top of page

12798 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Vacinação contra gripe tem baixa adesão entre mães e crianças em Getúlio Vargas

    A última fase da campanha de vacinação contra a gripe em Getúlio Vargas, que começou no dia 11 de maio, tem um alerta da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social: o número de gestantes, puérperas e crianças menores de seis anos — grupo considerado de risco para a doença — que tomaram a vacina está abaixo do desejável. Crianças vacinadas chegam a 49,65%, gestantes 39,24% e puérperas 42,31%. O número é preocupante, pois o vírus influenza (do qual o H1N1 é um subtipo) é conhecido por provocar complicações respiratórias graves justamente nesses públicos. "Solicitamos às famílias para zelarem pela imunização de seus pequenos, grávidas e às mães que deram à luz recentemente. Estão circulando doenças respiratórias, como a gripe e a Covid-19, e toda medida preventiva é necessária. Ir ao posto rapidamente para se vacinar é um gesto de cuidado individual e coletivo", enfatiza a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti”. Por que é importante se imunizar? Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a vacina da gripe é importante para evitar que a pessoa se contamine com outro vírus potencialmente perigoso. "Isso vai evitar que duas epidemias aconteçam juntas e ainda facilitar o diagnóstico de quem desenvolver a Covid-19, que possui sintomas semelhantes", afirma Graciele. Por isso, leve seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde para fazer a vacina. Atualmente, já estamos na segunda fase da terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2020, que iniciou no dia 18 de maio, com a imunização de professores e adultos de 55 a 59 anos. Até esse momento somente 52,99% dos adultos se vacinaram. Por isso, a secretária da Saúde também faz um chamamento para esse público se vacinar. A Campanha de Vacinação encerra no dia 5 de junho e só será aberta vacinação a toda a população se esses públicos prioritários se vacinarem 100%. Assim, se você conhece alguém que ainda não se vacinou, solicite para ir ao posto de saúde fazer a vacina. Outros públicos que não conseguiram se vacinar nas duas fases anteriores devem procurar uma das UBSs que estão disponibilizando a vacina: UBS São José, UBS Navegantes e UBS Central. O horário da vacinação é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

  • Getúlio Vargas: Programa Qualidade de Vida segue com atividades online

    A Administração Municipal e a Accias, por meio da Câmara da Saúde do Prodege (Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas), preocupadas com a saúde e qualidade de vida dos munícipes, neste momento em que a rotina de muitas pessoas sofreu alterações com o isolamento social por conta da pandemia da Covid-19, onde há restrição a aglomerações, iniciaram uma série de atividades online que está sendo repassada aos integrantes do Grupo Qualidade de Vida através do whatSapp. Essa foi a forma encontrada para ajudar este grupo a manter a sua saúde. São vídeos produzidos por profissionais da área da saúde, com foco central na mobilidade e fortalecimento muscular, visando a saúde e o bem-estar das integrantes do grupo. As atividades iniciaram no dia 25 de maio, e são desenvolvidas de segunda a quinta-feira, das 8h30min às 9h. Segundo a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, o grupo iniciou suas atividades em 2016 e não poderia ficar sem acompanhamento, mesmo nesse momento pandemia e isolamento social. Por esse motivo, em parceria com a Accias, a Administração Municipal pensou em um cronograma que estimule e ampare esse público nas áreas física, mental e nutricional. Cronograma das atividades Segundas-feiras: das 8h30min às 9h – espaço reservado para dicas e orientações através da Câmara Técnica da Saúde; Terças-feiras: das 8h30min às 9h – atividades físicas com a professora de Educação Física Marisangela Catto; Quartas-feiras: das 8h30min às 9h – orientações com a Psicóloga Márcia Kerchheinn Secco Fernandez; Quintas-feiras: das 8h30min às 9h – orientações com a Nutricionista Jaíne Moz.

