12798 resultados encontrados com uma busca vazia
- Prefeito de Getúlio Vargas e Conselho Municipal da Saúde pedem conscientização da comunidade
No Olho Vivo desta quinta-feira, o prefeito de Getúlio Vargas Mauricio Soligo, a presidente do Conselho Municipal da Saúde Rosane Fontanive e o vice-presidente Marcelo Souza, estiveram participando do programa para pedir a conscientização da comunidade nas medidas e ações que buscam evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Confira no áudio. Ouça aqui
- Reforço na Prevenção: Aquisição de termômetros infravermelhos para os municípios da Região
Os equipamentos foram adquiridos através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus da AMAU e estão sendo distribuídos gratuitamente às Secretarias Municipais de Saúde Uma das ações deliberadas pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU foi a aquisição de termômetros infravermelhos, para auxiliar nas ações de prevenção a Covid-19. Os equipamentos serão distribuídos para os 34 municípios que estão sendo monitorados pelo comitê regional, da abrangência da AMAU e Região 16 Alto Uruguai Gaúcho (Nonoai e Rio dos Índios), e para o Banco de Sangue do Alto Uruguai, pela sua importância nesse período em que estamos atravessando uma pandemia. O comitê tem focado suas atividades na prevenção e no auxílio das ações e serviços desenvolvidos pelas secretarias de saúde da região. Até a presente dada foram adquiridas máscaras cirúrgicas, testes rápidos, álcool glicerinado 80%, álcool etílico 70%, e também foram firmadas parcerias com empresas e instituições, que doaram protetores faciais, máscaras e aventais. Os equipamentos foram adquiridos através do Fundo de Reserva de Enfrentamento ao Coronavírus da AMAU, que foi constituído mediante o repasse de recursos financeiros do Poder Judiciário da região, em especial das Comarcas de Erechim, Gaurama e São Valentim. O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Saúde, implantou a modalidade do Distanciamento Controlado, mediante a classificação das vinte (20) regiões em bandeiras de quatro cores, sendo amarela, laranja, vermelha e preto, cada uma com sua classificação de risco. A nossa região, Região 16 Alto Uruguai Gaúcho, está classificada na cor laranja, que significa, pela metodologia aplicada, “risco médio”. Os termômetros auxiliarão os serviços regionais no campo da prevenção, tendo como pressuposto que todas as ações são fundamentais nesse momento em que estamos atravessando. Os equipamentos estão sendo distribuídos gratuitamente às secretarias. Foram investidos R$ 11.362,00 e a aquisição deu-se por cotação de melhor preço. Para o Presidente da AMAU, e Prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, a atuação regional tem apresentado resultados positivos. “Precisamos manter nossas ações coesas e de caráter regional no enfrentamento a Covid-19”. Segundo o membro do comitê regional Jackson Arpini, somos sabedores da importância dos insumos e equipamentos nesse momento de enfrentamento da epidemia regional. “Pertencemos a mesma região e necessitamos adotar todas as medidas que estão ao nosso alcance para manter a classificação na cor laranja, ou, na melhor hipótese, na amarela. Nesse sentido todos os esforços são válidos, bem como a atuação em equipe ganha relevância: gestores, profissionais de saúde, entidades e instituições e comunidade em geral”, pontua Arpini.
