top of page

12805 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Acidente de trânsito envolvendo caminhão de Getúlio Vargas é registrado na ERS-135

    Acidente aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira (16) Foi registrado, no fim da tarde da quinta-feira (16), um acidente de trânsito na ERS-135, no trecho entre Getúlio Vargas e Erechim, entre um veículo de passeio, com placas de Erechim, e um caminhão de Getúlio Vargas. Somente o motorista do veículo, não identificado, ficou ferido. Ele foi socorrido e encaminhado para atendimento no Hospital Samta Terezinha, de Erechim. A colisão frontal aconteceu nas proximidades de Erebango. O condutor do caminhão, que trafegava no sentido Erechim a Getúlio Vargas não sofreu ferimentos.

  • Patrulha Ambiental diz que onça-parda habita matas em Marcelino Ramos e região

    O comando da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), com sede em Erechim, confirmou que nas matas nativas de Marcelino Ramos e região existem onças-pardas. A informação foi repassada pelo Tenente Tiago Bernieri, comandante da PATRAM, durante entrevista ao vivo na noite desta quinta-feira (18) ao Portal de Marcelino, da cidade de Marcelino Ramos. Por meio de fotos, o tenente analisou os casos ocorridos em Linha 1 Estreito e também na comunidade de Coxilha Seca, onde um cão e cabritos foram atacados por um animal desconhecido. Nas imagens, há características de que os ataques podem ter sido de uma onça-parda. “Tinha sim vestígio, marcas de pata de um animal de grande porte e pode ser pois não existe outro predador, mas também não podemos afirmar que foi realmente uma onça” disse o comandante. A PATRAM já recebeu denúncias e informações de avistamentos em matas em vários locais em Marcelino Ramos, Viadutos e Gaurama. Segundo ele, a espécie encontrada em nossa região pesa entre 70 e 100 quilos quando adulta, dorme durante o dia, e sai para caçar durante a noite. Os ataques registrados em Marcelino Ramos ocorreram no período da noite. Não se tem registro de ataque a pessoas, mas a recomendação é para que se evite de andar sozinho nas matas.

  • Instituto Federal do RS suspende atividades letivas presenciais até 3 de junho

    Com o objetivo de proteger a vida e contribuir para conter a disseminação do novo coronavírus, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ampliou a suspensão das atividades letivas até o dia 3 de junho de 2020. Nesse período, permanece o posicionamento institucional pelo não uso da educação a distância (EaD) em substituição às atividades letivas presenciais, mas uma série de atividades complementares poderão ser desenvolvidas com os estudantes. Os servidores seguem trabalhando de forma remota. Os encaminhamentos foram dados na tarde desta quarta-feira (15) em reunião virtual do Colégio de Dirigentes da instituição (composto pelo reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, pró-reitores e diretores-gerais dos 17 campi). A oficialização está publicada na Portaria IFRS 309/2020. A medida segue a Portaria 376 do Ministério da Educação, de 3 de abril de 2020, que dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio durante a situação de pandemia de Covid-19 e autoriza a suspensão das atividades letivas pelo prazo de até 60 dias. Converge ainda com o que tem sido orientado pela Organização Mundial da Saúde e pelos órgãos de saúde brasileiros para a prevenção do contágio da Covid-19 através do isolamento social. O reitor Júlio destaca que o objetivo é preservar estudantes e servidores e adianta que a recuperação das aulas com qualidade é um compromisso: “São decisões muito difíceis, mas neste momento precisamos colocar a saúde e a segurança dos nossos estudantes e servidores em primeiro lugar. É isso que tem nos guiado desde o começo desta situação e, ao que parece, tem sido acertado. Oportunamente e em segurança as atividades serão retomadas. Mas também queremos reafirmar o nosso compromisso de recuperamos as aulas com a qualidade que nos é peculiar!” Apesar do contexto de suspensão das atividades letivas, o IFRS vem cumprindo o seu papel social e demonstrando engajamento junto às comunidades em que está inserido (acompanhe as notícias no site do IFRS). A instituição volta a reforçar a campanha #FicaEmCasaIFRS, que continuará enquanto persistirem os riscos. Intensifica também o trabalho dos Comitês de Crise para Acompanhamento e Prevenção à Covid-19, criados na Reitoria e nos campi.

