: para o primeiro indicador, a bandeira manteve-se preta. Para o segundo, passou de laranja para preta, com elevação na projeção de óbitos. O indicador de leitos de UTI livres dividido pelos leitos de UTI ocupados por pacientes Covid-19, mensurado para a macrorregião, permanece em situação de risco alto, com bandeira vermelha (com 1,88 leito de UTI adulto livre para cada leito de UTI adulto ocupado por Covid na região). Por fim, o indicador da Mudança da Capacidade de Atendimento também se agravou, passando de bandeira amarela para laranja, reflexo da redução de 12% no número de leitos de UTI livres no último dia para atender Covid (de 85 para 75). PIORA EM SANTA ROSA A região de Santa Rosa retorna à bandeira laranja depois de ver agravada a situação em pelo menos três indicadores importantes. Na última semana, os municípios da região tiveram um salto de um para quatro pacientes em UTI por conta de síndrome respiratória aguda grave. Houve ainda um aumento de um para dois pacientes com diagnóstico de Covid-19 em leitos de tratamento intensivo. Com isso, Santa Rosa viu reduzir de 10 para seis o total de leitos de UTI livres no último dia de levantamento. A região ainda confirmou 13 casos de contágio de Covid na última semana, com três novos pacientes confirmados em internação hospitalar. BANDEIRAS VERMELHAS Dentre os ajustes feitos no Distanciamento Controlado, o governo definiu que as regiões classificadas com cor vermelha não poderão ter regras mais brandas que as estipuladas no Decreto Estadual, nas Portarias da Saúde e nos Protocolos Segmentados. A flexibilização disposta no Distanciamento Controlado aos municípios será permitida apenas em situações de bandeiras amarela e laranja. No caso de medidas mais restritivas, os municípios podem adotar independentemente da cor em que estiverem. Além disso, existe uma regra que determina que regiões classificadas em bandeiras preta ou vermelha no mapa definitivo por dois períodos consecutivos ou alternados, dentro do prazo de 21 dias, precisarão de duas semanas consecutivas com bandeiras menos graves para que possam efetivamente obter redução no nível de risco. O objetivo deste gatilho de segurança é o de assegurar e caracterizar a efetiva melhora nas condições de uma região. Desde a sétima rodada, os municípios em região de bandeira vermelha que não tenham registro de hospitalização e óbito por Covid-19 (considerado o município de residência) nos 14 dias anteriores a apuração das bandeiras podem adotar, por meio de regulamento próprio, protocolos para as atividades previstos na bandeira laranja, desde que mantenham atualizados os sistemas de informações oficiais (Sivep e E-SUS). Com isso, na oitava rodada, do total de 301 municípios que compõem as nove regiões sob bandeira vermelha, há 186 municípios sem registro de hospitalizações e óbitos por Covid-19 nos 14 dias anteriores à apuração das bandeiras. Portanto, nesses locais, caso os prefeitos queiram, poderão adotar medidas estabelecidas na bandeira laranja. PRINCIPAIS DADOS DA OITAVA RODADA • O número de novos registros de hospitalizações por SRAG de confirmados por Covid-19 aumentou 19,7% entre as duas últimas semanas (de 512 para 613). • O número de internados em UTI por SRAG aumentou 25,4% entre as duas últimas quintas-feiras (de 366 para 459). • O número de internados em leitos clínicos com Covid-19 aumentou 31% entre as duas últimas quintas-feiras (de 365 para 478). • O número de internados em leitos de UTI com Covid-19 aumentou 24,3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 247 para 307). • O número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 aumentou 6,3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 587 para 624). • O número de óbitos por Covid-19 aumentou 39,5% entre o cálculo das bandeiras com dados de sexta-feira passada e desta semana, com dados até quinta-feira (de 86 para 120). • As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (204), Caxias do Sul (76), Passo Fundo (53), Novo Hamburgo (71) e Canoas (41). ENTENDA O DISTANCIAMENTO CONTROLADO Com base em evidências científicas e análise de dados, o modelo de Distanciamento Controlado – que está oficialmente em vigor desde 10 de maio, com o Decreto 55.240 – tem o objetivo de equilibrar a prioridade de preservação da vida com uma retomada econômica responsável em todo o Rio Grande do Sul. Para isso, o governo dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde –, determinou a aplicação de regras (chamados de protocolos) mais ou menos restritas para cada segmento de acordo com o risco calculado para cada região. Conforme o resultado do cruzamento de dados divulgados de forma transparente, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo).O monitoramento dos indicadores de risco é semanal. Nesta semana, o governo efetiva a nova sistemática de divulgação das bandeiras do modelo de Distanciamento Controlado. Até a noite desta quinta-feira (25/6), foram coletados os dados. O mapa preliminar com as cores das 20 regiões foi divulgado na sexta (26/6). A partir da 0h de sábado (27/6), as eventuais regiões que tiverem redução no risco epidemiológico já terão vigência da nova bandeira. Por exemplo, se na semana anterior estava com vermelha, passará a valer a laranja, que tem menos restrições. As regiões que permaneceram com a mesma cor ou tiverem aumento no nível terão prazo, até as 8h de domingo (28/6), para entrarem com recurso. Na segunda-feira (29/6), o Gabinete de Crise analisará os dados e divulgará o resultado. As bandeiras passam a valer na terça-feira (30/6). Fonte: SECOM/RS
