12785 resultados encontrados com uma busca vazia
- Ciberataques: como saber se CPF foi usado por terceiros
Os recentes vazamentos de dados de consumidores acenderam o alerta. Desde o mês passado, episódios de divulgação em massa expuseram na internet informações financeiras de milhões de brasileiros e abriram caminho para golpes virtuais. De posse de dados pessoais, criminosos enviam contas falsas de telefone e de televisão por assinatura por e-mail, com nome completo e endereço, por exemplo. Nesse caso, basta o consumidor entrar diretamente no site da operadora e verificar a situação, sem acessar nenhum link suspeito. Outros golpes podem trazer prejuízos reais, quando terceiros usam os dados para abrir contas bancárias, chaves Pix e fazer empréstimos em seu nome. No entanto, um sistema desenvolvido pelo Banco Central (BC) permite ao cidadão precaver-se contra fraudes ao consultar a situação financeira. Vazamentos No vazamento mais grave, foram expostas informações de mais de 220 milhões de brasileiros, vivos e mortos. Ao todo, foram divulgados 37 bases de dados que abrangem nome, Cadastro de Pessoa Física (CPF), endereço, foto, score (pontuação, em inglês) de crédito, renda, situação na Receita Federal e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Um caminho para contornar a situação é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras. Entre as informações que podem ser levantadas, estão a abertura de contas bancárias (ativas ou inativas), dívidas (liquidadas ou em aberto) e envios de dinheiro para o exterior. Cadastro O cidadão deve credenciar-se no site do Banco Central. É preciso fornecer CPF, data de nascimento e primeiro nome da mãe. No mesmo site, o usuário deve informar um banco em que tenha conta para validar o cadastro. O Banco Central comparará as informações prestadas com a base de dados da instituição financeira. O sistema fornecerá uma frase de segurança, que precisa ser copiada. O usuário deverá abrir, em outra aba do navegador, o site do banco informado anteriormente. Na página do banco, basta buscar pela opção “Registrato” e colar a frase de segurança. O sistema pedirá a senha de seis dígitos da conta corrente. Caso não faça o procedimento em até 48 horas, o cliente deve gerar uma nova frase de segurança no site do BC. Após validar a frase de segurança no site do banco, o usuário deve retornar ao site do BC e concluir o cadastramento, clicando no botão “Próximo”. No site do BC, o cliente deve digitar novamente o CPF, a frase de segurança e selecionar a instituição financeira. Em seguida, a página pedirá para informar um endereço de e-mail e criar uma senha de oito dígitos. Basta rolar a página e clicar no botão “Concluir credenciamento”. Caso o procedimento dê certo, aparecerá uma janela pop-up com a opção “Acessar Registrato”. Consulta Concluído o cadastro, o cidadão pode entrar no site do Registrato e consultar o histórico de relacionamento com instituições financeiras. Basta usar o CPF e a senha criada anteriormente para fazer o login. A página do Registrato oferecerá as opções “Meus endividamentos”, “Meus relacionamentos financeiros” e “Minhas operações de câmbio”. Em cada um desses painéis é possível gerar um relatório. É preciso aceitar os termos de responsabilidade em cada painel. A tela exibirá todos os relatórios gerados nos últimos seis meses. Se o cliente quiser, pode baixar o relatório de operações cambiais em arquivo PDF, mas o arquivo leva até dois dias úteis para ser oferecido pelo Registrato. Fonte: Agência Brasil
- Auxílio Emergencial: governo fará seleção prévia a partir do cadastro de quem já recebeu o benefício
O governo fará uma seleção prévia no cadastro das pessoas que receberam o auxílio emergencial em 2020 antes de autorizar a Caixa Econômica Federal a começar o depósito da nova rodada de pagamento, que deve iniciar em março. Segundo fontes a par do assunto, diferentemente do ano passado, quando os trabalhadores se cadastraram e fizeram uma autodeclaração de que se enquadravam nos critérios de renda, desta vez o Ministério da Cidadania já tem um banco de dados pronto. Com esse pente fino, o universo de quase 68 milhões que receberam o auxílio emergencial em 2020 deverá ser reduzido para pouco mais de 40 milhões. Desse total, 14 milhões estão inscritos no Bolsa Família. Os outros beneficiários são trabalhadores informais e pessoas vulneráveis fora do Bolsa Família, segundo técnicos do Ministério da Cidadania. Fonte: O Globo
- IDEAU – Santa Clara completa 99 anos de história
