top of page

12805 resultados encontrados com uma busca vazia

  • Prefeito de Erebango cumpre agenda na capital para tratar de demandas de infraestrutura

    O prefeito de Erebango, Valmor José Tomelero e o assessor de projetos da prefeitura, Marcelo Zancanaro estiveram em Porto Alegre nas duas últimas semanas. As agendas referem-se às demandas de infraestrutura, especialmente de acessos ao município. A primeira delas tratou sobre o trecho de pouco mais de seis quilômetros, que liga Erebango à ERS 135. “Estávamos preocupados com relação ao retorno sobre os outros encaminhamentos já realizados, e, desse modo, participamos de uma audiência com o diretor do Daer, Luciano Faustino da Silva, com uma equipe técnica de engenharia. Agora, será atualizada a planilha de valores, a qual, desde o ano passado, já teve correções”, relatou o prefeito, ao acrescentar que o Daer e a prefeitura já se comprometeram em deixar toda a estrutura pronta e a partir de agora, prossegue a busca por recursos que possam viabilizar a obra da ERS 9070. O deputado estadual, Gilberto Capoani, acompanhou a reunião. “Agora entra o papel político dessa etapa, que envolve diretamente o governador. Se não houver a possibilidade de execução integral por parte do Estado, somos parceiros para firmar um convênio, o que pode agilizar os trabalhos. Solicitamos 70% de suporte estadual e o município entra com 30% para que esse sonho torne-se realidade. Iremos disponibilizar máquinas, unidade de britagem e recursos humanos”, ressaltou Tomelero. A previsão de um posicionamento sobre o sucesso dessa obra, é o mês de maio. Vale ressaltar que o município irá esgotar todas as possibilidades de acesso a parcerias de recursos do Estado. “Caso contrário, buscaremos outras alternativas”, afirmou o chefe do Executivo municipal. Reunião no DNIT Nesta semana, Tomelero também esteve na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT, na capital gaúcha. Ao ter acesso ao projeto final de pavimentação da ERS 9070, o órgão solicitou que o município coloque a estrutura da unidade de britagem à disposição, para que ela possa ser utilizada no momento da construção do asfalto. O prefeito comenta que é trabalhada essa possibilidade, mediante algumas compensações que serão negociadas com a empresa construtora. O Dnit irá conceder a autorização para que o projeto tenha continuidade, utilizando os licenciamentos. Ofício para adequação de rodovia Ao aproveitar a viagem de trabalho com foco nas rodovias, o prefeito de Erebango encaminhou um ofício à direção do Daer, em que solicita a construção de um trevo ou a adequação da ERS 135, no quilômetro 66, que dá acesso às comunidades São José – Palanque, Mato Preto, Rio Castilho e ainda possibilita a entrada no Balneário Cantinho do Lazer. No documento, o município justifica que, devido a duplicação da rodovia, os acostamentos foram extintos, o que dificulta o acesso dos moradores. Inclusive, já foram registrados acidentes no local. Junto ao ofício, foi entregue um abaixo-assinado feito pelas famílias que residem na localidade e estimam as melhorias, as quais podem garantir mais segurança a todos que por ali trafegam.

  • Débora Mattana é a Patrona da Feira do Livro de Getúlio Vargas 2022

    Na manhã desta terça-feira, 29 de março, o Prefeito Mauricio Soligo, o responsável pelo Departamento Cultural, David Zanoni, e a orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Cultura e Desporto, Mariele Bressan, convidaram oficialmente a escritora Débora Suélen Mattana para ser a Patrona da XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas. A XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas, que tem como slogan “Getúlio Vargas: Uma cidade leitora”, e se desenvolverá no período de 11 a 13 de abril de 2022. Débora recebeu o convite no Gabinete do Prefeito e ficou muito feliz e emocionada, por poder participar de um evento grandioso que valoriza a leitura, os livros e o conhecimento. Não contendo as lágrimas, ela afirmou estar sem palavras, pois jamais pensou que seu nome seria lembrado e disse que o convite era totalmente inesperado, mas que aceitava com muito carinho e responsabilidade. O prefeito Mauricio Soligo afirmou que essa era uma forma de reconhecer o seu trabalho que desde jovem, quando começou a escrever e a publicar seus livros, vem incentivando o hábito da leitura. “Nosso objetivo é também que você, com sua juventude a já com vários livros publicados, motive os jovens a gostarem de leitura e dar importância para este hábito tão necessário para sua vida e aquisição de conhecimento, ou mesmo lazer”. Segundo Mauricio Soligo, a Administração Municipal se sente feliz em ter à frente do evento alguém que tem a leitura e a produção de livros como proposta de vida. A promoção da XXI Feira do Livro de Getúlio Vargas é da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio de uma Comissão Organizadora formada pela SMECD, Conselho Municipal de Política Cultural, representantes das Escolas da Rede Estadual, Biblioteca Pública Municipal Dr. Léo Stumpf e Escola de Educação Básica Ideau. Quem é Débora Mattana Débora Suélen Mattana é getuliense, tem 32 anos, noiva, psicóloga e escritora. O foco de sua produção literária são livros de romance e ficção, mas também escreve sobre depressão, suspense, ficção psicólogica e terror. Suas obras são: Anseio e Receio a disputa do coração; Antologia: Garotas incompletas; participações nas antologias: Quando a escuridão bate a porta, Colmeia de Sangue; e Poesias contemporânea brasileira e Liberdade.

