Plantio da soja no RS atinge 22% da área e está abaixo da média histórica
- Andrei Nardi

- há 2 horas
- 2 min de leitura
Percentual é inferior aos 45% registrados na média dos últimos cinco anos para o período; Emater aponta ocupação de áreas por culturas de inverno
O plantio da soja no Rio Grande do Sul alcançou 22% da área projetada de 6,74 milhões de hectares para a safra 2025/2026. O percentual é inferior à média dos últimos cinco anos, quando a implantação atingia 45% no mesmo período.
De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, divulgado nesta quinta-feira (13), o plantio segue em ritmo moderado, mesmo com a umidade do solo favorável. A principal causa é que parte das áreas ainda está ocupada por lavouras de cereais de inverno em fase de colheita.
Segundo a Emater, a germinação está ocorrendo de maneira adequada, com plântulas vigorosas. No entanto, as temperaturas amenas têm retardado o desenvolvimento vegetativo, deixando as plantas com porte reduzido.
Na região administrativa de Erechim e Caxias do Sul, a semeadura atinge 30%. Em Santa Rosa, o plantio avançou para 15%, inferior aos 27% da safra anterior. Na região de Frederico Westphalen, foram registradas perdas por granizo em lavouras recém-semeadas em Sarandi, Barra Funda e Novo Barreiro.
Milho e Milho Silagem
A cultura do milho apresenta desenvolvimento satisfatório, com 83% da área semeada. As lavouras estão 79% em desenvolvimento vegetativo, 17% em floração e 4% em enchimento de grãos. A projeção de cultivo é de 785.030 hectares.
Para o milho silagem (área projetada de 366.067 hectares), 89% da área cultivada está em desenvolvimento vegetativo. Na região de Frederico Westphalen, em Sarandi, a queda de granizo no dia 3 de novembro destruiu 150 hectares, causando perda de 4.875 toneladas e prejudicando 50 agricultores, que terão de replantar as áreas.
Arroz e Feijão
O plantio do arroz irrigado no Estado está próximo do fim, restando menos de 20% da área total prevista de 920.081 hectares. As lavouras estão em desenvolvimento vegetativo, com bom vigor.
A semeadura do feijão 1ª safra (área projetada de 26.096 hectares) está estabilizada. Das áreas implantadas, 75% estão em desenvolvimento vegetativo, 16% em floração e 7% em enchimento de grãos. No Noroeste do Estado, já ocorre a colheita das primeiras áreas para consumo familiar.
Culturas de Inverno
Trigo: A colheita acelerou para antecipar a retirada das lavouras antes das chuvas, elevando-se de 42% para 60% da área total (1,14 milhão de hectares). O percentual ainda é inferior à média de 77% para a época.
Aveia-branca: A colheita está em fase avançada, alcançando 72% dos 393.252 hectares cultivados. A qualidade dos grãos é considerada adequada.
Canola: A colheita está na fase final, atingindo 90% dos 176.076 hectares. Os produtores demonstram satisfação com a rentabilidade da cultura, e há tendência de ampliação da área na próxima safra.
Cevada: A colheita atinge 44% dos 31.613 hectares. A qualidade dos grãos para a indústria cervejeira é considerada satisfatória na maior parte, embora parte da produção esteja sendo destinada para ração animal.









