12805 resultados encontrados com uma busca vazia
- Semana Nacional de Trânsito começa nesta sexta (18) em todo o país
Começa nesta sexta-feira (18) e vai até dia 25 próximo, a Semana Nacional de Trânsito (SNT). Durante o período, ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres. Com o tema "Perceba o risco, proteja a vida", definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, o foco é chamar a atenção sobre os perigos no trânsito e outros riscos à saúde do cidadão. Por causa das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, este ano a semana ocorrerá em formato digital e será denominada "O Detran na sua vida". A iniciativa traz também o tema das campanhas educativas para este ano. ONU A realização da SNT 2020 coincide com o fim da Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), na qual os governos dos diferentes países se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano. Em 2020, a campanha brasileira tem foco na preservação de vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito. Como os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo, a meta da semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, ressaltando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. “Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil”, ressalta o Departamento Nacional de Trânsito. As atividades da Semana Nacional de Trânsito incluem, também, palestras sobre temas variados. Fonte: Agência Brasil
- Caixa diz que estuda reduzir mais os juros do cheque especial
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, indicou nesta quinta-feira (17) que os juros do cheque especial cobrados pelo banco podem ser reduzidos em breve. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro, Guimarães afirmou que a atual taxa cobrada pela Caixa está em 1,8% ao mês e que pode diminuir mais. Bolsonaro classificou a taxa como quase "inacreditável" e a comparou como sendo próxima a de "países de primeiro mundo". Durante transmissão ao vivo nas redes sociais junto ao presidente, Guimarães também informou na próxima segunda-feira (21), a antecipação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) chegará a 60 milhões de pessoas, contando com os nascidos em dezembro. "Nesta segunda-feira, iremos completar 60 milhões pessoas recebendo o FGTS, a antecipação, num valor de R$ 37,8 bilhões", disse. Auxílio O presidente da Caixa destacou ainda que, com o auxílio emergencial pago para trabalhadores informais, autônomos e desempregados, encontrou 37,5 milhões de brasileiros que eram "invisíveis e não estavam em nenhum programa social". Ele aproveitou para mencionar ainda que, antes da pandemia da covid-19, cerca de 33 milhões de pessoas não tinham conta em banco. "Essas pessoas iam para um agiota e tomavam 20% ao mês [de juros]", disse. Para o pagamento do auxílio, a Caixa Econômica precisou criar contas poupanças sociais digitais para viabilizar o pagamento do benefício. Fonte: Correio do Povo
- “Arroz deve permanecer entre R$ 5 e R$ 7 até março do ano que vem”, diz presidente da Abiarroz
Um dos alimentos mais consumidos na mesa dos brasileiros sofreu um aumento de preço nos últimos dias e isso gerou reclamação. O valor médio do pacote de cinco quilos do arroz está em torno de R$ 35. Em entrevista exclusiva ao portal brasil61.com, o presidente da Associação Brasileira da Industria do Arroz (Abiarroz), Elton Doeler, afirmou que a alta no preço do produto foi necessária para manter o estímulo da produção do grão. Segundo ele, 80% do arroz brasileiro é produzido basicamente na região Sul do país. Nos últimos 10 anos, o setor produtivo trabalhava com preços que giravam em torno de R$ 2 o quilo para o consumidor, e davam valores ao produtor de R$ 40 a saca. Além desse quadro, na avaliação de Doeler, uma série de fatores contribuiu para essa elevação de custo. “Foi uma série de notícias, especialmente a pandemia, em que nós tivemos uma mudança de hábito. As pessoas ficaram em casa e isso aumentou o consumo. Com o dólar valorizado houve favorecimento de exportações, os mercados tradicionais importadores fecharam suas fronteiras para exportações de arroz. Mas, o Brasil continuou. Então, houve uma sensação de escassez no mercado e isso trouxe o aumento de preço na matéria prima”, explicou. Com essa mudança de cenário, o presidente da Abiarroz, acredita que o consumidor deve continuar pagando um valor mais caro no quilo do arroz, pelo menos até a próxima safra. No entanto, mesmo com as alterações de preço, ele acredita que o produto não vai custar tanto ao bolso da sociedade. “Um quilo de arroz alimenta, aproximadamente ,10 pessoas. Se custava R$ 2 o quilo, custaria R$ 0,20 por pessoa. É muito barato uma refeição com esse alimento. Hoje, nós imaginamos que o preço do arroz vá se estabilizar em um patamar entre R$ 5 e R$ 7 reais que, ao nosso ver, ainda é atrativo para a média da população brasileira. Ou seja, um prato de arroz vai custar na mesa do brasileiro em torno de R$ 0,50”, pontuou. Há pouco mais de uma semana, o governo federal anunciou que vai liberar a importação de 400 toneladas de países que não integram o Mercosul, sem a incidência da Taxa Externa Comum (TEC). Elton Doeler avalia que a medida é positiva, já que aumenta a oferta dentro do Brasil. “Na verdade, mais do que o volume ofertado, é uma sinalização do governo de que ele usará todas as armas que tiver para conter, ou pelo menos estabilizar novos aumentos de preço. Isso, ao nosso ver, foi muito acertado. Já está acontecendo. A indústria começou a receber novas ofertas de abastecimento e entendemos que isso tende a normalizar nesse nível de preço que eu mencionei, entre R$ 5 e R$ 7”, pontuou. Doeler afirmou, ainda, que o aumento do preço do arroz, em agosto, chegou a 30%. Questionado sobre quando o brasileiro vai voltar a perceber um preço menor do produto nas prateleiras, a resposta foi de que isso não deve ocorrer antes de março de 2021. “Depois de chegada a próxima safra, o mercado, por si só, encontrará um novo patamar que pode ser um pouco menor do que isso, não muito. É obvio que continuaremos tendo exportação do produto, pela qualidade que tem a cadeia do arroz brasileiro, mas deveremos ter algum recuo por meados de março do ano que vem, não antes disso, porque a pouca oferta é uma escassez momentânea”, projetou. De acordo com dados divulgados pela Abiarroz, o Brasil é o maior produtor e consumidor fora da Ásia. O suprimento anual chega, em média, a 15 milhões de toneladas do grão em casca para atender ao consumo de 12,14 milhões de toneladas. Além disso, cerca de 40 mil produtores cultivam aproximadamente 2,4 milhões de hectares por ano, em 500 municípios brasileiros.
