top of page

12798 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico de Getúlio Vargas acontece no dia 1º de junho

    A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizará, no dia 1º de junho, mais uma edição da Campanha de Coleta de Lixo Eletrônico. A ação será desenvolvida no Calçadão da Praça Flores da Cunha, das 8h30min às 16h, sem interrupção ao meio dia. O objetivo é oportunizar à comunidade a chance de descartar corretamente os materiais eletrônicos, assim como equipamentos da linha branca, que estão sem utilidade. Após o término da campanha, todo o material recolhido será encaminhado para uma empresa especializada na reciclagem de eletroeletrônicos. Quem não tiver como transportar os equipamentos fora de uso, poderá solicitar junto à Secretaria do Meio Ambiente a retirada, bastando ligar para o fone: (54) 3341-1600 - Ramal 252 ou pelo celular 54 984464888. Itens coletados Conheça os itens que serão coletados: aparelhos de som, ar-condicionado de janela, split e aquecedores, baterias, bebedouros, cabos de fios, caixa de som, cafeteiras, liquidificador, batedeira, calculadoras, carregadores em geral, celulares, telefones em geral, centrais telefônicas, chuveiros, CPU, DVD e vídeo cassete, estabilizadores e no-break, fax, ferro elétrico, fontes de microcomputadores, forno elétrico, freezer e geladeira, HD, impressoras e scaners, lavadoras de roupa, secadora e centrífuga, linha branca, máquina de escrever, máquina de lavar louça, micro-ondas, modem, monitores CRT e Led, mouse, notebook, pen drive, placas em geral, secadores de cabelo, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, TV de tubo, Led e LCD, torneiras, unidade de CD, DVD e disquete.

  • RS recebe novo lote de vacinas da Astrazeneca, com 353.250 doses

    O Estado recebeu, por volta das 6h desta quarta-feira (26/5), mais uma remessa de vacinas contra o coronavírus. Foram 353.250 doses da Oxford/Astrazeneca, fabricada pela Fiocruz. No final da tarde, há previsão de chegada de novo lote com 37.440 doses da Pfizer. A Secretaria da Saúde (SES) irá pactuar públicos e quantitativos das duas remessas em reunião com o Conselho das Secretarias Municipais da Saúde, marcada para o início da tarde desta quarta (26). O Ministério da Saúde recomenda que parte do lote de Astrazeneca enviado seja destinado a imunizar trabalhadores aeroportuários e de transporte aéreo. Na segunda-feira (24), o RS começou o processo de expansão da utilização da Pfizer para o interior do Estado com a distribuição de 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios receberam seringas e diluentes (soro fisiológico). Fonte: Ascom SES

  • PGE notifica municípios gaúchos sobre atividades presenciais de ensino

    A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) notificou, segunda e terça-feira (24 e 25/5), 43 municípios sobre o descumprimento do Decreto Estadual nº 55.882/2021, que prevê que as autoridades estaduais ou municipais não poderão determinar indiscriminadamente o fechamento total de instituições de ensino e das atividades presenciais de educação. As prefeituras têm 48 horas para comprovar ao Gabinete de Crise do governo do Estado as medidas para ajustar suas normativas às regras estaduais. A suspensão total de aulas presenciais de educação fere o artigo 17, § 4º, inciso II, do Decreto nº 55.882/2021, que veda o fechamento total dessas atividades, incluindo os estabelecimentos educacionais públicos e privados. As autoridades estaduais ou municipais não podem determinar o indiscriminado fechamento total de instituições de ensino ou ainda inviabilizar, de qualquer modo, a realização de atividades educacionais presenciais. O reconhecimento da educação como atividade essencial leva em conta a importância das atividades presenciais de ensino para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O ofício encaminhado aos municípios diz que “proibir indiscriminadamente o ensino presencial, enquanto outras atividades econômicas e sociais permanecem permitidas, é medida que malfere a razoabilidade e a proporcionalidade, sobretudo diante da possibilidade de harmonização dessa prática com medidas preventivas já aplicadas no desempenho de outras atividades desenvolvidas, inclusive em ambientes de maior risco sanitário do que as escolas”. Para a PGE, a suspensão sob o pretexto de preservar o direito à saúde e à vida da comunidade escolar acaba por desarticular uma rede de proteção social estruturada em favor dos menores, suspendendo, também, outros serviços organizados em rede por meio da escola, tais como alimentação e apoio psicossocial, agravando o quadro de vulnerabilidade social em que se encontram as crianças mais carentes. O artigo 17 do Decreto nº 55.882/2021, em seu § 7º, prevê que, apenas excepcionalmente, diante do agravamento da pandemia causada pelo novo coronavírus e de evidências científicas e análises sobre as informações estratégicas em saúde, poderão ser determinadas, em caráter transitório, medidas sanitárias que importem a restrição de atividades educacionais presenciais. A restrição somente poderá ocorrer mediante ato específico e fundamentado devido a surto ou outra circunstância específica e só pode ser adotada após restrições a todas as demais atividades, exceto às relativas à sobrevivência, saúde e segurança. Fonte: PGE