  • Concluídas obras estruturais de praças em bairros de Getúlio Vargas

    A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Obras, está com obras em andamento em diversos locais da cidade.  Entretanto, para isso, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e medidas de prevenção são exigências do para que os serviços não parem. No Distrito de Souza Ramos está sendo realizada pavimentação asfáltica com CBUQ (asfalto quente) em rua sem denominação, numa extensão de 158 m x 10 metros de largura, totalizando uma área de 1.580 metros quadrados. O valor da obra é de R$ 326.271,47, sendo que R$ 222.857,14 é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Tarcísio Perondi e R$ 103.414,33 é contrapartida da Prefeitura. Também está em obras a Rua Sibério Valadares, no Loteamento Nova Era, Bairro Champagnat, sendo realizada pavimentação com pedras irregulares numa extensão de 250 metros x 9 metros de largura, totalizando uma área de R$ 2.250 metros quadrados. O valor da obra é de R$ 215.879,56 e a verba também é proveniente de Emenda Parlamentar do Deputado Alceu Moreira. Fotos: Imprensa PMGV Praças Também já foram concluídas as obras estruturais de duas praças em construção na cidade. Uma delas é a praça localizada na Rua Professor Francisco Stawinski, no Bairro Champagnat, que já está com toda a parte estrutural pronta, como cancha de bocha, campo de futebol cercado, pavimentação interna da praça e das calçadas, aguardando ajardinamento e equipamentos, como brinquedos, academia ao ar livre, floreiras, iluminação, mobiliário urbano necessário como bancos e lixeiras, pintura de todos os elementos construídos em alvenaria ou concreto (cancha, muretas, floreiras, arquibancada, mesas de piquenique). A praça ocupa uma área total do terreno de 3.120m², e o valor investido, até agora, foi de R$ 167.590,72. O investimento total na praça está orçado em R$ 300 mil. Outra praça que já está com a parte das obras estruturais concluída é a do Bairro Monte Claro, que está aguardando somente os equipamentos. O valor investido até agora  foi de R$ 17.909,08. No terreno onde será construída a praça localizada no Bairro XV de Novembro já foi feita a recuperação e canalização da sanga e em breve iniciará a terraplanagem. O projeto da praça prevê campo de futebol sete, brinquedos e passeios, além de ajardinamento e embelezamento. Fotos: Imprensa PMGV

  • Secretaria de Educação de Getúlio Vargas prepara Plano para retorno às aulas presenciais

    Por enquanto, estudantes da rede municipal recebem atividades complementares por meio de plataformas online ou de entrega de material impresso Durante o período de suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) tem realizado inúmeras atividades. Uma das ações de destaque é o estudo da legislação vigente, participação em webinários, webconferências e lives, bem como o acompanhamento das orientações dos especialistas em educação. Concomitante a isso, tem assumido uma postura de escuta ativa diante das demandas que a realidade tem apresentado, seja pelos gestores, professores e comunidade educativa. Para manter esse diálogo, a SMECD realiza periodicamente reuniões remotas utilizando as ferramentas midiáticas disponíveis. Ao longo deste período foram realizados encontros de Formação de Coordenadores, Reuniões de Grupos Dinamizadores, Encontros Pedagógicos, Encontros de Apoio em Tempos de Pandemia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e com o Núcleo de Atendimento Integrado ao Educando. Os profissionais de educação estão sendo orientados a prosseguir com sua formação continuada por meio de cursos on-line em plataformas educativas. Soma-se a isso o fato de que os professores estão encaminhando atividades complementares aos estudantes vinculados à rede municipal, seja por meio de plataformas on-line ou de modo presencial com entrega de material impresso. Essas atividades compõem o Plano de Ação construído pelos professores de acordo com seu plano de trabalho, observando as orientações da BNCC, o nível de atuação e o momento de excepcionalidade vivido. Para qualificar a entrega das atividades, orientou-se que cada escola realizasse uma avaliação diagnóstica com as famílias e estudantes. Por fim, uma das principais preocupações da SMECD diz respeito ao retorno das atividades presenciais. Para tanto, estão sendo realizadas reuniões intersetoriais, a fim de construir uma proposta viável de retorno, que dará origem ao Plano de Contingência Municipal cuja finalidade será garantir o direito à educação e, ao mesmo tempo, salvaguardar a saúde e a vida de todos.

