top of page

12805 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Inter abre cadastro para agilizar retorno de sócios vacinados ao estádio

    Para fazer com que o retorno do público ao estádio ocorra de forma segura, enquanto aguarda as definições das autoridades sanitárias locais, o Inter está trabalhando na preparação do Beira-Rio para a retomada das atividades. Assim, deu início ao cadastramento da Carteira Nacional Digital de Vacinação dos sócios em seu site. A carteira está disponível no aplicativo Conecte SUS do Ministério da Saúde. Dessa forma, o Clube estará habilitado para atender as determinações da CBF para as competições de 2021, que adota como uma das formas de controle individual de torcedores a vacinação plena contra a Covid-19, isto é, quando a pessoa recebeu as duas doses da vacina ou a dose única. Com o cadastro da Carteira de Vacinação Digital no site é provável que o sócio nestas condições esteja apto a fazer o check-in e a adquirir um ingresso para a partida sem precisar apresentar nenhum outro tipo de documento sanitário na ocasião de seu acesso ao estádio. Porém, essa definição dependerá ainda das determinações das autoridades governamentais. A carteira permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização, uma vez que o cidadão cadastrado, assim que recebe a vacina, tem a dose registrada no aplicativo. Com a carteira, é possível consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada, informações imprescindíveis para a segurança de todos que pretendem voltar ao Beira-Rio. Diante de um cenário completamente diferente para todos, o Clube do Povo está buscando alternativas para que o retorno às partidas seja de forma segura e consciente. “Estamos considerando a nova realidade que não atinge apenas o Inter, mas o mundo todo. Temos acompanhado a movimentação de clubes brasileiros e de fora do país para fazermos tudo da forma mais correta. Optamos por solicitar essa atualização no cadastro do sócio para ganharmos tempo, caso a volta seja definida em breve”, afirma o vice-presidente de Administração, Victor Grunberg. Para cadastrar a Carteira Nacional Digital de Vacinação, os sócios colorados deverão acessar o site e seguir os seguintes passos: 1) Através do aplicativo Conecte SUS, baixar a Carteira Nacional Digital de Vacinação (Baixe aqui para Android // Baixe para IOS). 2) No site oficial do clube, fazer login com matrícula e senha na área de sócios. 3) No menu à esquerda, opção >>Meus Documentos<<. 4) Clicar em >>Novo documento<<. 5) Selecione em >>Tipo de documento<<, a opção >> Carteira Nacional de Vacinação<< . 6) No campo >>Identificação<<, digitar o número de matrícula. Clique para selecionar imagem e localizar em seu computador ou celular o arquivo correspondente a Carteira Nacional Digital de Vacinação. Após localizar o arquivo, clicar em >>Abrir<< para que o documento seja selecionado. Clique em >>Enviar<<; 7) O ícone de um relógio indicará que o status do comprovante de vacinação está em processo de aprovação. Depois disso, basta aguardar a validação, que pode levar até 7 dias. Após esse período do upload, o sócio deverá acessar novamente a Área do Sócio e verificar se seu documento foi validado. Caso não tenha sido validado, precisará entrar em contato com a CAS (3230-4600, opção 2) para análise da situação. Ao sócio PCD, além do comprovante da vacina, o Inter solicita que entre em contato com a CAS para atualizar o cadastro. Com o envio da Carteira Digital de Vacinação em PDF o sócio colorado manifesta a autorização e consentimento para que o Clube atualize o Cadastro Social, realizando o processamento necessário ao armazenamento dessa informação para utilização conforme interesses e organização interna. Esse processo se faz necessário especialmente quando houver retorno de público, nas operações de acesso a jogos no Estádio Beira-Rio, em que seja necessário comprovação da vacinação contra Covid-19, de acordo com as normativas, determinações e exigências das autoridades públicas de saúde e entidades administradoras das competições. Fonte: Imprensa Internacional

  • Grêmio divulga gastos de R$ 27 milhões para rescisões de contratos com seis jogadores

    No mesmo dia em que oficializou a saída de Maicon, o Grêmio divulgou para os seus conselheiros os demonstrativos contábeis e financeiros do segundo trimestre de 2021. Apesar de ter apresentado um superávit de R$ 5,7 milhões, os valores que mais chamaram a atenção dizem respeito aos gastos com rescisões de contratos de seis atletas que passaram pelo elenco profissional, totalizando R$ 27,5 milhões. Os números foram demonstrados em uma tabela, durante reunião realizada na noite desta segunda-feira (30), em que a maior parte dos conselheiros acompanhou de forma virtual. Entretanto, uma das pessoas que se fez presente no auditório da Arena, fotografou o telão e a imagem viralizou nas redes sociais. Por se tratar de informações confidenciais, a diretoria gremista qualificou o vazamento como "uma atitude inadequada", mas confirmou a veracidade do quadro. Na tabela constam os valores dos acordos feitos com os seguintes jogadores: Diego Tardelli, André, Thiago Neves, Vanderlei, David Braz e Paulo Victor. Na explanação aos membros do Conselho Deliberativo, o CEO Carlos Amodeo explicou que, caso os atletas tivessem permanecido até o fim de seus contratos, o clube teria gasto em torno de R$ 63,5 milhões. Por isso, a leitura é de que houve uma redução do dispêndio financeiro em R$ 36 milhões. "O importante é destacar que dentro das circunstâncias que se apresentavam em cada caso e no contexto global, o clube reduziu de forma substancial o dispêndio financeiro, além de estender o fluxo de pagamento nos acordos realizados. Embora seja uma situação longe do ideal, acreditamos que os acordos realizados trouxeram um importante beneficio financeiro e de fluxo de caixa para o clube", destacou Amodeo. Curiosamente, o goleiro Paulo Victor, que deixou o clube no início de agosto, recebeu o maior montante: mais de R$ 7 milhões. A seguir, por ordem, aparecem André (R$ 5,8 milhões), Thiago Neves (R$ 5,3 milhões), Diego Tardelli (R$ 4,2 milhões), Vanderlei (R$ 3,7 milhões) e David Braz (R$ 1,3 milhões). Todos estes últimos foram desligados durante ou ao final da temporada de 2020. Confira os valores apresentados pelo Grêmio: Diego Tardelli Valores a receber: R$ 29,6 milhões Acordo feito: R$ 4,2 milhões Diferença: R$ 25,3 milhões André Valores a receber: R$ 7,6 milhões Acordo feito: R$ 5,8 milhões Diferença: R$ 1,7 milhão Thiago Neves Valores a receber: R$ 11,8 milhões Acordo feito: R$ 5,3 milhões Diferença: R$ 6,5 milhões Vanderlei Valores a receber: R$ 3,8 milhões Acordo feito: R$ 3,7 milhões Diferença: R$ 192 mil David Braz Valores a receber: R$ 2,9 milhões Acordo feito: R$ 1,3 milhão Diferença: R$ 1,5 milhão Paulo Victor Valores a receber: R$ 7,6 milhões Acordo feito: R$ 7 milhões Diferença: R$ 600 mil Total que seria pago aos jogadores até o fim dos contratos: R$ 63,5 milhões Total que será pago após os acordos: R$ 27,5 milhões Redução do dispêndio financeiro: R$ 36 milhões Fonte: GaúchaZH

