top of page

12798 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Novo app ajuda indecisos a escolherem filmes na Netflix e Amazon

    Sugerir filmes e séries para assinantes de serviços de streaming que estão em dúvida sobre o que assistir. Esta é a principal função do app Chippu, lançado na última sexta-feira (22), com versões para Android e iOS. O novo aplicativo mescla o uso de inteligência artificial com curadoria humana para dar dicas aos usuários indecisos, que não sabem qual produção escolher para ver, em meio às milhares de opções disponíveis em plataformas como Netflix, Google Play, iTunes e Amazon Prime Video. Após responder a perguntas sobre as suas preferências, o usuário pode ter acesso às dicas de duas maneiras. Se optar pelo algoritmo, é necessário informar o gênero preferido e uma característica específica, para receber a indicação. Junto com a sugestão, também vem a sinopse, detalhes sobre a produção (elenco, duração etc) e o serviço em que ela está disponível. Já no caso da curadoria humana, os títulos são sugeridos pela equipe do jornalista Thiago Romariz, um dos criadores do app, também com base nas respostas do usuário. E se você já tiver assistido à sugestão, é possível solicitar outra dica. Com o tempo, o sistema é capaz de saber quais títulos foram vistos, para trazer indicações inéditas. Atualização trará novidades Neste primeiro momento, o app Chippu está apresentando apenas sugestões de filmes. Mas em breve, ele terá uma atualização, que permitirá também obter dicas de séries para assistir, contando com tratamento diferenciado em relação às indicações de longas. Outra novidade que deve surgir, em versões futuras do serviço, é a expansão para outras plataformas, além dos quatro serviços de streaming parceiros do app, atualmente. Além disso, os responsáveis pela plataforma planejam contar com dicas para TV e permitir aos usuários comentar e dar notas sobre os títulos assistidos. A versão inicial do Chippu está disponível na Google Play e na App Store. Fonte: Tecmundo

  • Petrobras aumenta o preço da gasolina nas refinarias pela quarta vez neste em maio

    O repasse do aumento nas refinarias para o consumidor final não é imediato A Petrobras aumenta em 5% o preço da gasolina nas refinarias nesta quarta-feira (27). Já o valor do diesel sobe 7%, informou a estatal. Esse é o quarto aumento no preço da gasolina neste mês, em meio a uma recuperação nos valores do petróleo, que influenciam os reajustes da companhia. Com isso, o combustível acumula alta de 45% nas refinarias em maio. No caso do diesel, esse é o segundo reajuste neste mês. No dia 18, o preço já havia sido reajustado em 8%. O repasse dos aumentos nas refinarias para o consumidor final não é imediato e depende dos donos de postos de combustíveis, que avaliam fatores como a margem de lucro e os impostos.

  • Após mãe dizer que deu remédio, laudo aponta estrangulamento em morte de menino de 11 anos

