top of page

12798 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Erechim passa de 320 casos confirmados de Covid-19

    Na tarde desta segunda-feira (8) o Comitê Municipal de Emergência para o Covid-19, acaba de atualizar o número de novos casos de coronavírus em Erechim. Com alta de 36 confirmações, o município chega aos 321 resultados positivos. São dois óbitos no município a cerca de 30km de Getúlio Vargas. Os casos de pacientes recuperados já totalizam 157 e, outras 536 pessoas seguem sendo monitoradas. Em relação aos pacientes internados no hospital Santa Terezinha e Caridade, no total são 21. Já o número de testes realizados chega a 2418 e o município aguarda o resultado de três exames.

  • Consórcio CIRAU recebe doação de medicamentos

    No início do mês de junho, o Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai (CIRAU) repassou mais de 100 mil reais em medicamentos de forma gratuita aos municípios associados e que manifestaram interesse e necessidade. Esses medicamentos foram doados ao CIRAU pela empresa, Centermedi, distribuidora de medicamentos do município de Barão de Cotegipe. Ao todo são mais de 30 tipos de medicamentos, que foram repassados aos municípios para distribuição gratuita a população regional, medicamentos estes de uso essencial nas farmácias das unidades de saúde. Segundo o presidente do CIRAU e prefeito de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin, "estas atitudes demonstram a responsabilidade social das empresas de medicamentos para com os municípios e população, ainda mais nesse momento crítico que todos estamos passando. E para o CIRAU que sempre busca alternativas que visam agregar qualidade de vida à nossa população essa distribuição parte de uma relação de parcerias com fornecedores e consórcio para atendimento das nossas necessidades", finalizou. O CIRAU é uma importante ferramenta para os municípios da região da AMAU, com a operacionalidade das licitações, na busca por preços mais vantajosos que os obtidos em compras individuais. Através do Consórcio, os municípios ganham na economia de recursos e oferta mais regular dos produtos. Fonte: Imprensa AMAU

  • Getúlio Vargas: prefeitura realiza processo seletivo para contratação de Orientador Social

    Inscrições devem ser feitas até o dia 15 de junho, no CRAS A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social – Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), informa que realizará Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária de Excepcional Interesse  Público, para o Cargo de Orientador Social (40 horas), para  01 vaga e formação de cadastro reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de junho, junto ao CRAS, localizado na Rua Antonio Balbinot, nº 901, Bairro  São Pelegrino, no horário das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17 horas. O Edital na íntegra encontra-se divulgado no Painel de Publicação da Prefeitura Municipal e no site  www.pmgv.rs.gov.br.

  • Governo do RS homologa situação de emergência por causa da estiagem em Estação

    Em busca de alternativas para minimizar os efeitos causados pela seca na área rural do município de Estação, foi decretada situação de emergência para tentar abrandar os prejuízos no meio agrícola, enviando decreto n° 1839/2020, em 18 de março de 2020 para o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. No aguardo há três meses, na última semana a prefeitura recebeu a publicação do Diário Oficial do Estado referente a homologação com o Decreto nº 55.294, de 4 de junho de 2020. O reconhecimento desta situação possibilitará uma série de ações por parte da comunidade rural, buscando assim minimizar os efeitos causados pela seca prolongada.

  • Prefeitura de Floriano Peixoto decreta luto oficial de três dias pela morte de Jandir Montagner

    Os dias 7, 8 e 9 de junho de 2020 são considerados dias de Luto Oficial no Município de Floriano Peixoto, em razão do falecimento do Senhor JANDIR MONTAGNER (Grande Líder Político do Município), ocorrido no dia 7 de Junho de 2020. Em decorrência do Luto Oficial, a Bandeira do Município estará hasteada a meio mastro. A Administração Municipal se solidariza com a família e amigos do sempre lembrado Jandir, que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município. Montagner foi líder político no município de Floriano Peixoto e ocupou o cargo de vereador (1997 a 2000, 2001 a 2004 e 2009 a 2012) e presidente da Câmara Municipal (2000, 2003 e 2012).