  • [ÁUDIO] 1º/09/2021 - 51 ª Ciranda Cultural de Prendas e 33º Entrevero Cultural de Peões

    No próximo dia 07 de setembro acontece em Getúlio Vargas a 51 ª Ciranda Cultural de Prendas e 33º Entrevero Cultural de Peões (fase regional da 19ª Região Tradicionalista). O evento vai ser realizado no CTG Getúlio Vargas na cidade de Getúlio Vargas, com a seguinte programação: 8h: Recepção e integração. 9h: Início das Provas Escritas. 12h30 : Almoço. 14h: Integração com a Gestão Regional 2019/2021 14h30: Despedida da Gestão de Prendas e Peões 19ª RT 2019/2021 16h: Integração com o Departamento Cultural de Prendas e Peões Regionais 18h: Resultado. Gestão de Prendas e Peões 19ª Região Tradicionalista 1ª Prenda - Milena Taliza Cazzonato 2ª Prenda - Gabriele Banaseski 3ª Prenda - Ariane Cleonice Gomes Federice 1ª Prenda Juvenil – Bruna Eduarda Antoniolli 2ª Prenda Juvenil – Maria Luiza Berdian 3ª Prenda Juvenil – Anna Luisa Tomasi 1ª Prenda Mirim – Amanda Nava 2ª Prenda Mirim – Valentina Beladelli Sana 3ª Prenda Mirim – Maria Gabriela Pudlo 1º Piá Farroupilha – Luiz Eduardo Mosele 1º Guri Farroupilha – Gustavo José Alchieri dos Santos 1º Peão Farroupilha – Yuri Della Costa 2º Peão Farroupilha – Ianko Bombana Bernstein Coordenador: Armelindo Rosset Departamento Cultural de Prendas e Peões Regionais: Josiane Carla Baiocco Braga Adjuntos: André Luis Braga, Janaína Vargas Dutra Departamento Cultural de Concursos: Aline Durli e Zulma Cristina Trindade Grandó A diretoria do CTG Getúlio Vargas, representada por Marcia Beladelli e Lorena Fernandez; e as prendas Valentina Beladelli Sana e Milena Cazzonato falaram sobre o evento.

  • Prefeitura de Erebango promove curso para gestantes

    Com o avanço da Campanha de Vacinação contra a covid-19, a Prefeitura de Erebango intensifica a retomada dos grupos no município. A exemplo, teve início ontem (30), uma nova edição do Curso de Gestantes. O objetivo é oportunizar momentos para troca de informações e reforço em dicas essenciais que podem contribuir para a saúde e bem-estar das futuras mamães e seus bebês. O primeiro encontro, realizado no Centro Multiuso, teve como assunto destaque: ‘Os aspectos psicológicos na gravidez’. O bate-papo foi conduzido pela psicóloga, Aline Marcon. Durante sua explanação, Aline reiterou que o Grupo de Gestantes possibilita um suporte nesse que é considerado um momento tão singular e especial, mas que também gera dúvidas e inseguranças. “É uma fase de adaptação para a chegada do bebê, mesmo quando as mães já têm outros filhos, pois cada gestação é única”, salientou, citando, ainda, que o compartilhamento de experiências entre as gestantes é algo muito válido. “Elas podem se sentir compreendidas e entender melhor os sentimentos que fazem parte desta etapa da vida da mulher”, completou. Mais sobre a oportunidade As reuniões serão promovidas sempre na última segunda-feira de cada mês. A ideia é que, a cada etapa, um novo tema seja abordado. Para as próximas já estão programadas conversas nas áreas de Odontopediatria (para as questões voltadas à nutrição do bebê), Fonoaudiologia (sobre o teste da orelhinha e da linguinha), Ginecologia e Obstetrícia (explicações sobre parto) e Enfermagem (sobre a importância das vacinas e do aleitamento materno). A cada participação a futura mamãe recebe um item para organizar a sua bolsa de gestante.

  • Secretaria de Obras realiza melhorias nas estradas do interior de Ipiranga do Sul

    Nesta semana o trabalho de recuperação de estradas foi realizado no interior do município na comunidade de Alto Alegre. Estradas de qualidade facilitam a trafegabilidade dos moradores e favorecem o trabalho dos produtores no deslocamento dos maquinários para o cultivo da terra.

  • Maurício Soligo participa de cerimônias de inauguração de estátuas de políticos em São Borja

    O Prefeito de Getúlio Vargas acompanhou as inaugurações dos monumentos de Getúlio Vargas e João Goulart O prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo, participou, na manhã desta terça-feira (31/08) das cerimônias de inauguração da Estátua de Getúlio Vargas, no Museu Getúlio Vargas, e da Estátua João Goulart, no Memorial Casa João Goulart. O convite para participar das solenidades foi do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, que também ocupa o cargo de presidente da Famurs. São Borja é a terra natal de dois presidentes da República, e, por essa razão, foi colocada em definitivo no mapa político do País há mais de 90 anos. As obras ficarão expostas em frente às antigas residências (hoje museus) dos ex-líderes brasileiros naturais da cidade. O ato faz parte da programação da assembleia integrada realizada no dia de hoje pela Associação dos Municípios das Missões (AMM) e da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), em São Borja. Durante a visita ao município de São Borja, ficou acordado que, a partir de agora, Getúlio Vargas e São Borja serão cidades co-irmãs. Acompanhou Mauricio Soligo nestas cerimônias o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein. Soligo foi um dos oradores da solenidade de inauguração da estátua de Getúlio Vargas.

