Corsan lança campanha para mobilizar população na ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no RS
- Andrei Nardi
- 28 de abr.
- 2 min de leitura
Iniciativa busca incentivar a conexão de residências às redes coletoras para cumprir meta de universalização até 2033
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) iniciou a campanha "Te Liga, Meu Rio Grande" para mobilizar a população em torno da ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul. A ação integra o plano de investimentos da companhia que pretende elevar a cobertura de esgotamento sanitário para 90% das residências até 2033, conforme determina o Marco Legal do Saneamento.
Atualmente, nas cidades atendidas pela Corsan, a cobertura do serviço é de 24%, um aumento de 41% em relação aos 17% registrados em julho de 2023, quando a Aegea assumiu a gestão da companhia. Desde então, foram construídos 278 mil metros de rede coletora de esgoto até dezembro de 2024. A previsão é de que outros 700 mil metros sejam entregues até o final de 2025, beneficiando mais de 200 mil pessoas. Na Regional Planalto, Trindade do Sul apresenta cerca de 60% de cobertura, Passo Fundo 46% e Carazinho pouco mais de 10%.
Objetivos da campanha
A campanha "Te Liga, Meu Rio Grande" busca conscientizar sobre a importância do esgotamento sanitário, destacando os benefícios à saúde pública, à valorização imobiliária e à preservação ambiental. A iniciativa será veiculada em televisões, rádios, jornais impressos e nas redes sociais da Corsan, acompanhada de ações em campo para incentivar a adesão dos moradores às redes instaladas.
Etapas do processo
Segundo a companhia, a campanha explicará as etapas do processo, desde a instalação das redes nas vias públicas, a conexão dos domicílios à infraestrutura pública, até o tratamento do esgoto e sua devolução ao meio ambiente como efluente tratado.
A diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, destacou que a universalização do esgotamento sanitário é um dos maiores desafios da companhia:
"O que estamos fazendo no Rio Grande do Sul não é somente o maior plano de investimento, é um movimento de transformação", afirmou.
Takimi ressaltou que as obras em larga escala poderão gerar transtornos temporários, mas trarão benefícios permanentes, como a melhoria na saúde pública e na qualidade de vida da população.
Investimentos previstos
O plano prevê investimentos de R$ 15 bilhões até 2033, abrangendo os 317 municípios atendidos pela Corsan. Estão previstas a implantação de 18 mil quilômetros de redes coletoras, a construção de mais de 3,1 mil estações elevatórias e 331 estações de tratamento de esgoto. A expectativa é conectar mais de 1,5 milhão de residências ao sistema.
Além dos benefícios sociais e econômicos, a expansão do sistema contribuirá para a devolução de mais de 58,9 mil piscinas olímpicas de esgoto tratado ao meio ambiente.
