Quatro partidos definem pré-candidatos ao governo do RS para 2026
- Andrei Nardi

- há 12 minutos
- 1 min de leitura
Edegar Pretto (PT), Gabriel Souza (MDB), Juliana Brizola (PDT) e Luciano Zucco (PL) tiveram nomes confirmados pelas siglas
O cenário para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026 começou a ser desenhado com a definição de quatro pré-candidaturas. O Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou neste domingo, 30 de novembro, o nome de Edegar Pretto para encabeçar a chapa majoritária.
A decisão do PT se soma aos movimentos de outras siglas que já oficializaram seus representantes: MDB, PDT e PL.
Edegar Pretto (PT)
A pré-candidatura de Pretto foi sacramentada em evento do partido neste domingo, após aprovação na reunião executiva estadual realizada na sexta-feira, 28 de novembro. A vaga de vice ainda está em aberto e será oferecida a partidos aliados para compor uma frente ampla.
Gabriel Souza (MDB)
O atual vice-governador Gabriel Souza teve seu nome anunciado pelo MDB no sábado, 29 de novembro, durante o Congresso Estadual da sigla. A indicação contou com o apoio do governador Eduardo Leite (PSDB), que discursou no evento.
Juliana Brizola (PDT)
O PDT lançou a pré-candidatura de Juliana Brizola no dia 15 de novembro, durante a convenção municipal do partido. A decisão ocorreu antes das definições sobre uma possível frente de esquerda.
Luciano Zucco (PL)
A primeira confirmação para o pleito de 2026 veio da aliança entre PL e Novo. O nome do deputado federal Luciano Zucco (PL) foi anunciado em 24 de julho, após reunião entre as bancadas estaduais e federais das duas legendas.