  • Expo Getúlio Vargas 2022 acontecerá em outubro com novidades

    A Comissão Organizadora da Expo Getúlio Vargas 2022 inicia, na próxima semana, a busca por patrocínios para a realização do evento que acontecerá de 13 a 16 de outubro de 2022. A Expo Getúlio Vargas 2022 – Feira Setorial – vai englobar a 4ª Mostra da Construção, a 2ª Moda Show, o 2º Feirão do Automóvel e a 1ª Mostra do Agronegócio, com o objetivo de promover e fomentar o desenvolvimento das cadeias produtivas dos setores da construção civil - materiais de construção, acabamentos, ferragens, vidros, mármores, gesso, pisos de concreto, esquadrias, serralherias, móveis e decoração – e do setor imobiliário – construtoras, incorporadoras e imobiliárias; da Moda - indústria, comércio, calçados, acessórios etc.; de automóveis; e do agronegócio – agroindústrias, agricultura familiar, máquinas agrícolas, agropecuárias e petshop. É do conhecimento geral que feiras e eventos de negócios constituem uma das formas mais eficientes de dar visibilidade a marcas e produtos. Em termos estritamente comerciais, proporcionam condições de negociação imediata, bem como a ampliação do número de possíveis contatos de sua empresa para futuras negociações. Por isso, em um mesmo lugar, empresários, empreendedores, gestores, profissionais de engenharia e arquitetura, profissionais de moda e estilo, lojistas e industrialistas, garagistas, produtores rurais, agricultores, empresários de agroindústrias, consumidores e população em geral estarão reunidos para oferecer e buscar oportunidades de negócios e conhecer tendências destes setores. A Comissão Organizadora, que é integrada pela Associação Comercial, Cultural, Industrial, de Agropecuária e de Serviços de Getúlio Vargas (ACCIAS), Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Câmara de Dirigentes Lojistas de Getúlio Vargas (CDL); Sindicato Rural de Getúlio Vargas e Emater/RS/Ascar; e Sindicato Unificado dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU, estará levando a proposta para instituições financeiras, empresas, cooperativas e outras instituições que posem ser patrocinadoras. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein, todos os integrantes da Comissão Organizadora têm plena convicção que serão grandes eventos para mostrar a força destes segmentos no município e região, que contarão com a participação de um grande número de expositores e visitantes de toda a Região do Alto Uruguai Gaúcho, estimado em 50 mil pessoas. Jairo Klein ainda faz um convite a todas os interessados em ser patrocinadores do evento para que entrem em contato com a Comissão. SERVIÇO O QUE Expo Getúlio Vargas 2022 – Feira Setorial 4ª Mostra da Construção 2ª Moda Show 2º Feirão do Automóvel 1ª Mostra do Agronegócio QUANDO 13 a 16 de outubro de 2022 ONDE Centro Comunitário Centenário e arredores INFRAESTRUTURA 4ª Mostra da Construção: Centro Comunitário Centenário 2º Moda Show: Pavilhão em lona Praça de Alimentação: Pavilhão com cozinhas e área de alimentação de cerca de 650 metros quadrados 2º Feirão do Automóvel: Área para aproximadamente 80 carros 1ª Mostra do Agronegócio: Pavilhão em lona para agroindústrias e área externa para maquinários Outras áreas: Áreas de Estacionamento (gratuito); área da Saúde para atendimento do público visitante e sanitários.

  • Leilão para concessão de 271,5 quilômetros de rodovias estaduais gaúchas será em 13 de abril

    O leilão para a concessão de 271,5 quilômetros de rodovias estaduais do bloco 3 do programa RS Parcerias será realizado pelo governo do Estado em 13 de abril na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo (SP). O edital contempla investimentos de R$ 3,4 bilhões, cerca de R$ 500 milhões a mais do que o proposto na modelagem apresentada durante o período de consulta pública. Serão 116,4 quilômetros de duplicações e 59,96 quilômetros de terceiras faixas. Todos os investimentos foram antecipados e deverão ser feitos em um único ciclo de investimentos, até o sétimo ano da concessão. O leilão terá como critério de julgamento das propostas a menor tarifa de pedágio ofertada pelas empresas interessadas. O governo também definiu que os empreendedores precisam depositar, previamente à assinatura do contrato, R$ 6,7 milhões por ponto percentual a partir de 1% de deságio. O valor será destinado a uma conta de aporte para garantir a execução dos investimentos previstos em contrato e recomposições do equilíbrio econômico-financeiro da concessão. “Este será o segundo leilão de concessão de rodovias feito pela atual gestão do governo do Estado. Nossa expectativa é de, mesmo com o país atravessando um período de instabilidade econômica, contar com uma boa participação de empresas do setor no leilão. Temos a certeza de que a parceria do poder público com a iniciativa privada neste modelo de concessão vai garantir investimentos em infraestrutura e desenvolver o Estado tanto econômica quanto socialmente”, diz o secretário de Parcerias, Leonardo Busatto. Uma das novidades do edital será a construção de 10 quilômetros de ciclovias, medida inédita nas concessões de rodovias feitas no país. Está prevista ainda a construção de mais 30 quilômetros de vias marginais que foram sugeridas pelos participantes durante as audiências públicas. Além dos benefícios de melhoria na infraestrutura de acesso rodoviário, os municípios passarão a arrecadar Imposto sobre Serviços (ISS) referente às receitas obtidas pelas praças de pedágio (proporcional ao km da concessão). A estimativa de ISS a ser pago aos municípios envolvidos é de R$ 718 milhões. Fonte: Ascom SPGG

