top of page

12785 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Getúlio Vargas: aulas presenciais estão suspensas na rede municipal de ensino

    As atividades continuarão de forma remota O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, logo após o anúncio feito pelo Governador do Estado Eduardo Leite, da nova classificação da região de Erechim, onde o município está incluído, de Bandeira Preta no mapa do distanciamento controlado do Governo do RS, se reuniu em caráter emergencial com as secretárias municipais de Saúde e Assistência Social e Educação, Cultura e Desporto, Graciele Possenti e Sandra Betiatto, e com o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Jean Soccol, tratando da atual situação do município e de toda a região frente ao avanço da Covid-19. Também estavam presentes na reunião o presidente da ACCIAS, Alceu Enricone; o presidente da CDL Getúlio Vargas, Leonildo Tasca; e o Diretor Geral da Unideau - Campus Getúlio Vargas, professor Marcos Dellani. Durante o encontro foram definidos encaminhamentos e tomadas algumas decisões, sendo uma delas a suspensão das aulas presenciais na rede municipal de ensino, já a partir de segunda-feira, dia 22, passando as aulas para a modalidade remota. Essa medida também deve ser adotada pelas escolas da rede particular. A decisão foi tomada em razão da grave situação em que o município e a região se encontram frente à Covid-19, com a piora dos indicadores de propagação do vírus, de casos positivos e de internações, assim como de óbitos. Outro fator levado em consideração é que os hospitais de referência para o tratamento da Covid-19 encontram-se com sua capacidade esgotada, chegando à ocupação de 100%. O prefeito Soligo afirmou que o Rio Grande do Sul está em alerta máximo e esse momento requer atenção e a compreensão da população, pois se houver necessidade de transferência de um paciente do município para uma UTI, nesse momento não há vagas disponíveis. Por isso ele solicita que as pessoas continuem tomando todos os cuidados e adotando as medidas de sanitárias para evitar a propagação do vírus.

  • UBS de Erebango atenderá com agendamento nesta semana

    A Secretaria de Saúde de Erebango informa a toda comunidade que, devido às regras referentes à bandeira preta, pelo modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual, os atendimentos na Unidade Básica de Saúde (UBS) a partir desta segunda feira (22) serão realizados por agendamento, pelo telefone 3339-1004. Serão atendidos fora desse protocolo, somente os casos de urgência e emergência. A equipe da Secretaria também reforça que, para as consultas médicas ou de enfermagem, além de atendimentos psicológicos, odontológicos e de vacinas, é necessário agendar um horário. O objetivo é evitar aglomerações no local e contribuir nas medidas de prevenção ao novo coronavírus. ‘Fique em casa e somente saia em caso de extrema necessidade’.