  • Assembleia Legislativa gaúcha aprova projeto que autoriza privatização da Corsan

    Em mais um passo para a modernização do Estado, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta terça-feira (31/8), o Projeto de Lei 211/2021, que autoriza a privatização da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). A proposta recebeu 33 votos favoráveis e 19 contrários. “É mais uma data histórica dentro do processo de modernização do RS. A população gaúcha não quer simplesmente ter uma companhia de saneamento, quer ter saneamento, a garantia de abastecimento de água com qualidade, o que lamentavelmente não tem tido condição em volume suficiente para coleta e tratamento de esgotos nos nossos municípios. Atendendo ao Marco Legal do Saneamento, decidimos privatizar a Corsan. Somos o primeiro estado brasileiro a fazer a privatização da companhia estatal. E, graças aos nossos deputados estaduais, aos 33 parlamentares que tomaram a decisão correta e responsável para com o futuro do Estado, daremos mais esse passo”, afirmou o governador Eduardo Leite, em coletiva de imprensa virtual realizada no Palácio Piratini após a votação. Os parlamentares também aprovaram, com 32 votos favoráveis e 18 contrários, uma emenda, protocolada pelo líder do governo, deputado Frederico Antunes. Com a emenda, o governo do Estado fica obrigado a destinar no mínimo 5% do montante líquido obtido com a privatização para projetos de infraestrutura urbana, rodoviária e rural, incluindo obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação e sinalização voltadas ao fomento da cultura, do turismo e ao aprimorando das condições de escoamento de produção. Além disso, a emenda autoriza o Poder Executivo a ceder até o total de 63 milhões de ações da Corsan aos municípios que firmarem o Termo Aditivo de Rerratificação do Contrato em até 90 dias após a sanção da lei, ampliando de 6% para 10% a contrapartida pela prorrogação dos contratos. O objetivo da desestatização é preparar a empresa para cumprir as novas exigências do Marco Legal do Saneamento, ampliando a capacidade financeira da empresa para dar conta de investimentos de R$ 10 bilhões. Com a normativa, os municípios e as concessionárias agora têm a obrigação legal de, até 2033, tratar 90% do esgoto e levar água tratada a 99% da população. “Essas novas necessidades ampliaram a exigência de recursos para investimentos. São obrigações para a próxima década que dificilmente seriam atingidas pela empresa nas mãos do Estado, e que ensejariam um risco de que a Corsan se tornasse uma empresa deficitária que não entrega resultados e, ainda, o risco de criar um passivo ao Estado da própria companhia. O dinheiro público do cidadão deve servir para financiar serviços de saúde, de educação e de segurança pública, e não simplesmente para suportar o déficit, o desajuste e a insuficiência financeira de uma companhia”, disse o governador. Leite ainda ressaltou que o processo de privatização vai acelerar obras que vão demandar contratação de operários em diversas cidades, movimentando a economia, a construção civil e a geração de empregos. “Também é uma ação que vem em linha com a necessária retomada econômica para o RS e para o Brasil. Falamos de mais de R$ 10 bilhões, nos próximos 12 anos, projetados em investimentos. A nova Corsan que nascerá deste processo será uma companhia com maior capacidade de investimentos e financeira para participar do mercado de saneamento básico, uma empresa capaz de competir com plano de investimentos audaciosos de R$ 10 bilhões, transformando o Estado em um verdadeiro canteiro de obras ao longo dos anos”, enfatizou Leite. O governo do Estado seguirá conversando com prefeitos para aprimorar os demais projetos de formação de blocos regionais. O secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, lembrou que as metas impostas pelo novo Marco do Saneamento devem ser cumpridas por todos os municípios brasileiros. “E não é diferente para as 497 cidades gaúchas. Por isso, acabamos postergando a discussão dos projetos que tratam da regionalização, para que em conjunto com os municípios a gente mude a lógica do Estado do Rio Grande do Sul e que em 2033 tenhamos 99% de água encanada e 90% do esgoto tratado e um meio ambiente equilibrado”, disse Artur Lemos. O secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura, Luiz Henrique Viana, também destacou a disposição do governo em continuar debatendo os projetos que tratam da regionalização. “Tenham certeza e a confiança de que seguiremos, com muito diálogo, conversando, e que os efeitos serão multiplicados em cada uma das cidades, levando melhor qualidade de vida para os moradores”, garantiu Viana. Para o presidente da Corsan, Roberto Barbuti, a privatização da companhia vai elevar o patamar de entregas no setor. “Tenho convicção dos benefícios que a Corsan privatizada vai trazer para a população gaúcha. A companhia tem um futuro muito promissor pela frente e este projeto vai trazer resultados maravilhosos para todos”, assegurou. Histórico Em março de 2021, o governo do Estado anunciou a intenção de abrir capital e vender controle acionário da Corsan, responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgotos em 317 municípios gaúchos. Em junho, a Assembleia Legislativa aprovou a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 280/19, que retirou a exigência de plebiscito para a venda da Corsan, do Banrisul e da Procergs, abrindo caminho para a privatização da companhia. No começo de julho, foram enviados os projetos de lei que tratavam da privatização da Corsan e da regionalização do saneamento básico no Rio Grande do Sul. Os textos foram encaminhados em regime de urgência e, por fim, aprovados nesta terça-feira (31/8). Desde o anúncio de intenção de privatizar a companhia, o governo do Estado promoveu diversas reuniões e audiências públicas com os prefeitos para discutir os projetos. Fonte: Imprensa Governo do Estado do RS

  • 'Ultra vermelha': Aneel cria nova bandeira tarifária, e conta de luz fica mais cara ainda