  • [ÁUDIO] Dois indivíduos são presos em Getúlio Vargas por tráfico e associação ao tráfico de drogas

    Ouça a entrevista do delegado de Polícia Civil de Getúlio Vargas, Jorge Fracaro Pierezan, sobre o caso Dois indivíduos foram presos na terça-feira (26) por tráfico de drogas e associação criminosa no centro de Getúlio Vargas. A ação, realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas, com apoio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e 11ª DPRI de Erechim, foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no imóvel de um dos homens. As investigações duraram cerca de 10 dias, e indicavam que moradores do município estavam auxiliando foragidos da Justiça a se esconderem das forças de segurança. A partir da apuração de dados e troca de informações com o Serviço de Inteligência da Brigada Militar, constatou-se que um foragido por roubo a banco estaria no local, um apartamento em um prédio próximo à Praça Flores da Cunha (Calçadão). Além do foragido, o locatário foi preso, também, pelo crime de favorecimento pessoal. No interior do imóvel foram encontradas duas plantas de maconha, cocaína, entre outros objetos de interesse da investigação. Fonte: Imprensa/Polícia Civil Clique aqui e ouça a entrevista do Delegado de Getúlio Vargas sobre a operação.

  • Entenda o plano de retomada gradual do ensino no Estado do RS

    A elaboração de um plano de retomada das aulas no Rio Grande do Sul passa por um processo complexo, na medida em que resultaria na movimentação de mais de 20% da população gaúcha, entre estudantes das redes pública e privada de diversos níveis de ensino e profissionais ligados à educação e a serviços correlacionados. Devido a essa complexidade, o Executivo anunciou, nesta quarta-feira (27), que dividiu em cinco etapas o retorno gradual das atividades de ensino. A capacidade de adaptação ao distanciamento controlado e suas bandeiras por parte das atividades econômicas é distinta do sistema escolar. Por isso, o governo do Estado realizará o retorno gradual das aulas presenciais, na medida em que observar se há condições de saúde favoráveis, priorizando a proteção da vida dos estudantes, dos professores e dos funcionários. ETAPAS PARA RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES DE ENSINO Etapa 1 – 1º de junho A primeira etapa está prevista para começar em 1º de junho e envolve apenas o ensino remoto, tanto na rede pública como na rede privada. O ensino remoto será na modalidade híbrida, com uso de tecnologia e com a disponibilização de materiais aos pais e responsáveis com dificuldade de acesso via internet. As aulas remotas são prioridade do plano de retomada e alicerce fundamental do modelo híbrido que será implementado. Na rede pública, as aulas serão oferecidas com o apoio da plataforma Classroom, do Google for Education, e envolve o espelhamento de mais de 37 mil turmas, ou seja, criar no ambiente virtual espaços correspondentes para todas as turmas. Além disso, serão criados mais de 300 mil ambientes virtuais/componentes/disciplinas, ofertadas mais de mil turmas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e organizados 2,5 mil pátios para recreio virtual (espaço de integração entre os alunos para que possam conversar e trocar experiências). Também estão previstos criação de salas de professores, serviços de orientação educacional e de coordenação pedagógica virtual. Etapa 2 – 15 de junho Para a segunda etapa, cujo início será em 15 de junho, estão previstas atividades de Ensino Superior, Pós-Graduação e Ensino Técnico Subsequente. A retomada será restrita ao estágio curricular obrigatório e às atividades práticas de ensino essenciais à conclusão de cursos, de pesquisa e em laboratórios. A estimativa é de que 41 mil alunos retornem às aulas nesta etapa. PROTOCOLOS PARA REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES Ensino Superior, pós-graduações e Ensino Técnico Bandeira amarela e laranja Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento), restrito a atividades práticas de ensino essenciais à conclusão do curso, à pesquisa e a estágio curricular obrigatório. Atividades em laboratórios e plantão individualizado sob agendamento; Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Bandeira vermelha e preta Teto de operação: 25% do alunado, restrito a atividades de laboratório essenciais à manutenção de seres vivos, sob agendamento; Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Cursos livres Bandeira amarela e laranja Teto de operação: 50% do alunado (50/50 escala ou revezamento); Modo de operação: presencial restrito/EAD (50/50). Bandeira vermelha e preta Fechado Observação: as etapas 3, 4 e 5 ainda serão definidas pelo governo do Estado Etapa 3 – anúncio em 15 de junho para retomada em 1º de julho; Etapa 4 – anúncio em 1º de julho para retomada em 3 de agosto; Etapa 5 – anúncio em 3 de agosto para retomada em 1º de setembro.

