Getúlio Vargas tem alerta para tempestades e chuva intensa no fim de semana
- Andrei Nardi
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Previsão indica acumulado de chuva de quase 80 mm entre sábado e domingo no município; Rio Grande do Sul está sob alerta para granizo e ventos de até 90 km/h
O Rio Grande do Sul tem previsão de condições meteorológicas severas para os próximos dias, com chuvas intensas, tempestades, granizo e fortes rajadas de vento. Nesta sexta-feira, 22 de agosto, a formação de uma área de baixa pressão sobre o Paraguai, combinada com a chegada de uma frente fria, intensifica a instabilidade em todo o estado.
De acordo com a Climatempo Meteorologia, a situação é de risco extremo para a região da Campanha e o Sul gaúcho, onde a expectativa é de mais de 100 mm de chuva em 24 horas.
Previsão para Getúlio Vargas
Segundo a Metsul Meteorologia, a previsão específica para Getúlio Vargas indica tempo instável durante todo o fim de semana:
Sexta-feira (22): Chuva fraca, com 4.4 mm. Temperatura entre 14°C e 25°C. Vento de 38 km/h.
Sábado (23): Chuva, com 28.6 mm. Temperatura entre 9°C e 19°C. Vento de 36 km/h.
Domingo (24): Chuva, com 49.3 mm. Temperatura entre 7°C e 9°C. Vento de 21 km/h.
Segunda-feira (25): Chuva, com 7.6 mm. Temperatura entre 8°C e 11°C. Vento de 10 km/h.
Níveis de alerta no estado
Outras áreas, como o Oeste, Missões, Vales e parte da região Central, estão em alerta máximo, com previsão de acumulados entre 50 mm e 100 mm, o que pode ocasionar alagamentos. Para as Missões, Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre e Litoral Norte, o alerta é elevado para tempestades pontuais com potencial para danos.
Além da chuva, há risco de queda de granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h em todo o território gaúcho. As temperaturas devem subir durante a sexta-feira, especialmente na metade Norte.
Instabilidade continua no fim de semana
No sábado, 23 de agosto, a frente fria continua ativa sobre o estado, mantendo o padrão de chuvas intensas. Conforme a Climatempo, os maiores volumes previstos se concentram em municípios como Encruzilhada do Sul (78,3 mm), Caçapava do Sul (77,6 mm), Camaquã (74,0 mm), Roca Sales (70,0 mm) e Muçum (68,1 mm), entre outros.
No domingo, 24 de agosto, o sistema avança em direção a Santa Catarina e Paraná, diminuindo a instabilidade no Rio Grande do Sul.