  • Emater/RS-Ascar realiza quase 300 vistorias de Proagro na última semana

    De acordo com a Emater-Ascar/RS quanto mais avança a colheita da soja (84% da área) e as produtividades mais percebe-se que elas estão abaixo da esperada. De acordo com o informativo conjuntural, divulgado na quinta-feira (16), as vistorias evidenciam áreas com plantas mortas devido à falta de umidade e às temperaturas altas e lavouras apresentando grãos pequenos. Na cultura da soja, até a quarta-feira (15), técnicos da Emater/RS-Ascar realizaram 8.900 vistorias de Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro), 280 nos últimos sete dias. A totalidade de solicitações em culturas e hortigranjeiros chega a 14.013 vistorias. Na cultura do milho, as lavouras no estado estão 2% em floração, 6% em enchimento de grãos, 13% dos cultivos estão maduros e 79% já foram colhidos.

  • RGE passa a oferecer opção de pagamento de contas por cartão de crédito

    Facilidade está disponível via app para smartphones e site Para facilitar o pagamento das contas de energia no cenário atual, a Rio Grande Energia (RGE) passou a aceitar a quitação da fatura por meio de cartão de crédito, nas bandeiras Visa e Mastercard, durante os próximos 90 dias. A opção é exclusiva para os canais digitais e é válida para contas não vencidas com valor entre R$ 50 a R$ 20 mil. Nesse caso, o pagamento não tem acréscimo de taxas adicionais. Agora, além de realizar o pagamento sem sair de casa, o cliente terá mais tempo para quitar sua fatura (vencimento do seu cartão). Para realizar o pagamento, basta acessar o site da RGE ou o aplicativo “CPFL Energia”, para Android e iOS, (por meio do botão “Débitos e 2ª Via de conta”, e clicar na opção “cartão de crédito”). A condição é válida para todos os clientes residenciais e pequenos comércios. A segunda via das contas também pode ser solicitada por SMS. Basta enviar um SMS com a palavra CONTA com o número do “seu código” (número presente na conta de energia) para 27350. A RGE recomenda que o cliente cadastre o recebimento da sua conta por e-mail de forma a evitar transtornos e gastos desnecessários. Para não ter acúmulo de contas e realizar um bom planejamento financeiro, o cliente deve procurar pagar suas faturas dentro do prazo, sem multas e juros. Parcelamento Os clientes que estiverem com uma ou mais contas em atraso também podem pagar via cartão de crédito e ainda, parcelar o débito em aberto em até 6 vezes, nos cartões de crédito Mastercard e Visa. Essa condição é exclusiva para pagamentos via canais digitais e é válida para um valor entre R$ 150 a R$ 18 mil, em contas atrasadas.

  • Comando Rodoviário recebe 35 novas viaturas do governo do Estado do RS

    Em cerimônia restrita, para evitar a aglomeração como recomendado neste momento de pandemia de Covid-19, o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) recebeu, na tarde de quinta-feira (16), 35 novas viaturas do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Com o investimento de R$ 4,5 milhões, foram compradas por meio de convênio entre Secretaria de Logística e Transportes e a Brigada Militar. Os 23 veículos Chevrolet S10 e as 12 motocicletas Yamaha XT1200 Super Teneré, entregues na sede do CRBM na capital, já estão com os equipamentos de proteção contra o coronavírus, com luvas, álcool em gel e máscaras de proteção facial. Além disso, os motociclistas receberam kits completos de proteção individual com novos capacetes, caneleiras, cotoveleiras, botas e luvas para o inverno e verão. Com 40 grupos divididos em todas as regiões do Estado, o CRBM tem a responsabilidade de realizar o policiamento rodoviário em 11,5 mil quilômetros de rodovias. A distribuição das novas viaturas ocorreu de acordo com estudo prévio de necessidade de renovação da frota, substituindo modelos antigos para diminuir o custo na manutenção. Além disso, obedece ao critério de atendimento aos municípios elencados no programa RS Seguro da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O 1° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, com sede em Passo Fundo, irá receber sete viaturas. O 2° Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, com sede em Cachoeira do Sul, receberá oito picapes, assim como o e 3° Batalhão Rodoviário de Garibaldi. As 12 motocicletas serão utilizadas pelos policiais militares do Pelotão de Motos do CRBM.