  • CRAS de Getúlio Vargas receberá 75 cestas básicas de campanha das lojas Quero-Quero

    Campanha Desafio do Bem reuniu doações para auxiliar municípios em meio à pandemia do novo coronavírus A campanha de arrecadação de donativos Desafio do Bem, organizada pelo fundo de investimentos Advent International, pela Lojas Quero-Quero e que contou com a participação ativa de seus mais de seis mil colaboradores, além de centenas de comunidades da Região Sul, terminou oficialmente no dia 2 de maio com um número expressivo de doações. Através do valor arrecadado, mais de 26.000 cestas básicas estão sendo distribuídas para os municípios nos quais a rede está presente, motivo de grande alegria e satisfação para todos os envolvidos na ação. A iniciativa partiu do pensamento de ambas empresas de que, num momento tão delicado como o que vivemos, o mais importante é estar ao lado das milhares de famílias afetadas pela crise, fazendo a diferença na vida destas pessoas como forma de minimizar os impactos da pandemia. Foi assim que, em pouco mais de uma semana, a campanha Desafio do Bem tomou forma, mobilizando milhares de cidadãos em prol daqueles que mais precisam. Mais do que uma oportunidade de ajudar o próximo, o Desafio do Bem mostrou a todos que é possível fazer e se sentir parte de algo maior com pequenos gestos e atitudes. A arrecadação das doações aconteceu durante 10 dias (30/04 a 10/05) no site da Lojas Quero-Quero, no aplicativo VerdeCard e também nas lojasfísicas da rede. No momento da doação, os participantes tiveram a oportunidade de escolher a cidade para a qual gostariam de destinar sua contribuição. Somente com o valor arrecadado para Getúlio Vargas, 75 cestas básicas serão doadas para ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). A entrega dos alimentos 25/05/2020 realizada a partir de 26/05/2020, com o apoio do Banco de Alimentos, instituição que combate a fome no Brasil há mais de duas décadas. A Lojas Quero-Quero e a Advent International agradecem cada uma das pessoas que fizeram parte desta demonstração de solidariedade, assim como pelo engajamento de todas as comunidades em torno de uma causa tão importante.

  • Começa asfaltamento de cerca de 3 km de ruas em Estação

    A empresa contratada por meio de licitação iniciou as obras de melhorias na mobilidade urbana no município de Estação. Serão mais de 3 mil metros de asfalto em nossa cidade, aproximadamente 28 quadras. Desses 3 mil metros, aproximadamente 2 mil serão realizados com recursos via Badesul e o restante com recursos próprios, empenho da Administração para que nossos munícipes tenham maior comodidade nos acessos dentro da cidade. Administração pede a colaboração e compreensão dos moradores das ruas citadas, para cuidar a retirada de materiais que ficam nas ruas, assim como a entrada e saída dos veículos nos dias de obras. Ruas em obras Rua Josino Monteiro - entre Rua Paulo Maass e Avenida Santana; Rua Luiz Ribeiro da Silva - nº 105 extensão até Rua Ernesto Luiz Marchetto; Rua Simão Flores – da Avenida Lido Tagliari até a Rua Antônio Tagliari.

  • Ministério Público recomenda que Prefeitura notifique todos os casos de síndrome gripal