  • Plataforma online 'Momento de Aprender' prepara alunos para o ENEM

    O projeto, online e gratuito, foi idealizado por um grupo de Faxinal do Soturno Jovens da cidade de Faxinal do Soturno, na região central do RS, criaram uma plataforma online e gratuita de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).  A plataforma Momento de Aprender reúne materiais das mais diversas áreas de conhecimento. Lançado no final do mês de maio, o projeto já conta com conteúdos de nove disciplinas, com mais de 20 módulos cada, e 440 alunos de diferentes estados brasileiros. O projeto foi idealizado, inicialmente, por seis jovens da cidade: Bruna Fernandes Ceolin, Eduardo Fernandes Ceolin, Lorenzo Estivallet, Júlia Chelotti, Luiza Chelotti e Julia Veber. A principal motivação para idealizar o projeto foi a decisão pela manutenção da data do Enem 2020, mesmo com o avanço da pandemia do Coronavírus. “Queríamos tornar essa situação menos prejudicial para os alunos oriundos de escolas públicas. Então, começamos a conversar sobre como poderíamos ajudar e surgiram algumas questões: possibilitar o acesso a quem não tem internet e encontrar voluntários para produzir os conteúdos”, conta Bruna. A equipe, que começou com seis jovens, hoje já conta com mais de 30 voluntários. Os colaboradores se dedicam para fazer resumos, mapas mentais sobre os conteúdos, podcasts, questionários e criam vídeos explicativos que são disponibilizados no YouTube. Hoje, a plataforma Momento de Aprender tem conteúdos de Biologia, História, Matemática, Física, Química e Sociologia. Qualquer pessoa pode se cadastrar na plataforma e consumir o conteúdo produzido. “Cada vez mais estamos aumentando o nível de conhecimento para que consigamos produzir conteúdos de maior qualidade”, conta a voluntária Bruna Ceolin. A ideia é que o sistema seja atualizado semanalmente, com conteúdos novos toda a segunda-feira. A plataforma é baseada em uma tecnologia livre de ensino à distância e possui todas as funcionalidades sugeridas pelo Estado. “Nossa ideia é conseguir criar algoritmos que direcionem o aluno para a sua melhor forma de aprendizagem. Acreditamos que a tecnologia seja o meio mais poderoso, sustentável e com baixo custo de implementação para contribuir na melhora da qualidade do ensino público”, finaliza Bruna. A projeção dos voluntários é que, futuramente, a ferramenta passe a ser um instrumento de utilização por parte das escolas do Estado. Conheça a ferramenta, clique aqui.

  • CBF divulga guia médico e prevê cinco fases para retorno do futebol

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou seu "Guia Médico de Sugestões Protetivas para o Retorno às Atividades do Futebol Brasileiro". O documento foi elaborado por uma comissão médica especial e seguiu orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB). O documento reforça a importância de os clubes seguirem medidas preventivas, como lavar as mãos, não cumprimentar pessoas tocando-as, não cuspir em campo, usar máscaras quando não estiverem em atividade nos campos, limpar com mais frequências equipamentos usado nas atividades, entre outras. Quanto a retomada das atividades, a CBF definiu cinco fases: preliminar, de treinamentos individuais ou em pequenos grupos, de treinamentos coletivos, de competições e de acompanhamento. A Fase preliminar é marcada principalmente pela testagem de jogadores, comissão técnica e funcionários. Os testes em familiares é facultativo, mas um questionário detalhado deverá ser aplicado. Os casos suspeitos serão isolados. Na fase seguinte, que prevê treinos individuais ou em pequenos grupos, todos "deverão utilizar condução própria e individual, uniforme de treino desde a sua residência e, após o término, retornar imediatamente para a sua residência". Será preciso verificar a temperatura de todos, de preferência ainda no veículo, e barrada a entrada dos que apresentarem medida acima de 37,5ºC. Na terceira fase, de treinamentos coletivos, a CBF afirma que suas competições voltarão "em concordância com as normas das autoridades de saúde". Medidas de segurança, como verificação de temperatura, uso de máscaras, avaliação clínica, continuarão nesta fase. Durante a sessão de treinamento, os atletas estarão dispensados do uso de máscaras. Não será servida refeições e o nutricionista do clube deverá preparar kits individuais. Caso seja necessário fisioterapia ou massagem, a ideia é agendar horários individualizados. "No treinamento coletivo, o período de aquecimento deverá respeitar a distância mínima de 1 metro entre os atletas e membros da comissão técnica", afirma o documento. "A cada intervalo do treino todos deverão higienizar as mãos com álcool em gel a 70% e utilizar garrafas individuais para hidratação", acrescenta. O guia ainda determina que todos os vestiários devem ser utilizados para evitar aglomeração e que os uniformes devem ser separados pelos próprios jogadores para recolhimento posterior da equipe de rouparia. Todos os funcionários também deverão usar máscaras. Sobre o retorno das competições, que corresponde à quarta fase, o documento afirma que "a dinâmica da epidemia certamente influenciará no período de treinamento mínimo necessário para um retorno seguro às competições. Ajustes na tabela de jogos podem ser necessários para acomodação das datas disponíveis para a disputa das partidas". Todas as partidas serão realizadas sem a presença de público e a participação de imprensa deve ser organizada previamente em reunião por videoconferência com a participação da CBF. Além disso, o documento prevê diversas outras medidas, como proibição de troca de camisas, fechamento de salas não utilizadas, locais específicos para enfermaria e comemoração de gols individualizada No banco de reservas, todos devem utilizar máscaras e respeitar distância de um metro. Por fim, na fase de acompanhamento, a CBF diz que os clubes devem enviar dados semanalmente e prevê a realização de testes aleatórios nos jogadores. Fonte: Correio do Povo