  • Regiões em bandeira preta no Distanciamento Controlado: veja o que muda

    O RS atingiu um patamar de avanço em todos os indicadores monitorados pelo modelo de Distanciamento Controlado ainda não visto desde o início da pandemia de coronavírus. O mapa preliminar da 42ª rodada, divulgado nesta sexta-feira (19/2), trouxe 11 regiões em bandeira preta, que significa nível altíssimo, o mais crítico no que diz respeito à velocidade de transmissão da doença e capacidade hospitalar. As regiões de Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Erechim, Lajeado, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul e Taquara foram classificadas em bandeira preta. As outras dez regiões Covid estão em bandeira vermelha. Por conta da subnotificação já esperada por parte dos hospitais em períodos de feriado prolongado, como o Carnaval, o Gabinete de Crise optou por utilizar os mesmos dados de hospitalizações registradas na semana passada. Na rodada anterior, foram registradas 1.030 hospitalizações ante 851 desta semana, número que não condiz com o cenário dos últimos dias. Esse dado, somado aos demais indicadores atualizados, resultou em grande parte das regiões em bandeira preta. As exceções foram Taquara e Erechim, que, com o número de internações da semana passada, ficariam classificadas em bandeira vermelha. Como houve aumento de registros nesta semana nestas duas regiões, elevando a nota das regiões para o nível da preta, o governo optou por usar os dados desta rodada. Em Ijuí e Santa Cruz do Sul também houve aumento de registros de internações na rodada atual. Ijuí ficaria em vermelha nos dois cenários e Santa Cruz do Sul, na bandeira preta. Portanto, foram usados os dados mais atuais. Ou seja, nas regiões que apresentaram aumento dos registros de hospitalizações confirmadas nas duas últimas semanas, se utilizou o período atual. Nas regiões que apresentaram redução dos registros devido a possíveis subnotificações, se repetiu a mensuração da semana anterior. A intenção da bandeira preta do modelo de Distanciamento Controlado é instituir o alerta máximo e reforçar a necessidade de cumprimento dos protocolos e das regras sanitárias. Não é o mesmo que decretar lockdown, medida mais extrema que foi adotada em alguns Estados e em outros países. No entanto, diante da gravidade da situação, o governo do Estado decretou a suspensão geral das atividades entre as 22h e as 5h, de 20 de fevereiro a 1º de março (inclusive). Os municípios que se encontram em regiões de bandeira preta e que se encaixam na Regra 0-0 (sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias, desde que a prefeitura crie um regulamento local) poderão adotar protocolos de bandeira vermelha. As regiões em bandeira preta também podem aderir ao sistema de cogestão regional, no qual as associações regionais podem adotar protocolos próprios, desde que não menos rígidos do que os da cor precedente. Nesse caso, as regiões classificadas em bandeira preta podem adotar regras até as de nível de vermelha. Para isso, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam). O que muda nas regiões em bandeira preta A educação infantil em creches e pré-escolas, o Ensino Fundamental, de anos iniciais e finais, o Ensino Médio e Técnico e o Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota. O ensino presencial é permitido, com restrições, atendimento individualizado e sob agendamento, apenas para atividades práticas essenciais para conclusão de curso de Ensino Médio Técnico concomitante e subsequente, Ensino Superior e pós-graduação da área da saúde (pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão), e Ensino Médio Técnico subsequente, Ensino Superior e pós-graduação (somente atividades práticas essenciais para conclusão de curso: pesquisa, estágio curricular obrigatório, laboratórios e plantão). No serviço público, apenas áreas da saúde, segurança, ordem pública e atividades de fiscalização atuam com 100% das equipes. Demais serviços atuam com no máximo 25% dos trabalhadores presencialmente. Serviços essenciais à manutenção da vida, como assistência à saúde humana e assistência social, seguem operando com 100% dos trabalhadores e atendimento presencial. Nos serviços em geral, restaurantes (à la carte ou com prato feito) podem funcionar apenas com tele-entrega e pague e leve, e 25% da equipe de trabalhadores. Essa definição também vale para lanchonetes, lancherias e bares. Salões de cabeleireiro e barbeiro permanecem fechados, assim como serviços domésticos. O comércio atacadista e varejista de itens essenciais, seja na rua ou em centros comerciais e shoppings, pode funcionar de forma presencial, mas com restrições. Equipes de no máximo 25% dos trabalhadores são permitidas. O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficam fechados. Cursos de dança, música, idiomas e esportes também não têm permissão para funcionar presencialmente. No lazer, ficam proibidos de atuar parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer. Academias, centros de treinamento, quadras, clubes sociais e esportivos também devem permanecer fechados. Todas as áreas comuns de lazer dos condomínios devem permanecer fechadas, incluindo academias. Locais públicos abertos, como parques, praças, faixa de areia e mar, devem ser utilizados somente para circulação, respeitado o distanciamento interpessoal e o uso obrigatório e correto de máscaras. É proibida a permanência nesses locais. Missas e serviços religiosos podem operar sem atendimento ao público, com 25% dos trabalhadores, para captação de áudio e vídeo das celebrações. Bancos, lotéricas e similares podem realizar atendimento individual, sob agendamento, com 50% dos funcionários. No transporte coletivo municipal e metropolitano de passageiros, é permitido ocupar 50% da capacidade total do veículo, com janelas abertas. Clique aqui e veja a comparação de protocolos entre bandeira preta e vermelha. Fonte: Imprensa Governo do RS

  • Estação disponibiliza transporte para Hemopasso a interessados em doar sangue

    A secretaria de Saúde de Estação disponibilizará transporte para interessados em doar sangue. O transporte será para a cidade de Passo Fundo, no Hemopasso. Interessados devem reservar a sua vaga pelo telefone: 3337-2367. Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem ter autorização de pais ou responsáveis e, pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem doado antes dos 60 anos) e ter mais de 50kg. Quanto à Covid-19, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de Coronavírus.

  • Quase 400 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em um mês no RS

    O Rio Grande do Sul completa um mês de vacinação contra a Covid-19 com a aplicação de quase 400 mil doses. Cerca de 380 mil pessoas receberam a primeira dose, das quais 14 mil já fizeram a segunda, completando o esquema vacinal. Neste momento, a estratégia tem como públicos prioritários trabalhadores da saúde e idosos com mais de 85 anos. A ampliação desses grupos deve ocorrer conforme a chegada ao Estado de mais doses. Já foram recebidas pelo Estado 704,4 mil doses de vacinas, sendo 588,4 mil da CoronaVac e 116 mil produzidas pela Oxford/AstraZeneca. O Ministério da Saúde planeja distribuir aos Estados um lote com mais 4,8 milhões de doses da CoronaVac na próxima terça-feira (23/2), e a estimativa inicial é que o RS receba cerca de 300 mil doses. Se confirmar o envio, a SES irá repassar imediatamente as doses aos municípios para dar continuidade à imunização da população gaúcha, especialmente do grupo prioritário dos idosos, os mais afetados pela doença. Parte do lote servirá para a aplicação da segunda dose. Os quantitativos para cada público estão sendo definidos. Diversos municípios brasileiros estão enfrentando falta de doses. Isso é determinado pela velocidade do município na aplicação das doses dos grupos prioritários. A SES não dispõe de reserva de vacinas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi). Todas as vacinas recebidas já foram distribuídas aos municípios. É preciso aguardar, portanto, nova remessa. A partir de março, o governo federal projeta um aumento significativo da distribuição: 46 milhões de doses devem ser enviadas para os Estados. O crescimento no número se deve ao início da produção pelo Instituto Butantan (CoronaVac), que deve viabilizar 18 milhões de doses em março, e da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca), que deve ter condições de distribuir 12 milhões de doses. A vacinação no RS até 18/2/21 (informações enviadas pelos municípios) 1ª dose: 380.694 2ª dose: 14.097 Total de doses aplicadas: 394.791 Trabalhadores da saúde 1ª dose: 243.810 (67,5% do público estimado) 2ª dose: 10.753 (3% do público estimado) Pessoas com mais de 60 anos institucionalizadas 1ª dose: 30.203 2ª dose: 2.358 Povos indígenas 1ª dose: 8.630 2ª dose: 847 Pessoas com deficiência institucionalizadas 1ª dose: 1.889 2ª dose: 94 Pessoas com 80 anos ou mais: 86.508 (1ª dose) Pessoas com 75 a 79 anos: 1.086 (1ª dose) Pessoas com 70 a 74 anos: 484 (1ª dose) Pessoas com 65 a 79 anos: 351 (1ª dose) Pessoas com 60 a 64 anos: 360 (1ª dose) Acompanhe a atualização diária de vacinas recebidas, distribuídas e aplicadas no RS em vacina.saude.rs.gov.br. Esquema vacinal O esquema vacinal completo com duas doses é necessário para obter a resposta imune esperada para a prevenção da Covid-19. A segunda dose da vacina da CoronaVac deve ser aplicada de duas a quatro semanas depois da primeira. Para a marca Oxford/AstraZeneca, a prescrição é de 12 semanas de intervalo. Fonte: Ascom SES