  • [ÁUDIO] Estação: Prefeito Gé fala sobre homologação da venda do complexo frigorífico da Cotrigo

    O município de Estação recebeu nesta quinta-feira (31) a notícia da homologação, por parte do juiz do trabalho Luis Antonio Mecca, da compra da planta frigorífica da Cooperativa Triticola de Getulio Vargas LTDA (Cotrigo), por parte da empresa Alibem Alimentos S.A. No dia 21/03 a empresa fez o repasse de R$ 2.601.000,00 referente ao valor da entrada da compra. O restante do pagamento será parcelado em 24 vezes, chegando no valor total de 7.785.000,00. A notícia torna cada vez mais real a volta das atividades no frigorífico, que ainda precisa passar por adequações para voltar à ativa. Confira o processo na íntegra.

  • Comissão de Orçamento aprova projeto que reduz tributos sobre combustíveis

    O Projeto de Lei que permite a redução dos tributos sobre combustíveis sem compensar a perda de arrecadação foi aprovado nesta terça-feira (29), pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A matéria adapta a Lei de Diretrizes Orçamentarias (LDO) de 2022, permitindo que os tributos dos combustíveis sejam reduzidos sem compensação. Com a aprovação, o texto segue para análise do Plenário. A próxima sessão, está marcada para 4 de abril. Sancionada em 11 de março pelo presidente Jair Bolsonaro, após ser aprovada pelo Legislativo, a proposta foi encaminhada ao Congresso Nacional no dia 16 de março. Com o corte de tributos, o Ministério da Economia informou que o governo deixará de arrecadar até dezembro R$ 16,59 bilhões. Fonte: RedeTV!

  • Brasil será independente na produção de vacinas ainda em 2022, diz ministro

    O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, falou na segunda-feira (28) sobre a capacidade operacional do Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas, localizado na cidade de Campinas, em São Paulo, em um dos campi do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Segundo o ministro, o polo de desenvolvimento de vacinas e medicamentos está alinhado às “mais rígidas normas e padrões mundiais”, e será fator crucial na independência na produção de vacinas humanas no Brasil. Durante pronunciamento em rede nacional de televisão, Pontes explicou que nunca houve vacinas totalmente desenvolvidas por cientistas brasileiros - cenário que deve mudar com os investimentos em laboratórios e em pesquisa que começam a apresentar resultados. “Nossos cientistas finalmente têm condições de produzir, aqui no Brasil, nossas próprias vacinas”, explicou. Mais cedo, Marcos Pontes afirmou durante palestra dada no 2º Seminário Brasil em Transformação, durante a inauguração da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), em Brasília, que o centro tornará o Brasil independente em vacinas ainda neste ano. “A história nos mostra que quando grandes catástrofes atingem a humanidade, grandes superações acontecem também. Principalmente em ciência e tecnologia”, disse o ministro, que frisou que o governo federal realizou “o maior investimento para fabricação de vacinas da nossa história”. Também foi anunciado que o desenvolvimento de uma vacina de RNA mensageiro de terceira geração contra a covid-19 já está em andamento no Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas. “Essa vacina tem tecnologia muito avançada e é capaz de superar muitas que já estão no mercado”, disse o ministro. Pontes informou que diversos imunizantes serão desenvolvidos no centro, não apenas contra covid-19, mas contra doenças tropicais negligenciadas e contra outras doenças perigosas, que até então não podiam ser estudadas no Brasil por falta de estrutura adequada. O Centro Nacional de Tecnologia de Vacinas está acoplado ao Sirius, o maior acelerador de elétrons do Hemisfério Sul e o maior laboratório da América Latina. Em sua fala, Marcos Pontes também fez alusão ao aniversário da decolagem do voo espacial que levou o então astronauta em uma incursão espacial - a única tripulada por um brasileiro na história. A missão, que teve como destino a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), teve início em 29 de março de 2005. “Acredite na ciência brasileira”, aconselhou o ministro. Fonte: Agência Brasil

  • Mortes no trânsito crescem 11% no Rio Grande do Sul e voltam ao patamar pré-pandemia