  • Covid-19: R-16 soma 16 óbitos em seis dias

    O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), ao longo do processo pandêmico, vem realizando uma série de avaliações e paralelos para verificar a evolução da epidemia da Covid-19 na região monitorada, que abrange os 32 municípios do Alto Uruguai, e também Nonoai e Rio dos Índios. Os últimos levantamentos apontaram um crescimento dos casos ativos na região, passando de 331 (03/05), para 856 (24/05), com um incremento de 525 novos casos. Em decorrência da elevação dos casos ativos e da longevidade do processo pandêmico, o comitê constatou pelos indicadores os reflexos imediatos a partir da elevação de casos, que são o aumento das taxas de ocupação das estruturas hospitalares (Clínicos e UTI) e também aumento de óbitos. Ambas as situações já foram sistematizadas pela Plataforma Regional de Monitoramento, considerando a ocupação das UTI no patamar de 100% e um aumento expressivo nas internações em leitos clínicos, que passaram de 18,64% (05/05), para 61.22% (24/05). Conforme o comitê, também foram verificados que em seis dias aconteceram 16 óbitos em decorrência da Covid-19. Em 19/05 a plataforma contabilizada 354 óbitos para a R16 e, segundo o último levantamento, o número aumentou para 370 óbitos. Os óbitos foram nos municípios de: Barão de Cotegipe (01), Erechim (06), Estação (03), Floriano Peixoto (01), Getúlio Vargas (01), Marcelino Ramos (01), Nonoai (01), Sertão (01) e Viadutos (01). O comitê regional alerta ainda, que pelo período do processo pandêmico, que teve seu início na região em meados de março de 2020, e pelos inúmeros indicadores catalogados, é possível afirmar que após a elevação dos casos ativos surgem, de imediato, a elevação das taxas de internações em leitos clínicos e de UTI e, um pouco mais adiante, como um indicador tardio, o surgimento de óbitos. “Estamos verificando esse cenário na nossa região, da mesma forma que ocorreu nos episódios agravados anteriores, em julho e novembro de 2020, e no período mais crítico de março e abril de 2021”, pontua o membro do Comitê Regional, Jackson Arpini. Conforme Jackson, é importante ressaltar que quando falamos do novo coronavírus, não vencemos a batalha e, sim, estamos diante dela. “Somente nos últimos seis dias tivemos 16 óbitos, o que dá uma média assustadora de 3 óbitos/dia”, pontua. “Precisamos reagir de forma coletiva, caso contrário caminhamos para mais um cenário nebuloso. Nossos indicadores estão crescendo de forma assustadora”, finaliza Arpini. Fonte: Assessoria de Comunicação da AMAU

  • Santos encaminha contratação de Marcos Guilherme, do Inter, por empréstimo

    O Santos encaminhou a contratação do meia-atacante Marcos Guilherme, do Internacional, por empréstimo. O jogador de 25 anos estava sem espaço no Beira-Rio e foi liberado para o Peixe. A negociação está por detalhes de ser finalizada. O vínculo no clube do litoral paulista vai até o fim da temporada, com cláusula de compra ao fim do período. O contrato do meia-atacante com Inter vai até o fim de 2022. Marcos Guilherme chegou ao Inter no ano passado e atuou em 51 partidas, anotando quatro gols. O meio-campo é um dos setores mais carentes do Santos e o Peixe buscava alguém para atuar no setor que tem o jovem Pirani como titular. Marcos Guilherme também pode jogar aberto pelos lados. O jogador tinha pouco espaço no elenco do Inter. Ainda que atuasse eventualmente — são 10 jogos e um gol na temporada — ele estava longe da titularidade e atrás ainda de Caio Vidal como opção no grupo. A saída já esteve próxima de ocorrer no início do ano. Na ocasião o jogador teve propostas de Bahia e Fortaleza, mas preferiu permanecer em Porto Alegre. A negociação, inicialmente, não tem relação com o desejo do Colorado de contar com Felipe Jonatan. As tratativas pelo lateral santista estão estagnadas, segundo apurou o UOL Esporte. Porém, o acordo pode caminhar nos próximos dias. Marcos estava na lista de atletas cujo destino poderia ser longe do Beira-Rio. Entre outros, a relação também conta com Rodrigo Lindoso. A direção do Internacional não costuma se manifestar sobre negociações até a conclusão dos acordos. Fonte: UOL

  • Grêmio leva mais prêmios, mas divide seleção do Gauchão com o Inter; Ferreira é o craque