  • INSS confirma datas de pagamento do 13º dos aposentados

    Depósito para quem ganha salário mínimo terá início na última semana de abril O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) confirmou as datas da antecipação das duas parcelas do 13º salário, que serão depositadas nas competências de abril e maio como parte de um conjunto de medidas adotadas pelo governo para tentar amenizar a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus. O pagamento da primeira parcela ocorrerá entre os dias 24 de abril e 8 de maio de 2020. A segunda parte da gratificação será entre 25 de maio e 5 de junho. A distribuição dos beneficiários entre as datas de pagamento seguirá a mesma ordem dos depósitos mensais de aposentadorias, pensões e auxílios. Segurados que ganham salário mínimo começam a receber primeiro, já na última semana do mês de cada competência, ou seja, em abril e maio. Para segurados que ganham acima do piso, os depósitos da primeira e da segunda parcelas do abono ocorrerão, respectivamente, a partir dos dias 4 de maio e 1º de junho. O calendário completo de pagamentos do INSS também pode ser consultado por meio do Meu INSS. Cada parcela da gratificação natalina tem o potencial de injetar cerca de R$ 23 bilhões na economia do país, distribuídos entre aproximadamente 35 milhões de beneficiários. Tradicionalmente, a primeira parcela do 13º salário do INSS é antecipada para setembro e a segunda é paga em dezembro. Veja o calendário Primeira parcela Pagamento conforme último digito do benefício (até 1 salário mínimo): 1 – 24 de abril 2 – 27 de abril 3 – 28 de abril 4 – 29 de abril 5 – 30 de abril 6 – 4 de maio 7 – 5 de maio 8 – 6 de maio 9 – 7 de maio 0 – 8 de maio Pagamento conforme último digito do benefício (acima de 1 salário mínimo): 1 e 6 – 4 de maio 2 e 7 – 5 de maio 3 e 8 – 6 de maio 4 e 9 – 7 de maio 5 e 0 – 8 de maio Segunda parcela Pagamento conforme último digito do benefício (até 1 salário mínimo): 1 – 25 de maio 2 – 26 de maio 3 – 27 de maio 4 – 28 de maio 5 – 29 de maio 6 – 1º de junho 7 – 2 de junho 8 – 3 de junho 9 – 4 de junho 0 – 5 de junho Pagamento conforme último digito do benefício (acima de 1 salário mínimo): 1 e 6 – 1º de junho 2 e 7 – 2 de junho 3 e 8 – 3 de junho 4 e 9 – 4 de junho 5 e 0 – 5 de junho

  • RS recebeu mais um lote de EPI's, que serão destinados aos profissionais da saúde do estado

    Com esse novo lote, o governo do RS já contabiliza mais de 872 mil unidades de máscaras protetoras Mais um lote de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) para prevenção dos profissionais que atuam no atendimento a pacientes de Covid-19 no Rio Grande do Sul chegou ao estado na quarta-feira (15). Os equipamentos são enviados pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos pela Secretaria da Saúde (SES) aos municípios e hospitais. Com esse novo lote, o governo do RS já contabiliza mais de 872 mil unidades de máscaras protetoras para distribuição e proteção aos trabalhadores dos serviços de saúde. Junto às máscaras, desde o início da pandemia, registra-se o total de 1,1milhão de luvas de procedimento látex sendo disponibilizadas pela SES. Outros EPI's, como sapatilhas descartáveis, óculos de proteção transparentes em policarbonato e álcool gel para pele e superfícies também fazem parte do carregamento de EPIs que vêm sendo recebidos e destinados às 19 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). As regionais fazem a entrega aos municípios, responsáveis pelos prestadores de serviços de saúde junto à população do estado.