  • Cadáver é encontrado próximo a BR-153, a Transbrasiliana, em Erechim

    No domingo (7) um corpo em avançado estado de decomposição foi encontrado às margens da BR-153, a Transbrasiliana, em Erechim. O cadáver foi avistado por populares, que acionaram a Brigada Militar. Segundo informações da Delegacia de Pronto Atendimento de Erechim, o corpo é de um homem, porém, ainda não foi possível identificar a vítima. O cadáver foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Passo Fundo para necropsia. O caso está sendo investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Erechim, que instaurará inquérito para descobrir a identidade da vítima e a causa da morte.

  • Máquinas caça-níquel são apreendidas em estabelecimento de Getúlio Vargas

    Foram apreendidas, pela Brigada Militar de Getúlio Vargas, duas máquinas caça-níquel em um estabelecimento comercial localizado na rua Guaíba. A abordagem da BM aconteceu na última sexta-feira (5), às 8h50min. O proprietário de 54 anos de idade foi ouvido em termo circunstanciado confeccionado no local pelos policiais e após foi liberado.

  • Conselho de secretários estaduais lança painel com números da covid-19

    Objetivo é dar transparência após Ministério da Saúde promover mudanças na divulgação dos dados sobre a Covid-19 O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disponibilizou no último domingo (7), em seu site, um painel com dados atualizados sobre o número de casos da covid-19 no país. As informações sobre casos confirmados da doença; de mortes decorrentes de complicações causadas pelo novo coronavírus e de pacientes que se recuperaram são fornecidas pelos estados. O conselho reúne os secretários de saúde das 27 unidades da federação. Em um texto no qual justifica a iniciativa, o conselho informa que os dados serão atualizados diariamente, até as 18 horas, e que trabalhará para aperfeiçoar o portal. O lançamento do portal ocorre em meio à decisão do Ministério da Saúde de alterar o formato de divulgação dos dados oficiais. Antes, a pasta divulgava boletins atualizados diariamente entre 17h e 18h, durante coletivas de imprensa. Desde a última quinta-feira, os dados têm sido divulgados próximo às 22h. O Conass afirma estar atuando pautado “pelo mais alto interesse público”, com vista à “defesa da saúde e da vida” dos brasileiros. Ministério da Saúde se contradiz O Ministério da Saúde divulgou na noite desse domingo (7) dados divergentes sobre o número de novos casos e óbitos registrados nas últimas 24 horas. Em um primeiro momento, a pasta anunciou 1.382 mortes por covid-19 no país, mas mais tarde alterou o número para 525, uma diferença de 857. Houve ainda uma mudança no número de infectados. O primeiro balanço divulgado pelo ministério informava um total de 12.581 novos casos, contra 18.912 casos atuais. Inconsistências na comunicação da evolução da pandemia no país marcaram a semana, que começou com atrasos de três horas na divulgação de balanço diário e culminou com a exclusão de dados históricos, consolidados e detalhamentos importantes para o entendimento de como a doença se comporta e para a análise da resposta do governo. Após diversas críticas de especialistas, pesquisadores e autoridades, a pasta voltou a divulgar hoje o número consolidado das estatísticas, e anunciou que trará uma nova plataforma, ainda em desenvolvimento, com informações referentes ao Brasil, aos estados, às capitais e às regiões metropolitanas — com os respectivos gráficos de evolução diária dos novos registros. Mais mudanças foram anunciadas a fim de apresentar o balanço de forma mais clara à população. Hoje, a pasta também afirmou que o motivo para a retirada do ar do site oficial dos balanços na sexta-feira foram ataques por grupos de hackers. A confirmação foi feita pela assessoria de imprensa, que acrescentou ter ocorrido um aumento nos padrões de segurança que causou problemas no fluxo de informações no sábado. Quando o site voltou ao ar, depois de mais de 19 horas, passou a apresentar apenas informações sobre os casos registrados no próprio dia, sem números consolidados, detalhamentos e históricos das curvas. Por conta dessa alteração, o balanço referente ao cenário brasileiro deixou de constar no painel da Universidade Johns Hopkins, referência no monitoramento global da pandemia.