Fundada pelas Irmãs Franciscanas em 12 de fevereiro de 1922 a Escola de Educação Básica IDEAU – Santa Clara, de Getúlio Vargas, completa 99 anos de história em 2021. Sua trajetória, quase centenária, está marcada como uma referência de educação no município e na região do Alto Uruguai. Além de excelência no ensino, a Instituição direciona esforços para possibilitar acompanhamento social e emocional das crianças e adolescentes, atendendo de maneira personalizada as necessidades de cada um. A diretriz pedagógica visa a construção de saberes de maneira integrada e significativa, permitindo aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para o crescimento humano. O presidente do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), professor Flávio Carlos Barro, manifesta o orgulho e a grande responsabilidade em dar continuidade ao legado deixado pelas irmãs no século passado, “Sem dúvida a nossa escola, IDEAU – Santa Clara, foi e continua sendo uma referência de educação no nosso Estado. Não medimos esforços para cumprir com a nossa missão, que vai muito além do ensino e da aprendizagem, pois preocupa-se também com o desenvolvimento humanizado de cada aluno e com o resgate de valores essenciais para a vida em sociedade” observa. O presidente também reconhece e agradece a participação e o envolvimento de todos, professores, pais, familiares, alunos e a comunidade em geral durante os quase cem anos de história. “Muitas pessoas por aqui passaram e deram sua contribuição, de diferentes formas. Somos gratos a cada um, pois certamente foram fundamentais para a construção dessa linda trajetória” destaca Barro. Fonte: Imprensa Unideau
- Bancos permanecem fechados na segunda e terça-feira de Carnaval
Mesmo com o cancelamento do ponto facultativo de Carnaval nos dias 15 e 16 de fevereiro, os bancos não terão expedientes nesta segunda e terça-feira, que seriam da folia não fosse a pandemia da covid-19. A medida foi tomada na maior parte dos estados como forma de evitar aglomerações. No mercado financeiro, as atividades serão retomadas na quarta-feira (17), a partir do meio dia. As transações feitas por Pix e os pagamentos on-line estarão funcionando normalmente. "As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 15 ou 16 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (17). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais." informa a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em nota. "Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos". Confira o calendário de feriados em que os bancos não funcionam, segundo a Febraban: 01 de janeiro ( sexta ) Dia Mundial da Paz 15 de fevereiro ( segunda ) Carnaval 16 de fevereiro ( terça ) Carnaval 02 de abril ( sexta ) Sexta-Feira da Paixão 21 de abril ( quarta ) Tiradentes 01 de maio ( sábado ) Dia do Trabalho 03 de junho ( quinta ) Corpus Christi 07 de setembro ( terça ) Independência do Brasil 12 de outubro ( terça ) Nossa Srª Aparecida 02 de novembro ( terça ) Finados 15 de novembro ( segunda ) Proclamação da República 25 de dezembro ( sábado ) Natal Fonte: Valor Econômico
- IPVA 2021 pode ser pago pelos aplicativos e home banking dos bancos credenciados
O IPVA 2021 (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) pode ser pago sem sair de casa. A quitação do tributo pode ser realizada em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos bancos Banrisul, Bradesco, Sicredi e Santander. É possível também fazer o pagamento no Banco do Brasil (no BB, o pagamento é somente para clientes) ou nas agências lotéricas da Caixa Econômica Federal (este apenas presencial). Nesse período de adoção de medidas de distanciamento social, em razão da Covid-19, o pagamento via aplicativos de bancos e serviços de home banking pode ser uma alternativa, tendo em vista a praticidade e que uma grande parte dos contribuintes já utiliza esses meios para pagamentos. Para efetuar a quitação dos débitos é necessário a apresentação Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) ou informar a placa e o Renavam do automóvel. Quem quitar o IPVA 2021 em fevereiro pode obter descontos de até 21,60%. A soma para este benefício máximo engloba 2% pela antecipação do pagamento, além dos descontos de Bom Motorista (máximo de 15% para três anos sem infrações de trânsito) e Bom Cidadão (máximo de 5% para quem tiver 150 notas fiscais ou mais com CPF). A taxa de licenciamento e multas podem ser pagas separadamente do IPVA, sendo que o proprietário deve estar atento às datas de vencimento de cada uma das obrigações. Os dados relativos ao veículo como o valor do IPVA, multa e pendências podem ser acessados no site ipva.rs.gov.br ou por meio do aplicativo do tributo (IPVA RS) disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play. Desconto do Bom Motorista Os descontos para bons motoristas variam em três faixas, conforme o período sem infrações cometidas no trânsito. Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado entre 1º de novembro de 2017 e 31 de outubro de 2020 (três anos), a redução é de 15%. Quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2018 (dois anos) recebe desconto de 10% e, depois de 1º de novembro de 2019 (um ano), tem direito a um benefício de 5%. Desconto do Bom Cidadão (NFG) Também em três faixas, a redução no valor do IPVA pelo desconto do Bom Cidadão resulta da participação do contribuinte (pessoa física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) e a solicitação de CPF nas notas fiscais na hora da compra. O desconto máximo de 5% beneficia quem tiver 150 notas ou mais, de 3%, entre 100 e 149 notas, e de 1%, entre 51 e 99 documentos fiscais devidamente registrados. SERVIÇO Quem paga: todos os proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2002. Como pagar: para quitar o IPVA, o proprietário deve apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa do veículo e o Renavam. A taxa de licenciamento e as multas podem ser pagas separadamente do IPVA. Onde pagar: Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Caixa (agências lotéricas) e Banco do Brasil (somente para clientes). Há possibilidade de pagamento online por meio dos serviços de home banking dos bancos credenciados. Fonte: Ascom Sefaz
- 41ª rodada do Distanciamento Controlado recebe três recursos ao mapa preliminar
Segundo a classificação, a R16 está em bandeira vermelha O governo do Estado recebeu, até as 6h30 deste domingo (14/2), três pedidos de reconsideração ao 41º mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Todas as solicitações foram encaminhadas por associações de regiões classificadas em bandeira vermelha, que pedem mudança para laranja. O mapa preliminar desta rodada, divulgado na sexta-feira (12/2), traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja – Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa. Esse resultado reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no Estado. Veja a classificação prévia da 41ª rodada em distanciamentocontrolado.rs.gov.br. Neste Carnaval, a população deve seguir respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras. Importante lembrar que as festas de Carnaval estão proibidas, uma vez que não atendem aos protocolos mínimos de segurança sanitários. Os pedidos de reconsideração serão analisados pelo Gabinete de Crise. O mapa definitivo será divulgado no portal de notícias do governo do Estado às 16h30 de segunda-feira (15/2). A vigência das novas bandeiras vai de 16 a 22 de fevereiro. Caso a classificação prévia seja mantida, as 16 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. O Rio Grande do Sul tem 19 das 21 regiões em cogestão – Guaíba e Santa Maria são as exceções e devem seguir os protocolos de bandeira vermelha estabelecidos pelo Estado. A região de Uruguaiana aderiu à cogestão nesta semana. As cinco regiões classificadas em laranja podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos seus planos regionais. Confira os protocolos próprios de cada região: https://planejamento.rs.gov.br/cogestao-regional. Fonte: Imprensa Governo do RS
- Governo altera decretos para ampliar acesso a armas e munições
O presidente Jair Bolsonaro alterou quatro decretos federais com o objetivo de desburocratizar e ampliar o acesso a armas de fogo e munições no país. As medidas foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta sexta-feira (12). Todas elas regulamentam o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.823/2003). Uma das mudanças, no Decreto 9.845/2019, permite que profissionais com direito a porte de armas, como Forças Armadas, polícias e membros da magistratura e do Ministério Público, possam adquirir até seis armas de uso restrito. Antes, esse limite era de quatro armas. O Decreto 9.846/2019 foi atualizado para permitir que atiradores possam adquirir até 60 armas e caçadores, até 30, sendo exigida autorização do Exército somente quando essas quantidades forem superadas. A medida também eleva a quantidade de munições que podem ser adquiridas por essas categorias, que passam a ser 2.000 para armas de uso restrito e 5.000 para armas de uso permitido. "A justificativa para este aumento é que os calibres restritos ainda são muito utilizados pelos atiradores e caçadores, nas competições com armas longas raiadas, assim como nas atividades de caça. Um competidor facilmente realiza 500 