- UFFS promove palestra online sobre planejamento urbano
“Perspectivas para um planejamento urbano radical em tempos de distopia” será o tema da atividade, ministrada pela arquiteta e urbanista Renata Carrero Cardoso ERECHIM/RS - A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promove, na próxima terça-feira (30), às 18h, a palestra “Perspectivas para um planejamento urbano radical em tempos de distopia”, ministrada pela arquiteta e urbanista Renata Carrero Cardoso, mestra em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. A atividade é parte do programa de extensão “Arquitetura e cidade: uma proposta de prática decolonizadora”, do curso de Arquitetura e Urbanismo. O programa busca rediscutir o papel social e crítico dos arquitetos e urbanistas, além de sua inserção no panorama nacional. Busca, também, formas alternativas de construção do conhecimento e interação dialógica, a partir de autores como Paulo Freire, Carlos Nelson Ferreira dos Santos, Maria Paula Meneses, Boaventura de Sousa Santos, Maldonado-Torres, entre outros. Para participar da palestra, inscreva-se no formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/1dyfjxFBd_kmbH1ySQ987jpuUvyPB2-AFhytsyME7ejo/viewform?edit_requested=true. Depois, basta acessar o link da videoconferência no dia e horário do evento: https://uffs.webex.com/webappng/sites/uffs/meeting/download/d970292ad0804b9f83d8fb5db5838ccf?siteurl=uffs&MTID=mb702719bae9038d81a7f0b04423b533b.
- CIDADE | UBS Central está com novo telefone
Atenção: a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa que a Unidade Básica de Saúde Central está com novo telefone temporariamente: o novo número é o 54 9 99092711. A UBS Central está sem comunicação pelo seu telefone desde o dia 18 de junho, quando um caminhão rompeu os cabos. Foi feito protocolo solicitando o reparo junto à operadora de telefonia, porém, a informação é que não há prazo para o conserto. Por isso, se precisar se comunicar com a UBS Central ligue pelo 54 9 99092711.
- CBF e clubes projetam início de Brasileiro para 8 e 9 de agosto
A direção da CBF e os dirigentes de clubes das séries A e B projetaram, em reunião nesta quinta-feira, o início do Campeonato Brasileiro para o fim de semana de 8 e 9 de agosto. Com 38 rodadas mantidas, a edição do Brasileiro 2020 só vai terminar em fevereiro. A informação da data estipulada para o início da competição foi publicada primeiramente pelo portal "Uol". Os clubes decidiram ainda que a Copa do Brasil também retorna a partir do fim da segunda semana de agosto. Às 20h53, a CBF soltou a seguinte nota: "O campeonato Brasileiro da Série A poderá retornar no dia 9 de agosto, domingo. A Série B tem data prevista de recomeço para 8 de agosto. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira, em reunião convocada pela CBF junto com a Comissão Nacional de Clubes (CNC) com a participação dos 40 clubes disputantes duas séries. As datas básicas e o cronograma de retorno foram propostos pelo presidente da CBF, Rogério Caboclo, e apoiadas pelos clubes. O retorno do futebol depende da autorização das autoridades de saúde. Mas, dezenove dos vinte clubes da Série A se dispuseram a jogar fora das suas cidades, em última instância, caso até lá seus municípios não estejam liberados pelas autoridades de saúde a realizar jogos. Foi um sinal de apoio à realização da competição pela CBF." A CBF vai marcar as 38 rodadas do Brasileiro e também as partidas da Copa do Brasil - serão dois jogos por semana, exceção ao espaço das datas Fifas, previstas para voltarem em setembro. Os clubes deliberaram ainda sobre o mando de campo. Como nem todos clubes podem conseguir autorização de prefeitura para liberar partidas, foi discutida a transferência de jogos para outras cidades, que tenham liberação de realizarem eventos esportivos. Os jogos estão previstos sem público. Neste item, apenas o Athletico-PR votou contra. O clube paranaense está momentaneamente proibido de treinar na capital do estado. Nova janela de transferências Nessa quarta-feira, os clubes e a CBF já haviam definido o adiamento da janela de transferências. A primeira janela tinha previsão de abertura para o próximo dia 1º de julho (quarta-feira da outra semana), mas será adiada para o fim de julho e deve terminar no fim de agosto. A segunda janela deve ficar para meados de setembro e outubro. As datas exatas ainda serão definidas pela CBF. A definição de início de Brasileiro provavelmente vai pegar ainda estaduais em curso. Além das competições regionais, ainda há Libertadores e Sul-Americana para encaixar neste calendário.