    O Grêmio conquistou o tetracampeonato gaúcho em 2021 em cima do Inter, no domingo, na Arena, e teve três jogadores na seleção do campeonato, assim como o rival. A premiação dos Melhores do Gauchão ocorreu na noite desta segunda-feira, de maneira virtual. "Mais um ano de muito trabalho, de uma demonstração muito grande do que foi feito ano passado, uma união de todos clubes gaúchos e pensando no bem do nosso futebol. Quero agradecer desde já nossos parceiros, imprensa pela parceria de tanto tempo, a compreensão que tiveram, como toda a temporada nos horários noturnos", discursou o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman. Entre os melhores jogadores, representaram o Grêmio o goleiro Brenno e os atacantes Diego Souza e Ferreira. O centroavante foi também o goleador, com sete gols, e o jovem, o craque da competição e das finais. Já o Inter teve como representantes o lateral-direito Rodinei, o zagueiro Cuesta e o volante Edenilson. Depois, o Juventude teve dois escolhidos: o lateral-esquerdo Eltinho e o volante Guilherme Castilho. Fecham a escalação o meia Tontini, do Caxias, e o zagueiro Reinaldo, do Ypiranga. O melhor técnico é Marquinhos Santos, do Juventude. Para a eleição dos Melhores do Gauchão, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) criou uma comissão composta por especialistas, torcedores, treinadores e imprensa. Seleção: Brenno (Grêmio); Rodinei (Inter), Reinaldo (Ypiranga), Cuesta (Inter) e Eltinho (Juventude); Gustavo Xuxa (São Luiz), Edenilson (Inter), Tontini (Caxias) e Guilherme Castilho (Juventude); Ferreira (Grêmio) e Diego Souza (Grêmio); Goleador: Diego Souza (Grêmio); Craque: Ferreira (Grêmio); Craque das finais: Ferreira (Grêmio); Melhor técnico: Marquinhos Santos (Juventude); Melhor dirigente: Walter Dal Zotto Jr (Juventude); Melhor árbitro: Anderson Daronco; Melhor árbitro assistente: Rafael Alves. Fonte: ge

  • Ministério da Saúde libera R$ 1 bi para custeio de leitos de UTI

    Portaria publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial da União de hoje (25) libera R$ 1,048 bilhão para custeio de 21.998 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com covid-19 em mais de 1 mil unidades de saúde localizadas em municípios de todas as unidades federativas, além do Distrito Federal. A lista de hospitais, fundações, associações hospitalares, santas casas, institutos, pronto socorros e demais estabelecimentos que receberão, em caráter excepcional, os recursos pode ser conferida na portaria nº1.059. Os valores disponibilizados correspondem ao mês de maio, tendo como origem recursos do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde. Fonte: Agência Brasil

  • Saiba como tirar o primeiro título eleitoral pela internet

    Segundo o artigo 14 da Constituição Federal, o voto é facultativo para jovens de 16 e 17 anos, mas passa a ser obrigatório a partir dos 18 anos. Com isso, é necessário que os jovens tirem o primeiro título eleitoral para que possam exercer seus direitos políticos. Por conta da pandemia da Covid-19, é possível fazer a emissão do título de forma online por meio do sistema TítuloNet, através de um computador, tablet ou celular. Ao acessar o sistema, basta selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Além dessas informações, é preciso anexar pelo menos quatro fotografias ao requerimento para comprovação da identidade e um comprovante de residência. No caso dos homens, é preciso ainda enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Após o processamento e confirmação dos dados, a versão digital do documento poderá ser encontrada no aplicativo e-Título no celular. Outras informações pessoais armazenadas no banco de dados da Justiça Eleitoral também podem ser acessadas pelo app. Como tirar o título de eleitor Acesse o sistema TítuloNet Preencha as informações e anexe os documentos necessários O andamento do pedido pode ser acompanhado na guia “Acompanhar Requerimento”, basta informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento Se não houver pendências, o pedido será processado e o título será gerado Pelo sistema do TítuloNet também é possível fazer mudança de município (transferência de domicílio eleitoral), verificar débitos, alterar dados pessoais, mudar o local de votação para facilitar a mobilidade e solicitar revisão para a regularização de inscrição cancelada. Fonte: Brasil 61

  • Primeira parcela do 13° salário para aposentados e pensionistas começa a ser paga nesta terça-feira

    Começa a ser paga nesta terça-feira (25) a primeira parcela do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas. Os depósitos, antecipados devido à pandemia, serão feitos até o dia 8 de junho. De acordo com o Ministério da Economia, a primeira parcela do 13º será paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a 31 milhões de beneficiários. O técnico do INSS Geovani Batista afirmou que, “mais de R$ 25 bilhões serão injetados na economia para quem é aposentado, pensionista ou que recebe auxílio reclusão ou auxílio acidente ou auxílio-doença.” Ao se somar a primeira parcela do 13º salário com a folha de pagamento do mês de maio, o INSS vai repassar um total de R$ 76,3 bilhões. Terá direito ao 13º salário aquele que, durante o ano, recebeu benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Por outro lado, não têm direito ao abono anual os que recebem benefícios assistenciais, como Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).