    Depois de uma queda histórica no primeiro ano de pandemia, as mortes no trânsito voltaram a crescer no Rio Grande do Sul. O Estado registrou 11% mais mortes em 2021 em comparação com o ano anterior. O relatório foi publicado pelo DetranRS nesta terça-feira (29), após acompanhamento dos 30 dias pós-acidente, quando são monitorados os feridos, e análise das informações. A acidentalidade fatal voltou aos níveis de 2019, último ano antes da pandemia. Foram 1.624 mortes no trânsito em 2021, número significativamente maior que no ano passado, quando morreram 1.464 pessoas, mas com pequena variação em relação aos 1.617 de 2019. Motociclistas seguem sendo as maiores vítimas proporcionalmente. Embora sejam 20% da frota, eles representaram 26% das mortes no trânsito em 2021, quando 421 motociclistas perderam a vida no RS. Esse percentual chega a quase 28% quando incluídos na conta os caronas de moto que morreram em acidentes de trânsito. Condutores representaram 30% dos mortos (476 pessoas) e pedestres, 17% (284 pessoas). A proporção de homens e mulheres entre as vítimas de acidentes de trânsito historicamente chega perto de em cinco para um, ou seja, para cada mulher morta em acidente, morreram cinco homens. Jovens e adultos até 44 anos representaram a maior parte das vítimas, totalizando 867 pessoas mortas no trânsito gaúcho. A análise dos números indica que os finais de semana seguem concentrando os maiores índices de acidentalidade, assim como o turno da noite. Trinta e oito por cento dos acidentes fatais ocorreram aos sábados e domingos, e 54% nos turnos da noite e madrugada. Educação e fiscalização O DetranRS vê esses dados com muita apreensão e a diretora institucional Diza Gonzaga aposta na Educação como um processo permanente de transformação social. “Por isso, a Escola Pública de Trânsito vai promover ainda mais a mudança de comportamento entre todos os que compartilham o espaço público, seja a pé, de bicicleta, de carro ou de que forma for. Para o período crítico, noites e madrugadas dos finais de semana, vamos intensificar a Balada Segura, que deve seguir firme e atuante, retirando de circulação aqueles motoristas que não tem condições de trafegar sem colocar em risco a sua segurança e a dos demais usuários das vias.” A ideia da autarquia é reforçar o programa, com adesão de mais municípios, apoio técnico aos municípios já conveniados e formação de novos agentes no Estado. Diza lembra que estes não são números “frios”: “Cada uma destas pessoas que perdeu a vida em 2021 não é apenas um número. Eles têm um rosto, um nome, uma história, uma família, sonhos interrompidos pelos sinistros no trânsito. Pois, para nós, cada morte é inaceitável. Isto já é preconizado pelo programa Visão Zero da Suécia, um exemplo a ser seguido por todos aqueles que acreditam que um trânsito mais humano e menos violento é possível, e que recentemente está sendo trazido para o nosso país”. Fonte: O Sul

  • Assembleia Geral Ordinária da Creral aprova plano de trabalho para 2022

    Na manhã desta terça-feira, 29, a Creral realizou a Assembleia Geral Ordinária, no CTG Galpão Campeiro em Erechim, de forma representativa com a presença dos líderes das comunidades atendidas pela cooperativa, direção e funcionários. A reunião foi marcada pela apresentação das atividades desenvolvidas, dos balanços financeiros e suas destinações, no ano 2021, o plano de trabalho para 2022, e a eleição do conselho fiscal, sendo colocados em votação 5 itens, todos aprovados por unanimidade. Dando as boas-vindas a todos, o presidente da Creral, João Alderi do Prado, explicou que “a ideia deste ano, era voltar a realizar as reuniões nas comunidades, porém como ainda são necessários cuidados em relação a Covid-19, a cooperativa optou por realizar a assembleia com a liderança, mas temos certeza que todas as informações ditas aqui, serão passadas aos demais associados com total clareza”. Demandas e orçamento para 2022 aprovados por unanimidade Foi apresentado pelo vice-presidente da Creral, Umberto Toazza, o plano de trabalho para este ano. “Sempre com o objetivo de melhorar a qualidade da energia que é entregue aos associados, estão previstos para 2022 a instalação de novos transformadores, religadores e reguladores de tensão, além de seguirmos transformado algumas redes em trifásicas”, citou Toazza. Também foi mostrado como estão os tramites para as construções das subestações, e de um novo alimentador para atender os associados de Santo Expedito do Sul. “Todas as ações que nos propomos a fazer são importantes, mas pensando no associado e na busca por diminuir o valor da tarifa, a construção das subestações certamente merece destaque, assim que tivermos concluídas essas obras, ao receber a energia em 138 kV, também será possível diminuir o valor que nós pagamos pelo uso do sistema e, consequentemente, repassar esse desconto aos associados”, ressaltou Alderi. Dúvidas sobre a composição das tarifas e energia fotovoltaica Para encerrar o encontro, os diretores esclareceram as dúvidas apresentadas pelos líderes, sobre a composição da tarifa de energia elétrica e que a diferença que os associados rurais vêm notando é devido ao fim do desconto que era concedido para quem se enquadrava como produtor rural. Outro assunto que foi bastante questionado pelos associados é a situação da instalação de painéis fotovoltaicos nas propriedades, e a direção esclareceu que antes de fazer a contratação deste serviço é necessário entrar em contato com a cooperativa, para avaliar se tecnicamente é possível.

