12792 resultados encontrados com uma busca vazia
- Chegaram ao Estado mais 38,6 mil doses da vacina da Pfizer
Neste feriado de Corpus Christi, 38.610 doses de vacina contra a Covid-19 do laboratório Pfizer chegaram ao Estado, enviadas pelo Ministério da Saúde. O avião, vindo de Guarulhos (SP), pousou pouco antes das 14h desta quinta-feira (3/6) no aeroporto da capital. Juntamente com as 356.500 doses da Astrazeneca/Fiocruz recebidas na quarta-feira (2/6), serão distribuídas às 18 coordenadorias regionais de saúde (CRS) na sexta-feira (4/6). Os lotes serão utilizados na imunização de trabalhadores da educação, trabalhadores portuários, pessoas com comorbidades e deficientes permanentes. As vacinas serão entregues às CRS mais distantes da capital com auxílio de aeronaves das forças de Segurança do Estado. Um helicóptero da Polícia Civil sairá às 10h da sexta (4) com destino Santa Maria, carregando as cargas da 4ª CRS (Santa Maria) e da 10ª (Alegrete). No mesmo horário decolará um avião da Brigada Militar, com pousos previstos em Erechim, onde deixará o carregamento da 11ª (Erechim); em Palmeira das Missões, deixará as cargas da 2ª CRS (Frederico Westphalen) e 15ª (Palmeira das Missões); e em Santo Ângelo, descerão as caixas térmicas para a 9ª CRS (Cruz Alta), 12ª (Santo Ângelo), 14ª (Santa Rosa), e 17ª (Ijuí). As vacinas das 3ª CRS (Pelotas), 5ª (Caxias do Sul), 6ª (Passo Fundo) e 7ª (Bagé) serão transportadas por via terrestre por veículos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e as demais CRS poderão buscar, no turno da manhã, as doses correspondentes aos municípios de sua abrangência na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na capital. Fonte: Ascom SES
- VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja será realizado no fim de agosto
A Comissão Organizadora do Fórum Norte Gaúcho confirmou, em reunião realizada nesta terça-feira, 1 de junho, a realização do VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja no formato on-line, nos dias 25, 26 e 27 de agosto. As palestras serão transmitidas no canal do YouTube e transmitidas pelo facebook. O evento tem como objetivo levar informações estratégicas para os produtores rurais sobre a soja, considerada a mais importante cultura agrícola do país, com grande representatividade na produção e exportação brasileira do agronegócio. O encontro desta tarde, que respeitou todos os protocolos sanitários de uso de máscara, distanciamento social e álcool em gel, contou com a presença do Prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Sana, acompanhado de assessores. A Prefeitura de Ipiranga do Sul é uma das entidades promotoras do Fórum. A coordenação da reunião foi do presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Luiz Carlos Silva. Os encontros dos integrantes da Comissão Organizadora do Fórum Norte Gaúcho da Soja, que é integrada pelo Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Prefeitura de Ipiranga do Sul, Emater/RS Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional Getúlio Vargas e Centro Universitário Ideau, já iniciaram há algumas semanas e, no momento, estão sendo definidos os temas para o evento. Entre eles estão elencadas doenças e pragas, ênfase para o Mofo Branco, fertilidade do solo, clima, mercado e estratégias de comercialização e plantas invasoras.
- Acontece neste sábado (05) o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Getúlio Vargas
Amanhã acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe em Getúlio Vargas. O grupo prioritário para receber a imunização são as pessoas com comorbidades. A vacinação acontece das 8h até às 15h nas Unidades Básicas de Saúde São José, Central e Navegantes. Lembrando que as pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para se imunizar contra a gripe. É necessário levar carteira de vacinação, CPF, cartão do SUS e atestado médico que comprove a comorbidade.