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (31) a criação de uma nova bandeira tarifária na conta de luz, chamada de bandeira de escassez hídrica. A taxa extra será de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) consumidos e já entra em vigor a partir do dia 1º setembro, permanecendo vigente até abril do ano que vem. O novo patamar representa um aumento de R$ 4,71, cerca de 50%, em relação à bandeira vermelha patamar 2, até então o maior patamar, no valor R$ 9,49 por 100 kWh. A decisão foi tomada em meio à crise hidrológica que afeta o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, principal fonte geradora de energia elétrica no país. De acordo com o governo federal, é a pior seca em 91 anos. Com as hidrelétricas operando no limite, é preciso aumentar a geração de energia elétrica por meio de usinas termoelétricas, que têm custo mais alto. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, garantiu que as medidas são suficientes para garantir a oferta. "Nós trabalhamos para ter a oferta suficiente para a demanda de todas as unidades consumidoras no país. Estamos presenciando a maior seca que o país, o Brasil, já passou. E isso com reflexos na capacidade dos nossos reservatórios das usinas hidrelétricas", afirmou durante coletiva de imprensa para anunciar as novas medidas, em Brasília. Ainda de acordo com o ministro, as medidas que vêm sendo adotadas até agora estão surtindo efeito, mas a situação ainda está longe da normalidade. "Nós estamos em condições melhores do que estávamos no início do mês de agosto. E isso mostra que as medidas estão surtindo efeito, mas ainda não nos levam à uma situação de normalidade ou mesmo de conforto, por isso que nós estamos adotando todas essas demandas". Segundo a Aneel, mesmo com o reajuste recente das bandeiras tarifárias, incluindo a criação do patamar 2 da bandeira vermelha, em junho, a arrecadação extra para custear o aumento da geração de energia segue insuficiente. O déficit na conta de bandeiras tarifárias está em R$ 5,2 bilhões. Além disso, o Brasil precisará importar energia de países vizinhos, ao custo de R$ 8,6 bilhões. "Nós temos que ter uma geração adicional para enfrentar a escassez hídrica. Nessa geração adicional está contemplada a importação de energia da Argentina e do Uruguai, geração termoelétrica adicional", explicou André Pepitone, diretor-geral da Aneel, em coletiva de imprensa para anunciar as novas medidas. Todos os consumidores do mercado cativo das distribuidoras de energia elétrica serão abrangidos pela nova bandeira tarifária, com exceção dos moradores de Roraima, único estado que não está interligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e das cerca de 12 milhões de famílias inscritas no programa Tarifa Social de Energia Elétrica. Segundo a Aneel, como a tarifa média da conta é R$ 60 reais a cada a 100 KWh, resultando em uma conta final de R$ 69,49, no caso da incidência da bandeira vermelha patamar 2 (R$ 9,49), o valor da conta de luz com a nova bandeira de escassez hídrica ficará, em média, 6,78% mais cara, chegando a R$ 74,20 (R$ 60 de tarifa média + taxa extra de R$ 14,20 da nova tarifa). Redução voluntária O Ministério de Minas e Energia também deu mais detalhes sobre o Programa de Redução Voluntária de energia elétrica, voltado para os chamados consumidores regulados, que incluem empresas. O governo vai pagar um prêmio de R$ 50 por 100 kWh reduzido. O patamar de redução é de no mínimo 10%, limitado a 20%. A expectativa da pasta é obter uma redução média de 15% do consumo. Se isso ocorrer, a expectativa é reduzir a demanda de energia em 914 megawatt hora (mWh) médio, volume de energia suficiente para atender 4 milhões de domicílios e que representa cerca de 1,41% da carga do Sistema Interligado Nacional. O programa vai perdurar até o final do ano que vem. Os cidadãos de baixa renda inscritos na tarifa social também poderão participar do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do consumo de energia. Fonte: Agência Brasil

  • Setembro Amarelo: "Agir salva vidas" é tema de campanha para reduzir índices de suicídio

