12785 resultados encontrados com uma busca vazia
- Governo altera protocolos de bandeira vermelha para restaurantes e comércio não essencial
O Gabinete de Crise do governo do Estado deliberou, na tarde desta terça-feira (4), alterações nos protocolos sugeridos para a bandeira vermelha, que classifica as regiões como de alto risco epidemiológico. As mudanças, que valerão a partir desta quarta-feira (5), com a publicação do Decreto 55.413, envolvem o comércio varejista e atacadista não essencial, localizado em ruas, centros comerciais e shoppings, e o funcionamento de restaurantes. "Como identificamos estabilização na demanda por internações em UTIs, ainda que em patamar elevado, para pacientes com Covid-19, decidimos alterar algumas regras a fim de estimular a economia do Estado", disse o governador Eduardo Leite. Essas mudanças também foram debatidas e validadas com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e com as 27 associações regionais durante reunião na manhã desta terça-feira (4). PROTOCOLOS DE BANDEIRA VERMELHA Comércio varejista e atacadista não essencial (rua, centros comerciais e shoppings) Permite 25% trabalhadores (somente para estabelecimentos com mais de três trabalhadores). Respeito ao teto de ocupação (número máximo de pessoas conforme área do estabelecimento). Abertura exclusiva de quarta-feira a sábado, em horário reduzido, das 10h às 16h, para não coincidir com a movimentação de serviços essenciais. Restaurantes à la carte, prato feito e buffet sem autosserviço Atendimento presencial restrito passa a ser permitido na bandeira vermelha, com dias e horários reduzidos e reforço dos protocolos obrigatórios. Aviso visível aos frequentadores sobre a lotação máxima nas bandeiras amarela, laranja e vermelha, para reforçar distanciamento mínimo. Na bandeira amarela, a lotação máxima é de 75%. Na bandeira laranja, é de 50%. Na bandeira vermelha, passa para 50% de trabalhadores e 25% de lotação, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. As modalidades de tele-entrega, drive-thru e pague e leve seguem permitidas durante todos os dias da semana. Restaurantes que se localizam em shoppings também estão inclusos na alteração. Clique aqui e acesse o decreto publicado no Diário Oficial.
- Mesmo em bandeira vermelha, prefeito de Passo Fundo libera abertura de shoppings
Estabelecimentos terão restrições de operação, conforme protocolos exigidos pelo estado A prefeitura de Passo Fundo, a cerca de 50km de Getúlio Vargas, publicou um decreto alterando a redação de outras determinações municipais de combate e prevenção a Covid-19. Por meio do Decreto 114/2020 está autorizada, desde a última terça-feira (4), a abertura de restaurantes, shoppings centers e galerias. Ambos os setores terão algumas restrições em seu funcionamento, conforme determinam os protocolos de combate à pandemia. Com o decreto, os shoppings e galerias poderão funcionar com atendimento semelhante ao comércio de rua: o cliente não poderá entrar na loja. Deste modo, o atendimento será realizado pelo sistema take-away (pegue eleve), telentrega e drive-thru. O horário de funcionamento desses estabelecimentos será das 11h às 19h. Os restaurantes estão liberados para atendimento ao público, porém não poderá ser servido nenhum tipo e rodízio e o buffet deverá ter uma proteção física para que os clientes não tenham acesso aos alimentos, ou seja, os funcionários que irão servir. Além disso, a distância entre as mesas deve ser de dois metros e o atendimento deve ser limitado a 50% da capacidade do estabelecimento. Com informações de Jornal O Nacional
- Fórum Norte Gaúcho da Soja foi confirmado em 2020 com edição online
VII edição do evento será realizada de forma online pela primeira vez Realizada todo ano no município de Ipiranga do Sul, o Fórum Norte Gaúcho da Soja, que chega a sua 7ª edição em 2020, muda, excepcionalmente, de sede. Neste ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, que impossibilita a realização de eventos com aglomeração de pessoas, as palestras serão realizadas online, por meio de vídeos no YouTube. A comissão organizadora do evento, composta por Sindicato Rural de Getúlio Vargas; Emater/RS - Ascar; Centro Universitário Ideau (Unideau); Associação dos Engenheiros Agrônomos da Regional de Getúlio Vargas; Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS); e Prefeitura de Ipiranga do Sul, esteve reunida no começo de julho para acertar detalhes sobre a realização do evento. Vale lembrar que neste ano outros dois importantes eventos para a produtividade rural foram adaptados ao meio online: os Fóruns Norte Gaúcho do Milho e do Trigo. O evento, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto, será online e gratuito. Os palestrantes e assuntos serão divulgados nos próximos dias pela organização do Fórum.
