top of page

Campus Sertão do IFRS realiza aula inaugural do programa Partiu IF com presença de autoridades, estudantes e familiares

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 25 de abr. de 2025
  • 2 min de leitura

Turma reúne alunos do 9º ano de escolas públicas de Sertão e Coxilha; iniciativa do Ministério da Educação visa ampliar acesso à Rede Federal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão realizou na noite de quarta-feira (23/04) a solenidade de abertura do programa nacional Partiu IF 2025, voltado ao fortalecimento das aprendizagens de estudantes do 9º ano da rede pública de ensino. A atividade ocorreu no Auditório Leocyr Dornelles Minussi e contou com a presença de autoridades institucionais, representantes municipais, estudantes e seus familiares.

O Partiu IF é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), instituída pela Portaria MEC nº 1.169/2024, coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). O programa oferece 26 mil vagas em todo o país. No IFRS, serão atendidos 680 estudantes em 17 campi, com investimento de R$ 2.752.120,00.

No Campus Sertão, a turma é composta por 40 estudantes de escolas públicas dos municípios de Sertão e Coxilha, e terá aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de acompanhamento acadêmico e orientação escolar.

Mesa de abertura e depoimentos institucionais

A mesa de autoridades foi composta pelo pró-reitor de Ensino do IFRS, Fábio Azambuja Marçal, pela chefe do Departamento de Extensão do IFRS, Luciani Figueiredo Santin, pelo diretor-geral do campus, professor Clever Variani, pelo coordenador local do Partiu IF, Rodrigo Ferronato Beatrici, pela diretora de Ensino, Naiara Miotto Menino, pela coordenadora de Extensão substituta, Ivone Taderka, pelo vice-prefeito de Sertão, Fernando Luís de Souza, pelas secretárias de educação Iovana Isabel Bernieri (Sertão) e Tâniela De Cesaro (Coxilha), e pelas diretoras das escolas envolvidas: Iúrica Limbergher Dalla Nora, Flávia Rossatto Novelli, Rose Perin e Ediana Mazutti.

Antes do início das falas, os presentes participaram de um coffee break de recepção e assistiram a um vídeo com depoimentos de ex-alunos do campus, destacando a importância da instituição em suas trajetórias acadêmicas.

“Que vocês sejam muito felizes aqui no Campus Sertão. Ficaremos honrados se optarem por continuar seus estudos no IFRS”, afirmou o pró-reitor Fábio Azambuja Marçal.

Apresentações e informações pedagógicas

A aula inaugural foi conduzida pelo professor Clever Variani, diretor-geral do campus, com a apresentação “Conhecendo o Campus Sertão”, abordando a história, estrutura e potencialidades da unidade. Em seguida, o coordenador local do programa, Rodrigo Ferronato Beatrici, apresentou o funcionamento do curso e o cronograma de aulas, que ocorrerão às segundas e quartas-feiras à noite, com previsão de encerramento em novembro de 2025.

“A primeira turma do Partiu IF no Campus Sertão conseguiu o feito histórico de atingir metade dos estudantes do 9º ano dos municípios de Sertão e Coxilha. Isso é resultado do apoio das prefeituras, das secretarias de educação e do trabalho das escolas envolvidas”, destacou Beatrici.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page