  • Aulas presenciais voltam em Estação

    Depois de quase um ano fechadas por causa da pandemia do novo Coronavírus, as escolas da rede municipal de Estação voltam a receber estudantes. O sentimento é de muita alegria, segundo relatam pais, alunos e equipe da SMECDT. Um início de ano letivo diferente dos demais, sem abraços, sem aglomerações, porém com muito carinho e saudade de estar dentro de uma sala de aula trocando experiências. As aulas serão realizadas de forma presencial e com atividades em casa, para manter o distanciamento de 1,5m cada criança, as salas foram dividas em 2 grupos, sendo que uma semana será presencial na escola e na outra semana com realização de tarefas em casa. O Prefeito Geverson Zimmermann, a Secretária de Educação Marcele Anversa Lima e a Equipe da Vigilância Epidemiológica estiveram acompanhando o retorno presencial das aulas, que aconteceu hoje (18), aproveitaram a oportunidade para conversar com as crianças e professores, deixando todos tranquilos e desejando um excelente ano letivo para todos. A Gestão Municipal salientou também a importância de que todos mantenham os cuidados básicos, pois as escolas estão praticando os protocolos recomendados pelos órgãos responsáveis de saúde, prezando sempre pela segurança e bem-estar da população.

  • Indígenas de Erebango participam de projeto que alia geração de renda à sustentabilidade

    Membros da comunidade Kaingang do Ventarra, em Erebango, participam de 22 projetos em meio ao Programa de Fomento às atividades produtivas rurais, pelo Acordo de Cooperação Técnica AC.RS.001/2017, desenvolvido pelo Escritório da Emater/RS-Ascar. O objetivo é estimular a geração de trabalho e renda com sustentabilidade e, ainda, promover a segurança alimentar e nutricional dos beneficiários. As ações tiveram início ainda em 2020, com reunião entre os parceiros locais (comitê gestor), visando a identificação e seleção das famílias para o programa. Posteriormente, foram apresentadas as propostas de trabalho aos indígenas selecionados. Na sequência também foi feito o diagnóstico da unidade familiar, por meio de visitas individuais, e, posteriormente, efetivada a elaboração do projeto e a assinatura do termo de adesão. No mês de janeiro deste ano foi liberada a primeira (de duas parcelas) do recurso para algumas famílias. O repasse deve ser aplicado em projetos como: construção de hortas domésticas, galinheiros, chiqueiros, aquisição de animais e utensílios domésticos.

  • Mais de 8 milhões de brasileiros ainda não sacaram o abono salarial PIS/Pasep

    Restam ainda R$ 6,5 bilhões para serem resgatados pelos trabalhadores que têm direito ao benefício até 30 de junho O abono salarial PIS/Pasep exercício 2020/2021 não foi sacado ainda por 8,5 milhões de trabalhadores. O calendário de pagamento terminou em 9 de fevereiro, mas ainda restam R$ 6,5 bilhões para serem resgatados. O saque pode ser realizado até 30 de junho de 2021. Segundo a Caixa, responsável pelo PIS, até o momento mais de 14 milhões de pessoas já sacaram os valores do abono, o que corresponde a R$ 10,8 bilhões em recursos. O total previsto é de R$ 17 bilhões para 22,2 milhões trabalhadores. Já o Banco do Brasil, responsável pelo Pasep, realizou a identificação do abono salarial para 2,7 milhões de trabalhadores, totalizando R$ 2,5 bilhões. Desse total, cerca de 2,2 milhões de trabalhadores já fizeram o saque do benefício, totalizando R$ 2,2 bilhões. Ainda não sacaram cerca de 477 mil trabalhadores, totalizando um saldo de R$ 373 milhões. Valor Espécie de 14º salário pago a trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos, o valor do abono salarial foi atualizado em função do ajuste do salário mínimo, que passou a ser de R$ 1.100. No ano-base 2019, o valor do benefício variava de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de meses trabalhados com a carteira assinada no ano anterior. Agora, a quantia vai de R$ 92 a R$ 1.100. Quem tem direito Podem receber o abono, os trabalhadores devem ser inscritos no PIS há pelo menos cinco anos e ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2019, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) ou eSocial, conforme categoria da empresa. Recebem o benefício na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público têm inscrição Pasep e recebem o benefício no Banco do Brasil. A consulta do direito ao benefício, bem como do valor disponibilizado, pode ser realizada por meio do app Caixa Trabalhador, pelo atendimento Caixa ao Cidadão – 0800 726 0207 e no site caixa.gov.br/abonosalarial. Fonte: O Sul

