Grêmio goleia Avenida por 4 a 0 na estreia de Luís Castro no Gauchão
- Andrei Nardi

- há 7 minutos
- 4 min de leitura
Tricolor acorda no segundo tempo e constrói vitória com gols de Amuzu, Wagner Leonardo, Roger e Arthur. Jovem Roger estreou com gol e assistência
O Grêmio estreou com goleada por 4 a 0 sobre o Avenida na noite de sábado, 10 de janeiro, na abertura do Campeonato Gaúcho. A partida, realizada no Estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, marcou a estreia oficial do técnico Luís Castro no comando da equipe. Amuzu, Wagner Leonardo, o estreante Roger e Arthur marcaram os gols, todos no segundo tempo.
Além de cumprir a obrigação de vencer, Luís Castro montou um time que apresentou bom futebol, com jovens talentos e que soube potencializar velhos conhecidos. Uma combinação importante para iniciar bem a nova temporada.
Primeiro tempo em ritmo lento
A primeira versão do Grêmio na temporada teve muitas novidades para o torcedor. A escalação de Luís Castro confirmou Gabriel Grando como titular, com Volpi no banco. Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista formaram a linha defensiva, com Tiaguinho e Arthur como dupla de volantes. No ataque, Roger foi o estreante da noite no lado direito. Amuzu, Cristaldo e Carlos Vinícius completaram o setor.
Como era de se esperar de um time com apenas oito dias de treinos, o Grêmio apresentou as dificuldades de uma equipe ainda sem ritmo, entrosamento e o condicionamento físico ideal. Mesmo assim, desde o primeiro minuto da partida, o Tricolor foi dono da bola contra o Avenida.
O primeiro chute a gol do Grêmio de 2026 foi de Arthur. Cristaldo tentou a jogada pelo lado esquerdo, mas a bola sobrou para o volante na entrada da área do Avenida. A finalização passou longe do gol de Mamá, aos 13 minutos.
Só em desatenções que o Avenida criou oportunidades de marcar. Aos 28 minutos, uma falha de comunicação quase custou caro. Tiaguinho deixou a bola lançada na área passar, o volante esperava a cobertura de Gustavo Martins. Emerson Tucão nem tentou o domínio, arriscou o chute de primeira para vencer Gabriel Grando, mas errou o gol.
Amuzu, aos 33, enganou alguns torcedores no estádio. O ponta avançou pelo lado esquerdo, passou por seu marcador e chutou. A bola parou na rede, só que pelo lado de fora da goleira.
O Avenida chegou perto de marcar novamente. Xandy cruzou e Tucão ganhou de Caio Paulista pelo alto. Grando defendeu com o pé direito. No rebote, de fora da área, Xandy arriscou novamente. A bola desviou em Gustavo Martins e quase enganou o goleiro do Grêmio.
Nos acréscimos, Cristaldo encontrou Amuzu perto da linha de fundo. O atacante cruzou para Carlos Vinícius, que dominou e ganhou no corpo do marcador. A finalização do centroavante acertou Rodrigo Mamá.
Goleada na etapa final
Sem trocas no time para o segundo tempo, o Grêmio não demorou muito a colocar o trabalho dos treinos em prática. Roger tocou para Tiaguinho fazer a jogada na ponta direita. O cruzamento foi preciso para Amuzu chutar de primeira. E a finalização acertou o ângulo de Rodrigo Mamá. Um golaço no Estádio dos Eucaliptos no primeiro minuto da etapa final.
Na saída de bola, o Avenida quase empatou em uma lambança. Wagner Leonardo recuou para Grando. O goleiro tentou tocar para Gustavo Martins e errou a bola. Tucão perdeu a chance de marcar, ao errar o domínio. O susto ajudou. Após cobrança de escanteio, o Grêmio aproveitou o rebote. Arthur lançou a bola novamente para a área. Roger se atirou e tocou para Wagner Leonardo marcar o gol, aos três minutos.
Após participar dos dois primeiros gols, Roger foi o protagonista do terceiro. O jovem recebeu de Cristaldo na área e bateu cruzado. Sem chances para Mamá fazer a defesa aos oito minutos da segunda etapa. Luís Castro aproveitou para renovar o fôlego da equipe aos 12 minutos. Quatro trocas de uma só vez. Saíram Tiaguinho, Roger, Amuzu e Cristaldo para as entradas de Dodi, Pavon, Willian e Aravena.
O quarto gol poderia ter saído aos 17 minutos. Aravena errou o alvo, após bom cruzamento de Pavon. Marcos Rocha, em ritmo de treino, perdeu também boa oportunidade. O lateral recebeu cruzamento na área e errou a finalização aos 24 minutos. Milanez se atirou na bola para cortar cruzamento de Pavon e quase marcou contra.
De tanto insistir, o Grêmio encontrou o quarto. Após cobrança de escanteio, Arthur aproveitou o rebote. O chute da entrada da área não deu chances para Mamá. Um belo gol aos 26 minutos. Foi o primeiro gol de Arthur com a camisa do Grêmio após 14 partidas disputadas desde a chegada ao clube no segundo semestre de 2025.
Luís Castro fez sua última intervenção após o gol. Carlos Vinícius saiu de campo para a entrada de Riquelme. Sem forças para reagir, o Avenida se contentou em tentar evitar uma goleada ainda mais elástica. Pavon e Aravena seguiram buscando espaços contra os marcadores. Mas os cruzamentos da dupla não encontraram seus companheiros em condições de marcar.
Ficha técnica
Avenida 0 x 4 Grêmio
Competição: Campeonato Gaúcho - 1ª rodada
Data: Sábado, 10 de janeiro
Horário: 21h
Local: Estádio dos Eucaliptos, Santa Cruz do Sul
Público: Não divulgado
Renda: Não divulgada
Gols: Amuzu, 1º minuto do 2º tempo (Grêmio)Wagner Leonardo, aos 4 minutos do 2º tempo (Grêmio)Roger, aos 8 minutos do 2º tempo (Grêmio)Arthur, aos 26 minutos do 2º tempo (Grêmio)
Avenida: Rodrigo Mamá; Cristian (Emerson Júnior, 11'/2ºT), Rodrigo Milanez, Jô e Vinicius Silva; Anderson Uchoâ, Anderson Recife (Zé Pedro, 11'/2ºT) e Dionathan (Ranisson, 11'/2ºT); Welisson, Tucão (Luis Pedro, 29'/2ºT) e Xandy (Wesley, 42'/2ºT). Técnico: Gabriel Dutra.
Grêmio: Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Caio Paulista; Tiaguinho (Dodi, 12'/2ºT), Arthur, Roger (Pavon, 12'/2ºT), Cristaldo (Willian, 12'/2ºT) e Amuzu (Aravena, 12'/2ºT); Carlos Vinícius (Riquelme, 29'/2ºT). Técnico: Luís Castro.
Cartões amarelos: Zé Pedro (Avenida); Pavon (Grêmio)
Arbitragem: Eduardo Bastos, auxiliado por Otávio Legramanti e Paulo Ivan da Silva. Quarto árbitro: não divulgado. VAR: Jean Pierre Lima.
Próximo jogo
O Grêmio recebe o São José na quarta-feira, 14 de janeiro, às 21h30, na Arena, pela segunda rodada do Gauchão.










