Grêmio enfrenta o Vasco na Arena em confronto direto contra o rebaixamento
Separados por três pontos, os times jogam neste sábado (12), às 16h; Luís Castro não poderá contar com Pavón e Marlon
O Grêmio enfrenta o Vasco neste sábado (12), às 16h, na Arena, em Porto Alegre, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro, em confronto direto na luta contra o rebaixamento. Com 28 pontos, o Tricolor ocupa a 15ª posição e tem três de vantagem sobre o adversário carioca, primeiro time na zona de queda. Luís Castro não poderá contar com Pavón, suspenso, e Marlon, com problema muscular, e ainda depende da condição física dos atacantes para definir a equipe.
A derrota por 1 a 0 para o Vitória, na segunda-feira (7), no Barradão, manteve o Grêmio próximo das últimas posições. Renê marcou de cabeça o gol dos baianos. O resultado veio depois da vitória por 3 a 1 sobre a Chapecoense no Brasileirão e da classificação diante do Internacional para as semifinais da Copa do Brasil.
Além da necessidade de recuperação, o confronto na Arena tem peso pela situação do Vasco, 17º colocado, com 25 pontos. Se perder, o Grêmio será alcançado em pontuação pelo rival, embora a colocação ao fim da rodada também dependa dos demais resultados e dos critérios de desempate.
Castro esperava recuperar Marlon após o lateral cumprir suspensão contra o Vitória, mas um problema muscular sentido no Gre-Nal 454, pela Copa do Brasil, impede o retorno. Pedro Gabriel deve continuar como titular, enquanto Caio Paulista é outra opção para a lateral esquerda.
O desfalque ocorre depois de Marlon já ter passado cerca de quatro meses afastado por uma fratura no tornozelo direito, sofrida em março. Um levantamento da GZH sobre o aproveitamento gremista mostra que o time somou 27,78% dos pontos no Brasileirão durante aquele período, com duas vitórias, quatro empates e seis derrotas. Antes da lesão, o índice era de 52,38%. Nos quatro jogos do campeonato em que o lateral atuou desde o retorno, foram duas vitórias, um empate e uma derrota, com aproveitamento de 58,33%.
Para reorganizar o ataque, Castro tem Tetê e Enamorado entre as alternativas à ausência de Pavon, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Amuzu tem lesão muscular e permanece como dúvida. O ganês já havia ficado fora da viagem a Salvador.
Jovane Cabral voltou a treinar na quarta-feira (9) e pode ser opção pela esquerda, mas sua participação ainda depende de avaliação. O atacante estava afastado desde 30 de agosto, quando sentiu dores musculares no aquecimento para a partida contra a Chapecoense e precisou ser substituído antes do início do jogo.
Caso Jovane não tenha condições, Castro pode deslocar Krovinovic para a ponta esquerda. O treinador explicou que o croata já desempenhou essa função em outros momentos da carreira, com características diferentes das de um ponta de origem. Nessa alternativa, Nardoni entraria no meio-campo, ao lado de Noriega e Villasanti.
O provável Grêmio tem Weverton; Diego Caito, Wallace, Kannemann (Gustavo Martins) e Pedro Gabriel (Caio Paulista); Noriega, Villasanti e Krovinovic; Tetê (Enamorado), Carlos Vinícius e Jovane Cabral (Nardoni).
A partida terá transmissão da Rádio Sideral, via Rede Gaúcha.