tiros por mês, somente em treinamentos, de modo que as 1.000 unidades de munição e insumos para recarga atualmente previstas não são suficientes nem para participar do Campeonato Brasileiro, que são 10 etapas ao longo do ano", disse o Palácio do Planalto, em nota para divulgar as mudanças. O decreto garante aos chamados CACs, que são caçadores, atiradores e colecionadores, o direito de transportar as armas utilizadas, por exemplo, em treinamentos, exposições e competições, por qualquer itinerário entre o local da guarda e o local da realização destes eventos. O presidente também modificou o Decreto 9.847/2019, que regulamenta o porte de arma de fogo, para permitir, por exemplo, que profissionais com armas registradas no Exército possam usá-las na aplicação dos testes necessários à emissão de laudos de capacidade técnica. A medida também estabelece, entre outras mudanças, novos parâmetros para a análise do pedido de concessão de porte de armas, "cabendo à autoridade pública levar em consideração as circunstâncias fáticas do caso, as atividades exercidas e os critérios pessoais descritos pelo requerente, sobretudo aqueles que demonstrem risco à sua vida ou integridade física, e justificar eventual indeferimento". Por fim, Bolsonaro atualizou o Decreto 10.030/2019 para desclassificar alguns armamentos como Produtos Controlados pelo Exército (PCEs), dispensar da necessidade de registro no Exército para comerciantes de armas de pressão (como armas de chumbinho), a regulamentação da atividade dos praticantes de tiro recreativo e a possibilidade da Receita Federal e dos CACs solicitarem autorização para importação de armas de fogo e munição. O decreto ainda estabelece atribuição clara da competência do Exército para regulamentar a atividade das escolas de tiro e do instrutor de tiro desportivo, e autoriza ainda o colecionamento de armas semiautomáticas de uso restrito e automáticas com mais de 40 anos de fabricação. "Percebe-se, assim, que o pacote de alterações dos decretos de armas compreende um conjunto de medidas que, em última análise, visam materializar o direito que as pessoas autorizadas pela lei têm à aquisição e ao porte de armas de fogo e ao exercício da atividade de colecionador, atirador e caçador, nos espaços e limites permitidos pela lei", enfatizou o Palácio do Planalto, em nota. Na manhã deste sábado (13), o presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais para divulgar os decretos publicados no Diário Oficial da União e voltou a defender o direito de armamento das pessoas. "Em 2005, via referendo, o povo decidiu pelo direito às armas e pela legítima defesa", escreveu. Em nota, o Instituto Sou da Paz criticou as novas medidas. Para a entidade, os decretos devem piorar indicadores de violência. O instituto acrescentou que já são mais de 30 atos normativos, nos últimos dois anos. “Dados preliminares de 2020 indicam que houve um aumento nos homicídios mesmo em ano de intenso isolamento social”.
- Universidade de Oxford testará vacina contra covid-19 em crianças
A Universidade de Oxford lançou um estudo para avaliar a segurança e a resposta imune da vacina contra covid-19 que desenvolveu com o laboratório AstraZeneca em crianças pela primeira vez. O novo teste de fase intermediária vai determinar se a vacina é eficaz em pessoas entre 6 e 17 anos, de acordo com um comunicado por e-mail enviado pela universidade. Cerca de 300 voluntários serão inscritos e as primeiras vacinas são esperadas este mês, disse Oxford. A vacina Oxford-AstraZeneca realizada em duas doses foi aclamada como uma espécie de "vacina para o mundo" por ser mais barata e mais fácil de distribuir do que algumas rivais. A AstraZeneca tem uma meta de produzir 3 bilhões de doses este ano e mais de 200 milhões de doses por mês até abril. Fonte: Agência Brasil
- Getúlio Vargas se aproxima dos mil casos confirmados de Covid-19
Segundo informações do boletim divulgado pela secretaria de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, divulgado na última quinta-feira (11), são 989 casos positivos acumulados. Destes, 34 estão ativos. O município getuliense registrou nove óbitos. O informativo traz dados até o dia 11 de fevereiro, às 15h30. Por outro lado, já foram 541 pessoas vacinadas. Das 810 doses disponibilizadas até o momento, 67% já foram aplicadas, sendo que foram 320 para profissionais da saúde; 30 em instituições de longa permanência; e seis em pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas. Os dados da vacinação são disponibilizados pelo Painel de Vacinação da Covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde do RS.