  • Erebango: educação orienta pais e educadores sobre a retomada das aulas

    Profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Erebango realizaram, na semana passada, reuniões com professores e também com os pais e responsáveis dos estudantes da rede pública. O objetivo foi esclarecer diversos pontos referentes ao retorno das atividades letivas que acontece na próxima terça-feira (23). Na conversa com os pais, foi apresentada a Secretaria de Educação, os integrantes das direções e relatado sobre as estruturas das instituições. Profissionais da Secretaria de Saúde também participaram da ocasião para esclarecer sobre os protocolos de segurança e reforçar a importância dos cuidados preventivos ao novo coronavírus, durante as atividades escolares. “Explicamos sobre o funcionamento das escolas, os horários e toda a organização escolar, foi um momento muito significativo. Esse é um período importante, de atenção às práticas educativas, em que devem prevalecer os cuidados em prol da vida”, reiteraram as equipes diretivas. Já o encontro com os professores contou com a presença do prefeito Valmor José Tomelero. O diálogo com os educadores prosseguiu com o professor Gilberto Pereira e o psicólogo e coordenador do curso de Psicologia da URI Erechim, Felipe Biasus. O objetivo foi tratar aspectos sobre essa retomada das ações presenciais, com o intuito de tranquilizar os profissionais. Na oportunidade houve uma explanação sobre as expectativas para o ano. Na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Alma o ensino será totalmente presencial, porém, com 50% da capacidade de alunos. Já na Escola Municipal 11 de Abril, algumas turmas terão que adotar o modelo híbrido, sistema em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e atividades remotas, semanalmente.