    Corpo de Rafael Mateus Winques foi encontrado na segunda-feira (25) após mãe ter mostrado à polícia onde deixou o cadáver. Ela alega que deu medicamentos para o filho se acalmar. Laudo foi divulgado na manhã desta terça (26) O laudo do Posto Médico-Legal de Carazinho concluiu que o menino Rafael Winques, de 11 anos, morreu por asfixia mecânica por estrangulamento em Planalto, na Região Norte do estado. A informação é do Instituto-Geral de Perícias. A mãe da criança, Alexandra Dougokenski, contou à polícia, na segunda-feira (25), que o filho morreu após dar medicamentos para ele se acalmar. De acordo com o delegado delegado Joerberth Nunes, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), a mulher confessou o crime durante depoimento à polícia. "Teria dado dois comprimidos de Diazepam para que ele dormisse com tranquilidade. Na madrugada, ela teria acordado e verificado, segundo ela, que a criança estava morta. Como que ela tinha a certeza que a criança estaria morta e não apenas desmaiada? Ela enrolou a criança no lençol, colocou fios em alguma parte do corpo e foi arrastando, segundo ela, até a residência ao lado", afirma o delegado. Na manhã desta terça (26), a Polícia Civil informou que investiga a motivação e se mais alguém teve participação no crime. O corpo de Rafael foi encontrado no final da tarde de segunda após a mãe ter revelado onde deixou o cadáver. "A motivação do crime é uma incógnita. Até o momento, todos os depoimentos coletados, nenhum indica qualquer desavença dessa mãe com esse filho. Isso torna o caso ainda mais complexo, mas certamente a Polícia Civil vai responder todas as perguntas", disse o delegado. A mulher foi presa temporariamente, e já está no sistema penitenciário. A Polícia Civil pode pedir a prisão preventiva dela. Perícia na casa O Instituto Geral de Perícias (IGP) de Passo Fundo fez testes com luminol, que revela a presença de sangue, na sexta-feira (22), na residência onde o menino residia com a mãe, na casa da avó dele e também em um carro que estava na casa da mãe. Conforme a perícia, foram encontrados vestígios do que parece ser sangue no veículo, que foram colhidos e enviados para análise em Porto Alegre, para confirmar se é sangue humano. O IGP e a polícia aguardam os resultados. O caso Rafael desapareceu em 15 de maio, quando foi dormir e, na manhã seguinte, não estava mais em casa. A residência onde o menino mora com a mãe e um irmão de 16 anos não possuía sinais de arrombamento no dia do sumiço. Inicialmente, a mãe disse que havia levado uma coberta para o menino antes de dormir, e pensou que ele havia saído pela manhã. A polícia ouviu ainda o depoimento de familiares, vizinhos e outras pessoas para compreender a dinâmica familiar e a personalidade do menino. Câmeras de monitoramento da cidade foram analisadas. O celular de Rafael foi levado à perícia para verificar possíveis dados apagados. Fonte: G1 RS

  • Cirau realiza licitação para aquisição de testes rápidos de Covid-19

    O Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) finalizou, nesta segunda feira (25), a Ata de Registro de Preços nº 008/2020, do processo de licitação na modalidade Cotação Eletrônica para aquisição de testes rápidos específicos para diagnósticos da Covid-19. Inicialmente o preço de referência era de R$ 123,98. Durante o processo, cinco empresas participaram da disputada a qual foi vencida pela empresa INOVAMED de Erechim que apresentou toda documentação exigida. O valor final de cada teste ficou em R$ 89,50. Os testes poderão ser adquiridos pelos municípios que compõem o CIRAU e também para os demais que fazem parte da AMAU. O Consórcio sempre busca contemplar as demandas dos municípios e, em especial, buscar meios para que os municípios possam ter economia em suas aquisições. Salienta-se aqui e, neste caso específico, uma redução de 27,81% em comparação ao preço inicial, ou seja, uma economia para os municípios de R$ 34,48 por teste rápido. A empresa está com os testes em estoque que podem ser adquiridos e entregues imediatamente aos municípios.

  • Cadeirante mudo tenta assaltar relojoaria em Canela [vídeo]

    Uma tentativa de assalto chamou atenção na tarde de segunda-feira (25) em Canela, na Serra Gaúcha. Um jovem cadeirante, de 19 anos, tentou assaltar uma relojoaria com uma arma de plástico nos pés. Segundo a Polícia Civil, o homem que é mudo e não tem o movimento das mãos, teria chegado no estabelecimento com um bilhete onde ordenava que o proprietário não chamasse atenção e entregasse “tudo”. Além da arma de brinquedo, ele tinha uma faca enrolada na cadeira de rodas. Um funcionário da loja, que fica no Centro da cidade, avisou a polícia, que chegou ao local e conduziu o jovem para registro da ocorrência. Ele prestou depoimento com a ajuda de um familiar, e foi liberado. O jovem não possui antecedentes criminais. Ele vai responder por tentativa de roubo.