  • Bolsa Mérito 2021/2 é entregue para os acadêmicos da UNIDEAU

    Tradicionalmente, a Faculdade IDEAU reconhece a cada semestre os acadêmicos com a melhor média do curso, através de certificação e bonificação de 25% de desconto na mensalidade do semestre seguinte. Ao longo das últimas semanas, os estudantes destaques de 2021/2 receberam do(a) coordenador(a) o reconhecimento do mérito alcançado. Essa iniciativa reforça o ideal de educação híbrida oferecida pela Instituição, complementando as estratégias de ensino e aprendizagem para a formação de profissionais seguros e competentes. “A Bolsa Mérito é uma proposta de incentivo aos acadêmicos desenvolverem o seu melhor a cada dia, a cada etapa, a cada semestre. É claro que apenas um acadêmico por curso é o vencedor (recebe a bolsa), contudo, todos têm a oportunidade de alcançar a premiação máxima, desde que dediquem-se a isso, e, mesmo que não alcancem, o exercício de tentar torna-se um hábito quando repetido constantemente. É nessa consistência de estudo, de busca pelo melhor a cada etapa da formação, que norteiam a Instituição ao planejar ações que envolvem a meritocracia”, explica a pró-reitora pedagógica, Dânia Barro. O diretor do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) de Getúlio Vargas, Gustavo Wentz, destaca a importância da iniciativa. “É fundamental que se reconheça o esforço dos alunos, e o Bolsa Mérito tem este princípio. Antes de mais nada, serve como uma forma de incentivo, para que, cada estudante, dê o seu máximo esforço ao longo do semestre. E, é justamente esta meritocracia que precisa ser reconhecida. Percebam que não é simplesmente uma competição pelo melhor desempenho, mas sim, uma forma de que o aluno busque sempre a sua evolução e não caia no comodismo”, afirma. Confira os estudantes destaque desta edição: ADMINISTRAÇÃO: Alexandre Fábio Bagatini – 9,73 AGRONOMIA: Samea Franz – 9,78 ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: Viviane Confortin – 9,21 ARQUITETURA E URBANISMO: Luis Guilherme Torres Fernandes – 9,40 CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Marina Martins Wrzezinski – 9,76 DIREITO: Renan Carlos Pagnussat – 9,53 EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO: Daniel Antônio Castilhos – 9,80 EDUCAÇÃO FÍSICA – LICENCIATURA: Alexandre Rossi – 9,79 ENGENHARIAS: Paulo Russie Gauterio Da Conceição – 9,80 ESTÉTICA E COSMÉTICA: Juliana Lanfredi- 10,00 / Tauana Magda Fernandes – 10,00 FARMÁCIA: Anatcheli Pegoraro- 9,87 FISIOTERAPIA: Angela Aparecida Roman – 9,94 / Bruna Luiza Dré – 9,94 MEDICINA VETERINÁRIA: Bianca Chmiel – 9,93 ODONTOLOGIA: Luana Caum Montano – 9,59 PEDAGOGIA: Rejane Andréia Mazzucato – 9,75 PSICOLOGIA: Gabriela Demboski – 9,48 TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Vanessa Tainara Piaseski – 9,60 Fonte: Imprensa UNIDEAU

  • PRF apreende quase R$ 2 milhões em cigarros paraguaios contrabandeados na BR 285, em Passo Fundo

    A Polícia Rodoviária Federal apreendeu quase R$ 2 milhões em cigarros paraguaios contrabandeados na madrugada desta quarta-feira em Passo Fundo. Cerca de 350 mil maços estavam sendo transportados em uma carreta com placas da cidade catarinense de Chapecó. O caminhão foi abordado no trevo da BR 285 com a ERS 324. Ao realizar as buscas no compartimento de carga do veículo, o efetivo da PRF constatou que estava totalmente carregado com caixas de cigarros paraguaios. O motorista, de 51 anos, morador em Curitiba, no Paraná, foi preso em flagrante. Ele confessou que a mercadoria foi carregada no Mato Grosso do Sul e seria entregue na região de Canguçu. Na noite dessa terça-feira, a PRF já havia interceptado um carregamento de dez maços de cigarros paraguaios contrabandeados na BR 158, em Panambi. O produto ilícito estava em um Peugeot Partner, que possuía restrição por apropriação indébita, já que ela foi alugada e não foi devolvida. Dois ocupantes do veículo foram então detidos. Um deles, de 35 anos, cumpria pena em regime semiaberto e usava uma tornozeleira eletrônica. Já o outro, de 28 anos, também possui registro criminal em seu histórico. A dupla admitiu que a mercadoria vinha da localidade de Porto Soberbo, na zona rural de Tiradentes do Sul, e tinha como destino a cidade de Soledade. Fonte: O Sul

  • Solicitação de isenção no Enem 2022 começa segunda (4/04)