  • Ecad divulga lista com as 50 músicas mais tocadas no carnaval

    Relação tem as mais ouvidas em bailes entre 2010 e 2020 Em época de carnaval não tem para ninguém: as marchinhas são as músicas mais ouvidas pelos brasileiros durante a folia. É o que aponta uma lista divulgada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), com as músicas mais ouvidas na última década, durante esse período de festas. A lista leva em consideração as mais ouvidas em bailes, casas de diversão, eventos de rua, shows e trios elétricos entre 2010 e 2020. De acordo com o levantamento, a canção mais foi ouvida foi Mamãe eu Quero, marchinha de autoria de Jararaca e Vicente Paiva, eternizada na voz de Carmen Miranda ainda nos anos 1930. Figuram nas primeiras colocações da lista as também tradicionais Cabeleira do Zezé, Me Dá um Dinheiro aí, A Jardineira e Marcha do Remador. “A primeira música que não é marchinha a figurar no ranking nacional ficou na 20ª posição, e foi Peguei um Ita no Norte, samba-enredo composto por Demá Chagas, Arizão, Bala, Guaracy e Celso Trindade para a escola de samba Salgueiro, do Rio de Janeiro, e também conhecida como Explode Coração pelo refrão marcante”, informou o Ecad. Para não deixar o carnaval de 2021 passar em branco, em meio às medidas de isolamento e de prevenção ao covid-19, conheça e curta a lista divulgada pelo Ecad. 1ª Mamãe eu quero Jararaca/Vicente Paiva 2ª Cabeleira do Zezé João Roberto Kelly/Roberto Faissal 3ª Me Dá um Dinheiro aí Ivan Ferreira/Glauco Ferreira / Homero Ferreira 4ª A Jardineira Humberto Carlos Porto/Benedito Lacerda 5ª Marcha do Remador Antonio Almeida/Castelo 6ª O teu Cabelo não Nega Raul do Rego Valença/Lamartine Babo/João Valença 7ª Cidade Maravilhosa André Filho 8ª Allah-la-ô Antônio Nássara/Haroldo Lobo 9ª Ta-hi Joubert de Carvalho 10ª Maria Sapatão Carlos/Chacrinha/João Roberto Kelly/Leleco 11ª Cachaça Marinósio Filho/Heber Lobato/Lucio de Castro/Mirabeau 12ª Vassourinhas Batista Ramos/Mathias da Rocha 13ª Saca-Rolha Zé da Zilda/Zilda do Zé/Waldir Machado 14ª Mulata yê yê yê João Roberto Kelly 15ª Índio quer apito Haroldo Lobo/Milton de Oliveira 16ª Quem Sabe, Sabe Jota Sandoval/Carvalinho 7ª Marcha da Cueca Celso Teixeira/Carlos Mendes/Livardo Alves da Costa 18ª Sassaricando Mario Gusmão Antunes/ Luiz Antonio / Castelo/Candeias Jota Jr. 19ª Aurora Roberto Roberti/Mario Lago 20ª Peguei um Ita no Norte Arizão/ Bala/Guaracy/Demá Chagas/Celso Trindade 21ª Ilariê Dito/Cid Guerreiro/Marlene Mattos 22ª É Hoje Didi /Mestrinho 23ª Vai com Jeito Braguinha 24ª Turma do Funil U. de Castro/Milton de Oliveira/Mirabeau 25ª Nós, os Carecas Roberto Roberti/A.Marques Jr. 26ª Tesouro de Pirata Ziriguidum do Marcelão / Fuzuê 27ª Não quero Dinheiro Tim Maia 28ª Caiu na Rede Waldemar Camargo / Vicente Longo 29ª Sorte Grande Lourenço 30ª Vou festejar Jorge Aragão/Neoci/Dida 31ª Pó de Mico Nilo Vianna/Dora Lopes/Renato Araujo/Arildo de Souza 32ª Arerê Gilson Babilônia/Alaim Tavares 33ª Daqui não Saio Paquito/Romeu Gentil 34ª Transplante de Corinthiano Gentil Jr./Manoel Ferreira/Ruth Amaral 35ª País Tropical Jorge Ben Jor 36ª Balancê Braguinha/Alberto Ribeiro 37ª Superfantástico Edgard Pocas/J Badia/Difelisatti 38ª Na Base do Beijo Rita Mendes/Alaim Tavares 39ª Tindolelê Dito/Cid Guerreiro 40ª Zé Pereira Agostinho Silva/Zé Pipa 41ª Lepo Lepo Filipe Escandurra/Magno Santanna 42ª Touradas em Madrid Braguinha/Alberto Ribeiro 43ª Praieiro Manno Góes 44ª Dança da Mãozinha Ziriguidum do Marcelão 45ª Rebolation Nenel/Leo Santana 46ª Colombina yê yê yê João Roberto Kelly/David Nasser 47ª Dança do Vampiro Durval Lelys 48ª O Amanhã João Sergio 49ª De Bar em Bar, Didi, um poeta Franco 50ª Bota a Camisinha Chacrinha/João Roberto Kelly/Leleco Fonte: Agência Brasil

  • Novo lote com mais 300 mil doses de vacina contra o coronavírus devem chegar ao RS na semana que vem

    Segundo Ministério da Saúde, previsão é de liberação de 4,8 milhões de doses da CoronaVac a partir da próxima terça-feira (23) O Ministério da Saúde projeta para a terça-feira (23) o início do envio de mais um lote de vacina contra o coronavírus para o Rio Grande do Sul, com 300 mil doses de Coronavac, imunizante produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria, no Brasil, com o Instituto Butantan-SP. A remessa deve fazer parte de um montante de 4,8 milhões de unidades destinadas a todos os Estados. De acordo com o Butantan, porém, a carga não será liberada de uma única vez: serão 600 mil doses liberadas a cada dia. Cabe ressaltar que a distribuição das vacinas é realizada de forma proporcional conforme a população de cada Estado, que por sua vez utiliza o mesmo critério para o repasse dos imunizantes para cada município. Este será o quinto lote de vacinas encaminhado pelo Ministério da Saúde ao governo gaúcho e poderá viabilizar o prosseguimento da aplicação das doses nos grupos prioritários. Em Porto Alegre, a campanha já abrange os idosos não institucionalizados e com idade a partir de 83 anos. A primeira remessa – 341,8 mil unidades da Coronavac – foi desembarcada no Rio Grande do Sul no dia 18 de janeiro. Menos de uma semana depois, o Estado recebeu 116 mil ampolas da vacina de Oxford/AstraZeneca. O terceiro envio, em 1º de fevereiro, abrangeu 224,2 mil doses da Coronavac. Já o quarto e último lote até agora chegou no dia 7, com 193,2 mil doses, novamente da Coronavac. Situação nacional O Brasil já aplicou ao menos 5 milhões de doses desde 18 de janeiro, quando começou oficialmente a imunização. Até o dia 11, o Brasil contava com 6 milhões de doses de vacina em estoque para aplicação nos grupos prioritários em quase 40 mil postos de saúde espalhados pelo País. Por enquanto, foram distribuídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde mais de 9,8 milhões de doses da CoronaVac e 2 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, importada da Índia – mas que também será produzida pela Fundação (Oswaldo Cruz Fiocruz), do Rio de Janeiro. “O contrato vigente entre a Fundação Butantan e o Ministério da Saúde prevê a entrega de 46 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus ao PNI até o dia 30 de abril, portanto, completamente dentro do cronograma previamente definido”, afirma o instituto em nota. Já o contrato das 54 milhões de doses adicionais ainda não foi assinado. Próximas entregas O governo federal garante que há 354 milhões de doses garantidas para este ano. “Por meio dos acordos com a Fiocruz (212,4 milhões de doses), Butantan (100 milhões de doses) e Covax Facility (42,5 milhões de doses)”, diz o Ministério da Saúde em nota. Mas o envase das doses depende da importação do ingrediente farmacêutico aos laboratórios públicos e já houve atraso nas primeiras compras. Após chegada de insumos para as vacinas no último dia 10 de fevereiro, a Fiocruz prevê entregar 1 milhão de doses a partir da semana de 15 a 19 de março. Além disso, o governo esperava receber 14 milhões de doses via Covax Facility a partir de março, mas essa previsão caiu para 10 milhões. O ministério também queria importar 10 milhões de doses prontas da vacina de Oxford/AstraZeneca fabricada na Índia, mas conseguiu, por enquanto, apenas um novo lote de 2 milhões de unidades. O governo também negocia a entrega de 20 milhões de doses da Covaxin, da Índia, e 10 milhões da Sputnik V, da Rússia, mas estas vacinas ainda não entraram com pedido para a liberação de uso emergencial na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Fonte: O Sul