- Amau divulga novo mapa com o avanço da Covid-19
MUNICÍPIOS DA AMAU e R16 Saúde Atualizado em 24/06/2020 às 17h Confirmados: 1009 Recuperados: 858 Óbito: 10
- Mapa monitora na fronteira nuvem de gafanhotos que invadiu Argentina
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu informações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) sobre uma nuvem de gafanhotos que se encontra próximo à fronteira com o Brasil. Segundo o monitoramento climático que vem sendo realizado pelos especialistas argentinos, a praga deve seguir em direção ao Uruguai. Devido à proximidade com a região fronteiriça do Brasil, o Mapa emitiu alerta para as Superintendências Federais de Agricultura, com vistas aos órgãos estaduais de Defesa Agropecuária para o monitoramento e orientação aos agricultores da região, em especial no estado do Rio Grande do Sul, para a adoção de medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina explicou que um plano de monitoramento já foi montado para acompanhar o deslocamento da nuvem de gafanhotos. Segundo a Coordenação-Geral de Proteção de Plantas do Mapa, as autoridades fitossanitárias brasileiras estão em permanente contato com os seus pares argentinos, bolivianos e paraguaios por meio do Grupo Técnico de Gafanhotos do Comitê de Sanidade Vegetal (COSAVE), o que tem permitido um acompanhamento do assunto em tempo real, com o objetivo de adotar as medidas cabíveis para minimizar os efeitos de um eventual surto da praga no Brasil. Esta praga está presente no Brasil desde o século XIX e causou grandes perdas às lavouras de arroz na região sul do País nas décadas de 1930 e 1940. Desde então, tem permanecido na sua fase “isolada” que não causa danos às lavouras, pois não forma as chamadas “nuvens de gafanhotos”. Recentemente, voltou a causar danos à agricultura na América do Sul, em sua fase gregária (formação de nuvens).
- Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus traça novas ações coletivas de orientação
Na manhã desta terça-feira, 23, o Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus, reuniu-se para traçar novas ações coletivas de orientação, recomendação e prevenção, face à pandemia do COVID – 19. BOLETIM INFORMATIVO 15 – 23/06/2020 Ações recomendadas: 1. Mantém a orientação para que a população adote com o máximo rigor as ações de prevenção como: higienização correta das mãos com água e sabão, utilização de álcool gel, não compartilhar talheres, copos e toalhas, ao tossir ou espirrar cobrir o nariz com lenço ou espirar no braço, evitar levar as mãos não higienizadas na boca, nariz e olhos, utilização de máscaras de proteção individual, entre outras, conforme orientações do Ministério da Saúde e das autoridades de saúde; 2. Informa que o Comitê realiza contato diário com os municípios da região (34 municípios) com o intuito de realizar um diagnóstico situacional, no intuito de viabilizar e subsidiar futuras ações de prevenção; 3. Manifesta a presente preocupação com a possibilidade de alteração da bandeira que atualmente está classificada com a cor LARANJA (Médio Risco), e que para manutenção dessa coloração é fundamental que toda a sociedade: gestores, profissionais de saúde e comunidade em geral adotem com o máximo rigor as medidas preconizadas de prevenção; 4. Salienta que caso haja alteração da cor da bandeira para VERMELHO haverá inúmeros reflexos, com o fechamento de alguns serviços (economia) e terá amplitude regional, envolvendo municípios que não tiveram casos positivos e municípios em que os pacientes positivados já venceram a quarentena, portanto estão sem nenhum caso ativo (toda a região será envolvida); 5. Informa que foi realizada uma reunião através de videoconferência com a Secretária Estadual de Saúde, Sra. Arita Bergmann, onde a Secretaria Estadual de Saúde explicou e tirou duvidas pertinentes a troca de bandeiras; qual metodologia é aplicada e como é realizado o estudo do Distanciamento Controlado, utilizado pelo Estado do Rio Grande do Sul / SES; 6. Informa que foram entregues a cada município da AMAU e 16 Região de Saúde, um termômetro infravermelho para enfrentamento ao COVID 19 como forma de corroborar com as ações enfrentamento. Os equipamentos foram adquiridos com os recursos do Fundo de Reservas de Enfrentamento ao Coronavírus (AMAU), mediante repasses do Poder Judiciário da região; 7. Chama atenção com preocupação que os insumos utilizados nos hospitais para realização do procedimento de entubação (UTI) estão em eminência de acabar, e as Casas de Saúde estão encontrando dificuldades para aquisição, o que pode gerar entraves com sua escassez; 8. Reforça a atenção para os cuidados necessários tendo em vista a chegada do inverno, com temperaturas mais baixas. Nesse período poderá deverá ocorrer uma procura maior pelos serviços de saúde (UBS), em virtude