    Pelo oitavo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) promove, em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha Setembro Amarelo, cujo tema este ano é "Agir salva vidas". A ação foi iniciada no Brasil em 2014 e visa a reduzir os índices de suicídio. A iniciativa se estende por todo o mês de setembro, tendo como data principal o dia 10 deste mês, quando se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O presidente da ABP, Antonio Geraldo da Silva, disse à Agência Brasil que o tema foi escolhido porque trata de forma direta a questão mais importante da campanha, que é agir pode salvar vidas. “Ao ajudar com ação efetiva de buscar assistência médica, você pode fazer a diferença na vida de quem está sofrendo com ideação suicida”, afirmou o especialista. Segundo ele, o suicídio é um tema que sofre com o preconceito. “Ainda existe muito tabu e só com informação correta conseguimos conscientizar as pessoas de que o suicídio pode ser evitado. Precisamos informar a todos como ajudar, porque agir salva vidas”, reiterou. O relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, revelou que naquele ano mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, o que representa uma a cada 100 mortes. No Brasil, são aproximadamente 13 mil pessoas por ano. Antonio Geraldo da Silva disse que, em geral, no mundo, o número de mortes por suicídio caiu mas, nas Américas, a taxa subiu 17%. Por isso, campanhas como o Setembro Amarelo são tão importantes. De acordo com a ABP, a maioria dos suicídios está relacionada a distúrbios mentais. “Nós sabemos que cerca de 98% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.” Prevenção O presidente da ABP afirmou que é possível prevenir o suicídio. Existem muitos sinais que alertam para a possibilidade de tentativa de suicídio por parte de uma pessoa como, por exemplo, ficar mais recluso, falar muito sobre sumir, não ter mais esperança, mudar o comportamento repentinamente. “O mais importante é dizer às pessoas que não duvidem de quem ameaça cometer suicídio. Costumo dizer que, nesse caso, o cão que ladra, morde. Não podemos arriscar; a pessoa está sofrendo, por isso dizemos que agir salva vidas, no sentido de encaminhar para um serviço de saúde, um médico psiquiatra, marcar a consulta e ir junto, não deixar a pessoa sozinha, fazer com que ela sinta que você está ao lado dela”. O médico destacou também que se deve ter em mente que a doença mental é como o diabetes, a hipertensão. Ela tem tratamento, tem controle, e a pessoa pode voltar a ter qualidade de vida. Esses são os caminhos para evitar o suicídio, afirmou. Segundo o presidente da ABP, ainda não há dados que mostrem se a pandemia de covid-19 aumentou o número de suicídios. Ele lembrou, entretanto, que desde março de 2020 vem alertando as autoridades sobre a quarta onda da covid, que é a das doenças mentais. A esse respeito, a ABP trabalha com três cenários, que incluem o desenvolvimento de doença mental em quem nunca apresentou sintoma, retorno dos pacientes aos atendimentos psiquiátricos após recidiva de sintomas que já estavam em remissão e agravamento dos quadros psiquiátricos de quem ainda estava em tratamento. Substâncias químicas O professor de pós-graduação em psiquiatria da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) Jorge Antonio Jaber Filho disse que um quarto dos suicídios acontece em usuários de substâncias químicas. “O simples fato de uma pessoa fazer uso de drogas já a coloca no grupo de risco”, advertiu. Isso significa que de cada quatro pessoas que usam drogas, uma conseguirá se matar. “A estatística mostra que de cada 100 pessoas, 17 já pensaram em suicídio, três tentaram e uma acaba numa emergência hospitalar. É um fato que deve ser levado em consideração: que as substâncias químicas, álcool inclusive, maconha, cocaína, ecstasy’, LSD, anabolizantes e cafeínicos (bebidas com alto teor de cafeína) estão relacionados entre as drogas que causam maior possibilidade de uma pessoa se suicidar”. Jaber Filho afirmou que o fator que mais predispõe ao suicídio é a depressão. Cerca de um terço dos suicídios no Brasil ocorre em pessoas que sofrem de depressão e um quarto das pessoas que tenta o suicídio usou drogas. Trabalho realizado dentro de um serviço psiquiátrico em 2019 mostrou que um quarto dos pacientes internados havia tentado o suicídio e foi transferido de hospitais de emergência médica, geralmente da rede pública. Alterações O psiquiatra explicou que o fato de uma pessoa usar substâncias químicas provoca, com frequência, alterações nos seus sentimentos, gerando ansiedade e muita tristeza, geralmente após a cessação do efeito das drogas. “Essas pessoas também têm alterações do pensamento. Ou seja, a pessoa que usa drogas tem um pensamento às vezes muito eufórico, acredita que tudo vai dar certo. Mas, passado o efeito, tem um pensamento muito ligado à ruína pessoal, à percepção de que sua vida não está indo bem, de que nada dá certo com ela. Geralmente, as pessoas atribuem esse pensamento de ruína às condições externas políticas, econômicas e sociais que, realmente, têm alguma importância, mas que são determinantes para tentativas de suicídio em pacientes que usam drogas”. Quem não usa drogas tem menos chance de procurar o suicídio em condições sociais adversas, argumentou. Para Jorge Jaber Filho, usuários de drogas têm maior tendência de abusar desses produtos em momentos difíceis da vida”. Mas se abandonarem o uso das drogas, sairão desse grupo. Já os dependentes químicos, em geral, não têm cura, mas têm acesso a tratamentos médicos e a grupos de mútua ajuda que revertem essa possibilidade, ajudando-os a ficarem em abstinência. “É possível, sim, haver recuperação”. Explicou que o dependente químico é um usuário de substância química que perdeu o controle de sua vida sob o efeito da droga. Já o usuário pode não ter qualquer problema com o uso da droga, mas em algum momento - a perda de um grande amor, de uma pessoa querida - predispõe ao abuso da substância naquele período. E se a pessoa continuar com um sofrimento muito grande, pode tentar o suicídio também. Lesões Não só o suicídio, mas os casos de lesões autoprovocadas têm sido uma preocupação constante na Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O secretário Maurício Cunha disse, em áudio, à Agência Brasil que o órgão acompanha com atenção os dados do Ministério da Saúde sobre essas questões desde 2010, por meio do Sistema de informação de Agravos de Notificação (Sinan). Lembrou que, em 2019, foi aprovada a Lei 13.819/2019, que instituiu a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio. Os casos que envolvem crianças e adolescentes passaram a ser de notificação compulsória, inclusive ao Conselho Tutelar. “A gente sabe que o suicídio, em qualquer faixa etária, é motivo de grande alarme. Mas é bem mais preocupante observar essa tendência de aumento em crianças e adolescentes. E é com o objetivo de prevenir e reduzir esses números que a campanha Setembro Amarelo vai mobilizar o Brasil inteiro”. Maurício Cunha lembrou que, este ano, há uma nova circunstância desafiadora que é o contexto da pandemia. O isolamento social levou um elevado número de pessoas a desenvolver problemas emocionais, incluindo aí depressão, colocando crianças e adolescentes mais suscetíveis para esse tipo de violência autoprovocada. “Inclusive, em muitos casos, ela acaba ficando à mercê de abusadores e violadores de direitos nas suas próprias casas”. Por isso, o secretário avaliou ser possível que haja aumento grande do número de casos de automutilação, de tentativas de suicídio e até da consumação do suicídio, “infelizmente”, durante a pandemia. Para prevenir e evitar esse quadro, ele defendeu a necessidade de que toda a sociedade, escolas, unidades de saúde, estejam alertas e preparadas para reconhecer sinais e tomar as devidas providências com rapidez e segurança. O secretário comentou que a identificação de transtornos mentais e seu tratamento são matérias de competência do Ministério da Saúde, mas a Política de Atendimento à Criança e Adolescente é interdisciplinar e multissetorial, envolvendo vários órgãos: a sociedade civil que, junto com o governo, desenvolve ações de acolhimento, escuta e apoio a crianças, adolescentes e suas famílias no que diz respeito a lesões autoprovocadas e ideação suicida. A secretaria tem apoiado a campanha Acolha a Vida e a Semana de Valorização da Vida, prevista para a última semana de setembro. Serão realizadas transmissões ao vivo pela internet e feitas campanhas de mobilização “para que, de fato, a gente possa trazer o tema à tona e levar a sociedade à reflexão acerca de toda essa importante questão que envolve a saúde e a vida das nossas crianças e adolescentes”, observou Cunha. OMS Dados da OMS estimam que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. No que se refere às tentativas, uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Em termos numéricos, calcula-se que em torno de 1 milhão de casos de mortes por suicídio são registrados por ano em todo o mundo. No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. Maiores informações sobre a campanha Setembro Amarelo® 2021 podem ser acessadas no endereço eletrônico www.setembroamarelo.com. Fonte: Agência Brasil