- Companhias já podem voltar a cortar energia elétrica de inadimplentes
A energia elétrica dos consumidores inadimplentes pode voltar a ser cortada a partir desta segunda-feira (3), desde que os consumidores sejam avisados. As interrupções estavam suspensas por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desde o dia 24 de março. Como o prazo final para a isenção ocorreu no sábado (1º), os cortes só estão autorizados a acontecer a partir de segunda (3) porque o desligamento de serviços públicos não pode acontecer nas sextas-feiras, sábados, domingos e feriados. Baixa renda Segundo a Aneel, enquanto durar o estado de emergência da pandemia, continua proibido o corte para alguns grupos de consumidores. Conforme o Decreto Legislativo nº 6/2020, esse prazo atualmente vai até o final de 2020. Neste grupo estão consumidores de baixa renda; unidades onde more pessoa que dependa de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida; unidades que deixaram de receber a fatura impressa sem autorização do consumidor, além daquelas cobradas em locais sem postos de arrecadação em funcionamento como bancos e lotéricas, por exemplo, ou nos quais a circulação de pessoas seja restringida por ato do poder público.
- Postos já podem vender gasolina com novo padrão
A gasolina para carros e motos já pode ser vendida desde a última segunda-feira (3) com o novo padrão estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a destilação, a octanagem e a massa específica do gasolina automotivo vendido no país. A mudança se deve à Resolução nº 807/2020, publicada em janeiro, que determina as novas especificações de valor mínimo de massa específica (ME), de 715,0 kg/m3, e valor mínimo de 77,0 ºC para a temperatura de destilação em 50% (T50) para a gasolina A e com a fixação de limites para a octanagem RON (Research Octane Number), que já existe nas especificações da gasolina de outros países. Segundo a especialista em regulação da ANP, Ednéa Caliman, o produto brasileiro passará a ter mais qualidade e maior eficiência energética. “Essa definição é importante. Quanto maior a massa específica do combustível em termos de hidrocarbonetos, maior é a densidade energética do combustível, ou seja, para o mesmo volume de combustível injetado no motor haverá a geração de maior quantidade de energia no momento da queima do combustível. Com isso, esperamos que proporcione maior rendimento, gerando diminuição do consumo e aumento da autonomia dos veículos”, disse. Prazos A resolução da ANP que determinou a venda obrigatória a partir desta segunda-feira foi publicada em janeiro e deu o prazo até 3 de agosto para os produtores de combustíveis se adequarem às regras. “Assim, a partir de hoje, toda a gasolina produzida no país e importada deverá atender às novas especificações”, observou a ANP. No entanto, a agência também fixou o prazo adicional de 60 dias para as distribuidoras e de 90 dias para os revendedores se adequarem. Até lá, será permitido o escoamento de possíveis produtos comercializados até ontem (2) ainda sem atender integralmente às novas características. Postos No município do Rio, os postos ainda estão com estoques antigos de gasolina. A presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e de Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb), Maria Aparecida Siuffo Pereira Schneider, estima que ainda levará tempo para os revendedores começarem a oferecer a nova gasolina, porque os distribuidores também estão com estoques do produto de especificação anterior. “Hoje, por exemplo, já recebi produto nos meus postos exatamente com a densidade anterior. Está definido na própria resolução da ANP que ninguém será autuado, a não ser quem não tenha essa especificação a partir de 90 dias para os postos, porque as companhias têm 60 dias para escoarem os seus estoques e os postos têm 90”, informou, acrescentando, que acha difícil que as distribuidoras já tivessem quantidade do produto para oferecer aos revendedores. Maria Aparecida afirmou que, conforme as distribuidoras forem escoando o produto com as especificações antigas, já passarão a comercializar alguma quantidade da nova gasolina.