  • Senado proíbe corte de luz em véspera de fim de semana e feriado

    O Senado aprovou, nesta segunda-feira (25), um projeto de lei (PL) que proíbe o corte de luz por falta de pagamento em vésperas do fim de semana. O projeto havia sido aprovado no Senado em dezembro de 2019. Em seguida, foi aprovado na Câmara dos Deputados, onde sofreu alterações, voltou ao Senado e agora foi aprovado em definitivo. O projeto vai agora a sanção presidencial. A relatora do projeto, Kátia Abreu (PP-TO), comentou a postura das companhias de energia, que não religam a luz nos fins de semana, mesmo quando a dívida é paga. “Parece que é maldade: corta na sexta, e a família só vai ter a luz de novo na segunda-feira, mesmo que ela tenha o dinheiro para religar a luz.” O projeto também obriga a companhia fornecedora de energia a notificar o cidadão antes de realizar o corte por falta de pagamento. “Se a empresa de energia cortar a luz sem notificação, ela terá que pagar até o dobro do valor daquela conta”, disse Kátia. A aprovação do projeto foi fruto de um acordo entre a liderança do governo, representada pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE), e a relatora. O acordo diz respeito à taxa de religação. O projeto original visava a vedação da taxa. Segundo Kátia Abreu, os valores vão de R$ 7 a até R$ 104. Já a taxa de religação urgente pode chegar s até R$ 261. Os estados onde a taxa é mais alta são Minas Gerais e Amapá. A relatora criticou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por não interferir na cobrança de taxas tão altas para religar a energia. “O cidadão já tem a vergonha de cortar a energia por falta de dinheiro. Agora, pagar um preço de religação urgente de R$ 190 a R$ 261? Eu não sei o que a Aneel está fazendo. Agência serve para isso, para regular preço, tarifas.” Bezerra propôs que a Aneel faça a regulação dos valores. Uma audiência pública com representantes da agência reguladora faz parte do acordo. A partir daí, os senadores aguardariam um prazo para verificar as providências. Com o acordo, o projeto foi aprovado de forma unânime. “Não podemos mais aceitar preços tão variados para essa taxa de religação. A variação de preço está muito fora de parâmetro. Vamos chamar uma audiência pública com a Aneel, propor que ela, pela autorregulação, dê um basta às tarifas abusivas”, disse o líder do governo. Bezerra acrescentou que, se a Aneel não tomar providências em um prazo considerado adequado, o governo apoiará um novo projeto de lei estabelecendo limites para essas tarifas. Fonte: Agência Brasil

  • Justiça aceita pedido de prisão temporária à mãe que confessou ter matado o filho em Planalto

    Menino de 11 anos estava desaparecido desde o dia 15 de maio; Mãe confessou, na última segunda-feira (25) que matou a criança A Chefe de Polícia do RS, Nadine Anflor, confirmou que a Justiça aceitou o pedido de prisão temporária expedido contra Alexandra Dougokenski, mãe de Rafael Mateus Winques (11) anos. Ela confessou, na última segunda-feira (25), que matou o próprio filho e apontou à Polícia a localização do corpo do menino. O fato aconteceu em Planalto, a cerca de 150km de Getúlio Vargas. O corpo de Rafael foi encontrado em uma casa abandonada perto de onde o menino morava. Em entrevista à Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, a Chefe de Polícia disse que os investigadores chegaram ao local do corpo após Alexandra confessar o crime e apontar onde deixou o cadáver do filho. A mãe afirmou que matou o filho sem intenção ao dar uma medicação ao menino que, segundo ela, estava "muito nervoso". "Ela é investigada agora dentro do inquérito policial, está passando por interrogatório. Então, ela está sendo indiciada neste momento. Não sei se já chegou ao poder Judiciário, mas deve estar chegando em breve a representação da prisão dessa mãe pelo crime de homicídio", disse Nedine Anflor ao veículo de comunicação da capital. Com a determinação da Justiça, a mulher será encaminhada ao sistema prisional.

