top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vacinação contra gripe tem baixa adesão entre mães e crianças em Getúlio Vargas


A última fase da campanha de vacinação contra a gripe em Getúlio Vargas, que começou no dia 11 de maio, tem um alerta da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social: o número de gestantes, puérperas e crianças menores de seis anos — grupo considerado de risco para a doença — que tomaram a vacina está abaixo do desejável. Crianças vacinadas chegam a 49,65%, gestantes 39,24% e puérperas 42,31%.


O número é preocupante, pois o vírus influenza (do qual o H1N1 é um subtipo) é conhecido por provocar complicações respiratórias graves justamente nesses públicos. "Solicitamos às famílias para zelarem pela imunização de seus pequenos, grávidas e às mães que deram à luz recentemente. Estão circulando doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, e toda medida preventiva é necessária. Ir ao posto rapidamente para se vacinar é um gesto de cuidado individual e coletivo", enfatiza a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti”.


Por que é importante se imunizar?


Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a vacina da gripe é importante para evitar que a pessoa se contamine com outro vírus potencialmente perigoso. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a Covid-19, que possui sintomas semelhantes", afirma Graciele.


Por isso, leve seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde para fazer a vacina. Atualmente, já estamos na segunda fase da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020, que iniciou no dia 18 de maio, com a imunização de professores e adultos de 55 a 59 anos. Até esse momento somente 52,99% dos adultos se vacinaram. Por isso, a secretária da Saúde também faz um chamamento para esse público se vacinar.


A Campanha de Vacinação encerra no dia 5 de junho e só será aberta vacinação a toda a população se esses públicos prioritários se vacinarem 100%. Assim, se você conhece alguém que ainda não se vacinou, solicite para ir ao posto de saúde fazer a vacina.


Outros públicos que não conseguiram se vacinar nas duas fases anteriores devem procurar uma das UBSs que estão disponibilizando a vacina: UBS São José, UBS Navegantes e UBS Central. O horário da vacinação é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

VEJA TAMBÉM

bottom of page