Uso de drogas em locais públicos gera 567 multas em uma semana em SC
- Andrei Nardi

- 5 de nov.
- 1 min de leitura
Fiscalização da Polícia Militar aplica multas de R$ 1.518 com base em nova lei estadual; valor dobra em caso de reincidência
A fiscalização de uma nova lei estadual (Lei nº 18.987/2024) em Santa Catarina aplicou 567 multas por porte e consumo de drogas ilícitas em locais públicos. As autuações ocorreram em pouco mais de uma semana, informou a Secretaria de Estado da Segurança Pública. A punição é de R$ 1.518, valor que dobra em caso de reincidência no período de 12 meses.
A aplicação da lei, regulamentada em abril pelo Decreto nº 931/2025, começou recentemente após um período de capacitação dos agentes e organização logística.
Como funciona a lei
A fiscalização é realizada pela Polícia Militar em conjunto com outras forças de segurança. A legislação proíbe o porte e o consumo de todas as substâncias consideradas ilícitas pela legislação federal nos seguintes locais:
Ruas e parques;
Espaços abertos ou fechados nas proximidades de órgãos, instituições ou construções públicas.
Destino dos recursos
Os valores arrecadados com as multas serão destinados a fundos estaduais para ações de prevenção ao uso de drogas e tratamento de dependentes. A divisão será:
50% para o Fundo de Segurança Pública;
25% para o Fundo Antidrogas;
25% para o Fundo Estadual de Saúde.
Cidades com mais autuações
Segundo a Secretaria, os locais com maior número de multas incluem praças, ruas e parques. As cidades com mais registros até o momento são:
Joinville
Itapema
Itajaí
Araranguá
Criciúma
Jaraguá do Sul
Navegantes
Blumenau
Rio do Sul
Florianópolis









