Nova carteira de identidade pode ser solicitada pelo sistema Identidade Fácil no RS
- Andrei Nardi
- 5 de ago.
- 2 min de leitura
Iniciativa pioneira do governo estadual permite preenchimento de dados online e reduz etapa presencial à coleta biométrica; serviço já está disponível
Cidadãos que já possuem documento de identidade emitido no Rio Grande do Sul podem solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) de forma simplificada através do sistema “Identidade Fácil”. O serviço, disponível desde a última quinta-feira, 24 de julho, permite que grande parte do processo seja feita online, com o objetivo de otimizar o atendimento e reduzir o tempo de espera.
A iniciativa, pioneira no Brasil, é resultado de uma parceria entre o Instituto-Geral de Perícias (IGP-RS) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).
Etapa presencial reduzida
Com o novo sistema, o preenchimento dos dados e o envio de documentos, como a certidão de nascimento ou casamento, são realizados de forma digital. A etapa presencial, que continua obrigatória, fica reduzida apenas à coleta biométrica das digitais e à fotografia. O comparecimento é agendado pela própria plataforma.
“O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento e diminuir o tempo de espera dos solicitantes, otimizando os processos internos e possibilitando maior fluxo de emissões da CIN”, explica o diretor-geral do IGP, Paulo Barragan. O modelo tradicional de agendamento presencial seguirá disponível para quem não se enquadrar nos critérios do novo sistema.
Como utilizar o serviço
Para usar o Identidade Fácil, é necessário ter uma conta ativa no portal gov.br. O acesso pode ser feito pelo site identidadefacil.rs.gov.br ou pelo aplicativo “Identidade Fácil”, já disponível na App Store (Apple) e em processo de aprovação para dispositivos Android.
Documentos necessários:
Solteiros: Certidão de nascimento.
Casados/viúvos: Certidão de casamento.
Separados/divorciados: Certidão de casamento com a devida averbação.
Iniciativa do governo Eduardo Leite é pioneira no Brasil e facilita acesso à nova Carteira de Identidade Nacional | Ascom / SSP