    A partir de segunda-feira, 4 de abril, começa o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e de justificativa de ausência no exame de 2021. Os interessados devem realizar os procedimentos por meio da Página do Participante até as 23h59 do dia 15 de abril. O Edital n.º 14/2022, referente às diretrizes, aos prazos e procedimentos, foi publicado nesta terça-feira, 29 de março, no Diário Oficial da União. Para justificar a ausência no Enem 2021 e/ou solicitar a isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante deve informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a sua data de nascimento. Os dados pessoais informados devem ser iguais aos dados cadastrados na Receita Federal para não inviabilizar a correspondência entre as informações. Também é necessário informar endereço de e-mail e número de telefone válidos. Justificativa – A justificativa de ausência é direcionada ao participante que teve concedida a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021 e que não compareceu aos dois dias de prova, mas deseja solicitar isenção na edição de 2022. Para isso, é necessário enviar documentação que comprove o motivo da ausência, conforme anexo I do Edital n.º 14/2022. Todos os documentos deverão estar datados e assinados. Não serão aceitos documentos autodeclaratórios ou emitidos por pais ou responsáveis. Somente serão aceitos documentos nos formatos PDF, PNG ou JPG, com o tamanho máximo de 2 MB. Isenção – Pode solicitar a isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 o participante que esteja cursando a última série do ensino médio em 2022, de qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, bem como aquele que cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, conforme art. 1º, parágrafo único, incisos I e II, da Lei n.º 12.799, de 10 de abril de 2013. Também pode solicitar a isenção o participante que declara situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesse caso, o interessado deverá informar o seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido. Inscrição – A aprovação do pedido de isenção ou da justificativa de ausência na edição de 2021 não garante a inscrição no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022 (Digital ou impresso), isentos ou não, deverão realizar sua inscrição na Página do Participante, conforme edital específico, a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Da mesma forma, o participante que não apresentar justificativa de ausência no Enem 2021 ou que tiver a solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 reprovada e desejar se inscrever para o exame deverá realizar a inscrição conforme edital específico das versões impressa ou digital do Enem e efetuar o pagamento da taxa. Login único – Para justificar ausência no Enem 2021 e solicitar isenção da taxa de inscrição para a edição de 2022, o participante deve criar um cadastro e uma senha de acesso para a Página do Participante, no portal do Governo Federal (gov.br). Por meio do login único, o participante pode acompanhar a situação da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022. Cronograma – O resultado da justificativa de ausência e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2022 será divulgado no dia 22 de abril, na Página do Participante. Quem tiver a solicitação de isenção negada e/ou a justificativa de ausência reprovada poderá interpor recurso no período de 25 a 29 do mesmo mês. O resultado dos recursos será divulgado no dia 6 de maio. Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. Confira o Edital n.º 14/2022 Acesse a Página do Participante Saiba mais sobre o Enem Fonte: Gov.br

  • Em última reunião de Leite, governo não emite avisos e nem alertas pela terceira semana consecutiva

    Pela terceira semana seguida, o Gabinete de Crise decidiu, nesta terça-feira (29), não emitir Avisos ou Alertas para as 21 regiões Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul. Essa foi a última reunião comandada pelo governador Eduardo Leite, que renunciará ao cargo na quinta-feira (31), conforme comunicou na segunda-feira (28). O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que tomará posse como governador, também acompanhou a reunião. Antes de finalizar a agenda, o governador aproveitou para agradecer aos integrantes do Gabinete de Crise. “Foi uma honra trabalhar ao lado de cada um de vocês. Iniciamos esse enfrentamento sem saber muito bem o que nos aguardava, tentando entender juntos essa pandemia. Vivemos momentos difíceis. Essa equipe trabalhou de forma dedicada e sou muito grato por terem nos ajudado nessa jornada. Além de um bom comandante que assumirá esse enfrentamento a partir de agora, tenho um time entrosado, dedicado, que manterá girando essa rotina e que certamente dará toda tranquilidade ao Rio Grande do Sul diante de qualquer episódio ou situação que venha a ocorrer”, disse. Apesar de ter ultrapassado nesta terça-feira (29) as 39 mil mortes por Covid desde o início da pandemia, nesta semana a média móvel de casos confirmados da doença apresentou redução de 3,4%. Assim, a incidência semanal no Estado é de 198,2 casos por 100 mil habitantes. O número de internados, entre suspeitos e confirmados, reduziu 98 – foram 62 casos a menos em leitos clínicos e 36 a menos em UTIs. Neste momento, a taxa de ocupação das UTIs do Estado está em 67,2%. Foram registrados 99 óbitos na semana, uma média de 14,1 por dia, o que representa uma redução de 38,8% em relação ao período anterior. Até o momento, 86,7% da população residente no Estado tomou uma dose da vacina contra Covid-19 e 77,4% estão com o esquema vacinal completo (duas doses ou uma única). Somente 38,9% gaúchos buscaram a dose de reforço. Fonte: O Sul

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Getúlio Vargas empossa nova diretoria e conselheiros