da Influenza e outros, e todas as unidades de saúde devem estar atentas as medidas preconizadas de prevenção; 9. Reitera a importância e relevância das ações de prevenção, tendo em vista que os indicadores apresentam uma linha ascendente para novos casos (evolução natural da epidemia); 10. Reitera que por decisão do Comitê / AMAU os levantamentos serão realizados em três momentos semanais: segunda, quarta e sexta-feira, para que possamos monitorar os indicadores com mais precisão, face a epidemia regional. Solicitamos aos secretários que enviem, por gentileza, os dados solicitados no tempo certo, para sistematização dos indicadores; 11. Nos municípios em que ainda persiste a aglomeração de pessoas orientamos para que as lideranças busquem coibir essa prática mediante o diálogo permanente e, se for o caso, através da parceria com os serviços de segurança; 12. Manifestam a preocupação dos secretários e serviços de saúde com relação a discrepância dos testes rápidos (resultados divergentes). Nesse sentido salientam que seja observado os critérios com relação ao teste preconizado e prazos, bem como se houver necessidade que a 11ª CRS realizem um treinamento específico sobre o tema em tela; 13. Mantém a orientação que a população confeccione a sua máscara de proteção (barreira física) para circular em ambientes públicos, de acordo com Nota Informativa nº 3/2020 – CGGAP/DESF/SAPS/MS, respeitando a forma de confecção, higienização, materiais recomendados e descarte, tendo em vista a obrigatoriedade do seu uso pelo Decreto Estadual; 14. Reitera a importância de evitar a aglomeração de pessoas, prevalecendo a medida preconizada do “Distanciamento Social” (1,5 a 2,0 metros entre as pessoas); 15. Reitera a posição da “Restrição Social”, para idosos e portadores de doenças pré estabelecidas, que se enquadram no grupo de risco e que segundo as estatísticas poderão ter um agravamento do quadro clínico; 16. Chama a atenção para que as lideranças da saúde e outros utilizem ao máximo os veículos de comunicação, para levar as informações pertinentes, bem como para realizar o chamamento da importância da adesão da sociedade na aplicação das medidas preconizadas de prevenção, para evitar a disseminação da Covid-19 e também para não haver troca da cor da bandeira; 17. Observa que nos últimos dias, em alguns municípios da região, os munícipes não estão mais respeitando o distanciamento social. Verifica, pelos relatos, que estão ocorrendo festividades e encontros, o que não é recomendado e vem na contramão das medidas preconizadas; 18. Destaca que estamos entrando em um período difícil quanto as doenças típicas de inverno e portanto mais possibilidades de internações, por essa razão não podemos relaxar nas ações de prevenção e na testagem dos casos suspeitos, para adoção das medidas recomendadas; 19. Permanece a orientação para que a população da região evite ao máximo o deslocamento para municípios vizinhos como Passo Fundo, Concórdia e Chapecó, considerando que estas cidades estão apresentando números elevados de COVID-19; 20. Chama atenção para que os municípios que possuem caravanas de munícipes que atuam em outras localidades aumentem a fiscalização, no sentido de determinar a adoção de todas as medidas de prevenção preconizadas, tendo em vista que muitos casos foram oriundos desse deslocamento (frigoríficos); 21. Reitera aos representantes dos municípios para que adotem as medidas pertinentes na “Notificação” dos casos, para o correto levantamento epidemiológico. Nos casos de dúvidas acionar a 11ª CRS, para as devidas orientações; O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus ressalta que muitas medidas se fazem necessárias no sentido de minimizar a contaminação e tem adotado as ações seguindo diretrizes técnicas do Ministério da Saúde. O momento exige medidas enérgicas, em virtude dos acontecimentos vivenciados em outros países e nos grandes centros, que aos poucos vem se lastrando para outras localidades. Precisamos, num esforço conjunto e com o aval da população, achatar a curva epidemiológica da contaminação, para que possamos ofertar uma assistência adequada à população
- Prefeitura de Estação incentiva a doação de sangue
A Prefeitura Municipal de Estação, através da Secretaria da Saúde mobiliza a população em geral para uma campanha especial do mês de junho, a doação de sangue. Para isso, a administração municipal estará disponibilizando transporte para os interessados no dia 30/06, terça-feira pela manhã. Para contribuir e fazer sua doação, basta entrar em contato e agendar pelo telefone 3337-2367. QUEM PODE DOAR SANGUE Pessoas entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em bom estado de saúde. Em relação à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus. Seja um doador! Este é um ato de amor ao próximo.