“O que vai acontecer é que vai ter uma densidade média durante o período que a ANP dá, para que tenha a nova especificação já nas bombas”, ressaltou. Prazo adequado Para Maria Aparecida, a ANP acertou quando determinou prazos para o mercado se adequar porque a logística do setor é complexa. “A resolução foi feliz nesse sentido. Se a ANP tivesse certeza de que isso poderia ser feito dessa maneira, ou seja, dia 3 de agosto começar a funcionar, ela mesma não teria dado 60 dias de prazo para a distribuição e 90 dias para a revenda. A ANP teve a responsabilidade de fazer uma resolução prevendo este tipo de alteração no tempo necessário, para que a cadeia toda pudesse vender a gasolina na nova especificação”, observou. Ela não acredita que a nova gasolina chegará mais cara ao consumidor, ainda que possa haver uma compensação com a maior eficiência dos motores e consequente redução na quantidade de compra do produto. “Não tenho a menor expectativa com relação a isso. O mercado é livre e não sei o que vai acontecer. A cadeia vem de cima, passa pelas distribuidoras e chega nos postos que são os últimos e os de menor estoque. Em uma pandemia, todo mundo trabalha com estoque baixíssimo. A gente precisa do consumidor dentro do posto. Não vejo como uma coisa positiva para o posto, a possibilidade de aumento”, afirmou. Demanda De acordo com Maria Aparecida, no início da pandemia a demanda dos postos caiu para 30% do que costumavam ter e agora já subiu para 50%, o que não chega a ser suficiente para cobrir os custos. “Não supre as necessidades operacionais dos postos. Estamos passando uma fase muito difícil e por causa disso temos estoques baixos. Não tem como encher o posto e não vender”, disse. Fraudes Outro fator que identificado na nova gasolina, segundo ela, é a perspectiva de haver menos fraudes diante da qualidade melhor do produto. “Por ser melhor, pode inibir fraudes. Se por um lado o usuário pode consumir menos, por outro a redução de fraudes no mercado será muito boa para aquele que trabalha honestamente, não sonega e não vende produto ruim." A ANP informou que as novas especificações são resultado de estudos e pesquisas dos padrões de qualidade, considerando o acompanhamento das especificações e harmonizações internacionais. Houve ainda amplos debates com os agentes econômicos do mercado de combustíveis. Fonte: Agência Brasil
- Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível
O Ministério da Educação divulgou nesta terça (4) as listas dos estudantes pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado está disponível na página do Prouni. O prazo para comprovação das informações também começa hoje e vai até o próximo dia 11. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino e entregar os documentos que comprovem as informações prestadas no momento da inscrição. Quem perder o prazo ou não comprovar os dados será desclassificado. Os candidatos que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas do ProUni ainda podem disputar uma bolsa por meio da lista de espera. O prazo para que o candidato inscrito manifeste interesse nessa última etapa da seleção é de 18 a 20 de agosto. Nesse caso, o resultado será divulgado no dia 24 de agosto e as informações devem ser comprovadas até o dia 28 do mesmo mês. Bolsas de estudo O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Nesta edição, 440,6 mil estudantes inscritos disputaram 167,7 mil bolsas em 1.061 instituições. Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Podem participar estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
- Índice de isolamento social fica em 40,8% na região de Erechim (R16), abaixo do indicador estadual
Após despencar no placar em termos de isolamento social no comparativo com os demais Estados, o Rio Grande do Sul registrou uma pequena reação na última semana e agora aparece entre as três primeiras posições. No monitoramento do período de sete dias encerrado neste domingo (1º/8), o índice da população que evitou aglomerações ficou em 42,1%. Na semana anterior, o percentual estava em 41,4%, quando o RS figurou na 10ª colocação nacional. O índice gaúcho segue à frente da média apurada em todo o país, que pela segunda semana seguida ficou em 40,3%. O RS tem números mais positivos que os demais Estados do Sul, ficando atrás apenas de Acre (43,3%) e Piauí (42,9%). Entre os dias 26 de julho e este domingo (1°/8), Santa Catarina registrou índice de isolamento social de 41,6%, mas o Paraná ficou bem abaixo da média nacional, com 39,9%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%, patamar que na última semana os gaúchos se aproximaram apenas nos finais de semana (47%). Neste aspecto, a pesquisa desenvolvida pelo Comitê de Dados para o enfrentamento da Covid-19 mostra que o RS segue com uma diferença de isolamento entre os dias úteis (38,7%) e o fim de semana (44,3%) maior do que no restante do Brasil. Na região de Erechim (R16), o índice de isolamento social ficou em média 40,8%. Confira aqui o Índice de isolamento social no RS durante a pandemia de Covid-19, elaborado pelo Comitê de Dados.
