Tradição, sabor e reconhecimento marcam o 3º Encontro Municipal do Vinho Artesanal de Ipiranga do Sul
- Andrei Nardi
- 29 de jul.
- 2 min de leitura
Na noite de sábado, 26, Ipiranga do Sul viveu um momento especial de celebração da cultura local com a realização do 3º Encontro Municipal do Vinho Artesanal, evento que também homenageou os pais pela passagem do seu dia. Realizado na Comunidade Nossa Senhora das Dores, o encontro reuniu produtores, autoridades e a comunidade ipiranguense em uma noite de confraternização, valorização da agricultura familiar e reconhecimento ao trabalho das famílias que mantêm viva a tradição do vinho artesanal.
O evento, promovido pela Prefeitura de Ipiranga do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, com apoio da Emater/RS-Ascar e patrocínio da Sicredi, contou com jantar, entrega de homenagens aos produtores e pronunciamentos de autoridades.
As lideranças expressaram seu apoio à iniciativa e a importância de valorizar o trabalho das famílias produtoras de vinho no município. O prefeito Marco Antonio Sana parabenizou as 16 famílias participantes e reafirmou o compromisso da administração municipal com a valorização das tradições e do trabalho do interior: A vice-prefeita Luciana Folle, por sua vez, destacou o simbolismo do evento ao unir a celebração do Dia dos Pais com o reconhecimento aos produtores locais.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Cesar Pavinato, reforçou o papel do legislativo em apoiar políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
O secretário municipal da Agricultura, Erlon Amauri Baruffi, lembrou que a produção artesanal de vinho é uma herança cultural que deve ser preservada e incentivada pelas novas gerações. Já o extensionista da Emater/ASCAR, Bruno Utermoehl, destacou o trabalho técnico de avaliação realizado por enólogos da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçalves, que analisaram 24 amostras de vinhos artesanais quanto aos aspectos visuais, olfativos e gustativos, fornecendo orientações de melhorias aos produtores.
O gerente da Sicredi, Artur Dall Agnol, ressaltou o papel das instituições financeiras cooperativas no fortalecimento das pequenas propriedades e parabenizou os produtores pela dedicação e qualidade de seus produtos.
Produtores homenageados
Em vez de uma competição, como em edições anteriores, este ano o encontro teve um caráter mais formativo e de valorização. Cada um dos produtores recebeu uma devolutiva técnica da análise feita pelos enólogos da Embrapa, além de um prêmio de participação.
Os produtores homenageados foram Aglademir Pegoraro, Alceu Menetrier, Anito Batesini, Chico Brunetto, Claudio Corso, Clesio Barbieri, Edivar Dalatese, Ilseu Dalatese, Ilvo Sbeghen, Ivaldo Balotin, Ivo Maguini, Jaime Dalatese, Loreno Rodigheiro, Nelson Gandin e Wlademar Reolon.
Todos os participantes receberam seus certificados e premiações que celebrou a união entre tradição, família e agricultura.
Após a cerimônia oficial, os presentes desfrutaram de um delicioso jantar comunitário.
O 3º Encontro Municipal do Vinho Artesanal reafirmou o papel do vinho como símbolo de identidade cultural e laços familiares em Ipiranga do Sul — uma tradição que segue viva, sendo passada de geração em geração, com orgulho e sabor.