- 15ª CRE organiza os Centros de Operações de Emergência em Saúde em conjunto com os municípios
Na última Quarta-feira aconteceu a reunião virtual através de web conferência, entre a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, a 7ª Coordenadoria Regional de Educação, a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde, e também os Secretários Municipais de Educação e de Saúde dos municípios da região da AMAU e AMUNOR, mais os representantes de diretores escolares de cada região. Na pauta do encontro, a Portaria conjunta da Secretaria Estadual de Educação e de Saúde do RS (SES/SEDUC/RS nº 01/2020), que dispõe sobre as medidas de prevenção, monitoramento e controle ao novo Coronavírus (COVID-19) a serem adotadas por todas as instituições de ensino no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul. A criação dos Centros de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE), no âmbito Estadual, Regional, Municipal e Local, ficam assim definidos com os seus respectivos representantes: Estadual: representantes de diferentes Secretarias de Estado e de órgãos externos; Regional: foram ampliados os COEs já existentes nas CRS com dois representantes da Educação, indicados pela CRE. Municipal: foram ampliados os COEs já existentes nas CRS com dois representantes da Educação (um Secretário Municipal, um representante de escola privada, comunitárias ou confessionais quando houver. Local (na instituição de ensino): no mínimo dois representantes em efetivo exercício nas instituições de ensino. Juliane Bonez, Coordenadora Regional da 15ª CRE, ressalta que estes centros serão orientadores e monitores na organização dos planos de contingência das instituições de ensino. Ela ressalta que a educação está neste processo conforme os protocolos que os técnicos da Secretaria de Saúde estabelecem para que o ensino, quando retornar, esteja organizado quanto as medidas de segurança em saúde. Embora este movimento de organização esteja ocorrendo, a coordenadora enfatiza que não há data de retorno e nenhuma expectativa breve que isto ocorra, pois as medidas são orientações de organização para quando ocorrer este retorno, todas as instituições de ensino estejam preparadas com os devidos cuidados estabelecidos pela Secretaria de Saúde do estado. O COE local tem como finalidade primeira a constituição de seus planos de contingência, que serão encaminhados para análise: As escolas estaduais, para o COE regional; as escolas municipais, privadas e as instituições de ensino superior privadas, filantrópicas ou confessionais para o COE municipal. Todos os planos de contingência passarão por análise nas prerrogativas que a portaria prevê. Para a Coordenadora da 7ª CRE, Carine Imperator Weber, o desafio é grande enquanto gestores. Ela ressalta a importância da aproximação entre a educação e a saúde e o pensar conjunto com unidade, ‘’para que se construa juntos, educação e saúde, os mesmos caminhos, pois vivemos no mesmo território em um momento de incertezas’’, finalizou.
- Semeadura do trigo no RS avança nas regiões produtoras
Com as condições climáticas favoráveis, os produtores seguem com a implantação da principal cultura de grãos da estação, o trigo, que já atinge 74% da área prevista. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (25/06), em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), as previsões climáticas favoráveis para a cultura e as boas perspectivas de preços contribuem para o aumento da área cultivada. Na regional de Soledade, foi retomada a semeadura após a normalização da umidade do solo. As temperaturas amenas e a insolação, associadas à umidade adequada do solo, favoreceram o crescimento e o desenvolvimento da cultura, que apresenta em geral boa sanidade e adequado estande de plantas. O plantio também avançou na regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, onde, de maneira geral, a germinação e emergência das lavouras estão sendo boas, apresentando estande de plantas dentro do recomendado para a cultura. As primeiras áreas implantadas, já em fase de afilhamento, receberam adubação nitrogenada em cobertura. A sanidade das plantas até o momento é muito boa, sem ataque de pragas e doenças. Canola - Na regional de Santa Rosa, principal produtora do Estado, as condições climáticas da semana favoreceram a retomada do plantio das últimas lavouras. A maior parte da área encontra-se em desenvolvimento vegetativo, com algumas lavouras já em fase de floração. A cultura apresenta desenvolvimento inicial bastante promissor, beneficiado pelas condições climáticas favoráveis durante o plantio e a germinação. Com dois mil hectares implantados, Giruá se destaca no cultivo da oleaginosa. Aveia branca - A cultura segue com bom desenvolvimento na regional de Ijuí, principal produtora do Estado. A maioria das lavouras encontra-se na fase de alongamento do colmo e emborrachamento; algumas apresentam-se em estádio final de afilhamento e um pequeno percentual, em emissão da panícula, com bom número de espiguetas, caracterizando assim elevado potencial produtivo. As condições fitossanitárias muito boas, com baixo ataque de pragas e poucos sinais de lesões de doenças, têm dispensado controle até o momento. Cevada - Na regional de Ijuí, houve um avanço significativo na implantação da cultura, aproximando-se do final da semeadura. As primeiras lavouras semeadas estão em estádio de afilhamento e apresentam pequenos sintomas de ataque de doenças – aparecimento de manchas foliares. As demais áreas estão em início de emergência. Na regional de Erechim, 70% da área está implantada. A maior área prevista nesta safra fica em Sertão, com dois mil hectares com a cultura de cevada. CULTURAS DE VERÃO Soja - Com a colheita encerrada, os sojicultores concentram a atenção na comercialização e no planejamento da próxima safra. As áreas ocupadas com soja na safra 2019-2020 dão lugar aos cultivos de inverno, a pastagens e plantas de cobertura do solo, tanto as semeadas quanto as espontâneas. Contratos de venda futura