- Auditoria do ministério para retirada da vacinação contra aftosa começa nesta terça-feira (4)
Mais um importante passo rumo à obtenção do status de zona livre de febre aftosa pelo Rio Grande do Sul será dado nesta terça (4) e quarta-feira. A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) se prepara para receber auditores do Ministério da Agricultura para avaliarem o cumprimento dos 18 apontamentos levantados no ano passado. Entre eles, a aquisição de 72 veículos e a contratação de 150 auxiliares administrativos para atendimento nas inspetorias de defesa agropecuária do Estado. “A montadora vencedora da licitação dos veículos já está enviando o cronograma de entrega, e o pregão para contratação de pessoal deve abrir as propostas nesta terça. Devemos ser bem avaliados porque o ministério vai comprovar que o governo estadual fez todos os movimentos necessários para a conquista da retirada da vacinação contra a aftosa”, destaca o secretário Covatti Filho. Durante os próximos dois dias, a secretaria vai revisar com o ministério cada um dos 18 apontamentos levantados pela auditoria anterior e também o plano estratégico para retirada da vacinação contra a aftosa. "Na verdade são duas auditorias em uma. Ela será virtual, junto com o pessoal de Brasília e a superintendência regional do ministério no Estado. Já carregamos uma série de documentos num drive que eles estão acompanhando e, a partir de amanhã (4/8), vamos repassar juntos item a item", detalha a diretora de Defesa Agropecuária da Seapdr, Rosane Collares. O auditor do ministério Gilson Renato Evangelista de Souza realizou uma pré-avaliação da secretaria no início de julho, verificando que os 18 itens estão com andamento "bastante adequado e em fase final de atendimento". A auditoria final também considerará o pleito para evolução de status sanitário junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). "Acredito que o relatório do ministério deve sair muito rápido, porque temos prazos nacionais e internacionais que precisamos cumprir para dar andamento no processo de evolução de status sanitário", diz Rosane.
- Amau: 87% dos pacientes confirmados com Covid-19 já estão recuperados
A Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau) divulgou boletim, na tarde da última segunda-feira (3), com dados relativos à pandemia do novo coronavírus nos 32 municípios de abrangência. Segundo o informativo, até o momento, a região soma 2.469 casos confirmados da doença. Destes, 2.183 (87,24%) já estão recuperados; 257 (10,41%) estão ativos; e 29 pacientes (1,17%) vieram à óbito. Getúlio Vargas possui 86 casos confirmados, o que representa pouco mais de 3% de todos os casos registrados na região da Amau.
- Locais públicos de Floriano Peixoto são desinfectados em prevenção ao coronavírus
Diante da pandemia do novo coronavírus muitas são as iniciativas para evitar a propagação da doença. Uma delas realizada no último sábado (1º) pelo Governo Municipal de Floriano Peixoto juntamente com a Secretaria de Saúde do município foi a desinfecção de espaços públicos. Realizou-se a aplicação de desinfetante em diversos espaços, materiais urbanos e pavimentos, tratando-se de um produto que não apresenta risco para pessoas, animais ou para o meio ambiente. Tal medida esta sendo tomada para impedir o avanço da doença no município. A desinfecção é recomendada para ambientes que podem estar contaminados por gotículas de pessoas infectadas, é de suma importância à higienização em locais onde há grande circulação de pessoas.
- Informa Covid #2: atualizações sobre a pandemia do novo coronavírus
Todas as segundas-feiras, às 16h30min, a equipe de jornalismo do Grupo Sideral de Rádios apresenta o Informa Covid: um boletim com atualizações sobre a pandemia da Covid-19 na microrregião de Getúlio Vargas. São números sobre confirmações, casos recuperados, internações e uma avaliação sobre a evolução da doença na última semana. Ouça o áudio na íntegra. O Informa Covid vai ao ar em cadeia, com transmissão pela Rádio Sideral 93.1 FM; Estação 103.1 FM; e 98 FM 98.1.