  • Ypiranga joga bem mas perde no primeiro amistoso de pré-temporada

    Na tarde deste domingo (14) Esportivo de Bento Gonçalves e Ypiranga entraram em campo pelo primeiro compromisso de pré-temporada. Jogando na montanha dos vinhedos, em Bento Gonçalves. O Canarinho acabou perdendo a partida por 1 x 0, gol de Juninho Tardelli. O amistoso foi o primeiro teste do novo treinador do Canarinho, Junior Rocha. No próximo sábado (20), às 16h, o Ypiranga volta a campo pelo segundo amistoso de pré-temporada, desta vez jogando em casa, contra o Azuriz do Paraná Fonte: Atmosfera Online

  • Erebango: técnicos desenvolvem trabalho para controle da população de ‘morcegos-vampiros’

    A Emater/Ascar, em parceria com a Secretaria da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, tem como uma das metas o controle da raiva bovina e identificação de refúgios de morcegos. Em Erebango, esse trabalho foi desenvolvido durante alguns meses pelos técnicos, João Paulo Petry Meneses do Escritório Municipal da Emater e Cleiton Antônio Dall’Agnol, da Secretaria Municipal da Agricultura. Durante a ação foram identificados alguns locais com presença de vestígios e morcegos, além do relato de vários agricultores sobre ataque destes animais a bovinos, suínos e equinos. O registro foi encaminhado à unidade regional da Inspetoria Veterinária e Zootécnica – IVZ. Captura Diante disso, foi organizada, neste mês, uma atividade de captura, que contou com o apoio de dois técnicos agrícolas especializados nesta atividade (Gladison e Rudinei) e que atuam na Inspetoria de Ciríaco. Ao todo, foram recolhidas 23 espécies de morcegos hematófagos Desmodus Rotundos, ou, popularmente conhecidos como “morcegos-vampiros” (mamíferos que se alimentam de sangue) em um prédio abandonado (14 fêmeas e nove machos), e no dia 09/02, dois machos e uma fêmea, localizados em uma área próxima ao cemitério municipal. Controle da população de morcegos Conforme a equipe técnica, o curso clínico da raiva é muito curto e, em cerca de três a dez dias, o animal que foi atacado pelo morcego, morre. Ao passo que não há tratamento, existe a prevenção por meio da pasta vampiricida, feita a partir de uma substância anticoagulante. Depois da captura, os animais receberam a aplicação da pasta, auxiliando, assim, no controle da população do animal. Tal manejo inibe apenas a proliferação dessa espécie transmissora da raiva, não causando danos ou transtorno às demais e mantendo o equilíbrio ecológico da natureza do local. Após, eles foram soltos novamente. “Com essa prática, espera-se o controle da população de morcegos e que possa se evitar a possível transmissão e contágio da raiva ao homem, animais domésticos, animais silvestres e bovinos, equinos ovinos e caprinos (que são herbívoros)”, explica o técnico da Emater, João Paulo Petry Meneses. Após este trabalho também estão sendo realizadas visitas aos produtores e repassadas orientações para monitoramento em conjunto (Emater/IVZ e produtores) nos próximos meses. Mais sobre os hematófagos Os morcegos hematófagos têm hábitos noturnos, não gostam de claridade e, se contaminados com o vírus da raiva, irão transmiti-lo no momento em que a saliva entra em contato com outro animal, por meio da mordida ou ferida aberta. A espécie pode se deslocar até 20 quilômetros de distância do abrigo para fazer a alimentação.

  • Estação: pacientes oncológicos podem retirar medicamentos diretamente na secretaria da Saúde

    A Secretaria da Saúde do Município de Estação passa a oferecer uma facilidade para pacientes que passam por tratamento oncológico. A retirada de medicamento para o tratamento oncológico era realizada por cada paciente junto ao setor de oncologia do Hospital Santa Terezinha. Hoje este serviço já está sendo oferecido pela Secretaria Municipal da Saúde, que através dos motoristas que vão até Erechim realizam a retirada dos mesmos, sem necessidade de deslocamento do paciente. Prezando assim pela saúde e bem-estar do mesmo. Caso você seja paciente oncológico e necessite da retirada de medicamentos, entre em contato com a UBS de Estação para mais informações pelo telefone 3337 2320.