  • 2ª fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe já começou

    Caminhoneiros e agentes portuários estão no grupo prioritário Caminhoneiros e trabalhadores portuários de todo o Brasil entram como grupo prioritário na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril. Serão distribuídos 2 milhões de doses da vacina para todo o país. Esses trabalhadores podem se vacinar em qualquer parte do país, independentemente do município e do estado em que residem. A essas duas categorias se juntam motoristas de transporte coletivo, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento e povos indígenas. O Ministério da Infraestrutura solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão dessas categorias, que atuam em atividades essenciais ou ações de prevenção e combate à Covid-19. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, explica. “Essa vacinação será feita nos postos de saúde, incluindo as cidades portuárias. E o caminhoneiro poderá se vacinar em qualquer posto de saúde do Brasil, se identificando por meio da carteira de trabalho, carteira do sindicato, da cooperativa ou de seu registro de transportador de cargas. Também pode apresentar carteira de habilitação C, D e E”. Segundo o então ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, o objetivo é atender quase que a totalidade desses grupos durante a campanha de vacinação. “A meta é atender, pelo menos, 90% de todo esse público prioritário em todas as fases da campanha”. O Ministério da Saúde lembra que a vacina contra Influenza não age contra a Covid-19, mas protege contra os três tipos de gripe mais comuns registradas no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Dessa forma, ajuda os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico do coronavírus, já que os sintomas são semelhantes aos da gripe. Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, Graciele Possenti, na primeira etapa da campanha de vacinação foram vacinados 100% dos profissionais de saúde e 85,30% da população idosa do município. Ppor isso, ela afirma que os idosos que ainda não se vacinaram devem aproveitar essa segunda etapa e se vacinarem. O local da vacinação é no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, pelo amplo espaço, sem necessidade de aglomerações. A vacinação também está sendo neste local para evitar que idosos e população em geral entre em contato com pessoas que procuram as unidades básicas de saúde para tratar problemas de doença. O horário é das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio dia.

  • Lions Clube de Getúlio Vargas doa máscaras à prefeituras e Hospital São Roque

    Face Shields ajudarão os profissionais da saúde no combate ao coronavírus O Lions Clube de Getúlio Vargas, que faz parte do distrito LD-7, doou 130 Face Shields (máscaras faciais), que serão utilizados por profissionais de saúde de Getúlio Vargas e Estação. Na segunda-feira (13) foram entregues 70 máscaras para o Hospital São Roque de Getúlio Vargas; 70 máscaras de proteção facial para a Prefeitura de Getúlio Vargas; e 30 máscaras para a Prefeitura de Estação

  • Facebook não fará eventos antes de junho de 2021 para evitar contágio do COVID-19

    Funcionários não voltarão para a empresa até pelo menos o fim de maio A pandemia do novo coronavírus tem feito com que diversos grandes eventos sejam adiados ou cancelados. No Brasil, o Lollapalooza teve sua edição de 2020 adiada para dezembro, por exemplo. O efeito da pandemia, porém, é mundial, e impacta em todos os mercados. O Facebook, então, decidiu tomar uma medida importante para evitar problemas com o vírus: não realizará nenhum evento presencial pelo menos até junho de 2021. A empresa de Mark Zuckerberg também confirmou que, pelo menos até o fim de maio, nenhum funcionário poderá voltar ao escritório da empresa. A data, porém, ainda é provisória, e ainda é possível que quem trabalhe no Facebook demore ainda mais para retornar ao seu ofício. A notícia foi compartilhada pelo próprio Zuckerberg, em seu perfil pessoal. “A orientação de especialistas é que não é aconselhável que grandes grupos se reunam por um tempo. Diante desse fato, estamos cancelando todos os eventos presenciais que planejamos e que tenham 50 ou mais pessoas envolvidas e que estejam programados para até junho de 2021”, afirma o fundador e CEO do Facebook. Outra grande empresa americana seguiu rumo parecido. A Microsoft confirmou, recentemente, que todos os seus eventos programados para até julho de 2021 serão totalmente digitais. De apresentações internas a feitas e exposições importantes como a CES e a Computex, a Microsoft não terá nenhuma participação física em qualquer um dos eventos.

