Falha em chuva de papel picado no Beira-Rio resulta em demissões
- Andrei Nardi
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Execução errada de ação antes de jogo da Libertadores atrasou partida contra o Flamengo; clube pode ser multado em até 20 mil dólares pela Conmebol
Uma falha na execução de uma chuva de papel picado antes da partida entre Inter e Flamengo, na quarta-feira, 20 de agosto, resultou na demissão de dois funcionários do clube na quinta-feira, 21 de agosto. A ação, que cobriu o gramado do Beira-Rio com papel laminado, atrasou o início do jogo e deve render uma multa pesada ao clube pela Conmebol.
O plano foi definido em reunião com os setores de marketing, comunicação, patrimônio, relacionamento social e operação de jogo do clube. A ideia era aproveitar o material de uma festa vetada pela Brigada Militar na Copa do Brasil, contra o Fluminense. No entanto, uma série de erros na execução comprometeu o resultado.
Erros consecutivos
O planejamento previa que nove alpinistas lançassem o papel picado do catwalk da cobertura, acima da Avenida Padre Cacique, para que o vento levasse o material para fora do campo. No entanto, segundo apuração, houve um atraso na subida da equipe e o material foi lançado da posição errada, do lado da Avenida Beira-Rio.
Outro erro foi a compra de cerca de 45 quilos de papel laminado prateado, em um investimento de R$ 2,3 mil. Diferente do papel jornal, este material gruda no gramado e não é removido facilmente pelos sopradores. Os dois sopradores disponíveis no estádio foram insuficientes, e a limpeza definitiva só foi concluída com o uso de redes.
Consequências e nota oficial
O departamento de futebol expressou indignação com o ocorrido, avaliando que o atraso prejudicou a atmosfera criada pela torcida. O departamento jurídico do clube agora se prepara para a punição da Conmebol. A expectativa é de uma multa de no mínimo 20 mil dólares (quase R$ 120 mil), com risco de perda de mando de campo ou jogos com portões fechados no pior cenário.
No início da noite de quinta-feira, o clube divulgou uma nota oficial sobre o episódio.
A nota do Inter na íntegra
Sobre o episódio dos papéis picados, o Inter informa que projetou a ambientação de jogo para recepcionar o time e a torcida no duelo contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Libertadores, com ações como CO² nas laterais e atrás das goleiras, balões tubulares em áreas do estádio e bandeirões das torcidas organizadas, além do papel picado, todos devidamente previstos e liberados pelo regulamento da Conmebol.
Entretanto, a ação deveria ter ocorrido em outro setor do estádio, em menor volume e sem o material prateado. Apuramos internamente que foram tomadas decisões não autorizadas pelo Clube na execução da ação. Os responsáveis foram identificados e as medidas cabíveis já foram aplicadas.