- Brigada Militar dispersa aglomeração com mais de 350 pessoas em Erechim
A Brigada Militar dispersou uma aglomeração em que havia mais de 350 pessoas em Erechim na noite de domingo (2), em uma via pública. Segundo a BM, quando os policiais chegaram, muitas pessoas tentaram fugir pelos matos localizados próximos ao local. Os agentes revistaram carros e 378 pessoas foram abordadas. Dessas, 27 foram autuadas, e 14 veículos foram recolhidos. A Brigada Militar informou que vem recebendo denúncias de aglomerações há semanas, desde que voltou a fazer calor em Erechim. As principais reclamações são de eventos clandestinos no loteamento Verdes Vales, no bairro Esperança. Na madrugada de sexta (31) para sábado (1º), a BM, junto com a Polícia Civil e Ambiental, realizaram operação em vários locais da cidade, dentre eles o bairro Esperança, para dispersar as aglomerações. As equipes encontraram mais de 250 pessoas reunidas em diferentes locais. Seis delas foram autuadas por perturbação e quatro carros foram recolhidos. Os moradores reclamam que as aglomerações no local são um problema antigo. "Desde que começou a pandemia intensificou muito, [ocorre em] todos os finais de semana de sol. Os moradores do bairro faz meses que não sabiam mais o que era ter paz, de segunda a segunda era gritaria e algazarra a noite toda, som alto. Muitos [moradores], inclusive eu, tomando remédio para dormir, um horror. A confusão tem muito tempo já, mais de ano, mas na pandemia virou território sem lei", afirma uma moradora, que preferiu não se identificar. O capitão da Brigada Militar, Altemar Dutra, explica que a polícia tem trabalhado para evitar as festas clandestinas, mas que é necessário pensar em ações com o apoio dos demais órgãos públicos para resolver o problema definitivamente. "O que nós sugerimos, fizemos um ofício para a prefeitura municipal, assinado pelo comandante do batalhão e a Polícia Civil também se manifestou nesse sentido, é que em determinados horários seja proibido o estacionamento no local, principalmente, no horário da madrugada, para evitar aglomerações. Já inibe bastante, porque aquela pessoa de bem, que não quer cometer uma infração, já não vai ficar nesse local. É o que a gente vê como possível de se fazer nesse momento. E nós vamos seguir fazendo a nossa parte, atendendo as ocorrências, se chamarem, vamos ir", relata Dutra. Fonte: G1 RS
- Artistas e produtores culturais vão receber auxílio por meio da Plataforma +Brasil
O governo federal vai utilizar a Plataforma +Brasil para transferir recursos da Lei Aldir Blanc (Lei 14.017/2020) a estados e municípios. A lei é uma espécie de auxílio emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural que estão sem renda durante a pandemia. São R$ 3 bilhões no total, sendo que 50% do recurso será destinado a estados e ao DF. Para utilizar a plataforma, estados e municípios precisam verificar se o cadastro no +Brasil está atualizado. Para ajudar, o Ministério da Economia publicou dois tutoriais que ensinam a validar as informações dos gestores locais e a como fazer o cadastro dos fundos culturais. O passo-a-passo está disponível no site da Plataforma +Brasil. O dinheiro pode ser aplicado para pagar renda emergencial aos trabalhadores da cultura ou para manutenção de espaços artísticos e realização de editais, chamadas públicas e prêmios.