- Secretaria da Agricultura do RS alerta sobre recebimento de sementes não solicitadas do exterior
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) alerta para o recebimento de sementes vindas do exterior sem encomenda ou solicitação do destinatário. Casos relatados à Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) dão conta de que agricultores daquele estado estão recebendo pequenos pacotes contendo sementes diversas, não identificadas, como brindes acompanhando compra de outros produtos, ou até mesmo sem ter feito qualquer tipo de encomenda. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também já havia alertado sobre situações similares ocorridas nos Estados Unidos, que estão sob investigação pelo órgão oficial de defesa agropecuária americano (APHIS-USDA). “A importação de vegetais é regulamentada para evitar que pragas venham a atingir as áreas de produção e o meio ambiente do Rio Grande do Sul, com grande risco de prejuízos à economia agropecuária e impactos ambientais”, elucida Ricardo Felicetti, chefe da divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Seapdr. Ainda não há relato de casos deste tipo no Rio Grande do Sul, mas a Secretaria da Agricultura orienta a população – principalmente os agricultores – que, caso recebam pacotes de sementes não encomendados, entreguem o material à inspetoria de defesa agropecuária ou escritório de defesa agropecuária mais próximo do seu município. “O pacote não deve ser aberto ou descartado no lixo, nem o material ou as sementes devem ser cultivados ou descartados no solo sob nenhuma hipótese, a fim de evitar que estas sementes atinjam o meio ambiente e áreas agrícolas do Estado”, alerta Ricardo. Outros canais para comunicação de recebimento de sementes não solicitadas do exterior são os telefones da divisão de Defesa Sanitária Vegetal, (51) 3288-6289 e 3288-6294, WhatsApp (51) 98412-9961 ou o e-mail defesavegetal@agricultura.rs.gov.br. Fonte: Seapdr
- Fome volta a crescer no País e agora atinge 10,3 milhões de brasileiros, diz o IBGE
Depois de recuar em mais da metade em uma década, a fome voltou a se alastrar pelo Brasil. Em cinco anos, aumentou em cerca de 3 milhões o número de pessoas sem acesso regular à alimentação básica, chegando a, pelo menos, quase 10,3 milhões o contingente nesta situação. É o que apontam os dados divulgados nesta quinta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento foi feito entre junho de 2017 e julho de 2018 e apontou piora na alimentação das famílias brasileiras. Entram na conta somente os moradores em domicílios permanentes, ou seja, estão excluídas do levantamento as pessoas em situação de rua, o que poderia aumentar ainda mais o rastro da fome pelo País. Classificado pelo IBGE como segurança alimentar, o acesso pleno e regular aos alimentos de qualidade – em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais – atingiu o menor patamar em 15 anos. “Ao olhar para a série histórica, a gente observa que houve diminuição da segurança alimentar e o consequente aumento dos índices de insegurança alimentar entre a população brasileira”, enfatizou o gerente da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, André Luiz Martins Costa. O pesquisador destacou que a fome está mais presente nas áreas rurais do país, porque “as pessoas que estão em meio urbano conseguem mais alternativas [de alimentação] que aquelas que vivem nas áreas rurais”, afirmou. De acordo com a pesquisa, 63,3% dos domicílios no Brasil tinham a chamada segurança alimentar, abaixo dos 65,1% apurados em 2004, quando tem início a série histórica do levantamento. O IBGE destacou que este percentual cresceu, consecutivamente, nas duas pesquisas seguintes, realizadas em 2009 e 2013, mas retrocedeu ao mínimo histórico em 2018. A maior cobertura da segurança alimentar foi registrada em 2013, quando chegou a 77,4% o total de domicílios em que a alimentação podia ser considerada como plena e regular. Na comparação com 2013, o número de domicílios com segurança alimentar teve queda de 13,7%. Em contrapartida, aumentou em 71,5% o número de domicílios com insegurança alimentar. Foi a insegurança alimentar moderada a que mais cresceu percentualmente entre os domicílios brasileiros entre 2013 e 2018 – uma alta de 87,53%. A insegurança alimentar leve teve alta de 71,5% no mesmo período, enquanto a grave, que caracteriza a fome, aumentou em 48,8%. Fome tem maior prevalência em áreas rurais Embora o maior número das pessoas em situação de miséria alimentar viva em áreas urbanas, é nas áreas rurais que a fome é mais prevalente. De acordo com o IBGE, dos cerca de 10,3 milhões de famintos no País, 7,7 milhões viviam em perímetro urbano, enquanto 2,6 milhões, em regiões rurais. Todavia, proporcionalmente, estes números representavam, respectivamente, 23,3% do total da população que vivia em área urbana e 40,1% da população rural. Fonte: O Sul
- Defesa Civil reúne técnicos para analisar efeitos de La Niña no Estado
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado reuniu a equipe técnica da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e os coordenadores regionais nesta quarta-feira (16/9) para avaliar as condições climáticas previstas para os próximos três meses no Rio Grande do Sul. O objetivo é elaborar estratégias e medidas para mitigar os efeitos dessa condição meteorológica. Segundo a meteorologista da Sala de Situação da Sema, Cátia Valente, o modelo disponibilizado pelo International Research Institute for Climate Prediction (IRI) indica que "estamos entrando em um período de La Niña capaz de modificar a distribuição de calor, concentração de chuvas e formação de estiagem ao longo dos próximos meses". No Brasil, o fenômeno La Niña provoca estiagem principalmente na região Sul. A característica preponderante do fenômeno é o resfriamento da superfície das águas do Oceano Pacífico. "A primavera deverá ser marcada por períodos de chuvas irregulares e abaixo da média, probabilidade de tempo seco com temperaturas elevadas", ressaltou Cátia. Conforme o hidrólogo Lucas Giacomelli, "as chuvas dos últimos meses possibilitou a recuperação das bacias na metade norte e a reposição hídrica dos reservatórios subterrâneas". A região Sul do Estado segue na situação de atenção em função dos baixos volumes de chuvas registrados. Fonte: Ascom Defesa Civil