  • Estação tem mais um caso de Covid-19 e confirmações chegam a 12

    A Secretaria da Saúde do Município de Estação, juntamente com o Comitê Municipal de Epidemiológico, informa um novo caso de Coronavírus. Trata-se de um munícipe de 42 anos que se encontra-se em isolamento domiciliar, pois apresenta sintomas leves. Casos O município de Estação teve seus dois primeiros casos da doença registrados no dia 6/maio. De lá pra cá, a Prefeitura tem divulgado, quase diariamente, boletim informativo com atualizações sobre o novo coronavírus. 6/maio - dois casos confirmados - um homem de 47 anos e uma mulher de 30 anos, ambos trabalhadores de uma empresa de Tapejara; 8/maio - dois casos confirmados (total: 4) - um munícipe de 32 anos que trabalha em uma empresa de Passo Fundo e uma jovem de 18 anos que trabalha em uma empresa de Tapejara; 11/maio - dois casos confirmados (total: 6) - uma munícipe de 34 anos que trabalha em uma empresa em Tapejara, e outro munícipe de 34 anos que trabalha em uma empresa em Estação, porém sua esposa trabalha em Passo Fundo; 13/maio - dois casos confirmados (total: 8) - um munícipe de 47 anos que trabalha em uma empresa de Estação e outra munícipe de 40 anos que trabalha em uma empresa de Tapejara; 15/maio - um caso confirmado (total: 9) - um munícipe de 37 anos, que trabalha em uma empresa de Estação, porém teve contato domiciliar com caso já confirmado para Covid-19; 19/maio - um caso confirmado (total: 10) - uma munícipe de 46 anos, que trabalha em uma empresa no município de Estação, porém, teve contato direto/domiciliar com caso positivo para Covid-19. 22/maio - um caso confirmado (total 11) - uma jovem de 24 anos, com sintomas leves e encontra-se em casa de quarentena; 25/maio - um caso confirmado (total 12) - munícipe de 42 anos que se encontra-se em isolamento domiciliar, pois apresenta sintomas leves.

  • Paulo Miranda, do Grêmio, e Moisés, do Inter, pegam quatro jogos de suspensão por briga em Gre-Nal

    Clássico foi o primeiro da história na Libertadores Enfim, o Tribunal Disciplinar da Conmebol notificou Grêmio e Inter sobre as punições impostas aos oito jogadores envolvidos na briga do Gre-Nal da Libertadores, que terminou empatado em 0 a 0 na Arena, em março. Os gremistas Paulo Miranda, Pepê, Luciano e Caio Henrique e os colorados Moisés, Cuesta, Praxedes e Edenílson receberam cartão vermelho na partida. As punições mais pesadas foram impostas a Paulo Miranda e Moisés, ambos suspensos por quatro jogos e multados em US$ 3 mil. Luciano e Edenílson receberam gancho de três partidas e também multa de US$ 3 mil. Pepê, Caio Henrique, Praxedes e Cuesta ficaram com a suspensão automática de um jogo e pagarão multa de US$ 1,5 mil. De acordo com o regulamento da Conmebol, somente punições acima de três partidas cabem recurso. Ou seja, Grêmio e Inter apenas poderiam recorrer às penas de Paulo Miranda e Moisés, respectivamente. O Tricolor adianta que não tentará reverter a suspensão. O Colorado irá avaliar o caso durante o fim de semana, mas deve tentar o recurso. As punições Grêmio Paulo Miranda - quatro jogos de suspensão e multa de US$ 3 mil Luciano - três jogos de suspensão e multa de US$ 3 mil Caio Henrique - suspensão automática de um jogo e multa de US$ 1,5 mil Pepê - suspensão automática de um jogo e multa de US$ 1,5 mil Inter Moisés - quatro jogos de suspensão e multa de US$ 3 mil Edenílson - três jogos de suspensão e multa de US$ 3 mil Praxedes - suspensão automática de um jogo e multa de US$ 1,5 mil Cuesta - suspensão automática de um jogo e multa de US$ 1,5 mil O primeiro Gre-Nal da história da Libertadores virou o segundo jogo com mais expulsões na história da competição - foram oito, quatro para cada lado. A briga explodiu aos 40 minutos do segundo tempo após uma dividida entre Moisés e Pepê perto da linha lateral. Os atletas se estranharam e trocaram xingamentos. Em vez de conter os ânimos, titulares e reservas colocaram mais lenha da fogueira e iniciaram uma confusão generalizada. Os dois que iniciaram a briga foram expulsos, assim como Edenilson e Luciano, que trocaram as primeiras agressões. Perto do reinício do jogo, Paulo Miranda foi para cima do lateral-esquerdo colorado, este já expulso, que revidou. A partir daí, a pancadaria foi descontrolada, com socos e chutes dos dois lados. O árbitro Fernando Rapallini deu cartão vermelho para Cuesta e Praxedes, do lado do Inter, além de Caio Henrique e Paulo Miranda, do lado gremista. Inter e Grêmio dividem a liderança do Grupo E da Libertadores. Ambos têm quatro pontos, mas o Colorado leva vantagem no saldo de gols (3 a 2). O torneio está paralisado por conta da pandemia de coronavírus e sem previsão de ser retomado. Fonte: Globoesporte