- Grêmio e Internacional estão na final do segundo turno do Gauchão
Vencedor irá disputar a finalíssima do Campeonato contra o Caxias, vencedor do primeiro turno Tanto Internacional quanto Grêmio venceram suas partidas válidas pelas semi-finais do Gauchão. As equipes se enfrentam na próxima quarta-feira (5) na final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, na Arena do Grêmio (a definir). Internacional x Esportivo Jogando no estádio do Beira-Rio, o Internacional goleou o Esportivo por 4 a 0, neste domingo (2), e garantiu a classificação para a final do 2º turno do Campeonato Gaúcho. A equipe colorada foi superior desde o primeiro segundo do confronto. E essa superioridade ficou clara com o primeiro gol, que saiu antes do primeiro minuto de bola rolando. Edenílson cruza para Thiago Galhardo finalizar com perfeição. Mesmo com a vantagem no marcador, a equipe comandada pelo técnico argentino Eduardo Coudet continuou no ataque, e chegou ao segundo logo depois. Aos 11 minutos o meia Marcos Guilherme arrisca de fora da área e Renan aceita. O ritmo do Inter continuava frenético, e o 3 a 0 veio dois minutos depois. Galhardo acha o peruano Guerrero, que, sem dificuldade, marca o seu. Mesmo com o 3 a 0 com menos de 15 minutos de partida o Colorado não tira o pé do acelerador, mas o placar permanece inalterado até o intervalo, quando Coudet faz várias substituições, já pensando na final do turno. Com isso, o quarto gol do jogo sai apenas aos 14 da etapa final, quando o meia Boschilia faz o seu após receber passe de Pottker. Vitória por 4 a 0, com uma boa apresentação do Colorado. Grêmio x Novo Hamburgo Em partida de sete gols na Arena Grêmio, o Imortal superou o Novo Hamburgo por 4 a 3 neste domingo (2). O Grêmio começou o jogo com a corda toda. Logo no primeiro minuto, Diego Souza escorou de cabeça, dentro da pequena área, cruzamento de Evérton Cebolinha, abrindo o marcador. Aos 22, o volante Maicon ampliou, ao chutar de bico para o gol vazio após trapalhada da defesa adversária. Apesar da desvantagem, o Novo Hamburgo não esmoreceu. Aos 30, numa cobrança de falta, o lateral-esquerdo Zé Mário diminuiu com um forte chute. Sete minutos depois, Kayron empatou para o Anilado. Na segunda etapa, aos 13, Diego Souza voltou a marcar, após cruzamento rasteiro de Guilherme Guedes. Mostrando mais uma vez poder de reação, o Novo Hamburgo deixou tudo igual, de pênalti, aos 32, novamente com Zé Mario. No fim do confronto, aos 45, o Imortal voltou a ficar definitivamente na frente no placar, com Luciano.
- Resultado do Fies sairá nesta terça-feira (4)
O Ministério da Educação (MEC) divulgará nesta terça-feira (4) o resultado dos candidatos pré-selecionados para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Nesta edição, 107 mil 875 inscritos disputam 30 mil vagas ofertadas em mais de 1,3 mil instituições de ensino superior. Os interessados devem ficar atentos aos prazos porque a complementação da inscrição nessa chamada única começa amanhã e segue até as 23h59 de quinta-feira (6). Lista de espera Quem não for pré-selecionado nessa fase pode disputar uma das vagas ofertadas por meio da lista de espera. Diferentemente dos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e do Prouni (Programa Universidade Para Todos), para participar da lista de espera do Fies não é necessário manifestar interesse porque a inclusão é feita automaticamente. A convocação da lista de espera vai do dia 4 até as 23h59 de 31 de agosto. Programa O Fies é um programa do MEC que concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, em instituições particulares de educação superior. O fundo é um modelo de financiamento estudantil moderno, dividido em diferentes modalidades, podendo conceder juro zero a quem mais precisa. A escala varia conforme a renda familiar do candidato. Fonte: Agência Brasil
- Ministério da Cidadania publicou calendário de auxílio emergencial para novos beneficiários
O Ministério da Cidadania publicou nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União portaria com calendário de pagamento do auxílio emergencial para beneficiários que tenham feito contestação ao resultado do cadastro e foram considerados elegíveis. Segundo a portaria, tem direito o público beneficiário do auxílio emergencial que tenha feito o procedimento de contestação por meio da plataforma digital entre os dias 24 de abril e 19 de julho de 2020 e tenha sido considerado elegível receberá o crédito da primeira parcela em poupança social digital aberta em seu nome, conforme o seguinte calendário: Crédito em poupança social digital da Caixa De acordo com a portaria, o público beneficiário do auxílio emergencial que tenha recebido a primeira parcela em abril de 2020 e teve o pagamento reavaliado em julho de 2020, decorrente de atualizações de dados governamentais, receberá o crédito da terceira e quarta parcelas em poupança social digital aberta em seu nome, também receberá conforme esse calendário. A portaria diz ainda que nas datas indicadas nesse calendário, os recursos estarão disponíveis apenas para o pagamento de contas, de boletos e para realização de compras por meio de cartão de débito virtual ou QR Code. Os saques e transferências bancárias seguem o seguinte calendário: A transferência é feita automaticamente para a conta indicada no momento do cadastro.