- Apesar de ter distribuído 100 milhões de doses de vacina contra covid, Brasil aplicou menos de 70mi
O Ministério da Saúde anunciou hoje que distribuiu 100 milhões de doses de vacina contra a covid-19. O dado, entretanto, não se reflete no número de vacinados: são 68.919.860 de vacinados com as duas doses desde janeiro. Segundo a pasta, o número de vacinas distribuídas foi alcançado nesta manhã. Também foi informado que, em junho, serão entregues mais de 40 milhões de novas doses, superando o recorde de maio, quando 33 milhões de doses foram distribuídas aos municípios. Apesar do número, a média diária de aplicação de doses em maio foi menor do que a de abril. Foram 662.600 por dia contra 822.300 no mês anterior, queda de cerca de 19%. Em junho, ressalta o Ministério da Saúde, a Fiocruz inicia a produção nacional da AstraZeneca/Oxford. Outras 600 milhões de doses de vacinas estão previstas para chegar ao Brasil até o final de 2021. "A quantidade é suficiente para imunizar toda a população acima de 18 anos de idade", informou em nota. Para o ex-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e médico sanitarista, Gonzalo Vecina Neto, falta coordenação nacional para que todos os municípios acompanhem o PNI (Plano Nacional de Imunização). "Os municípios estão tendo que tomar decisão e é óbvio que uns tomam decisões corretas e outros tomam decisões absurdas. Estamos vivendo um clima de barata voa, uma balbúrdia federal por falta de governo federal e do Ministério da Saúde", disse Vecina. Fonte: UOL
- Estados Unidos anunciam doação imediata de vacinas anti-covid para o Brasil
O governo dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (3/6), que o Brasil foi incluído na lista de países que irão receber parte do primeiro lote de doação de vacinas contra a covid-19. Ao todo serão 80 milhões de doses da vacina. 25 milhões serão distribuídas no primeiro lote, e ao menos 19 milhões das doses serão alocadas pelo Covax, o consórcio da Organização Mundial da Saúde. As doses da AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson devem ser distribuídas até o final de junho. Dessas, 6 milhões de doses irão para América do Sul e Central: Brasil, Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana. Outras 7 milhões para a Ásia: Índia, Nepal, Bangladesh, Paquistão, Sri Lanka, Afeganistão, Ilhas Maldivas, Malásia, Filipinas, Vietnã, Indonésia, Tailândia, Laos, Papua Nova Guinea, Taiwan, e as Ilhas do Pacífico. Por fim, 5 milhões irão para a África, distribuídas entre os países selecionados em coordenação com a União Africana. As outras 6 milhões de doses disponíveis neste primeiro lote serão distribuídas entre parceiros regionais dos americanos como o México, Canadá, a Coreia do Sul, Cisjordânia, Gaza, Ucrânia, Kosovo, Haiti, Geórgia, Egito, Jordânia, Iraque, Iêmen e para os trabalhadores da linha de frente das Nações Unidas. Fonte: Correio Braziliense
- Frigorífico é evacuado após vazamento de amônia em Tapejara
Bombeiros Voluntários atenderam a ocorrência. Local estava funcionando no momento do acidente e 35 pessoas foram encaminhadas ao hospital Santo Antônio Um frigorífico da Aurora precisou ser evacuada após um vazamento de amônia na noite da quarta-feira (2), em Tapejara. O Corpo de Bombeiros voluntários da cidade estiveram no local para atender a ocorrência. Cerca de 35 pessoas que estavam trabalhando no momento do vazamento foram encaminhadas ao hospital Santo Antônio por conta da inalação do produto. Elas estavam com dificuldades para respirar. De acordo com os bombeiros, uma mangueira teria estourado provocando o vazamento do gás que é perigoso, corrosivo para a pele, olhos, vias aéreas superiores e pulmões. O Acidente aconteceu por volta das 23h30 Ainda segundo os bombeiros, o vazamento foi controlado e em cerca de 2h30, os colaboradores retomaram o trabalho. Fonte: G1 RS
- Prefeito de Sananduva, Leomar Foscarini morre aos 68 anos por complicações da covid-19
O prefeito de Sananduva Leomar José Foscarini, de 68 anos, morreu nesta quarta-feira (2). Ele estava internado na Santa Casa de Porto Alegre há mais de 30 dias, devido a complicações da covid-19. Conhecido como Kiki, Foscarini era professor de educação física, tornando-se conhecido na cidade de 16 mil habitantes. Assumiu a prefeitura em 2017 e foi reeleito em 2020. Ele estava afastado do cargo desde o dia 23 de abril, quando passou o cargo ao vice, Antuir Pansera. A prefeitura de Sananduva publicou uma nota nas redes sociais informando que o velório será realizado no Centro Esportivo Municipal Victor Camozzato, na manhã desta quinta-feira (3). Em nota, a diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em nome de todos os 497 prefeitos e prefeitas do Estado, lamentou a morte de Foscarini. Fonte: GZH