- General Pazuello toma posse como Ministro da Saúde
O general Eduardo Pazuello assumiu, oficialmente, nesta quarta-feira (16), o comando do Ministério da Saúde, em cerimônia no Palácio do Planalto. O ministro estava no cargo interinamente desde 16 de maio. Desde então, tem coordenando as ações federais de prevenção e enfrentamento à Covid-19 no País. No discurso de posse, Pazuello lembrou que chegou ao ministério em um momento crítico do avanço da doença. “Literalmente, tivemos que trocar a roda com o carro andando. A responsabilidade era enorme e tivemos a liberdade total para implementarmos as medidas que eram necessárias”, afirmou. “Juntos, reestruturamos o ministério, adequamos protocolos e combatemos não só a Covid-19, mas também as demais doenças que afligem o nosso povo. Utilizamos, para isso, a melhor ferramenta que poderíamos ter, nosso Sistema Único de Saúde, o SUS”, disse Pazuello. O ministro destacou a importância da capilaridade do SUS e da integração com secretarias estaduais e municipais de saúde para o atendimento à população. “O receio de que o SUS entraria em colapso não pode mais existir, isso não aconteceu e não vai acontecer”, enfatizou. Tratamento precoce da Covid-19 Pazuello falou sobre o aprendizado em relação à necessidade do tratamento precoce da Covid-19, ao contrário do que era difundido sobre permanecer em casa e procurar atendimento médico apenas em caso de falta de ar. “O aprendizado [nesse tempo de enfrentamento à doença] nos mostrou que quanto mais cedo atendermos os pacientes, melhores são suas chances de recuperação. O tratamento precoce salva vidas”. E completou: “Com o fortalecimento dessa conduta, já alcançamos mais de 3 milhões e 600 mil pessoas recuperadas. Um dos maiores quantitativos de pessoas recuperadas no mundo”. O ministro destacou que o Brasil alcançou uma situação de estabilidade bem definida em relação ao número de casos do coronavírus. “São sinais claros e positivos de que todo o nosso trabalho e empenho está surtindo os efeitos esperados”, observou. Ele também se solidarizou com os familiares das vítimas da doença e parabenizou o trabalho dos profissionais de saúde que se expõem diariamente na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. Ainda falou sobre os projetos futuros da pasta, como a implantação do prontuário eletrônico e o programa de saúde digital para aumentar o acesso à saúde em áreas remotas. Gestão Nos últimos quatro meses, Pazuello reforçou as estruturas e a assistência em saúde em todo o País para o enfrentamento ao novo coronavírus no apoio aos estados, municípios e o Distrito Federal. Até o momento, o ministério destinou R$ 25,7 bilhões exclusivamente para combate à Covid-19. Durante a gestão interina de Eduardo Pazuello, foram estabelecidas estratégias para a aquisição dos medicamentos para intubação orotraqueal de pacientes com Covid-19 para evitar a falta dos produtos aos serviços do SUS nos estados e adotadas iniciativas para equalizar os estoques. Também foram habilitados, até o momento, 13.382 leitos de UTI solicitados pelos estados e municípios para o tratamento exclusivo de pacientes da Covid-19, representando 100% dos pedidos atendidos. O Brasil também contou com o reforço de 10.857 ventiladores pulmonares, entregues em todo o País. As estratégias do SUS foram fortalecidas nas comunidades e favelas, com o credenciamento de 91 Centros Comunitários para conseguir atender pacientes da Covid-19. Os povos indígenas mereceram ações específicas com a distribuição de suprimentos, insumos, testes rápidos e equipamentos de proteção individual aos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas. O ministro Carioca, Eduardo Pazuello é general de três estrelas. Se formou em 1984 na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ), como Oficial de Intendência, área responsável por tarefas administrativas e de logística. Ao longo da carreira, coordenou as tropas do Exército durante as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e esteve à frente da Base Logística Multinternacional Integrada na tríplice fronteira. Em 2018, coordenou a Força-Tarefa Logística Humanitária (Operação Acolhida), responsável por abrigar refugiados da Venezuela. Fonte: Gov.br
- Getúlio Vargas e região conhecem candidatos às eleições municipais
As eleições municipais de 2020 estão se aproximando e, a cada dia, um novo passo é dado na corrida eleitoral. As convenções municipais se encerraram ontem e alguns dos candidatos a prefeitos e vereadores já são oficialmente conhecidos. Confira abaixo a lista parcial das candidaturas já homologadas. A lista pode sofrer alterações. Confira a lista por município e cargo na microrregião de Getúlio Vargas: EREBANGO PC DO B - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - EREBANGO NO CAMINHO CERTO VEREADOR EVANDRO LUIS DE AQUINO FROIS; ARTEMIO FRANCISCO TIBURSKI; SERGIO ANDRÉ GOSTINSKI; VERGILIO MATIAS; MARLI MERIZANA POKOJESKI; VICTÓRIA LONDERO TOMKIEL. CIDADANIA - EREBANGO NO CAMINHO CERTO PREFEITO E VICE CONCORREM COLIGADOS Prefeito: VALMOR TOMAZINI; Vice: ALTEMIR PILAR. VEREADOR ROBSON ALAN TOMAZINI; JACIR KOSLOSKI; DOLCIMAR LUIZ PADILHA; ALESSANDRO CAMARGO; DIEGO SCHNEIDER; PAULO VALDIR DALBAO; LADAIRE SAMUEL DO NASCIMENTO; JOÃO CARLOS ZORZAN; ROGÉRIO ANTONIO CAETANO; MYLENE ZOTTI; MARIA TERESINHA TOMASSINI; DÉBORA MONTEMEZZO; VALQUIRIA POLLI; DANIELA DE MORAES. MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO PREFEITO E VICE CONCORRE ISOLADO Prefeito: VALMOR JOSÉ TOMELERO; Vice:FLÁVIO EVANDRO KUSZ. VEREADOR MARITANIA GUTERRES; BENJAMIN FERNANDES; ANA MARIA SIELSKI NOSKOSKI; DIEGO CANDINHO; MARIA CARMELITA SCHNEIDER; JOEL PEREIRA; LEANDRO JEVINSKI; EDELAR JOSE SAMUEL DO NASCIMENTO; OSMAR CARLOS MARINHO; RUDIMAR TORRES; ALEX SCHIMELFENIG; MAURO JOSÉ SIKORCIKI; DIANA TORRES DA SILVA. PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - EREBANGO NO CAMINHO CERTO MAJORITÁRIA PELA COLIGAÇÃO NÃO APRESENTOU CANDIDATOS A VEREADOR PP Partido Progressistas VEREADOR ALCINDO