  • Salário mínimo em 2022 poderá ser de R$ 1.169

    A sugestão do governo federal para o valor do salário mínimo em 2022 é de R$ 1.169. A proposta está prevista no projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA) divulgado pelo Ministério da Economia nesta terça-feira (31). A quantia é R$ 69 maior que o salário mínimo em vigor, de R$ 1.100, e corresponde a uma alta de aproximadamente 6%. Apesar do valor apresentado, o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, afirma que esse número ainda pode mudar. “Há um descasamento entre o envio da proposta orçamentária e a fixação do salário mínimo, e há um descasamento também entre a fixação do salário mínimo em dezembro e o fechamento do índice de inflação no mesmo mês. Ou seja, vai ocorrer posteriormente à fixação. Então, isso pode eventualmente ser corrigido na edição do próximo ato”, explica. Na última proposta, divulgada em abril, a projeção era de um aumento para R$ 1.147 no próximo ano. No entanto. A inflação registrada nos últimos meses foi maior que a esperada e, de acordo com a Constituição Federal, não é possível que o governo reponha menos que a inflação do período para o salário mínimo. Meta de déficit primário Pelas projeções apresentadas nesta terça-feira (31), pode-se perceber que a equipe econômica do governo melhorou a meta de resultado primário para 2022 a um déficit de R$ 49,6 bilhões, ante rombo de R$ 170,5 bilhões previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do próximo ano. O rombo será menor, sobretudo devido à perspectiva de mais receitas líquidas para o próximo ano, com acréscimo de R$ 146,3 bilhões sobre o que havia sido projetado na LDO. O Ministério da Saúde estimou que as despesas obrigatórias vão responder por 94% do Orçamento em 2022, com as discricionárias representando apenas 6% do total. Censo demográfico Ainda de acordo com o PLOA enviado ao Congresso Nacional pelo governo federal, a previsão é de que sejam disponibilizados R$ 2 bilhões para a realização do censo demográfico em 2022. Inicialmente previsto para 2020, a execução da pesquisa foi adiada para este ano ao se levar em conta os riscos apresentados pela pandemia da Covid-19. Porém, houve a sanção do Orçamento de 2021 sem previsão de recursos para esse fim. Comumente, o censo demográfico é realizado a cada 10 anos. Auxílio Brasil Em relação ao Auxílio Brasil – programa que deve substituir o Bolsa Família - até o momento, não ficou definido um meio para parcelar os precatórios (dívidas judiciais por decisões definitivas). Sendo assim, o texto incluiu um total de R$ 89,1 bilhões de despesas previstas pelo Poder Judiciário. No entanto, esse valor pode ser alterado antes da sanção. “O Orçamento de 2022 já apresenta essa nova estrutura do programa, que traz três benefícios básicos, como benefícios da primeira infância, benefício de composição familiar e benefício de superação da extrema pobreza. Todavia, não foi possível que a gente desse cumprimento a determinações judiciais – a prioridade é governamental – de ampliação do valor do benefício e ampliação do público alvo do programa”, pontua Ariosto Culau. Em contrapartida, o Auxílio Brasil foi estimado em R$ 34,7 bilhões, com meta de atendimento a 14,7 milhões de famílias. Segundo o Ministério da Economia, trata-se do mesmo nível de recursos projetados para o antigo programa em 2021.

  • Consulta Popular amplia verba para R$ 30 milhões e terá participação por aplicativo no RS

    O governo do estado lançou, nesta segunda-feira (30), a edição 2021 da Consulta Popular. Neste ano, serão destinados R$ 30 milhões para projetos de desenvolvimento em 28 regiões eleitos pela população por meios digitais. O aplicativo Colab permite que as pessoas enviem ideias e propostas para o desenvolvimento da sua região. O valor é 50% maior do que a verba destinada ao programa em 2020. "A Consulta Popular, nesse novo formato, tem tudo a ver com o fato que precisamos discutir, no século 21, o aprimoramento da nossa democracia, da efetiva participação da sociedade sobre as decisões de governo. Cada vez mais, as pessoas não querem ser meros espectadores, assistir às tomadas de decisão. Querem efetivamente participar, serem protagonistas. Cabe a nós, eleitos por essa comunidade, criar canais, a partir do que a tecnologia nos proporciona, que viabilizem essa participação, e precisamos organizar esse debate", diz o governador Eduardo Leite. Participação via app Para participar, cada residente dos municípios gaúchos precisará baixar o aplicativo do Colab no Play Store (Android) ou na Apple Store (iOS) e preencher o cadastro com seus dados. O segundo passo será a escolha de onde o cidadão deseja implementar a sua proposta, podendo digitar o endereço ou indicar por meio do ponto de localização a região desejada. As propostas serão encaminhadas em formato de postagem, com descrição da ideia de forma direta e justificativa da importância para a região. A sugestão tem um limite de 120 caracteres, podendo ser utilizada foto para ilustrar, e é possível consultar os Planos Estratégicos de Desenvolvimento (PED) de cada Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Corede). "Desde o início da gestão, temos a mesma postura: garantimos uma verba realista. Isso traz credibilidade à Consulta Popular. As pessoas que votam percebem que os projetos eleitos são executados na prática", afirmou o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal. Como funciona Desde 1998, o Rio Grande do Sul instituiu, por meio da Lei 11.179, a participação popular na decisão do direcionamento de parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do estado. Anualmente, o governo fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 regiões, conforme critérios como a população e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) de cada região. Definido o valor para cada uma, o governo e os Coredes organizam o processo de discussão em assembleias públicas regionais, municipais e regionais ampliadas. Depois, nos encontros, é submetida aos eleitores a votação. Em 2020, a votação ocorreu entre 26 de outubro e 3 de novembro, de forma virtual, em razão da pandemia. Veja o cronograma: 30/8 a 12/10 - Envio das propostas 15/10 - Prazo final de avaliação Setembro a novembro - Assembleias dos Coredes Outubro - Divulgação das propostas aprovadas 22/11 a 30/11 - Votação 2/12 - Resultados Fonte: G1/RS

  • VIII Fórum Norte Gaúcho da Soja aconteceu na semana passada com avaliação positiva da organização

    A oitava edição do Fórum Norte Gaúcho da Soja que aconteceu neste ano em formato virtual, via live, foi realizada com sucesso de participação de público online e na qualidade das palestras. O evento que aconteceu de 25 a 27 de agosto debateu sobre os principais temas que envolvem a cultura da soja e que interferem na sua produção, como as doenças, escolha da cultivar, desafios do manejo, análise e perspectivas do mercado e a situação do clima para a próxima safra. Os participantes puderam interagir com perguntas, por meio de chat, que foram encaminhadas pelos mediadores aos palestrantes garantindo assim o envolvimento do público nas palestras. No encerramento do evento o prefeito de Ipiranga do Sul Marco Antonio Sana agradeceu a todos os participantes e manifestou a vontade de que no próximo ano, com as devidas condições sanitárias, o fórum possa acontecer presencialmente no município. O presidente do Sindicato Rural de Getúlio Vargas Luiz Carlos da Silva em sua manifestação declarou que mais uma vez o fórum cumpriu com o objetivo de levar a informação que fortalece o Agro proporcionando aos produtores mais conhecimentos sobre a cultura da soja e, com isso, a possibilidade de melhorar a produtividade. As Rádios Sideral e Estação FM transmitiram ao vivo as palestras levando o conhecimento do Fórum a mais pessoas. Também, foi transmitido por meio de live no Facebook do Grupo Sideral de Rádios. Live1 | 25/08; Live 2 | 26/08; Live 3 | 27/08.