  • Rio Grande do Sul recebe mais de 390 mil vacinas contra o coronavírus nos próximos dias

    O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta terça-feira (25), que terá acesso a mais 390.690 vacinas contra a Covid-19. Serão 350.250 doses da fórmula de Oxford/AstraZeneca, produzidas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e 37.440 da Pfizer/BioNTech, importadas. Segundo a SES (Secretaria Estadual da Saúde), o Ministério da Saúde ainda não confirmou a data de envio da remessa – que chega até o final da semana. A tendência é de que o lote seja utilizado na aplicação da primeira dose, possibilitando a cobertura total das pessoas com comorbidades e o início da campanha nos próximos grupos prioritários. Na última semana, o Rio Grande do Sul recebeu 269.100 doses de Oxford/AstraZeneca, 188.800 da CoronaVac e 39.780 da Pfizer/BioNTech. O contingente do Instituto Butantan foi imediatamente distribuído aos municípios, para reduzir os atrasos na segunda dose. Já a carga da Fiocruz ficou guardada em estoque, justamente para a garantia do reforço. Fonte: O Sul

  • Embrapa lança nova versão do curso de Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas

    A Embrapa lançou uma nova versão do curso on-line de “Produção e Tecnologia de Sementes e Mudas”, que era oferecido em formato presencial, foi adaptado para o meio virtual no ano passado e teve grande procura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da instituição. O curso é direcionado às diversas cadeias do agro nacional, como as grandes culturas, hortaliças, forrageiras e espécies florestais.

  • Projeto de Lei visa liberação de público em estádios de Porto Alegre

    O Projeto de Lei 35/21, de autoria do vereador Mauro Pinheiro (PL), que visa liberação de público em eventos esportivos durante a pandemia de Covid-19, começou a tramitar na Câmara de Porto Alegre. O objetivo é autorizar eventos na cidade com até 25% da capacidade prevista no Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). A matéria afirma que cada setor ou área do estádio precisa respeitar a capacidade, considerando público e trabalhadores necessários ao evento. Os protocolos de distanciamento do Estado e município devem ser obedecidos. Na avaliação do vereador Pinheiro, o projeto se justifica por conta da necessidade dos trabalhadores. “É um setor que gera empregos, que necessita de faturamento para a sobrevivência”, argumentou. Pandemia segue em patamares altos Relacionada à morte de mais de 27,4 mil pessoas no Rio Grande do Sul, a pandemia de Covid-19 segue apresentando índices altos, tanto na Capital quanto no Estado, inclusive com riscos de uma nova onda de casos. A ocupação em leitos de UTI reverteu a tendência e vem apresentando alta nos últimos dias. No RS, a ocupação voltou a superar os 80% nesta segunda-feira, enquanto na Capital chegou a 87% nesta segunda. Passados pouco mais de quatro meses do início da campanha, 2,9 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número de pessoas que completaram o ciclo vacinal é de 1.357.440. Para efeitos de comparação, o Reino Unido só liberou o retorno parcial do público em estádios em abril, quando mais de 60% dos adultos já haviam recebido ao menos a primeira dose do imunizante contra o coronavírus. Consultada, a prefeitura de Porto Alegre afirma que, após análise do Legislativo, projeto será apreciado pelo Executivo. Já o Governo do Estado afirmou que, por enquanto, trata-se apenas de um projeto, e não deve se manifestar. Fonte: Correio do Povo