- Idosos de Ipiranga do Sul estão sendo vacinados contra a Covid-19 em casa
Nesta semana, o governo de Ipiranga do Sul iniciou a vacinação contra a Covid-19 para idosos acamados com idade a partir de 60 anos. Os profissionais da Secretaria de Saúde estão realizando a vacinação a domicílio em toda a cidade e também no interior do município. De acordo com o secretário da Saúde, Cleimar Araldi, a vacinação segue o informativo que vem do governo do RS. “Diante das orientações recebidas, estamos dando sequência a aplicação das doses. O próximo grupo a ser imunizado será os idosos com 85 anos ou mais”, informou. Até o momento, o governo de Ipiranga do Sul recebeu um total de 82 doses que foram distribuídas entre os profissionais da área da saúde, nos acamados com 60 anos ou mais e, também, finalizando, hoje à tarde, nos idosos com 85 anos ou mais.
- Estação: mutirão para combater focos de mosquito da dengue será realizado nos dias 17 e 18
A Secretaria Municipal de Saúde através do Setor de Vigilância Ambiental e Secretaria de Obras de Estação realizará nos dias 17 e 18 de fevereiro, um mutirão de coleta de resíduos em combate à Dengue. Essa mobilização visa combater a proliferação do mosquito da Dengue. Cientes que o correto descarte do lixo é função de cada cidadão, nestes dois dias estaremos recolhendo todo resíduo que possa acumular água, principalmente os que se encontram nos quintais sem serventia, como: latas, potes, pneus entre outros. A equipe organizadora pede a colaboração dos munícipes estaçonenses para que não descartem nesta ação entulhos de construção e podas de árvores. O município recomenda para que todos separem os resíduos e depositem em frente as suas residências, nos dias informados (quarta e quinta da semana que vem), pois será uma ação específica e os servidores estarão mobilizados nestes dois dias.
- Correios estarão funcionando normalmente no feriadão de Carnaval
Os Correios informam o funcionamento das agências durante o Carnaval. No Rio Grande do Sul, os Correios estarão funcionando normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. Portanto, as agências vão estar de portas abertas em todas as localidades, inclusive onde houver ponto facultativo, e as entregas seguirão acontecendo conforme previsto. As alterações no atendimento acontecem apenas em cidades que contarem com feriado municipal em algum desses dias ou decretos específicos sobre funcionamento de comércio e serviços durante o Carnaval. A Central de Atendimento dos Correios (CAC) também atenderá normalmente no período, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços pelo site dos Correios: correios.com.br.
- AMAU dá novo passo na briga pela retomada do transporte férreo no Alto Uruguai
Os prefeitos de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, e de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni (Delfim), estiveram reunidos na quinta-feira (11) na sede da AMAU, com o delegado da Receita Estadual de Erechim, Amauri Secco, e com a assessora do senador Luiz Carlos Heinze, Fabiana Camargo, para dar andamento ao projeto de retomada do transporte ferroviário no Alto Uruguai. Conforme Soligo, ficou acordado que a Receita Estadual será parceira da AMAU no levantamento de informações a respeito do volume de cargas e da riqueza produzida, especialmente, no Alto Uruguai, e, também, nas regiões Nordeste Riograndense (Amunor, sediada em Sananduva) e Planalto (Ampla, com sede em Passo Fundo) a fim de subsidiar o senador Heinze nas tratativas com a empresa Rumo, responsável pela concessão do transporte ferroviário no Sul do País. "Com o apoio do nosso presidente Paulo Polis, a liderança e boa vontade do senador Heinze, e a parceria da Receita Estadual, acredito que estejamos dando mais um passo na busca pela volta do trem para nossa região, o que beneficiará diferentes setores da economia, como o agronegócio, a indústria, construção civil e, também, o comércio, serviços e o turismo", avaliou Soligo. O raciocínio é reforçado pelo prefeito Delfim. “Temos uma demanda histórica por parte do setor produtivo, do campo e da cidade, pela volta da ferrovia, o que permitiria ganho logístico e de competividade aos empreendedores locais. Felizmente, encontramos respaldo do senador Heinze nessa caminhada, além da aliança de grandes empresários e dos prefeitos. A união de esforços será determinante para avançarmos”, resume o chefe do executivo de Marcelino Ramos.