estão abertos, e os agricultores analisam a relação de troca para aquisição dos insumos da próxima safra. Com a divulgação no Plano Safra 2020-2021, iniciam as movimentações para preparo da documentação necessária ao encaminhamento dos financiamentos de custeio. Milho - Em período de entressafra, os produtores planejam o próximo ciclo atentos ao lançamento do Plano Safra 2020-2021, que trouxe novas taxas de juros para o custeio das lavouras. O preço da soja, principal cultura concorrente por área com o milho no RS, é um fator que impacta na decisão do agricultor no momento de optar por um dos cultivos, e o indicativo é que as áreas com o cereal deverão manter-se estáveis para a próxima safra. O Programa Troca-Troca de sementes, coordenado pela Seapdr, atendeu 45.692 agricultores que fizeram pedidos para a safra e 5.627 para a safrinha em todo o Estado. Arroz - Com o período da entressafra e os preços estáveis, os produtores demonstram-se satisfeitos com os rendimentos obtidos. Na regional de Pelotas, a maioria dos produtores aproveitou as restevas para o forrageamento dos bovinos de corte. Nas áreas com melhor condição de drenagem, é realizado o preparo antecipado para a próxima safra. Na regional de Porto Alegre, os produtores dedicam-se à limpeza e revisão dos maquinários; alguns fazem a incorporação superficial da resteva com uso de rolo-faca e/ou grade. No período, também são realizadas as coletas de amostra de solo para análise. PASTAGENS E CRIAÇÕES A última semana foi excelente para o crescimento de pastos. As pastagens perenes de verão, como tífton e campo nativo, reduzem a capacidade de rebrote, mas como ocorreu apenas geada fraca e as temperaturas foram amenas, continua o rebrote, ainda proporcionando pastejo de bovinos. Apesar da época, as pastagens de verão de campos nativos continuam ofertando volumoso. O clima da semana foi favorável para essas espécies, e a resposta em rebrote foi razoável. Já os campos nativos nos Campos de Cima da Serra apresentam péssimas condições e volumes; resta apenas macega de péssima qualidade para os bovinos se alimentarem. A geada agravou mais ainda a situação dos campos naturais. As condições climáticas da semana, com temperaturas amenas, boa radiação solar e ótima umidade do solo, favoreceram as pastagens de inverno formadas por aveia, azevém e trigo duplo propósito, apresentando excelente desenvolvimento, melhorando a atividade fotossintética e por consequência aumentando a área foliar e o volume ofertado. Na regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, em locais nos quais ocorreram maiores volumes e melhor distribuição de chuvas em maio, as pastagens de aveia foram diferidas com a retirada dos animais. Essas pastagens se recuperam e apresentam ótimo rebrote. Porém, as pastagens no geral ainda estão atrasadas; houve atraso na semeadura devido ao longo período de escassez de chuvas. Produtores continuam tendo cuidado com o pastejo das áreas de aveia, controlando a lotação de animais para evitar perdas de pasto por pisoteio. Piscicultura - Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Erechim, Ijuí e Santa Rosa, a boa quantidade de chuvas das últimas semanas melhorou e mesmo normalizou o nível das águas dos açudes. Na de Ijuí, o aumento do volume de água nos tanques possibilitou a despesca de espécies de carpas destinadas aos pesque-pague. É baixa a comercialização de pescado das espécies de carpas. Já na de Passo Fundo, as chuvas ainda não foram suficientes para reestabelecer o nível total de todos os reservatórios utilizados para a criação de peixes. Nesse período de entressafra, os produtores realizam adequações e manejo dos açudes para a próxima safra. Foi registrada a ocorrência de endoparasitas durante despesca em alguns tanques. A elevação da temperatura em relação à semana anterior propiciou maior consumo de alimento. Os cuidados são redobrados no manejo de alevinos, devido às baixas temperaturas, ao fornecimento de ração para os peixes em horários determinados e suspensão nos períodos mais frios. Com a chegada do frio, as encomendas de alevinos estão suspensas, devendo ser retomadas somente na entrada da primavera-verão. Em Santa Rosa, foram elaborados projetos de microaçudes do convênio entre Prefeitura e Seapdr. Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
- Campanha de vacinação contra a gripe se encerra dia 30
A Campanha de vacinação contra a gripe (influenza) encerra na próxima terça-feira, dia 30. Quem pertence ao público prioritário e ainda não foi vacinado deve procurar uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação para se imunizar. Com a meta de atender 90% do público alvo, a campanha em Getúlio Vargas alcançou a cobertura geral de 80,64%, tendo sido aplicadas 4.108 doses até o dia no dia 24 de junho, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Até agora o grupo que apresentou o menor índice de vacinação foi o de puérperas (mães com filhos de até um mês de vida), tendo alcançado o total de 46,15 %. Confira a cobertura vacinal em Getúlio Vargas, por grupos prioritários: Crianças: 58,09% Gestantes: 48,73% Trabalhador da Saúde: 115,87% Puérperas: 46,15% Adultos de 55 a 59 anos: 55,82% Idosos: 95,41% Cobertura geral: 80,64% A Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, até o momento, já administrou o total de 4.108 doses da vacina no público alvo definido pelo Ministério da Saúde. PÚBLICOS PRIORITÁRIOS De acordo com Ministério da Saúde, os grupos prioritários são: idosos (60 anos ou mais), trabalhadores da saúde, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, membros das forças de segurança e salvamento, população indígena, crianças (6 meses a menores de 6 anos), grávidas, mães no pós-parto, pessoas com deficiência, professores, pessoas de 55 a 59 anos de idade. Assim, quem está elencado como público prioritário deve procurar uma das UBSs que está disponibilizando a vacina: UBS São José, UBS Navegantes e UBS Central. O horário da vacinação é das 7h30min às 11h30min 3 das 13h às 17h.