  • Licenciamento para veículos com placas final 4, 5 e 6 vence em 31 de maio

    O DetranRS alerta os proprietários de veículos com placas de final 4, 5 e 6 para o vencimento do prazo do licenciamento 2021 no mês de maio. A regularidade do exercício corrente passa a ser exigida para a circulação desses veículos a partir de 1º de junho. O proprietário deve quitar, além do IPVA, a taxa do serviço anual e multas vencidas, se houver. O valor do seguro obrigatório (DPVAT) foi zerado esse ano. A taxa do DetranRS esteve em discussão desde o ano passado na Assembleia Legislativa para redefinição do valor (excluídos os custos de impressão e envio por correios, hoje inexistentes), por isso alguns proprietários de veículos não fizeram o seu pagamento. No início de abril, o projeto de lei foi aprovado, sendo sancionado pelo governador Eduardo Leite no dia 12, definido o valor único de R$ 66,70 para todos os veículos. Caso o proprietário pagou o IPVA e ainda não tem o Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV) atualizado, deve verificar se quitou todos os itens que compõem o licenciamento ou ainda se há algum processo pendente. É possível consultar a situação do veículo no site detran.rs.gov.br, em “Consulta de veículo". Embora o prazo para o pagamento do IPVA de todos os veículos vença até o final de abril, a validade do licenciamento varia conforme o número final da placa. Para as de final 1, 2 e 3, o CRLV de 2020 venceu em 30 de abril; placas de final 7 e 8 têm prazo até 30 de junho; e para as placas de final 9 e 0, até 31 de julho. Para mais informações e dúvidas, o proprietário pode entrar em contato pelo Fale Conosco no site detran.rs.gov.br/fale-conosco. Como licenciar o veículo? A quitação dos débitos do veículo é feita diretamente por meio de um dos bancos conveniados: Banco do Brasil (só para clientes BB), Banrisul (incluindo sua rede de correspondentes bancários), Bradesco, Santander e Sicredi ou nas Lotéricas da Caixa. Clientes desses bancos podem utilizar os canais de atendimento facilitado disponíveis, tais como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos, WhatsApp (Banco do Brasil) etc. Basta informar a placa e o código Renavam. Depois de tudo pago, como acessar o certificado de licenciamento? Por determinação federal, o documento impresso em papel-moeda foi extinto em todo o país. Agora o Certificado de Registro e Licenciamento é expedido digitalmente (CRLV-e), e o proprietário do veículo pode escolher se prefere utilizar a sua versão via aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou impressa em papel comum. A impressão pode ser feita a partir do Portal do Denatran. O passo a passo de ambos os casos está disponível no site do DetranRS. Quem não obtiver acesso ao documento por meio das plataformas digitais ainda tem a opção de realizar o serviço de impressão presencialmente em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou despachante do RS. Quem perder o prazo do licenciamento, pode circular? Não. O CTB determina que, para a circulação regular, o veículo deverá estar com o licenciamento em dia. Quem conduz veículo com licenciamento vencido está cometendo infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH do proprietário, além de remoção do veículo a depósito (quando não for possível a quitação dos débitos na blitz) até a regularização. Desde novembro de 2020, o programa Veículo Legal traz a possibilidade de pagamento de débitos de licenciamento do veículo por débito ou crédito em blitz de fiscalização. A medida, prevista em nova lei estadual, não evita a multa por um eventual licenciamento atrasado, mas se a opção de pagamento estiver disponível e essa for a única irregularidade, o veículo não será guinchado, poupando o proprietário do pagamento de remoção, diárias em depósito e do transtorno de ter seu carro apreendido. Fonte: Ascom DetranRS

  • Erechim: após audiência de conciliação com a Empresa Gaurama, projeto será encaminhado para a Câmara

    Na tarde desta segunda-feira (24) aconteceu de forma virtual audiência de conciliação entre a Prefeitura de Erechim e a Empresa de Transportes Gaurama. Estiveram presentes o prefeito Paulo Polis, os titulares das pastas de Administração, Izabel Ribeiro e de Obras Públicas, Mario Rossi, da Procuradoria do Município, além do gestor do contrato, Ministério Público e representantes da Empresa Gaurama. Com êxito no acordo, após cerca de duas horas de negociação, ficou definido que ainda nessa semana a Prefeitura irá encaminhar um projeto de lei para a Câmara de Vereadores, para ser apreciado em sessão extraordinária, voltado ao reequilíbrio financeiro da Empresa Gaurama, respectivo aos meses de janeiro a dezembro de 2020. A proposta da Prefeitura, aceita pelas partes, ficou estabelecida em R$ 4 milhões, sendo uma primeira parte a ser paga assim que a lei for sancionada no valor de R$ 1,5 milhão. Após, o município irá suprir o reequilíbrio financeiro em cinco parcelas de R$ 500 mil a cada 45 dias. Importante destacar que a Prefeitura, concomitante ao reequilíbrio financeiro aceito, irá contratar perícia judicial para que haja mais segurança na análise das planilhas financeiras da Empresa Gaurama. Vale ressaltar que, se o valor apontado na perícia judicial for inferior a R$ 4 milhões, esse número será reajustado. Após a audiência de conciliação o prefeito de Erechim, Paulo Polis e o vice-prefeito, Flávio Tirello participaram de coletiva de imprensa para esclarecer os veículos de comunicação acerca das tratativas acordadas. Fonte: Imprensa Prefeitura de Erechim