LUIZ FERNANDES LEITE; ALEXANDRE ZANCANARO; ELIZANDRA FÁTIMA ROGALSKI; FÁBIO MONTEMEZZO; MARLI TEREZINHA MEREGALLI; VALDECIR CARLOS RIBEIRO DE MATTOS. ESTAÇÃO PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO VEREADOR UILHAN JOSÉ DALLASTRA MOACIR ANTONIO DUARTE ALCIONE CASTELLI MARILETE SALETE DUARTE ELENICE DA COSTA MOREIRA PTB PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - Unidos Pelo Desenvolvimento VEREADOR ILENA MARIA GIRELI SOLANO MARTINELLO GERSON LUIZ ANTONIOLLI PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO PREFEITO E VICE CONCORRERÁ ISOLADO Prefeito: JAIR MENEGAZ; Vice: GILMAR LUIZ MORANDINI. VEREADOR CARLOS VANDERLEI LURDES MARIANO DE FREITAS MUSSO PSDB - PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO PREFEITO CONCORRE COLIGADO GEVERSON ZIMMERMANN VEREADOR VILMAR LIMA LUCIMAR ACKER DIEGO IGOR DALL AGNOL LUÍS CARLOS DOS SANTOS ODAIR JOSÉ RECH CARLA CARVALHO PP – PROGRESSISTAS - UNIDOS PELO DESENVOLVIMENTO VICE-PREFEITO CONCORRE COLIGADO ALCIONES DOMINGOS CONTE VEREADOR CIRILDE MARIA BRACIAK JULIANA TEIXEIRA DA SILVA SUELI RODRIGUES ZELIA FÁTIMA SCHIMMELFENIG ALEXANDRE COMIN ANDERSON SAMUEL KLOSINSKI ERLEI JOSÉ CAVERSAN FLORI ESBERCI GELSON ANTÔNIO DE OLIVEIRA JOSÉ CARLOS SPADARI ROBSON ALVES DOS SANTOS LUÍS CARLOS PICCOLI PV - PARTIDO VERDE PREFEITO E VICE CONCORREM ISOLADO Prefeito: PLINIO DAVI TRIQUES Vice: LUCIANO PRUDENTE VEREADOR ANELIZE RIBEIRO PAES IRONILDO KEMPFER RONEANDER BOMBANA FRANÇA ROSELI DE FATIMA ROCHA LOPES VILSON LUIZ TRIQUES MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO PREFEITO E VICE CONCORRE ISOLADO Prefeito: HUMILDES DE ALMEIDA CAMARGO Vice: EVANDRO ANTÔNIO DA SILVA VEREADOR MÁRCIO LUIS LIMA IRACI MARIA MOKFA RAMIRIS DOS SANTOS FLORIANO PEIXOTO MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - O DESENVOLVIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO NÃO PODE PARAR PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO ORLEI GIARETTA VEREADOR ANDREIA ESPIG PEREIRA DENILSON PAULETTI EMERSON FIORI GELSON FRANCISCO BUTKA GILBERTO BETONI ILSON VITTER MARIELO VOBITO MARILIA SANZOVO VITALI PP - PROGRESSISTAS - O DESENVOLVIMENTO DE FLORIANO PEIXOTO NÃO PODE PARAR VICE-PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO ODACIR MALACARNE VEREADOR ANDREIA PAULA FRANCESCHI ANTONIO SERGIO BEDRA ELCI MARIA COLTRO LUCAS JAUER MALACARNE LUIS CESAR FRACARO SOLANGE PLOIA LORENZI VANDERLEI LUCIANO ZANELLATO PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES - FLORIANO PARA TODOS PREFEITO E VICE CONCORREM COLIGADOS Prefeito: VILSON ANTONIO BABICZ Vice: MARCIO PAULO CASTANHA MIEZERSKI VEREADOR SONIA MARA KACZANOSKI BETIOL CLEONICE MIECHOANSKI VOOSS LEANDRA FERRI SIMONE RAQUEL FENSKE SCHLOSSER DORNELIS VANSET ADELINO SERVINSKI SELVINO LEVINSKI DENILSON PAULO TANSINI AMARINDO KAZCANOWSKI ARIOVALDO DE OLIVEIRA MARQUES RODINEI ROBERTO BIESSEK PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - FLORIANO PARA TODOS VEREADOR MARTINHO ELODIO PIVA JANDIRA PAULETTI NILDO GAETANO WEBBER PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - FLORIANO PARA TODOS MAJORITÁRIA PELA COLIGAÇÃO NÃO APRESENTOU CANDIDATOS A VEREADOR GETÚLIO VARGAS PP - PROGRESSISTAS - AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS REPUBLICANOS PREFEITO E VICE CONCORREM COLIGADOS Prefeito: MAURÍCIO SOLIGO Vice: ELGIDO PASA VEREADORES DINARTE AFONSO TAGLIARI FARIAS AQUILES PESSOA DA SILVA ELOI NARDI JEFERSON WILIAM KARPINSKI DOMINGO BORGES DE OLIVEIRA PAULO CESAR BORGMANN DANIEL FERNANDEZ ADEMAR JOSÉ RIGON NILSO JOÃO TALGATTI IVONETE MARIA DELFINO CLORINDA TERESINHA BAIRROS JAQUELINE ALVARISTO SUZI TERESINHA DOS SANTOS NÁDIA DE FÁTIMA DOZZA REPUBLICANOS - AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS REPUBLICANOS VEREADOR DIENIFER MICHELLI DOS SANTOS DUCIMAR ANTONIO VARGAS FLORENTINA SINSKI JORGE VOLMAR DOS SANTOS MARCOS ANTONIO LEMES RICARDO NOVELLO PEREIRA ROSICLER CAXAMBU PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS DEM - PARTIDO DEMOCRATAS AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS MAJORITÁRIA PELA COLIGAÇÃO NÃO APRESENTOU CANDIDATOS A VEREADOR PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS MAJORITÁRIA PELA COLIGAÇÃO NÃO APRESENTOU CANDIDATOS A VEREADOR MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO PREFEITO E VICE CONCORRERÁ ISOLADO Prefeito: ALDINO BELEDELI Vice: DELIANE ASSUNÇÃO PONZI VEREADORES INES APARECIDA BORBA INES TEREZINHA COLOMBO SOLIGO SELIO DA SILVA THIAGO BLASCZAK BORGMANN SIDICLER KCZANOWSKI PAULO DALL AGNOL ELIAS LOPES DA SILVA ANDERSON FRANKLIN DA SILVA DIANETE MARIA RAMPAZZO DALLA COSTA PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - AGV - ALIANÇA POR GETÚLIO VARGAS VEREADOR GILMAR JOSÉ ZAMBRZYCKI MARCO ANTONIO TALGATTI SÉRGIO BATISTA OLIVEIRA DE LIMA VILMAR ANTÔNIO SOCCOL GENI LUCIA WEBER LISIANE BRANDALISE PT – PARTIDO DOS TRABALHADORES PREFEITO E VICE CONCORREM ISOLADOS Prefeito: ROBERTO CARLOS BORTOLOTO Vice: GELSON LUIZ SEMINOTTI VEREADOR SIMONE MARIA ROGALSKI SELETA QUERUBIM EDSON PEDRO KRASUSKI GILBERTO POLON ERNANE GIARETTA RONALDO MAX ARBTER MONIKA UTERMOHL DE QUEIROZ CIDADANIA VEREADOR SALVADOR CAVALHEIRO MARIA SALETE GUANDALIN PRTB - PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO VEREADOR DIEGO RODRIGO LEBEDIEFF CAMARGO JULIANO JOSÉ ZAPELLO VERALUCIA ROSA PSDB – PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA VEREADOR ANSELMO LOSS JULIANA CARVALHO FRANÇA IPIRANGA DO SUL PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - IPIRANGA DO SUL PARA TODOS PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO ITACIR FRANCISCO ASTOLFI VEREADOR GILBERTO LUIZ CARTERI EDENILSON VIEIRA CAMILA ZORZI MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - IPIRANGA DO SUL PARA TODOS VICE-PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO OSVALDO ZEN VEREADOR IVANDRO CASEMIRO VIEGAS ENIO ROBERTO BARUFFI SERGIO RODIGHIERO DEONIR MONDINI SANDRO LUIZ STASIAK PEDRO HENRIQUE BRUNETO JOLMAR TONELLO NEUSA MEDIANEIRA DE OLIVEIRA SOLANGE SBEGHEN JUNGES PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO MARCO ANTONIO SANA VEREADOR CLAUDIO ANTONIO CORSO CLEIMAR ARALDI DANIELA CRISTINA CERON