  • Programa Troca-Troca para a safra 2020/2021 beneficia produtor

    Agricultor conseguirá redução de 12,5% nos valores de sementes O programa Troca-Troca de Sementes tem novidades neste ano. Em um esforço concentrado da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), e após negociação com empresas, o valor das sementes de milho e sorgo teve redução de 12,5% em relação ao ano passado. Além do subsídio de 28% no valor das sementes para os financiamentos. Com essas ações, a secretaria beneficia o agricultor com um custo menor para a produção e amplia a capacidade de atendimento, um maior volume total de sementes, o que resultará em ampliação na área plantada no Estado com sementes do programa. Outra novidade é a cartilha com orientações técnicas para que cada produtor escolha a semente mais adequada para sua lavoura. Os pedidos para milho e sorgo da safra 2020/2021, etapas 1 e 2, poderão ser encaminhados pelas entidades no site do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Produtores Rurais (Feaper), respeitando o limite máximo de quatro sacas de milho ou sorgo por agricultor. "Nesse momento tão difícil, no qual essa grave crise de saúde pública reflete fortemente na economia, conseguimos garantir essa redução significativa nos valores das sementes para nossos produtores rurais através desse esforço coletivo entre o governo e as empresas", disse o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. O período em que o sistema ficará aberto para pedidos de sementes será de 25 de maio a 5 de junho, para a safra, e de 8 a 12 de junho, para a safrinha. Esta é uma das novidades deste ano: os pedidos para a safrinha serão feitos antecipadamente. A entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal, no qual as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa. Valores para a safra 2020/2021 (já aplicados o desconto do subsídio de 28% do Estado): Milho híbrido convencional: Valor da saca (sem subsídio do Estado): R$ 140 Valor da saca pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado): R$ 100,80 Milho híbrido transgênico: Valor da saca (sem subsídio do Estado): R$ 360 Valor da saca pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado): R$ 320,80 Sorgo: Valor da saca (sem subsídio do Estado): R$ 120,00 Valor da saca pago pelo agricultor (com desconto do subsídio de 28% do Estado): R$ 86,40 O agricultor efetuará o pagamento da semente da safra em 30 de abril de 2021 e da safrinha, em 20 de junho de 2021. A parcela referente à tecnologia transgênica, no caso de milho híbrido transgênico, no valor de R$ 220, deve ser paga pelo agricultor no ato do pedido, antes da entrega da semente. Serão 10 empresas fornecedoras de sementes com 53 cultivares: 21 cultivares de milho híbrido convencional; 21 cultivares de milho híbrido transgênico; 11 cultivares de sorgo. Fonte: Ascom Seadpr

  • Aposentados começam a receber 2ª parcela do 13º nesta segunda-feira (25)

    Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber a segunda parcela do 13º salário a partir desta segunda-feira (25). O pagamento vai até 5 de junho. A antecipação do 13º é uma das medidas anunciadas pelo governo para combater a crise causada pela pandemia do novo coronavírus. A data do pagamento varia de acordo com o valor e com o número final do benefício, excluindo-se o dígito. Os primeiros a receber são os que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045, em 2020). Quem ganha acima do salário mínimo receberá a partir de 1º de junho. Veja o calendário mais abaixo. A primeira parcela do 13º já foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. Os segurados receberam 50% do valor do benefício. Na segunda parte do pagamento pode haver desconto do Imposto de Renda. Segundo o INSS, 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela do 13º, o equivalente a R$ 23,8 bilhões. Têm direito ao pagamento antecipado os segurados que recebem aposentadoria, pensão, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Se o benefício está programado para acabar antes de 31 de dezembro de 2020, o segurado receberá o valor proporcional. Confira o calendário de pagamento As datas de pagamento variam conforme o valor a ser recebido e o número final do benefício, sem considerar o dígito. Por exemplo, se o número é 123.456.789 - 0, desconsidere o 0 (dígito). O número final é 9. Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.045 em 2020) Final 1: recebe em 25/5 Final 2: recebe em 26/5 Final 3: recebe em 27/5 Final 4: recebe em 28/5 Final 5: recebe em 29/5 Final 6: recebe em 1º/6 Final 7: recebe em 2/6 Final 8: recebe em 3/6 Final 9: recebe em 4/6 Final 0: recebe em 5/6 Para quem ganha acima de um salário mínimo (mais de R$ 1.045) Finais 1 e 6: recebe em 1º/6 Finais 2 e 7: recebe em 2/6 Finais 3 e 8: recebe em 3/6 Finais 4 e 9: recebe em 4/6 Finais 5 e 0: recebe em 5/6 Fonte: UOL economia