  • Caixa libera 2ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em agosto

    A Caixa Econômica Federal encerra no próximo sábado (13) o calendário de liberação de saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). Nesta segunda-feira (8), será feita a liberação para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em agosto. O dinheiro visa reduzir os efeitos do novo coronavírus nas camadas mais necessitadas. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos estão sendo transferidos automaticamente para as contas indicadas. Na terça (9), será liberado o saque para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em setembro; na quarta-feira (10), para 2,6 milhões nascidos em outubro; na quinta-feira (11), feriado, não haverá liberação; na sexta-feira (12), para 2,5 milhões nascidos em novembro; e no sábado (13), para 2,5 milhões nascidos em dezembro. Segundo a Caixa, quem não sacar o auxílio nesse período continua com o crédito disponível nas contas indicadas e poderá realizar o saque, independente do dia de nascimento, a partir da próxima segunda-feira (15). A transferência dos valores será feita para quem indicou contas para recebimento em outros bancos ou poupança existente na Caixa. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem têm relacionamento, caso queiram sacar. Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial. Todos os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para o auxílio emergencial já receberam o crédito da segunda parcela. Primeira parcela Cerca de 200 mil novos beneficiários receberam, no último sábado (6), a primeira parcela do auxílio emergencial. A Caixa fez o pagamento após a Dataprev analisar novo lote de 1,4 milhão de pedidos e liberá-lo na última sexta-feira (5). O valor já está disponível para saque, movimentação pelo aplicativo Caixa Tem ou pelos canais digitais daqueles que indicaram contas de outros bancos. Caixa Tem Por meio do aplicativo Caixa Tem, o beneficiário pode fazer compras, transferências e pagar contas como água, luz e telefone, por exemplo. A Caixa preparou uma série de dicas de como usar o aplicativo (app), como verificar o saldo, extrato da conta e realizar pagamentos nas maquininhas via QR Code.

  • Morador de Getúlio Vargas internado com Covid-19 faleceu neste sábado

    Um homem de 68 anos, morador da comunidade do Rio Toldo, em  Getúlio Vargas, morreu na manhã deste sábado, vítima da Covid-19. Internado no dia 01 de junho, ele ocupava um leito na Unidade de Tratamento Intensivo do Santa Terezinha. O paciente tinha  comorbidades como hipertensão, diabetes e obesidade. É a terceira pessoa que perde a vida para o coronavírus em Erechim, mas é a primeira morte registrada de um morador de Getúlio Vargas. O Grupo Sideral se solidariza com a família e amigos da vítima. O município, de acordo com o último boletim divulgado no dia 05, tem 14 casos confirmados da doença. Fonte: AuOnline

  • TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleições em 2020

    Regras e procedimentos serão definidas pelos partidos Visando atender as recomendações das autoridades de saúde de manter distanciamento social, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, por unanimidade, a realização de modo virtual das convenções partidárias para escolha dos candidatos nas eleições municipais deste ano. Os partidos políticos têm de garantir ampla publicidade a todos os filiados e atender as exigências da legislação eleitoral em vigor, mas são livres para escolher regras e procedimentos para a convenção virtual. O TSE formará um grupo de trabalho para determinar como vai funcionar o envio virtual dos resultados das convenções para a Justiça Eleitoral. Segundo o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, uma norma sobre o tema deve ser votada ainda neste mês. A legislação eleitoral brasileira estabelece que a escolha dos candidatos pelos partidos deve ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O TSE afirmou que não pode alterar tais datas sem autorização prévia do Congresso Nacional.