- Chefe da Polícia Civil do RS, a getuliense Nadine Anflor, é eleita presidente de conselho nacional
A chefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor, foi eleita, por aclamação, presidente do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) para o biênio 2021/2023. A eleição ocorreu durante reunião extraordinária, realizada por videoconferência, na manhã desta terça-feira (1°/6). A delegada Nadine é a segunda mulher a assumir a presidência do CONCPC – apenas a delegada Marta Rocha, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, havia sido presidente do conselho, eleita em abril de 2013. A líder da instituição gaúcha, que anteriormente ocupava o cargo de vice-presidente executiva, irá substituir o chefe de Polícia do Distrito Federal, delegado Robson Cândido da Silva. "Feliz e honrada em poder representar todos os chefes de polícia e delegados gerais do Brasil, assumindo o compromisso de defender as prerrogativas e dar mais visibilidade aos trabalhados realizados pelas Polícias Judiciárias", afirmou a chefe de Polícia do RS. O delegado Mário Dermeval Aravechia de Resende, chefe de Polícia de Mato Grosso, eleito vice-presidente do CONCPC, destacou: "Unidos em busca de uma Polícia Civil nacionalmente cada vez mais forte e reconhecida como primordial para a manutenção da ordem pública." Confira a composição da administração do CONCPC para o biênio 2021/2023: Presidente: Nadine Tagliari Farias Anflor - PC/RS Vice-presidente executivo: Mário Dermeval Aravechia de Resende – PC/MT Vices Regionais Norte: Antônio Uberlândio Azevedo Gomes – PC/AP Centro-Oeste: Robson Cândido da Silva – PC/DF Sudeste: Joaquim Francisco Neto e Silva – PC/MG Nordeste: Ana Cláudia Saraiva Gomes – PC/RN Sul: Paulo Norberto Koerich – PC/SC O CONCPC O Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC) foi criado em 1998 e é composto pelos chefes de Polícia, delegados-gerais e diretores-gerais das polícias civis de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal. O CONCPC se reúne periodicamente para tratar de temas referentes à atuação das polícias civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos Conselheiros, participam como convidados das reuniões ministros de Estado, ministros de tribunais superiores, governadores, secretários de Estado, deputados federais e estaduais, dentre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade. As decisões do CONCPC são consubstanciadas em resoluções e têm caráter orientativo para as Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal, que têm a atribuição de investigação criminal e função de Polícia Judiciária civil. Além disso, o CONCPC coordena operações nacionais para combater os mais diversos crimes em que a atribuição para investigação é das polícias civis dos Estados e do Distrito Federal. Fonte: Ascom PC
- Estação realiza mais uma ação em comemoração ao Dia do Meio Ambiente
Esta semana comemoramos a Semana Nacional do Meio Ambiente, que tem por objetivo conscientizar a população da importância da preservação dos recursos naturais, tendo como o dia 05 de junho o Dia Mundial do Meio Ambiente. Na semana passada a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Estação, em parceira com a Emater/RS e a Secretaria Municipal de Educação, realizou com as crianças das escolas a soltura de alevinos nativos da nossa região em rios do município. Também foi realizada uma campanha de coleta de resíduos eletrônicos durante os meses de abril e maio. E nesta semana, as crianças dos terceiros anos das escolas realizaram uma nova ação. Tiveram a oportunidade de plantar uma muda frutífera na escola e ganharam uma para plantar e acompanhar o crescimento em casa. O Prefeito Geverson acompanhou a ação e parabenizou as secretarias envolvidas pelo belo trabalho de conscientização e formação desses pequenos, que estão sendo preparados para cuidar do meio ambiente, espaço este ao qual devemos respeitar e zelar sempre pela preservação. O Governo Municipal salienta a todos, inclusive para as crianças, que se desenvolvam adultos conscientes, que com pequenas ações podem fazer a diferença e colaborar para a preservação e o futuro do nosso planeta.