  • Ministério da Saúde compra mais 4,3 mil respiradores nacionais

    Getúlio Vargas possui cinco respiradores prontos para serem utilizados em caso de necessidade O Ministério da Saúde assinou mais um contrato para aquisição de ventiladores mecânicos produzidos no Brasil. A empresa Intermed Equipamento Médico Hospitalar vai fornecer 4,3 mil aparelhos, essenciais nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) que têm pacientes infectados com o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, durante entrevista coletiva. O secretário lembra que os equipamentos são essenciais desde o início da emergência em saúde pública pela pandemia do coronavírus. E destaca que o mercado nacional tem se esforçado no momento em que as importações estão complicadas. Vamos acompanhar. “Um item importante são os respiradores. Hoje, o Ministério da Saúde assinou contrato para aquisição de mais 4,5 mil respiradores com a Intermed. É o segundo contrato que o Ministério assina com a produção nacional, totalizando 11 mil ventiladores adquiridos para o enfrentamento da Covid-19”. O primeiro contrato de aquisição com a empresa brasileira foi assinado na última semana,  com a MagnaMed, que se comprometeu a entregar 6,5 mil ventiladores mecânicos para Unidades de Terapia Intensiva de hospitais em todo o país. No final de semana, o Governo do Brasil distribuiu outros 60 respiradores para três capitais que estavam precisando ampliar, com urgência, o número de leitos de UTI para atender doentes com Covid-19. Foram distribuídos 30 respiradores para Fortaleza, 20 para Manaus e 10 para Macapá. Esses equipamentos fazem parte dos pedidos administrativos às empresas exportadoras. Gabbardo destaca que o ministério vem adotando ações necessárias para atender à emergência no país, como a instalação de novos leitos e o aparelhamento necessário. “Nós temos, hoje, 55 mil leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e estamos ampliando esse quantitativo. Estamos ampliando com mais, pelo menos, 15 mil respiradores, o que significa um terço de acréscimo de novos equipamentos. Temos ainda a possibilidade de fazer importações adicionais. Vamos tentar importar em torno de 10 mil a 15 mil respiradores. Se for possível, vamos acrescentar em torno de 30 mil respiradores, 30 mil leitos de UTI à capacidade existente hoje.” O Brasil possui atualmente 65.411 respiradores pulmonares, dos quais  46.663 estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com a necessidade, estão sendo disponibilizados em todos os estados mais leitos com todo o aparelhamento necessário, como respiradores. Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.

  • Lançada ferramenta para auxiliar empregadores e funcionários em acordos

    “Calculadora MP 936” permite verificar valores de salários, do benefício emergencial e de ajuda compensatória nos casos previstos em lei Para ajudar os empresários em meio à pandemia de covid-19, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou a “Calculadora MP 936”. A ferramenta permite que empregadores e trabalhadores possam fazer simulações de acordos de redução de jornada e salário, de acordo com as possibilidades previstas no texto que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, em vigor desde dois de abril. Após preencher os dados solicitados na plataforma, os empresários recebem informações sobre a quantia a que o empregado tem direito. São informados, por exemplo, o valor da ajuda compensatória, no casos previstos em lei, e quanto o trabalhador receberá de benefício emergencial do governo. O presidente do Conselho de Relações do Trabalho da CNI, Alexandre Furlan, afirma que a calculadora é uma forma gratuita e segura que os empresários passam a ter para facilitar os cálculos e se manterem legalmente amparados. Reforça ainda que as condições especiais de trabalho previstas na MP 936 pretendem evitar demissões em massa e a falência de estabelecimentos comerciais. “A medida abre espaço para que as empresas possam efetuar ajustes necessários para a preservação dos empregos e a sustentabilidade de seus negócios. É importante que as empresas avaliem, caso a caso, os instrumentos que podem adotar, observadas suas peculiaridades e casos concretos, já que as alternativas trazidas na MP oferecem instrumentos para que as empresas possam tomar medidas adequadas”, pontua. A MP 936 também traz a opção de suspensão do contrato de trabalho de seus empregados para empresas que passam por dificuldades econômicas em função da pandemia do novo coronavírus. O valor que os empregados têm direito nesse caso também pode ser checado na Calculadora MP 936. O empresário Mário Guimarães, dono de uma fábrica de peças de vestuário, como calças jeans e casacos, em Curitiba, emprega 130 funcionários direta ou indiretamente. Por conta da pandemia, ele concedeu férias coletivas aos seus funcionários, alternativa prevista na MP 936 e adotada por 19% das indústrias brasileiras neste momento de crise, segundo levantamento da CNI. “Demos férias coletivas a todos os funcionários. Nós arcamos com todo o custo disso. A gente veio de um período ruim para o ramo do vestuário. Nós viemos de férias coletivas do dia 15 de dezembro ao dia 15 de janeiro. Janeiro e fevereiro são meses sazonais para nós, muito ruins de vendas no ramo de vestuário”, aponta. A estimativa do empresário é que 40 mil peças prontas que seriam comercializadas durante o inverno, período de maior procura, estão paradas no estoque. Com fábrica fechada, depósito cheio e sem compradores, manter as contas em dia é a principal preocupação de Mário Guimarães. “Muitos clientes querem devolver as mercadorias. Isso vai dar um baque muito grande no caixa da empresa. No momento, nós estamos pensando em preservar o nosso quadro de pessoal”, garante. Segundo o Ministério da Economia, mais de 1,7 milhão empregos foram preservados no país, até 15 de abril, por meio de acordos firmados com base no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Esse número de acordos foi contabilizado pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Entre outros pontos, o programa prevê a concessão do benefício emergencial aos trabalhadores que tiverem jornada reduzida ou contrato suspenso e ainda auxílio emergencial para trabalhadores intermitentes com contrato de trabalho formalizado, nos termos da MP 936. O valor do benefício emergencial terá como base de cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito. Para os casos de redução de jornada de trabalho e de salário, será pago o percentual do seguro-desemprego equivalente ao percentual da redução. O governo federal projeta que o investimento total seja de R$ 51,2 bilhões. Acesse o serviço aqui.

