25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas é aberta com celebração à literatura e valorização da cultura local
- Andrei Nardi

- 24 de abr. de 2025
- 2 min de leitura
Na noite de quarta-feira, 24 de abril, foi realizada a solenidade de abertura da 25ª edição da Feira do Livro de Getúlio Vargas. Com o tema “Celebrando a leitura pelo encanto da literatura” e o slogan “Somos o que lemos”, o evento ocorreu no auditório do Centro Universitário IDEAU – UNIDEAU, reunindo autoridades, educadores, artistas, imprensa e o público em geral.
A cerimônia contou com a apresentação dos mascotes oficiais da Feira, Leiturildo e Leiturilda, personagens já conhecidos e queridos pelo público infantil. Um dos momentos mais simbólicos da noite foi a entrega do sino à nova patrona, Roberta Dallagnol Rigo, feita por Jussarina Almeida Oleksinski, patrona da edição anterior, marcando a passagem de responsabilidade e honra na condução desta edição.
Fizeram seus pronunciamentos o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon; o reitor da UNIDEAU, Flávio Barro e a patrona da Feira, Roberta Dall’Agnol Rigo.
Durante a noite, também foram homenageados artistas locais com o Prêmio Destaque Cultural, reconhecendo talentos da cidade nas seguintes categorias:
Música: Anissara Zir
Artes Plásticas: Andrea Pandolfi
Dança: Bruna Dassi Kufner
Literatura: Miriam Beltrami Pereira
Artesanato: Ivete Rheinheimer
As escolas que desenvolvem projetos de incentivo à leitura também foram reconhecidas com a entrega de certificados. Receberam a homenagem as instituições:
EMEF Antônio Zambrzycki
EMEF Cônego Stanislau Olejnik
EMEF 15 de Novembro
EMEF Pe. Manoel da Nóbrega
EMEI Olivo Castelli
EMEI Cônego Stanislau Olejnik
Encerrando a programação da noite com um toque especial, o Sarau Artístico Cultural encantou os presentes com diversas manifestações artísticas:
Apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense, sob a regência do maestro Gleison Maicon Wojciekowski
Coral Municipal, regido pelo maestro Dionisio Webber
Espetáculo do Grupo Abará Capoeira, coordenado pelo professor Carlos Alberto Silva
Estudo histórico/documentário sobre o Xote Laranjeira, conduzido por Marcelo Zanoni
Declamação do jovem Samuel Pomorski de Souza, que já interpretou o mascote Leiturildo em edições anteriores da Feira
A 25ª Feira do Livro de Getúlio Vargas iniciou oficialmente com uma noite de celebração à leitura, valorização da cultura local e emoção compartilhada entre todos os presentes.





