- Erebango realizará vacinação contra a Covid-19 no domingo (6)
Nova etapa de imunização contempla trabalhadores da indústria e construção civil, que trabalham ou residem no município No próximo domingo (6), a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Erebango estará aberta no período das 8h às 11h, especialmente para ampliar o público na Campanha de Vacinação contra a covid-19. Nesta etapa serão contemplados os trabalhadores dos setores da indústria e construção civil (acima de 18 anos), que trabalham nas empresas locais ou residem no município. A equipe da Secretaria de Saúde ressalta que, nessa estratégia será solicitado documento que comprove o exercício da função, tais como: declarações dos serviços onde atua, carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade ou crachá funcional. Município já registra um número expressivo de imunizados. Além dos profissionais de saúde, idosos, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, acima de 18 anos, que recebem ou não, o auxílio Benefício de Prestação Continuada (BPC), profissionais que atuam na área de Educação, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros (urbano e de longo percurso), servidores de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e caminhoneiros, chegou a vez dos trabalhadores dos setores da indústria e construção civil. Com esses públicos, o município registra um número expressivo de pessoas imunizadas contra o Coronavírus. Até o momento, 988 pessoas já receberam a primeira dose da vacina e 666 a segunda aplicação. Vale ressaltar que, as pessoas que pertencem a algum dos grupos citados acima, e ainda não receberam a primeira dose, podem se dirigir ao setor de Imunização. Em caso de dúvidas ou mais informações, contate com a equipe da UBS pelo telefone: 3339-1004.
- Comitê Regional se reúne com representantes de escolas e 15ª CRE
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU vem ao longo do processo pandêmico sistematizando vários indicadores e dados, para avaliar a evolução da epidemia do novo coronavírus na Região 16. Também vem realizando uma série de reuniões com setores da sociedade, para uma ação articulada de prevenção e enfrentamento da pandemia, considerando que a região está em alerta, pela nova metodologia de trabalho do Estado, e necessita esboçar ações permanentes. Nessa terça-feira o encontro foi, por videoconferência, com o setor da Educação, e participaram representares de escolas públicas e privadas. Na reunião, após apresentação dos números oficiais do boletim regional, oriundo do Sistema de 3 As (aviso, alerta e ação), por parte do representante do comitê regional, Jackson Arpini, os representantes expuseram a situação das escolas e as medidas adotadas para que o retorno ocorresse da melhor forma possível, primando pela segurança da comunidade escolar. Participaram da sala virtual representantes da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, URI Campus de Erechim, Colégio Franciscano São José, Colégio Marista Medianeira e Escola Adventista de Erechim, que relataram a situação de cada instituição de ensino. Durante as manifestações foi possível realizar uma avaliação do cenário após o retorno das atividades escolares, a preocupação com os protocolos sanitários, planos de contingência e o permanente e constante cuidado para evitar a transmissibilidade do novo coronavírus no ambiente escolar. Da mesma forma ficou evidente a proximidade entre os setores da saúde e educação, face aos planos de contingência, que foram avaliados pelos COE Municipais. Arpini enalteceu que a reunião foi muito produtiva, vindo ao encontro das ações do comitê regional, que visa o acompanhamento diário do cenário da epidemia para subsidiar futuras ações caso sejam necessárias. Também ressaltou que a comunidade escolar exerce um papel importante na prevenção, a partir do momento que monitora seus alunos e consequentemente, por meio de informações e orientações, seus familiares e toda a comunidade escolar. “Acreditamos que estamos bem organizados regionalmente, para tanto não podemos perder de vista que a prevenção e a imunização são os melhores caminhos para transpor o cenário que vem se agravando”, pontua o comitê regional.