- Segundo canal de TV, negociação entre Juventus e Barcelona por Arthur está concretizada
Ida do volante ao time italiano renderá dinheiro ao Grêmio, time que revelou o jogador O Barcelona acertou a venda de Arthur para a Juventus por 80 milhões de euros (R$ 467,8 milhões na cotação atual), segundo a Sky Sports. O negócio não envolve o meia Pjanic, que poderia fazer o caminho contrário, e ainda depende do aval do brasileiro. Após uma recusa inicial sobre a transferência, Arthur estaria próximo de topar a mudança. Ainda de acordo com a emissora, o ex-gremista receberá salário de 5 milhões de euros (R$ 29,2 milhões na cotação atual) por temporada. Ambos os clubes pretendem concluir os trâmites burocráticos do acordo até o dia 30 de junho, mesmo que o jogador precise ser convencido. A venda de Arthur tem dois reflexos claros no time de Messi e companhia. O primeiro é que a investida para contratar Pjanic seguirá paralelamente e ganhará ainda mais força. Não está descartado, inclusive, que o bósnio seja novamente colocado no acordo. E o segundo é que o valor recebido poderá ser investido na chegada de Lautaro Martínez, da Inter de Milão. Arthur tem 23 anos, disputou 26 jogos e marcou quatro gols na atual temporada. O Tricolor gaúcho, em função do mecanismo de solidariedade da Fifa, tem direito a cerca de 3,5% do valor, o que dá R$ 16,2 milhões na cotação atual. Ou seja, a torcida na Arena é que a negociação realmente se concretize. Fonte: UOL Esportes; com informações de 90min.com
- Jovens dispensados do serviço militar em 2019 devem realizar o juramento à bandeira
Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, juramento está sendo realizado individualmente e mediante agendamento A Junta de Serviço Militar de Getúlio Vargas informa aos jovens da classe de 2001 que encaminharam seu certificado de dispensa e ainda não realizaram o Juramento à Bandeira, que devem comparecer na Junta para realizarem os encaminhamentos. Informa, ainda, que em virtude do Covid19, o juramento será individual na própria JSM, lembrando que o uso de máscara é obrigatório. O horário de atendimento é das 7h30min às 13h30min, de segunda a sexta-feira, e o cidadão deve levar consigo o Certificado de Alistamento (CAM) e documentos pessoais. Dúvidas ligar no 3341-1600 e falar com Andreza.
