Tempestade com ventos de até 100 km/h atinge o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira
- Andrei Nardi
- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Alerta vermelho do Inmet aponta grande perigo com chuva intensa e risco de danos estruturais
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para boa parte do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (24), devido à previsão de uma tempestade com chuvas de até 60 milímetros por hora e rajadas de vento superiores a 100 km/h. O alerta, que indica "grande perigo", entrou em vigor às 7h30 e é válido até as 17h, abrangendo as regiões Metropolitana, Central, Norte, Noroeste, Serra, Vales, além de parte da Campanha e do Sul do estado.
Possíveis danos
Nas áreas sob o alerta vermelho, há risco de alagamentos, queda de árvores e "danos em edificações".
Além desse alerta, um segundo comunicado, de "perigo potencial", foi emitido para uma faixa do Litoral Norte e Serra até as 9h. Nesta área, o Inmet alerta para ventos entre 50 km/h e 60 km/h e chuvas com volume entre 20 e 30 milímetros por hora.
Ciclone extratropical
A tempestade está associada a um ciclone extratropical que se formou na madrugada entre o Uruguai e a Campanha gaúcha. O fenômeno, que avança em direção ao Oceano Atlântico, é impulsionado por um sistema de baixa pressão atmosférica, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Segundo o monitoramento atmosférico Windy, o ciclone já pode ser observado sobre o Uruguai, próximo à Fronteira Oeste, com projeção de avançar pelo território gaúcho.
O Inmet já havia emitido outros dois alertas de tempestade para o estado, um válido até a noite de quinta-feira e outro se estendendo até sexta-feira (25), com abrangência de todas as áreas do Rio Grande do Sul.
Recomendações
Diante do cenário de risco, as autoridades recomendam que os moradores das áreas afetadas se protejam em locais seguros, evitem áreas alagadas e fiquem atentos às orientações da Defesa Civil e demais órgãos de emergência.
Kommentarer