  • Saúde de Getúlio Vargas recebe ofício do SUS parabenizando pelo atendimento aos pacientes Covid

    A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas recebeu da 11ª CRS (Coordenadoria Regional de Saúde) ofício transmitindo o reconhecimento pelo trabalho que está sendo realizado pelos profissionais da saúde que trabalham na rede municipal. No documento recebido, comunica que "um cidadão relata que gostaria de parabenizar a equipe de saúde da UBS Santo André de Getúlio Vargas pelo trabalho desenvolvido aos pacientes diagnosticados com Covid-19, pois todos os dias ligavam para saber como estava se sentindo até o dia da liberação da quarentena, sempre atenciosos e se colocando à disposição para ajudar caso fosse necessário".

  • Chapecó está em colapso por causa da Covid-19, diz prefeito

    Polo econômico da Região Oeste de Santa Catarina, Chapecó está em "estágio de colapso" devido à pandemia de Covid-19 e ao número de casos de contaminados pelo novo coronavírus, de acordo com o prefeito do município, João Rodrigues (PSD), no último domingo (14). “Estamos em estágio de colapso, não é mais quase, é colapso. Se você tiver um milhão de reais no bolso agora e precisar internar a sua esposa numa UTI em Chapecó, não vai ter lugar”, advertiu Rodrigues, que fez pronunciamento em transmissão pela internet. O prefeito ainda destacou que o nível de estágio na cidade é alarmante e que transferências de pacientes para outros munícipios já estão sendo realizadas, por conta da superlotação dos leitos hospitalares locais. Somente no domingo (14), 73% dos testes de Covid-19 realizados resultaram como positivo para a doença. Rodrigues também teme que a pandemia avance na cidade por conta da nova variante do vírus, que foi identificado em Santa Catarina na semana passada. Fechamento do comércio A situação alarmante em Chapecó fez com que a prefeitura adotasse medidas mais rígidas para tentar frear o contágio da pandemia, como fechamento de bares e restaurantes, além da proibição da abertura de espaços de lazer, como cinemas. "Algumas pessoas têm me criticado por fechar escolas, bares e igrejas, mas é uma medida necessária para frear o contágio", defendeu o prefeito. Rodrigues afirmou que busca apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para que o Ministério da Saúde ajude na abertura de mais leitos na região. Segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela prefeitura de Chapecó nesta segunda-feira (15), o município, que tem cerca de 224 mil habitantes, tem 19.019 casos confirmados e 157 óbitos, sendo dois registrados no último fim de semana. O boletim informa que 158 pacientes com COVID-19 estão internados na cidade. Fonte: RedeTV!

  • Músico do Demônios da Garoa, Izael Caldeira morre vítima de covid-19

    O músico Izael Caldeira, 79 anos, integrante do grupo Demônios da Garoa, morreu na noite de ontem (15) vítima de covid-19. A informação foi confirmada pelo conjunto nas redes sociais. “É com profunda tristeza e com nossos corações completamente apertados que comunicamos o falecimento de nosso amado irmão Izael. Ainda sem acreditar que perdemos uma das vozes mais lindas desse país e um ser humano ímpar que vai deixar muitas saudades”, disseram os músicos. Izael, que completou 79 anos recentemente, no dia 27 de janeiro, estava internado desde o início deste mês. Em suas redes sociais, o conjunto vinha informando sobre o estado de saúde do músico e pedindo orações por sua recuperação. O músico não fazia parte da formação original do Demônios da Garoa, tendo ingressado em 1999. O grupo, formado em 1943, é o mais antigo do país. Izael foi sepultado na manhã de hoje, no Cemitério Parque dos Pinheiros, em São Paulo. Fonte: Agência Brasil

  • Governo do RS retira limite de ocupação para aulas presenciais

    O governo do Rio Grande do Sul publicou, nesta segunda-feira (15), um novo decreto que retira o limite de 50% de ocupação nas salas de aula para a realização de atividades presenciais em creches, escolas e universidades. Agora, as instituições de ensino podem operar sem restrição quanto ao número de ocupantes. A decisão vale para todas as regiões, independente da classificação no mapa de Distanciamento Controlado. A única exigência para a realização das aulas presenciais é o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as cadeiras dentro das salas. Na rede estadual, o retorno para as aulas está previsto para iniciar a partir de 8 de março, em modelo híbrido com atividades presenciais e remota. O decreto foi publicado no mesmo dia em que o Rio Grande do Sul manteve 16 regiões com risco alto para a Covid-19 no mapa do Distanciamento Controlado. Entre as justificativas, o gabinete de crise do Estado alertou para o reforço nos protocolos de prevenção à Covid-19 em meio ao Carnaval, em face ao rápido aumento na ocupação de leitos clínicos nesta semana, de 902 para 1.112. Esta demanda poderá vir a sobrecarregar os leitos de UTI nos próximos dias. Fonte: Correio do Povo