    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Getúlio Vargas realizou na noite de terça-feira, dia 29 de março, a Sessão Solene e festiva de posse da diretoria e conselheiros para a gestão 2022/2024. Os associados, familiares, autoridades e convidados estiveram reunidos no F4 Centro de Eventos. Após processo de eleição dos novos membros, a direção da entidade será formada pela Presidente Juliane Lang Piazzeta Giacomazzi; Vice-Presidente Michel Centofante; Secretária-Geral Rosane Fátima Perissinoto; Secretária Geral Adjunta Larissa Salgado Karpinski; e Tesoureiro Mauro Farinon Júnior. O Conselho de ética da entidade nesta nova gestão será constituído por Analine Fátima Pereira, Aline Borondi, Daltro Pedro D’Agostini, Diego José Adona, Eliandro dos Santos, Fabiano Paludo, Gilmara Toniazzo, Juliana Vanini, Laureen Suélen Noronha, Patrícia Rheinheimer e Ramão Pedroso do Prado. A Presidente Juliane Lang Piazzeta Giacomazzi, que foi reconduzida ao cargo para mais uma gestão, destacou que o objetivo da OAB, tanto na subseção de Getúlio Vargas, quanto na seccional do RS, é trabalhar em conjunto, afim de pressionar o judiciário para qualificar o atendimento a comunidade. A demanda reprimida em razão da recessão econômica, e a falta de efetividade do sistema acaba afetando, não só os profissionais da advocacia, bem como toda a população. Presente na Sessão Solene, o Presidente da OAB-RS, Leonardo Lamachia falou sobre o trabalho que a entidade vem fazendo, dando atenção especial aos municípios do interior do estado. Ele mencionou que em 80 dias de sua gestão até agora, já percorreu mais de 10 mil km pelos municípios do Rio Grande do Sul, sendo que pretende visitar todas as 106 subseções gaúchas. Falou ainda sobre a representatividade da OAB para com a sociedade civil, uma vez que a Ordem tem como característica tanto a disposição legal com as causas da cidadania, quanto as ações realizadas ao longo dos anos em defesa da sociedade. O Evento contou ainda com uma homenagem aos profissionais do direito com mais de 30 anos de profissão e 70 anos de idade, ou 45 anos de profissão. Estes são chamados de advogados jubilados, sendo que muitos deles ainda atuam em Getúlio Vargas e região. Para fazer um reconhecimento ao trabalho destes colegas, os jovens advogados da OAB entregaram a eles um voto de louvor. Após a solenidade, um jantar foi servido aos convidados, encerrando a noite.

  • CBF divulga dia e hora da estreia do Grêmio na Série B

    O Grêmio já tem data e hora para fazer seu primeiro jogo na Série B de 2022. A CBF divulgou nesta quarta-feira (30) a tabela detalhada das seis primeiras rodadas da competição. O Tricolor já sabia que a estreia seria contra a Ponte Preta, mas havia indefinição sobre a data. A partida no Moisés Lucarelli será disputada em 9 de abril, um sábado, às 16h30min. O primeiro jogo em casa será na sexta-feira, 15 de abril. A partir das 19h30min, o Tricolor recebe a Chapecoense, na Arena. O time de Roger Machado fará o fechamento da terceira rodada no dia 24, domingo, quando recebe o Guarani, às 11h. Na sequência, os gremistas enfrentam o Operário (27 de abril), fora de casa. Três dias depois voltam a jogar em Porto Alegre contra o CRB. O último jogo com data divulgada até o momento será em 8 de maio, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte. A abertura do torneio será em 8 de abril. Nesse dia serão disputados três jogos. Às 19h, Brusque e Guarani se enfrentam no interior catarinense. No mesmo horário, Vasco e Vila Nova jogam em São Januário. Mais tarde, Às 21h30min, tem Bahia e Cruzeiro, na Arena Fonte Nova. A Série B tem o 5 de novembro como data base para a disputa da última rodada. A campanha gremista será encerrada diante do Brusque, em casa. Confira dia e hora dos jogos do Grêmio nas seis primeiras rodadas 1ª rodada 9 de abril (sábado) 16h30min - Ponte Preta x Grêmio 2ª rodada 15 de abril (sexta-feira) 19h - Grêmio x Chapecoense 3ª rodada 24 de abril (domingo) 11h - Grêmio x Guarani 4ª rodada 27 de abril (quarta-feira) 19h - Operário x Grêmio 5ª rodada 30 de abril (sábado) 16h30min - Grêmio x CRB 6ª rodada 8 de maio (domingo) 16h - Cruzeiro x Grêmio

  • Farmácia Solidária é inaugurada em Erebango

    Quem nunca se deparou com a sobra de algum medicamento em casa? Pois saiba que agora, isso que não está em uso, pode e merece ter um destino adequado, por meio de um estímulo que é a Farmácia Solidária. O projeto foi inaugurado em Erebango há poucos dias e tem como meta, receber doações da comunidade, de consultórios médicos e da indústria farmacêutica. Depois de passar por uma triagem técnica, eles ficam à disposição e podem ser doados a quem mais precisa, mediante orientação médica. O ato que marcou oficialmente o início dos trabalhos da Farmácia Solidária no município, contou com a presença do prefeito, Valmor José Tomelero, da secretária de Saúde, Claura Araldi, da deputada estadual e idealizadora do projeto, Fran Somensi (Republicanos), e de outras lideranças locais e regionais. Conforme a secretária de Saúde de Erebango, essa é mais uma importante ação direcionada à qualidade de vida dos munícipes. “Se por um lado é possível auxiliar, com um gesto simples, quem mais precisa de um medicamento, ao mesmo tempo, quem colaborar com o projeto, fará a sua parte no cuidado do meio ambiente, sendo que os itens vencidos, por exemplo, precisam de um descarte adequado e não devem ser colocados no lixo comum ou na rede de esgoto, pois podem provocar contaminações”, ressaltou Claura, destacando que é essencial a união da comunidade em prol do bem comum. Fran Somensi é farmacêutica de formação e destacou que reconhece a importância desse tema e de ampliar a oferta de remédios, especialmente a quem não tem condições de adquirir com recursos próprios. De acordo com a parlamentar, somente no Alto Uruguai, seis municípios contam com esse programa e poderão, inclusive, se ajudar e trocar alguns fármacos, caso necessário. Como forma de estimular o gesto de doação, a deputada também disponibilizou um quantitativo de medicamentos à Farmácia Solidária do município, incluindo antibióticos, vitaminas, itens para o controle da pressão arterial, entre outros. O ponto de doação no município está localizado na Secretaria de Saúde. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 3339 1115.