- Acidente envolvendo uma moto e uma carreta deixa um morto e uma gravemente ferida em Estação
Por volta das 16h desta segunda-feira (22) uma colisão frontal envolvendo uma moto Honda CG/125, placas MCK-4499, de Ipiranga do Sul, e um semirreboque SR/Librelato, placas ITS1G50, de Ijuí, deixou uma vítima fatal e outra pessoa gravemente ferida. O acidente aconteceu em Estação no trevo de saída para Ipiranga do Sul e Erebango. Segundo relato do motorista da carreta, ele trafegava no sentido Erebango-Estação quando, na altura do trevo, viu a motocicleta invadir a pista contrária, ocasionando a colisão. Com a força do impacto o motorista da motocicleta faleceu no local e a carona foi encaminhada em estado grave pela SAMU ao Hospital São Roque de Getúlio Vargas. O trânsito no local não foi interrompido, mas está com lentidão em todos os sentidos. Há sinalização e a equipe da Polícia Rodoviária Estadual aguarda a chegada do Instituto Geral de Perícia. A Brigada Militar também está no local. A identidade das vítimas não foi revelada. O motorista da carreta não se feriu. Clique nas imagens para abri-las em tamanho maior. Fotos: Andrei Nardi / Grupo Sideral de Rádios
- Beneficiários já receberam R$ 81,3 bilhões do auxílio emergencial
Benefício alcançou mais de 63,5 milhões de brasileiros; a partir desta segunda, todos os que que tiveram o pedido negado vão poder contestar o resultado O auxílio emergencial do governo federal já pagou cerca de R$ 81,3 bilhões em benefícios. Criado para minimizar o impacto da crise econômica causada pelo novo coronavírus, o socorro dado aos trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais alcançou mais de 63,5 milhões de brasileiros. O programa começou a pagar a terceira parcela aos beneficiários do Bolsa Família na última semana. De acordo com o Ministério da Cidadania, as outras categorias vão receber essa parcela até 30 de junho. Em tese, seria o último mês de auxílio, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, já adiantou que o Executivo pretende prorrogar o pagamento por mais dois meses. Guedes, no entanto, não informou se o valor de R$ 600 ou R$ 1200 (pago à mulher que seja a única responsável pelas despesas da casa) vai continuar. A partir desta segunda-feira (22), quem teve o auxílio negado pode contestar o resultado por meio da Defensoria Pública da União em seu município. Para isso, basta apresentar documentos que comprovem o direito ao recebimento do benefício.
- Testes com vacina de Oxford contra covid-19 começam em São Paulo
Os testes em voluntários brasileiros da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, contra a covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus, tiveram início no último fim de semana na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), informou em nota, na noite de ontem (22), a Fundação Lemann, que financia o projeto. Os testes da vacina ChAdOx1 nCoV-19 no Brasil foram anunciados no início do mês e deverão contar, de acordo com a Unifesp, com dois mil voluntários em São Paulo e com mil no Rio de Janeiro, onde serão realizados pela Rede D'Or. "No último final de semana (20 e 21 de junho), a Fundação Lemann teve a oportunidade de celebrar com os parceiros envolvidos e especialistas responsáveis, o início dos testes em São Paulo para a vacina ChAdOx1 nCoV-19, liderada globalmente pela Universidade de Oxford", informou a Fundação Lemann, do bilionário empresário Jorge Paulo Lemann. Segundo a Unifesp, os voluntários em São Paulo serão profissionais de saúde entre 18 e 55 anos e outros funcionários que atuam no Hospital São Paulo, ligado à Escola Paulista Medicina, da Unifesp. Registro da vacina deve sair este ano No início do mês, a Unifesp informou que os testes com voluntários brasileiros contribuirão para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o fim deste ano. O registro formal, entretanto, só ocorrerá após o fim dos estudos em todos os países participantes, disse a universidade. A vacina, cujo pedido de testes no Brasil foi feito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela farmacêutica AstraZeneca, está atualmente na fase 3 de testes, "o que significa que a vacina encontra-se entre os estágios mais avançados de desenvolvimento", disse a Unifesp. O Brasil é o primeiro país fora do Reino Unido a iniciar testes com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e um dos motivos que levaram à escolha foi o fato de a pandemia estar em ascensão no país. Outra vacina contra a covid-19, desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac, deverá começar a ser testada no Brasil no mês que vem, em parceria com o Instituto Butantan, vinculado ao governo do Estado de São Paulo. Este teste, segundo o instituto, será financiado pelo governo paulista e deverá contar com nove mil voluntários. Caso a vacina seja bem-sucedida, o acordo prevê a possibilidade ser produzida Instituto Butantan. Fonte: Agência Reuters
- Covid-19: Getúlio Vargas soma 26 confirmações da doença
O boletim epidemiológico divulgado na segunda-feira (22) pela secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas informou que foram confirmados mais três casos do novo coronavírus no município. Agora, Getúlio Vargas tem 26 casos confirmados da doença. Destes, 10 estão ativos e 16 já se recuperaram. Ainda, dois casos estão em análise aguardando resultado. Segundo o informativo, 34 pessoas estão em isolamento preventivo. Getúlio Vargas registrou um óbito em decorrência do coronavírus.