  • Prefeitura de Estação adquire ambulância

    A Gestão Municipal através da Secretaria de Saúde de Estação adquiriu com recursos próprios uma ambulância Mercedes-Benz, no valor de 240 mil reais, toda equipada com os aparelhos necessários para dar maior suporte aos pacientes que necessitam de transporte. O novo veículo ficará a disposição da população Estaçonense e tornará mais eficiente as transferências dos pacientes que necessitam deslocar-se para outros centros médicos da região. Salientando que o mesmo não é para socorro domiciliar, neste caso é preciso entrar em contato com a Samu ou Corpo de Bombeiros. De acordo com o Secretário de Saúde, Alessandro Branchi, a aquisição de mais um veículo para a área da saúde é de extrema importância, na medida em que reforça uma das prioridades da atual administração, que é melhorar cada vez mais o atendimento da saúde.

  • Getúlio Vargas: vacinação nesta terça-feira (31) para primeiras e segundas aplicações

    Nesta terça-feira (31), em Getúlio Vargas, tem vacinação contra a Covid-19 na Unidade Básica de Saúde (UBS) Central. A aplicação de primeira dose é para a população em geral maior de 18 anos e acontece das 13h às 16h. Já o complemento da imunização (Dose 2) é para aqueles que receberam a primeira dose da Pfizer no dia 09 de junho. Essa aplicação acontece das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

  • Getúlio Vargas divulga programação da Semana da Pátria, que acontece de 1º a 7 de setembro

    A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da secretaria de Educação, Cultura e Desporto, divulgou a programação da Semana da Pátria, que será realizada de 1º a 7 de setembro. A programação acontece no Altar da Pátria, em frente ao Colégio Estadual Antônio Scussel, com o hasteamento e arriamento das bandeiras pelos pavilhões. Confira a programação:

  • Atividades presenciais no Campus Erechim da UFFS devem voltar em fevereiro de 2022

    As atividades presenciais na UFFS - Campus Erechim devem retornar somente em fevereiro de 2022. A decisão foi tomada pelo Conselho de Campus em sessão realizada na última sexta-feira (27), que deliberou também que uma comissão será formada para planejar o retorno presencial. A data estabelecida pelos conselheiros leva em consideração o perfil dos estudantes e as condições estruturais do Campus Erechim, uma vez que 34% dos alunos são oriundos de outros estados ou de outras regiões do Rio Grande do Sul que não o Alto Uruguai. O Conselho também entendeu que o retorno presencial em novembro, mês em que inicia o segundo semestre letivo de 2021, não será possível devido ao transporte urbano, Restaurante Universitário (RU) e Cantina, que funcionariam apenas por algumas semanas antes do recesso de final de ano e, depois, precisariam fazer uma pausa de 40 dias até fevereiro. As atividades acadêmicas e administrativas do Campus, assim, permanecem ocorrendo remotamente. Ainda na sessão, o Conselho deliberou pela redução do Nível de Segurança Operacional (NSO): antes em 4, agora passa a ser 3. Para que as atividades voltem ao modo presencial, o NSO precisa estar em 2 ou 1. As resoluções do Conselho de Campus estão publicadas em https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/conselho-de-campus/resolucoes-1. Fonte: Imprensa UFFS

  • Getúlio Vargas recebe 150 doses da Pfizer e 102 da AstraZeneca para aplicação de segunda dose

    O Rio Grande do Sul recebe no fim da tarde desta segunda-feira (30/8) 174.690 doses de vacina contra a covid-19. Serão 66.690 Pfizer e 108.000 AstraZeneca, e serão distribuídas nos próximos dias para completar o esquema vacinal com a segunda dose de quem já recebeu a primeira no intervalo adequado. As Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) poderão fazer a retirada das doses na terça-feira (31/8), a partir das 10h, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Aquelas que preferirem, poderão aguardar a entrega pela Secretaria da Saúde no decorrer desta semana, junto à nova remessa de vacinas que o Ministério da Saúde irá enviar. Município Pfizer D2 AstraZeneca D2 Charrua 24 10 Erebango 24 10 Erechim 594 1.280 Estação 42 35 Floriano Peixoto 18 5 Getúlio Vargas 102 150 Ipiranga do Sul 18 10 Quatro Irmãos 12 0 Sertão 36 45

  • Eduardo Leite sanciona lei que instituí o Dia do Torcedor do Ypiranga

    A lei que instituí o Dia do Torcedor do Ypiranga foi sancionada pelo governador Eduardo Leite (PSDB). Proposta pelo deputado Paparico Bacchi (PL) por meio do Projeto de Lei n°187/2021, a nova legislação também insere o aniversário do “Canarinho” no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul – celebrado no dia 18 de agosto – e marca as comemorações de 97 anos de fundação do clube que integra a elite do futebol gaúcho e lidera o Grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro. A cerimônia realizada nesta segunda-feira (30) no Palácio Piratini, contou com a presença do presidente do Ypiranga, Adilson Stankiewicz, do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsmann, acompanhado de Antonio Luiz Dal Prá, atual vice-presidente da FGF e ex-presidente do Ypiranga. O deputado Paparico Bacchi foi representado pelo assessor de gabinete, jornalista Antonio Grzybowski. Após sancionar a nova lei, Eduardo Leite foi presenteado com a camiseta número 10, personalizada com o nome do governador. Orgulho para Erechim e região Adilson Stankiewicz afirmou que o Dia do Torcedor do Ypiranga “é um orgulho para Erechim, região do Alto Uruguai, para o torcedor canarinho e todos aqueles que construíram essa linda história”. O presidente do Ypiranga lembrou ainda do espírito visionário das pessoas que acreditam na construção do Estádio Colosso da Lagoa, que completa 51 anos na próxima quinta-feira (2/09). Engajamento da comunidade O presidente da Federação Gaúcha de Futebol também elogiou a homenagem. Luciano Hocsmann disse que “além de extremamente merecida, acredito que toda e qualquer ação que envolva o engajamento do torcedor é válida, pois estimula a comunidade a abraçar o seu clube. O Ypiranga orgulha o futebol gaúcho e é merecedor desta homenagem”, pontuou o dirigente. Estádio Colosso da Lagoa O Estádio Olímpico Colosso da Lagoa começou a ser construído no ano de 1967. A meta da direção era tornar realidade o projeto que recebeu apoio da comunidade local e regional por meio da aquisição de 50 mil títulos patrimoniais. Carinhosamente chamado de “Grande Colosso da Lagoa” o estádio do Ypiranga é o terceiro maior estádio do Rio Grande do Sul, com capacidade para receber até para 22 mil pessoas. Histórico da torcida “As Legionárias” foi a primeira torcida organizada na história do Ypiranga de Erechim. Era composta apenas por mulheres que vendiam botões de rosa para ajudar financeiramente ao clube e divulgadoras da marca “Ypiranga”. Na década de 1980, surgiu a “Torcida Organizada do Ypiranga” (TOY), extinta em 2008. Na mesma época, foi criada a “Mancha do Ypiranga”, torcida que ficou conhecida por incentivar o time com cânticos próprios e por implantar no estádio uma filosofia chamada “anti Grenal”. Em 2015, alguns de membros da “Mancha do Ypiranga” participaram da criação da torcida “Los Imigrantes 1924”, que perdura até hoje como a única torcida organizada do clube. Fonte: JBV Online