  • Brigada Militar de Getúlio Vargas apreende mais de 57kg de maconha em Ipiranga do Sul

    Na tarde de terça-feira (29/03) uma equipe da Brigada Militar, durante patrulhamento na cidade de Ipiranga do Sul, recebeu uma denúncia de um veículo Ford/Focus, com placas de Santa Rosa, em atitude suspeita. As guarnições imediatamente iniciaram as diligências e, na Avenida do Comercio, abordaram o veículo com dois ocupantes. Na busca veicular foram localizadas duas malas contendo 56 tijolos de maconha pesando 57kg. Diante do fato, a dupla foi presa e encaminhada a Delegacia de Polícia de Getúlio Vargas para os procedimentos cabíveis.

  • Abertas as inscrições para piscicultores reservar espaço na Feira do Peixe de Estação

    A Gestão Municipal de Estação convida todos os interessados em participar da Feira do Peixe, que irá acontecer em abril, para entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente a fim realizar seu cadastro e reserva de espaço até dia 05/04. A Feira do Peixe é alusiva a Semana Santa, a programação acontecerá dentro do calendário de eventos nos dias 13 e 14 de abril e será no Largo Adão Flores de Oliveira. O objetivo do evento é promover a piscicultura municipal para toda a população, incentivando o consumo de alimentos saudáveis, fortalecendo a agricultura familiar através da geração de renda, promovendo também a diversificação da propriedade rural e a comercialização direta do agricultor familiar para o consumidor final. Peixes vivos e congelados farão parte dos produtos oferecidos.

  • Prorrogação de prazo de CNH vencida em março de 2021 termina dia 31

    Motoristas com a CNH vencida em março de 2021 tem até a quinta-feira (31/3) para conduzirem com o documento vencido. A prorrogação foi estabelecida pela Deliberação 227/2021 em decorrência da pandemia e confirmada pela Resolução 864/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no Diário Oficial da União de 20/9/2021. A recomendação é que a renovação da CNH seja feita até esse prazo para aqueles que pretendem continuar conduzindo. Conforme previsto na normativa federal, para fins de fiscalização de trânsito, consideram-se válidas as habilitações vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de dezembro de 2021, até a nova data correspondente para renovação definida nas tabelas. Isso também se aplica às informações contidas na CNH, inclusive aos certificados de cursos especializados que não constam na CNH, e às Permissões para Dirigir. Confira as datas Fonte: Imprensa Governo do Estado do RS

  • PIS/Pasep: R$ 208 milhões 'esquecidos' do abono salarial podem ser sacados a partir de 31 de março

    Um total de R$ 208 milhões do abono salarial de anos anteriores poderão ser sacador a partir da próxima quinta-feira (31). Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, são cerca de 320 mil trabalhadores que deixaram de sacar o PIS-Pasep referente ao ano-base de 2019 no tempo devido. Esse público deveria ter feito o saque entre julho de 2019 e junho de 2020, mas agora terá uma nova chance. O prazo para requerer os valores "esquecidos" começaria em fevereiro, mas o governo adiou para a partir do dia 31 de março. Importante destacar que esse lote é diferente do liberado neste ano, referente ao ano-base 2020, cujo calendário de pagamentos começou no dia 8 de fevereiro. Como sacar Para fazer o saco do valor "esquecido", o trabalhador precisará, porém, fazer uma requisição formal de reemissão. O pedido poderá ser feito: presencialmente com um documento com foto em uma das unidades regionais do Ministério do Trabalho, ou pelo e-mail trabalho.uf@economia.gov.br, colocando no lugar de "uf" a sigla do estado em que o trabalhador reside "Caso a pessoa peça a reemissão, ela terá até dia 29/12 para sacar. E se não sacar somente poderá no calendário do próximo ano pedindo novamente a reemissão", informou, em nota, o ministério. Quem tem direito ao abono 'esquecido'? Tem direito ao abono salarial de 2019 quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias naquele ano. É preciso que o trabalhador já estivesse inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos naquele ano, e com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, conforme categoria da empresa. O valor do abono salarial de 2019 ficou entre R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil. Como consultar? Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, ou do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Se o trabalhador já tem o aplicativo, é recomendado que ele faça a atualização. O Ministério do Trabalho destaca que esses R$ 208 milhões "esquecidos" do abono salarial não deve ser confundido com os recursos esquecidos por brasileiros nos bancos, pelo sistema Valores a Receber do Banco Central (BC). Fonte: G1

BUSCA PELO SITE

bottom of page