  • SAMU de Getúlio Vargas recebe nova ambulância

    A Prefeitura de Getúlio Vargas adquiriu mais um veículo para compor a frota municipal, destinado à Secretaria da Fazenda para melhor atender as demandas da municipalidade. Trata-se de um Fox 2020, no valor de R$ 53.990,00. O SAMU de Getúlio Vargas recebeu uma nova ambulância do Ministério da Saúde, dentro do projeto de renovação de 100% da frota com mais de cinco anos de uso, até 2020. Do início de 2019 até agora, 528 municípios em todas as Unidades Federativas foram contemplados, levando o SAMU 192 a 3.703 municípios em todo Brasil. Com a aquisição das novas ambulâncias, o Ministério da Saúde distribuiu este ano 1.061 novas ambulâncias do SAMU 192, sendo: 796 para renovação de frota, 265 para expansão ou implantação do serviço, com investimento federal de R$ 198,8 milhões, totalizando 1.519 ambulâncias. Na prática, a iniciativa coloca 3.908 ambulâncias à serviço da população, que conta ainda com 261 motolâncias, 12 equipes de embarcação, 15 equipes aeromédicas e 191 centrais de regulação distribuídas em todos os estados. SAMU 192 O objetivo do SAMU 192, que funciona 24h por dia, é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência, como hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPA), para atendimentos clínicos, cirúrgicos, obstétricos, entre outros, evitando sofrimento, sequelas ou mesmo a morte. O acionamento do SAMU se dá pela ligação gratuita à Central de Regulação de Urgências, pelo número 192. A partir do atendimento, as equipes formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas são destacados para prestar o atendimento.

  • Segunda fase de vacinação contra gripe começa nesta quinta com novo grupo prioritário

    A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social informa a comunidade que a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quinta-feira, 16 de abril, e traz como principal novidade a inclusão de caminhoneiros e motoristas de transportes coletivo ao grupo prioritário, que ainda nesta etapa integra doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. As duas categorias foram incluídas porque, prestando serviços essenciais, estão mais expostas ao coronavírus. Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, esta vacina auxilia os profissionais de saúde a excluírem o diagnóstico da gripe, já que as duas enfermidades apresentam sintomas parecidos, permitindo chegar mais rapidamente à identificação do coronavírus. Outra vantagem é reduzir a procura pelos serviços de saúde. Os professores ficaram para a terceira fase da campanha, de 9 a 22 de maio, já que as aulas estão suspensas. Segundo a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, na primeira etapa da campanha de vacinação foram vacinados 100% dos profissionais de saúde e 85,30% da população idosa do município. Por isso, ela afirma que os idosos que ainda não se vacinaram devem aproveitar essa segunda etapa e se vacinarem. O local da vacinação é no Centro de Convivência dos Idosos Natalício José Botolli, pelo amplo espaço, sem necessidade de aglomerações. A vacinação também está sendo neste local para evitar que idosos e população em geral entre em contato com pessoas que procuram as Unidades Básicas de Saúde para tratar problemas de doença. O horário é das 7h30min às 17h, sem fechar ao meio dia. TERCEIRA FASE .A terceira fase da vacinação contra a gripe ainda inclui: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; grávidas; mães no pós-parto; população indígena; pessoas acima de 55 anos; e pessoas com deficiência. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de abril para março, para proteger os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A primeira fase começou no dia 23 de março e incluiu os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar pelo menos 90% de cada um desses grupos até 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação será em 9 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, no ano passado, o país registrou 5.800 casos e 1.122 óbitos pelos três tipos de influenza. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no Hemisfério Sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e o subtipo da Influenza A (H3N2).