    Também recomenda a adoção das medidas contidas na Portaria SES nº 318/2020 A Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas emitiu uma recomendação ao prefeito Mauricio Soligo para que sejam notificados obrigatoriamente  todos os casos de Síndrome Gripal (SG), de parte dos serviços de saúde da rede pública e privada, assim como de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) hospitalizados e de óbitos por SRAG; e o cumprimento do que está determinado na Portaria SES nº 318/2020, de 15 de maio de 2020, que normatiza a notificação, monitoramento e encerramento dos casos suspeitos e confirmados para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente COVID-19, no Estado do Rio Grande do Sul. Também faz recomendações quanto ao monitoramento de pacientes notificados e à busca ativa de contactantes, para fins de orientação acerca das medidas preventivas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), e quanto à medida de isolamento, que deve partir de Prescrição Médica ou por recomendação da Vigilância Epidemiológica Local/Secretaria da Saúde. Além disso, o MP recomenda, ainda que eventual descumprimento das medidas de isolamento seja comunicado o incidente à autoridade policial e ao Ministério Público, para as providências legais cabíveis (arts. 7º e 8º da Portaria Interministerial nº 05/2020). Conforme o texto,  o Ministério Público recomenda à Prefeitura a adoção das seguintes medidas especificamente quanto aos Profissionais de Saúde: “a) SINTOMÁTICOS: a.1) afastamento imediato do trabalho e isolamento por 14 dias após início dos sintomas, bem como seus contatos domiciliares; a.2) diagnóstico Positivo (RT-PCR ou teste rápido): permanece em isolamento até completar o período de 14 dias; também seus contatos domiciliares; a.3) resultado Negativo por RT-PCR: avaliação clínica prévia para retorno ao trabalho; contatos domiciliares podem retomar suas atividades; a.4) resultado : retorno imediato Negativo por testagem rápida às atividades, com uso de máscara até completar 14 dias; b) ASSINTOMÁTICOS E CONTACTANTES: b.1) contato com colega de trabalho confirmado: permanece trabalhando, com uso de máscara e se submete a testagem rápida - resultando positivo: isolamento por 14 dias do início dos sintomas do contato confirmado; resultando negativo, continua trabalhando; b.2) contato com caso domiciliar positivo ou suspeito: Se o contato resultar positivo: profissional permanece em isolamento por 14 dias (após início dos sintomas do contato confirmado) e realiza teste rápido. Se o caso domiciliar testar negativo: o profissional retorna de imediato ao trabalho, com uso de máscara, dispensando teste rápido sorológico.” Em resposta à Promotoria, o Governo Municipal informa que as recomendações do Promotor de Justiça Dr. Gustavo Burgos de Oliveira estão todas elencadas no Plano de Contingência e Ação do Município de Getúlio Vargas para Infecção Humana Covid – 19, que já está sem sua quarta versão, atualizada em 12 de maio de 2020. Anexo estão todas as recomendações do Ministério Público de Getúlio Vargas.

  • [ÁUDIO] Prefeitura de Getúlio Vargas divulga plano de contingência à Covid-19

    Prefeito de Getúlio Vargas e secretária da Saúde e Assistência Social explicam documento Em entrevista ao programa Olho Vivo, da Rádio Sideral, o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo (PP), e a secretária da Saúde e Assistência Social do Município, Gracieli Possenti, explicaram, com detalhes, todos os pontos do Plano de Contingência Contingência e Ação do Município de Getúlio Vargas para Infecção Humana Covid – 19. O documento foi elaborado pelo Plano Municipal de Contingência ao coronavírus, que é composto pelas seguintes pessoas: Graciele Débora Possenti - Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social; Tatiana Novelli de Oliveira - Diretora de Ações e Serviços em Saúde; Andressa Vedovatto - Coordenadora Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental e Vigilância em Saúde do Trabalhador; e Centro de Operações Emergenciais (COE). Clique aqui e ouça a entrevista.

  • Getúlio Vargas tem 10 casos confirmados de Covid-19

    Destes, nove estão recuperados A secretaria da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, juntamente com a Vigilância Epidemiológica, divulgou mais um boletim informativo sobre o coronavírus na cidade. Até a noite da última quarta-feira (27), Getúlio Vargas tinha 10 casos confirmados da doença. Porém, destes, apenas um está ativo. Ou seja, nove pessoas já estão recuperadas da doença. Ainda, 28 pessoas estão em isolamento preventivo e 40 testes deram negativo para Covid-19. Região Estação - 12 casos confirmados (10 recuperados); Ipiranga do Sul - nenhum caso; Sertão - 6 casos (4 recuperados); Floriano Peixoto - 11 casos (11 recuperados); Erebango - 5 casos.