  • Poupança tem melhor resultado da história impulsionada por auxílio

    De acordo com o Banco Central, o valor dos depósitos somou R$ 235 bilhões, enquanto os saques chegaram R$ 197 bilhões. As operações foram realizadas entre os dias 4 e 29 do último mês Dados divulgados nesta quinta-feira (4) pelo Banco Central revelam que as aplicações na caderneta de poupança, durante o mês de maio, superaram as retiradas em mais de R$ 37 bilhões. Este foi o melhor resultado da aplicação financeira, por mês, desde 1955, quando iniciou a série histórica. De acordo com o Banco Central, o valor dos depósitos somou R$ 235 bilhões, enquanto os saques chegaram R$ 197 bilhões. As operações foram realizadas entre os dias 4 e 29 do último mês. Os desempenhos positivos podem estar relacionados à liberação do auxílio emergencial de R$ 600, uma vez que a Caixa disponibiliza parte dos recursos diretamente em uma conta-poupança de quem vai receber o benefício. O número de poupanças digitais abertas pelo banco pode ter chegado a 40 milhões. Atualmente, as aplicações na poupança rendem 70% da taxa básica de juros, com a Selic em 3%. Isso significa que a rentabilidade ao ano é de aproximadamente 2%, percentual bem inferior a outras aplicações de renda fixa.

  • Polícia Civil desencadeia Operação Rajada em Getúlio Vargas

    Ordens de busca e apreensão foram efetuadas na última quinta-feira (4) Foi desencadeada, na quinta-feira (4), por meio da Delegacia de Polícia Civil de Getúlio Vargas, a Operação Rajada. O objetivo era apreender aras de fogo de uso restrito, que estariam em posse de criminosos. Foram mobilizados 20 policiais civis, vindos de seis delegacias das 11ª e 6ª regiões policiais (Erechim e Passo Fundo, respectivamente), sob coordenação do Delegado de Polícia de Getúlio Vargas, Jorge Fracaro Pierezan. Foram cumpridas quatro ordens judiciais de busca e apreensão, e, também, foram realizadas outras diligências, que resultaram na apreensão de duas armas de fogo. Enquanto a Polícia fazia as buscas, foram recebidas informações sobre a localização das armas, sendo apreendidas uma submetralhadora calibre .380 e um revólver calibre 38, com numeração raspada. As ações de quinta foram continuidade da ação da terça-feira (26/maio), que culminou na prisão de um foragido do sistema prisional de Erechim, considerado de alta periculosidade.

  • Sobe para 11 o número de casos confirmados de Covid-19 em Sertão

    Seis pessoas já estão recuperadas A prefeitura de Sertão, por meio da secretaria da Saúde, divulgou, na noite de quinta-feira (4), mais um boletim epidemiológico sobre o coronavírus. No município sertanense, são 11 casos confirmados de Covid-19, sendo que destes, seis já estão recuperados, ou seja, apenas cinco casos estão ativos. Ainda segundo o informativo, nove testes aguardam resultado. Ao todo, 43 pessoas estão em isolamento preventivo (destas 30 são pessoas assintomáticas, mas que tivera contato com pessoas suspeitas da doença; e 13 são sintomáticas).