- Eduardo Pazuello é nomeado para cargo na Presidência da República
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello foi nomeado nesta terça-feira (1º) para o cargo de secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos, vinculada à Presidência da República. Trata-se de um cargo comissionado de Direção e Assessoramento Superior (DAS). A nomeação de Pazuello foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), em portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos. O ex-ministro deixou a pasta da Saúde há pouco mais de dois meses e meio, substituído pelo médico Marcelo Queiroga. Em seguida, Pazuello, que é general da ativa do Exército, voltou a exercer atividades na própria corporação. Há cerca de dez dias, o ex-ministro depôs na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado. Fonte: Agência Brasil
- Realizado 1º Pregão eletrônico da Administração Municipal de Getúlio Vargas
Ocorreu nesta segunda-feira (31 de maio), o primeiro pregão eletrônico organizado pela equipe de licitações da Prefeitura de Getúlio Vargas. O objetivo desta licitação é a aquisição de equipamento profissional de áudio para o Salão de Atos da Administração Municipal através da modalidade de concorrência para empresas que comprovem habilitação conforme edital processo 47/2021. O valor do preço orçado inicialmente era de R$ 57.000,00, recurso recebido do governo federal e que foi destinado para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. O Salão de Atos passou por uma grande reforma infraestrutural e de climatização e agora está em condições para receber novamente eventos e ações, tanto da própria administração municipal como de toda a população getuliense. O sistema de som é o único que ainda não estava completamente organizado. O pregão foi acompanhado pela equipe de licitações e pelo setor de compras do governo municipal. Foi um importante passo na modernização dos processos de aquisições e compras públicas realizadas pelo governo municipal, salientou Vinícius Fantinelle, pregoeiro responsável pelo processo.
- Vacinação contra gripe: 20 milhões de doses já foram aplicadas
Com previsão de encerrar a segunda fase no próximo dia 8, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe já aplicou 20,2 milhões de doses de vacinas. O número corresponde a 25,3% da meta pretendida, de 79,7 milhões de doses, até o final da terceira fase, em 9 de julho. A segunda etapa é destinada a idosos com mais de 60 anos e professores. A expectativa era de, nesta fase, vacinar cerca de 33 milhões de pessoas. Na primeira etapa, entre os dias 12 de abril e 10 de maio, o foco eram crianças com idade entre 6 meses e 6 anos; gestantes e mulheres no período até 45 dias após o parto [puérperas]; povos indígenas e trabalhadores da saúde. Nesta fase, o governo pretendia vacinar cerca de 25 milhões de pessoas. Já a terceira fase, que ocorrerá entre 9 de junho e 9 de julho, tem como público-alvo integrantes das Forças Armadas; da área de segurança e de salvamento; pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário; trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas. Nela, a previsão é de aplicar 22 milhões de doses. De acordo com o Ministério da Saúde, 58,3 milhões de doses já foram distribuídas para as unidades federativas. A região que registrou o maior número de doses aplicadas foi o Sudeste, com 9 milhões de doses aplicadas, o que corresponde a 29,4% da cobertura vacinal pretendida. Em segundo lugar, está a Região Nordeste, onde já foram aplicadas 4,8 milhões de doses, o correspondente a 23,6% do que é pretendido até o final da campanha. Com 3,6 milhões de doses aplicadas, a Região Sul é a que registra a melhor cobertura vacinal até o momento, com 29,4% do total pretendido. No Centro-Oeste foram aplicadas 1,6 milhão de doses (27,3% da cobertura pretendida), e na Norte, 1,1 milhão (18,3%). Fonte: Agência Brasil
- Porto Alegre cogita receber jogos da Copa América; Governo do RS é contra