- Polícia investiga tentativa de sequestro a uma criança em Getúlio Vargas
Na manhã desta quinta-feira (11) uma tentativa de sequestro a uma criança no bairro São José, em Getúlio Vargas, chamou a atenção dos getulienses. Segundo informações do Conselho Tutelar da cidade, duas mulheres e um homem se passaram, respectivamente, por conselheiras tutelares e agente da Brigada Militar. A Polícia Civil investiga o caso. Confira, na íntegra, a nota do Conselho Tutelar, divulgada nas redes sociais: O Colegiado do Conselho Tutelar de Getúlio Vargas alerta a população sobre fato ocorrido na manhã desta quinta-feira, 11 de fevereiro, no Bairro São José, quando houve uma tentativa de sequestro de uma criança, onde três indivíduos, sendo dois do sexo feminino e um do sexo masculino, se identificaram como sendo Conselheiras Tutelares e Soldado da Brigada Militar. O Conselho Tutelar de Getúlio Vargas Informa que os Conselheiros sempre fazem uso de crachás, identificados com o seu nome, cargo, número de matrícula, fotografia e o brasão do município. Nas visitas residenciais este órgão sempre utiliza-se de um veículo adesivado com o emblema deste Conselho Tutelar.
- RS chega a 118,5% de ampliação da rede de UTI SUS
Mesmo com o início da vacinação e indicativo de melhora nos dados referentes à pandemia, o governo do Estado segue trabalhando para ampliar a estrutura hospitalar. Nesta quinta-feira (11/2), o governador Eduardo Leite e a secretária da Saúde, Arita Bergmann, entregaram 15 novos leitos de UTI SUS no Hospital Municipal de Canoas (HMC), antigo Hospital Universitário. Com isso, o Rio Grande do Sul chega a 118,5% de expansão, totalizando 2.039 leitos UTI SUS. Destes, 1.928 estão habilitados e 96 seguem aguardando habilitação do Ministério da Saúde (MS), assim com os novos de Canoas. Até lá, o Estado deve custear as diárias em parceria com a prefeitura. “Antes da pandemia, tínhamos 933 leitos de UTI. Atualmente, temos cerca de 1,4 mil pessoas internadas no Estado. Ou seja, se não houvesse essa ampliação, estaríamos com 500 pessoas sem atendimento. Esse importante trabalho é fruto do esforço de muitas mãos, do governo, sim, articulando todo o processo e fazendo o pagamento das diárias até que o Ministério da Saúde faça a habilitação – o que só foi possível graças ao nosso trabalho de reformas e reestruturação da máquina –, mas também de quem está na ponta, tanto no gerenciamento dos hospitais quanto das equipes médicas, que são tanto ou mais fundamentais que camas, respiradores e equipamentos”, destacou o governador. “Profissionais estes que estão sobrecarregados, como os 56 que trabalham na UTI aqui do hospital de Canoas, e é também por isso que nós seguimos reforçando a importância do distanciamento como forma de contenção da disseminação do vírus, para que as equipes da linha de frente possam dar conta e que a gente preserve ao máximo a vida até que a imunização seja capaz de nos dar a segurança necessária para retomarmos a economia, as atividades cotidianas e todos os encontros e abraços que quisermos”, acrescentou Leite. A secretária da Saúde lembrou que o Hospital Municipal de Canoas estreou a ampliação de leitos ainda em março de 2020, quando abriu suas primeiras dez unidades exclusivas para pacientes Covid. Com os novos, poderá atender 48 pessoas em estado grave, confirmadas ou suspeitas de terem contraído o coronavírus. “Conseguimos evoluir e dar respostas à população porque construímos boas parcerias e graças ao diálogo. E este hospital, de modo muito especial, recebeu lá em março os primeiros dez leitos de um total de 30 que o Ministério da Saúde colocou à disposição enquanto nós corríamos atrás de equipamentos. Além disso, junto com a parceria da prefeitura, fez o acolhimento de nove pacientes de Manaus, que estão evoluindo muito bem, graças aos cuidados dos profissionais deste hospital. O gesto de Canoas demonstra que acolher é o caminho para resolvermos os problemas daqueles que mais precisam da atenção do poder público”, destacou Arita. Fonte: Imprensa Governo do RS
- Emater-RS/Ascar recebe certificado de entidade beneficente