- Rede de Farmácias São João: Campanha de combate ao Vírus Influenza
A Rede de Farmácias São João foi requerida pelo Prefeito de Porto Alegre/RS, Nelson Marchezan Júnior, para que participasse da campanha nacional de mobilização contra o vírus influenza, uma campanha do Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo assim, foi celebrado um convênio entre a prefeitura e a rede, englobando 26 filiais que participaram realizando as aplicações nos grupos prioritários, os chamados "Grupos de Risco", formado por pessoas com idade acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas. Durante o período da campanha, a rede de Farmácias São João, realizou a aplicação da vacina contra o vírus influenza em mais de 74 mil pessoas, sendo a rede participante que mais efetivou aplicações, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. O objetivo principal deste convênio foi oportunizar para as pessoas que estão no grupo de risco, mais facilidade e segurança para a imunização, evitando deslocamentos até postos de saúde e aglomerações. O Presidente da Rede, Pedro Henrique Brair, registra: “Agradecemos imensamente aos nossos sessenta profissionais farmacêuticos, que estiveram nesta linha de frente, envolvidos durante o período da campanha, realizando as aplicações em nossas lojas, atendendo com muita dedicação e orientando as pessoas, sobre os cuidados necessários de prevenção ao coronavírus” O convênio significou o início de uma bela parceria, entre a rede privada e o SUS, permitindo novas iniciativas, capitaneadas pelo Ministério da Saúde, totalmente atreladas ao propósito da São João: Cuidar da Saúde das pessoas. A Rede de Farmácias São João conta emprega 12 mil colaboradores e possui mais de 700 lojas, distribuídas nos estados do RS, SC e PR. Além disso, a rede é considerada a marca mais lembrada do segmento no estado do Rio Grande do Sul.
- Evento online traz debates sobre o mês do aleitamento materno
Ação é da secretaria da Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas Para celebrar a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 (1ª a 7 de agosto) e o Agosto Dourado, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, irá promover a Semana Municipal de Amamentação, visando repassar informações sobre a importância do aleitamento materno. O evento será marcado com informações on-line, que serão disponibilizadas na fanpage da Prefeitura de Getúlio Vargas e no site da Prefeitura. Neste ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Apoie a amamentação por um Planeta Saudável”, trazendo a amamentação para o contexto da sustentabilidade. Isso porque, a amamentação, além de todos os benefícios já conhecidos para a mulher e para o bebê, também diminui o impacto ambiental causado pela alimentação com substitutos do leite materno. Fórmulas lácteas deixam vestígios ambientais devido aos métodos de produção, embalagem, distribuição e preparação. Por outro lado, a amamentação utiliza menos recursos naturais e quase não há desperdício. Agosto Dourado O mês recebeu este nome em homenagem ao aleitamento materno por ser considerado o alimento “padrão ouro”: possui todos os nutrientes e transfere toda a imunidade de que o bebê precisa. O leite materno deve ser o único alimento dos bebês até completarem 6 meses de vida e é recomendado até os 2 anos de idade. Entre os benefícios da amamentação estão a proteção para a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, e a redução do risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentação durante a Pandemia Não há qualquer contraindicação da amamentação durante a pandemia da Covid-19, mesmo se a mãe tiver confirmação da doença. Neste caso, o Ministério da Saúde recomenda a higienização das mãos e uso de máscara pela mãe durante o processo. Programação da Semana Municipal da Amamentação 1º – Início da Campanha AGOSTO DOURADO; 02 – Convite para postagens de fotos de mães amamentando; 03 – Nutricionista Jaíne Moz; 04 – Fonoaudióloga Eliane Scariot; 05 – Psicóloga Elizaura Morillos; 06 – Pediatra Marco Antônio Nardi; 07 – Ginecologista/Obstetra Rafaela Radavelli.