ELOIR CARLOS PEGORARO GIOVANI ADALBERTO BARUFFI JULIANA TYBURSKI LUIZ CARLOS TOAZZA PAULO CEZAR PAVINATO RUTE TEREZINHA DOS SANTOS SALLES SCHMIDT PP – PROGRESSISTAS VICE-PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO FABIANO LUIZ KLEIN VEREADOR DEISE CATIA PERIN COLOMBO DIOGO ROGERIO BARUFFI ERLON AMAURI BARUFFI GIUVAN GORROSTERAZU PIETROBOM LUCIANA FOLLE SERTÃO PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - JUNTOS PARA FAZER A DIFERENÇA PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO CARLOS ANTONIO BERNIERI VEREADOR ADELIO JOSÉ PORTELLA ADENILSON SILVA GOIS ARMINDO LIED FILHO CLAUDIO ALEXANDRE MACHADO DIRLEI BERNIERI LEONARDO BRASIL DE SOUZA MARI GORETE ALVES BERNIERI MARCIANA DIAS SIRLEI DOS SANTOS PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - JUNTOS PARA FAZER A DIFERENÇA VICE-PREFEITO CONCORRERÁ COLIGADO RENATA CAPOANI VEREADOR OLAVO DE ALBUQUERQUE MARIA EVA LEOPOLDINA DA ROSA SIGRID GUILHERME BECHI DE AVILA LEONARDO JOSÉ STORTI RITA TATIANE DA SILVA MIRANDA SIDNEI ZOTTI PP – PROGRESSISTAS PREFEITO E VICE CONCORRERÁ ISOLADO Prefeito: MARCOS ANTÔNIO GOBBO Vice: ANTÔNIO CARLOS BORDINHON VEREADOR ZENIR MIGUEL DE GREGORI CLAUDETE DE OLIVEIRA LETÍCIA BELOMI MARINI VOLMIR SEBASTIÃO MARTIN DE LIMA JOSÉ ROBERTO SCARIOT MARIA DE FÁTIMA MEIRA SANDINI DANILO CADORE MARGARETE NALIN DA ROSA PAULO VICENTE ORSO ADELAR MOSI ANTUNES TIAGO SERRO MDB - MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO PREFEITO E VICE CONCORRERÁ ISOLADO Prefeito: EDSON LUIZ ROSSATTO Vice: VALMIR BOCALON VEREADOR ALEXANDRE DIDONÉ EGIDIO ROQUE NOVELI CRISTIANO DOS SANTOS FABIO GOBBO JOSÉ DAVI TRINDADE LUCAS LANGARO JOCEMAR ANDRÉ DE OLIVEIRA DA SILVA HELISSON DE GREGORI ROSANGELA DE QUADROS ERENICE BACCHI VALÉRIA SUZAN DE COL MARI MARIA CASANOVA
- Windows 10 libera função para rodar apps de Android no PC
A Microsoft liberou para todos os usuários a integração que permite abrir apps do Android com ajuda do programa Seu Telefone no Windows 10. A novidade, que estava em testes desde o começo de agosto, lida com os aplicativos abertos com interface semelhante ao que existe em programas do Windows, mas continua limitada para smartphones da Samsung. A atualização do recurso depende da versão mais recente do programa Seu Telefone que existe para Windows 10. Os apps que estão no smartphones são abertos em janelas dedicadas na área de trabalho do computador PC, permitindo o uso do mouse para emular toques na tela e o teclado para escrever. É possível abrir múltiplos apps do Android e até mesmo fixá-los na barra de tarefas, da mesma forma como acontece com programas do Windows 10. A integração utiliza uma tecnologia chamada Link to Windows e que continua exclusiva de smartphones da Samsung. Com ela o toque na tela do smartphone é feito pelo ponteiro do mouse ou pela tela de toque de alguns notebooks, com todo o processamento acontecendo no celular mesmo – o Seu Telefone apenas espelha a tela do celular para dentro do PC. O anúncio da liberação do recurso para todos os usuários aconteceu na conta do app Seu Telefone no Twitter. Na rede social a Microsoft afirma que mesmo liberada hoje, a integração deve levar até 48 horas para chegar para todos os aparelhos compatíveis. A lista dos aparelhos compatíveis é essa: Galaxy Note 9 Galaxy S9 e S9+ Galaxy Note10, Note 10+ e Note 10 Lite Galaxy Fold Galaxy S10, S10e, S10 Lite e S10+ Galaxy A8s Galaxy A30s e A31 Galaxy A40 e A41 Galaxy A50, A51 e A50s Galaxy A60 Galaxy A70, A71, A70s e A71 5G Galaxy A80 Galaxy A90s e A90 5G Galaxy S20, S20+ e S20 Ultra Galaxy Fold Galaxy XCover Pro Galaxy Z Flip
- OLHO VIVO | Consulta Popular 2020/21 - Entrevista com o Credenor
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), confirmou as datas de votação da Consulta Popular 2020. Realizado totalmente de forma virtual no site consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26 de outubro e 3 de novembro de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes). Desse valor, R$ 10 milhões serão quitados em 2021, os outros R$ 10 milhões avaliados conforme a condição financeira de 2022. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando demandas que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo. A votação, que tradicionalmente ocorria em setembro, teve nova data em razão da pandemia de coronavírus. Nos próximos meses, serão realizadas assembleias públicas on-line, com o apoio e suporte do Fórum dos Coredes, para a definição dos projetos a serem votados pela população. Cronograma 8 a 16 de setembro: assembleias iniciais 9 a 23 de setembro: assembleias regionais, microrregionais ou municipais 28 de setembro a 6 de outubro: assembleias ampliadas on-line (definição da cédula de votação) 8 a 12 de outubro: homologação das cédulas 26 de outubro a 3 de novembro: votação Ouça o áudio da entrevista com o secretário-executivo do Credenor, Julio Cesar Brancher, no programa Olho Vivo desta quarta-feira (16). O Credenor Instituído no dia onze de abril de 1991, o Credenor abrange 32 municípios da Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul. É uma instituição da Sociedade Civil Organizada, sem fins lucrativos, tem sede política em todos os municípios que o integram e foro jurídico na cidade e comarca de Erechim/RS, e sua diretoria é eleita a cada 2 anos. São mais de cinquenta entidades regionais que compõe a sua assembléia geral e o conselho de representantes: Prefeituras Municipais; Câmaras de Vereadores; Conselhos Municipais de Desenvolvimento – Comudes; entidades representativas da Indústria, Comércio e Serviços; Sindicatos Patronais e de Trabalhadores, entre outras. Seu Presidente atual é o Prof. Dr. Paulo José Sponchiado e seu Vice-presidente o Prefeito Municipal de Jacutinga, Carlos Alberto Bordin. Sua sede é junto a Universidade Regional Integrada, Campus de Erechim, na Avenida Sete de Setembro, nº 1621, sala 1.33, bairro Fátima, CEP: 99.709-910, na Cidade de Erechim/RS. Objetivos formular e executar estratégias regionais, consolidando-as em planos estratégicos de desenvolvimento regional; avançar a participação social e cidadã, combinando múltiplas formas de democracia direta com representação