Cartão oferece antecipação de até R$ 150 para aposentados, pensionistas e beneficiários permanentes do INSS
O Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) lançaram, nesta quarta-feira (27), o cartão Meu INSS Vale+, uma nova ferramenta para aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios permanentes do INSS. O cartão permite a antecipação de até R$ 150 do benefício, com pagamento no mês seguinte sem juros, correção ou taxas. O valor será descontado diretamente da folha de pagamento do beneficiário.
Acesso facilitado e sem custos extras
O Meu INSS Vale+ é resultado de uma parceria do INSS com instituições financeiras, por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). No modelo físico, o cartão vem com chip e senha pessoal e não permite saques, sendo exclusivo para pagamentos de bens e serviços, como remédios, alimentos, gás e transporte. Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o objetivo do cartão é "prover recursos para a compra de itens essenciais sem comprometer a renda dos aposentados por muito tempo".
Uso restrito e regulamentação
Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, destacou que “esse cartão não poderá ser usado para apostas físicas ou eletrônicas”. A finalidade é garantir uma forma de antecipação de benefícios para suprir as necessidades básicas dos beneficiários.
Além disso, o Meu INSS+ também oferece um clube de vantagens virtual, acessível no site do INSS. O serviço oferece descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços de telemedicina, seguros, viagens, entre outros, e possibilita a confirmação de dados sem necessidade de imprimir comprovantes.
Regras para antecipação
Para usufruir da antecipação de benefícios, o beneficiário deve observar algumas regras estabelecidas pela normativa do Meu INSS Vale+:
A antecipação salarial deve ser feita com uma instituição financeira com pelo menos 12 meses de experiência no serviço e que tenha celebrado convênio ou ACT com o INSS.
O cartão físico do segurado deve ser contratado junto a uma instituição financeira devidamente credenciada, com chip e senha pessoal.
Vale ressaltar que a antecipação não envolve o desbloqueio prévio do benefício, e o INSS não se responsabiliza por quaisquer dívidas ou compromissos financeiros assumidos pelo beneficiário com as instituições financeiras.
Comments