  • [ÁUDIO] OLHO VIVO | 30/08/2021 | Rally Estação 2021

    Nos próximos dias 03, 04 e 05 de setembro será realizada a 20ª edição do Rally Estação, compreendido pela 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade; e 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade. Confira a entrevista com membros da diretoria do Automóvel Clube de Estação sobre o evento esportivo. O Rally Estação terá em 2021 sua 20ª edição. Um evento histórico que acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro, mas que precisou se reinventar, conforme enfatiza o Diretor de Prova, Everton Batistela. “Vai ser de uma forma diferente, mas vai ter rally. Não é um momento fácil, temos que nos adaptar as novas diretrizes, as novas formas de fazer eventos, mas é uma questão de segurança para o momento de pandemia e precisamos seguir os protocolos para que tudo possa ser realizado novamente”, explica. Everton também destaca a volta do Rally Estação, que não pode ter sua edição em 2020 em função da pandemia da Covid-19. “Seguimos com rígidos protocolos, o público por exemplo não poderemos liberar para acessar as especiais, mas vamos trabalhar para dispor a corrida em outros formatos, transmissões ao vivo para poder levar o rally até o público, quem sabe no próximo ano já possamos estar todos juntos novamente”, amplia Everton. Sobre o trabalho de Direção de Prova, Everton diz que já foi bem mais difícil atuar na função. “Hoje, com a experiência de todos estes anos, do aprendizado, das pessoas e seu comprometimento em nos auxiliar, ficou mais fácil com certeza, embora ainda dê um pouco de frio na barriga, porque acabam sempre surgindo algumas situações de última hora, que precisam ser ajustadas. Mas estamos trabalhando há praticamente quatro meses e agora é afinar detalhes e fazer novamente um grande evento”, completa. O Rally Estação inicia sua programação no dia 3 de setembro tendo o reconhecimento das especiais pelos competidores, vistorias técnicas e treino livre. A corrida acontece no sábado e domingo, dias 4 e 5, com transmissões ao vivo pelo portal rallybr.com.br/estacao e em suas redes sociais, no @rallybroficial. O Rally Estação é organizado pelo Automóvel Clube de Estação (ACE) e tem o patrocínio da Sicredi Sul Minas, Creral Energia, Posto Bortolini/Rodoil. Serviço: O que: Rally Estação 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade 2ª etapa do Campeonato Gaúcho de Rally de Velocidade Quando: dias 3, 4 e 5 de setembro Onde: Estação, RS Como assistir: transmissões e cobertura ao vivo pelo portal rallybr.com.br/estacao, Facebook/Twitter @rallybroficial. Em função da pandemia, não será liberada presença de público no evento PROGRAMA DO RALLY ESTAÇÃO 2021 Sexta-feira, dia 3 de setembro 7h – Abertura da Secretaria de Prova 8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais 9h – Início das vistorias técnicas 16h – Shakedown Dorvalino Rosa – treino livre 19h – Publicação da ordem de largada Sábado, dia 4 de setembro 9h13 - Largada da PE 1 - Sicredi Estação/Lobinho – 13,7 kms 9h51 – Largada da PE 2 - Ipiranga do Sul/Creral – 17,06 kms 11h50 – Largada da PE 3 - Sicredi Estação/Lobinho – 13,7 kms 12h28 – Largada da PE 4 - Ipiranga do Sul/Creral – 17,06 kms 13h31 – Largada da PE 5 - Ipiranga do Sul/Creral – 17,06 kms Domingo, dia 5 de setembro 8h18 – Largada da PE 6 - Sicredi Erebango – 11,1 kms 8h56 – Largada da PE 7 - Rodoil Posto Bortulini/Ulisses Wichoski – 11,7 kms 10:35 – Largada da PE 8 - Sicredi Erebango – 11,1 kms 11:13 – Largada da PE 9 - Rodoil Posto Bortulini/Ulisses Wichoski – 11,7 kms 13:30 - Cerimônia de Premiação

  • Estudo afirma que quem tomou a vacina da CoronaVac tem 75% menos chance de morte

    Um estudo publicado na plataforma medRxiv revela que a vacina CoronaVac, do Instituto Butantan, tem aproximadamente 75% de eficácia contra hospitalização, uso de unidade de terapia intensiva (UTI) e morte por Covid-19 no Brasil. A Vaxzevria, imunizante da AstraZeneca, teve 90% aproximadamente de eficácia avaliada pelo estudo. "A vacinação com Vaxzevria ou CoronaVac foi eficaz contra a infecção por SARS-CoV-2 e altamente eficaz contra hospitalização, admissão na UTI e morte em indivíduos até 79 anos", concluem os pesquisadores no estudo. A pesquisa foi baseada em 75,9 milhões de brasileiros vacinados entre 18 de janeiro e 24 de julho. O estudo é assinado por pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade de São Paulo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade de Brasília e da London School of Hygiene & Tropical Medicine. Os dados apontam que há redução gradual da eficácia para ambas vacinas em indivíduos acima de 80 anos, que, segundo o estudo, "podem se beneficiar de uma dose de reforço". "Vaxzevria demonstrou eficácia geral contra Covid-19 grave até 89 anos e da CoronaVac até 79 anos de idade", dizem os pesquisadores. De 80 a 89 anos, o imunizante Vaxzevria teve 89,9% de eficácia contra morte e a CoronaVac 67,2%. Para acima de 90 anos, a proteção pela Vaxzevria foi de 65,4% e de 33,6% pela CoronaVac. Segundo os pesquisadores, trata-se do primeiro levantamento nacional para verificar a efetividade dos imunizantes no Brasil. "Altas taxas de transmissão do vírus e a presença de variantes preocupantes podem afetar a eficácia da vacina. Ambas as condições ocorrem em países de baixa renda, que usam principalmente tecnologias de vetores de vacinas ou vírus inativados", apontam os pesquisadores no estudo. Fonte: AE via Correio do Povo

BUSCA PELO SITE

bottom of page