pública; constituir-se em instância de regionalização das estratégias e das ações do Executivo, Legislativo e Judiciário do Rio Grande do Sul, conforme estabelece a Constituição do Estado; avançar na construção de espaços públicos de controle social dos mercados e dos mais diversos aparelhos do Estado; conquistar e estimular a crescente participação social e cidadã na definição dos rumos do processo de desenvolvimento gaúcho; intensificar o processo de construção de uma organização social pró-desenvolvimento regional; difundir a filosofia e a prática cooperativa de se pensar e fazer o desenvolvimento regional em parceria. Missão Ser espaço plural e aberto de construção de parcerias sociais e econômicas, em nível regional, através da articulação política dos interesses locais e setoriais em torno de estratégias próprias e específicas de desenvolvimento para as regiões do Rio Grande do Sul. Visão Articular os atores sociais, políticos e econômicos das regiões, inclusive colaborando para organizar os segmentos desorganizados, transformando-os em sujeitos coletivos capazes de formular suas próprias estratégias de desenvolvimento e, assim, serem construtores de seu próprio modelo de desenvolvimento regional.
- Caixa paga 5ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em junho nesta quarta-feira (16)
A Caixa Econômica Federal vai pagar a quinta parcela do auxílio emergencial para nascidos em junho nesta quarta-feira (16). Os R$ 600 ficarão disponíveis na conta digital dos aprovados para receberem o benefício no aplicativo do Caixa Tem. Aqueles que aguardam as parcelas anteriores, por terem sido aprovados mais tarde no programa do governo federal, também receberão os valores. Ou seja, quem aguarda a quarta parcela receberá o valor, caso tenha nascido em junho. O mesmo acontecerá para quem aguarda as prestações anteriores e nasceram no sexto mês do ano. Confira o calendário atual: Sexta parcela O governo federal anunciou que vai pagar mais quatro parcelas do auxílio emergencial, após a quinta parcela. No entanto, esses pagamentos serão menores, no valor de R$ 300 reais. Nem todos os aprovados terão a oportunidade de receber todas as quatro novas parcelas. Isso porque o Ministério da Cidadania, que faz a gestão do programa, definiu que dezembro será o último mês de pagamento das novas prestações. Basicamente, quem foi aprovado mais tarde no programa não receberá todas as prestações. O crédito entrará automaticamente na conta dos aprovados, como vem acontecendo atualmente. Os pagamentos da sexta parcela serão, primeiramente, para os beneficiários do Bolsa Família, nesta quinta-feira (17). A Caixa ainda não liberou o calendário dos demais aprovados no programa do auxílio emergencial. Suspensão O Ministério da Cidadania informa que os aprovados que passaram a ter vínculo empregatício, após o início do recebimento, não terão direito aos R$ 300. Aqueles que obtiveram benefício previdenciário ou assistencial, do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal no período também não recebem. Para esclarecer dúvidas sobre o cadastro acesse aqui. Fonte: Isto É Dinheiro
- Eliminatórias da Copa do Mundo iniciará em outubro, confirma Conmebol
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) confirmou a realização das duas primeiras rodadas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 nos dias 8 e 13 de outubro. As datas foram ratificadas em uma reunião, por videoconferência, que também reuniu o presidente da Fifa, Gianni Infantino, e os mandatários das associações da América do Sul, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Um novo encontro está previsto para quinta-feira (17). O Brasil estreará nas eliminatórias diante da Bolívia, em casa. Em seguida, enfrentará o Peru, em Lima. Segundo o comunicado divulgado pela Conmebol nesta terça-feira (15), Infantino garantiu que a Fifa “fará cumprir os regulamentos que obrigam os clubes a liberarem os jogadores a favor de suas respectivas seleções” para que “cada uma delas possa dar o seu máximo potencial na competição”. A nota também diz que medida atende um pedido das confederações sul-americanas. Isso significa que os atletas que atuam no exterior e forem convocados terão de ser liberados por seus clubes para as eliminatórias, o que pode gerar um impasse, pela necessidade de que cumpram uma quarentena ao retornarem aos países onde moram, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19). Com isso, o desfalque aos respectivos times pode ir além do período destinado aos jogos de seleções, a chamada data Fifa. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre os 10 países com mais casos da doença no mundo, cinco estão na zona de abrangência da Conmebol: Brasil, Peru, Colômbia, Argentina e Chile. Em maio, a OMS apontou a América do Sul como novo epicentro mundial do vírus. Em março, quando a realização das partidas ainda não tinha sido alterada pela pandemia, o técnico Tite chamou 24 atletas para os duelos com Bolívia e Peru, sendo que 17 atuavam no exterior. Se o treinador fosse repetir a lista agora, seriam 18, já que o atacante Everton, à época no Grêmio, transferiu-se para o Benfica (Portugal). Já no caso de atletas que jogam no Brasil, os compromissos pelas eliminatórias deverão desfalcar as equipes do Campeonato Brasileiro entre a 14ª rodada (marcada para 7 de setembro) e a 16ª rodada (14 de setembro). Fonte: Agência Brasil
- Taxa de contágio de coronavírus no Brasil é a mais baixa desde abril