  • Padrasto é suspeito de matar bebê de 9 meses em Erechim

    Segundo consta no relatório de imprensa encaminhado pelo 13º Batalhão de Polícia Militar de Erechim, durante a noite desta quarta-feira, 27 de maio, por volta das 23h25m, uma guarnição da Brigada Militar deslocou ao Hospital Santa Teresinha, onde um bebê de cerca de 9 meses havia entrado em óbito com marcas de violência. No hospital a guarnição entrou em contato com a mãe. A mulher relatou ter saído de casa para buscar leite ao bebê, deixando-a aos cuidados do padrasto, e quando retornou, encontrou a criança desacordada em cima da cama. Neste momento a mãe pegou o bebê e pediu socorro na rua, sendo que, um casal que passava pelo local levou a mãe ao hospital. Os médicos tentaram reanimar o bebê, porém o mesmo acabou entrando em óbito. Diante deste relato, os policiais deslocaram até a Rua Delmar Luiz Rigoni, bairro Aeroporto, onde o fato ocorreu, para efetuar a prisão do autor. No local o homem de 42 anos de idade, investiu contra a guarnição, sendo necessário o uso moderado da força para contê-lo e efetuar sua prisão. O homem apresentava visíveis sinais de drogadição e informou ter ingerido bebidas alcoólicas. Após sua prisão o homem foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde foi lavrado seu auto de prisão em flagrante, sendo o mesmo ouvido e após encaminhado ao Presídio Estadual de Erechim, local em que permanece à disposição da justiça.

  • [ÁUDIO] OLHO VIVO | 70 anos Grupo Grupo Grazziotin

    Em 2020 o Grupo Grazziotin, com matriz em Passo Fundo, a cerca de 50km de Getúlio Vargas, completa 70 anos. Atuando no varejo, o Grupo está presente em Getúlio Vargas com as lojas Grazziotin e PorMenos. Para comentar sobre a comemoração dos 70 anos do Grupo e falar sobre a atuação em nossa microrregião, a gerente da loja PorMenos de Getúlio Vargas, Raquel Tiburski, esteve no programa Olho Vivo da Rádio Sideral 93.1 FM. Ouça o áudio.

  • Inaugurada farmácia na UBS 2 de Estação

    Será inaugurado, no dia 1º de junho, uma farmácia dentro das dependências da Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, de Estação. O anúncio foi feito pelas redes sociais da Prefeitura de Estação. A UBS fica localizada próxima a escola Maria Nascimento Giacomazzi. A farmácia contará com disponibilidade de medicação básica para tratamento dos cidadãos que são atendidos naquela unidade. A ampliação deste novo espaço se fez necessário em virtude da crescente demanda e para melhorar o atendimento dos pacientes que ali consultam e necessitam de medicamentos farmacêuticos básicos disponibilizados pela rede pública de saúde. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

  • Bandeira tarifária na conta de energia elétrica será verde até dezembro

    Segundo a ANEEL, trata-se de mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19 A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) decidiu manter a bandeira verde acionada até 31/12/2020. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26), em Reunião Pública da Diretoria da ANEEL. Essa é mais uma medida emergencial da Agência para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional, além dos valores e limites do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). Em 10 de março – um dia antes do anúncio de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – a ANEEL havia proposto a discussão para o ciclo 2020/2021 dos valores adicionais. A proposta ficou em Consulta Pública no período de 12/3 a 27/4. Sobre as bandeiras tarifárias Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como uma sinalização para que o consumidor de energia elétrica conheça, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

  • Entidades de Getúlio Vargas recebem leite doado por associados à Santa Clara

    Na última sexta-feira (22) três instituições do município de Getúlio Vargas foram beneficiadas com as doações de leite feitas por associados à Santa Clara. No total, foram distribuídos 1.080 litros de leite, divididos entre Lar dos Idosos, Lar da Menina e Hospital São Roque, rendendo 360 litros a cada um. A divulgação da ação foi feita através de uma transmissão ao vivo (live) do grupo tradicionalista local Reis do Fandango, realizada no dia 16 de maio. O ato de entrega das caixas de leite contou com a presença do supervisor de produção da Laticínios de Getúlio Vargas, Rogerio Bender, de funcionários e do conselheiro da Cooperativa Ireno Woithe. A campanha continua beneficiando instituições de cidades nas áreas de atuação da Cooperativa. Somente no dia 19 de maio foram destinados mais de 25 mil litros ao Banco de Alimentos do RS, que ajuda há 20 anos entidades de 27 regiões gaúchas. Mais de 650 associados já doaram juntos mais de 45 mil litros de leite. Como salienta o presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, o espírito solidário e cooperativista dos produtores foi maior do que as dificuldades enfrentadas por cada um. “Apesar do nosso produtor estar sofrendo pela seca, ele ainda foi solidário e ajudou as pessoas mais necessitadas. Esse é o espirito do cooperativismo. Agradecemos imensamente a todos que doaram e contribuíram para esta nobre missão. É gratificante saber que vamos dar paz e alimento a tantos que precisam”, reforça.

