top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Ambiental em Saúde realiza segunda aplicação de larvicida biológico contra mosquito borrachudo em Getúlio Vargas

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 30 de dez. de 2023
  • 1 min de leitura

Parceria entre Vigilância Ambiental, Secretarias de Saúde e Assistência Social, e de Meio Ambiente intensifica ação de controle utilizando BTI ao longo dos recursos hídricos do município

A Vigilância Ambiental em Saúde, em conjunto com as Secretarias de Saúde e Assistência Social, e de Meio Ambiente, promoveu no dia 28 de dezembro a segunda aplicação de BTI (Bacillus thuringiensis israelensis) nas proximidades dos rios, arroios e nascentes de Getúlio Vargas. A ação visa controlar a população de simulídeos, conhecidos como mosquitos borrachudos. A primeira aplicação ocorreu no início de dezembro, e está programada a realização de mais duas aplicações nos próximos meses para assegurar maior eficácia.

O BTI é um larvicida biológico seguro e não tóxico, utilizado para eliminar as larvas dos borrachudos. Esta fase larval ocorre em lagos e riachos, especialmente em substratos e rochas presentes nas margens e leito dos rios.

Controle Estratégico

A aplicação do BTI, embora simples, demanda atenção a alguns fatores cruciais. A quantidade do produto e a distância da aplicação são determinadas de acordo com a vazão dos rios, utilizando um programa de computador. É essencial destacar que o produto não pode ser aplicado diretamente no recurso hídrico; portanto, é diluído em água antes de ser aplicado por meio de um regador calibrado, que deve esvaziar em 1 minuto. A aplicação não deve ser realizada em água parada.


Comentários


VEJA TAMBÉM

bottom of page