A taxa média de transmissão (Rt) da Covid-19 no Brasil é a mais baixa desde abril, aponta levantamento do Imperial College de Londres. Segundo números da universidade britânica, atualizados na segunda-feira (14) e referentes à semana passada, o índice brasileiro é de 0,90. Os dados reforçam a tendência de estabilização do novo coronavírus no Brasil, apontada anteriormente pelo Imperial College, com leves oscilações para cima ou para baixo. O atual índice do Rt, também chamado de R0, indica que cada 100 pessoas contaminadas contagiam outras 90, que por sua vez passam a doença para 88 e assim por diante, freando o contágio. No início da pandemia, esse número era de 2,5. A taxa de contágio é uma das principais referências para acompanhar a evolução epidêmica do Sars-CoV-2 no Brasil. Especialistas costumam ponderar, no entanto, que é preciso acompanhar o Rt por um período prolongado de tempo para atestar a estabilidade, levando em conta o atraso nas notificações e o período de incubação do coronavírus, que chega a 14 dias. Além disso, por ser uma média nacional, a estabilidade da taxa de contágio não significa que a doença esteja próxima de uma estabilização em todas as cidades e Estados do País. Dentro da margem da universidade britânica, o Rt brasileiro pode variar de 0,8 até 1,21. Em julho, o País apresentou taxa média de 1,01, uma situação definida como “fora de controle”. O Brasil aparece com uma taxa menor do que a de outros países sul-americanos, como Chile (0,96), Paraguai (0,97), Argentina (1,11), Venezuela (1,11) e Equador (1,3). O Brasil, no entanto, foi o segundo país com mais mortes pela covid-19 na última semana em todo o mundo, superado apenas pela Índia, e bem à frente dos países vizinhos. De acordo com o Imperial College, 5.007 pessoas faleceram em decorrência do novo coronavírus neste período. Os dados são uma demonstração didática de que a estabilização da taxa de contágios não significa que a epidemia está controlada. A universidade do Reino Unido projeta que o total de óbitos nesta semana deve se reduzir, mas permanecerá em um patamar ainda elevado: 4,7 mil. O Brasil, que estacionou em um platô alto de casos e mortes pela Covid-19, registrou 133.119 vítimas fatais desde a chegada do Sars-CoV-2 ao Brasil, segundo o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde. Fonte: O Sul
- Governo federal libera R$ 3,81 milhões para conter queimadas no Pantanal
O governo federal liberou nesta quarta-feira (16) R$ 3,81 milhões para a Defesa Civil do Mato Grosso do Sul conter as queimadas no Pantanal. De acordo com a portaria publicada no DOU (Diário Oficial da União), o prazo de execução das ações será de 180 dias, “considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas”. Na segunda-feira (14), o governo estadual do Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência ambiental, já que, desde o início do ano, os incêndios destruíram cerca de 1,4 milhão de hectares de vegetação. Na ocasião, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, disse que o reconhecimento federal do decreto permitiria a aprovação de planos de trabalho e a liberação de recursos financeiros. “Vamos dar ao Mato Grosso do Sul todo o apoio e recursos necessários para vencermos este desafio”, disse Alves. Segundo biólogos, os incêndios estão ameaçando um dos ecossistemas de maior biodiversidade do planeta. O Pantanal abriga cerca de 1.200 espécies de animais vertebrados, incluindo 36 ameaçados de extinção. Fonte: O Sul
- Novo decreto libera atividades esportivas em regiões de bandeira laranja e amarela no RS
O governo do Rio Grande do Sul liberou a prática de atividades esportivas nas cidades que fiquem em regiões de bandeira laranja ou amarela do modelo de distanciamento controlado. O decreto 55.482 foi publicado no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (14). Com isso, atividades de educação física, clubes sociais e esportivos, academias, competições profissionais e outros serviços estão autorizados, desde que a classificação de risco médio ou baixo permaneça por duas semanas consecutivas. Entre as medidas, ficam permitidos esportes coletivos exclusivamente em quadras esportivas, sem público, com intervalo de uma hora entre os jogos e uso intercalado das quadras, para evitar aglomeração e permitir higienização. Por outro lado, segue vedado o uso de espaços de entretenimento, como churrasqueiras e praça infantil, por exemplo. No entanto, para a realização dessas atividades, é necessário observar algumas restrições e seguir uma nota informativa da Secretaria Estadual da Saúde (SES). O secretário do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, acredita que o momento é de manutenção nos cuidados contra a Covid-19. "Assim poderemos avançar mais e retomar integralmente as atividades esportivas", disse. Confira algumas regras para cada atividade: Academias, centros de treinamentos e estúdios: em regiões com bandeira laranja, haverá a permissão de 50% de trabalhadores presenciais, que deve respeitar o distanciamento de, no mínimo, 10 metros quadrados por pessoa, além de material individual; Piscinas: também em locais com bandeira laranja, será permitido 50% de trabalhadores presenciais. A prática esportiva deverá ocorrer com uma pessoa por raia para natação e com distanciamento de 10 metros quadrados entre os praticantes; Clubes sociais e esportivos: em regiões de bandeira laranja, será permitida a presença de 50% de trabalhadores. Já a prática dos esportes coletivos fica permitida em quadras esportivas, sem público, com intervalo de uma hora entre os jogos e uso intercalado; Clubes de futebol profissional: àqueles que disputam o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores será permitida a presença de 25% dos trabalhadores. Treinos e jogos são exclusivos para atletas profissionais e sem a presença de público; Competições esportivas de atletas profissionais: será permitido 50% de trabalhadores presenciais, sem público. Para outros serviços que se enquadram no segmento esportivo, será permitida a presença de 25% dos trabalhadores. Fonte: G1 RS
- Metade dos MEIs do país recebeu o auxílio emergencial do governo, aponta Sebrae
Um levantamento feito pelo Sebrae apontou que mais de cinco milhões de microempreendedores individuais receberam o auxílio emergencial do governo. Eles integram o grupo de mais de 37 milhões de beneficiários cadastrados via aplicativo ou site da Caixa Econômica Federal. Entre 31 de março e 15 de agosto, 784 mil novos registros de empreendedores foram feitos no Simples Nacional - número 0,8% superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Entre esses novos negócios, a maioria foi de Microempreendedores Individuais (MEI), com 684 mil registros. No início de setembro, o governo federal anunciou a prorrogação do auxílio emergencial até o fim de 2020. Vão ser mais quatro parcelas de R$ 300.