- Governo Municipal pede que população evite aglomerações, use máscara e só saia de casa se necessário
Município irá impor regras mais rígidas e multa para não uso de máscara para evitar aumento de casos de Covid-19 Desde que a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o novo coronavírus como pandemia, orientações sobre prevenção de saúde e de higiene vêm sendo divulgadas em todos os meios de comunicação ao redor do mundo. Novos hábitos passaram a ser inseridos na rotina das pessoas, estabelecendo regras específicas para evitar a transmissão e o contágio em massa da doença Covid-19. Entre elas estão evitar aglomerações, o uso de máscaras e, quem puder, fique em casa. Infelizmente, em Getúlio Vargas e várias outras cidades do Estado, o que se vê está na contramão destas orientações: há aglomeração de pessoas em ruas, praças, postos de gasolina, em frente a bares, nos canteiros centrais e realização de confraternizações familiares que não moram na mesma casa e de amigos. Enfim, atitudes que, ao contrário de ajudarem a conter a disseminação do vírus, propiciam a contaminação. É imprescindível manter a distância de 1,5 m entre as pessoas, assim como fazer o uso das máscaras durante todo o tempo em que a pessoa estiver fora de casa. Getúlio Vargas contabilizou, até essa quarta-feira, 24 de junho, 29 casos de Covid-19, sendo que destes, 20 já estão recuperados. Porém, como se percebeu um aumento dos casos nos últimos dias, o Governo Municipal conclama toda a população para reforçar as medidas de higienização das mãos, uso obrigatório de máscaras e distanciamento social, especialmente em filas de lotéricas, bancos, lojas do comércio, praças e vias públicas. Outro alerta do prefeito Mauricio Soligo é para o fato de que se aumentar muito o número de casos confirmados e as hospitalizações, especialmente em UTIs, toda a região do Alto Uruguai poderá entrar em bandeira vermelha, o que provoca o fechamento de todo o comércio não essencial e restrição de trabalhadores nas indústrias, com redução da produção; e restaurantes e lancherias só poderão funcionar com sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve, entre outras restrições. MULTA PARA QUEM NÃO USAR MÁSCARA Em reunião online realizada na tarde desta quarta-feira, 24, o Comitê de Atenção ao Covid-19 solicitou ao prefeito Mauricio Soligo a instituição de multa para empresas que permitirem a entrada de pessoas sem máscara em seus estabelecimentos comerciais e também para as pessoas que andarem na rua sem máscara, assim como a fixação de horário de fechamento de bares e restaurantes à noite: de segunda a quinta-feira, às 22h, e de sexta-feira a domingo, às 24h. O estabelecimento dessas multas deverá passar por aprovação dos vereadores na próxima reunião da Câmara de Vereadores de Getúlio Vargas, dia 2 de junho. O Comitê de Atenção ao Covid-19 é integrado por representantes do Gabinete do Prefeito, das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, Educação, Cultura e Desporto e Desenvolvimento Econômico, Hospital São Roque, Universidade Unideau, ACIAS e CDL, que tem como atribuições assessorar a Administração Municipal nas ações a serem tomadas para contenção do Covid-19, bem como atuar rapidamente para apurar e controlar as informações, expedir instruções técnicas, orientações e regulamentações concernentes à prevenção da Covid-19. Também participou desta última reunião do Comitê o comandante da 3ª Cia da Brigada Militar de Getúlio Vargas, Capitão Ailton César Trindade. AÇÕES DE COMBATE À COVID 19 Desde o início da pandemia, a Administração Municipal realizou várias ações de combate à Covid-19, mas precisa que todos se engajem nas medidas individuais de proteção, porque se estiverem se protegendo, estarão protegendo sua família e a comunidade. Acompanhe as ações implementadas: - Capacitações a todos os profissionais de saúde. - Criação do COE Municipal e Comitê de Atenção ao Covid-19. - Elaboração do Plano de Contingência, que norteia todos os fluxos que devem ser seguidos pelas equipes de saúde do município. - Implantação do preenchimento dos termos de declaração, termo de consentimento livre e esclarecido e termo de notificação de isolamento; - Implantada a tele consulta de enfermagem e médica, a fim de avaliar e monitorar os pacientes com síndromes gripais, problemas respiratórios e contactantes a cada 24, 48 horas, ou conforme a necessidade. - Estruturação da UBS Santo André para atendimento exclusivo à Covid-19. - Afastamento de servidores do grupo de risco. - Aquisição de EPIs para todos os servidores da saúde, conforme normativa. - Aquisição de máscaras a todos os servidores da Prefeitura Municipal. - Aquisição de EPIs aos profissionais do SAMU. - Aquisição de termômetros específicos para verificação da temperatura dos pacientes. - Aquisição de testes rápidos IGG e testes IGM e IGG. - Atualizações diárias do Boletim Epidemiológico (casos em isolamento, assintomáticos, sintomáticos, positivos e negativos). - Informações atualizadas nas páginas oficiais do