- Governo prorroga restrição de entrada de estrangeiros no Brasil
O governo federal prorrogou por mais 15 dias a restrição da entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade no Brasil em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite do último sábado (20). A restrição excepcional e temporária foi definida pela Portaria Interministerial nº 255/2020, publicada em 22 de maio e que tinha prazo de 30 dias, agora prorrogado. A medida vale para entradas por rodovias ou outros meios terrestres, por via aérea ou por transporte aquaviário. O transporte de cargas não será atingido pelas restrições, assim como outras atividades de logística. Também continuam permitidos a execução de ações humanitárias transfronteiriças e o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, desde que seja garantida a reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho. A restrição também não se aplica a imigrante com residência de caráter definitivo; profissional estrangeiro a serviço de organismo internacional ou acreditado junto ao governo brasileiro; passageiro em trânsito internacional, desde que não saia da área internacional do aeroporto e que o país de destino admita o seu ingresso; e estrangeiros autorizados pelo governo, portadores de Registro Nacional Migratório e cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de cidadão brasileiro. Fonte: Agência Brasil
- ENEM: aberta votação para nova data das provas; estudantes têm três opções, duas delas em 2021
Candidatos terão até 30 de junho para escolher uma das três opções disponíveis A enquete sobre a escolha das datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi aberta neste sábado (20), às 10h, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Os candidatos terão até 30 de junho para escolher uma das três opções de datas: a primeira prevê provas em dezembro; a segunda, em janeiro de 2021; a terceira, em maio de 2021. Opções para datas do Enem 2020 Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020 | Enem digital: 10 e 17 de dezembro de 2020; Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021 | Enem digital: 24 e 31 de janeiro de 2021; Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021 | Enem digital: 16 e 23 de maio de 2021. Nesta edição, o Inep também fará provas em computadores para aqueles que escolheram esta opção no momento da inscrição. A medida faz parte de um projeto-piloto que pretende tornar o Enem totalmente digital até 2026 – na enquete, a escolha destas datas está vinculada às provas impressas. Como votar na enquete do Enem O Inep informa que os candidatos regularmente inscritos no Enem 2020 deverão acessar a Página do Participante e utilizar CPF e senha cadastrados no portal único do Governo Federal (gov.br). Depois, é só escolher a data de preferência. A votação segue até 30 de junho. Ainda não há previsão de quando os resultados serão divulgados. Enem sem data definida A prova estava marcada inicialmente para novembro, mas foi suspensa após pressão da sociedade e de entidades, devido à pandemia do novo coronavírus – com as escolas fechadas em todos os estados, havia receio de que os estudantes não conseguiriam se preparar a tempo. Fonte: G1
- Inscrições para o vestibular da URI vão até quarta-feira (24)
Encerra nesta quarta-feira (24) o período de inscrições para o Vestibular de Inverno da URI. Em Erechim, o concurso oferece 60 vagas para o Curso de Direito. Também estão sendo ofertadas vagas remanescentes para os Cursos de: Administração; Agronomia; Ciências Contábeis; Engenharia Civil; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Medicina Veterinária; e Odontologia. Os candidatos que optarem em realizar o concurso no campus de Erechim não terão custo de inscrição. Elas deverão ser realizadas pelo site vestibular.uri.br. Além disso, os candidatos poderão optar pelas notas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), a partir de 2009. A prova de seleção, a ser realizada no próximo sábado (27) às 14h, será no formato online. A prova constará de uma Redação escrita na norma padrão da Língua Portuguesa e versará sobre um tema pré-definido. Assim como as provas presenciais, terá duração máxima de 120 minutos. Os resultados serão divulgados ao candidato em até um dia útil após a realização da prova. As vagas para ingresso nos cursos presenciais para o segundo semestre são para os campi de Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago, São Luiz Gonzaga e Cerro Largo. O Processo Seletivo para ingresso nos Cursos de Graduação para o segundo semestre é destinado a candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente, bem como diplomados em nível superior.