  • Automóvel Clube de Estação destaca ações para manter etapas do Brasileiro e Gaúcho de rali em 2020

    Competições seguem paradas devido a pandemia do coronavírus A cidade de Estação sediaria neste final de semana, 17 a 19 de abril, a segunda etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade e a prova de abertura do Gaúcho. Porém, devido as diversas ações que estão sendo realizadas no Brasil para a prevenção e combate ao coronavírus (Covid-19), as competições de automobilismo no país estão suspensas. O presidente do Automóvel Clube de Estação (ACE), entidade promotora da etapa que aconteceria nesta semana, no RS, Leandro Rosa, salienta que o Clube vem analisando todos os possíveis cenários para a realização da etapa em um novo momento dentro desta temporada. "Estamos aguardando os próximos passos, as decisões que estarão vindo da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), da Federação Gaúcha, para juntos chegarmos a um entendimento sobre quando fazer a nossa prova", destaca. "Estamos nos reunindo enquanto diretoria para tentarmos entender de que maneira podemos manter a prova. Estamos trabalhando com planos 'B' para que a prova aconteça. Temos previsão positiva de que haverá sequência da temporada de ralis, passando os principais efeitos desta pandemia do coronavírus", amplia Leandro. "Toda nossa equipe estava trabalhando muito, bastante empenhada, para que pudéssemos ter mais um grande evento em Estação. Infelizmente esta pandemia nos pegou de surpresa, precisamos nos proteger e agora vamos aguardar o transcorrer das ações de prevenção à doença para sabermos quando poderemos realizar a prova", acrescenta o presidente do ACE. Ele ressalta ainda que o Clube é responsável também pela etapa de Ipiranga do Sul, prova que valerá pelo Campeonato Gaúcho. "Nosso objetivo é trabalhar para que os dois eventos sejam contemplados neste ano", acrescenta Leandro. José Haroldo Scipião Borges, presidente da Comissão Nacional de Rally (CNR), órgão ligado a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), disse esta semana que reuniões virtuais estão sendo realizadas com a Diretoria da CBA toda semana. "Por último, fui informado que nossa comissão de Saúde que tem como Presidente o doutor Dino Altman, que neste mês, pelo menos até o dia 30, não teremos nenhuma decisão com relação ao retorno dos eventos automobilísticos. Esperamos que no início de maio a comissão Médica da CBA nos der maiores informações. Independente destas informações, alguns promotores e Federações Estaduais já se manifestaram em relação a alguns eventos de rali", completa.

  • Ministro da Saúde já avisou à equipe que espera ser demitido ainda nesta semana

    Ministro intensificou a entrega de algumas promessas da pasta, como o envio de respiradores, para não deixar o ministério acusado de má gestão O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já avisou à equipe que espera ser demitido ainda nesta semana. No contra-ataque, o ministro intensificou a entrega de algumas promessas da pasta, como o envio de respiradores, para não deixar o ministério acusado de má gestão. Para o lugar dele, o Planalto passou a avaliar o nome do secretário-executivo, João Gabbardo, que é mais próximo do grupo político do ministro Onyx Lorenzoni e do deputado federal Osmar Terra. “A saída seria colocar alguém que já está dentro do processo, já é conhecido. Seria a saída menos traumática”, afirmou uma fonte que acompanha as tratativas. Gabbardo foi secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, cargo já ocupado por Terra, com quem trabalhou também. Eles são gaúchos, assim como Lorenzoni. Atualmente, quando Mandetta viaja ou por outro motivo não possa comparecer nas reuniões e entrevistas, Gabbardo é quem sempre o substitui. As apostas estão lançadas. Bolsonaro também recebeu sugestão de escolher uma mulher para o comando do ministério da Saúde. Fonte: O Sul