A prefeitura de Porto Alegre, o Governo do Estado e a Federação Gaúcha de Futebol terão uma reunião na segunda-feira (31 de maio) para tratar da possibilidade da capital receber jogos da Copa América. Enquanto a prefeitura cogita a possibilidade de partidas ocorrerem na cidade, o Governo é contra. Segundo o prefeito Sebastião Melo (MDB), o encontro irá detalhar a possibilidade das partidas ocorrerem no Sul, mas ainda não há um contato formal realizado sobre o tema. Relacionadas "O presidente da Federação Gaúcha de Futebol fez um gesto perguntando à prefeitura se ela era parceira para isso. Eu disse que temos que construir com Governo e a sociedade. Foi uma conversa preliminar, uma troca de mensagens, mas não há nada de concreto ainda. Foi uma manifestação inicial. Mas, no final da tarde vou falar com o presidente da FGF e o Governador", disse Melo em áudio enviado aos jornalistas. Mais tarde, em seu perfil no Instagram, Melo respondeu um questionamento e foi taxativo ao dizer que a Copa América não terá jogos em Porto Alegre. "Não vamos trazer a Copa América, só estávamos abertos a dialogar, com a condição que fosse sem público e com critérios muito rigorosos", publicou. Segundo apurou o UOL Esporte, a reunião com prefeitura e FGF não está na agenda do governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB). "O governo do Rio Grande do Sul não foi procurado nem pela CBF e nem pela Conmebol para tratar da Copa América. Recebemos os jogos em 2019, o que muito nos orgulha, mas, pessoalmente, entendo que seria inoportuno realizar a competição no Estado e no Brasil neste momento. Precisamos concentrar esforços no enfrentamento à pandemia e, nesse contexto, é inadequado que a competição ocorra aqui, mesmo sem público nos estádios", disse Leite em comunicado à imprensa "O mundo infelizmente tem visto uma disseminação de novas variantes do coronavírus, e ampliar a circulação, com possíveis aglomerações e elevado trânsito de pessoas poderia ampliar o contágio. Caso o Estado receba algum tipo de contato da Conmebol e da CBF, vamos levar o assunto para discussão com os outros Poderes e entidades que representam a sociedade gaúcha. Anteriormente, fizemos a liberação do futebol no Estado por conta da relevância da atividade, que interfere na economia por meio dos clubes locais, das mais variadas divisões, que precisam cumprir o calendário esportivo. Na minha opinião, essa necessidade não se aplica à Conmebol, e fazer a Copa América no Brasil e no Rio Grande do Sul agora seria acrescentar um problema ao país. Seria inoportuno e inconsequente", completou. A Federação Gaúcha de Futebol age com cautela. Em manifestação oficial, a entidade prevê ação em conjunto com os demais poderes. "É um andamento e decisão que cabem à Conmebol e CBF. Até agora a FGF não recebeu nenhum contato ou sondagem. E, caso ocorra algum convite, a decisão teria que ser conjunta entre Governo Estadual, Prefeitura e FGF", informou. A Copa América será realizada no Brasil, conforme informou a Conmebol na manhã de hoje. Porém ainda não há sedes definidas e o calendário de partidas segue incerto. O país é terceira alternativa para realização do torneio. Inicialmente os jogos seriam na Colômbia e na Argentina, pela primeira vez com sede compartilhada. Mas os jogos acabaram cancelados nos dois países. Fonte: UOL Esporte
- RS deve receber mais de 395 mil doses de vacina contra a Covid-19 do Ministério da Saúde
O Rio Grande do Sul irá receber um lote de mais de 395 mil vacinas nos próximos dias. A remessa será encaminhada pelo Ministério da Saúde, mas a data de chegada ainda não foi confirmada. A maior parte da remessa será formada por doses da AtraZeneca. Serão 356,5 mil doses, com mais de 38,6 mil da Pfizer, totalizando as 395.110 unidades de imunizante. Nas últimas 24h, o Rio Grande do Sul registrou 35 novos óbitos por Covid-19, e mais de 1,8 mil casos da doença. Fonte: Correio do Povo
- Prova de vida do INSS é retomada nesta terça-feira (1º)
Após um ano e três meses suspensa, a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) volta a ser obrigatória a partir desta terça-feira (1º). Aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento nos meses de março e abril do ano passado devem procurar a agência bancária onde recebem o benefício para regularizar a situação até o final do mês de junho. "O beneficiário pode aproveitar para fazer o procedimento ao realizar um saque, efetuar um pagamento ou movimentar sua conta", ressaltou Leonardo Rolim, presidente do INSS. O instituto divulgou calendário com as datas de acordo com o vencimento do ano passado. Neste mês de junho, é para segurados que tiveram vencimento em março e abril de 2020. O bloqueio do benefício só ocorrerá depois desse prazo, caso o segurado não tenha realizado a comprovação, que tem de ser feita anualmente, nas ficou suspensa por causa da pandemia de Covid-19. Onde fazer a prova de vida O cidadão pode comparecer presencialmente ao banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS. Prova