Acesso ao Nota Fiscal Gaúcha passa a ser exclusivo via Gov.br
- Andrei Nardi

- 3 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Mudança vale a partir desta segunda, 3 de novembro, para site e app; é preciso ter conta com selo nível prata ou superior
O acesso ao programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) passa a ser feito exclusivamente pela plataforma Gov.br a partir desta segunda-feira, 3 de novembro. A mudança, válida tanto para o site quanto para o aplicativo do programa, exige que o usuário possua uma conta Gov.br com selo de segurança nível prata ou superior.
Segundo a Receita Estadual, a alteração visa reforçar a proteção das informações pessoais dos cidadãos e alinhar o sistema às plataformas digitais integradas do governo, padrão já adotado em serviços como o aplicativo do IPVA.
Atualização do aplicativo é obrigatória
Com a mudança, a nova versão do aplicativo do NFG, que estará disponível para atualização no início desta semana, torna-se obrigatória. Versões anteriores deixarão de funcionar e não terão mais acesso aos serviços do programa.
Ao acessar, o botão de login redirecionará automaticamente para o ambiente do Gov.br, que conta com verificação em dois fatores.
Sorteios e descontos não mudam
A Receita Estadual informa que a alteração no método de login não afeta a contabilização das notas fiscais solicitadas pelos cidadãos. Os sorteios mensais do programa e o sistema de descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) continuam funcionando normalmente.
Como obter o selo prata
Contas Gov.br podem ser criadas no portal www.gov.br ou no aplicativo oficial. Para que a conta atinja o nível prata, necessário para o acesso ao NFG, o usuário pode optar por um dos seguintes métodos:
Realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br (comparando com a base da CNH);
Validar a identidade via internet banking de um banco credenciado;
Utilizar o login com usuário e senha do SIGEPE (no caso de servidores públicos federais).