  • Clubes das Séries A e B decidem ampliar férias de jogadores por mais 10 dias

    O retorno das atividades das equipes, antes programada para o dia 21 de abril, passa para o dia primeiro de maio Em reunião realizada por videoconferência nesta terça-feira (14), a Comissão Nacional de Clubes (CNC) decidiu ampliar as férias de atletas de equipes de futebol das Séries A e B do Campeonato Brasileiro por mais dez dias devido à pandemia do novo coronavírus. O retorno das atividades, antes programada para o dia 21 de abril, passa para o dia primeiro de maio. O encontro contou com a participação de representantes de clubes da primeira e segunda divisão do futebol brasileiro. Segundo a CNC, Flamengo, Vasco e Botafogo não concordaram com a medida e optaram por não ampliar as férias dos atletas. Os clubes alegaram que aguardam “o resultado de estudos objetivando um possível retorno do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro no mês de maio, desde que isso não prejudique o calendário do futebol nacional”. Em nota divulgada após a reunião, a Comissão Nacional de Clubes que a medida tem “o objetivo de preservar o calendário do futebol brasileiro e todas as suas competições (Estaduais, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro)”.

  • Segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta quinta-feira (16)

    O Ministério da Saúde informou que, até a última segunda-feira (13), 18,9 milhões de idosos (90,66%) já tinham sido vacinados contra a gripe no país, ultrapassando a meta de 90% de cobertura para esse público. Nessa primeira fase da campanha também foram vacinados 3,8 milhões (75,5% da meta) de trabalhadores da saúde. Na quinta-feira (16), começa a segunda etapa da vacinação contra a gripe. Para esta fase, o governo antecipou a vacinação dos povos indígenas, que seriam contemplados na terceira etapa, que começa em 9 de maio. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi necessária pela vulnerabilidade para adoecimento e complicações por gripe dessa população. Assim como os motoristas e cobradores de transporte coletivo, que somam quase 700 mil profissionais no Brasil, e também serão vacinados a partir desta quinta-feira. “O transporte e a entrega de cargas são serviços essenciais durante a pandemia de covid-19. Por isso, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivo, além de trabalhadores portuários se juntam ao grupo prioritário da segunda fase da campanha”, informou o ministério. Profissionais dessas três categorias devem buscar a vacina em qualquer serviço público de vacinação do país, independente do seu estado de residência, pois transitam em todo o Brasil. Para comprovação, o Ministério da Saúde recomenda a apresentação de algum documento, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação categorias C ou E. Com as alterações, os professores, que seriam contemplados nessa fase, passam a integrar o grupo prioritário da terceira etapa, tendo em vista que as aulas estão suspensas. Também integram o público da segunda fase, doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população carcerária e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em unidades socioeducativas. A campanha foi iniciada no dia 23 de março, antecipando a vacinação dos idosos e trabalhadores da saúde, como ação de enfrentamento à pandemia. Esta vacina não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, segundo o Ministério da Saúde, auxiliará os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico da gripe, já que os sintomas são parecidos, para chegar mais rapidamente a conclusão do diagnóstico de coronavírus. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. A terceira fase da campanha ocorrerá a partir de 9 de maio, para professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas acima de 55 anos e pessoas com deficiência. A campanha segue até 22 de maio para todos do público-alvo. A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio. Em 2020, até o dia 6 de abril, foram registrados 853 casos de influenza (gripe) em todo o país, com 100 mortes.

  • Acidente de trânsito é registrado na ERS-135 na noite da última terça-feira (14)

    Um acidente de trânsito envolvendo um caminhão e um automóvel deixou uma pessoa ferida e mobilizou equipes de socorro na noite desta terça-feira (14) na ERS 135 entre Sertão e Getúlio Vargas. Um automóvel Volkswagen Polo com placas de Sertão e um caminhão se envolveram em um acidente de trânsito com grandes danos materiais na ERS-135 em Sertão. Conforme apurado, os dois veículos se envolveram em um acidente em um trecho com três faixas, no Km 31 da rodovia. O motorista e o único ocupante do automóvel foi socorrido pela ambulância do SAMU e encaminhado para o hospital São Roque de Getúlio Vargas para atendimento médico-hospitalar. Ele sofreu ferimentos nas pernas e não corre risco de morte. O motorista do caminhão não se feriu e assinou um termo de recusa de atendimento das equipes de Socorro. O trânsito foi interrompido em meia pista durante o atendimento a ocorrência. Equipes de Socorro da EGR, do SAMU, do corpo de bombeiros de Getúlio Vargas e a Polícia Rodoviária Estadual de Coxilha foram deslocados para o atendimento a ocorrência. Fonte: Rádio Uirapuru

BUSCA PELO SITE

bottom of page