  • Inter atinge maior jejum de títulos no Gauchão em 30 anos

    Uma derrota em Gre-Nal decisivo, por si só, já é motivo de sobra para frustração. Mas o Inter se obriga a digerir bem mais do que o vice-campeonato do Gauchão após o empate em 1 a 1 com o Grêmio neste domingo, na Arena. O Colorado chega ao quinto ano seguido sem comemorar o título do Campeonato Gaúcho. E vive o seu maior jejum em estaduais em mais de 30 anos. Mais exatamente, desde 1990. À época, o Inter assistiu ao maior rival, Grêmio, enfileirar o hexa do estadual. A hegemonia gremista só foi quebrada pelos colorados com o título em 1991. Exatos 30 anos depois, o Inter se obriga a conviver com uma seca de títulos que perdura desde 2016, em momento de soberania estadual. Na temporada em que amargou o único rebaixamento na história do Brasileirão, o Colorado conquistou o hexa no Campeonato Gaúcho. São cinco anos sem ser campeão desde então, com três vice-campeonatos – dois deles nos pênaltis. O Inter amargou derrotas nas penalidades para o Novo Hamburgo, em 2017, e para o Grêmio, em 2019. Em 2018 e em 2020, a equipe sequer chegou à final, pois foi eliminado antes justamente para o maior rival. Primeiro, caiu nas quartas de final. Depois, no ano passado, com derrota na decisão do segundo turno. Jejuns do Inter no Gauchão: 7 anos: 1 vez (1962 - 1968) 6 anos: 3 vezes (1985-1990, 1928-1933 e e 1919-1926*) 5 anos: 3 vezes (2017-2021, 1956-1960 e 1935-1939) 4 anos: 2 vezes (2017-2020 e 1998-2001) *O campeonato não foi disputado em 1923 e 1924 O maior jejum em três décadas causa indignação a todos no ambiente do clube. Em entrevista coletiva após o clássico deste domingo, o presidente Alessandro Barcellos assumiu que é preciso trabalhar estas questões internamente para solucionar problemas e voltar a conquistar o estadual. "Sinceramente, vejo a indignação do vestiário que perde este título importante. A indignação é de todos. Viveram na carne as dificuldades. Sentem na pele, são profissionais e vivem o Inter. Precisamos tratar das questões internamente. Cabe a nós tomarmos as melhores decisões para vencer Gauchões e Gre-Nais", afirma Barcellos. O clube viveu jejuns semelhantes apenas duas vezes na história: 1956-1960 e 1935-1939. A maior seca do Inter no Gauchão veio entre 1962 e 1968, com sete anos sem ser campeão. Mas o Colorado se recuperou e enfileirou o octa entre 1969 e 1976. Até hoje, a maior sequência do estadual. Após o vice no Gauchão, o Inter volta o foco à Libertadores, com a missão de garantir a primeira colocação do Grupo B. O Colorado recebe o Always Ready nesta quarta-feira, às 19h, pela última dorada da fase de grupos. Precisa vencer para assegurar a liderança. Fonte: ge

  • Pepê se despede da Arena do Grêmio com título gaúcho e se emociona: "Menino especial"

    Negociado com o Porto, de Portugal, atacante pode ter feito a última partida pelo Grêmio no empate por 1 a 1 no Gre-Nal deste domingo, na final do Gauchão Se o primeiro Gre-Nal da final do Gauchão foi marcado pela emoção de Ricardinho, o segundo será recordado pelo choro de Pepê. Negociado com o Porto, de Portugal, o atacante de 24 anos fez provavelmente sua despedida com a camisa do Grêmio na Arena e se emocionou. Assim que o árbitro Leandro Vuaden apitou o final da partida, Pepê caiu em lágrimas no gramado e foi abraçado por Jean Pyerre, seu companheiro desde os tempos das categorias de base do clube. A emoção seguiu após a festa do título em cima do rival, com a taça do Gauchão erguida por Geromel. Enquanto todos comemoravam o título no vestiário, Pepê ficou sozinho no gramado. Beijou o grama, caminhou e sentou na mureta que separa o campo das arquibancadas. Pepê não atuava desde a vitória sobre o Novo Hamburgo, no dia 18 de abril, por conta de desconforto no quadril. Há algumas semanas, a diretoria do Grêmio achava improvável que o atacante atuasse pelo clube antes da despedida. Recuperado, o próprio jogador pediu para jogar e foi relacionado para a partida da semana passada contra o Aragua, na Venezuela, pela Copa Sul-Americana. Neste domingo, entrou no decorrer do Gre-Nal e deixou Ricardinho na cara do gol, mas o centroavante desperdiçou. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Tiago Nunes rasgou elogios ao atacante e afirmou que a torcida do Grêmio tem que demostrar gratidão ao jogador pela dedicação no clube. "O torcedor tem que tratar com muito carinho o Pepê. Ele sempre que desempenhou foi com amor ao clube, jogando como titular, entrando nos jogos. Quando eu cheguei ao clube, estava em processo de recuperação de dores, de uma lesão. Jogou muitos jogos nas temporadas anteriores. Antes de entrar eu falei pra ele: 'Aproveita, porque talvez seja a última oportunidade que tu vai ter de jogar um Gre-Nal na tua carreira'. Sabemos que o futuro a Deus pertence, mas é um jogo tão especial. Foi uma pena não fazer gol. Deu duas assistências não aproveitadas. É um menino especial". Pepê deve ganhar férias no fim de junho antes de apresentar ao Porto. Por isso, é improvável que seja relacionado para a partida de quinta-feira contra o La Equidad, no Equador, pela Copa Sul-Americana. O atacante foi vendido pelo Grêmio em fevereiro, por 15 milhões de euros (R$ 98,1 milhões na cotação da época). Ele deixa o clube com 143 partidas disputadas e 33 gols marcados. Fonte: ge