A Associação Sulina de Crédito e Assistência Rural (Ascar) recebeu nesta quarta-feira, de forma simbólica, o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), documento que isenta a entidade do recolhimento de contribuições sociais. A medida já havia sido oficializada pelo Diário Oficial da União do dia 19 de janeiro. A estimativa é de que o certificado represente uma economia anual de mais de R$ 47 milhões para a Emater/Ascar-RS daqui para frente. O documento é considerado essencial para a instituição dar continuidade ao serviço de assistência técnica e extensão rural nos 497 municípios gaúchos onde está presente. O reconhecimento tem validade até março de 2023. A certificação anterior venceu no dia 11 de março de 2020. A renovação vinha sendo articulada desde então junto ao Ministério da Cidadania. “Tivemos o enorme desafio de conseguir contornar toda essa burocracia para garantir a permanência dessa relação entre governo do Estado e Ascar obtendo o certificado da filantropia, para dar condições à contratação que viabiliza o aporte de recursos públicos para o trabalho da Emater”, disse o governador Eduardo Leite. Segundo o secretário da Agricultura, Covatti Filho, junto com a nova forma de contratação da Emater, concretizada em julho de 2020, a certificação garante a continuidade das ações da assistência técnica “com segurança jurídica e orçamentária” tanto para a instituição quanto para o governo e para os produtores rurais assistidos. Outra novidade anunciada por Covatti é a reinauração do prédio da Emater em Porto Alegre, que foi alvo de um incêndio em junho de 2018. O investimento é de R$ 12 milhões, feito com a cobertura do seguro e outras fontes de recursos. Fonte: Correio do Povo
- Erechim é a cidade com mais casos de dengue no RS
Analisados os indicadores epidemiológicos da situação da dengue em Erechim, é possível observar que o município enfrenta uma dificuldade no combate à doença. No cenário atual, Erechim é a cidade com mais casos positivos de dengue do Rio Grande Do Sul. A cidade já tem mais de 133 casos notificados somente neste ano. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia, Ana Paula Zaions “Já na segunda semana de janeiro nos deparamos com um caso, de uma paciente que não viajou, mas que recebeu visita de pessoas de fora, então possivelmente essas visitas estivessem contaminadas, e aí tivemos então o primeiro caso.” disse a Ana. No bairro São Cristóvão em Erechim ocorreu uma prevenção, chamada de fumacê, que nada mais é que a aplicação de inseticida como uma medida auxiliar, tendo como objetivo eliminar os mosquitos que transmitem o aedes aegypti na fase adulta. Os números preocupam De acordo com o sendo 2020 do IBGE, a cidade possuí 106.330 habitantes. No ano de 2020 foram apenas três casos confirmados durante todo o ano, já em 2021 em menos de dois meses 59 casos positivos foram confirmados, um valor proporcional de como é transmitida a doença. Como funciona a transmissão A coordenadora de epidemiologia destacou “A mosquita picou uma pessoa contaminada ela vai dar origem a ovos contaminados, estes ovos após serem depositados em recipientes com água, que vira um criadouro de mosquito, esses ovos sobrevivem até 450 dias, ou seja de um ano para o outro.” Concluiu a Coordenadora. Sintomas da dengue Os principais sintomas são a febre, dor nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas pelo corpo. Fonte: RecordRS via Atmosfera Online
- Erebango recebe 50 doses da Coronavac destinadas à vacinação de idosos
O município de Erebango recebeu, nesta semana, mais 60 doses da CoronaVac (10 para imunizar profissionais da saúde e 50 destinado à vacinação de idosos acima de 85 anos). Desse modo, foi possível iniciar na tarde desta quarta-feira (10), a imunização dos idosos contra a covid-19. Nesta fase serão contempladas todas as pessoas acima de 85 anos de idade, conforme orientação do Plano Nacional de Vacinação. A técnica em enfermagem e responsável pelo setor de imunização, Cristiane Dallanora de Vargas, comenta que as aplicações estão sendo feitas nas residências, nos turnos da manhã e tarde. “Realizamos a busca ativa por meio dos cadastros das agentes comunitárias de saúde. Ao mesmo tempo, os idosos interessados em fazer o agendamento para receber a dose, também é possível”, explica, citando que, conforme forem recebidas novas unidades da vacina, estas serão disponibilizadas para os outros idosos, seguindo a ordem: com mais de 75 anos; mais de 65 anos e, posteriormente para a faixa etária entre 60 e 64 anos de idade. Profissionais imunizados Todos os profissionais e trabalhadores da área da saúde, cadastrados previamente na Unidade Básica de Saúde, já foram vacinados. Vale destacar que, se mais algum profissional tiver interesse em receber a dose, pode informar o nome e o contato telefônico que a equipe da Secretaria de Saúde fará o contato, assim que novas doses chegarem ao município. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3339 1004.