de vida pelo celular O INSS vem implantando gradualmente a prova de vida por biometria facial. Este serviço está disponível no Meu INSS para alguns beneficiários que já possuem carteira de motorista ou título eleitoral com biometria facial cadastrada. Os beneficiários que podem usar esse serviço são avisados por SMS (pelo número 280-41) ou e-mail. Quem não recebeu nenhum desses comunicados deve fazer a prova de vida como nos anos anteriores. O INSS lembra que não entra em contato direto com o beneficiário para pedir qualquer informação, dados pessoais ou fotografias para realizar a prova de vida. Em caso de dúvidas, o cidadão deve procurar os canais de atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS. Também pode ligar para o telefone 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). A prova de vida O procedimento previsto em lei é realizado para evitar fraudes e pagamentos indevidos e acontece uma vez por ano. O bloqueio do benefício acontece se o beneficiário não realizar a prova de vida no mês previsto no calendário. Nesse caso, basta procurar a agência bancária onde recebe o pagamento para desbloquear o benefício. Nos casos em que o beneficiário esteja impossibilitado de se locomover ou ausente devido a viagem, é possível realizar a prova de vida por procuração. Para isso, o beneficiário deve cadastrar um procurador pelo aplicativo Meu INSS. Confira o calendário para saber quando fazer a prova de vida Fonte: R7
- Motoristas de caminhão com destino à Argentina e ao Chile estão sendo testados para Covid-19
Começou nesta segunda-feira (31/5) no Rio Grande do Sul o programa de testagem diagnóstica para Covid-19 de caminhoneiros com destino à Argentina e ao Chile. Os motoristas de transporte de cargas que partem do RS ou atravessam o Estado serão testados com o exame de biologia molecular (RT-PCR), a fim de evitar a transmissão do vírus nesses dois países e para portarem comprovante de ingresso como estrangeiros. “A testagem dos transportadores que atravessam a fronteira é uma ação desenvolvida com participação de várias entidades que buscam sanar entraves sanitários com os outros países. Testar o transportador é oferecer segurança e cuidado com a saúde daqueles que mantêm o abastecimento das nossas necessidades”, disse Loeci Natalina Timm, coordenadora dos Laboratórios Regionais do Estado, do Laboratório Central do Estado (Lacen). Os testes serão realizados pelo Lacen até a estruturação completa do Laboratório Central de Fronteira (Lafron), em Uruguaiana. As coletas serão feitas nos municípios de Osório, Passo Fundo, Vacaria, São Marcos, Bento Gonçalves, Canoas, Cachoeirinha, São Borja e Uruguaiana, pontos estratégicos das principais rotas rodoviárias federais gaúchas. Os caminhoneiros serão orientados pela Polícia Rodoviária Federal ao passarem em algum desses municípios a realizar as coletas nos pontos indicados pela gestão municipal (veja abaixo os pontos de coleta) e um estacionamento próprio para o caminhão. Depois de coletar amostras para o exame, com o uso de swab nasal e faríngeo (espécie de cotonete introduzido no nariz e na garganta), o motorista poderá seguir viagem até alcançar a fronteira. Durante este período, as amostras serão levadas ao Lacen para a testagem, e rodadas com prioridade, para cumprir o prazo de sete dias de validade do resultado. As amostras serão levadas a Porto Alegre pelas coordenadorias regionais de saúde (CRS), que também contam com o apoio da empresa de ônibus Planalto. Os motoristas que apresentarem resultado negativo para a presença do vírus estarão liberados para cruzar a fronteira. Para aqueles que realizarem a coleta no seu município de residência, os resultados serão divulgados pela Vigilância Epidemiológica do local e, se o teste apresentar detecção do vírus, receberão as orientações padrões do seu município de origem. Os motoristas não residentes do Rio Grande do Sul receberão os resultados do Lafron, e, em caso de positividade para a presença do coronavírus, terão orientações da Vigilância Epidemiológica do município que executou a coleta. O programa prevê a realização de aproximadamente 500 exames por dia. Para realizar o teste RT-PCR, o caminhoneiro deverá portar um documento chamado Manifesto Internacional de Cargas (MIC) ou outro documento que comprove o seu destino final. Todos os insumos necessários aos testes (swab de coleta nasal e faríngeo, kits de extração de RNA e amplificação) são oferecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública (CGLab). A necessidade de testar os motoristas de caminhão que atravessam as fronteiras é pauta na Secretaria da Saúde (SES) desde meados de 2020, e o programa ganhou corpo no último mês, em conjunto com CGLab, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e municípios parceiros. Se houver necessidade e grande demanda, os municípios também poderão contar com apoio do Exército Brasileiro, que se colocou à disposição a auxiliar na coleta das amostras para o exame. PONTOS DE COLETA Osório (Atendimento Covid) Rua Santos Dumont, 480, Centro Fone: (51) 3601-3366 Horário: das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira Passo Fundo (Posto Cais Petrópolis) Av. Brasil Leste, 31, Petrópolis Fone: (54) 3327-2829 Horário: 24h Vacaria (Escola João Alberto Paim Borges - Centro de Testagem Covid) Rua Vidal de Negreiros, 419, Glória Fone: (54) 3231-6453 Horário: das 7h30 às 12h30 e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira São Marcos (Unidade de Saúde Gripal) Rua Professor Francisco Stawinski, 420, bairro Francisco Doncatto Fone: (54) 99952-8649 Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 19h30, de segunda a sexta-feira Bento Gonçalves (Atendimento Covid-19) Rua Goiânia, 590, Botafogo Fone: (54) 3771-4251 Horário: das 9h às 17h30, de segunda a sexta-feira Canoas (Centro de Testagem - Praça do Avião) Rua Teixeira de Freitas 70, Centro Fone: (51) 3462-1688 Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Cachoeirinha (Unidade Décio Martins Costa) Rua Dr. Décio Martins Costa, 464, Nova Cachoeirinha Fone: (51) 3041-3402 Horário: das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira São Borja (Centro Unificado de Fronteira) BR-285 Km 551 Fone: (55) 3431-2207 Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira Uruguaiana (Sest/Senat) Rua Perimetral Oeste, 3.601 Fone: (55) 3413-4930 Horário: das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira Fonte: Ascom SES/RS
- Governo do RS publica novas regras para o preenchimento da nota fiscal na compra de agrotóxicos
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) a Instrução Normativa (IN) 34/2021, que estabelece a obrigatoriedade de inserção na nota fiscal do número do lote, quantidade de produto, data de fabricação/produção e data de validade do agrotóxico a ser comercializado no Rio Grande do Sul. Essa IN especifica melhor algumas orientações, revogando as INs 25/2020 e 1/2021 publicadas anteriormente. O novo regramento foi elaborado em função da necessidade de rastreabilidade dos agrotóxicos comercializados no Estado, tendo em vista as apreensões de produtos falsificados e o prejuízo para os produtores, que têm sua rentabilidade reduzida, e para a economia gaúcha. Os dois novos parágrafos incluídos no artigo 1º da IN 34/2021 são: No caso em que houver a comercialização de lotes diferentes de um mesmo produto agrotóxico, na mesma nota fiscal, a quantidade de cada lote que está sendo comercializada deve ser informada de forma individualizada. Caso a data de validade e/ou de fabricação não especifique o dia, deverá ser informado o último dia do mês. “Agora, a partir desta publicação, estamos informando às empresas e aos estabelecimentos comerciais estas novas regras e já elaboramos um tutorial para ser consultado sempre que houver alguma dúvida”, explica o chefe da Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (Disa) da Secretaria da Agricultura, Rafael Lima. Veja o tutorial. Fonte: Ascom Seapdr
- Ypiranga estreia com vitória na Série C do Brasileirão
Na noite desta segunda-feira (31), o Ypiranga de Erechim estreou com vitória na Série C do campeonato brasileiro. O time verde-amarelo fez 2 a 0, no Paraná Clube, no estádio Colosso da Lagoa. O primeiro tempo foi marcado pela melhor organização do time de Junior Rocha, que não só fez o gol com Mikael, mas também teve a oportunidade de ampliar o placar. Na segunda etapa, com o placar a seu favor, o Ypiranga passou a administrar o resultado. Os números finais da partida foram decretados aos 29 min, pelo meia Revson, que marcou um golaço de falta. Com os três pontos somados na rodada de abertura da competição nacional, o time erechinense lidera o Grupo B, com 3 pontos. O Ypiranga é o líder do grupo no saldo de gols. O canarinho volta a campo no próximo sábado (5), ás 17h, para encarar o Mirassol, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP), pela segunda rodada da Série C. Fonte: JBV Online



