- Geoportal RS disponibiliza painéis com dados da Covid-19 por município
Fornecer informações para auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de políticas públicas é o objetivo do Geoportal RS, ferramenta que faz a interface pública da Infraestrutura Estadual de Dados Espaciais (Iede-RS). Com o avanço no número de casos da Covid-19 no Brasil e no Estado, a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) disponibilizou aos usuários painéis com mapas e informações detalhadas sobre a evolução dos casos de coronavírus no Rio Grande do Sul e também sobre o Distanciamento Controlado por município. O diferencial destes painéis é a possibilidade de visualização de dados completos em um único ambiente. No caso do dashboard do Distanciamento Controlado, por exemplo, é possível acompanhar as informações relativas aos 14 indicadores utilizados pelo governo estadual para definir as bandeiras das regiões separado por município. A ferramenta, de acordo com o diretor do Departamento de Planejamento Governamental (Deplan/SPGG), Antonio Cargnin, já está sendo muito utilizada por pesquisadores de diversas universidades e também pode ser acessada por qualquer usuário. As informações reforçam as análises já produzidas sobre o tema pela Secretaria da Saúde (SES) e pelo Comitê de Dados do governo estadual. "Ao acessar os painéis, é possível acompanhar de uma forma intuitiva e prática os dados atualizados relacionados ao avanço da Covid-19. Assim, qualquer pessoa pode utilizar os dados, o que auxilia na transparência da informação e pode subsidiar na adoção de iniciativas e ações em todo o Estado", destaca Cargnin. Com relação à Covid 19, além das informações relativas ao Rio Grande do Sul, o Geoportal também apresenta painéis com dados do Brasil e do mundo. Em todos os dashboards os dados são atualizados diariamente ou com a informação mais recente, como no caso do Distanciamento Controlado. "Hoje, as tecnologias da informação têm sido grandes aliadas para termos a informação mais próxima do caso do cidadão. O georreferenciamento realizado pelo Deplan busca complementar todas as demais ações de mitigar os efeitos da pandemia e dar transparência a toda a sociedade gaúcha", destaca o titular da SPGG, Claudio Gastal. Para visualizar os painéis, basta acessar a página do Iede. Iede e Geoportal A Iede-RS representa o conjunto integrado de tecnologias, políticas, mecanismos e procedimentos de coordenação e monitoramento, padrões e acordos, necessários para facilitar e ordenar a geração, o armazenamento, o acesso, o compartilhamento, a disseminação e o uso dos dados geoespaciais. O Geoportal é a interface pública que se consolida como a principal plataforma de compartilhamento de dados geoespaciais, serviços e aplicações do Estado.
- Usina Asfáltica de Ipiranga do Sul recebe ajustes técnicos
Representantes da empresa Ammann do Brasil – Equipamentos para Construção de Estradas Ltda estão em Ipiranga do Sul fazendo os ajustes finais na infraestrutura da Usina Asfáltica para que, nos próximos dias, o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ) já possa ser produzido. Estiveram presentes, acompanhando os trabalhos, o prefeito em exercício, Dejair Pasa, e o prefeito e presidente da Amau, Mario Luiz Ceron. Para o técnico de serviço e manutenção da Empresa Ammann, Leandro Prato, após os ajustes de mecânica, tubulação e da parte elétrica a Usina estará apta a iniciar seu funcionamento. “A partir da revisão e observando seu o funcionamento adequado, em dois ou três dias de trabalho, iniciaremos a produção da massa asfáltica quente”, informou o engenheiro, observando que a Usina dispõem dos equipamentos, tecnologicamente, mais avançados nesta área nos dias atuais. Segundo o engenheiro civil, Lauson Serafini, que fará a supervisão da produção asfáltica, este é um empreendimento inédito em prefeituras. “A instalação deste tipo de usina é incomum em administrações públicas. Dentre os tipos de asfalto que esta Usina pode produzir está o CBQU, considerado o de melhor qualidade”, destaca Serafini. Para Ceron, estar presente prestigiando este momento é gratificante. “Escutar o início do roncar dos motores e saber que esta Usina irá gerar uma produção que pode beneficiar, além de Ipiranga do Sul, toda a grande região é algo que nos orgulha muito”, ressaltou o prefeito, que lembrou ainda que, na semana que vem, a Usina irá produzir inicialmente 500 toneladas de massa asfáltica. A administração pública de Ipiranga do Sul conquistou junto ao Governo Federal mais de R$ 1,4 milhão para aquisição da Usina Asfáltica, que tem capacidade de produção de 70 a 100 toneladas/ horas.



