  • UNIDEAU: projetos do PIBID e do Programa de Residência Pedagógica são aprovados pela CAPES

    No total serão 48 bolsas para alunos e 6 bolsas para professores Foi publicado na edição de sexta-feira (22) do Diário Oficial da União, o resultado da seleção dos Programas de Residência Pedagógica e Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O Centro Universitário Ideau (UNIDEAU) foi selecionado com48 bolsas para alunos e 6 bolsas para professores. O Pibid e o Residência Pedagógica são destinados a alunos de licenciatura. O primeiro oferece aos bolsistas que estão na primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura. Com isso, o licenciando, na segunda metade do seu curso, inicia sua imersão na escola de educação básica. O coordenador de curso e mentor da implementação do projeto na UNIDEAU, professor Adriel Scolari, comenta a importância dos programas para o desenvolvimento dos acadêmicos, “as seleções dos projetos pela CAPES só reafirmam a qualidade da nossa Instituição no que se refere ao ensino, pesquisa e extensão em âmbito nacional. Tanto o PIBID quanto o Residência Pedagógica são programas fundamentais do Governo Federal que complementam a formação dos acadêmicos com excelência, desenvolvendo competências essenciais para fazerem a diferença na sociedade. Estamos muito felizes por poder oportunizar essa experiência aos nossos acadêmicos” destaca Scolari. Nos próximos dias serão lançados os editais para inscrição dos acadêmicos interessados em participar dos programas, abrindo possibilidades, inclusive, para os ingressantes do Vestibular de Inverno, e para os professores da rede pública. Informações pelo site da Instituição ou pelo telefone (54) 3341 6600.

  • APAE Getúlio Vargas vai leiloar uma Kombi para angariar fundos à Instituição

    Veículo é de propriedade da APAE; Lance mínimo é de R$ 28 mil A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Getúlio Vargas realizará, nesta quinta-feira (28), em sua sede, na Rua Marcelino Champagnat, nº 56, próximo ao Fórum, o leilão de um veículo VW/Kombi. O lance mínimo é de R$ 28 mil e a proposta deve ser entregue à APAE até quinta-feira (28), das 14h às 17h, em envelope fechado com nome completo (ou razão social) da proponente e endereço completo. Mais informações com a entidade pelo telefone 3341-1973, ou e-mail apaegv@hotmail.com. Confira o edital completo aqui.

  • Câmara Técnica da Saúde do PRODEGE realiza pesquisa sobre adoção de medidas de distanciamento social

    Formulário online ficará disponível até dia 31/maio; Questionário é voltado para munícipes de Getúlio Vargas e microrregião A Câmara Técnica da Saúde do PRODEGE – Programa de Desenvolvimento de Getúlio Vargas, através da ACCIAS e Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social estão realizando uma pesquisa com objetivo de levantar informações sobre a adoção de medidas de distanciamento social para prevenção e enfrentamento à pandemia da Covid-19 em Getúlio Vargas e região. O formulário online é rápido e simples e ficará disponível até 31/maio. O tempo para respondê-lo por completo é de cerca de dois minutos. Acesse o Formulário Online.

  • Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul sortearão online de campanha do Dia das Mães

    A Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (Accias), em parceria com os Núcleos do Comércio de Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul realizará, em sua página no Facebook, os sorteios das Campanhas do Dia das Mães. Na sexta-feira (29), às 18h30min, serão sorteados os prêmios da Campanha 'Amor que Vale Prêmios', de Floriano Peixoto. No sábado (30), às 16h, serão sorteados os prêmios da Campanha do Dia das Mães de Ipiranga do Sul. O sorteio será realizado online, na página do Facebook da Accias. Para acessar, clique aqui.

BUSCA PELO SITE

bottom of page