  • Ipiranga do Sul terá 36% de aumento da área plantada de trigo

    A safra de inverno se inicia com expectativa de boa produtividade e também com aumento da área plantada de trigo em Ipiranga do Sul. Por meio de levantamento feito pela Emater, com parceiros do próprio município, mostram que a estimativa é de 36% de aumento no plantio de trigo ou 1.900 hectares de área plantada. Conforme o responsável pelo escritório da Emater, Bruno Utermoehl, o inverno este ano nos trará um clima mais neutro. “Haverá pouca chuva, com condições favoráveis para a cultura do trigo e da cevada”, informou. Para Utermoehl, a melhor forma de ter uma produção rentável é trabalhar de forma rigorosa a parte técnica. “Se as culturas de inverno forem bem conduzidas tecnicamente há uma série de ganhos para o produtor. Elas terão viabilidade econômica, gerando mais renda”, observa Utermoehl ao lembrar que os produtores devem buscar junto a um técnico agrícola um bom manejo das culturas, a fim de estar protegido contra os riscos que o clima oferece. Financiar a lavoura fazendo o Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) ou buscar um seguro agrícola particular, dá garantias caso ocorra algum contratempo ou imprevisto. Utermoehl conclui dizendo que os agricultores que guardaram a semente de soja para a safra do ano que vem, a chamada semente salva, a Emater está alertando para garantir a qualidades destas sementes através da análise. “Como na última safra tivemos seca, é importante verificar se esta semente tem qualidade, pois não estão uniformes e com grãos verdes. Estamos disponibilizando um profissional para fazer a coleta e o encaminhamento para o laboratório, tanto de germinação quanto de vigor”, observou. Outras informações podem ser obtidas junto ao escritório da Emater.

  • Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno 2020/2 da URI

    Começou nesta sexta-feira (5) o período de inscrições para o Vestibular de Inverno da URI. As vagas para ingresso nos cursos presenciais para o segundo semestre, são para os campi Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. Para o câmpus de Erechim, que não haverá custo de inscrição, está sendo oferecido o curso de Direito, com 60 vagas, e vagas remanescentes para os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Medicina veterinária e Odontologia. O Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Graduação é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, bem como diplomados em nível superior. A prova de seleção será realizada no formato online no dia 27 de junho. As inscrições, que estarão abertas até o dia 24 de junho, deverão ser realizadas pelo site vestibular.uri.br. Além disso, na hora da inscrição, os candidatos poderão optar pelas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2009. A prova constará de uma Redação escrita na norma padrão da Língua Portuguesa e versará sobre um tema pré-definido. Assim como as provas presenciais, terá duração máxima de 120 (cento e vinte) minutos. Os resultados serão divulgados ao candidato em até um dia útil após a realização da prova.

  • Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU adquire testes rápidos de Covid-19

    O comitê regional de atenção ao coronavírus da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) vem realizando periodicamente aquisição de equipamentos de proteção individual, insumos e outros para auxiliar os municípios e hospitais no enfrentamento do Covid-19, entendendo que esses insumos são indispensáveis para as ações de prevenção, área prioritária de atuação do grupo. Nesta quinta-feira (4) chegaram os testes rápidos (Covid – 19 IgG/IgM), que serão distribuídos imediatamente para todas as secretarias de saúde. O propósito das aquisições tem por objetivo dar suporte aos serviços de saúde regional (secretarias de saúde), no intuito de auxiliar os entes municipais para que possam desenvolver as ações de prevenção, relevantes no combate ao Covid-19. As compras foram realizadas com recursos do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus, que se originou a partir dos repasses oriundos do Poder Judiciário da região, em especial das Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. Os testes vão se somar aos insumos cedidos pelo estado e adquiridos pelos próprios municípios, para que mais pessoas possam ser testadas, melhorando a estratégia de isolamento seletivo e também no propósito de minimizar o avanço da epidemia regional. “Estamos trabalhando regionalmente e em sintonia com o comitê regional, para obter uma resposta mais positiva ao combate ao novo coronavírus”, afirma o presidente da AMAU e prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron. Para os membros do Comitê regional, Jackson Arpini e Valdirene Foletto, a chegada dos testes rápidos se soma a outras ações de prevenção, tendo em vista que o comitê já repassou máscaras cirúrgicas, protetores faciais (doados), álcool glicerinado 80% e álcool 70%, fundamentais para as ações e serviços de saúde nesse momento de aflição que estamos atravessando.