  • RS será certificado internacionalmente como zona livre de aftosa sem vacinação na quinta-feira (27)

    O Rio Grande do Sul será reconhecido internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai oficializar o novo status sanitário do Estado druante Assembleia Geral, na quinta-feira (27/5), às 7h (horário de Brasília). Com sede em Paris, a OIE realizará a Assembleia por videoconferência, por conta da pandemia. A oficialização do RS será transmitida on-line no link https://oiegeneralsession88.com. (Para ter acesso, é necessário fazer um cadastro. Clique aqui para acessar um passo a passo.) A secretária da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti, acompanhará a certificação em Brasília, juntamente com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O Estado se prepara desde 2017 para obter o novo status sanitário. Como zona livre de aftosa sem vacinação, o Rio Grande do Sul terá acesso a mercados como Japão, Coreia do Sul, México, Estados Unidos, Chile, Filipinas, China (carne com osso) e Canadá, alcançando até 70% dos compradores mundiais. A expectativa é de que haja um aumento nas exportações da carne gaúcha em cerca de US$ 1,2 bilhão ao ano. A retirada da vacinação contra a febre aftosa – suspensa no Estado desde março de 2020 – representa, também, uma economia de R$ 214 milhões ao ano para os produtores gaúchos, levando em conta os custos das doses, a logística de distribuição, mão de obra e a perda de peso dos animais por reação à vacina. Fonte: Ascom Seapdr

  • Atlântico Futsal goleia o Blumenau em casa

    Na tarde deste domingo, 23, o Atlântico Futsal recebeu a equipe do Blumenau Futsal no ginásio do CER Atlântico em Erechim para partida válida pela quarta rodada da Liga Nacional de Futsal 2021. Com início de jogo quente as duas equipes buscaram o gol desde a primeira bola. Logo aos 2min em cobrança de falta, o ala Antoniazzi abriu o placar para o Galo. Na sequência o fixo Grillo chutou, a bola desviou no adversário e morreu no fundo das redes. O Blumenau futsal esboçou uma reação marcando com Daniel, porém o Atlântico foi efetivo sofrendo a sexta falta. Serginho foi o encarregado da cobrança que acabou parando no goleiro do Blumenau Futsal, na sobra de bola a arbitragem marcou a sétima falta para o Galo, esta cobrada com perfeição pelo fixo Grillo que marcou o terceiro gol do Atlântico. Após o terceiro gol o Blumenau Futsal iniciou a busca pelo empate, em jogada de goleiro linha Dudu marcou o gol para os catarinenses. Com a quinta falta no placar, a equipe de arbitragem marcou a sexta falta para a equipe do Blumenau, esta convertida por Ceccato empatando a partida em 3×3 e dando números finais ao primeiro tempo. No segundo tempo a equipe do Atlântico voltou com fome de gols, faltando 18min Jé marcou o quarto gol do Galo. Faltando 16min o capitão do Atlântico marcou seu segundo gol na partida e o quinto do Atlântico. O Blumenau partiu para o ataque e faltando 11min, Daniel marcou para a equipe Catarinense. Após o gol dos visitantes o Atlântico dominou a partida. Suelton em bela jogada fez seu primeiro gol com a camisa do Galo, faltando 7min. Faltando 4 minutos Jé marcou seu terceiro gol no jogo e o sétimo dos mandantes. Coube a Suelton fazer seu segundo gol e dar números finais a partida. Atlântico 8 x 4 Blumenau. O Atlântico volta a jogar no próximo sábado, 29 , contra a equipe do Juventude no Mato Grosso Do Sul. Fonte: Imprensa Atlântico Futsal

  • Recadastramento de aposentados é suspenso até 30 de junho

    O Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União desta segunda (24), uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a Instrução Normativa nº53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida. A suspensão dessa exigência é uma das medidas de proteção previstas para o enfrentamento à pandemia, entre as orientações dirigidas a órgãos e entidades do Sistema de Pessoal da Administração Pública Federal. O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos. Encerrado o prazo citado pela instrução, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão “deverão realizar o recadastramento anual nos termos de que trata a Portaria nº 244, de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 2020”, detalha o documento. As Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) poderão, durante o período de suspensão, receber solicitações de restabelecimento excepcional dos pagamentos de proventos e pensões suspensos dos aposentados, pensionistas ou anistiados político. Encerrado o período de suspensão da exigência de recadastramento, o beneficiário deverá realizar a comprovação de vida para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos. Fonte: Agência Brasil