município. - Realização de vistoriais, com o objetivo de orientar, sendo realizado pela Vigilância Sanitária e Fiscais para todas as indústrias, empresas, estabelecimentos comerciais, restaurantes e lancherias. - Inspeções diárias aos estabelecimentos comerciais. - Realização de 95 termos de notificações. Realização de termos circunstanciados pela Brigada Militar em fiscalização em conjunto com o município. - Fechamento de estabelecimentos comerciais não autorizados a funcionar, como casas noturnas. - Notificações ao Ministério Público por descumprimento de isolamento. - Reestruturação da Vigilância Epidemiológica; - Monitoramento diário dos casos pela Vigilância Epidemiológica. - Criação e atuação de um grupo de fiscalização para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais. - Criação e atuação de uma equipe de avaliação, monitoramento e fiscalização dos pacientes em isolamento. - Fechamento do Parque Municipal das Águas, Ginásio Municipal, Centro Esportivo e Recreativo Municipal (antigo Sesi); - Desinfecção de espaços públicos, bocas de lobo e veículos da saúde. - Desinfecção interna das UBS. - Realização de aproximadamente 170 testes rápidos, seguindo os protocolos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. - Elaboração de Plano de Contingência para educação, para quando for permitida a retomada das aulas. - Inclusão de profissionais da educação no COE municipal, para avaliar e aprovar os Planos de Contingência das escolas municipais, estaduais e privadas. - Transporte de coletas dos exames RT-PCR ao Laboratório Lacen, em Porto Alegre. - Reestruturação dos atendimentos e procedimentos das Unidades Básicas de Saúde para reduzir o número de pacientes dos grupos de risco.
- Prefeito de Getúlio Vargas e Conselho Municipal da Saúde pedem conscientização da comunidade
No Olho Vivo desta quinta-feira, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, a presidente do Conselho Municipal da Saúde Rosane Fontanive e o vice-presidente Marcelo Souza, estiveram participando do programa para pedir a conscientização da comunidade nas medidas e ações que buscam evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Confira no áudio. Ouça aqui
- Reforço na Prevenção: Aquisição de termômetros infravermelhos para os municípios da Região
Os equipamentos foram adquiridos através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus da AMAU e estão sendo distribuídos gratuitamente às Secretarias Municipais de Saúde Uma das ações deliberadas pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU foi a aquisição de termômetros infravermelhos, para auxiliar nas ações de prevenção a Covid-19. Os equipamentos serão distribuídos para os 34 municípios que estão sendo monitorados pelo comitê regional, da abrangência da AMAU e Região 16 Alto Uruguai Gaúcho (Nonoai e Rio dos Índios), e para o Banco de Sangue do Alto Uruguai, pela sua importância nesse período em que estamos atravessando uma pandemia. O comitê tem focado suas atividades na prevenção e no auxílio das ações e serviços desenvolvidos pelas secretarias de saúde da região. Até a presente dada foram adquiridas máscaras cirúrgicas, testes rápidos, álcool glicerinado 80%, álcool etílico 70%, e também foram firmadas parcerias com empresas e instituições, que doaram protetores faciais, máscaras e aventais. Os equipamentos foram adquiridos através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus da AMAU, que foi constituído mediante o repasse de recursos financeiros do Poder Judiciário da região, em especial das Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde, implantou a modalidade do Distanciamento Controlado, mediante a classificação das vinte (20) regiões em bandeiras de quatro cores, sendo amarela, laranja, vermelha e preto, cada uma com sua classificação de risco. A nossa região, Região 16 Alto Uruguai Gaúcho, está classificada na cor laranja, que significa, pela metodologia aplicada, “risco médio”. Os termômetros auxiliarão os serviços regionais no campo da prevenção, tendo como pressuposto que todas as ações são fundamentais nesse momento em que estamos atravessando. Os equipamentos estão sendo distribuídos gratuitamente às secretarias. Foram investidos R$ 11.362,00 e a aquisição deu-se por cotação de melhor preço. Para o Presidente da AMAU, e Prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, a atuação regional tem apresentado resultados positivos. “Precisamos manter nossas ações coesas e de caráter regional no enfrentamento a Covid-19”. Segundo o membro do comitê regional Jackson Arpini, somos sabedores da importância dos insumos e equipamentos nesse momento de enfrentamento da epidemia regional. “Pertencemos a mesma região e necessitamos adotar todas as medidas que estão ao nosso alcance para manter a classificação na cor laranja, ou, na melhor hipótese, na amarela. Nesse sentido todos os esforços são válidos, bem como a atuação em equipe ganha relevância: gestores, profissionais de saúde, entidades e instituições e comunidade em geral”, pontua Arpini.