  • Cidade com mais mortes por Covid-19, Passo Fundo reabre restaurantes e shoppings nesta segunda (25)

    São 30 mortes e 485 casos confirmados da doença na cidade O Plano de Distanciamento Controlado do governo do Estado, atualizou, na tarde de sábado (23), os dados sobre a situação do coronavírus no Rio Grande do Sul. Passo Fundo, a cerca de 50km de Getúlio Vargas, se manteve com a bandeira na cor laranja. Nenhuma região do RS teve bandeira vermelha. De acordo com o calendário de retomadas definido pela prefeitura, juntamente com representantes do setor, essa classificação vai permitir a abertura de restaurantes com atendimento ao público, a partir de segunda-feira (25). O mesmo vale para os shoppings centers, com regras rígidas e limitação de horário e público. Segundo nota da prefeitura da cidade, "Regras rígidas e limitação de horário e de público deverão ser obedecidas". Quanto aos restaurantes, é vedado qualquer tipo de rodízio e o serviço de buffet deve ter uma proteção física no local dos alimentos, sem acesso pelos clientes, ou seja, os funcionários que irão servir. Ainda, a distância entre as mesas deve ser de dois metros, capacidade máxima de atender 50% do total e obrigação de fazer a capacitação dos trabalhadores. Todos os trabalhadores e frequentadores dos estabelecimentos autorizados deverão, obrigatoriamente, usar máscaras de proteção, assim como adotar as práticas de higienização. Bares ficam de fora dessa retomada, podendo funcionar apenas aqueles que trabalham como restaurantes. Os shopping centers terão horário reduzido, das 12h às 18h, com limite de funcionários e clientes em cada loja, a exemplo dos comerciantes de rua. A limitação é de 25% da capacidade de atendimento. Segue vedada a abertura de brinquedotecas ou qualquer ambiente não comercial que cause aglomeração de pessoas. Fonte: O Nacional e Prefeitura Municipal de Passo Fundo

  • A partir de junho será possível se cadastrar nos correios para auxílio emergencial

    A partir de junho, as agências dos Correios serão uma opção para quem quer fazer o cadastro para receber o auxílio emergencial do governo, benefício de R$ 600 mensais (R$ 1,2 mil para mães solteiras) pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados para amenizar os impactos do isolamento social adotado devido à pandemia do novo coronavírus. Até sábado (23), a Caixa Econômica Federal pagou R$ 60 bilhões de auxílio emergencial, somadas as primeiras e segunda parcelas. No total, 55,1 milhões de pessoas receberam a primeira parcela, enquanto a segunda parcela alcançou 30,4 milhões. Nota divulgada pelos Correios esclarece que o início da prestação de apoio das agências postais neste cadastramento será em junho, mas ainda não tem data definida. Conforme a nota, “as agências estão, nesse momento, em processo de adaptação dos sistemas para realização do serviço.” A estatal promete que “a data de início do atendimento, as formas de acesso da população e demais procedimentos serão amplamente divulgados pelos canais oficiais da empresa.” Fonte: Agência Brasil

  • Estação tem 11 casos confirmados de coronavírus

    Até o momento, foram 41 testes realizados no município O boletim epidemiológico mais recente divulgado pela secretaria da Saúde de Estação informa que a cidade tem 11 casos confirmados de Covid-19. Destes, seis já estão recuperados, ou seja, apenas cinco estão ativos. Segundo o informativo, 74 pessoas estão em isolamento domiciliar. A Prefeitura da cidade ainda deixa disponível à população um número para pessoas com suspeita da doença ou denúncia de aglomeração/descumprimento dos decretos do município de prevenção à doença: 9 9937 0732.

  • Getúlio Vargas soma nove casos confirmados de Covid-19

    Destes, sete já estão recuperados Segundo boletim epidemiológico mais recente emitido pela secretaria da Saúde de Getúlio Vargas no domingo (24), a cidade soma nove casos confirmados do novo coronavírus. Entretanto, apenas dois casos estão ativos, ou seja, sete pessoas estão recuperadas da doença. O boletim ainda informa que há um caso suspeito à espera de resultado do teste e 61 pessoas em isolamento preventivo.