  • Coronavírus: Getúlio Vargas vai receber doses da vacina da Pfizer

    No município, as doses serão aplicadas em gestantes e puérperas A Secretaria da Saúde (SES) começa a expandir para o interior, nesta segunda-feira (24/5), a imunização contra o coronavírus com a vacina Comirnaty/Pfizer-Biontech. Nesta primeira remessa, a SES irá distribuir 80.844 doses (do total de 108.264 em estoque) para 407 municípios. Além das vacinas, os municípios recebem seringas e diluentes (soro fisiológico). "Os municípios que recebem as doses nesta segunda (24) nos garantiram estar com equipes técnicas e de vacinadores capacitadas para aplicar as vacinas da Pfizer com agilidade, o que é fundamental para não corrermos o risco de desperdiçar doses. Alguns não querem receber agora porque ainda têm bom estoque das outras vacinas, inclusive Coronavac para segunda dose, ou então acham que precisam investir mais em capacitação", explicou a secretária da Saúde, Arita Bergmann. As doses da Pfizer serão entregues vias terrestre e aérea. Na manhã desta segunda (24), representantes de seis coordenadorias regionais de saúde (CRS) podem retirar os quantitativos de seus municípios na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Ainda durante a manhã, às 11h, dois voos partem para o interior para acelerar as entregas para 12 regionais. Os quantitativos dos municípios que optaram por não receber as vacinas da Pfizer nesta segunda (24) ficarão reservados na Ceadi para entrega posterior. Na semana passada, a SES realizou treinamentos, via videoconferência, para capacitar equipes de imunizações de municípios. O treinamento específico para a vacina da Pfizer foi necessário por essas doses terem características específicas e diferenciadas de armazenamento, manuseio e aplicação. Os municípios receberão suas doses refrigeradas (entre 2°C e 8°C). Nesta temperatura, as doses podem ficar por até cinco dias (120 horas). Por essa limitação, a orientação do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) é que os municípios realizem agendamento prévio das pessoas a serem imunizadas. Da mesma forma, não é recomendada a estratégia de vacinação fora de Unidades Básicas de Saúde, como em drive-thru. Na sala da vacina, após o frasco ser tirado do refrigerador e diluído, as doses dever ser aplicadas em até seis horas. As doses da Pfizer chegam ao Brasil em caixas de transporte específicas, com isolamento térmico e gelo seco que permite a manutenção de temperaturas entre -90°C e -60°C por até 30 dias. Em freezers, com temperatura entre -25°C e -15°C, o armazenamento pode ser por até duas semanas. Em freezers de temperatura ultrabaixa (entre -80°C e -60°C) as doses podem ficar por até seis meses. Após sair da fábrica, estando nas caixas térmicas ou nos freezers de -25°C a -15°C, o lote pode ser levado de volta a um ultrafreezer, reassumindo a validade original de seis meses. Essas temperaturas mais baixas do que precisam as doses das demais fabricantes são necessárias pois a vacina da Pfizer tem menos conservantes. As vacinas da Pfizer que serão distribuídas nesta segunda (24) devem ser utilizadas para primeira dose de pessoas com deficiência permanente que tenham entre 18 e 59 anos cadastradas no Benefício assistencial à pessoa com deficiência (BPC) do Governo Federal (estimadas em 42.570 pessoas), pessoas com comorbidades na faixa etária de 38 e 39 anos (58.994 pessoas, sendo que acima dessa idade já tiveram doses disponibilizadas pelo Estado) e gestantes com comorbidades e/ou gestantes sem comorbidades que apresentem indicação médica de avaliação dos riscos e benefícios. Em Getúlio Vargas, as doses serão aplicadas em gestantes e Puérperas mediante apresentação de atestado médico com avaliação do risco/benefício. As aplicações serão realizadas mediante cadastro e agendamento. As gestantes e puérperas precisam entrar em contato pelo telefone 54 99944-0378. Informações sobre as doses da Pfizer: Podem vir rotuladas como Pfizer-Biontech, se produzidas na Bélgica, ou Comirnaty, que é o nome comercial usado na fábrica dos Estados Unidos. A vacina é distribuída no Brasil com embalagem em inglês, mas a empresa dispõe de um site em português com conteúdos para profissionais de saúde (comirnatyeducation.com.br). Cada frasco tem capacidade para seis doses. Ele vem com 0,45 ml do produto, que para a aplicação precisa de diluição de mais 1,8 ml de soro fisiológico. É uma vacina do tipo RNA mensageiro (mRNA), ou seja, usa parte de uma sequência do código genético do vírus como se fosse uma “receita” para o organismo produzir anticorpos. Estudos clínicos comprovaram uma taxa de eficácia de 95% após as duas doses. No Brasil, a orientação do Ministério da Saúde é de um intervalo de 12 semanas (cerca de três meses) entre a primeira e segunda doses. Reações adversas mais comuns incluem dor no local da aplicação, fadiga e dor muscular (raramente chegando a apresentar febre), que costuma aparecer em até 24 horas e apresentar melhora em até 48 horas. Fonte: SES/RS

BUSCA PELO SITE

bottom of page