- STF declara inconstitucional a impressão do voto pela urna eletrônica
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu declarar, por maioria, inconstitucional a impressão de um comprovante de votação pela urna eletrônica, conforme previa a minirreforma eleitoral de 2015. A impressão do voto já se encontrava suspensa por força de uma liminar (decisão provisória) concedida também pelo plenário do Supremo, em junho de 2018, alguns meses antes da eleição presidencial daquele ano. A liminar havia sido pedida pela então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que entre outros argumentos disse haver o risco de o sigilo do voto ser violado. Seria o caso, por exemplo, das pessoas com deficiência visual, que necessitariam de auxílio para verificar as informações no voto impresso. Com a decisão de agora, torna-se definitivo o entendimento do relator da ação, ministro Gilmar Mendes, que concordou ser o voto impresso inconstitucional por ameaçar a inviolabilidade do sigilo da votação e ainda favorecer fraudes eleitorais. O julgamento foi realizado na sessão encerrada às 23h59min de segunda-feira (14) do plenário virtual, ambiente digital em que os ministros têm um prazo, em geral de uma semana, para votar remotamente por escrito. A impressão do voto foi aprovada em 2015 no Congresso com a justificativa de garantir meios para embasar eventuais auditorias nas urnas eletrônicas. A então presidente Dilma Rousseff chegou a vetar a medida, alegando entre outros pontos o “alto custo” de implementação, de R$ 1,6 bilhão, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O veto, entretanto, foi depois derrubado pelos parlamentares. Relator Em seu voto, Mendes destacou que não se pode utilizar “uma impressora qualquer” para a emissão do voto, sendo necessário o desenvolvimento de um equipamento ao mesmo tempo "inexpugnável" e capaz de inserir o comprovante de votação em um invólucro lacrado. “Se assim não for, em vez de aumentar a segurança das votações, a impressão do registro será frágil como meio de confirmação do resultado e, pior, poderá servir a fraudes e a violação do sigilo das votações”, escreveu o ministro. Mesmo que fosse possível a produção de tal equipamento, ainda haveria o desafio de programá-lo com um software compatível com os requisitos de segurança da urna eletrônica, destacou Gilmar Mendes. “De outra forma, a impressora poderia ser uma via para hackear a urna, alterando os resultados da votação eletrônica e criando rastros de papel que, supostamente, os confirmassem”, afirmou o ministro, que foi seguido pela maioria do plenário do Supremo. Fonte: Agência Brasil
- Messi lidera ranking de jogadores mais ricos do futebol
Messi não conseguiu concretizar o que seria uma transferência multimilionária do Barcelona neste mês após uma disputa contratual, mas o craque argentino ainda continua sendo o jogador de futebol mais bem pago do planeta. Segundo uma lista organizada pela Forbes, os vencimentos de Messi no ano chegaram a US$ 126 milhões (US$ 92 milhões em salário e US$ 34 milhões em contratos de patrocínio). Como era de se esperar, Cristiano Ronaldo aparece em segundo lugar na relação com vencimentos de US$ 117 milhões. O atacante da Juventus tem também o status de jogador de futebol com mais seguidores nas redes sociais. O brasileiro Neymar aparece em terceiro na lista da Forbes, com vencimentos de US$ 96 milhões, enquanto seu companheiro de PSG Kylian Mbappé é o quarto com US$ 42 milhões. O campeonato inglês continua sendo a liga mais rica do planeta, apesar de apenas três de seus jogadores figurarem na lista dos 10 mais bem pagos: o atacante egípcio Mohammed Salah (Liverpool), em quinto com US$ 37 milhões, o meia francês Paul Pogba (Manchester United), em sexto com US$ 34 milhões, e o goleiro espanhol David De Gea (Manchester United), em 10º com US$ 27 milhões. O francês Antoine Griezmann (Barcelona) aparece em sétimo, e o galês Gareth Bale (Real Madrid) é o oitavo. O atacante Robert Lewandowski (Bayern de Munique), único jogador da liga alemã, é o nono. Fonte: Agência Brasil
- Grêmio comemora aniversário de 117 anos nesta terça-feira (15)
O dia 15 de setembro é uma data muito importante para o torcedor do Grêmio. Em 2020, o clube celebra seu 117º aniversário, e numa semana especial, em que o clube volta a disputar a Libertadores. A taça mais desejada do continente já veio para o lado azul de Porto Alegre três vezes. A história centenária do Tricolor é marcada por muitos títulos, sendo sete deles nos últimos quatro anos, sob comando de Renato Portaluppi. Ao todo, o Imortal é dono de 39 Gaúchos, dois Brasileiros, 5 Copas do Brasil, um Supercopa do Brasil, uma série B duas Recopas Sul-americana, três Libertadores e um Mundial de Clubes. Para comemorar a data, o Grêmio fará uma live de aniversário, às 20h. Os torcedores poderão acompanhar a festa virtual pela Grêmio TV e nas redes sociais do clube. O evento contará com shows de Renato Borghetti, Banda Vera Loca e Vitor Kley. A equipe principal, entretanto, não deve ter tanta participação, pois viaja ao Chile para enfrentar a Universidad Católica nesta quarta, às 21h30min. Fonte: Gazeta Esportiva
- Coritiba negocia com o Inter e se aproxima de acerto com Sarrafiore
Em busca de reforços para a sequência do Campeonato Brasileiro, o Coritiba está prestes a anunciar a contratação do meia Sarrafiore, atualmente no Internacional. De acordo com a Tribuna do Paraná, a expectativa é que Sarrafiore chegue ao Couto Pereira até o fim da semana para realizar exames médicos e assinar contrato até o término do Brasileirão. Desde a sua chegada ao Internacional, o meio-campista argentino disputou 42 jogos e anotou seis gols. Fonte: Lance!



