- Morre terceiro paciente com Covid-19 em Erechim
A cidade está em 10º no número de confirações, segundo a Secretaria da Saúde do RS Erechim registrou na manhã deste domingo (21) a terceira morte por coronavírus. Trata-se de um homem de 71 anos, que estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo Covid-19 da Fundação Hospitalar Santa Terezinha, desde o último dia 11. Ele apresentava comorbidades. Era diabético, hipertenso e ex-fumante. A informação foi repassada pelo prefeito, Luiz Francisco Schmidt, que lamentou o fato e declarou “Lamentável e para a família ainda mais doloroso porque será enterro sem velório”, declarou. A cidade tem 460 casos confirmados e 12 pessoas hospitalizadas. Informações: Atmosfera Online
- Empresa responsável pelo projeto técnico da Transbrasiliana encerra topografia da rodovia
A equipe da empresa Rudra Engenharia, responsável pela elaboração do projeto técnico de pavimentação da BR 153 – Transbrasiliana informou, no último sábado (20) que as atividades de topografia foram concluídas integralmente no trecho entre Passo Fundo e Erechim. O estudo realiza a descrição das superfícies, formas, coberturas vegetais e elevações, representada em mapas. Na prática, a planta topográfica oferece informações sobre o relevo, curvas de nível, perfil longitudinal, seções transversais, elementos existentes no local, metragem, cálculos de área entre outros apontamentos importantes que integram o documento que é vital para subsidiar o licenciamento e registros junto a órgãos públicos. Para o prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Luiz Ceron, que integra a Comissão Pró-BR 153, cada etapa vencida deve ser comemorada. “Foi um trabalho intenso que exigiu persistência de toda equipe formada por pessoas que acreditam no desenvolvimento desta região. Cada dia estamos mais próximos de vermos esta obra sendo entregue aos gaúchos”, disse o prefeito, um dos idealistas do projeto. A empresa informou ainda que nas próximas semanas seguem as atividades de coleta das amostras de solo para análise no laboratório que foi instalado em Ipiranga do Sul. BR-153 Conhecida como Transbrasiliana, a BR-153, que tem extensão total de 4.355 quilômetros, é a principal ligação entre os estados brasileiros, a quarta maior rodovia do Brasil, que liga a cidade de Aceguá ao Sul, divisa com o Uruguai, ao município de Marabá, no Pará. A BR-153 é considerada atualmente como uma das principais rodovias de integração nacional do Brasil. Algumas capitais brasileiras, assim como Goiânia, Brasília e Palmas, a utilizam como o principal corredor de escoamento. É também muito utilizada para acender a regiões turísticas, tais como a estância de Caldas Novas/Rio Quente - GO, o rio Araguaia e a Chapada dos Veadeiros, além de outras capitais do país, como Belém, Macapá (via balsa), São Luís, Teresina e São Paulo.