- Amau divulga novo mapa com o avanço da Covid-19
MUNICÍPIOS DA AMAU e R16 Saúde Atualizado em 24/06/2020 às 17h Confirmados: 1009 Recuperados: 858 Óbito: 10
- Mapa monitora na fronteira nuvem de gafanhotos que invadiu Argentina
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu informações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) sobre uma nuvem de gafanhotos que se encontra próximo à fronteira com o Brasil. Segundo o monitoramento climático que vem sendo realizado pelos especialistas argentinos, a praga deve seguir em direção ao Uruguai. Devido à proximidade com a região fronteiriça do Brasil, o Mapa emitiu alerta para as Superintendências Federais de Agricultura, com vistas aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para o monitoramento e orientação aos agricultores da região, em especial no estado do Rio Grande do Sul, para a adoção de medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina explicou que um plano de monitoramento já foi montado para acompanhar o deslocamento da nuvem de gafanhotos. Segundo a Coordenação-Geral de Proteção de Plantas do Mapa, as autoridades fitossanitárias brasileiras estão em permanente contato com os seus pares argentinos, bolivianos e paraguaios por meio do Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE), o que tem permitido um acompanhamento do assunto em tempo real, com o objetivo de adotar as medidas cabíveis para minimizar os efeitos de um eventual surto da praga no Brasil. Esta praga está presente no Brasil desde o século XIX e causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do País nas décadas de 1930 e 1940. Desde então, tem permanecido na sua fase “isolada” que não causa danos às lavouras, pois não forma as chamadas “nuvens de gafanhotos”. Recentemente, voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens).
- Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus traça novas ações coletivas de orientação
Na manhã desta terça-feira, 23, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, reuniu-se para traçar novas ações coletivas de orientação, recomendação e prevenção, face à pandemia do COVID – 19. BOLETIM INFORMATIVO 15 – 23/06/2020 Ações recomendadas: 1. Mantém a orientação para que a população adote com o máximo rigor as ações de prevenção como: higienização correta das mãos com água e sabão, utilização de álcool gel, não compartilhar talheres, copos e toalhas, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz com lenço ou espirar no braço, evitar levar as mãos não higienizadas na boca, nariz e olhos, utilização de máscaras de proteção individual, entre outras, conforme orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de saúde; 2. Informa que o Comitê realiza contato diário com os municípios da região (34 municípios) com o intuito de realizar um diagnóstico situacional, no intuito de viabilizar e subsidiar futuras ações de prevenção; 3. Manifesta a presente preocupação com a possibilidade de alteração da bandeira que atualmente está classificada com a cor LARANJA (Médio Risco), e que para manutenção dessa coloração é fundamental que toda a sociedade: gestores, profissionais de saúde e comunidade em geral adotem com o máximo rigor as medidas preconizadas de prevenção; 4. Salienta que caso haja alteração da cor da bandeira para VERMELHO haverá inúmeros reflexos, com o fechamento de alguns serviços (economia) e terá amplitude regional, envolvendo municípios que não tiveram casos positivos e municípios em que os pacientes positivados já venceram a quarentena, portanto estão sem nenhum caso ativo (toda a região será envolvida); 5. Informa que foi realizada uma reunião através de videoconferência com a Secretária Estadual de Saúde, Sra. Arita Bergmann, onde a Secretaria Estadual de Saúde explicou e tirou duvidas pertinentes a troca de bandeiras; qual metodologia é aplicada e como é realizado o estudo do Distanciamento Controlado, utilizado pelo Estado do Rio Grande do Sul / SES; 6. Informa que foram entregues a cada município da AMAU e 16 Região de Saúde, um termômetro infravermelho para enfrentamento ao COVID 19 como forma de corroborar com as ações enfrentamento. Os equipamentos foram adquiridos com os recursos do Fundo de Reservas de Enfrentamento ao Coronavírus (AMAU), mediante repasses do Poder Judiciário da região; 7. Chama atenção com preocupação que os insumos utilizados nos hospitais para realização do procedimento de entubação (UTI) estão em eminência de acabar, e as Casas de Saúde estão encontrando dificuldades para aquisição, o que pode gerar entraves com sua escassez; 8. Reforça a atenção para os cuidados necessários tendo em vista a chegada do inverno, com temperaturas mais baixas. Nesse período poderá deverá ocorrer uma procura maior pelos serviços de