- Aulas presenciais nas escolas municipais de Getúlio Vargas retornaram na segunda-feira (8)
As aulas da rede pública municipal de Getúlio Vargas iniciaram nesta segunda-feira (8), de forma presencial, respeitando todos os protocolos sanitários, de distanciamento social, uso de máscara, verificação da temperatura, tapetes sanitários, higienização permanente e constante e uso de álcool em gel. Cartazes orientativos estão espalhados pelas escolas, assim como adesivos colados no chão demarcam o distanciamento e orientam o fluxo de entrada e saída, subida e descida. São mais de 1.200 alunos retornando e mais de 200 profissionais, entre professores, monitores, secretários de escola, merendeiras, auxiliares de serviços gerais, direção e coordenação pedagógica. Para a tranquilidade e segurança dessa volta às aulas presenciais, o município adotou três sistemas diferentes: nas escolas de educação infantil, os estudantes do turno integral vão frequentar a escola somente em um turno, para que haja o distanciamento entre as crianças. Em duas escolas de ensino fundamental, com cerca de 100 alunos, as turmas retornam com todos os alunos obedecendo ao distanciamento. Já em outras duas escolas, os alunos foram separados em dois grupos e estudam uma semana presencialmente na escola e na semana seguinte em casa, no formato híbrido. Acompanhamento do COE Segundo as secretárias municipais de Educação, Cultura e Desporto, Sandra Betiatto, e de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, o retorno às aulas foi marcado pela tranquilidade. Segundo as secretárias, que também integram o COE – Comitê de Operações Emergenciais – e que realizaram uma fiscalização em todas as unidades escolares na manhã desta segunda-feira, as escolas estão preparadas com todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e seguem um Plano de Contingência embasado na legislação e nas orientações do Centro de Operações Emergenciais Covid-19 (COE) do Estado do Rio Grande do Sul e COE Municipal. Nas salas de aula, o que se viu foi a alegria estampada no rosto de todos pelo reencontro, algumas dúvidas sobre as novas rotinas, mas o clima era de compreensão, motivação e muita vontade de aprender. Melhorias nas escolas De acordo com Sandra Betiatto, a fiscalização nas escolas será permanente, visando possíveis ajustes, se necessários, correção e reforço das orientações. Nessa semana outros integrantes do COE estarão visitando as escolas. Desde o ano passado as escolas vêm recebendo melhorias em sua infraestrutura. Muitas foram reformadas e ampliadas, uma recebeu um novo refeitório, uma quadra de esportes foi fechada, pátios de brinquedos foram melhorados e ampliados para possibilitar o distanciamento. Os profissionais receberam formação quanto ao uso dos itens de proteção contra a Covid-19 e também foi providenciada a compra desses equipamentos, máscaras, dispensers para álcool em gel, que estão disponibilizados na entrada das escolas e nas salas de aula, tapetes sanitizantes e termômetros digitais.
- Inicia a vacinação contra a Covid-19 de idosos com idade acima de 85 anos em Getúlio Vargas
Na manhã desta quarta-feira (10), Getúlio Vargas deu início à vacinação contra a Covid-19 de idosos, com idade acima de 85 anos. A aplicação da vacina está sendo na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central em formato de drive thru, sem necessidade de o idoso sair do carro. Vacinação Para receber a dose, o idoso deve se dirigir até a UBS Central levando documento de identificação – CPF e RG - cartão SUS e carteira de vacinação, além de comprovante de residência. A vacina de idosos acima de 85 pode ser feita até o dia 12, porém a vacinação será realizada conforme disponibilização de doses. Pacientes oncológicos, transplantados e imunossuprimidos devem apresentar indicação médica para receber a vacina. A 2ª dose para esse público alvo específico será realizada no dia 10 de março, também na UBS Central. Getúlio Vargas recebeu, até o momento, 290 doses da vacina para este publico alvo.


















