top of page

Defesa Civil relata danos em 14 municípios gaúchos após temporais no fim de semana

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 7 horas
  • 2 min de leitura

Vendavais e chuvas intensas causaram destelhamentos, quedas de árvores e interdição de pontes; instabilidade persiste durante a semana do Réveillon

Pelo menos 14 municípios gaúchos registraram estragos em função das chuvas e ventos fortes entre o sábado (27) e o domingo (28). Segundo o boletim da Defesa Civil Estadual, as ocorrências incluem destelhamentos, quedas de postes e árvores, além do transbordamento de arroios e interdição de acessos.

Em São João da Urtiga, na Região Norte, uma rachadura em uma ponte provocou a interdição total da travessia e houve registro de deslizamento de terra. Já em Encruzilhada do Sul, o vento derrubou 25 postes, deixando a cidade sem energia elétrica, água e sinais de comunicação.

Detalhamento por Município

  • Encruzilhada do Sul: Cerca de 50 casas foram atingidas, especialmente nos bairros Fonte do Pedroso, Alto do Renner e Lava-Pés. A cidade ficou sem luz e água após a queima de um motor de abastecimento e a queda de 25 postes. As localidades de Corredor do Meio, Beco do Quilhão, Alto do Renner e Cerro Partido seguiam sem energia até a noite de domingo. Já foram distribuídos 500 metros de lonas e 60 moradias receberão telhas.

  • Santa Maria: O transbordamento de arroios no distrito de Arroio Grande isolou 15 famílias na localidade de Arroio Lobato. A correnteza derrubou a cabeceira de duas pontes (Fernandes e Bona) e submergiu quatro passagens. Foram improvisados acessos provisórios para garantir o tráfego de 55 famílias.

  • Eldorado do Sul: O temporal destelhou 25 casas no bairro Delta do Jacuí, uma no Medianeira e três na Cidade Verde. Quedas de árvores sobre a rede elétrica nos bairros Irga, Cidade Verde e Medianeira afetaram 9,5 mil pessoas. Do total de 116 desalojados, todos já retornaram às residências.

  • Porto Alegre: Quedas de árvores e postes causaram bloqueios nos bairros Petrópolis, Menino Deus, Navegantes e Partenon. Na Vila Jardim, a interrupção de energia paralisou a Estação de Bombeamento de Água Tratada (Ebat) Baltazar de Bem, afetando o abastecimento. No bairro Santo Antônio, a Defesa Civil distribuiu lonas para telhados danificados.

  • São Borja: Registrou 65,2 milímetros de chuva. O vento destelhou duas casas e derrubou duas árvores. Em uma das moradias, foi necessária a drenagem da água com bombas.

  • Mariana Pimentel: Chuva intensa causou entupimento de bueiros e danos em estradas. Segundo o chefe de gabinete, Sandro Elsner, não houve queda de granizo nem prejuízos em lavouras.

  • Três Cachoeiras: Destelhamento parcial na empresa de água mineral Santo Anjo, no Litoral Norte.

Outros Registros e Dados Meteorológicos

Também reportaram danos menores ou falta de energia os municípios de Cachoeirinha (queda de árvore na Rua Tijuca, Parque da Matriz), Glorinha (desabastecimento em dois bairros rurais), Marau (árvore sobre residência), Pelotas, Sapucaia do Sul, São Pedro do Butiá, São Sebastião do Caí (11 casas atingidas no Loteamento Popular) e Torres.

O maior volume de chuva foi em Itaqui, com 104,8 milímetros em 12 horas. Sarandi registrou ventos de 64,4 km/h. A previsão indica que a instabilidade persiste nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30), com possibilidade de chuva rápida na virada do ano.

Foto: Samuel Marques / PMSM
Foto: Samuel Marques / PMSM

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page