saúde (UBS), em virtude da Influenza e outros, e todas as unidades de saúde devem estar atentas as medidas preconizadas de prevenção; 9. Reitera a importância e relevância das ações de prevenção, tendo em vista que os indicadores apresentam uma linha ascendente para novos casos (evolução natural da epidemia); 10. Reitera que por decisão do Comitê / AMAU os levantamentos serão realizados em três momentos semanais: segunda, quarta e sexta-feira, para que possamos monitorar os indicadores com mais precisão, face a epidemia regional. Solicitamos aos secretários que enviem, por gentileza, os dados solicitados no tempo certo, para sistematização dos indicadores; 11. Nos municípios em que ainda persiste a aglomeração de pessoas orientamos para que as lideranças busquem coibir essa prática mediante o diálogo permanente e, se for o caso, através da parceria com os serviços de segurança; 12. Manifestam a preocupação dos secretários e serviços de saúde com relação a discrepância dos testes rápidos (resultados divergentes). Nesse sentido salientam que seja observado os critérios com relação ao teste preconizado e prazos, bem como se houver necessidade que a 11ª CRS realizem um treinamento específico sobre o tema em tela; 13. Mantém a orientação que a população confeccione a sua máscara de proteção (barreira física) para circular em ambientes públicos, de acordo com Nota Informativa nº 3/2020 – CGGAP/DESF/SAPS/MS, respeitando a forma de confecção, higienização, materiais recomendados e descarte, tendo em vista a obrigatoriedade do seu uso pelo Decreto Estadual; 14. Reitera a importância de evitar a aglomeração de pessoas, prevalecendo a medida preconizada do “Distanciamento Social” (1,5 a 2,0 metros entre as pessoas); 15. Reitera a posição da “Restrição Social”, para idosos e portadores de doenças pré estabelecidas, que se enquadram no grupo de risco e que segundo as estatísticas poderão ter um agravamento do quadro clínico; 16. Chama a atenção para que as lideranças da saúde e outros utilizem ao máximo os veículos de comunicação, para levar as informações pertinentes, bem como para realizar o chamamento da importância da adesão da sociedade na aplicação das medidas preconizadas de prevenção, para evitar a disseminação da Covid-19 e também para não haver troca da cor da bandeira; 17. Observa que nos últimos dias, em alguns municípios da região, os munícipes não estão mais respeitando o distanciamento social. Verifica, pelos relatos, que estão ocorrendo festividades e encontros, o que não é recomendado e vem na contramão das medidas preconizadas; 18. Destaca que estamos entrando em um período difícil quanto as doenças típicas de inverno e portanto mais possibilidades de internações, por essa razão não podemos relaxar nas ações de prevenção e na testagem dos casos suspeitos, para adoção das medidas recomendadas; 19. Permanece a orientação para que a população da região evite ao máximo o deslocamento para municípios vizinhos como Passo Fundo, Concórdia e Chapecó, considerando que estas cidades estão apresentando números elevados de COVID-19; 20. Chama atenção para que os municípios que possuem caravanas de munícipes que atuam em outras localidades aumentem a fiscalização, no sentido de determinar a adoção de todas as medidas de prevenção preconizadas, tendo em vista que muitos casos foram oriundos desse deslocamento (frigoríficos); 21. Reitera aos representantes dos municípios para que adotem as medidas pertinentes na “Notificação” dos casos, para o correto levantamento epidemiológico. Nos casos de dúvidas acionar a 11ª CRS, para as devidas orientações; O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus ressalta que muitas medidas se fazem necessárias no sentido de minimizar a contaminação e tem adotado as ações seguindo diretrizes técnicas do Ministério da Saúde. O momento exige medidas enérgicas, em virtude dos acontecimentos vivenciados em outros países e nos grandes centros, que aos poucos vem se lastrando para outras localidades. Precisamos, num esforço conjunto e com o aval da população, achatar a curva epidemiológica da contaminação, para que possamos ofertar uma assistência adequada à população
- Prefeitura de Estação incentiva a doação de sangue
A Prefeitura Municipal de Estação, através da Secretaria da Saúde mobiliza a população em geral para uma campanha especial do mês de junho, a doação de sangue. Para isso, a administração municipal estará disponibilizando transporte para os interessados no dia 30/06, terça-feira pela manhã. Para contribuir e fazer sua doação, basta entrar em contato e agendar pelo telefone 3337-2367. QUEM PODE DOAR SANGUE Pessoas entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus. Seja um doador! Este é um ato de amor ao próximo.
