  • Cloroquina aumenta risco de morte em pacientes, diz estudo

    Um estudo realizado com mais de 96 mil pacientes internados concluiu que o uso da cloroquina ou da hidroxicloroquina em pacientes do coronavírus, mesmo quando associados a outros antibióticos, aumenta o risco de morte por arritmia cardíaca em até 45% nos infectados pela covid-19. Esta é a maior pesquisa realizada até o momento sobre os efeitos que essas substâncias têm no tratamento do vírus. "Nós fomos incapazes de confirmar qualquer benefício da cloroquina ou da hidroxicloroquina em resultados de internação pela covid-19. Ambas as drogas foram associadas à diminuição de sobrevivência dos pacientes internados e a um aumento da frequência de arritmia ventricular quando usadas no tratamento da covid-19", conclui o estudo liderado pelo professor Mandeep Mehra, da Escola de Medicina de Harvard, e publicado nesta sexta-feira (21) na revista Lancet. A pesquisa foi realizada com pacientes de 671 hospitais em todo o mundo, internados entre 20 de dezembro de 2019 e 14 de abril deste ano. Das 96 mil pessoas analisadas, cerca de 15 mil foram tratadas com alguma variação ou combinação da cloroquina. Entre os pacientes que tomaram a hidroxicloroquina, houve aumento de 34% no risco de mortalidade e de 137% no risco de arritmias cardíacas graves. Quando combinada com antibióticos, a droga aumentou em até 45% o risco de morte nos pacientes e em 411% a chance de arritmia cardíaca grave. Na quarta-feira (20) o Ministério da Saúde liberou a cloroquina para todos os pacientes de covid-19. Em documento, o ministério recomendou a prescrição do medicamento desde os primeiros sinais da doença causada pelo coronavírus. Embora não haja comprovação científica da eficácia do medicamento contra a doença, o Ministério da Saúde alegou, no documento, que o Conselho Federal de Medicina autorizou recentemente que médicos receitem a seus pacientes a cloroquina e a hidroxicloroquina, uma variação da droga. O próprio presidente Jair Bolsonaro, que defende o uso do medicamento, disse que ele não tem comprovação científica de combate à doença, mas comparou a indicação medicamento à luta em uma guerra para justificar a defesa de liberá-lo para todos os pacientes. "Ainda não existe comprovação científica. Mas sendo monitorada e usada no Brasil e no mundo. Contudo, estamos em Guerra: 'Pior do que ser derrotado é a vergonha de não ter lutado'.Deus abençoe o nosso Brasil!", escreveu o presidente em redes sociais ao comentar o novo protocolo, divulgado quarta-feira (20) pelo Ministério da Saúde, para a prescrição do remédio. A defesa de Bolsonaro do uso da cloroquina levou à queda dos ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich. Diversos estudos já comprovaram que não há eficácia comprovada da droga no combate ao novo coronavírus. Somente neste mês de maio, alguma das mais importantes revistas médicas do mundo - New England Journal of Medicine (NEJM), o Journal of the American Medical Association (Jama) e o British Medical Journal (BMJ) - publicaram estudos com resultados nada promissores. A Organização Mundial da Saúde (OMS) também já havia alertado para os efeitos do uso cloroquina. A entidade já afirmou que não há eficácia comprovada do medicamento e aconselhou uso apenas em estudos clínicos. A recomendação foi feita nesta quarta-feira (20). “Uma nação soberana tem o direito de aconselhar seus cidadãos sobre qualquer medicamento. Mas gostaria de destacar que, até agora, a cloroquina e a hidroxicloroquina não foram identificadas como eficazes para tratar a covid-19. Diversas autoridades já emitiram alertas sobre efeitos colaterais. A OMS aconselha que esse medicamento seja utilizado apenas em estudos clínicos supervisionados por médicos em ambiente hospitalar, como já ocorre em diversos países”, disse o diretor do programa de emergências do órgão, Michael Ryan. Fonte: Estadão

  • MPF vai fiscalizar recursos enviados pelo governo federal ao município de Erechim