  • Sistema de pagamentos PIX lidera em número de transferências, mas perde da TED em valor movimentado

    Novo sistema já bate as TEDs em quantidade de transferências, mas ainda perde em valor transacionado pela falta de adesão entre empresas O PIX, novo sistema de pagamentos brasileiro, completa três meses de operação integral nesta terça-feira (16). Em pouco tempo, a tecnologia desenvolvida pelo BC (Banco Central) domina o número de transferências realizadas, mas perde para as TEDs em valor transacionado. Segundo dados do BC, mais de 286 milhões de operações foram finalizadas por meio do PIX em 2021. As TEDs somam 53,2 milhões de transferências no mesmo período, apenas 18,5% do total do PIX. Quando a métrica é valor transacionado, a situação se inverte. Enquanto o PIX movimentou R$ 225 bilhões neste ano, as TEDs movimentaram R$ 2,7 trilhões, mais de 10 vezes mais que o novo sistema. Isso se explica porque oito a cada 10 transferências realizadas pelo PIX ainda são feitas de pessoa para pessoa (P2P). No fechamento de janeiro, foram 81,8% do total nessa modalidade das quase 170 milhões de operações fechadas. Os valores trocados por empresas dariam volume ao PIX, mas empresários ainda têm dúvidas sobre a cobrança de taxas e acabam mantendo as operações como eram antes. Boa parte dos bancos já oferecia transações gratuitas para clientes preferenciais, por exemplo. As operações pelo PIX entre empresas (B2B) ocupam uma modesta fatia de 2,5% do total do mês de janeiro. E os pagamentos por produtos e serviços também estão em marcha lenta: de pessoas para empresas (P2B) o montante foi de 8,3%, enquanto de empresas para pessoas (B2P) foi de 7,2% do total transacionado no primeiro mês do ano. Atrasos Além das taxas, comerciantes ainda têm pouca aderência ao PIX porque, através dele, ainda é possível fazer apenas pagamentos à vista. O Banco Central, inclusive, anunciou no fim do ano passado que decidiu adiar para março o início da implementação da oferta do PIX Cobrança para pagamentos com vencimento – uma das novas funcionalidades para o sistema de pagamentos instantâneos, que permitirá a lojistas, prestadores de serviços e outros empreendedores emitir um QR Code com vencimento futuro. Segundo o BC, os participantes do PIX enquadrados na modalidade provedor de conta transacional devem estar aptos para oferecer aos usuários finais, após 15 de março, a leitura de QR Code, ou o tratamento de PIX Copia e Cola, associado a um PIX Cobrança, para pagamentos com vencimento. Quando anunciou o PIX Cobrança em outubro, o BC explicou que o QR Code com vencimento futuro funcionará como um boleto. Fonte: O Sul

  • Com nova lei de trânsito, motoristas terão 40% de desconto no pagamento de multas em todo país

    A nova lei de trânsito, Lei 14.071/2020, entra em vigor em abril deste ano e prevê a obrigação dos órgãos autuadores a aderirem ao SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). Com isso, os motoristas poderão ter um desconto de 40% no pagamento de multas de trânsito pelo aplicativo do SNE. Para ter direito ao desconto, o usuário precisa reconhecer a infração, desistir de apresentar defesa e recurso, e fazer o pagamento antes do vencimento.Quem decidir recorrer, mas ainda assim tiver de pagar, receberá o desconto dos tradicionais 20% se fizer a quitação dentro do prazo. O aplicativo é gratuito e já está disponível desde 2016. E permite também receber notificações de infrações. No entanto, ele ainda é pouco conhecido, em parte porque ele só abrange os órgãos que aderiram ao sistema. O Denatran instituiu os descontos nos pagamentos das multas exatamente para tornar o aplicativo mais conhecido. Hoje, pelo SNE é possível monitorar e quitar infrações emitidas em vias federais. Ou seja, sob a responsabilidade da PRF (Polícia Rodoviária Federal), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). No âmbito estadual 16 Detrans aderiam ao sistema, além de mais de 80 órgãos de fiscalização municipal. Os Detrans de São Paulo, Minas Gerais, Paraná não estão hoje no sistema, mas passarão a integrá-lo com o vigor da lei. A lista de todos os Detrans e órgãos participantes está no site: sne.denatran.serpro.gov.br/sne/lista-orgaos.html. Quem teve a multa emita por algum órgão que aderiu ao SNE já pode fazer o pagamento com desconto pelo aplicativo. A partir de abril, todos os órgãos irão aderir. Para se cadastrar no SNE é preciso acessar o site ou baixar o aplicativo e preencher as informações. Depois será pedido para ativar o cadastro e em seguida para selecionar os veículos que deseja incluir no sistema por meio do link “Meus veículos”. Os usuários passam a receber a notificação de multa no aplicativo e por ele podem gerar o boleto eletrônico. Seguindo as instruções e pagando antes do vencimento o valor virá com o desconto. O SNE não dá a opção de parcelamento e não permite indicar outro condutor para arcar com a multa e com a pontuação na CNH. Isso pode ser feito pelo portal de serviços do Denatran. Fonte: Extra

BUSCA PELO SITE

bottom of page