  • Dia Internacional do Meio Ambiente: Getúlio Vargas promove algumas campanhas no município

    Uma delas é a campanha 'Cidade limpa, cidade linda' Desde 1974, o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado todos os anos em 5 de junho, incentivando governos, empresas, celebridades e indivíduos a concentrarem seus esforços em uma questão ambiental premente. O Governo de Getúlio Vargas vem contribuindo com esses esforços através de inúmeras ações de preservação do meio ambiente no município. Acompanhe algumas delas: Campanha Cidade Linda, Cidade Limpa A Prefeitura de Getúlio Vargas vem desenvolvendo, desde maio de 2017, a Campanha “Cidade Linda, Cidade Limpa”, que tem como slogan ‘Não jogue lixo na rua. A cidade também é sua!’. A Campanha tem como proposta conscientizar o maior número de pessoas para que acondicionem melhor o lixo produzido, que colaborem com a coleta de lixo, fazendo a prévia separação dos materiais e colocando o lixo na rua nos horários corretos. E, o mais importante, não colocarem lixo na rua. Para sua implementação foram distribuídos folders, produzidos cartazes, produzidos três vídeos educativos e realizadas palestras de conscientização em escolas, conferências municipais e eventos públicos. O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) e pessoas voluntárias contribuem para as ações que visam à proteção, preservação do meio ambiente local e à correta destinação de resíduos (sólidos e orgânicos), além do lixo especial (lixo eletrônico e linha branca). Campanhas de recolhimento de lixo eletrônico, recolhimento de embalagens de agrotóxicos, pilhas, baterias, óleo de cozinha, pneus, linha branca, além das campanhas constantes de sensibilização para a separação do lixo seco e orgânico, são alguns exemplos das atividades promovidas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em conjunto com entidades e colaboradores da sociedade civil organizada. Instaladas lixeiras na cidade A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Secretaria Municipal de Obras, instalou 100 pares de lixeiras para coleta seletiva de lixo na cidade. Elas foram colocadas em áreas públicas, paradas de ônibus, órgãos públicos – Fórum, Biblioteca, Unidades Básicas de Saúde e outros -, na Praça General Flores da Cunha, no Calçadão e em ruas mais movimentadas do centro da cidade. Educação Ambiental nas escolas preparando as futuras gerações Pensando em sensibilizar desde cedo as gerações futuras, são promovidas periodicamente visitas às escolas do município para proferir palestras sobre os cuidados com o Meio Ambiente. Temas como lixo - separação e destinação -, dengue, lixo eletrônico, entre outros aspectos relacionados são temas abordados. É preciso trabalhar esses aspectos em todos os componentes curriculares na escola, tendo em vista que esse tema é transversal e interdisciplinar. Seis escolas públicas e filantrópicas receberam curso/palestra sobre Educação Ambiental. Coleta do lixo eletrônico para o descarte correto dos materiais A Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza periodicamente a Coleta de Lixo Eletrônico, com o objetivo de oportunizar à comunidade o descarte correto dos materiais eletrônicos, assim como equipamentos da linha branca que estão sem utilidade. O material recolhido é encaminhado para uma empresa especializada na reciclagem de eletroeletrônicos. O recolhimento do lixo eletrônico ocorre desde 2017, ano em que ocorreu apenas uma campanha. Em 2018 foram duas etapas, uma a cada semestre do ano. Em 2019, a Campanha se desenvolveu em quatro etapas. Mais de 190 metros cúbicos de lixo eletrônicos, em 2019, foram recolhidos e destinados para descarte correto. Recolhimento de pneus A Administração promove também mutirões de recolhimento de pneus pelos bairros da cidade, que são levados até o Ecoponto do município e após entregues para empresa recicladora. Neste local também são depositados pneus entregues por empresas que em suas atividades têm esse material para descarte. A retirada deste material é realizada por meio de um convênio firmado entre empresa recicladora e os municípios de Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Ipiranga do Sul, Floriano Peixoto, Charrua e Sertão, visando evitar que esse material seja descartado inadequadamente, resultando em sério risco ao meio ambiente e à saúde pública. O objetivo do recolhimento é também o combate à proliferação do mosquito da dengue. Campanha de recebimento de embalagens de agrotóxicos O objetivo da campanha dá-se pela necessidade de diminuir o