    O governo federal repassou ao município de Erechim mais de R$ 1,3 milhão; valor é para as ações de combate ao coronavírus O Ministério Público Federal (MPF) instaurou o Procedimento Preparatório nº 1.29.018.000344/2020-16 com o objetivo de verificar de que forma serão utilizados os recursos enviados pelo governo federal ao município de Erechim (RS) para as ações de combate ao novo coronavírus. De acordo com dados compartilhados pelo Tribunal de Contas da União, extraídos de site com informações orçamentárias e financeiras envolvendo rubricas ligadas ao combate da doença, o governo federal repassou ao município de Erechim o valor de R$ 1.075.036,56, oriundo do  Fundo Nacional da Saúde. Além disso, o governo federal informou ter repassado ao ente municipal, até 24 de abril de 2020, o valor de R$ 227.394,44, relativo ao Fundo de Participação dos Municípios. Assim, somando-se os valores, o Erechim teria recebido o montante de R$ 1.302.386,00 para execução das ações de combate ao coronavírus. A partir desses dados, a procuradora da República em Erechim, Letícia Benrdt, requisitou informações ao município a fim de esclarecer se recebeu o valor integral e, em caso positivo, de que forma o utilizou, indicando os materiais e equipamentos comprados e eventuais serviços contratados. Fonte: Ministério Público Federal

  • Prefeitura de Getúlio Vargas faz reserva de sementes de milho safra 2020/2021

    A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, estará recebendo, a partir da próxima segunda-feira (25) pedidos de reservas de sementes de milho safra 2020/2021, dentro do Programa Troca-Troca. As reservas visam atender os agricultores do município. Os interessados devem comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com urgência, pois o volume de sacas e variedades é limitado. A Secretaria também lembra para quem não fez, que o pagamento das sementes de milho do Troca-Troca, referente à safra 2019/2020, pode ser feito até o dia 29 de maio. Os produtores participantes do programa podem saldar a dívida na própria Secretaria. Qualquer dúvida, sobre valores e variedades, entrar em contato pelo fone 3341-1600 ramal 226. Horário de funcionamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico: 7h30min às 13h30min.

  • OMS considera América do Sul o novo epicentro da pandemia de coronavírus

    Entidade disse que Brasil é o país mais afetado pela Covid-19 A América do Sul é "um novo epicentro" da pandemia do novo coronavírus, principalmente o Brasil, país mais afetado, estimou nesta sexta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS). O continente já soma 554.321 casos de Covid-19 e 28.168 mortes causadas pela doença, segundo dados atualizados diariamente pela plataforma Worldometer. "Vemos o número de casos aumentar em numerosos países sul-americanos. Há muita preocupação em torno desses países, mas, claramente, o mais afetado no momento é o Brasil", declarou o responsável por situações de emergência da OMS, Michael Ryan, em teleconferência desde Genebra. Ryan afirmou nesta sexta-feira que a entidade reconhece a gravidade do caso do País e tem dado "assistência direta" a vários Estados, citando alguns dos mais afetados e comentando que São Paulo é o mais atingido em números absolutos, com o Amazonas sendo o mais afetado proporcionalmente ao tamanho da população. Ryan também disse que a OMS "tomou nota" da orientação do governo federal sobre o uso da hidroxicloroquina. Nesta semana, o Ministério da Saúde publicou protocolo que prevê o uso de cloroquina e da hidroxicloroquina desde os primeiros sinais da Covid-19. "Estudos e evidências clínicas não apoiam o uso da hidroxicloroquina para a Covid-19", afirmou o diretor executivo da OMS. Fonte: Correio do Povo

  • Reforma do Ginásio de Ipiranga do Sul deve ser finalizada em julho

    Estão em andamento as obras de melhorias do Ginásio Esportivo Municipal de Ipiranga do Sul. O recurso é proveniente do Ministério da Cidadania no valor de R$ 222.857,14 viabilizado através da parceria do atual presidente da Funasa, e ex-deputado Federal Ronaldo Nogueira e o atual deputado Estadual Dirceu Franciscon. As obras contemplam a reforma da arquibancada, quadra de esportes, banheiros, construção de copa e cozinha e pintura interna. A previsão de entrega da obra é para o mês de julho. O local é um espaço de lazer e esporte além de sediar importantes eventos do município.

BUSCA PELO SITE

bottom of page