- Distrito de Rio Toldo é localidade com mais casos confirmados de Covid-19 em Getúlio Vargas
Prefeitura divulgou gráficos com número de casos por bairro e outras informações sobre o novo coronavírus na cidade Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado pela secretaria da saúde de Getúlio Vargas no sábado (20), a cidade soma 23 casos confirmados de Covid-19. Destes, sete estão ativos, ou seja, 16 pessoas já se recuperaram da doença. No domingo (21), a prefeitura de Getúlio Vargas divulgou alguns gráficos que contêm informações sobre o novo coronavírus na cidade. No primeiro deles (acima), vemos, bairro a bairro, o número de casos confirmados. O distrito de Rio Toldo soma o maior número de confirmações, com cinco casos, seguido dos bairros Centro e Santo André, com quatro confirmações cada. No segundo, podemos conferir o comparativo entre casos confirmados, recuperados e óbitos na cidade. As primeiras confirmações surgiram em 1º de maio e, até o dia 20 de junho, eram 23 confirmações, sendo que destas, 16 estavam recuperadas. Ou seja, 69,57% já passaram pelo ciclo da doença. No dia 6 de junho foi registrado o primeiro e único óbito. Trata-se de um morador do distrito de Rio Toldo, com 68 anos. Os dados de casos confirmados por sexo e faixa etária também foram disponibilizados. As pessoas assintomáticas lideram a lista de confirmações da doença. Isso acontece pelo contato com pessoas que testaram positivo para a Covid-19, mas não manifestaram nenhum sintoma da doença. Especial em vídeo Para mais informações sobre a doença, a estrutura (do Hospital São Roque, da UBS Santo André - que é referência na cidade para casos suspeitos de Covid-19 e síndromes respiratória - e da Vigilância Epidemiológica) e a equipe de profissionais de saúde de Getúlio Vargas, confira a série de vídeos do Grupo Sideral de Rádios 'Coronavírus: estamos preparados?'
- Federação Gaúcha de Futebol envia protocolo ao governo do RS para retorno do gaúchão
Documento traz a possibilidade da competição a partir de 19 de julho O governo do Estado recebeu, na quinta-feira (18), um protocolo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para retorno e conclusão do Campeonato Gaúcho. O documento foi entregue pelo presidente da FGF, Luciano Hocsman, aos secretários do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, e de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal. O protocolo reúne medidas de contingenciamento dos profissionais envolvidos nas partidas e diretrizes operacionais básicas. Entre os apontamentos, estão a redução do número de sedes da competição, a testagem de todos os envolvidos e recomendações que vão desde a chegada ao estádio até as entrevistas coletivas pós-jogo. O campeonato foi suspenso dia 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus. Técnicos do governo vão analisar o documento e uma resposta será apresentada em breve. "Mantemos a característica de nossa gestão, que é o diálogo. O próprio governador contatou os dirigentes da FGF. Assim como fazemos com as demais demandas de outros setores da sociedade, encaminhamos o protocolo da FGF ao nosso Comitê de Dados e vamos emitir um parecer", afirmou o secretário da SGGE, Claudio Gastal. Clique e acesse o conteúdo do protocolo da FGF.
- Menino feito refém em Passo Fundo ganha bicicleta e homenagens da Brigada Militar
Victor de Souza foi recebido pelos policiais no 3º Regimento da Polícia Montada nesta quinta-feira (18). Ele recebeu ainda, uma réplica de viatura e um certificado de 'Amigo da BM' O menino de 11 anos feito refém dentro de casa em Passo Fundo, na Região Norte do Rio Grande do Sul, recebeu nesta quinta-feira (18) uma homenagem da Brigada Militar. Victor de Souza, a mãe e a irmã caçula, foram recebidos pela corporação do 3º Regimento da Polícia Montada (RPMon). O menino ganhou de presente dos militares uma bicicleta e uma réplica da viatura da BM, além do certificado de "Amigo da Brigada Militar". No dia 9 de junho, Victor ficou cerca de quatro horas como refém de um suspeito que entrou na casa da família no bairro Vera Cruz. Segundo a polícia, o homem fugiu de uma abordagem e entrou em uma casa, escolhida aleatoriamente, e ameaçou a família com uma faca. Ele foi preso e o menino liberado sem ferimentos. "Para nós, é uma gratidão muito grande poder abraçar a família, poder ajudar um pouco neste momento, ter ele conosco aqui, bem de saúde, fisicamente muito bem. E desejamos que ele seja uma pessoa de bem quando crescer", diz o comandante do 3º RPMon, tenente-coronel Volnei Ceolin. De acordo com o tenente-coronel, o menino ficou muito feliz com a visita. "Ele conheceu todo o complexo, os animais, os cavalos, e externou vontade de ser policial militar". Fonte: G1 RS


