volume destes resíduos, assim como controlar o risco de contaminação da saúde das pessoas e do meio ambiente. As empresas fabricantes e revendedores de agrotóxicos são responsáveis pela destinação das embalagens vazias, visando a sua reutilização. Recolhimento de óleo de cozinha Ampliar a coleta de óleo de cozinha usado é uma das metas, uma vez que este resíduo quando despejado na rede de esgoto causa sérios danos ambientais. Por isso, é disponibilizado, na Prefeitura, um recipiente para a coleta adequada. Após, é recolhido por uma empresa recicladora. O material é transformado em sabão e biodiesel. Adesão ao projeto “Tampinha Legal” O Governo Municipal aderiu, em 2019, ao projeto Tampinha Legal e está convidando todas as organizações sociais do município para se cadastrar e serem parceiras nesta ação socioambiental que também rende recursos financeiros para as entidades desenvolverem seus projetos assistenciais. E a comunidade está convidada para contribuir e depositar as tampinhas nos pontos de coleta instalados pela cidade e na Prefeitura. Podem ser depositadas tampas plásticas de embalagens em geral. São parceiros Lar da Menina, CTG Getúlio Vargas e Escola Municipal Pedro Herrerias. Resíduos da construção civil A Administração Municipal realiza o recolhimento dos resíduos da construção civil. Inicialmente, o material recolhido é destinado para uma estação de transbordo licenciada e, posteriormente, tal conteúdo é encaminhado para uma empresa devidamente licenciada para receber esses materiais. Plantadas mais de 4 mil mudas de hortênsias entre os trevos norte e sul Com o objetivo de embelezar a entrada da cidade, foram plantadas mais de 4 mil mudas de hortênsias na RS 135, entre os trevos Sul e Norte. A ação iniciou em 2018, quando foram plantadas 800 mudas, desde a Prefeitura até o CTG Getúlio Vargas, e está sendo realizada com apoio de diversas pessoas, entidades e empresas de Getúlio Vargas, que também já participaram de vários mutirões de limpeza desta rodovia, com recolhimento de grande quantidade de lixo. Entre os participantes estão representantes da ACCIAS, Prodege, CDL, Lions Clube, Rotary Club, Comunidade Evangélica Luterana, Sindicato Rural, Sicredi, AABB Comunidade, APAE, Sutraf, Lar da Menina, ECC, Loja Maçônica Cruz de Malta, Braspol, Cacil, Mepel, POE (Pelotão de Operações Especiais), Polícia Rodoviária Estadual, além da Prefeitura de Getúlio Vargas através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais pessoas da comunidade que se engajaram no trabalho. Recolhimento de pilhas e baterias Pensando no correto destino de materiais como as pilhas e baterias, a Prefeitura adotou como estratégia o recolhimento do material. Importante destacar que existem pontos de coleta em toda a cidade, principalmente nas escolas municipais, o que reforça a promoção da educação ambiental nos espaços escolares. Limpeza das margens da ERS-135 Um grande mutirão em prol do meio ambiente reuniu diversas entidades em agosto de 2019 em Getúlio Vargas, nas margens das ERS 135, entre os trevos Norte e Sul, numa extensão de 5 Km. O objetivo era recolher o lixo acumulado na rodovia. A ação, desenvolvida por um grupo de voluntários foi feita com a autorização da EGR, empresa que faz o gerenciamento da estrada e escoltada pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar. Instalação de eco barreira de contenção no Rio Abaúna Para diminuir o acúmulo de lixo no Rio Abaúna, principalmente próximo à barragem de captação de água da Corsan, a Prefeitura de Getúlio Vargas, em parceria com um grupo de pessoas e empresas voluntárias, instalou no leito do rio uma barreira de contenção flutuante. A barreira ecológica foi feita com galões de plástico e materiais recicláveis, com custo zero para o Município. Ela também tem sistema de segurança para, em caso de o rio subir, se desprender para dar vazão à água. Prefeitura de Getúlio Vargas firma contrato para castração de cães e gatos Firmado contrato de prestação de serviços desde 2019 com o Hospital Veterinário e Laboratório de Solos São Francisco de Assis para a esterilização cirúrgica (castração) de animais domésticos: cães e gatos. O programa de castração tem como foco os animais de pessoas de baixa renda e animais abandonados. São disponibilizados oito procedimentos mensais: para cinco cadelas, dois cachorros e um gato. O projeto conta com a parceria da Apasc e do COMDEMA. Quem precisar deste serviço deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, no Centro Administrativo.

BUSCA PELO SITE

bottom of page