Alerta de tempestades severas e risco de tornados é emitido para o Rio Grande do Sul
- Andrei Nardi

- 6 de nov.
- 3 min de leitura
Ciclone extratropical no oceano deve provocar ventos acima de 100 km/h, granizo de grande porte e chuva intensa entre sexta (7) e sábado (8)
Um alerta de tempestades severas foi emitido para o Rio Grande do Sul, válido entre a madrugada de sexta-feira (7) e o decorrer de sábado (8). O fenômeno é causado pelo aprofundamento de um sistema de baixa pressão, seguido da formação de um ciclone extratropical no oceano.
As condições adversas devem atingir principalmente as regiões Oeste, Missões, Noroeste, Centro e Norte do Estado. O alerta destaca a "possibilidade de formação de uma linha de instabilidade com potencial de rajadas de vento severas e tornados", especialmente nas regiões Noroeste e Norte, durante a tarde de sexta-feira.
Previsão para Getúlio Vargas
Em Getúlio Vargas, a previsão da Metsul Meteorologia indica que o maior impacto da chuva ocorre na sexta-feira (7), com projeção de "chuva forte" e um acumulado de 55.0 mm. A temperatura no dia deve variar entre 13°C e 20°C, com ventos de 23 km/h.
Para o sábado (8), o volume de chuva diminui drasticamente, com previsão de "chuva fraca" (1.2 mm) e uma queda acentuada na temperatura, que fica entre 11°C e 14°C. Os ventos aumentam para 30 km/h.
Alerta estadual: Previsão de sexta-feira (7/11)
A sexta-feira concentra o maior risco de tempestades no estado, acompanhadas de chuva intensa, granizo de grande porte isolado e rajadas de vento. A maior intensidade é esperada na metade norte.
Os acumulados de chuva devem variar entre 60 e 100 mm/dia, podendo ultrapassar os 150 mm/dia nas Missões, Noroeste e Norte. O alerta ressalta que esses volumes devem ocorrer em um período curto, de seis a 12 horas, entre a madrugada e o início da tarde.
As rajadas de vento variam entre 50 e 85 km/h na maior parte do RS, mas podem ultrapassar os 100 km/h entre o Litoral Médio e Norte.
Alerta estadual: Previsão de sábado (8/11)
No sábado, o ciclone extratropical já estará posicionado sobre o oceano, mas sua atuação ainda favorece chuva moderada a pontualmente forte na Costa Doce, Litoral Norte e Médio, e na Região Metropolitana de Porto Alegre. Nesses locais, os volumes devem variar entre 30 e 75 mm/dia.
O tempo volta a ficar estável gradativamente nas demais regiões. As rajadas de vento persistem, variando entre 50 e 85 km/h, e ainda podem superar os 100 km/h no Litoral Médio e Norte durante a madrugada e a manhã.
Risco Hidrológico
Apesar da condição hidrológica atual ser de normalidade na maioria dos rios, a previsão de chuvas intensas em curto período eleva o risco. A Defesa Civil emitiu condição de Atenção (Amarelo) e Alerta (Laranja) para os municípios nas áreas de risco hidrológico.
O foco principal é o risco de elevação rápida de arroios e pequenos rios, enxurradas em regiões de maior declividade e fortes alagamentos em perímetros urbanos.
As respostas hidrológicas mais significativas são esperadas nas bacias de resposta rápida. Há risco de inundação nas bacias do Caí e do Sinos, podendo atingir a cota de inundação nos rios Caí (em São Sebastião do Caí e Montenegro) e Paranhana (em Três Coroas e Igrejinha).
Previsão de domingo (9/11)
No domingo, a tendência é que uma área de alta pressão avance sobre o Estado, favorecendo o retorno do tempo estável, com sol e variação de nebulosidade.










